O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do SSD

fox.renan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.290
Reações
1.576
Pontos
894
Pessoal, meu HD de 1TB está morrendo e pensei que era hora de investir em um SSD. Como não uso todos os 1TB, algo em torno de 320GB só, pensei em pegar um SSD de 480GB ou 500GB logo pra não deixar dois drivers ligados e sem necessidade.

Qual vcs indicam? Vi alguns numa faixa de preço como o Kingston A400 e o Sandisk Ultra II, o preço deles está ok? É muita diferença pra um Samsung 860 Evo que valha mais a pena investir nele? A garantia deles funciona aqui no Brasil?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.890
Pontos
1.484
Pessoal, meu HD de 1TB está morrendo e pensei que era hora de investir em um SSD. Como não uso todos os 1TB, algo em torno de 320GB só, pensei em pegar um SSD de 480GB ou 500GB logo pra não deixar dois drivers ligados e sem necessidade.

Qual vcs indicam? Vi alguns numa faixa de preço como o Kingston A400 e o Sandisk Ultra II, o preço deles está ok? É muita diferença pra um Samsung 860 Evo que valha mais a pena investir nele? A garantia deles funciona aqui no Brasil?

com os preços atuais no huezil, vai de Kingston mesmo, diferença de desempenho não é tão grande em relação ao sansung, porque é o barramento SATA que acaba limitando.

Se for importar, aí sim, vai de sansung, porque a diferença de preço vai ser só uns 20 USD.
 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.767
Reações
5.510
Pontos
1.219
Preciso um help dos experts.....

No escritório, foi comprado um SSD M2 SATA, e compraram tb uma placa adaptadora PCi, já que a motherboard não tem entrada M2 nativa.
Até aí tudo certo.

Mas a Bios não identifica o novo drive SSD M2, para assim, podermos instalar o S.O. e softwares, e usufruir da melhoria de velocidade....

Alguém tem alguma idéia em como dá pra contornar isso?

Thanks :D
Chubi
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.592
Reações
1.723
Pontos
353
Preciso um help dos experts.....

No escritório, foi comprado um SSD M2 SATA, e compraram tb uma placa adaptadora PCi, já que a motherboard não tem entrada M2 nativa.
Até aí tudo certo.

Mas a Bios não identifica o novo drive SSD M2, para assim, podermos instalar o S.O. e softwares, e usufruir da melhoria de velocidade....

Alguém tem alguma idéia em como dá pra contornar isso?

Thanks :D
Chubi
Ainda nao resolveu? O adaptador comprado deve ter um driver certo? Em um s.o ja instalado no pc em um hd convencional ele reconhece o ssd? Pq sata m2 via pcie geralmente trabalha no modo nvme e nao ahci do sata. Tem que ver como faz pro produto trabalhar em ahci e talvez nao seja nem possivel. Qual o modelo da placa mae e desse adaptador?

Enviado de meu LG-H326 usando o Tapatalk
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Normal o SSD ser esquentadinho?
O meu em testes como AS ssd chega a bater 60C°,e acreditem não é falta de ventilação.
 


Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
R

Estranho pq tenho kingston e Sandisk e não esquentam nada...
Então,saí pra renovar minha carteira de motorista,deixei baixando um torrent,o lazarento tava na casa dos 65C!
Vou mudar a instalação,vou colocar em outro lugar pra ver se muda,tá chegando perto do limite que é 70C.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Opa, galera blza! Vou atualizar pela primeira vez meu hardware com um ssd. Estou lendo aqui na caixa da minha mobo e tem duas entradas para ssds, as seguintes:
Suporta M.2_2 32Gb/s em modo IRST & x4 PCIE. E a outra Suporta M.2_1 16Gb/s em modos SATA & x2 PCIe. Dito isso, podem me dar uma opinião? Qual seria o melhor ssd pra aqui? Ou devo esquecer esses e pegar um SATA III? Achei interessantes esses M.2 por serem compactos, mas esquentam muito né? Ao ponto de recusá-los por isso? Meu gabinete não tem 2,5" aí terei que usar adaptador se eu optar por SATA III.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.916
Reações
8.177
Pontos
453
Saudações, cheirosos e cheirosas.
Eu fiz a seguinte aquisição: https://www.kabum.com.br/produto/97...gravacoes-920mb-s-cssd-f240gbmp300/?tag=MP300

E como eu estou terrivelmente por fora das combinações de hardware, eu gostaria de saber se esse SSD encaixa nessa placa: https://www.kabum.com.br/produto/98076/placa-mae-gigabyte-p-amd-am4-matx-b450m-ds3h-ddr4/?tag=DS3H
Que é a qual eu pretendo comprar futuramente

De acordo com o manual dessa placa-mãe e com as especificações do SSD, deve encaixar sim.

