O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial THE LAST OF US: PART II | GOTY 2020, 2024 | Grounded II - Documentário lançado

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Passei a parte semi-open world, lembra um pouco o Uncharted Lost Legacy no jeito como foi feito.

A única coisa que realmente me decepcionou na jogabilidade foi o cover, praticamente inexistente e isso atrapalha demais nos gunfights e stealth.

A gente aprende a se virar sem ele, mas mesmo assim não custava nada adicionarem um, era só darem CTRL+C e CTRL+V no do Uncharted 4 que é excelente.

É foda as vezes a gente querer pegar o inimigo desprevenido e tem uma saída do cover toda atabalhoada.

Pra mim Uncharted 4 tem uma jogabilidade bem superior por ser funcional.

Agora algo que gostei da adição foi a esquiva no combate corpo a corpo, não é nada revolucionário mas ficou bem melhor que só ficar apertando quadrado.

Outra coisa ruim são os checkpoints extremamente lenientes, as vezes tem checkpoints dentro de um mesmo gunfight! :klolwtf

Nem é preciso ficar quebrando cabeça para economizar itens com checkpoints assim. Com isso jogam todas as mecânicas survival no lixo.

Por enquanto to achando bem de boa a história, os personagens não tem o mesmo carisma do primeiro, mas também não é esse lixo como estão colocando. A única lacração besta que vi até o momento foi bem no início quando parecia um episódio da Malhação. Por enquanto estou curtindo.
 
Ultima Edição:

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
Eu acho o problema de alguns aqui e achar que as pessoas são imutáveis.

Logo no início do dois vc percebe. Joel mudou e muito.

Mas paciente, mais amável é melhor do que aquela vida de m**** que ele teve.

Isso pode, indiretamente, torná-lo mais fraco. E o fato de estar mais tolerante o levou...........

Mas enfim.....cadê um tem sua visão.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
Eu vou comentar tudo sobre o segundo assim que zerar. Fique tranquilo que, se for criticar, não será com hate gratuito. Vou tentar articular bem minha opinião como tentei acerca do primeiro jogo.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.359
Reações
25.522
Pontos
803
Eu, sinceramente falando, não consigo dizer que o 1 é melhor que o 2.
E nem que o 2 é melhor que o 1.
Um complementa o outro. Diria que estão no mesmo nivel de história, inclinando até ao enredo do 2 que acho mais completo e com carga emocional maior.

Mas é minha opinião.

Igual aqui, ambos se completam.
 


bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.268
Reações
46.807
Pontos
1.934
Bem, Joel pre-apocalipse quando ainda era um pai e vivia numa sociedade normal era assim

Visualizar anexo 126366

Pq agora que ele vive num mundo pós-apocalíptico cheio de canibais e matando infectados em patrulhas quase todos os dias, ele estaria mais amolecido?
amolecido na medida ue. Nao to falando q ele vai dar o brioco e comer flores ne

eu no lugar dele falaria pra passar reto. Vc nao sabe quem sao.. prioridade é irmao e filha e acabou. Isso me faz cruel, sanguinário e brutal? Não.. apenas prioridades/egoísmo

vc ta simplificando demais, tentando unilaterizar as coisas. Vc pode ser bom e ruim pra determinadas coisas, situações. Tempos...
 

Mechamorafa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.006
Reações
14.464
Pontos
374
Finalizei o jogo hoje, depois de 5 dias jogando essa obra prima. É o jogo mais bem feito, mais tenso, mais brutal e mais bem escrito que já foi feito. Está em outro nível completamente. Foge de todos os clichês de "bem e mal" o tempo todo.

Quando o primeiro jogo foi lançado diziam que ele era o momento Cidadão Kane dos jogos. Aquela obra que elevaria a indústria a um outro nível de maturidade, o que de fato até aconteceu, mas pra mim esse segundo jogo que é dignk de ser chamado de o momento Cidadão Kane dos jogos.

É claro que tinha gente que queria mais um roteiro de vingança e mais um vilão canastrão pra odiar do inicio ao fim, mas ainda bem que temos ND pra sair da zona de conforto. Pra mim é um caminho sem volta. Já não conseguia jogar qualquer coisa, agora simplesmente não tenho mais como me envolver em historinhas clichê.

Jogo da geração pra mim.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Finalizei o jogo hoje, depois de 5 dias jogando essa obra prima. É o jogo mais bem feito, mais tenso, mais brutal e mais bem escrito que já foi feito. Está em outro nível completamente. Foge de todos os clichês de "bem e mal" o tempo todo.

Quando o primeiro jogo foi lançado diziam que ele era o momento Cidadão Kane dos jogos. Aquela obra que elevaria a indústria a um outro nível de maturidade, o que de fato até aconteceu, mas pra mim esse segundo jogo que é dignk de ser chamado de o momento Cidadão Kane dos jogos.

É claro que tinha gente que queria mais um roteiro de vingança e mais um vilão canastrão pra odiar do inicio ao fim, mas ainda bem que temos ND pra sair da zona de conforto. Pra mim é um caminho sem volta. Já não conseguia jogar qualquer coisa, agora simplesmente não tenho mais como me envolver em historinhas clichê.

