O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[T.O] RPG Maker - Vamos trocar experiência! (ou a falta dela)

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.104
Reações
8.592
Pontos
1.059
Usei muito os RMs até o XP.
Comecei como o Amigo Bolha aí, usando o RM95, onde não cheguei a usar muito.
O que mais usei mesmo foi o XP, depois dele não cheguei a usar mais.

Lembro que eu era mestre em fazer cenarios no rpg maker XP, eles tinham muitos detalhes, e eu acabava por ter de fazer gambiarras pra ter mais detalhes ainda.

Tô com vontade de usar esse novo VM, mas desde que lançou o VX eu não usei, e nem gostei muito dele, acho que foi porque ele limitava um pouco mais a criação de mapas, em relação ao XP.

Esse VM tá bom mesmo?
 

Sannin_Lionheart

Bam-bam-bam
Mensagens
4.393
Reações
2.970
Pontos
374
Eu sempre gostei muito de mexer em RPG maker. Nunca terminei nenhum projeto justamente por causa da minha megalomania e perfeccionismo...

Uma das coisa que me broxa em relação aos novos é que desde o RPG maker XP eles não implementaram a resolução, caramba! Os jogos ficavam lindões em CRTs mas desde aquela época, não teve um update nesse sentido. Fico sem entender.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Usei muito os RMs até o XP.
Comecei como o Amigo Bolha aí, usando o RM95, onde não cheguei a usar muito.
O que mais usei mesmo foi o XP, depois dele não cheguei a usar mais.

Lembro que eu era mestre em fazer cenarios no rpg maker XP, eles tinham muitos detalhes, e eu acabava por ter de fazer gambiarras pra ter mais detalhes ainda.

Tô com vontade de usar esse novo VM, mas desde que lançou o VX eu não usei, e nem gostei muito dele, acho que foi porque ele limitava um pouco mais a criação de mapas, em relação ao XP.

Esse VM tá bom mesmo?

Ele tá mais prático do que os anteriores, embora pra quem usou o VX ou o XP em inglês, recomendo continuar com esse hábito, pois de todos, o que mais deixou a desejar na tradução, com certeza é esse VM. MAs de resto, ele tá bem prático, principalmente pra quem é mais leigo em programação ou conceitos desse tipo, como eu.

Eu sempre gostei muito de mexer em RPG maker. Nunca terminei nenhum projeto justamente por causa da minha megalomania e perfeccionismo...

Uma das coisa que me broxa em relação aos novos é que desde o RPG maker XP eles não implementaram a resolução, caramba! Os jogos ficavam lindões em CRTs mas desde aquela época, não teve um update nesse sentido. Fico sem entender.

Quanto a isso, pouco melhorou, mas o povo reclamou tanto disso nos fóruns do programa, que é provável que melhorem em um futuro update, afinal, o fato de poder importar os jogos pra dispositivos móveis no MV já é um baita avanço.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.342
Reações
29.517
Pontos
1.424

Isso. A resolução das imagens era a mesma do RPG maker xp, mas ele não tinha um modo fullscreen, então os elementos do jogo ficavam todos pequenininhos na tela, mas pelo menos dava pra mostrar mais coisa de uma vez na tela.

Eu gostava bastante dessa época, era um russo que traduzia todos os programas da série "Maker". Demorei pra mudar de vez pro XP. Mas depois ainda fiz muita coisa nele, tudo cheio de eventos e condicionais, os jogos eram bem dinâmicos. Pena que perdi tudo :(
 


Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Isso. A resolução das imagens era a mesma do RPG maker xp, mas ele não tinha um modo fullscreen, então os elementos do jogo ficavam todos pequenininhos na tela, mas pelo menos dava pra mostrar mais coisa de uma vez na tela.

