O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico dos desabafos - Desabafe sobre o que quiser.

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu discordo de você @ZeNinguem . Ser rico ajuda, mas não é um pré-requisito não. O que o cara precisa é de uma boa ideia + saber implementar + sorte . Da onde você tira essas coisas ? (tô perguntando na boa, pois isso pode estar te prejudicando e tu nem sabe )

Precisa sim cara.
Olha a extrema carga tributaria que tem esse país.
Sem contar no IPTU, INSS, etc...

O que vejo de programador querendo sair daqui pra ir pra SP ou Campinas não tá no gibi!

E os investidores dependendo da região vão rir da tua cara.

Informática mesmo só em capital. Quem empreende em informática tem que ser pra lá de rico (principalmente no interior).
 

Gendo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
5.080
Reações
4.486
Pontos
1.274
Sai de um rodízio cedo com a galera do trabalho e foi cada um para o seu canto, como ainda não queria ir pra casa, fui ver se um casal de amigos queria sair.

Tinham chegado de viagem e não queriam sair, ficamos tomando umas cervejas na casa deles mesmo e jogando conversa fora.

Na hora de me despedir, minha amiga queria me acompanhar até a esquina mas recusei pois não tinha necessidade. Ela me fala que se preocupa comigo pq me acha uma pessoa tão sozinho.

Aquilo não me deixou muito mal, mas me incomodou em relação de rever se estou indo para esse caminho sem volta, como sou uma pessoa que consegue viver consigo mesmo, nunca cheguei a reparar nisso.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Pegando o gancho da turma falando de T.I., vou deixar meu relato aqui.

Trabalho na área da informática desde os 16 anos e, desde o início queria ser desenvolvedor de software. Estudei por conta própria durante um bom tempo enquanto atuava como técnico de informática e gestor de redes de computadores, fiz faculdade de Sistemas de Informação e continuei estudando, na verdade, estudo todos os dias, pois vejo a necessidade pujante de estar sempre me aprimorando, atualmente estou migrando para Angular 6, sou certificado em Java (J2Se, JEE e WebComponent Developer), já tive experiência com C#, já mexi com ACtionsScript 2.0 dentre outras coisas incomuns... resumindo, sempre estive nesse meio e nunca atuei como funcionário.

Basicamente sou um freelancer que desenvolve o que aparece pra mim, fora minha atividade formal (no caso hoje sou funcionário público) que exerço regularmente.

No início é muito complicado, pois geralmente os clientes em potencial não tem como atestar a competência de qualquer pessoa que diz ser apto a entregar algum projeto, logo o que aconselho para quem quer desenvolver por conta própria é encontrar uma "empresa embrião" para utilizar sua solução mesmo que pague muito pouco por isso (ou até mesmo não pague nada), no meu caso, eu comecei a me envolver com esse tipo de negócio um após o outro, fiz software para controlar o financeiro de uma empresa de transporte coletivo, fiz software para fábricas de roupa (confecções), para uma pequena empresa focada em comércio exterior, para uma advocacia que precisava informatizar as demandas de trabalho entre os sócios, dentre outros...

No início eu trabalhava como um burro de carga, só quem já fez um programa que realmente roda em produção em algum negócio real sabe o monte de ajustes/atualizações/correções e otimizações que são necessários para mantê-lo em perfeito funcionamento, a regra é clara, sistemas crescem e nunca param de mudar. Entretanto a medida que os mesmo vão amadurecendo, menos trabalho é necessário para mantê-los e você pode se dedicar a novos projetos.

O segredo é não parar. Com estes clientes "embriões" rodando seus sistemas, não demora a aparecer demanda de empresas similares, estas você pode praticar o valor de mercado dependendo da solução, e esse tipo de negócio é maravilhoso, pois cada novo cliente é uma fonte de renda nova e o trabalho para mantê-los é cada vez menor pois as estruturas já estão prontas e testadas.

Eu sempre procuro adotar a estratégia de "alugar o software", ou seja, o cliente não me compra o código fonte, ele compra o direito de utilizar a solução, desta forma a cada cliente novo você tem um acréscimo mensal em suas receitas. Também faço trabalho por empreitada, porém embora remunere melhor em menor tempo, depois que se recebe a fonte seca.

Agora, o que eu aconselho a NÃO fazer:

Idéias geniais - No caso é aquele projeto que todo novo desenvolvedor tem de criar uma rede social, ou alguma coisa cool que todo mundo vai usar, normalmente se perde muito tempo codificando, não decola e se começa a decolar os gastos com infra decolam juntos numa proporção de prejuízo para quem não tem bala na agulha ($$$).