Jogo da geração pra mim.

Dinheiro mais bem gasto em jogo esse ano até agora. Acredito que só CP2077 pra me fazer ter a mesma ansiedade quando tiver próximo do lançamento.
 
Mensagens
3.691
Reações
3.994
Pontos
349
Ngm...

Só achando graça msm...

É mto esforço... mto tempo perdido... mta força de vontade de provar um ponto de vista pra algo q acha tão m****...

:viraolho
Qualquer semelhança é mera coincidencia

FB-IMG-1592961277031.jpg
 

Lourinaldo

Supra-sumo
Mensagens
85
Reações
69
Pontos
178
O maior problema de TLoU 2 é justamente a sombra do primeiro jogo, infinitamente melhor em termos de roteiro.

Vamos relembrar um pouco a narrativa de The Last of Us: Joel, pai, perde a filha em virtude de uma organização (Governo) que acredita no sacrifício em prol do bem maior (quarentena e extermínio de infectados). Vinte anos depois, temos um homem que ainda carrega o relógio quebrado que a filha lhe deu, literalmente parado no tempo.

O tutorial de mira e tiro do jogo é para sacrificar um humano, e nisso vemos o primeiro entrelaçamento entre mecânica e narrativa. Tendo o paralelo da primeira pessoa que o Joel mata, em desespero, para a morte fria de agora, aprendemos o homem que se tornou junto do tutorial.

Precisamos escoltar a Ellie, e aqui reside o trunfo do jogo. De início, os dois não se batem. Mas, ao longo da história, a relação é desenvolvida em paralelo com as mecânicas. Ellie de início é totalmente inútil em combate. Após salvar a vida do Joel, matando um inimigo, a personagem passa a interferir nos encontros com inimigos. E essa é uma mudança progressiva, em que a personagem transita desde o momento do rifle, até o pico de sinergia máximo entre a dupla em que, no único momento inteiro do jogo, temos salto de gameplay entre os personagens.

Em termos de história, não só o desenvolvimento da relação dos principais é extremamente natural, como tudo que os cerca enriquece a visão do mundo. São 4 encontros principais:

Bill, que formava dupla com o par romântico. Ambos terminaram a vida amargurados um com o outro, levando ao suicídio do amante do Bill e sua findada solidão.

Os irmãos, em paralelo com o adulto cuidador e a criança que precisa de proteção. Após perder o irmão mais novo, o mais velho se mata.

O jogo reforça duas vezes como o efeito colateral da perda de um amado afeta aquele que restou. Logo após isso, Joel rejeita a foto de Sarah, rejeita os cuidados e escolta à Ellie. Por duas vezes ele é relembrado da dor da perda de alguém que nutre amor. E nisso temos o primeiro momento de aberto diálogo entre os personagens. Ellie é honesta, Joel a machuca - para assim admitir para si o lugar que a menina agora ocupa em seu coração. Resolve voltar a escoltá-la. Ambos saem em cavalos separados, e no próximo corte temporal estão juntos, no mesmo cavalo. Novamente o jogo reforça a aproximação não só por cutscenes, mas em jogabilidade.

Temos os outros 2 encontros, que reforçam o senso de comunidade:

Tommy e a esperança de um futuro coletivo para Joel e Ellie sobreviverem naquele mundo.

Os canibais, que reforçam a necessidade da existência em comunidade com o Tommy em contraponto à corrupção que pode atingir outros grupos sociais.

Temos o pico de sinergia entre os dois personagens após Joel quase morrer pelo ferimento e infecção, durante o inverno, e o salto de gameplays. Após o evento traumático de quase ser estuprada e morta, Joel abraça Ellie totalmente como filha, mas agora o pico de sinergia passou após a menina descobrir quão cruel o mundo pode ser. Mecanicamente isso é visto pela apatia nos diálogos opcionais, pelo chamado não atendido da personagem na progressão de cenário.

O jogo termina com uma rima narrativa. Novamente, Joel está no limiar de perder uma filha. Novamente, por conta de uma organização (Fireflies) que acredita no sacrifício de alguns pelo bem maior (Ellie morta para a possibilidade de uma vacina). Ele já passou por isso, e sabe do resultado. Joel não aceita.

Na tentativa de recuperar a sinergia, controlamos a Ellie pela segunda vez no jogo, em seu final. Ela precisa mentir para si, aceitando a mentira de Joel. E o jogo fecha magistralmente com dilemas: Ellie acreditou? Joel estava certo?

TLoU é um jogo tão, tão, tão sutil, que constrói tão bem a relação entre personagens, que converge todos os elementos de roteiro para o foco (Ellie e Joel), que casa todo o desenvolvimento narrativo em mecânica, e vice-versa. É um jogo que tem ali seu pequeno problema de ritmo no começo, mas é praticamente impecável nesse aspecto nos outros 80%. Mescla combate, exploração com momento de desenvolvimento entre os personagens pela travessia de cenário. Em todo momento, existe alguma progressão temática. O jogo não perde tempo. Cada coisa que ele mostra adiciona ou move a trama/relacionamento para frente.

