O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópicos ressuscitadOS | #2: em 2001 a OS venerava ICO, mas um user criticou o game e semeou a discórdia

Sobre ICO, qual é / seria sua opinião na época?

  • Joguei anos mais tarde e achei médio

    Votes: 0 0,0%
  • Joguei anos mais tarde e achei ruim

    Votes: 0 0,0%
  • Joguei anos mais tarde e achei um LIXO

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    27

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
1653321383540.png
Tópicos RessuscitadOS #2

Segundo episódio da série que tem tudo pra ser um marco na OS, que ajuda a valorizar a história dos gaymes e da própria OS.
A IDEIA AQUI É DISCURTIR TANTO SOBRE O ASSUNTO DO TÓPICO QUANTO COMO O ASSUNTO FOI ABORDADO NA ÉPOCA;

Primeira edição:
  1. Tópicos ressuscitadOS | #1: em 2003, como a tetada projetava os gráficos de PS3

Dessa vez o assunto é ICO, a masterpiece magistral do Umito Fueda.

  • TÍTULO DO TÓPICO ORIGINAL: ICO não é tão bom
  • DATA: 27/10/2001
  • AUTOR: Heavy Storm
  • LINK:

Todos, é claro, ficamos abobados com a excelencia grafica apresentada pelo adventure ICO, da Sony. Os graficos são extremamente detalhados, e o jogo se trata de uma verdadeira apresentação artística; nada até o instante se compara ao que foi apresentado até agora.
Mas, daí o nosso querido OuterSpace afirmar que se trata do melhor jogo de todos os tempos, e ainda ter a coragem de dizer que quem não concorca é porque é burro ou tem mal gosto, é extremo exagero.
Gráficos podem ser importantes, afinal, games são uma forma de entreterimento visual, principalmente. Mas quantos de nós não adoramos aquelas reliquias, de 1990 ou menos, que apresentão graficos quadriculados, 2D, sem efeitos atordoantes de sombra, fog, luz etc? Se o próprio reviewer afirma que o jogo é "70% contemplação e 30% ação", então ele mesmo reconhece que se trata mais de um filme 3D do que um jogo. A ideia de assistir a tal espetáculo pode ser boa, mas aí ninguem vai gastar R$200,00 só no CD do jogo, vai preferir assistir um filme no cinema por menos que dez pratas.
HS



He who grows rain,
Haversts Heavy Storm
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
sobre ICO: depois de anos afastado dos games, em 2005 juntei umas moedas e comprei um PS2, logo depois SOTC que é um dos games da minha vida, isso se não for O game da minha vida.

Voltando no tempo lembro que a OS (o site, não o fórum) salvo engano deu nota 10 pro game no lançamento mas eu não dei muita bola, acho que eu meio que pensava que era um RPG, game que nunca gostei então passou batido. Mas após saber que SOTC é um sucessor espiritual de ICO, não pensei duas vezes e corri pro camelô comprar minha mídia prensada.

Foi paixão instantânea, eu simplesmente amo esse jogo ou mais que isso, o estilo de jogo "criado" pelo Umito Fueda.

Sobre o tópico da época: notem como eram as discussões istas e o quanto o viés de confirmação já reinava nas discussões. De qualquer forma o OP foi "corajoso" em criticar ICO, lembro que o game era uma unanimidade na comunidade.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Sinceramente? ICO e o Shadow of the Colossus não fizeram bonito comigo. ICO até que tentei jogar mas o outro, por (talvez) inaptidão minha, aliado a TODO MUNDO ficar jogando e tentando me explicar do que era o jogo, eu simplesmente criei raiva deles.

Tive o DVD do PS3 com os dois jogos e, praticamente não tive a mínima vontade sequer de tentar chegar no final deles (e não, não os tenho mais)
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
Sinceramente? ICO e o Shadow of the Colossus não fizeram bonito comigo. ICO até que tentei jogar mas o outro, por (talvez) inaptidão minha, aliado a TODO MUNDO ficar jogando e tentando me explicar do que era o jogo, eu simplesmente criei raiva deles.

Tive o DVD do PS3 com os dois jogos e, praticamente não tive a mínima vontade sequer de tentar chegar no final deles (e não, não os tenho mais)
Sim, mas não entendi: tu jogou na época (próximo ao lançamento, no próprio PS2) ou anos mais tarde, no caso pra PS3?
Pergunto pois tu marcou a opção "joguei na época".

De resto, gosto é gosto.
Pra mim Fumito Ueda dividiu as águas no mundo dos games com ICO (depois SOTC e um pouco abaixo TLG).

Acho uma pena a "IP" estar abandonada, depois de anos saiu TLG e nunca mais ouvimos nada sobre.
 


Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.819
Reações
7.745
Pontos
1.264
Eu o achei mediano. Fora o fato de vir em CD-rom em vez de DVD. o PStwo fazia tanto barulho que parecia que ia voar.