Ideias Geniais de Terceiros: Sabe aquele cara que quando descobre que você desenvolve software tem uma ideia genial porém ele não sabe desenvolver? Normalmente esses indivíduos propõem um tipo de sociedade em que o programador morre de trabalhar e o incauto fica responsável por vender a ideia ou pô-la em prática. O resultado é sempre o mesmo (Passei por isso 3 vezes no período da faculdade), o software não vende, o cara que propôs não consegue clientes, a ideia morre e a única pessoa que tem prejuízo é o desenvolvedor, que injetou horas de esforço em um programa que ninguém vai utilizar, se a pessoa tiver muita sorte, no futuro as vezes ela pode usar esse programa como portfólio para tentar trabalhar em algum lugar, mas nada muito promissor.

Criar a solução antes de ter clientes para usá-la: Esta é a anti-ideia do que eu propus inicialmente para quem deseja ser freelancer, pois aqui você assume o risco antes de pagar pra ver, já vi alguns desenvolvedores triunfarem fazendo isso, mas a grande verdade é que o risco não vale a pena justamente por ser cobrado em horas de programação, planejamento, investimento de dinheiro e tempo. Programas/Apps/Sites/ideias que não são utilizados, não valem absolutamente nada.

Criar um App - Essa é polêmica, mas antes de proceder gostaria que quem me lê, fizesse um exercício mental e me dissesse qual APP você tem no celular que não é uma interface para um put* sistema gigante? Aqui eu chuto uma calculadora, uma lanterna ou algo do tipo, pois todo o resto são exatamente estas interfaces ou são "módulos comerciais" que auxiliam o mercado a fluir, como os sites sempre fizeram.
A não ser que você curta fazer joguinhos, não recomendo a criação de nenhuma ideia mirabolante de Aplicativo.

Sobre os "joguinhos", ja me aventurei por aí também e digo, o diminutivo foi só uma forma ilustrativa de tratar o tema, pois é o negócio mais punk de se desenvolver, porque o indivíduo tem que ser multifacetado, não basta ser programador, tem que ser artista gráfico, de som, ter boas ideias e visão, e o pior de tudo, existem centenas de milhões de jogos nas AppStores da vida e, muito provavelmente o seu vai ficar escondido entre eles para todo o sempre antes de você conseguir ver algum retorno financeiro.
 

Quilava

Supra-sumo
Mensagens
755
Reações
1.692
Pontos
173
Obrigada pelas dicas.
Pois é
Já não tive sorte com o cara que fez minha arte uma fez ( mas nada a ver com a área) mas tá complicado.
E sim vai ser bem criterioso achar alguém pra isso.

Pode falar mais sobre o que rolou nessa sua "arte"? Penso em abrir um negócio e queria contratar alguém para desenhar um "mascote", mas tenho dúvida sobre direitos autorais e essas paradas.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Pegando o gancho da turma falando de T.I., vou deixar meu relato aqui.

Trabalho na área da informática desde os 16 anos e, desde o início queria ser desenvolvedor de software. Estudei por conta própria durante um bom tempo enquanto atuava como técnico de informática e gestor de redes de computadores, fiz faculdade de Sistemas de Informação e continuei estudando, na verdade, estudo todos os dias, pois vejo a necessidade pujante de estar sempre me aprimorando, atualmente estou migrando para Angular 6, sou certificado em Java (J2Se, JEE e WebComponent Developer), já tive experiência com C#, já mexi com ACtionsScript 2.0 dentre outras coisas incomuns... resumindo, sempre estive nesse meio e nunca atuei como funcionário.

Basicamente sou um freelancer que desenvolve o que aparece pra mim, fora minha atividade formal (no caso hoje sou funcionário público) que exerço regularmente.

No início é muito complicado, pois geralmente os clientes em potencial não tem como atestar a competência de qualquer pessoa que diz ser apto a entregar algum projeto, logo o que aconselho para quem quer desenvolver por conta própria é encontrar uma "empresa embrião" para utilizar sua solução mesmo que pague muito pouco por isso (ou até mesmo não pague nada), no meu caso, eu comecei a me envolver com esse tipo de negócio um após o outro, fiz software para controlar o financeiro de uma empresa de transporte coletivo, fiz software para fábricas de roupa (confecções), para uma pequena empresa focada em comércio exterior, para uma advocacia que precisava informatizar as demandas de trabalho entre os sócios, dentre outros...