Não acho o GotG do PS3. Não sou tão entusiasta como boa parte das pessoas do fórum. Mas é inegável que o projeto apresenta coisas únicas e uma sutileza narrativa que pouquíssimos, pouquíssimos MESMO, jogos conseguiram criar.

Comparar TLoU 2 com tudo isso é praticamente ofensivo. É diminuir tudo o que o primeiro jogo fez tão bem. Pretendo resgatar esse post no futuro para traçar os paralelos do primeiro com a sequência, e dizer no que considero que ela acertou, e apontar o que acho que ela errou (e errou muito).
Eu acredito que a parte II, pelo menos o grosso dela, já existia na cabeça do Druckmann desde que ele terminou o primeiro, a questão é que o Joel caiu nas graças da galera, foi um sucesso muito grande, acho que mais até do que o Neill pensou que alcançaria. E isso foi um problema ou até mesmo essa relação Joel/Ellie, tomou uma proporção tão grande, cresceu tanto, que nem mesmo ele soube mais como desenvolvê-la, optando pelo caminho mais fácil, que foi destruí-la, infelizmente.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
Eu acredito que a parte II, pelo menos o grosso dela, já existia na cabeça do Druckmann desde que ele terminou o primeiro, a questão é que o Joel caiu nas graças da galera, foi um sucesso muito grande, acho que mais até do que o Neill pensou que alcançaria. E isso foi um problema ou até mesmo essa relação Joel/Ellie, tomou uma proporção tão grande, cresceu tanto, que nem mesmo ele soube mais como desenvolvê-la, optando pelo caminho mais fácil, que foi destruí-la, infelizmente.

Coloca como spoiler, mesmo não sendo spoiler, pra quem sabe ler um pingo é letra. rs

O 2 deixa claro que é literalmente uma sentença dos eventos do primeiro.

Ficou bem claro no final do 1, que não ficaria por aquilo mesmo. Inclusive antes de qualquer spoiler, muitos já cogitavam os rumos da série, isso desde o primeiro trailer lá por 2016 mesmo.

Salvar a Ellie, e ir contra tudo e contra todos, desmontar um grandioso grupo como os vagalumes, descumprir o combinado e ser caracterizado como um vilão para todos aqueles que esperavam a cura e viam a esperança na Ellie.

Eu acho que o Druck já tinha em mente todo o desenrolar do 2 quando ele ainda escrevia o 1.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Consegui jogar um pouco desse jogo, chegou hoje mas infelizmente tenho coisas do trabalho pra fazer.

Cheguei na parte de Seattle e confesso que eu não vi nada tão grande de "lacração", é nivel filme do netflix mesmo, nada demais. Só a Greta bombadona mesmo que tem algum destaque, mais por ser "estranho" ver um tipo de personagem que não se ve em nenhum jogo. Pelo nível do choro na internet pensei que iam fazer o Joel pedir desculpa por ser homi ixcroto ou algo do tipo, mas não, o personagem X é lésbica, o personagem Y é trans, e acabou, tem ZERO influência no conjunto da obra (ou pelo menos do que vi até agora).

A parte "chocante" do começo foi spoilerada pra mim então perdeu o impacto... bom que eu não vi nada além disso dos vazamentos então o resto da experiência vai ser cega. Talvez seja melhor quitar do fóro por enquanto pra evitar engraçadinhos.

-------

Não joguei o suficiente para julgar o jogo, mas o que me surpreendeu até agora é que TUDO PARECE NATURAL. Não tem nada que você olha e pensa "videogame", inclusive só me toquei disso apreciando uma cutscene, fora a animação de esquiva tudo parece real, sem bugs, tipo roupas, mechas de cabelo, cordas, colchão do sofá, etc. com a física tão natural que você não percebe que tem uma engine de física por trás, você só aceita que está lá e reage como o material real. Ponto positivo também pras pegadas na neve, animações dos personagens, gráficos, e tudo que tem de técnico no jogo até agora. Mesmo que a história se mostre um lixo total, ou que o gameplay vire um saco a partir de certo ponto no jogo, todos têm que reconhecer que o TLOU2 é EXCELÊNCIA TÉCNICA, Naughty Dog está de parabéns nesse quesito.
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.830
Reações
8.063
Pontos
1.094
Eu vou comentar tudo sobre o segundo assim que zerar. Fique tranquilo que, se for criticar, não será com hate gratuito. Vou tentar articular bem minha opinião como tentei acerca do primeiro jogo.
Ótimo!!! Vou aguardar!!!!!

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

Pormenon

Bam-bam-bam
Mensagens
2.096
Reações
2.848
Pontos
304
Para cara.

Esse negócio de q quem não gostou é taxado de preconceituoso vem dos próprios posts de vcs ali... é só vc ler lá...

Não existem argumentos válidos ali na grandíssima maioria dos posts... só hate e piadas, memes com trans, beijo gay, etc...