O que menos gostei foi de ter de levar aquela garota pro lugar lá. Ô I.A. ruinzinha, viu! eu ficava chamando a danada e ela só fazendo a pêssega comigo.

Eu querendo ir para um lado e mocreia indo para outro. Eu ficava porraqui!


seu-peru27-07-2021_1.jpg



Acabei zerando o Shadow of the Colossus ANTES de Ico porque não aguentava a vadI.A.

Aquilo sim, foi O jogo da geração. Bem... exceto daquela vez que Agro me jogou dum penhasco e tive de reiniciar do zero.
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.860
Pontos
694
joguei na época e achei bem ruim.
pode ser que não tenha dado a atenção que deveria, pois tinha muita coisa para se jogar no ps2 e sinceramente não perdia tempo com jogo que não me agradava logo de cara
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Sim, mas não entendi: tu jogou na época (próximo ao lançamento, no próprio PS2) ou anos mais tarde, no caso pra PS3?
Pergunto pois tu marcou a opção "joguei na época".

De resto, gosto é gosto.
Pra mim Fumito Ueda dividiu as águas no mundo dos games com ICO (depois SOTC e um pouco abaixo TLG).

Acho uma pena a "IP" estar abandonada, depois de anos saiu TLG e nunca mais ouvimos nada sobre.
Sim, joguei na época no PS2 e havia ganhado o jogo para o PS3. O caso é que, em ambas as tentativas, não gostei!
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Joguei na época também, mas não no lançamento. Joguei um pouco antes de lançarem Shadow of Colossus, que eu considero uma obra-prima. Vejo Ico como um ensaio para Colossus. Não foi um jogo que me cativou como Shadow of Colossus. Por isso votei no "joguei na época e achei médio".
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
sobre ICO: depois de anos afastado dos games, em 2005 juntei umas moedas e comprei um PS2, logo depois SOTC que é um dos games da minha vida, isso se não for O game da minha vida.

Voltando no tempo lembro que a OS (o site, não o fórum) salvo engano deu nota 10 pro game no lançamento mas eu não dei muita bola, acho que eu meio que pensava que era um RPG, game que nunca gostei então passou batido. Mas após saber que SOTC é um sucessor espiritual de ICO, não pensei duas vezes e corri pro camelô comprar minha mídia prensada.

Foi paixão instantânea, eu simplesmente amo esse jogo ou mais que isso, o estilo de jogo "criado" pelo Umito Fueda.

Sobre o tópico da época: notem como eram as discussões istas e o quanto o viés de confirmação já reinava nas discussões. De qualquer forma o OP foi "corajoso" em criticar ICO, lembro que o game era uma unanimidade na comunidade.
Joguei ambos em remaster para PS3 lá em 2012, mas a impressão que tive é que SOTC vem antes de ICO, não seria isso?
Estou esperando um remake (sim REMAKE) digno desta pérola, um dia ainda quero jogar o SOTC e The Last Guardian do ps4, só falta o console e jogos :'D
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.670
Reações
3.612
Pontos
1.354
Joguei na época, não no lançamento pois ainda não tinha PS2.

Acredito que foi em 2003 ou 2004.

Mas achei o jogo fantástico. Tudo nele eu gostei.

Rejoguei no PS3 (disco com o SotC) e ainda sem mudar a opinião. O jogo é muito bom.

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
Joguei na época, não no lançamento pois ainda não tinha PS2.

Acredito que foi em 2003 ou 2004.

Mas achei o jogo fantástico. Tudo nele eu gostei.

Rejoguei no PS3 (disco com o SotC) e ainda sem mudar a opinião. O jogo é muito bom.

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk
No meu ver rola com a "IP" (quando digo "IP" me refiro a ICO / SOTC / TLG) aqui de ser "mal compreendida".

Infelizmente não consegui achar a análise da OS da época que deu nota 10 e classificou como um dos melhores games da história, mas lembro que rolava já na época aquilo de "não ser um game pra todo mundo", na linha do "não tão bem compreendido".

E concordo com isso, era realmente algo muito diferente do convencional na época e sempre que um paradigma é quebrado surge uma dicotomia.

Como um user falou no tópico lá da época:

1653394203117.png

É justamente isso: ame-o ou deixe-o.
(c***lho essa porra tem 21 anos :keehk)

Eu amei os 3, cada um a sua maneira.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.131
Reações
14.812
Pontos
503
Sim, como esses vermes hereges:
@Scorpion @D. Essex @Space Ace

Reportados por não terem interesse numa das maiores masterpieces da história do entretenimento.

Visualizar anexo 260404
Ico é um game que me passou despercebido na época do PS2.

