O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] - Jogos da Paradox - Hearts Of Iron IV - Crusader Kings II - Europa Universalis IV - Stellaris - Victoria II

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.973
Reações
8.154
Pontos
789
Crusader Kings III com nota 91 no metacritic e 30 reviews.

https://www.metacritic.com/game/pc/crusader-kings-iii?ref=hp

Crusader Kings III Image
mc-mustplay.svg


Metascore
91

Universal acclaimbased on 30 Critic ReviewsWhat's this?


  • Summary: Paradox Development Studio brings you the sequel to one of the most popular strategy games ever made. Crusader Kings III is the heir to a long legacy of historical grand strategy experiences and arrives with a host of new ways to ensure the success of your royal house.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Jogo abre as 12:30 de hoje!
Já ta na fila pra DL aqui :).

Vou começar na NOOB island (Irlanda) com o objetivo de unificar as ilhas e ter a religião + Louca possível.

Objetivo final, se eu conseguir dominar as ilhas. È espalhar a religião maluca pelo mundo :kbeca
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Alguém já pegou pra jogar? Como está o jogo?

Tô tentando terminar Wasteland 3 aqui pra começar, porque não curto dropar jogo no meio assim pra começar outro. Mas tá foda segurar a vontade.
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.973
Reações
8.154
Pontos
789
Alguém já pegou pra jogar? Como está o jogo?

Tô tentando terminar Wasteland 3 aqui pra começar, porque não curto dropar jogo no meio assim pra começar outro. Mas tá foda segurar a vontade.

Está uma delícia. Cheio de novidades e foco na parte pessoal. É quase um RPG.

Tô achando bom mesmo, bem melhor que o imperator Rome, que lançaram meio nas coxas.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Adorando o game

Ta praticamente um CK2 +limpo, com menos mecânicas chatas e só a parte que era divertida.
Mas eu só devo jogar de verdade mesmo +tarde.
 


Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.824
Reações
25.288
Pontos
1.139
Rapaz, computador ta melhor também.

Fui ajudar um aliado meu pra deixar mais forte, oturo cara me declarrou guerra e estou 2 atravessadas.

To passando perrengue na noob island.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Eu ja aprendi quase tudo que preciso.

Consegui criar a irlanda, criar uma religião nova toda doida.
Mas agora to tentando ver como mudar a lei de sucessão. Pq eu tive tanto filho mas TANTO filho que tava tenso. (foi bem uns 20)
Ae na sucessão fico só 1 condado pro rei lol.
Sendo que quero pelo menos manter 1 ducado.


comunidade da paradox nao brinca em serviço;
O game é mto facil de modar. Eles fazem questão disso.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Adorei a filha do meu personagem.

Ela foi "caçar"
quando eu menos percebo devido ao sadismo dela a presa era um homem. Que ela matou com as proprias mãos em um duelo :klolwtf
E ela boto a cabeça dele em exposição, dando um buff

9396E7EDF280B677CAE87F736EA3EF08F83A57D4




Mas eu realmente acho que precisa melhorar um pouquinho a UI da familia. Quando ocorre como abaixo em que tem 30mil familiares fica um pouco confuso ficar de olho em todos.
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.973
Reações
8.154
Pontos
789
Adorei a filha do meu personagem.

Ela foi "caçar"
quando eu menos percebo devido ao sadismo dela a presa era um homem. Que ela matou com as proprias mãos em um duelo :klolwtf
E ela boto a cabeça dele em exposição, dando um buff

9396E7EDF280B677CAE87F736EA3EF08F83A57D4




Mas eu realmente acho que precisa melhorar um pouquinho a UI da familia. Quando ocorre como abaixo em que tem 30mil familiares fica um pouco confuso ficar de olho em todos.

Uai, nada mais realista. Meu pai tem 10 irmãos e meu avô mal sabiadireito o nome de todos. :klolwtf
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Uai, nada mais realista. Meu pai tem 10 irmãos e meu avô mal sabiadireito o nome de todos. :klolwtf

fiz outro jogo e o cara teve 18 filhos :kkk.
Família 60 anos dpois ja tava com 100+ membros.