Eu gostava bastante dessa época, era um russo que traduzia todos os programas da série "Maker". Demorei pra mudar de vez pro XP. Mas depois ainda fiz muita coisa nele, tudo cheio de eventos e condicionais, os jogos eram bem dinâmicos. Pena que perdi tudo :(

Eu lembro desse russo. Todas as versões do RPG Maker pré-VX eram traduzidas por ele e a Enterbrain considerava ilegal. E eu tinha pego o XP justamente num CD daqueles de revista! :klol Huezil é foda.
 

Celagus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.057
Reações
982
Pontos
313
queria um script estipo o SAS pro MV algm recomenda?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
queria um script estipo o SAS pro MV algm recomenda?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
tem o famoso "Quasi ABS", só que ele não é completo, pois dizem que sistemas ABS ainda estão em fase de teste pro MV, por ele ser novo. Daqui uns meses deve começar a surgir. Pelo menos o programa dá a opção de usar batalha lateral ou frontal, já é um put* avanço, comparado a era XP.
 

ErroNoServidor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.615
Reações
1.671
Pontos
603
Deixando mais um pouco de recurso pra galera aí...
Parallax / Overlay
PandaMaru_MV_cottage.png

SciFi
PandaMaru_MV_SF_A4.png

%21PandaMaru_MV_SFDoor1.png

Interior
PandaMaru_MV_nobleinterior.png

%21%24PandaMaru_MV_blacksmith.png

Exterior
PandaMaru_MV_nature1.png



Caso eu encontre mais algumas coisas eu trago!
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Brinquei bastante a uns 15 anos atrás, comecei no 95 mas o que mais usei foi o 2000, brinquei bastante mas nunca cheguei a fazer nenhum game completo, aliás pensei que hoje em dia ja teria alguma versão 2.5d ou 3 mesmo mas pelo visto nada
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.782
Reações
40.765
Pontos
1.053
Brinquei bastante a uns 15 anos atrás, comecei no 95 mas o que mais usei foi o 2000, brinquei bastante mas nunca cheguei a fazer nenhum game completo, aliás pensei que hoje em dia ja teria alguma versão 2.5d ou 3 mesmo mas pelo visto nada
As versões de console eram em 3D se não me engano. Agora imagina o trabalho de fazer um jogo num console, haha.

Agora lembrei de como era legal aquele modo de criar mapas no Tenchu :ksnif
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Algum manjão de edição de imagens poderia me dizer se tem como deixar em (algum editor) os resources mais pixelados? Mais ou menos iguais aos do RPG Maker 2000 ou a jogos de SNES sem filtro.

Sim, amo pixel art.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.782
Reações
40.765
Pontos
1.053
Algum manjão de edição de imagens poderia me dizer se tem como deixar em (algum editor) os resources mais pixelados? Mais ou menos iguais aos do RPG Maker 2000 ou a jogos de SNES sem filtro.

Sim, amo pixel art.
Opa, no photoshop vai em filter>pixelate>mosaic

Dá pra controlar o quanto vc quer "pixelizar" a image, aqui tem um exemplo:

I5B0tPb.png
 

RamirezMM

Habitué da casa
Mensagens
426
Reações
139
Pontos
98
Qual o último que saiu mesmo? Pra quem não manja NADA de programação, vcs acham que da pra fazer um jogo completo? Maior interesse aqui, brinquei na época do 95, 2000, XP... O único problema é aprender coisa MTO complexa, ai nem rola... A única coisa que sei fazer direito é ser dentista kkkkkkk
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
POrra toda vez que vejo um topico de RPG maker da vontade de brincar de novo..

Pronto fiz cagada... comprei o MV.... :facepalm
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
POrra toda vez que vejo um topico de RPG maker da vontade de brincar de novo..

Pronto fiz cagada... comprei o MV.... :facepalm

Comprou, mesmo? Alguma promo? Se tiver um preço menos ridículo na Sale eu pego de olho fechado.