No manual diz o seguinte: 1 x M.2 connector (Socket 3, M key, type 2242/2260/2280/22110 SATA and PCIe 3.0 x4/x2 SSD support)

No site da corsair diz que esse SSD é M2 2280: https://www.corsair.com/ca/en/Categ...eries-MP300/p/CSSD-F240GBMP300#tab-tech-specs
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.767
Reações
5.510
Pontos
1.219
Ainda nao resolveu? O adaptador comprado deve ter um driver certo? Em um s.o ja instalado no pc em um hd convencional ele reconhece o ssd? Pq sata m2 via pcie geralmente trabalha no modo nvme e nao ahci do sata. Tem que ver como faz pro produto trabalhar em ahci e talvez nao seja nem possivel. Qual o modelo da placa mae e desse adaptador?

Enviado de meu LG-H326 usando o Tapatalk

Não rolou não....
O Win10 já instalado reconhece o novo drive e tudo mais, o M2.
Mas fazer ele funcionar na Bios como drive primario não funcionou nem a paulada....

Abração e obrigado
Chubi
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Opa, galera blza! Vou atualizar pela primeira vez meu hardware com um ssd. Estou lendo aqui na caixa da minha mobo e tem duas entradas para ssds, as seguintes:
Suporta M.2_2 32Gb/s em modo IRST & x4 PCIE. E a outra Suporta M.2_1 16Gb/s em modos SATA & x2 PCIe. Dito isso, podem me dar uma opinião? Qual seria o melhor ssd pra aqui? Ou devo esquecer esses e pegar um SATA III? Achei interessantes esses M.2 por serem compactos, mas esquentam muito né? Ao ponto de recusá-los por isso? Meu gabinete não tem 2,5" aí terei que usar adaptador se eu optar por SATA III.

De boa, galera. Parabéns pelo tópico OP. Não obtive resposta do meu post anterior, fiquei aguardando... Até então, resolvi comprar um SATA 3 ao invés de M.2. Tudo OK, funcionando bem. Bom, acho que optei bem, temp. boa em relação a M.2. Instalação fácil e rápida. No mais Recomendo a Kabum, meu pagamento nem chegou entrar em análise, comprei 13:00 hs pm, às 18:00 hs do mesmo dia já estava em transporte. Super loja e entrega rápida e rasteira. Dá de 10 no Pichau.
731617316273163
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
Pergunta rápida - Laptop Antigo, só tem SATA II - Qual SSD comprar para o melhor custo beneficio?

De cara eu iria nos SAMSUNG`s da vida, mas vou joga-los no SATA II o que é uma lastima por si só - então qual seria a melhor opção neste cenário?
 

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.370
Reações
1.693
Pontos
884
Devo comprar 2 SSDs para meu PC novo, em Agosto, aproveitar os preços na gringa. Como utilizarei um gabinete Mini-ITX de apenas 7,5L, o espaço será crucial. Optei por pegar dois M.2. Dito isso gostaria da opinião de vocês sobre as opções que encontrei para ambos, estou meio indeciso considerando preço/performance:

Para boot (e jogos):
$150 XPG SX8200 Pro 1TB (NVMe)
$250 Samsung 970 EVO Plus 1TB (NVMe)

Obs: para boot inicialmente pensei no Samsung 970 Evo Plus, mas me deparei com esse XPG e considerando vários reviews que li e elogios à performance e principalmente o preço (970 EVO é $100 a mais), pesou muito pro lado do XPG. Pelo que li a performance chega a rivalizar com o 970 PRO. Se pegar o 970 provavelmente terei que abrir mão de alguma outra parte da build, e não sei se vale.