Ele teve 2 amantes e 6 esposas. ( 6 porque foi 1 assassinada numa festa e infelizmente nunca consegui vinga-la, a outra morreu de morte natural).

910AD e ja consegui unificar a irlanda apesar que ta uma zoeira só devido a sucessão tribal e estou agora tentando vencer a Escocia (Alba).
To aproveitando que perco uma porrada de território pra usar pra expandir sem medo de ficar entupido de província.
3CF63EE7EECAE316F5271AF85DC360114AC94E42



O meu char inicial teve tanto filho e neto que eu literalmente quebrei a arvore genealógica do jogo lol.
Aqui ta o lado direito da árvore.
4438F39BAC5F5B615419EABAE41827EFB6F017F3



Lado esquerdo com o rei no canto e seus já 7 filhos,
345DEE65199092FF66DAA68DFCC48033B9D66824



E só vai piorar. Pq olha a religião que eu criei XD. Resolvi fazer um "Classic CK2 gameplay".
Literalmente o paraíso dos viciados em sexo. :kkk (O que faz sentido pq foram 2 personagens com o pecado Luxuria).

4C887C69EB3C11FBB620D9E26894307FCF3A5C6A


RPGzinho do personagem.
Irlanda começa já com o catolicismo insular. Eles permitem Poligamia e casamento de tio/sobrinhos e de primos de 1ªgrau.
Isso era permitido na época pq melhor isso que eles continuarem como Celtas e/ou Nórdicos. Foi assim por muitos séculos e isso só mudou pq a inglaterra invadiu e foi forçando as mudanças.

Então na minha cabeça fiz um Jaimie lannister da vida. Ele era Lustful (Luxuria). E a irma tb. Logo não se seguraram e se pegaram.
E cansados de viver em segredo modificaram a religião pra poderem se casar oficialmente! (E sim, o jogo reconhece isso e acaba com o segredo, assim vc não tem +que se preocupar em ser descoberto).

Em termos de gameplay eu to usando Incesto pra diminuir a linha de sucessão! e tentar pegar o mítico "Sangue puro" que é um bônus que só pode ser obtido dessa maneira :P.

Agora vamos a religão
Catequismo alexandrino -> Eu ganho XP dos perks +rápido. (+20%).
Ritual celebration -> Festivais agora dão Piety ao invés de prestigio/fama. (meio que me arrependi, pensei que ia dar os 2 :ksnif).
Exaltação Carnal -> +25% fertilidade. Assim nunca vai faltar filhos, campeões, etc na minha corte. E em termos RP justifica com 2 luxuriosos sendo os criadores :p.

O 25% fertilidade é valido pra TODOS os seguidores da religião! è um buff enorme.

Poligamia + Gênero Religioso Igual gerou situações bem curiosas.

Por exemplo. Meu Rei atual caso com uma Duquesa
Meu rei tem 3 Esposas além dela. E no modo da poligamia eu posso escolher quem é a "esposa principal" que é a que fica no conselho dando bônus.

Ela como duquesa tb da religião também tem 3 maridos além do Rei.

Total de 8 pessoas
:klolwtf.
Imagina a zoeira que deve ser conciliar isso numa mesa de jantar :klol
 
Ultima Edição:

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
Que jogo absurdo <3

Adorei o tutorial dele, é bem fácil de pegar as principais coisas. Fizeram um ótimo trabalho na apresentação do jogo.

Ainda bem que não comecei a jogar durante a semana, esqueci do tempo e acabei indo almoçar 17h @@
 

Dark Wind

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
295
Reações
733
Pontos
779
o jogo ta legal, mas os vikings e os barquinhos tão mto apeloes

Enviado de meu GM1900 usando o Tapatalk
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Que jogo absurdo <3

Adorei o tutorial dele, é bem fácil de pegar as principais coisas. Fizeram um ótimo trabalho na apresentação do jogo.

