A tendência é tirarem mais dos Hardwares com o passar dos anos.
Compara os gráficos do Heavy Rain com do Beyond Two Souls do PS3. Ou do UC 1 com os UC 2 e The Last of US.
Ou compara os gráficos dos Project Gotham Racing 3 e 4(que já deu uma evoluída em cima do 3)com os gráficos do Forza
Horizon 1 do Xbox 360. Ou compara os gráficos do Forza Motorsport 2 com os Motorsports 3 e 4 do mesmo XBox 360. Ou compara os gráficos do Halo 3 com o Halo 4 do propio Xbox 360.
Na geração de Xbox One + PS4 só para ficar preço nos games multis, pega os CoD Ghost e AC 4 Black Flag e compara com os Cod Modern Warfare Reboot, BF 1, BF 5, Titanfall 2, Doom Eternal, AC Unity, Syndicate, Origins e etc...
Pega os games de início da geração do PS4 como o Kill Zone 4(que já tomava surra de pau mole dos Halo 5 e Rise of Tomb Raider de Xbox One)e compara com os Spider Man Miles Morales, God of War, Death Stranding,
Horizon, The Last of US2 e etc...
Fora que se vc pegar o PS4 Pro VS PS4 e Xbox One X VS Xbox One S, vc vai ver que a diferença é meio que semelhante a que vc pegar os Xbox SX+
PS5 VS Xbox SS.
Logo se vc consegue rodar todos os games no PS4 SLim e Xbox One S em relação aos PS4 Pro e Xbox One X, vc também vai conseguir rodar no Xbox SS.
É meio como vc montar um PC Gamer com um Ryzen 7 3700X + RX6500XT 8GB e no outro um PC Gamer com o mesmo Ryzen 7 3700X + RX6700XT 12GB.
Até o SSD NVMe é o mesmo entre os XBox Séries X e S. Só muda o tamanho de cada um.
É igual quem tem um PC com um Ci7 10700K + RTX2080Ti e outro com o mesmo Ci7 10700K + RTX2060.
Nem o processador muda entre os consoles. Se no Xbox SS fosse um Ryzen 5 2600X 6/12 ao invés de um Ryzen 7 3700X 8/12 ainda daria um desconto.
Mas sendo o mesmo processador o gargalo é bem menor. Os games vão rodar com a mesma taxa de frames nos consoles. Só mudando os sets gráficos e resolução.
Se fossem processadores diferentes aí a comparação correta com o PC Gamer seria o Ci5 10400 6/12 em um e no outro com o Ci7 10700 8/16.