Para armazenamento:
$220 WD 3D NAND 2TB SATAIII
$200 Intel 660p 2TB NVMe QLC (NVMe)

Obs: a minha dúvida aqui é em relação ao QLC, que li que a durabilidade é bem menor que TLC e não é tão rápido quanto aos outros NVMe. Mas como não sou um heavy user de transferências de dados gigantes, o fato de ser um NVMe me atraiu um pouco.
 

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.370
Reações
1.693
Pontos
884
Sobre o QLC, veja com seus próprios olhos: https://www.anandtech.com/show/13078/the-intel-ssd-660p-ssd-review-qlc-nand-arrives

O fato dele ser compatível com um barramento NVMe não diz muita coisa.
Pois é, tem seus pontos negativos que são consideráveis, mas na conclusão e eu não sendo um heavy user de dados me parece até uma boa opção, o que me tende em relação ao SATA é a durabilidade, mas esse 660p de 2TB tem 480TB de escrita como vida útil, nem sei quanto tempo isso levaria pra atingir.

"Given the above caveats and the rarity with which they matter, the 660p's performance seems great for the majority of consumers who have light storage workloads. The 660p usually offers substantially better performance than SATA drives for very little extra cost and with only a small sacrifice in power efficiency."

Fico na dúvida, pois mesmo sendo QLC ainda se trata de um NVMe, mas sei lá, a performance depende muito da ocupação do Cache (SLC). Tô com uma pulga atrás da orelha... rs
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Atualmente tenho um EVO 960 250Gb que eu uso pro OS, Programas como Office, Adobe Suite e alguns games que eu jogo mais como Battlefield V, Counter Strike GO e League of Legends.
Uso a compressão do windows e atualmente tenho 40gb livres. Meu HD do Steam tem 2Tb e está com cache com uma optane de 32gb. Tenho mais um HDD de 1gb antigo que eu uso para deixar meus filmes e series. Atualmente estudo a possibilidade de adquirir um Evo de 1tb e usar meu atual de 250 como cache da minha steam library.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Pois é, tem seus pontos negativos que são consideráveis, mas na conclusão e eu não sendo um heavy user de dados me parece até uma boa opção, o que me tende em relação ao SATA é a durabilidade, mas esse 660p de 2TB tem 480TB de escrita como vida útil, nem sei quanto tempo isso levaria pra atingir.

"Given the above caveats and the rarity with which they matter, the 660p's performance seems great for the majority of consumers who have light storage workloads. The 660p usually offers substantially better performance than SATA drives for very little extra cost and with only a small sacrifice in power efficiency."

Fico na dúvida, pois mesmo sendo QLC ainda se trata de um NVMe, mas sei lá, a performance depende muito da ocupação do Cache (SLC). Tô com uma pulga atrás da orelha... rs
Se mora no huezil,veja a garantia antes de tudo,eu já dei azar com a adata e kingston,estou num rolo de devolução da porcaria do 3° ssd comprado na kabum,isso tá rolando já desde janeiro ou fevereiro nem lembro mais.
Eu não gastaria tanto num ssd,gastaria num HD pra guardar os arquivos.Mas se quer insistir mesmo assim,pegaria logo o mx500 da crucial.Tbw de 780gb(pesquisei sata somente,há versão nvme)
https://www.tomshardware.com/reviews/crucial-mx500-ssd-review-nand,5390.html
Olhei o review do sata pois nvme sabe que esquenta pra cacete e quanto maior o calor=menor vida útil,e essas porcarias esquentam,o EVO eu fiquei de cara de chegar fácil nos 100C° e diminuir a velocidade pra se manter nessa temperatura.Óbvio que não vai prestar.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.890
Pontos
1.484
Devo comprar 2 SSDs para meu PC novo, em Agosto, aproveitar os preços na gringa. Como utilizarei um gabinete Mini-ITX de apenas 7,5L, o espaço será crucial. Optei por pegar dois M.2. Dito isso gostaria da opinião de vocês sobre as opções que encontrei para ambos, estou meio indeciso considerando preço/performance:

Para boot (e jogos):
$150 XPG SX8200 Pro 1TB (NVMe)
$250 Samsung 970 EVO Plus 1TB (NVMe)

Obs: para boot inicialmente pensei no Samsung 970 Evo Plus, mas me deparei com esse XPG e considerando vários reviews que li e elogios à performance e principalmente o preço (970 EVO é $100 a mais), pesou muito pro lado do XPG. Pelo que li a performance chega a rivalizar com o 970 PRO. Se pegar o 970 provavelmente terei que abrir mão de alguma outra parte da build, e não sei se vale.