Ainda bem que não comecei a jogar durante a semana, esqueci do tempo e acabei indo almoçar 17h @@

One more turn nos jogos da paradox vira.
"+1 mês".

o jogo ta legal, mas os vikings e os barquinhos tão mto apeloes

Enviado de meu GM1900 usando o Tapatalk

Isso pq eles tem exércitos pré estabelecidos por eventos.
Esses exércitos não se recuperam, mas fornecem coisa como 5000 homens que maioria do exércitos europeus simplesmente não tem.
O Buff de poder viajar pelo mar gastando -75% gold tb é bem apelão.

Concordo que ta +forte que o normal mas da pra vencer sim.

O que vc tem que fazer é literalmente gastar TODO seu prestigio em Soldados profissionais. Deixa só tipo +0.5 mês e olhe lá.
E faça uma caça e uma festa pra catar +300prestigio e recrutar umas tropas nos primeiros anos. Se pegar eventos tente ganhar prestigio tb.
Prestigio é +importante que gold early game e da tropas melhor que mercenários.

Isso significa abusar de Guerreiros de Armadura, Lanceiros e Cavalaria!
Arqueiros pra quem é "Pobre" em prestigio ou é rei. Dpois aos poucos vc tb deve troca-los por uma das 3 unidades acima.

IDeal retinue pra mim seria 2 grupos de cavalaria, 1 de lanceiros e 2 de homens de armadura! (5/5)
Isso da 5 prestigio/mês. O que mais tarde no jogo sendo rei, tendo vassalos, etc. Não é nem difícil de conseguir.

isso pq mesmo quando tem um "counter" do outro lado. Eles ainda agem muito melhor do que suas tropas normais. E a penalidade é relativa a quantidade de inimigos vivos do outro lado.

Norte da Europa vc tb precisa caçar pela europa pessoas com muito Martial e Prowess. Faça isso recrutando toda mulher que aparecer na sua corte. E ae casa ela com algum guerreiro top.
Se vc capturar alguma mulher ao invés cobrar resgate de 10g. Recruta ela pra fazer acima e pegar alguém decente pela Europa.

E por fim tem o botão invocar heróis mas evito usa-lo no inicio do game por falta de prestigio.


Agora quanto aos bersekers degolando cavaleiros. Realmente não tem jeito.
Eles tão apelões e vc tem que sempre ficar repondo o que vc for perdendo.

vc pode aproveitar e mandar aquele filho / desafeto a batalha e se aproveitar disso.
Mas evite mandar pessoas importantes. Proiba os mesmos de ir a batalha.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Alguns mods que podem interessar. Mtos só melhoram o game e outros mudam ele por completo.

Roupas +Brilhantes pra deixar o jogo +facil de visualizar os detalhes das roupas (Que tao bonitas).

Custom Ruler -> Sim, ja modaram pra vc ter o seu proprio lider do jeito que vc quiser no inicio :kjoinha

Prince of darkness -> Baseado no World of Darkness. Jogue como vampiro e institua um império dos mortos vivos.

Sunset Invasion -> Igual o mod CK2. Um mundo alternativo em que os Astecas supermodernos invadem a europa. +- ao mesmo tempo que os mongols vem pelo outro lado. Sobreviva ao Apocalipse europeu.

Bigger font -> Pare de espremer os olhos pra enxergar o game :P.

+ Icones de fé -> Pq ficar só com os de vanilla? XD

Medieval Coffin dance -> Troca a musica da morte pela classica. :kkk


CK2 music -> a OST do Ck2 é excelente e ela ja está de volta.

Extended outliner -> Adiciona +info dos personagens importantes que vc colocar lá.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
Alguns mods que podem interessar. Mtos só melhoram o game e outros mudam ele por completo.

Roupas +Brilhantes pra deixar o jogo +facil de visualizar os detalhes das roupas (Que tao bonitas).