Qual o último que saiu mesmo? Pra quem não manja NADA de programação, vcs acham que da pra fazer um jogo completo? Maior interesse aqui, brinquei na época do 95, 2000, XP... O único problema é aprender coisa MTO complexa, ai nem rola... A única coisa que sei fazer direito é ser dentista kkkkkkk

O último é o MV, e eu não manjo nada de programação, sou escritor amador, mas adoro ficar criando coisas, então passo horas vagas pesquisando sobre sistemas, scripts, eventos, e com cada informação que coleto vou montando minhas coisas. Meu jogo já tá com o sistema todo montado, praticamente, falta agora só ir criando a continuação da história e colocando os eventos necessários.

Exemplo do que apliquei no sistema:

Passagem de dia e noite, semana, mês, ano.
Variações climáticas de acordo com as estações.
Livro de quest's, com cada tipo (main, secondary, fail, complete) separada.
Bússola
Entre outras coisas.
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.104
Reações
8.592
Pontos
1.059
Comprou, mesmo? Alguma promo? Se tiver um preço menos ridículo na Sale eu pego de olho fechado.



O último é o MV, e eu não manjo nada de programação, sou escritor amador, mas adoro ficar criando coisas, então passo horas vagas pesquisando sobre sistemas, scripts, eventos, e com cada informação que coleto vou montando minhas coisas. Meu jogo já tá com o sistema todo montado, praticamente, falta agora só ir criando a continuação da história e colocando os eventos necessários.

Exemplo do que apliquei no sistema:

Passagem de dia e noite, semana, mês, ano.
Variações climáticas de acordo com as estações.
Livro de quest's, com cada tipo (main, secondary, fail, complete) separada.
Bússola
Entre outras coisas.
Me encaminha Para o MV?
 

RamirezMM

Habitué da casa
Mensagens
426
Reações
139
Pontos
98
Comprou, mesmo? Alguma promo? Se tiver um preço menos ridículo na Sale eu pego de olho fechado.



O último é o MV, e eu não manjo nada de programação, sou escritor amador, mas adoro ficar criando coisas, então passo horas vagas pesquisando sobre sistemas, scripts, eventos, e com cada informação que coleto vou montando minhas coisas. Meu jogo já tá com o sistema todo montado, praticamente, falta agora só ir criando a continuação da história e colocando os eventos necessários.

Exemplo do que apliquei no sistema:

Passagem de dia e noite, semana, mês, ano.
Variações climáticas de acordo com as estações.
Livro de quest's, com cada tipo (main, secondary, fail, complete) separada.
Bússola
Entre outras coisas.
Poxa, que bacana! Se importa de passar umas screens do jogo na fase atual?? Vou tentar brincar nele, porém o preço na steam é salgado, por acaso vc pegou ele "paralelo" até sair em alguma sale por la? Ou foi cm a cara e coragem mesmo?
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Poxa, que bacana! Se importa de passar umas screens do jogo na fase atual?? Vou tentar brincar nele, porém o preço na steam é salgado, por acaso vc pegou ele "paralelo" até sair em alguma sale por la? Ou foi cm a cara e coragem mesmo?

O meu é jack, mesmo. Na situação atual é inviável pagar o preço que cobram aqui, mas se entrar em uma boa promoção eu pego.

Postei essas imagens há umas páginas:
A6pU7tP.png

fYC8slj.png

FmTt1yK.png
eSt7y2X.jpg
 

RamirezMM

Habitué da casa
Mensagens
426
Reações
139
Pontos
98
O meu é jack, mesmo. Na situação atual é inviável pagar o preço que cobram aqui, mas se entrar em uma boa promoção eu pego.

Postei essas imagens há umas páginas:
...
Mtooooo bacana! Da até vontade de jogar hahahaha
 

Perekopeko

Bam-bam-bam
Mensagens
1.113
Reações
2.137
Pontos
453
Po, vi esse tópico agora, comprei o MV faz um tempo por causa de um projeto que eu e um amigo resolvemos fazer (javascript, resolução maior, etc me fizeram escolher o MV) e abandonei um projeto do Ace que tava fazendo (ele tava meio parado mesmo, até cheguei a fazer uma demo depois que deixei ele de lado por enquanto, segue o link se alguém tiver curiosidade: https://rpgmaker.net/games/8389/).