Qnto a história, ela é linear como no primeiro game. Não é pq é video game q td jogo tem q ter escolhas e finais alternativos. É um game q contou uma história, e a história é daquele jeito ali... num tem outro jeito de ser... foi aquilo ali e pronto... como acontecem em outros inúmeros outros jogos...

Agora... gostar da história, ela te agradar, é subjetivo ... vai de gosto pessoal. Mas vc começar a falar q é mal contada, q tem vários furos, etc... aí não. Pq isso não é vdd. A história, gostando ou não, é bem contada... é bem amarrada... existem decisões na história q não me agradaram... mas não é pq não gostei de decisão X ou Y, q automaticamente a história toda é lixo.

Acho TLoU1 melhor q TLoU2.... mas longe do 2 ser esse lixo q estão querendo dizer por aí ...

Vai ser o melhor jogo da gen... mais uma vez.

Cara, é mal contada sim. Se você não liga de ter "fatos" bestas que servem de motivo condutor pra tu seguir em frente e jogar tudo bem.

Só um exemplo: (não leia se não terminou o jogo).
No começo o fio condutor para ter o "romance" Dina/Ellie é o Tommy não levar a Ellie na vingança, porque quis resolver sozinho para não colocar a Ellie em perigo. Pq? Possívelmente porque era o que o Joel iria querer.

Bem, eles perderam pra Abby e voltam pras suas vidas. A Ellie tá feliz e tem uma família, algo que o Joel certamente ia gostar e sentir que não deu sua vida em vão. Mas o diretor decidiu acabar o romance e o que fez? Tharam! Sem mudança ou motivo algum, o mesmo Tommy que quis proteger o legado do Joel e quis poupar a Ellie, vem cobrar que ela mande tudo pro f**a-se, a felicidade, e busque a vingança a qualquer preço.

O que aconteceu com o Tommy? Morreu e voltou da tumba alguém diferente do começo do jogo?

Nenhum dos dois. Pro diretor o Tommy é agora um personagem genérico que serve apenas pra dar gancho na história.
 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.711
Reações
11.125
Pontos
1.034
alguem sabe como desligar aquele efeito de granulado na tela ? no modo foto tem a opção para desligar , mais durante o jogo não achei a opção , acho um porre esse efeito , não sei por que colocam essa m****

QuSJuyn.jpg


Modo foto sem granulado


mttnQhA.jpg


Gameplay granulado :ksnif
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.222
Pontos
1.003
The Last of Us 2 é um jogo muito bom, considero o melhor da ND nas duas últimas gerações. Achei bem superior ao primeiro, que eu detestei por causa daquele draminha chato de pai e filha, o excesso de filminho e enrolação, essas besteiras. O 2 começa bem chato e arrastado, mas depois empolga, e a ação é bem mais variada e intensa, os momentos tensos também funcionaram bem melhor comigo, e o gore é uma adição bem vinda. E como ele aprimora as características do primeiro, é natural que a própria gameplay esteja bem superior e fluída. Acho que a verticalidade do jogo o tornou bem mais interessante, e com uma liberdade bem maior para planejar a forma de atacar. Sinto que os companions estão menos burros e ajudam bem mais, também. De resto, é chover no molhado, falar sobre como o jogo é bonito, detalhado etc.

Sobre a história...sei lá. Eu realmente não me envolvi com personagem algum. Curti o fato das personagens serem cinzas, sem heróis ou vilões, mas a galera é tão sem graça e sem personalidade que quanto mais gente se fodia, mais eu me divertia, então considero um ponto positivo. Sei que a intenção do jogo era emocionar e provocar raiva, tristeza, empatia, mas eu só consegui rir mesmo e curtir as cenas de ação. Bons filmes trash também provocam sensações "erradas" e não deixam de ser bons por isso. O importante é me divertir, e o jogo é quase uma homenagem slasher divertida para mim. E sim, achei o final uma m****, tem alguns detalhes da história que o pessoal da internet cansou de citar, mas eu não acho que isso é o bastante para prejudicar a qualidade do jogo, não para mim, que vejo história como algo secundário em não-RPGs.

Eu detesto dar notas, mas acho que seria 8 ou 8,5. O que me tira do sério nesses jogos da Sony é a quebra de ritmo, os draminhas pra fazer streamer forçar choro, as caminhadas infinitas, 4 cutscenes seguidas, e é claro que tem isso tudo aqui, mas explodir cabeças com headshots faz valer a pena. No mais, terceiro jogo que mais curti esse ano, entre os que terminei até agora, atrás de Persona 5 Royal e Streets of Rage 4.
 
Ultima Edição:

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Coloca como spoiler, mesmo não sendo spoiler, pra quem sabe ler um pingo é letra. rs

O 2 deixa claro que é literalmente uma sentença dos eventos do primeiro.

Ficou bem claro no final do 1, que não ficaria por aquilo mesmo. Inclusive antes de qualquer spoiler, muitos já cogitavam os rumos da série, isso desde o primeiro trailer lá por 2016 mesmo.

Salvar a Ellie, e ir contra tudo e contra todos, desmontar um grandioso grupo como os vagalumes, descumprir o combinado e ser caracterizado como um vilão para todos aqueles que esperavam a cura e viam a esperança na Ellie.