Custom Ruler -> Sim, ja modaram pra vc ter o seu proprio lider do jeito que vc quiser no inicio :kjoinha

Prince of darkness -> Baseado no World of Darkness. Jogue como vampiro e institua um império dos mortos vivos.

Sunset Invasion -> Igual o mod CK2. Um mundo alternativo em que os Astecas supermodernos invadem a europa. +- ao mesmo tempo que os mongols vem pelo outro lado. Sobreviva ao Apocalipse europeu.

Bigger font -> Pare de espremer os olhos pra enxergar o game :P.

+ Icones de fé -> Pq ficar só com os de vanilla? XD

Medieval Coffin dance -> Troca a musica da morte pela classica. :kkk


CK2 music -> a OST do Ck2 é excelente e ela ja está de volta.

Extended outliner -> Adiciona +info dos personagens importantes que vc colocar lá.


Alguns são bem interessantes pra experiência base, mas ai matam os achievements, né? :(

Comecei uma campanha com Novgorod e tava indo muito bem. Problema que tive filhos demais :( Depois da minha morte meu herdeiro direto morreu logo em seguida e o reino acabou sendo recortado em 3 partes :( Apanhei tanto que voltei a ser duque, haha.

Ainda não desisti do save, mas dá uma leve tristeza ver tudo o que eu construi ir pro buraco.

Três perguntas:
1 - Como vocês visualizam os exércitos que estão disponíveis? Tô sofrendo horrores com isso, mas ainda não consegui achar um jeito fácil de ver.
2 - Conseguiram travar a visão dos reinos sem estar com um certo nível de zoom? Chatinho ficar saindo do Zoom toda pra poder olhar isso.
3 - Não tem como parar de ter filhos, né? :kkk
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Alguns são bem interessantes pra experiência base, mas ai matam os achievements, né? :(

Comecei uma campanha com Novgorod e tava indo muito bem. Problema que tive filhos demais :( Depois da minha morte meu herdeiro direto morreu logo em seguida e o reino acabou sendo recortado em 3 partes :( Apanhei tanto que voltei a ser duque, haha.

Ainda não desisti do save, mas dá uma leve tristeza ver tudo o que eu construi ir pro buraco.

Três perguntas:
1 - Como vocês visualizam os exércitos que estão disponíveis? Tô sofrendo horrores com isso, mas ainda não consegui achar um jeito fácil de ver.
2 - Conseguiram travar a visão dos reinos sem estar com um certo nível de zoom? Chatinho ficar saindo do Zoom toda pra poder olhar isso.
3 - Não tem como parar de ter filhos, né? :kkk

Mundo medieval é assim mesmo. Era literalmente assim na vida real e por isso que povo se matava muito. Poder era muito fragmentado.
Primogenitude foi algo "inventado" bem mais tarde na europa apesar de ser +comum na Asia devido aos chineses.

Você tem maneiras de diminuir os herdeiros como por exemplo tirando eles da herança, fazendo eles fazerem voto pra igreja, etc.


1-> Olha a foto acima, canto superior direito tem la suas tropas. Ao passar o mouse por cima mostra quais tipos e quanto leva pra reforçar por mÊs.
Ou na aba militar onde vc recruta tropas.

2-> è, leva um tempo pra se acostumar lol.

3-> Uma rota de vida, se nao me engano de aprendizado permite vc virar celibatário e com isso parar de ter filhos.

Outra maneira é vc só ter esposas de 45+ anos. (menopausa sabe como é ^^).
Ae pra resolver filhos é ter casos e + casos com mulheres +jovens. Ae vc legitimiza um ou dois bastardos.
Se sua religião não permitem filhas herdarem rápido vc pode legitimizar todas.

Agora se seu país é tribal eu não esquentaria muito a cabeça. Você perde mto pouco poder ao ter uma provincia nas mãos de um vassalo.
O ideal como tribal é bombar tua cidade principal.

Ah e cuidado ao pular pra feudal. A queda é muito mas muito pesada. Tipo tu vai ficar com 30% da força tribal.