No início eu trabalhava como um burro de carga, só quem já fez um programa que realmente roda em produção em algum negócio real sabe o monte de ajustes/atualizações/correções e otimizações que são necessários para mantê-lo em perfeito funcionamento, a regra é clara, sistemas crescem e nunca param de mudar. Entretanto a medida que os mesmo vão amadurecendo, menos trabalho é necessário para mantê-los e você pode se dedicar a novos projetos.

O segredo é não parar. Com estes clientes "embriões" rodando seus sistemas, não demora a aparecer demanda de empresas similares, estas você pode praticar o valor de mercado dependendo da solução, e esse tipo de negócio é maravilhoso, pois cada novo cliente é uma fonte de renda nova e o trabalho para mantê-los é cada vez menor pois as estruturas já estão prontas e testadas.

Eu sempre procuro adotar a estratégia de "alugar o software", ou seja, o cliente não me compra o código fonte, ele compra o direito de utilizar a solução, desta forma a cada cliente novo você tem um acréscimo mensal em suas receitas. Também faço trabalho por empreitada, porém embora remunere melhor em menor tempo, depois que se recebe a fonte seca.

Queria eu ter condições de conseguir ter DOIS empregos. Ja fiz isso, mas hoje não consigo mais e nem posso pensar nisso.
Não abro mais mão do meu sono e nem do pouco tempo livre que tenho depois que tomei uma bronca da minha antiga terapeuta.
Sem falar que agora quero partir para uma direção mais suave e segura depois de quase ter morrido no fim de 2017 por incompetencia e falta de vergonha na cara da minha parte.

Sobre os "joguinhos", ja me aventurei por aí também e digo, o diminutivo foi só uma forma ilustrativa de tratar o tema, pois é o negócio mais punk de se desenvolver, porque o indivíduo tem que ser multifacetado, não basta ser programador, tem que ser artista gráfico, de som, ter boas ideias e visão, e o pior de tudo, existem centenas de milhões de jogos nas AppStores da vida e, muito provavelmente o seu vai ficar escondido entre eles para todo o sempre antes de você conseguir ver algum retorno financeiro.

O cara tem que ser asiático pra desenvolver um jogo por conta própria.
Sem contar que o que tem de jogo lixo para mobile... Eita!
Os pouquissimos que prestam ou estão sumindo das stores ou não funcionam em aparelhos novos.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
Semana começou bem. Choveu feito a porra (na verdade ainda está) e nem sei como vou chegar no trabalho hoje.
Tenho pena de quem teve casa alagada na baixada, acho que eu me desesperaria.
 


Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Será que vai ter inverno de verdade esse ano no Brasil. Já faz uns três anos que não esfria de verdade nesse inferno
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Pode falar mais sobre o que rolou nessa sua "arte"? Penso em abrir um negócio e queria contratar alguém para desenhar um "mascote", mas tenho dúvida sobre direitos autorais e essas paradas.

Você vai contratar alguma empresa e dar as dicas do que quer, ai depois de pronto vai mandar pro INPI e eles vão fazer uma pesquisa e se não for barrado, tiver alguém ou parecido com alguma marca, eles te liberam e paga e vai ter uma marca registrada.
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Semana começou bem. Choveu feito a porra (na verdade ainda está) e nem sei como vou chegar no trabalho hoje.
Tenho pena de quem teve casa alagada na baixada, acho que eu me desesperaria.
Aqui ta fazendo 34 dias sem chuva, teve umas chuvas de manga mas nem conta na estação meteorológica. Ta osso.
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
De verdade, eu queria estar morto. No fundo não, mas as incertezas sobre meu futuro estar nas mãos dos outros me deixa super triste.
To tomando o remedio do psi, para não me matar. Ta funcionando ainda.
 

Quilava

Supra-sumo
Mensagens
755
Reações
1.692
Pontos
173
Você vai contratar alguma empresa e dar as dicas do que quer, ai depois de pronto vai mandar pro INPI e eles vão fazer uma pesquisa e se não for barrado, tiver alguém ou parecido com alguma marca, eles te liberam e paga e vai ter uma marca registrada.

Mas aí no caso eu ganho o direito autoral sobre a imagem?

E eu vi que você falou de se matar, além do remédio, você faz acompanhamento psicológico e psiquiátrico?
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Mas aí no caso eu ganho o direito autoral sobre a imagem?

