O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você é a favor da Criminalização da Homofobia ?

Você é a favor da Criminalização da Homofobia ?


  • Total voters
    123

The Bear

Bam-bam-bam
Mensagens
741
Reações
3.408
Pontos
283
"A próxima batalha será pela criminalização da homofobia", diz advogada trans
Gisele Alessandra Schmidt ficou conhecida após sustentação oral no STF sobre o direito da pessoa trans de mudar de nome



34416181563_0599bed6ff_z.jpg

Advogada paranaense Gisele Alessandra Schmdit, que defendeu a mudança do prenome e sexo no registro civil em ação no STF / OAB-PR



A cada 25 horas, uma pessoa é assassinada por homofobia no Brasil. O dado, revelado no Relatório 2016 de Assassinatos LGBT, do Grupo Gay da Bahia LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais), assusta. Mas esse cenário pode mudar se depender da atuação da advogada transexual Gisele Alessandra Schmidt e Silva, que integra o Grupo Dignidade – Pela Cidadania de Gays, Lésbicas e Transgêneros, que, há 25 anos, trabalha contra o preconceito e pelos direitos da comunidade LGBTI.

Advogada no Paraná, Gisele ficou conhecida no país nesta semana depois de uma comovente sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF) em defesa do direito de a pessoa trans mudar seu prenome e sexo na carteira de identidade sem exigências, como a de ter realizado a cirurgia de redesignação sexual (mudança de sexo).

O episódio ocorreu no contexto do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4275, ajuizada pela Procuradoria Geral da República (PGR) a pedido da procuradora federal Débora Duprat, dos Direitos do Cidadão. Gisele falou como "amigos da Corte" (ou amicus curiae, instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais, oferecendo-lhes melhor base para questões relevantes e de grande impacto) em nome da organização não governamental "Grupo Dignidade".

“Sinto que estou fazendo história, mas, se estou aqui perante Vossas Excelências, é porque sou sobrevivente”, disse Gisele no início de sua sustentação.

O preconceito contra a comunidade LGBTI e a homofobia permearam a defesa da advogada, que conquistou o seu próprio registro civil sem a cirurgia, ao relatar o “apedrejamento moral e físico” – preconceito, homofobia e bullying - sofrido por ela e por milhares de pessoas trans. O problema é o discurso de ódio, diz ela.

Apesar disso, Gisele é otimista e afirma que, vencida esta ação no Supremo –o julgamento será em agosto–, a próxima batalha será pela criminalização da homofobia, que, para ela, também acontecerá via Judiciário.

Em entrevista ao Brasil de Fato, a advogada conta a satisfação com sua atuação no STF e diz ter ficado impressionada com a repercussão. Em Brasília, ela foi procurada no hotel por pessoas chorando e pedindo ajuda. Agora, espera que seu trabalho sirva de inspiração para a comunidade LGBT.

Confira a íntegra da entrevista:

Brasil de Fato: Você é a primeira advogada transexual a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal. O que representa isso para você e para a luta pelos direitos civis da comunidade LGBTI?

Gisele Alessandra Schmidt e Silva: Foi o maior desafio. Acho que maior desafio de um advogado é fazer uma sustentação oral, tanto no Tribunal de Justiça quanto no Supremo. Foi o ápice da minha carreira… Na verdade, foi maravilhoso! As pessoas trans normalmente têm uma imagem negativa, de que se prostituem, de pessoas marginalizadas, infelizmente.

A importância [da argumentação oral no STF] foi de trazer uma visibilidade positiva para as pessoas trans. Serve também para as pessoas trans terem um parâmetro, uma inspiração. Ou seja: o que eu consegui, elas também conseguem.

O que você achou da repercussão da sua sustentação oral?

Eu me surpreendi com toda a repercussão que teve. Eu falei: "Vou lá apenas fazer o meu trabalho enquanto advogada". Não imaginei que fosse ter tanta repercussão assim. Fiquei bem feliz, principalmente com o apoio que eu recebi das pessoas.

Depois que terminou a sessão, quando eu cheguei no hotel, tinha pessoas trans que me acharam pelo Facebook chorando, pedindo ajuda: ‘Ainda bem que nós temos você para dar voz pra gente’. E contando as suas histórias: ‘eu preciso mudar. Não aguento mais sofrer tanto constrangimento, tanta violência’.