Agora eu não pararia de ter filho. Cada membro da famillia vivo da +0.03 prestigio/mês pro reino :P.
tb agiliza liberar os "Poderes de sangue".

Que são buffs bem poderosos para dinastias ja a muito estabelecidas.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
1599419064802.png


Mapa de Paris em 1180.
E sim, era uma das maiores cidades da frança :P.


Roma na era dos imperadores chegou a ter 1 milhão de habitantes.
Estava reduzida a um vilarejo de 30mil na era medieval.
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
Estou gostando bastante do jogo, mas achei que em certas partes parece mais raso e as vezes parece que ele esconde informações que antes eram mais simples de acessar.

A IA está meia boca eu achei, não fizeram nada muito absurdo e não acho que estão plotando tanto quanto faziam no CK2 onde eu realmente sentia um pouco de medo em ser assassinado e tinha a opção de me esconder nas montanhas para evitar a faca. Nas Cruzadas que eu participei os países que aderem só enviam as tropas via Mar Mediterrâneo e se matam 1 por 1 desembarcando em Jerusalém, não tentam nem se juntar.

O esquema dos barcos também não gostei, acho que podia ser do jeito que está, porém devia ter um limite no tamanho da frota de transportes dependendo do tamanho do seu império e da cultura, também não gostei muito que as tropas recuperam manpower muito rápido, podiam ter tomado lições disso com EUIV e feito um sistema um pouco mais profundo nesse sentido, creio que seria mais interessante (o sistema de fortes de EUIV também é algo que eu acho que deviam implementar).

Sendo jogo da Paradox eu sei que com os anos vêm os patchs e DLCs e o jogo vai melhorar muitíssimo, e creio que tenha sido o melhor lançamento de um jogo que eles já tenham feito em questão de polimento, o jogo está muito redondinho. Apesar de eu parecer estar reclamando muito, ainda acho que o jogo tem muito potencial e só foquei nos pontos negativos por que todo mundo já sabe que o jogo é ótimo.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Estou gostando bastante do jogo, mas achei que em certas partes parece mais raso e as vezes parece que ele esconde informações que antes eram mais simples de acessar.

A IA está meia boca eu achei, não fizeram nada muito absurdo e não acho que estão plotando tanto quanto faziam no CK2 onde eu realmente sentia um pouco de medo em ser assassinado e tinha a opção de me esconder nas montanhas para evitar a faca. Nas Cruzadas que eu participei os países que aderem só enviam as tropas via Mar Mediterrâneo e se matam 1 por 1 desembarcando em Jerusalém, não tentam nem se juntar.

O esquema dos barcos também não gostei, acho que podia ser do jeito que está, porém devia ter um limite no tamanho da frota de transportes dependendo do tamanho do seu império e da cultura, também não gostei muito que as tropas recuperam manpower muito rápido, podiam ter tomado lições disso com EUIV e feito um sistema um pouco mais profundo nesse sentido, creio que seria mais interessante (o sistema de fortes de EUIV também é algo que eu acho que deviam implementar).

Sendo jogo da Paradox eu sei que com os anos vêm os patchs e DLCs e o jogo vai melhorar muitíssimo, e creio que tenha sido o melhor lançamento de um jogo que eles já tenham feito em questão de polimento, o jogo está muito redondinho. Apesar de eu parecer estar reclamando muito, ainda acho que o jogo tem muito potencial e só foquei nos pontos negativos por que todo mundo já sabe que o jogo é ótimo.


Quanto a assassinato eu fui alvo 1x apenas, mas peguei varias vezes a AI tentando matar meus champions, filhos, etc.
Meu herdeiro mesmo tinha 2 assassinatos na fila quando eu passei a controlar. Ele tentava matar o irmão e a tia :keehk.

Assassinatos ficam +proeminentes conforme os chars envelhecem. O jogo ta meio "cru" em relacionamentos pré estabelecidos no dia 1. A AI precisa de umas décadas pra criar redes de amizade/inimizade pra justificar o uso de assassinato.

