O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[AJUDA] Algum espirita aqui pelo forum?

Lugano

Veterano
Mensagens
922
Reações
729
Pontos
139

Cara, não estou querendo ser grosso nem duvidar da crença de ninguém. Juro que estou acompanhando o post para me informar, mas essa foto que vc postou (postaram outras semelhantes) é estranha.

Pra mim parece um travesseiro com a foto de alguém, algo bem armado. As outras do Chico Xavier são, na minha visão, claramente pessoas vestidas de branco (tanto que quis acreditar que na verdade eram pessoas vestidas assim pelo ritual, mas depois vi pelos comentários que estavam querendo representar espíritos, wtf?).

Estou errado?
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Cara, não estou querendo ser grosso nem duvidar da crença de ninguém. Juro que estou acompanhando o post para me informar, mas essa foto que vc postou (postaram outras semelhantes) é estranha.

Pra mim parece um travesseiro com a foto de alguém, algo bem armado. As outras do Chico Xavier são, na minha visão, claramente pessoas vestidas de branco (tanto que quis acreditar que na verdade eram pessoas vestidas assim pelo ritual, mas depois vi pelos comentários que estavam querendo representar espíritos, wtf?).

Estou errado?

Relaxa cara, duvidar dessas fotos é mais que normal. Eu mesmo fico em duvida em uma porrada delas. A do Chico Xavier q vc viu provavelmente é do caso da medium Otilia. Esse caso foi comprovado ser uma farsa mesmo. Enganaram até o Chico. Deu a maior m****.

Mas essas fotos são estranhas eu te explico pq: elas são tiradas no escuro, por cameras infravermelhas. Acontece que o fenomeno é tao delicado que luz pode atrapalhar a manifestação do espírito. Então essas sessões são feitas no escuro fotografadas com camera especial. Alias, eram, pq pelo que sei essas sessões de manifestação não acontecem mais. Primeiro pq médiuns de manifestação física são muito raros de se achar, segundo pq a coisa degringolou e estava virando circo dos horrores, fazendo-se manifestações em quase shows, como era no seculo 19.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Eu estava lendo seu post, respeitando a sua crença, mas depois vi que você falou em Espiritismo, e devo dizer que o que você disse não é nada relacionado ao Espiritismo. Tampouco existe "espiritismo kardecista". Esse é um conceito errôneo.

Antes de me questionar fineza ler meus posts anteriores.

Primeiro: que horas eu questionei vc? Eu nem vi seus posts. Quem te elegeu como o paladino sagrado do espiritismo? Cara, baxa a bola que vc é muito pedante. Fica cagando regra como se tua verdade fosse única e indiscutivel. Deixa de ser tolo.

Eu nem crença minha expus. Só expliquei pra ele o que foi o fenômeno que aconteceu com a irmã dele. Fenomeno esse estudado pelo próprio Alan Kardec.


Aonde que eu isse que Espiritismo Kardecista é termo "oficial"? Eu escrevi isso justamente pq hj o termo espirita é usado indiscriminadamente por umbanda e candomblé o que gera uma confusão. Se vc diz que é espirita apenas, ja te perguntam se mesa branca, mesa preta, essas coisas. E eu nao sou umbandista.

Agora olha só, entre tempos de ataque a religiões por "gangues ateistas" temos uma oportunidade de ouro para conversar sobre o assunto de forma civilizada e mostrar as pessoas que religiao não é esse monstro que se pinta por ai, e vc ta mais preoculpado em cagar regra e sair apontando dedo que nem um padre inquisitor. Velho, vai dormir
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Primeiro: que horas eu questionei vc? Eu nem vi seus posts. Quem te elegeu como o paladino sagrado do espiritismo? Cara, baxa a bola que vc é muito pedante. Fica cagando regra como se tua verdade fosse única e indiscutivel. Deixa de ser tolo.

Eu nem crença minha expus. Só expliquei pra ele o que foi o fenômeno que aconteceu com a irmã dele. Fenomeno esse estudado pelo próprio Alan Kardec.


Aonde que eu isse que Espiritismo Kardecista é termo "oficial"? Eu escrevi isso justamente pq hj o termo espirita é usado indiscriminadamente por umbanda e candomblé o que gera uma confusão. Se vc diz que é espirita apenas, ja te perguntam se mesa branca, mesa preta, essas coisas. E eu nao sou umbandista.