Sua defesa é para garantir ao transexual mudar o prenome e o sexo no registro civil sem a necessidade de fazer a cirurgia de mudança de sexo. Você mesma conseguiu mudar seu registro civil sem a cirurgia. Como começou essa história?

No Paraná, tem um projeto, uma espécie de conciliação, que é favorável à mudança do prenome e do desígnio sexual sem a necessidade de cirurgia, mas há algumas exigências, como não pode ter restrição ao crédito.

Quem não pode entrar por esse projeto tem que entrar pela via judicial comum, e aqui no Paraná a gente tem o chamado conflito de competência: a Vara de Família se declara incompetente, aí vai para Vara de Registro Público… É um problema logo no começo para conseguir mudar. Então, tem que contratar um advogado. Quem não pode tem que ir à Defensoria Pública e entrar com uma ação de justificação de prenome e desígnio sexual. Ela vai para o Ministério Público ser ouvido e aí a a Vara se declara incompetente…

Como você avalia a batalha travada todos os dias contra o preconceito e pela diversidade sexual no Brasil?

Tivemos avanços significativos, mas ainda falta muito. Existe uma violação da dignidade das pessoas. Agora estamos numa época de retrocesso, por isso temos que fazer o máximo para impedir que esses retrocessos aconteçam. Ainda tem muito preconceito, mas eu sou uma pessoa bem otimista e acho que as coisas vão melhorar.

O Congresso não avança na garantia dos direitos da comunidade LGBTI, e o STF tem se comportado de maneira muito mais avançada. A criminalização da homofobia também vai ser via Judiciário?

Enquanto existir um Legislativo extremamente conservador, cabe realmente ao Judiciário fazer aplicar a Constituição. Acho que o Judiciário pode acatar [à criminalização da homofobia].

A homofobia agride e mata milhares de gays, travestis e transexuais todos os dias no Brasil. Essa é a próxima batalha?

Sim, [a próxima batalha é ] a criminalização da homofobia. O que aconteceu com a Dandara [travesti assassinada no Ceará em março deste ano] é inadmissível. Foi uma barbárie pavorosa, durante o dia, na rua. Várias pessoas podiam ter ajudado e não o fizeram. Por quê? Porque tem todo um discurso de ódio.

A gente é transformado em coisa mesmo, que você pode dispor, escravizar, destruir… Foi o que aconteceu com essa menina. Acima de qualquer coisa, era um ser humano que estava ali, sendo espancada, jogada numa vala e levando um tiro no rosto. É inadmissível!

Como é o trabalho do Grupo Dignidade em relação ao combate ao preconceito e à homofobia?

O Grupo Dignidade tem uma atuação extrema. Nós batalhamos bastante, com campanhas, oficinas, jornal, temos “ene” projetos no sentido de defender os direitos. É um trabalho exemplar.

Como foi a virada na sua vida para se assumir como Gisele? Você recebeu apoio?

Desde criança, sentia que não me encaixava no gênero designado. Só que é muito difícil isso. No meu caso foi mais porque venho de uma família tradicional. Durante muitos anos, eu usei uma máscara por medo. Eu representei um papel. Meu nome era Marcos, mas eu via que não era aquela pessoa. Então, [eu fingi ser quem não era] por medo de perder toda uma estrutura familiar –que foi o que acabou acontecendo quando eu me assumi.

Foi bem traumático e, até hoje, estou passando por sérias dificuldades. Perdi todo o apoio que eu tinha da família.

O que é preciso fazer para mudar tudo isso?

Acho que têm que haver uma conscientização muito grande. Acima de ser trans, gays, lésbicas, nós somos seres humanos. O princípio constitucional fundamental do Artigo 1º, incisivo 1º da Constituição, que traz a garantia da dignidade da pessoa humana, precisa ser preservado acima de tudo. Porque quando uma pessoa que tem a dignidade violada, [a dor] não é só daquela pessoa, é de todas as pessoas. O aconteceu com a Dandara não violou só a dignidade dela, mas a de todo mundo. Sinto vergonha alheia por aquilo.



Fonte: https://www.brasildefato.com.br/201...iminalizacao-da-homofobia-diz-advogada-trans/
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Essa é a semana da boiolagem. Só pode pra pipocar tanto tópico sobre isso.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Sou a favor da extinção do termo "homofobia".