Pior que, até onde lembro, nunca fui dar uma pesquisada sobre ele, mesmo sendo um jogo até que popular, mas como tu disse que o Shadow of the Colossus é um sucessor espiritual dele, concluí que devam ser parecidos, aí mesmo que perdi o interesse que já não tinha no jogo, haha.

Eu tentei gostar do SOTC, mas não rolou. Talvez o que tenha contado muito pra isso foi a época em que joguei o game, que foi na geração passada. Se eu tivesse jogado ele na época do PS2, talvez eu tivesse gostado e teria me impactado muito mais, mas jogando hoje em dia, só consigo achar um saco.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.670
Reações
3.612
Pontos
1.354
No meu ver rola com a "IP" (quando digo "IP" me refiro a ICO / SOTC / TLG) aqui de ser "mal compreendida".

Infelizmente não consegui achar a análise da OS da época que deu nota 10 e classificou como um dos melhores games da história, mas lembro que rolava já na época aquilo de "não ser um game pra todo mundo", na linha do "não tão bem compreendido".

E concordo com isso, era realmente algo muito diferente do convencional na época e sempre que um paradigma é quebrado surge uma dicotomia.

Como um user falou no tópico lá da época:

Visualizar anexo 260402

É justamente isso: ame-o ou deixe-o.
(c***lho essa porra tem 21 anos :keehk)

Eu amei os 3, cada um a sua maneira.
É, me falta jogar o The Last Guardian. Tenho aqui e vou dar uma priorizada

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
É, me falta jogar o The Last Guardian. Tenho aqui e vou dar uma priorizada

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk
Cara, não sei teu gosto (a julgar pelo nome tem bom gosto e é muito inteligente).
Eu joguei TLG e não sei se pelo hype de anos de espera + veneração pela IP + o momento que eu joguei (tava num momento bom com a ex e zeramos o game num fds muito foda, estava há muito tempo sem jogar VG e oscilamos entre game e fodelança), mas eu achei uma experiência surreal.

Conta muito também o fato de eu ser alucinadamente louco por animais, principalmente cachorro e a inteligência (ou seria "burrice") artificial do TRICO é inacreditável no sentido de similaridade com o comportamento de um cachorro. Isso sem falar a vibe do game, que lembrou muito o filme a História Sem Fim, sei lá, o game tem uma atmosfera única, aquela sensação de isolamento assim como ICO e SOTC.

Na época fiz até tópeco, eu tava realmente muito empolgado.

 

Spacehead

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.509
Reações
28.306
Pontos
1.053
Bom, joguei ele no PS2 pós anos 2010, achei o jogo meio fraco, mas era um adolescente sem paciência alguma então tenho que revisitar, acredito que uma hora dessas vou testar o remaster no PS3

Enviado de meu Redmi 7A usando o Tapatalk
 

D. Essex

Bam-bam-bam
Mensagens
154
Reações
279
Pontos
498

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.670
Reações
3.612
Pontos
1.354
Cara, não sei teu gosto (a julgar pelo nome tem bom gosto e é muito inteligente).
Eu joguei TLG e não sei se pelo hype de anos de espera + veneração pela IP + o momento que eu joguei (tava num momento bom com a ex e zeramos o game num fds muito foda, estava há muito tempo sem jogar VG e oscilamos entre game e fodelança), mas eu achei uma experiência surreal.

Conta muito também o fato de eu ser alucinadamente louco por animais, principalmente cachorro e a inteligência (ou seria "burrice") artificial do TRICO é inacreditável no sentido de similaridade com o comportamento de um cachorro. Isso sem falar a vibe do game, que lembrou muito o filme a História Sem Fim, sei lá, o game tem uma atmosfera única, aquela sensação de isolamento assim como ICO e SOTC.

Na época fiz até tópeco, eu tava realmente muito empolgado.

Fiquei bastante tocado kkk

Vou jogar, acho que meu gosto é parecido com o teu se tratando dos jogos do FuMITO Ueda.

Pra mim, ICO e Shadow of the Colossus estão entre os melhores jogos que joguei. Esse deve ser excelente também.


Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.892
Reações
63.091
Pontos
1.253
@Rodrigo Zé do Cx Jr tu riu do meu medo, injustiça :ksnif

Mas eu vou aproveitar pra contar um pouco da história
Na época que eu joguei eu tinha apenas 9 anos.
Vi meu irmão jogando, achei legal e resolvi jogar.
Pode ser que eu já era um pouco velho, mas eu DETESTAVA ficar sozinho em qualquer tipo de jogo.

E o ICO me deixava naquele clima de solidão durante a jogatina inteira.
Momentos silenciosos geralmente duravam muito, a música parava e ficava apenas aquele som ambiente pairando.
Sendo que o jogo te dava a tarefa de carregar uma menina completamente indefesa que dependia 100% de tu pra conseguir progredir.
Isso criava um clima de tensão muito alto pra mim e quando aquelas sombras apareciam e era quase uma espécie de jumpscare.
Esse medo do desconhecido (porque eu não sabia o que exatamente eram as sombras) não era muito diferente da minha primeira vez jogando o primeiro Resident Evil.