Agora olha só, entre tempos de ataque a religiões por "gangues ateistas" temos uma oportunidade de ouro para conversar sobre o assunto de forma civilizada e mostrar as pessoas que religiao não é esse monstro que se pinta por ai, e vc ta mais preoculpado em cagar regra e sair apontando dedo que nem um padre inquisitor. Velho, vai dormir

Ou porque a qualidade das câmeras atualmente é muito boa e a farsa seria desmascarada com muito mais facilidade.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Ou porque a qualidade das câmeras atualmente é muito boa e a farsa seria desmascarada com muito mais facilidade.
Acho q vc quotou outro topico hah.

Então, cara o bom espírita, aquele sério mesmo, que esta mais preoculpado com a doutrina e em aprender do que em aparecer, não se acanha que desmascarem falsos fenomenos. Na verdade ele quer isso tanto quanto qualquer um. O fato é, pq desmerecer uma doutrina só por causa de alguns casos charlatões? Coisas ruins vc ve em qualquer area da natureza humana.

Vc sabia que um dos maiores apoiadores da doutrina espirita foi o Houdini? Sim, o ilusionista.

Ele ia a show "espiritas" que pipocaram que nem praga na europa do sec 19 e ligava uma lanterna no meio da apresentação. Ele desmascarou muita gente, mas ele tb acabou ajudando a difundir a doutrina. Pq tinha fenomenos que ele nao conseguia explicar ou mostrar que era uma farsa.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Vc sabia que um dos maiores apoiadores da doutrina espirita foi o Houdini? Sim, o ilusionista.

Ele ia a show "espiritas" que pipocaram que nem praga na europa do sec 19 e ligava uma lanterna no meio da apresentação. Ele desmascarou muita gente, mas ele tb acabou ajudando a difundir a doutrina. Pq tinha fenomenos que ele nao conseguia explicar ou mostrar que era uma farsa.

Assim como muitas pessoas não "desmascaravam" os truques dele, e nem por isso ninguem alega que ele possuia alguma "interação paranormal" para justificar os seus feitos.

Esses "shows" espíritas não acontecem mais simplesmente por que sempre foram shows de ilusionismo, nada mais, nada menos. Hoje em dia são apenas shows de ilusionismo.

Assim como estas "manifestações" que são apenas algodão/gaze no rosto do cara.
Em um ambiente escuro e com uma câmera de baixa qualidade da para deixar na dúvida muita gente, mas se registrar o "fenômeno" com câmeras de qualidade hoje em dia todos serão facilmente descartados.
 


Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Primeiro: que horas eu questionei vc? Eu nem vi seus posts. Quem te elegeu como o paladino sagrado do espiritismo? Cara, baxa a bola que vc é muito pedante. Fica cagando regra como se tua verdade fosse única e indiscutivel. Deixa de ser tolo.

Eu nem crença minha expus. Só expliquei pra ele o que foi o fenômeno que aconteceu com a irmã dele. Fenomeno esse estudado pelo próprio Alan Kardec.


Aonde que eu isse que Espiritismo Kardecista é termo "oficial"? Eu escrevi isso justamente pq hj o termo espirita é usado indiscriminadamente por umbanda e candomblé o que gera uma confusão. Se vc diz que é espirita apenas, ja te perguntam se mesa branca, mesa preta, essas coisas. E eu nao sou umbandista.

Agora olha só, entre tempos de ataque a religiões por "gangues ateistas" temos uma oportunidade de ouro para conversar sobre o assunto de forma civilizada e mostrar as pessoas que religiao não é esse monstro que se pinta por ai, e vc ta mais preoculpado em cagar regra e sair apontando dedo que nem um padre inquisitor. Velho, vai dormir


Sempre reagem da mesma maneira agressiva e revoltada. O seu comportamento não é novidade para mim.

Em primeiro lugar, você fez uma interpretação de texto equivocada. Quotei o seu post, critiquei a sua postura de dizer que as coisas que você falou remetiam ao Espiritismo, e por fim, ao saber que você iria me questionar dos motivos, pedi que antes que fizesse isso, lesse os meus posts anteriores.

Ninguém me elegeu como paladino sagrado. Sou um estudioso da Doutrina Espírita conforme concebida por Alan Kardec. Nada do que falei aqui veio de interpretações pessoais, mas sim de informações em livros de uma doutrina que é estruturada em códigos, vide O Livro dos Espíritos e o Livro dos Médiuns. Isso significa que não vim de pára-quedas. Se estou dizendo as coisas que digo é porque coaduna com os ensinamentos do Espiritismo.

O Espiritismo não é uma religião. Existem tantos ateístas devido ao papel ridículo a que muitas se prestam, e isso inclui o que a FEB considera como Espiritismo, que na verdade é Roustainguismo.