Criminalização então, nem fale.. zzzzzzzzzzzz
 

Guilge

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.562
Reações
15.547
Pontos
753
já pensou que loco teu amigo te chama de v**** e vai preso por isso?
ia ser bem top
 


Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
sim.
tb sou a favor de criminalizar a gordofobia, a islamofobia, a transfobia, a cornofobia, a nerdfobia, a lesbofobia e a pedofobia.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Detesto esse coitadismo de querer ficar enfiando coisas homossexuais em tudo, mas criminalizar a homossexualidade também me soa muito absurdo.

Quem somos nós pra querer julgar o que é atraente ou não pros outros! :lolwtf Esse tipo de pensamente tosco e pré-histórico é igual aquelas religiões ridículas que proíbem a mulher sair em público e etc.
Vc provavelmente leu errado ou eu não entendi bem seu ponto. O assunto é sobre criminalizar homofobia e não homossexualidade.

Para mim isso seria uma carta branca para processar qq um que não goste de homossexual (ou até pessoas que não tem nada contra mas estão fazendo alguma piada) por qualquer motivo e isso só iria fazer com que essas pessoas ficassem putas da cara e reagissem, piorando a vida de todo mundo. Isso não tem como não dar errado! Uma pessoa tem que ter o direito de não gostar da outra, só não se agridam e boa, mantem a distância e boa.

Quem não concorda imaginem a cara de alguém de esquerda se quiserem criminalizar a "Bolsonarofobia" ou algo assim, é melhor simplesmente deixa um odiando o outro, só não chega perto para não dar briga (e obviamente se der briga prende por agressão por motivo fútil e gg).
 

mestre_spore

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.920
Reações
26.386
Pontos
764
Vc provavelmente leu errado ou eu não entendi bem seu ponto. O assunto é sobre criminalizar homofobia e não homossexualidade.

Para mim isso seria uma carta branca para processar qq um que não goste de homossexual (ou até pessoas que não tem nada contra mas estão fazendo alguma piada) por qualquer motivo e isso só iria fazer com que essas pessoas ficassem putas da cara e reagissem, piorando a vida de todo mundo. Isso não tem como não dar errado! Uma pessoa tem que ter o direito de não gostar da outra, só não se agridam e boa, mantem a distância e boa.

Quem não concorda imaginem a cara de alguém de esquerda se quiserem criminalizar a "Bolsonarofobia" ou algo assim, é melhor simplesmente deixa um odiando o outro, só não chega perto para não dar briga (e obviamente se der briga prende por agressão por motivo fútil e gg).
Realmente li errado, obrigado por avisar :klol
 

Meninosapeca

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
11.548
Pontos
303
Não.
No mais abriram o portão da boiolagem essa semana no fórum, só papinho naipe de quem libera o brioco.
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
E sobre a opiniãofobia, o medo de aceitar a opinião do outro, esses "seres" são capazes de suportar?
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.585
Reações
13.107
Pontos
1.189
Totalmente contra. Para essa galera da esquerda, "direito" é a mesma coisa que "vontade". O Código Civil já garante igualdade, mas nãããão, têm que ser especiais.

No mais:
"A homofobia agride e mata milhares de gays, travestis e transexuais todos os dias no Brasil. Essa é a próxima batalha?"

Sério!? Milhares? Todos os dias? Fonte? Ah, tá. Não tem. Já mostra o nível do veículo de mídia que fez a entrevista.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
3.018
Reações
8.412
Pontos
314
SOU A FAVOR DA CRIMINALIZAÇÃO DE NÃO PODER DAR UMA BULINADA NAQUELA SUA PRIMA GOSTOSA
 

Comic Sans

Bam-bam-bam
Mensagens
1.344
Reações
4.174
Pontos
453
Acho que os crimes contra a honra e demais penas aplicadas às pessoas normais já são mais que o necessário num caso de homofobia. Se todo mundo se submete a eles, por qual razão um grupo deveria ter um tratamento especial? Por eles serem mais sensíveis? Tudo é desculpa para segregar, separar em grupos...
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
É tipo a b*sta da invenção do "feminicidio". Não me conformo que algo assim é aceito nos dias de hoje.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Não, tudo vai dar margem pra ser homofobia.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.375
Reações
15.828
Pontos
503
Eu não tomo atitudes que possam ser chamadas "homofóbicas", então isso dificilmente me afetaria.

No entanto, o potencial para abusos que uma lei assim possui é enorme. Defina "homofobia", por favor. Chamar de "v****" ou assassinar uma pessoa pelo simples fato de que ela é homossexual? E o que fica entre os dois extremos?
 