Tipo a minha esposa que foi assassinada pela esposa do meu filho. Eu sei lá diabos pq as 2 se odiavam, nem vivam na mesma corte. Mas foi uma festa que viro assassinato lol.

Mas é mto difícil vc ser assassinado se as pessoas curtem vc e vc tem um bom spymaster. O cara tem que pegar agora a Life path de assassinato pra sequer ter chance o que antes não era tão difícil no CK2 já que em tese todo mundo era o Hitman desde que tive-se intriga.

|Vc sente isso quando pega um rei velhão que tem mto bonus de opinião. Mesmo com lifepath de assassinato eu tinha algo na faixa de 30-40% de mata-lo.....
Só consegui pq ele enfureceu uma concubina nos 2 anos de preparação e ela se junto ao plot lol.

Agora pra matar sem a lifepath vc precisa subornar e/ou ser odiado. E isso até que é melhor que no CK2 onde assassinato era uma coisa mais tranquila de fazer.


Os barcos concordo que ta precisando de tweaks. MAs fundamentalmente ta melhor sim. Os barcos no CK2 era algo odiado por todos e semi-inútil.
Eles só precisam ver uma maneira de limitar as hordas que vem por barco pra algo +controlável. Realmente chegar com 5-10mil soldados de barco é tenso e irreal.


Ainda bem que eu comprei o season pass.
Eu tava receoso pq o Imperator eles deixaram a bola cair. O jogo ta bem +- mesmo 6 meses após patchs e DLC´s.
Mas CK3 acertaram em cheio e realmente da pra sentir que é uma evolução do CK2.

Tem problemas. Mas da pra resolver todos com patchs.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Ah, povo olhando os files do jogo.

Nada garantido, mas existe espaço pra China. Sul da Asia e Japão :P.
Tem até o rio amarelo já nos files.

Isso era impossivel no CK2 pq mapa ja era lagado.
Mas no CK3 o mapa roda liso liso.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
Mundo medieval é assim mesmo. Era literalmente assim na vida real e por isso que povo se matava muito. Poder era muito fragmentado.
Primogenitude foi algo "inventado" bem mais tarde na europa apesar de ser +comum na Asia devido aos chineses.

Você tem maneiras de diminuir os herdeiros como por exemplo tirando eles da herança, fazendo eles fazerem voto pra igreja, etc.


1-> Olha a foto acima, canto superior direito tem la suas tropas. Ao passar o mouse por cima mostra quais tipos e quanto leva pra reforçar por mÊs.
Ou na aba militar onde vc recruta tropas.

2-> è, leva um tempo pra se acostumar lol.

3-> Uma rota de vida, se nao me engano de aprendizado permite vc virar celibatário e com isso parar de ter filhos.

Outra maneira é vc só ter esposas de 45+ anos. (menopausa sabe como é ^^).
Ae pra resolver filhos é ter casos e + casos com mulheres +jovens. Ae vc legitimiza um ou dois bastardos.
Se sua religião não permitem filhas herdarem rápido vc pode legitimizar todas.

Agora se seu país é tribal eu não esquentaria muito a cabeça. Você perde mto pouco poder ao ter uma provincia nas mãos de um vassalo.
O ideal como tribal é bombar tua cidade principal.

Ah e cuidado ao pular pra feudal. A queda é muito mas muito pesada. Tipo tu vai ficar com 30% da força tribal.


Agora eu não pararia de ter filho. Cada membro da famillia vivo da +0.03 prestigio/mês pro reino :P.
tb agiliza liberar os "Poderes de sangue".

Que são buffs bem poderosos para dinastias ja a muito estabelecidas.

Ah, sim. Essa parte eu entendo, mas dá vontade de tentar controlar mais.

Quanto aos exércitos, não é bem isso. Por exemplo, eu chamei todos eles em um local e depois dividi em vários regimentos. Eu simplesmente não consigo alterar regimento por regimento sem ter que achar eles no mapa. Já aconteceu algumas vezes eu esquecer um regimento e perder uma batalha por isso.

