Not, ela desenvolve mais jogos que a Nintendo com seus estúdios próprios, desde o PS1, algo em torno de 3 vezes mais.
Em 2019 por exemplo, um ano fraco para a Sony e muito forte para a Nintendo (o que é atípico), ficou assim de estúdios próprios:
Nintendo:
- Ring Fit Adventure
- New Super Mario Bros U Deluxe
- Super Mario Maker 2
Os outros games FP, foram desenvolvidos por estúdios não próprios, todos third parties (Yoshi pela Good Feel, Fire Emblem pela Intelligent Systems, Astral Chain pela Platinum, Pokémon pela GameFreak, Link's Awakening pela Grezzo, Luigi´s Mansion pela Next Level, que na época ainda não era Nintendo). Fitness Boxing foi codesenvolvido com a Imagineer.
Sony:
- Days Gone
- Blood & Truth
- Concrete Genie
- MLB The Show 2020
Os demais FPs (Erica, Medievil, Immortal Legacy etc) foram desenvolvidos por estúdios terceiros. Death Stranding foi codesenvolvido entre Guerilla e Kojipro, e Everybody´s Golf VR foi codesenvolvido entre JapanStudio e Camelot
Sempre foi assim.
Um caso mais dramático, ano 1999, PS1 vs N64, pra não dizer que começou hoje:
Sony:
a) Ape Escape: Metascore 90
b) Gran Turismo 2: Metascore 96
c) Syphon Filter: Metascore 90
d) Wipeout 3: Metascore 89
e) Um Jammer Lammy: Metascore 82.68
f) G-Police: Metascore 81.67%
g) MLB 2000: Metascore 80.72%
Demais games
a) Jet Moto 3
b) Rollcage
c) Speed Punks
d) NBA Shootout 2000
e) NFL Gameday 2000
f) NHL Faceoff 2000
g) NCAA Final Hour 2000
i) Omega Boost
j) Twisted Metal 4
k) Cool Boarders 4
l) Alundra 2
m) The Granstream Saga
n) Arc the Lad III
o) Formula One 99
Nintendo:
a) Donkey Kong Country 64: Metascore 90
b) Super Smash Bros: Metascore 79
c) Mario Party: Metascore 79
d) Pokémon Snap
Foram 21 vs 4 games em um ano. Nenhum game da Nintendo da lista foi desenvolvido por estúdio interno, DK 64 foi feito pela Rare, Smash Bros pela HAL, Mario Party foi feito pela Hudson e Pokémon Snap também pela HAL. Grande parte dos games do PS1 foram desenvolvidos por estúdios internos, inclusive os genre defining Gran Turismo 2, Ape Escape, Wipeout 3 e Syphon Filter. Se você quiser excluir Wipeout, por ser da Psygnosis, ainda assim a situação se mantém.
Ambas não atuavam originalmente no ramo de videogames, a Nintendo era uma empresa de baralhos, que entrou nesse mercado na década de 80, e a Sony era uma empresa de hardware e tecnologia, que entrou na década de 90. Ambas fundaram, adquiriram, contrataram e demitiram.
Por fim, os incorporados são a "Sony Softhouse" dos pontos de vista teórico e prático, não se apegue às nomenclaturas ou a bairrismos, a Naughty Dog é a Sony. Trocando por um departamento interno da antiga Nintendo fica fácil perceber, encare como uma das divisões da Nintendo EAD. Alguns deles não portam o nome "Sony" antes, mas são. O JapanStudio e a Polyphony por exemplo
Da mesma forma, a Monolith é a Nintendo.
Se ainda assim achar que não procede, eu poderia por exemplo argumentar que você poderia encarar a anexação da ND como uma contratação em massa. E a Nintendo também contrata gente, não devem haver mais que 50 pessoas dentro de sua estrutura que são originais da década de 80, ou seja, nesses 40 anos, ela adquiriu muito estúdio indiretamente. Nintendo inhouse produz pouco, em 2020 só teve o Animal Crossing de game inédito de peso, os demais foram feitos por third parties (Paper Mario, Pokémon Mystery Dungeon e Age of Calamity). Em geral, a Nintendo desenvolve algo em torno de 15 games por geração com seus estúdios próprios para as plataformas de mesa.
A Sony sempre foi uma softhouse bem mais produtiva que a Nintendo