Para armazenamento:
$220 WD 3D NAND 2TB SATAIII
$200 Intel 660p 2TB NVMe QLC (NVMe)

Obs: a minha dúvida aqui é em relação ao QLC, que li que a durabilidade é bem menor que TLC e não é tão rápido quanto aos outros NVMe. Mas como não sou um heavy user de transferências de dados gigantes, o fato de ser um NVMe me atraiu um pouco.

não compre QLC, velocidade de escrita é uma b*sta, e sim é menos durável. Para um disco de 2 tb talvez isso não seja problema, já que a durabilidade deve ser parecida com a de um TLC de 500 gb, mas com a diferença de preço pequena, é melhor pegar o TLC mesmo.
 

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.370
Reações
1.693
Pontos
884
Se mora no huezil,veja a garantia antes de tudo,eu já dei azar com a adata e kingston,estou num rolo de devolução da porcaria do 3° ssd comprado na kabum,isso tá rolando já desde janeiro ou fevereiro nem lembro mais.
Eu não gastaria tanto num ssd,gastaria num HD pra guardar os arquivos.Mas se quer insistir mesmo assim,pegaria logo o mx500 da crucial.Tbw de 780gb(pesquisei sata somente,há versão nvme)
https://www.tomshardware.com/reviews/crucial-mx500-ssd-review-nand,5390.html
Olhei o review do sata pois nvme sabe que esquenta pra cacete e quanto maior o calor=menor vida útil,e essas porcarias esquentam,o EVO eu fiquei de cara de chegar fácil nos 100C° e diminuir a velocidade pra se manter nessa temperatura.Óbvio que não vai prestar.
Moro no Brasil, eu compraria e o PC seria montado e testado lá pelo meu irmão. Depois de trazer a garantia é "Dios". rs

Tem esse problema de NVMe esquentar mesmo, no caso vou usar formato M.2 para os dois pois o gabinete é minúsculo e quanto mais cabos eu eliminar, melhor. O de boot ficará parte de cima da placa mãe, com o heatsink da mesma em cima, o de armazenamento ficará na parte de trás, sem heatsink. Fotos abaixo pra ter uma idéia de quão apertado será...

735957359673597
 
Ultima Edição:

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.890
Pontos
1.484
Pois é, tem seus pontos negativos que são consideráveis, mas na conclusão e eu não sendo um heavy user de dados me parece até uma boa opção, o que me tende em relação ao SATA é a durabilidade, mas esse 660p de 2TB tem 480TB de escrita como vida útil, nem sei quanto tempo isso levaria pra atingir.

"Given the above caveats and the rarity with which they matter, the 660p's performance seems great for the majority of consumers who have light storage workloads. The 660p usually offers substantially better performance than SATA drives for very little extra cost and with only a small sacrifice in power efficiency."

Fico na dúvida, pois mesmo sendo QLC ainda se trata de um NVMe, mas sei lá, a performance depende muito da ocupação do Cache (SLC). Tô com uma pulga atrás da orelha... rs

a velocidade de leitura até que é boa, mas pra você ter uma noção na escrita isso acontece:

Evo 970 (TLC) de 500 gb = 600 mb/s de escrita contínua, SEM o uso de cache. Com o cache, vai para uns 2.5 GB/s
Intel 660p: uns 100 mb/s de escrita contínua sem o cache, basicamente, mais lento que um HD. Ele tem o cache também, claro, para evitar esse problema, mas o cache funciona só nos primeiros 20 GB de dados escritos, depois a controladora precisa fazer uma limpa no cache pra usar de novo, o que leva um tempo.

Para o sistema, pode pegar o XPG mesmo, realmente ele é muito bom.
 