Quanto a assassinato eu fui alvo 1x apenas, mas peguei varias vezes a AI tentando matar meus champions, filhos, etc.
Meu herdeiro mesmo tinha 2 assassinatos na fila quando eu passei a controlar. Ele tentava matar o irmão e a tia :keehk.

Assassinatos ficam +proeminentes conforme os chars envelhecem. O jogo ta meio "cru" em relacionamentos pré estabelecidos no dia 1. A AI precisa de umas décadas pra criar redes de amizade/inimizade pra justificar o uso de assassinato.

Tipo a minha esposa que foi assassinada pela esposa do meu filho. Eu sei lá diabos pq as 2 se odiavam, nem vivam na mesma corte. Mas foi uma festa que viro assassinato lol.

Mas é mto difícil vc ser assassinado se as pessoas curtem vc e vc tem um bom spymaster. O cara tem que pegar agora a Life path de assassinato pra sequer ter chance o que antes não era tão difícil no CK2 já que em tese todo mundo era o Hitman desde que tive-se intriga.

|Vc sente isso quando pega um rei velhão que tem mto bonus de opinião. Mesmo com lifepath de assassinato eu tinha algo na faixa de 30-40% de mata-lo.....
Só consegui pq ele enfureceu uma concubina nos 2 anos de preparação e ela se junto ao plot lol.

Agora pra matar sem a lifepath vc precisa subornar e/ou ser odiado. E isso até que é melhor que no CK2 onde assassinato era uma coisa mais tranquila de fazer.


Os barcos concordo que ta precisando de tweaks. MAs fundamentalmente ta melhor sim. Os barcos no CK2 era algo odiado por todos e semi-inútil.
Eles só precisam ver uma maneira de limitar as hordas que vem por barco pra algo +controlável. Realmente chegar com 5-10mil soldados de barco é tenso e irreal.


Ainda bem que eu comprei o season pass.
Eu tava receoso pq o Imperator eles deixaram a bola cair. O jogo ta bem +- mesmo 6 meses após patchs e DLC´s.
Mas CK3 acertaram em cheio e realmente da pra sentir que é uma evolução do CK2.

Tem problemas. Mas da pra resolver todos com patchs.

Imperator eu tinha poucas expectativas, achei que seria só um campo de testes antes do CK3 ou EU5.

Um dia ainda espero que eles consigam ligar um período bem extenso de jogo, mas acho que as modificações necessárias seriam complicadas.

Estou gostando bastante do jogo, mas achei que em certas partes parece mais raso e as vezes parece que ele esconde informações que antes eram mais simples de acessar.

A IA está meia boca eu achei, não fizeram nada muito absurdo e não acho que estão plotando tanto quanto faziam no CK2 onde eu realmente sentia um pouco de medo em ser assassinado e tinha a opção de me esconder nas montanhas para evitar a faca. Nas Cruzadas que eu participei os países que aderem só enviam as tropas via Mar Mediterrâneo e se matam 1 por 1 desembarcando em Jerusalém, não tentam nem se juntar.

O esquema dos barcos também não gostei, acho que podia ser do jeito que está, porém devia ter um limite no tamanho da frota de transportes dependendo do tamanho do seu império e da cultura, também não gostei muito que as tropas recuperam manpower muito rápido, podiam ter tomado lições disso com EUIV e feito um sistema um pouco mais profundo nesse sentido, creio que seria mais interessante (o sistema de fortes de EUIV também é algo que eu acho que deviam implementar).

Sendo jogo da Paradox eu sei que com os anos vêm os patchs e DLCs e o jogo vai melhorar muitíssimo, e creio que tenha sido o melhor lançamento de um jogo que eles já tenham feito em questão de polimento, o jogo está muito redondinho. Apesar de eu parecer estar reclamando muito, ainda acho que o jogo tem muito potencial e só foquei nos pontos negativos por que todo mundo já sabe que o jogo é ótimo.