Eu acho que o Druck já tinha em mente todo o desenrolar do 2 quando ele ainda escrevia o 1.

Eu já discordo.

Não sei se foi com intenção ou sem, mas na minha opinião o The Last of Us 1 funciona como uma obra fechada em si mesma e uma continuação só poderia entregar algo pior, seja por ser um jogo mais do mesmo ou mudando a trama descaracterizando o que já tinha sido feito.

The Last of Us 1 essencialmente não é sobre apocalipse zumbi, mas sim sobre um homem que depois de ver sua filha sendo assassinada a sua vida perdeu o sentido e passou a não valorizar mais as pessoas, tornando-se um sujeito egoísta e mesquinho, tanto que no início mesmo recebendo a notícia de poder existir uma cura pouco se importa, a sua única preocupação é de realizar a tarefa e receber o pagamento para sobreviver mais um dia.

Já a Ellie tem a função de fazer o Joel voltar a achar um sentido para a sua vida por lembrar a sua filha e através da sua inocência fazendo ele aos poucos voltar a ter afeto por outra pessoa.

O final é impactante justamente pelo Joel saber que vai ter que viver o resto da vida sabendo que sacrificou o futuro da humanidade em troca da vida da Ellie e também para a sua vida não voltar a ser como era antes. De certa maneira foi uma escolha egoísta e ele sabe disso.

É uma trama batida mas funcionou pelos personagens terem sido bem desenvolvidos.

Dito isso,
se o Joel morre poucos anos depois o final do The Last of Us 1 perde todo o impacto.

"Ah mas é uma trama que busca o realismo de que todo ato tem consequência."

O problema é que o The Last of Us 1 não era sobre isso e assim não faz tanto sentido o caminho que seguiram.

Seria tipo num final do filme de romance quando o mocinho finalmente consegue conquistar a mocinha ele cai subitamente da escada e morre.

O final é realista? Sim.

Mas faz sentido num filme que trata de um homem tentando conquistar uma mulher? Não, só é uma subversão de expectativa barata.

Eu não acho que o The Last of Us 2 tenha uma trama horrível, consegue entreter como um filme que você assiste sem pretensão, mas ao menos pra mim The Last of Us 1 é uma ótima trama fechada em si mesma e o 2 deveria ter sido uma história com novos personagens, assim respeitariam o legado do primeiro e as pessoas estariam mais aptas de aceitarem melhor uma mudança de direção.
 
Ultima Edição:

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
Eu já discordo.

Não sei se foi com intenção ou sem, mas na minha opinião o The Last of Us 1 funciona como uma obra fechada em si mesma e uma continuação só poderia entregar algo pior, seja por ser um jogo mais do mesmo ou mudando a trama descaracterizando o que já tinha sido feito.

The Last of Us 1 essencialmente não é sobre apocalipse zumbi, mas sim sobre um homem que depois de ver sua filha sendo assassinada a sua vida perdeu o sentido e passou a não valorizar mais as pessoas, tornando-se um sujeito egoísta e mesquinho, tanto que no início mesmo recebendo a notícia de poder existir uma cura pouco se importa, a sua única preocupação é de realizar a tarefa e receber o pagamento para sobreviver mais um dia.

Já a Ellie tem a função de fazer o Joel voltar a achar um sentido para a sua vida por lembrar a sua filha e através da sua inocência fazendo ele aos poucos voltar a ter afeto por outra pessoa.

O final é impactante justamente pelo Joel saber que vai ter que viver o resto da vida sabendo que sacrificou o futuro da humanidade em troca da vida da Ellie e também para a sua vida não voltar a ser como era antes. De certa maneira foi uma escolha egoísta e ele sabe disso.

É uma trama batida mas funcionou pelos personagens terem sido bem desenvolvidos.

Dito isso,
se o Joel morre poucos anos depois o final do The Last of Us 1 perde todo o impacto.

"Ah mas é uma trama que busca o realismo de que todo ato tem consequência."

O problema é que o The Last of Us 1 não era sobre isso e assim não faz tanto sentido o caminho que seguiram.

Seria tipo num final do filme de romance quando o mocinho finalmente consegue conquistar a mocinha ele cai subitamente da escada e morre.

O final é realista? Sim.

Mas faz sentido num filme que trata de um homem tentando conquistar uma mulher? Não, só é uma subversão de expectativa barata.

Eu não acho que o The Last of Us 2 tenha uma trama horrível, consegue entreter como um filme que você assiste sem pretensão, mas ao menos pra mim The Last of Us 1 é uma ótima trama fechada em si mesma e o 2 deveria ter sido uma história com novos personagens, assim respeitariam o legado do primeiro e as pessoas estariam mais aptas de aceitar melhor uma mudança de direção.

Te entendo.

Tlous1 você tem um final "bom". Mais ou menos como um final de filme feliz mesmo.

Porém Tlous2 mostra as consequências do final feliz do anterior.

Resumindo de forma preguiçosa por minha parte, foi mais ou menos isso que entendi.
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Eu já discordo.