E isso também é sinal de que o jogo, no mínimo, é efetivo em pelo menos uma coisa : atmosfera.
Vários jogos novos saíram, entre eles muitos indies que buscaram bastante inspiração desse jogo.
Mas poucos conseguiram trazer uma imersão tão grande quanto ICO (daria pra contar nos dedos considerando os que joguei nos últimos anos).

Só pra terminar a minha história com o jogo, o estopim pra mim foi numa parte onde tem várias cachoeiras (ou é só uma? já nem lembro) e se não me engano uma ponte.
Eu tinha que resolver uns puzzles, e já que tenho facilidade com isso, resolvi sem quaisquer problemas.
Porém, eu fui avançando e me esqueci da Yorda.
Do nada ouvi um som esquisito e passado alguns segundos, uma onda negra gigantesca cobriu e congelou a tela.
Era esse maldito Game Over do jogo, que considero bem efetivo (o foda que o vídeo não retrata bem a situação mas tá valendo):
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
@Rodrigo Zé do Cx Jr tu riu do meu medo, injustiça :ksnif

Mas eu vou aproveitar pra contar um pouco da história
Na época que eu joguei eu tinha apenas 9 anos.
Vi meu irmão jogando, achei legal e resolvi jogar.
Pode ser que eu já era um pouco velho, mas eu DETESTAVA ficar sozinho em qualquer tipo de jogo.

E o ICO me deixava naquele clima de solidão durante a jogatina inteira.
Momentos silenciosos geralmente duravam muito, a música parava e ficava apenas aquele som ambiente pairando.
Sendo que o jogo te dava a tarefa de carregar uma menina completamente indefesa que dependia 100% de tu pra conseguir progredir.
Isso criava um clima de tensão muito alto pra mim e quando aquelas sombras apareciam e era quase uma espécie de jumpscare.
Esse medo do desconhecido (porque eu não sabia o que exatamente eram as sombras) não era muito diferente da minha primeira vez jogando o primeiro Resident Evil.

E isso também é sinal de que o jogo, no mínimo, é efetivo em pelo menos uma coisa : atmosfera.
Vários jogos novos saíram, entre eles muitos indies que buscaram bastante inspiração desse jogo.
Mas poucos conseguiram trazer uma imersão tão grande quanto ICO (daria pra contar nos dedos considerando os que joguei nos últimos anos).

Só pra terminar a minha história com o jogo, o estopim pra mim foi numa parte onde tem várias cachoeiras (ou é só uma? já nem lembro) e se não me engano uma ponte.
Eu tinha que resolver uns puzzles, e já que tenho facilidade com isso, resolvi sem quaisquer problemas.
Porém, eu fui avançando e me esqueci da Yorda.
Do nada ouvi um som esquisito e passado alguns segundos, uma onda negra gigantesca cobriu e congelou a tela.
Era esse maldito Game Over do jogo, que considero bem efetivo (o foda que o vídeo não retrata bem a situação mas tá valendo):

Ba, 9 anos, contexto completamente diferente.
Nessa idade (ou um pouco menos) eu tinha medo do Boneco Assassino ou do Michael Jackson :brbr

Mas sim, entendo que pra uma criança todo aquele ar de mistério e ambientação mais "obscura" dê medo.
De qualquer forma o amigo cresceu, tá 21 anos mais velho e acho que já pode apreciar a obra de arte né?
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.892
Reações
63.091
Pontos
1.253
Ba, 9 anos, contexto completamente diferente.
Nessa idade (ou um pouco menos) eu tinha medo do Boneco Assassino ou do Michael Jackson :brbr

Mas sim, entendo que pra uma criança todo aquele ar de mistério e ambientação mais "obscura" dê medo.
De qualquer forma o amigo cresceu, tá 21 anos mais velho e acho que já pode apreciar a obra de arte né?
Eu até poderia jogar. O ICO tá na minha lista.
Porém no momento tô sem tesão pra jogar videogame.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.075
Reações
26.388
Pontos
703
Ico é o meu jogo favorito do PS2 com muita folga. MGS2 é um distante segundo colocado.
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
jogos do fumito ueda e igual jogos do Kojima, ou você ama ou você odeia, simples assim...
e são jogos extremamente japoneses, por isso para quem de fato não liga muito para arte, emoção em jogos e so quer saber de gameplay rapido dinamico e frenetico odeia facil jogos desses dois produtores... eu ate costumo dizer que quem não gosta de jogos do Fumito Ueda ou Hideo Kojima, facilmente pode amar jogos do Suda 51
 
Topo Fundo