Como meu PC queimou e usar o note não fica legal resolvemos fazer toda documentação (com cenas, diálogos, mapas, etc) primeiro e só depois colocar a mão na massa. Quando tiver algo mais pronto coloco aqui.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Atualizando o progresso aqui. Terminei o grosso do sistema, e agora ao longo do projeto só preciso dar uns retoques conforme for testando as batalhas. Foco agora são as quest's e o enredo.

kVOtGMY.png

lmoKuwx.jpg

iFKiQkG.jpg

Jy2V7mM.jpg

xL7B5D8.jpg
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.782
Reações
40.765
Pontos
1.053
Atualizando o progresso aqui. Terminei o grosso do sistema, e agora ao longo do projeto só preciso dar uns retoques conforme for testando as batalhas. Foco agora são as quest's e o enredo.

kVOtGMY.png

lmoKuwx.jpg

iFKiQkG.jpg

Jy2V7mM.jpg

xL7B5D8.jpg
Não vai mudar fonte e janelas do jogo? Eu adorava criar windows, hehe.

Eu acho essa fonte padrão do RM bem feinha, até uma arial ou times é melhor :klol
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Não vai mudar fonte e janelas do jogo? Eu adorava criar windows, hehe.

Eu acho essa fonte padrão do RM bem feinha, até uma arial ou times é melhor :klol
Vou sim, ODEIO essa fonte genérica. Mas nessas coisas eu vou mexer depois que terminar a história, junto com os efeitos sonoros e músicas.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.782
Reações
40.765
Pontos
1.053
Vou sim, ODEIO essa fonte genérica. Mas nessas coisas eu vou mexer depois que terminar a história, junto com os efeitos sonoros e músicas.
Eu fazia primeiro toda a parte visual, depois na hora de fazer a história eu ficava horas pensando pra no fim criar uma parada genérica qualquer :klol
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Eu fazia primeiro toda a parte visual, depois na hora de fazer a história eu ficava horas pensando pra no fim criar uma parada genérica qualquer :klol

Eu sou o contrário, fico pensando em dez mil plottwist, e entrego uma mecânica genééeérica. :kkk
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.798
Reações
70.696
Pontos
1.899
Quando era moleque, eu era viciado nessa porra. Passava o tempo todo fazendo coisas no RPG maker. Na época, eu lembro que consegui até mesmo fazer um Action RPG lá, onde tu realmente lutava contra os bonecos em tempo real, estilo Zelda. Na época acho que ninguém nunca tinha pensado em fazer isso nele. HUE

Só acho que passou da hora do RPG Maker começar a usar uns gráficos melhorzinhos. Mudou praticamente nada desde 90. Engraçado que o PSX tinha uma versão do RPG Maker em 3D com gráficos tipo FF IX e tal...
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Quando era moleque, eu era viciado nessa porra. Passava o tempo todo fazendo coisas no RPG maker. Na época, eu lembro que consegui até mesmo fazer um Action RPG lá, onde tu realmente lutava contra os bonecos em tempo real, estilo Zelda. Na época acho que ninguém nunca tinha pensado em fazer isso nele. HUE

Só acho que passou da hora do RPG Maker começar a usar uns gráficos melhorzinhos. Mudou praticamente nada desde 90. Engraçado que o PSX tinha uma versão do RPG Maker em 3D com gráficos tipo FF IX e tal...