Não sei se foi com intenção ou sem, mas na minha opinião o The Last of Us 1 funciona como uma obra fechada em si mesma e uma continuação só poderia entregar algo pior, seja por ser um jogo mais do mesmo ou mudando a trama descaracterizando o que já tinha sido feito.

The Last of Us 1 essencialmente não é sobre apocalipse zumbi, mas sim sobre um homem que depois de ver sua filha sendo assassinada a sua vida perdeu o sentido e passou a não valorizar mais as pessoas, tornando-se um sujeito egoísta e mesquinho, tanto que no início mesmo recebendo a notícia de poder existir uma cura pouco se importa, a sua única preocupação é de realizar a tarefa e receber o pagamento para sobreviver mais um dia.

Já a Ellie tem a função de fazer o Joel voltar a achar um sentido para a sua vida por lembrar a sua filha e através da sua inocência fazendo ele aos poucos voltar a ter afeto por outra pessoa.

O final é impactante justamente pelo Joel saber que vai ter que viver o resto da vida sabendo que sacrificou o futuro da humanidade em troca da vida da Ellie e também para a sua vida não voltar a ser como era antes. De certa maneira foi uma escolha egoísta e ele sabe disso.

É uma trama batida mas funcionou pelos personagens terem sido bem desenvolvidos.

Dito isso,
se o Joel morre poucos anos depois o final do The Last of Us 1 perde todo o impacto.

"Ah mas é uma trama que busca o realismo de que todo ato tem consequência."

O problema é que o The Last of Us 1 não era sobre isso e assim não faz tanto sentido o caminho que seguiram.

Seria tipo num final do filme de romance quando o mocinho finalmente consegue conquistar a mocinha ele cai subitamente da escada e morre.

O final é realista? Sim.

Mas faz sentido num filme que trata de um homem tentando conquistar uma mulher? Não, só é uma subversão de expectativa barata.

Eu não acho que o The Last of Us 2 tenha uma trama horrível, consegue entreter como um filme que você assiste sem pretensão, mas ao menos pra mim The Last of Us 1 é uma ótima trama fechada em si mesma e o 2 deveria ter sido uma história com novos personagens, assim respeitariam o legado do primeiro e as pessoas estariam mais aptas de aceitar melhor uma mudança de direção.
É offtopic, mas é que me lembrei de um filme de romance que tem um final parecido com o que você citou: Cidade dos anjos. O mocinho era um anjo e vira humano para viver com a mulher que ele ama. No dia seguinte ela sai para pedalar e morre em um acidente. É bizarro demais. Imagino a sensação das pessoas que foram ver esse filme no cinema.
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
Agora como personagem, meu preferido é o Joel.
Eu não consegui aceitar de boa a morte dele, mesmo fazendo sentido seguindo a linha de enredo do 1, Tlous é sinônimo de Joel e vice versa.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Te entendo.

Tlous1 você tem um final "bom". Mais ou menos como um final de filme feliz mesmo.

Porém Tlous2 mostra as consequências do final feliz do anterior.

Resumindo de forma preguiçosa por minha parte, foi mais ou menos isso que entendi.

O final do The Last of Us 1 não é "bom", todo mundo parou por um momento e pensou que a decisão do Joel foi egoísta, mas o roteiro é elogiando justamente por ter desenvolvido tão bem os seus personagens que os jogadores compraram a ideia.

Se os personagens não tivessem funcionado ninguém teria comprado a ideia achando que a Ellie tinha que morrer mesmo pra salvar a humanidade.

Tanto que no The Last of Us 2 quando o irmão do Joel no início fala que entende a atitude dele eu soltei um "sério mesmo?"

O Joel fazer a cagada e ficar justificando pra si mesmo que fez a coisa certa eu entenderia, mas o irmão dele?

Tanto é que ele escondeu da Ellie sobre o que realmente aconteceu pra ela não se sentir culpada. O Joel no fundo sabe que até a Ellie acharia que ele fez cagada. :kkk
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.415
Reações
43.461
Pontos
1.384
Bom, minha cópia chegou hoje (ontem, pra ser mais preciso) e pude jogar um pouco quando cheguei do trabalho à noite. Estou a caminho de Seattle e simplesmente embasbacado, o jogo é daqueles que de cara você percebe o diferencial, o player percebe que se trata de um jogo que está em outro patamar, muito além do convencional. Graficamente o game é um espetáculo, me senti jogando PS5. A atenção aos detalhes beira o ridículo de tão perfeita, animações e expressões faciais (IN GAME!) são facilmente as melhores da história dos videogames, gameplay liso, redondo. A adição de novos elementos à jogabilidade abriu um leque bem maior de possibilidades comparando com o primeiro game.

Bom parei um pouco pra respirar, dormir e quando puder, voltarei à essa delícia de jogo.