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.370
Reações
1.693
Pontos
884
a velocidade de leitura até que é boa, mas pra você ter uma noção na escrita isso acontece:

Evo 970 (TLC) de 500 gb = 600 mb/s de escrita contínua, SEM o uso de cache. Com o cache, vai para uns 2.5 GB/s
Intel 660p: uns 100 mb/s de escrita contínua sem o cache, basicamente, mais lento que um HD. Ele tem o cache também, claro, para evitar esse problema, mas o cache funciona só nos primeiros 20 GB de dados escritos, depois a controladora precisa fazer uma limpa no cache pra usar de novo, o que leva um tempo.

Para o sistema, pode pegar o XPG mesmo, realmente ele é muito bom.
Pois é, essa é a questão que pega em relação a SATA vs NVMe QLC, a outra seria o NVMe esquentar mais que o SATAm já que ficará na parte de trás da MB e de frente pro backplate da VGA. Talvez o M.2 SATA seja uma solução mais "responsável".
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.003
Reações
13.907
Pontos
954
SSDs de 480 GB já chegaram a 50 USD nos EUA:

https://www.newegg.com/kingston-a400-480gb/p/N82E16820242401?Description=ssd 480gb&cm_re=ssd_480gb--20-242-401--Product


Apenas pela curiosidade, nos últimos 8 anos, o custo pro GB do SSD despenceu em umas 16 vezes, enquanto o do HD caiu somente 2 vezes.

Nesse ritmo serão uns 5 anos para que o custo por GB do SSD sata fique igual ao do HD.

:kluv

Vou comprar meu primeiro SSD agora final do mês. Vai ser um WD Blue de 1TB. Eu só estava esperando que os modelos de grande capacidade ficassem mais acessíveis.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
SSDs de 480 GB já chegaram a 50 USD nos EUA:

https://www.newegg.com/kingston-a400-480gb/p/N82E16820242401?Description=ssd 480gb&cm_re=ssd_480gb--20-242-401--Product


Apenas pela curiosidade, nos últimos 8 anos, o custo pro GB do SSD despenceu em umas 16 vezes, enquanto o do HD caiu somente 2 vezes.

Nesse ritmo serão uns 5 anos para que o custo por GB do SSD sata fique igual ao do HD.

E tem gente que fala que os preços não estão caindo :viraolho

A tendencia, do meu ponto de vista, é o HD sumir - nossos netos nem saberão o que "era" HD
 
Ultima Edição:

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.890
Pontos
1.484
E tem gente que fala que os preços não estão caindo :viraolho

o custo por GB atual é 4 vezes maior que o de um HD comum.

quando comprei o primeiro SSD, por volta de 2011, foram 110 USD (comprado fora mesmo), por 60 GB, o que dava um custo por GB cerca de 32 vezes maior que o HD.

Naquela época SSD ainda era artigo de luxo, quem comprava, pegava modelos pequenos na maioria das vezes.

Agora já está viável comprar SSD com tamanho de "hd pequeno".

E em poucos anos será viável comprar SSD com tamanho de HD grande.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
o custo por GB atual é 4 vezes maior que o de um HD comum.

quando comprei o primeiro SSD, por volta de 2011, foram 110 USD (comprado fora mesmo), por 60 GB, o que dava um custo por GB cerca de 32 vezes maior que o HD.

Naquela época SSD ainda era artigo de luxo, quem comprava, pegava modelos pequenos na maioria das vezes.

Agora já está viável comprar SSD com tamanho de "hd pequeno".

E em poucos anos será viável comprar SSD com tamanho de HD grande.

Pois é - eu tive umas duas discussões neste meio tempo (lançamento SSD até hoje) batendo na tecla que estava caindo e iria cair mais ainda - mas o povo é muito ansioso :klol.

A previsão das planilhas que eu mostrei na época era chegar no preço do HD por volta de 2019 - erraram por 4-5 anos mas ta ótimo!
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.597
Pontos
1.179
Fiquei 1 ano sem usar SSD, ano passado comprei um M2 baratinho pra por SO.
Jesus, nunca mais volto pra HDD.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.664
Reações
22.054
Pontos
1.774
SSD é vida....aqueles notebooks velhos tudo carroça...com SSD eles voltam a vida melhor que jamais foram.
 
Topo Fundo