JaSeFoiODiscoVoador

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.066
Reações
17.464
Pontos
639

"Nada contra, mas..." Já começa errado ai. Se tu não tem nada contra não tem mas. E se sua opinião precisa do "nada contra" ela provavelmente é uma m****.

E sobre a opiniãofobia, o medo de aceitar a opinião do outro, esses "seres" são capazes de suportar?
Se não existisse gente como vc não precisaria de lei nenhuma.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
"Nada contra, mas..." Já começa errado ai. Se tu não tem nada contra não tem mas. E se sua opinião precisa do "nada contra" ela provavelmente é uma m****.

"Olha la aquele argumento de Facebook, onde não se pode usar "mas" e ter ressalvas numa opinião..."
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
"Nada contra, mas..." Já começa errado ai. Se tu não tem nada contra não tem mas. E se sua opinião precisa do "nada contra" ela provavelmente é uma m****.


Se não existisse gente como vc não precisaria de lei nenhuma.

Parece que não se ligou o tipo da comunidade LGBT que pede esse tipo de coisa...os "seres" que eu quis dizer.
Um tópico para apreciação:
http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/humans-of-grelo-duro.442809/

Depois voltamos a conversar.
 

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.829
Reações
11.238
Pontos
909
Se uma aberração dessas passar, PM em dia de jogo vai ter um trabalho... :kduvida
Pode se entupir de hormônio ou o que for... mas não tem conserto pra cara de tr*v*c0
34416181563_0599bed6ff_z.jpg
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.924
Reações
52.307
Pontos
1.564
"Nada contra, mas..." Já começa errado ai. Se tu não tem nada contra não tem mas. E se sua opinião precisa do "nada contra" ela provavelmente é uma m****.


Se não existisse gente como vc não precisaria de lei nenhuma.

Eita porra, mas qual é a lógica do seu raciocinio cara?

Se apegando a forma que ele escreve para desqualificar um comentário? vc certamente pode mais que isso, até porque o ponto que ele levanta não é apenas bom, mas é obvio.
 

Meninosapeca

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
11.548
Pontos
303
É o velho problema de sempre, você tem que achar lindo, bonito, maravilho, estupendo, fenomenal, algo de outro mundo alguém ser gay.
As pessoas não tem mais o direito de respeitar sem concordar, quando o assunto é relacionado ao tema em questão.
Eu respeito a escolha sexual de cada um, mas... não concordo.
Não pratico descriminação alguma, quero que cada um se foda e faça o que bem entender sobre seu respectivo cu, então eu pergunto...
Qual o problema em não concordar? Porque sou obrigado? Porque apenas não concordar significa preconceito de minha parte?
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
"quiz dizer"
Fala algo preconceituoso e quiz dizes outra coisa. Sempre o mesmo papo.

Pronto, provou ser mais um dos problematizadores de tudo que acontece no seu mundo, parabéns, passar bem pois nem vou perder mais meu tempo.
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
Não. Justamente por exigir direitos iguais. Se um homem mata um gay só por ser gay, tem que cair na mesma regra de mulher matar homem por ser "omi". Se alguém dificulta a vida de um LGBT simplesmente por ser LGBT, tem que cair na mesma regra do homem que dificulta a vida da ex-esposa/namorada. É claro que a vida do pessoal LGBT é mais difícil pela não aceitação da sociedade, mas não acho que criminalizar seja a solução. Como sempre nesse país, isso seria facilmente resolvido com educação de qualidade, o que é bizarro, porque a resposta disso é simplesmente cada um cuidar da sua vida.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Sou plenamente a favor da criminalização da heterossexualidade, quem não quiser comer um v**** tem de ser preso.
:coolface

A proposito que diabo é isto de LGBTI inventaram mais uma sigla o que vem a ser o tal I????
 
Ultima Edição:

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.505
Reações
66.379
Pontos
1.554
Não. Já existem inúmeros mecanismos legais no Brasil que proibem agressões, discriminação, insultos e injúria contra qualquer cidadão e por qualquer motivo. Não precisa de criar mais uma lei pra inchar ainda mais o nosso já confuso código de leis. É só aplicar o que já existe e pronto.
Criar uma lei específica pra um grupo específico, por mais que na teoria seja tudo bonitinha, só vai servir pra abrir brechas pra gente safada e sem escrúpulo ferrar com a vida de inocentes por motivos mega banais. Sim, tem muuita gente aí fora (advogados inclusive) que são perfeitamente capazes de foder com a vida de qualquer um por uns trocados ou pra aparecer.
 
Topo Fundo