PS. Ainda bem que a esposa está dormindo, pois teve uma cena ali que a garganta travou e os olhos ficaram um bom tempo marejados.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.635
Reações
52.518
Pontos
2.082
Spoiler sobre outro personagem que abordam orientação sexual mais para o fim do jogo:
O Lev é mulher. Raspou o cabelo pq é o visual dos homens na seita. Rola até uma queda na piscina para mostrar que tem peitinho embaixo da roupa. Esse é trans declarado pelo roteiro. A Abby trata com muita naturalidade. Acredito muito que ela também seja, mas não sei se o roteiro vai abordar abertamente.

Não tem problema algum em ter diversidade de gênero nos personagens, mas essa quantidade e recorrência do tema deixa muito explícito as intenções e fica forçado demais.

Não sou moralista, mas me incomodou bastante essa parte. São crianças, forçando assuntos que até mesmo adultos ficam confusos... Extremamente baixo.

Fora aquela sutiliza do tamanho de um elefante. Logo quando fala que raspou a cabeça eu já saquei do que se tratava, mas se não for pra esfregar na cara ideologia, não tá bom pro Neil.

E obviamente que precisa jogar a culpa na religião. A menina queria ser uma guerreira, e CLARO que os homens não deixaram e iriam forçar ela se casar.
Antes que alguém me quote borbulhando de raiva, Não acredito em nada e tenho minha implicancia com religiões, mas essa ideia fixa de que religião é tudo de ruim é patético.

Falta mais alguma coisa pra esse jogo abordar? Checklist completa.

Ai vem nego me falar que não tem nada demais no jogo. Sério, se você for alguém normal que não acha que ta vivendo numa ditadura fascista, não se incomoda com essas coisas?

To até imaginando a primeira reunião do Neil pra começar a elaborar o roteiro. Fez uma lista de tópicos progressistas e montou uma história burra pra encaixar tudo que ele queria. Apocalipse zumbi? Quem lembra disso?

To cansado de criticar esse jogo já. Grande pisada na bola da Naughty Dog.
 
Mensagens
3.691
Reações
3.994
Pontos
349
Te entendo.

Tlous1 você tem um final "bom". Mais ou menos como um final de filme feliz mesmo.

Porém Tlous2 mostra as consequências do final feliz do anterior.

Resumindo de forma preguiçosa por minha parte, foi mais ou menos isso que entendi.
Final feliz?

Tlous termina com uma mentira

A mente de vocês é muito maniqueista
 

SEParmera

Bam-bam-bam
Mensagens
1.853
Reações
3.123
Pontos
453
Agora como personagem, meu preferido é o Joel.
Eu não consegui aceitar de boa a morte dele, mesmo fazendo sentido seguindo a linha de enredo do 1, Tlous é sinônimo de Joel e vice versa.

É... eu tb...

Joel, pra mim, é um dos melhores personagens de vg q surgiram nesses últimos anos... se não for o melhor.

Entendo o hate de uma galera aí... e concordo qndo dizem q daria pra ter feito TLoU2 de mil maneiras diferentes com o Joel vivo. Mas o fato de matarem ele não transforma o jogo automaticamente numa m**** gigante... na vdd, funciona mto bem... bem até demais... nunca senti tanto ódio de alguém em games como senti da Abby naquele início...

Mas é triste... até agora é triste. Gostaria q tivesse sido de outra forma...
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Cara, é mal contada sim. Se você não liga de ter "fatos" bestas que servem de motivo condutor pra tu seguir em frente e jogar tudo bem.

Só um exemplo: (não leia se não terminou o jogo).
No começo o fio condutor para ter o "romance" Dina/Ellie é o Tommy não levar a Ellie na vingança, porque quis resolver sozinho para não colocar a Ellie em perigo. Pq? Possívelmente porque era o que o Joel iria querer.

Bem, eles perderam pra Abby e voltam pras suas vidas. A Ellie tá feliz e tem uma família, algo que o Joel certamente ia gostar e sentir que não deu sua vida em vão. Mas o diretor decidiu acabar o romance e o que fez? Tharam! Sem mudança ou motivo algum, o mesmo Tommy que quis proteger o legado do Joel e quis poupar a Ellie, vem cobrar que ela mande tudo pro f**a-se, a felicidade, e busque a vingança a qualquer preço.

O que aconteceu com o Tommy? Morreu e voltou da tumba alguém diferente do começo do jogo?

Nenhum dos dois. Pro diretor o Tommy é agora um personagem genérico que serve apenas pra dar gancho na história.

Isso se chama arco de personagem
 

-Saint-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.467
Reações
8.524
Pontos
503
Consegui jogar um pouco desse jogo, chegou hoje mas infelizmente tenho coisas do trabalho pra fazer.

Cheguei na parte de Seattle e confesso que eu não vi nada tão grande de "lacração", é nivel filme do netflix mesmo, nada demais. Só a Greta bombadona mesmo que tem algum destaque, mais por ser "estranho" ver um tipo de personagem que não se ve em nenhum jogo. Pelo nível do choro na internet pensei que iam fazer o Joel pedir desculpa por ser homi ixcroto ou algo do tipo, mas não, o personagem X é lésbica, o personagem Y é trans, e acabou, tem ZERO influência no conjunto da obra (ou pelo menos do que vi até agora).