E eu vi que você falou de se matar, além do remédio, você faz acompanhamento psicológico e psiquiátrico?
A imagem é sua, você pode usar tipo uma Coca Cola ou vender franquia. Ninguém pode usar sem sua autorização.
Sim, tenho psicóloga e psiquiatra, meu buraco é mais embaixo. Deixa rolando.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Estou com um ruido escroto no PC. Pensei que fosse coil whine da fonte, depois de dias investigando descobri que o ruido vem do water cooler. Lá se vão uns 350 mangos pra comprar outro novo.
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Falando em psicologo, fiz dois anos e meio de terapia, e estou pensando em voltar esse mês; É relativamente "barato" (comparado com psiquiatra) e eu acho que me fazia bem.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Meu coração só apanha e vai parar de bater. Queria que fosse logo, tá doendo pra cacete.
 

quid

Bam-bam-bam
Mensagens
3.188
Reações
6.503
Pontos
303
Eu pedi demissão, o chefe perguntou por quê? Respondi, e ele só falou ok, ainda vou me tornar frio como uma geladeira igual esse cara, tipo dane-se para os outros.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.798
Pontos
453
Ah, tão feliz por realizar a manutenção do meu filho, e está com uma saúde perfeita kkkk ( carro gasta pra car@#+$ )

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 

puchu

Bam-bam-bam
Mensagens
973
Reações
2.009
Pontos
333
Maria passa na frente!

Voltando da missa, foi muito bom hj.
Mas tô cansada, trabalhei mto.

Boa noite
 

puchu

Bam-bam-bam
Mensagens
973
Reações
2.009
Pontos
333
Pode falar mais sobre o que rolou nessa sua "arte"? Penso em abrir um negócio e queria contratar alguém para desenhar um "mascote", mas tenho dúvida sobre direitos autorais e essas paradas.

Na vdd o designer me enrolou um monte não entregou o que eu queria, foi a maior dor de cabeça. Foi para o "logo" do meu escritório. No final fizemos com um outro parceiro.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
Não se enganem. Um coração de "pedra" na verdade está cercado por muralhas e espinhos em proteção a um órgão fragilíssimo.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Minha ex mandou mensagem no zap ontem perguntando se eu estava bem e tal. Disse que sim e perguntei o motivo. Ela falou que se preocupa comigo e tal, só queria saber. Disse a ela que dispensava essa preocupação, não queria amizade nenhuma com ela e que me esquecesse. Vá se lascar!

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.798
Pontos
453
Minha ex mandou mensagem no zap ontem perguntando se eu estava bem e tal. Disse que sim e perguntei o motivo. Ela falou que se preocupa comigo e tal, só queria saber. Disse a ela que dispensava essa preocupação, não queria amizade nenhuma com ela e que me esquecesse. Vá se lascar!

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk
O que custa bloquear logo e seguir a vida, irmão?

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Minha ex mandou mensagem no zap ontem perguntando se eu estava bem e tal. Disse que sim e perguntei o motivo. Ela falou que se preocupa comigo e tal, só queria saber. Disse a ela que dispensava essa preocupação, não queria amizade nenhuma com ela e que me esquecesse. Vá se lascar!

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk

Se vc não bloqueou ela é porque ainda tem resquícios que gosta dela.
Qual foi o motivo de seu termino de namoro ? De repente vale a pena tentar novamente.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
OLOKO, escorreu uma lágrima de alegria desse tempo de música eletrônica que não volta mais

 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
O que custa bloquear logo e seguir a vida, irmão?

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
Se vc não bloqueou ela é porque ainda tem resquícios que gosta dela.
Qual foi o motivo de seu termino de namoro ? De repente vale a pena tentar novamente.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pra mim tanto faz, na verdade. Deletei de todas as redes e pronto, esperava que ela tivesse feito o mesmo e não viesse, mais de 1 ano após o término, vir perguntar como estou.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Pra mim tanto faz, na verdade. Deletei de todas as redes e pronto, esperava que ela tivesse feito o mesmo e não viesse, mais de 1 ano após o término, vir perguntar como estou.

E reatar ? O q vc acha ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Tentei uma vaga na prefeitura (edital) para assistente de secretaria em escola, tinha 29 vagas meu numero era 305, parou no 260. Agora so Deus sabe quando tera outro edital e a lista de classificação volta pro zero. Salario minimo. Ta osso.
 
Topo Fundo