Concordo com a parte do manpower, é bem mais rápido do que eu esperava. Acaba que dá para ficar travando guerras o quanto quiser.

E sim, os fortes eram bem legais. As construções do CK3 ainda não fizeram muito sentido pra mim. Elas são super caras e meu ganho de dinheiro é muito baixo.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.856
Reações
31.786
Pontos
1.344
Imperator eu tinha poucas expectativas, achei que seria só um campo de testes antes do CK3 ou EU5.

Um dia ainda espero que eles consigam ligar um período bem extenso de jogo, mas acho que as modificações necessárias seriam complicadas.

Talvez vc não saiba, mas antes de imperator eles ja tinham feito um jogo na era romana.

Jogo se chamava literalmente Rome!

Ele tinha potencial mas era absurdamente complicado, único jogo da paradox que nunca aprendi a jogar.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.824
Reações
25.288
Pontos
1.139
Alguem sabe como da um feast? Meus vassalos fazem e eu fico com inveja :ksnif

Enfim, CK sendo CK já apareceu cedo:

137917
137918137919

Meu filho e herdeiro é amante da minha esposa.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
Alguem sabe como da um feast? Meus vassalos fazem e eu fico com inveja :ksnif

Enfim, CK sendo CK já apareceu cedo:

Visualizar anexo 137917
Visualizar anexo 137918Visualizar anexo 137919

Meu filho e herdeiro é amante da minha esposa.

Feast é uma das decisões possíveis no menu (:

Ainda não tive nenhuma dessas loucuras por aqui, haha. O mais diferente foi quando minha esposa virou rainha da Suécia, completamente do nada!

Talvez vc não saiba, mas antes de imperator eles ja tinham feito um jogo na era romana.

Jogo se chamava literalmente Rome!

Ele tinha potencial mas era absurdamente complicado, único jogo da paradox que nunca aprendi a jogar.

Não conhecia mesmo!
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
So pra sua curiosidade XD.
Foi lançado antes de victoria 2.

maxresdefault.jpg


0000006688.600x338.jpg


europa-universalis-rome-gold-edition-91138.jpg


81XmfRqYZJL._SL1500_.jpg

Ah, por algum motivo eu não fiz a ligação com o Europa Universalis. Eu lembrava desse sim, mas nunca joguei mesmo.

De qualquer forma, aconteceu algo engraçado aqui. Tive que dar meu gato embora porque minha mulher tinha alergia. O personagem para quem doei morreu. Do nada veio uma mensagem falando que o gato sumiu e que a pessoa não sabia explicar como. Faz certo sentido... haha!
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
Não resistí e acabei "dropando" W3 pra começar CK3. Já se foram mais de 20 horas em 2-3 dias sem eu nem perceber. Pra quem preza por produtividade no trabalho, passe bem longe desse jogo.

Como estava muito tempo sem jogar CK, comecei na noob island pegando o tutorial, mas depois comecei um novo jogo de forma justa. Estou no terceiro herdeiro "já", com a Irlanda completamente conquistada, uma boa parte da escócia e acabei de tomar 4 condados na Inglaterra do meu falecido tio(o filho da mãe herdou o reino da Inglaterra depois que vencí uma guerra contra o rei da inglaterra, e de brinde ainda levou um Earldom meu com ele. Vencí a guerra mas perdí a guerra lol).

Até agora não tive problemas com os barquinhos, mas meu chanceler saiu distribuindo facada pra tudo quanto é lado, matou dois marechais meus com 28 de martial e uma porrada de trait boa. Deixei passar porque ele era influente(meu mentor inclusive), tinha um nível altíssimo de diplomacia(o restante era bem fraco nisso) e eu tinha substituto a altura pros marechais mortos, mas na terceira tentativa mandei ele pro xadrez, onde verá o sol nascer quadrado até morrer.

Até daqui a 500 horas quando conquistar todo o mundo conhecido com meu Império Britânico e instaurar a Pax Britannica.
 
Topo Fundo