A parte "chocante" do começo foi spoilerada pra mim então perdeu o impacto... bom que eu não vi nada além disso dos vazamentos então o resto da experiência vai ser cega. Talvez seja melhor quitar do fóro por enquanto pra evitar engraçadinhos.

-------

Não joguei o suficiente para julgar o jogo, mas o que me surpreendeu até agora é que TUDO PARECE NATURAL. Não tem nada que você olha e pensa "videogame", inclusive só me toquei disso apreciando uma cutscene, fora a animação de esquiva tudo parece real, sem bugs, tipo roupas, mechas de cabelo, cordas, colchão do sofá, etc. com a física tão natural que você não percebe que tem uma engine de física por trás, você só aceita que está lá e reage como o material real. Ponto positivo também pras pegadas na neve, animações dos personagens, gráficos, e tudo que tem de técnico no jogo até agora. Mesmo que a história se mostre um lixo total, ou que o gameplay vire um saco a partir de certo ponto no jogo, todos têm que reconhecer que o TLOU2 é EXCELÊNCIA TÉCNICA, Naughty Dog está de parabéns nesse quesito.
Você não viu nenhuma "lacração gigante" e nem vai ver, esse argumento furado entrega na hora quem não jogou!

Se afaste do tópico por enquanto e termine o game numa boa, abraçe a xp de jogar e curtir, um dos melhores jogos já feitos!
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.792
Reações
9.841
Pontos
994
Bom, terminei Last of Us2.

Só falar que a história não foi uma maravilha, mas também não foi um desastre que pintavam.

Ao meu ver teve pouco lacre, e sinceramente, é o menor dos problemas do jogo em se tratando de enredo.

Gameplay, gráficos e trilha sonora é fantástico.

Se eu fosse dar uma nota pessoal, seria 9,0 pois a história deixou a desejar. Não vou dizer que me decepcionei pois depois do choro que vi quando saiu os spoilers tava imaginando coisa muito mas muito pior.

No entanto se fosse fazer um review minha nota seria 9,5.

Fantástico jogo e provável GotY deste ano.
 

Pedro H.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
880
Reações
2.107
Pontos
683
alguem sabe como desligar aquele efeito de granulado na tela ? no modo foto tem a opção para desligar , mais durante o jogo não achei a opção , acho um porre esse efeito , não sei por que colocam essa m****

QuSJuyn.jpg


Modo foto sem granulado


mttnQhA.jpg


Gameplay granulado :ksnif

É uma questão artística, não acho feio, mas tbm queria desligar se pudesse. Coisa simples, po!
 

Pedro H.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
880
Reações
2.107
Pontos
683
Tinha colocado as impressoes no topico de notas fakes do daleste 2, vou colocar aqui tbm, se me permitem.

Chegou o jogo aqui. Daria um 8-8,5 pro primeiro. Achei a mecanica um pouco travada, muito linear, história, ambientação, parte técnica muito boas, belo jogo.

Como disse em algum tópico, não sei se notas são compradas, mas raramente (no meu caso) as notas dos jogos no metac são muito diferentes do que eu daria (no max difere 1 ponto pra cima ou pra baixo).

Já estou com 6 horas (falta ainda para dar um parecer melhor), e não faz o menor sentido alguém sequer cogitar que este jogo seja abaixo de 7. Simplesmente não há argumentos para isso.

  • Talvez o melhor gráfico da geração, o que faz sentido pela qualidade da ND e tbm por o jogo usar baked lights (red dead que é espetacular, tem clima e ciclo noite/dia, o que faz com o que a iluminação tenha de ser dinâmica para quase tudo, muito mais complexo de renderizar).
  • Gunplay e movimentação muito boas (defeito do 1).
  • Mapa com mais opções de exploração, coleta, etc. (digamos que um mundo semi-aberto em alguns momentos, e mais linear em outros).
  • Expressões dos personagens excelentes in-game (nas cut scenes sempre fica melhor e tem um boost gráfico, mas manter um nível bom in-game, poucos jogos conseguem).
  • Violência e gore em alto nível, fantástico e esperado num mundo pós apocalíptico que retrata o que o ser humano é.
  • Não terminei, então não posso falar da história, se ficou aquém do primeiro, pelo que o pessoal está falando está abaixo, mas bater um grande roteiro nunca é fácil.
  • Sobre a lacração, sei lá, dois beijinhos e um baura, coisa que se espera de adolescentes, ainda nesse mundo ferrado do jogo, não vi nada demais até agora.
Volto a repetir, a ambientação, mecanica, expressões, etc, é inviável alguém com o QI normal achar o jogo ruim. Podem não querer jogar, ou não gostar do estilo, CLARO, isso é da preferência, eu não sou muito de jogo de corrida, mas olho um Forza e sei avaliar que é muito bem feito, apesar de não jogar. Como RDR2, não gostar do estilo, não jogar, faz parte, dizer que o jogo é ruim? É não entender nada de vg. Talvez o RDR2 seja o melhor jogo já feito, tecnicamente e sempre vai ter gente criticando tudo.
 
Topo Fundo