Não só isso, o hardware do PS2 foi construído para brilhar em ter alta performance com partículas na tela por exemplo. Por isso que no Xbox é o rei do slowdown na cena da chuva do MGS2.
A vantagem do Xbox que ele tem uma placa de video moderna para epoca de PC, com isso permitindo colocar shaders. Por isso que temos jogos como wreckless yakuza missions abusando desse efeito gráfico.
Cada maquina tem as suas vantagens. E como muitos jogos foram construidos pensando no hardware do PS2, por isso que prefiro o visual do PS2 em relação ao Xbox para esses jogos mesmo que no Xbox tivesse coisas como uma resolução maior.
Agora um jogo pensado no hardware do Xbox como Spinter Cell fica melhor no Xbox que no PS2, obviamente.
Mas um Zone of the Enders 2 eu acho que o Xbox teria dificuldade em rodar em 60fps.
vamos com calma. O xbox é apenas mais poderoso isso é inegável se restringir ele a jogos mais simples ele poderia rodar a gen inteira em 720p 25 to life tem um visual agradável ou mesmo o exclusivo steel já citado no tópico, a única coisa que podemos fazer em relação ao poder do xbox é nos limitar a tentar mensurar o quão mais poderoso ele é, tu sugere que de alguma forma o xbox teria dificuldade em fazer jogos a 60fps vamos ver em que jogos isso se sustenta e interpretar o porque, a mim só parece ser verdade em jogos com shaders, sem shader ele realmente duplica o ps2 no fps ou na pior hipótese iguala com ele.
começamos pelo jogos em que o xbox dobra o frame rate sobre o ps2, não é pouca coisa dobrar fps em tomb raider legend mas segundo li é doble v-sync mas fica maior parte em 60fps, second sight não fixa, XIII é quase estável, state of emergency quase fixa, otimizou bastante e capou uns npcs, max payne frame rate aberto diferença grande em favor do xbox ps2 não fixa em 30fps. juiced não fixa em 60 mais para 48fps, os gráficos tem refinamento em filtros e reflexos em janelas dos prédios faz uma diferença esse efeito.
Tomb Raider Legend
XIII
Darkwatch
Red dead revolver
State of emergency
Max payne 1
second sight
Juiced
Agora vamos aos jogos exclusivos de 60fps
Ninja Gaiden, panzer dragoon orta, crazy taxi 3, chicago enforcer, quantum redshift, airforce delta storn, rally sports challenge os de luta e os de esportes.
NG e PDO tem um estilo gráfico controlados que os permitem ter tamanho gráfico a 60, chicago o jogo tem uma cara de ps2 não descartaria um port a 30fps, quantum red shift os shaders fazem diferença um dos poucos em 60fps ao lado de ssx trick.
Jogos em que o xbox perde em frame rate para o ps2 mas ganham em outras coisas é claro.
Hitman Blood money gráfico mais refinado filtrado e bonecos maiores, no ps2 impressiona por ter shaders
Matrix path of neo gráfico inferior mas usa shaders de verdade teve npcs retirado.
Spyhunter não consegue replicar o 60fps
Crash bandicoot wrath of cortex melhora no fur, água com shader mas capa outros ponto e não fixa
MGS2: Substance não fixa os fps
Catlevania curse of darkness o dev disse que não havia como conciliar melhoria gráfica e manter os fps, ele optou pelo jogo igual com fps igaul (mas claro que tinha mas ele não estava a fim de ter o trampo necessário para tal).
Finding Nemo não fixa os 60fps e possui melhorias sutis mas é mais feio mesmo com as melhorias
Em geral partículas do tipo dust pozinhos bem finos derrubam os fps do xbox independente do game em que elas apareçam, da para supor que
Jogos que foram lá e cá.
Black é virtualmente idêntico com coisas de leve melhor no xbox e coisas de leve pior
True crimes 2 xbox possui levemente melhor fps com levemente pior textura
Mafia é lá e cá, um pouco mais estável no xbox com textura melhor no asfalto, alguns assets melhor no play 2
Esses jogos dão a entender que o poder maior traz melhorias mas não a ponto de melhorar o jogo
Nos mais avançados multis de 30fps o xbox espanca, com o ps2 oscilando entre 20 e 30 e o xbox cravando 30fps e ainda melhorando de leve, no jogos exclusivos de 30fps sem chance o xbox acessa sua memoria extra e imprime longos draw distance, praça grande e mais texturas ou shaders do qual ps2 não replica, por não ter sahder nem memória para tal.
Talvez o mistério visual que beneficiou o ps2 estivesse na percepção das pessoas de não se impressionar com os primeiros games do xbox (mesmo alguns sendo impressionantes) tipo as pessoas não sabem a técnica por trás, ela vê o Malice do PS2 e do xbox e é capaz de achar o do ps2 mais bonito....no ps2 havia uma sensação de melhoria gráfica a cada ano devido a maior quantidade de lançamentos, quando o xbox enfim engrenou e começou a passar essa mesma sensação, o xbox 360 já estava em campo ou quase em campo.