Mas é aquele negócio, Ice, embora seja um dos mais conhecidos na categoria de makers, por ser o de mais fácil acesso, de modo geral esses programas não são muito populares. O povo que acaba se interessando a ponto de iniciar um projeto e ir até o fim ou já tem certa experiência com programação e usa o programa pra aplicar o que sabe, ou é autista e obsessivo por criação, feito eu. Se eles aplicarem uma engine mais poderosa, acho que as vendas sofreriam uma queda meio brusca. Assim eles pelo menos tem acesso a praticamente qualquer pessoa que tenha interesse.
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.798
Reações
70.696
Pontos
1.899
Mas é aquele negócio, Ice, embora seja um dos mais conhecidos na categoria de makers, por ser o de mais fácil acesso, de modo geral esses programas não são muito populares. O povo que acaba se interessando a ponto de iniciar um projeto e ir até o fim ou já tem certa experiência com programação e usa o programa pra aplicar o que sabe, ou é autista e obsessivo por criação, feito eu. Se eles aplicarem uma engine mais poderosa, acho que as vendas sofreriam uma queda meio brusca. Assim eles pelo menos tem acesso a praticamente qualquer pessoa que tenha interesse.

Ah, cara. Essa questão poderia valer lá pros anos 90 e poucos, quando surgiu isso. Hoje em dia não acho que seja só isso. Qualquer PC hoje consegue rodar um 3D fuleirinho que seja. Eu não to falando de nada de alto nível. Além do mais, poderiam existir os dois tipos de engine. Ou que não fosse 3D, mas fosse um 2D mais bonito.
Se tu me falar que eles, sim, não tem dinheiro pra isso, eu acho que seria mais plausível, porque imagino que a galera que faz o RPG maker seja um estúdio pequeno e tal.

Outra coisa também é que ter um gráfico mais bem acabado também poderia, inclusive, popularizar mais esse tipo de maker assim como os próprios jogos feitos nele. Tem MUITA gente que vê jogos feitos em RPG Maker e simplesmente vira a cara pra eles porque acha que é jogo fuleiro. E realmente passam essa impressão pra quem tá vendo, vamos ser sinceros. Por mais que um jogo de RPG maker seja muito legal, essa impressão de fuleiragem existe. :klol
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Ah, cara. Essa questão poderia valer lá pros anos 90 e poucos, quando surgiu isso. Hoje em dia não acho que seja só isso. Qualquer PC hoje consegue rodar um 3D fuleirinho que seja. Eu não to falando de nada de alto nível. Além do mais, poderiam existir os dois tipos de engine. Ou que não fosse 3D, mas fosse um 2D mais bonito.
Se tu me falar que eles, sim, não tem dinheiro pra isso, eu acho que seria mais plausível, porque imagino que a galera que faz o RPG maker seja um estúdio pequeno e tal.

Outra coisa também é que ter um gráfico mais bem acabado também poderia, inclusive, popularizar mais esse tipo de maker assim como os próprios jogos feitos nele. Tem MUITA gente que vê jogos feitos em RPG Maker e simplesmente vira a cara pra eles porque acha que é jogo fuleiro. E realmente passam essa impressão pra quem tá vendo, vamos ser sinceros. Por mais que um jogo de RPG maker seja muito legal, essa impressão de fuleiragem existe. :klol

Nem me fala. Tava todo empolgadão com meu joguete, mostrei pra um conhecido, faltou pouco ele cagar de rir. Achei que tu tava falando de uma mudança bem brusca na engine, algo próximo do nível unreal de ser. Realmente, ia ser muito foda se aplicassem uma engine semelhante aos jogos de 3DS, algo leve, mas com essa dinâmica 3D. Inclusive, algo próximo dos jogos 3DS casaria perfeitamente com o estilo isométrico do programa.
 

ErroNoServidor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.615
Reações
1.671
Pontos
603
Depois de MUITO trabalho e ainda não finalizado estou fazendo uma seleção de personagem para o inicio do game. Está sendo bem trabalho mas estou animado para continuar.

character_zpsjtoxwx6n.jpg

character1_zps29qz5ln1.jpg
 
Topo Fundo