Estou apontado o dedo para você sim, a partir do momento em que transmite coisas absurdas em nome do Espiritismo. As mesmas coisas que a FEB espalha por aí. Em momento algum fui ofensivo, ou dirigi ataques a sua pessoa.

Reafirmo tudo aquilo que disse, de que nada do que você falou são conceitos espíritas.

Tenho respeito a Umbanda, porque ela foi uma dissidência e adotou um nome próprio, portanto não me faz a menor diferença. Mas a FEB insiste em expor ao ridículo o Espiritismo fazendo-se valer desse nome para trazer ao público coisas absurdas. Tanto é que o [user]Amigo Bolha[/user] mesmo disse que a maioria no Brasil é "Chico Xavista".

Se você quiser um debate, estou disposto a dispor um tempo, principalmente porque vi outros usuários interessados em toda essa mistificação que existe por aí.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Assim como muitas pessoas não "desmascaravam" os truques dele, e nem por isso ninguem alega que ele possuia alguma "interação paranormal" para justificar os seus feitos.

Esses "shows" espíritas não acontecem mais simplesmente por que sempre foram shows de ilusionismo, nada mais, nada menos. Hoje em dia são apenas shows de ilusionismo.

Assim como estas "manifestações" que são apenas algodão/gaze no rosto do cara.
Em um ambiente escuro e com uma câmera de baixa qualidade da para deixar na dúvida muita gente, mas se registrar o "fenômeno" com câmeras de qualidade hoje em dia todos serão facilmente descartados.
Cara, vc ta com um conceito pré formado e não esta interessado em debater o assunto do tópico. Eu não stou aqui para converter ninguem. Se um dia quiser conversar sobre o assunto...
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Assim como muitas pessoas não "desmascaravam" os truques dele, e nem por isso ninguem alega que ele possuia alguma "interação paranormal" para justificar os seus feitos.

Esses "shows" espíritas não acontecem mais simplesmente por que sempre foram shows de ilusionismo, nada mais, nada menos. Hoje em dia são apenas shows de ilusionismo.

Assim como estas "manifestações" que são apenas algodão/gaze no rosto do cara.
Em um ambiente escuro e com uma câmera de baixa qualidade da para deixar na dúvida muita gente, mas se registrar o "fenômeno" com câmeras de qualidade hoje em dia todos serão facilmente descartados.


Substitua por Shows de Charlatões. Você é um cara entendido e sei que não gosta de utilizar-se de conceitos equivocados. Não existiu e nem nunca existirá um show espírita, ou qualquer coisa que tenha esse tipo de apelo.

Quanto às fotos das 'manifestações', concordo com o seu ponto. Todas que vi até hoje são fruto de charlatanismo, e dos mais baratos.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Sempre reagem da mesma maneira agressiva e revoltada. O seu comportamento não é novidade para mim.

Em primeiro lugar, você fez uma interpretação de texto equivocada. Quotei o seu post, critiquei a sua postura de dizer que as coisas que você falou remetiam ao Espiritismo, e por fim, ao saber que você iria me questionar dos motivos, pedi que antes que fizesse isso, lesse os meus posts anteriores.

Ninguém me elegeu como paladino sagrado. Sou um estudioso da Doutrina Espírita conforme concebida por Alan Kardec. Nada do que falei aqui veio de interpretações pessoais, mas sim de informações em livros de uma doutrina que é estruturada em códigos, vide O Livro dos Espíritos e o Livro dos Médiuns. Isso significa que não vim de pára-quedas. Se estou dizendo as coisas que digo é porque coaduna com os ensinamentos do Espiritismo.

O Espiritismo não é uma religião. Existem tantos ateístas devido ao papel ridículo a que muitas se prestam, e isso inclui o que a FEB considera como Espiritismo, que na verdade é Roustainguismo.

Estou apontado o dedo para você sim, a partir do momento em que transmite coisas absurdas em nome do Espiritismo. As mesmas coisas que a FEB espalha por aí. Em momento algum fui ofensivo, ou dirigi ataques a sua pessoa.

Reafirmo tudo aquilo que disse, de que nada do que você falou são conceitos espíritas.

Tenho respeito a Umbanda, porque ela foi uma dissidência e adotou um nome próprio, portanto não me faz a menor diferença. Mas a FEB insiste em expor ao ridículo o Espiritismo fazendo-se valer desse nome para trazer ao público coisas absurdas. Tanto é que o [user]Amigo Bolha[/user] mesmo disse que a maioria no Brasil é "Chico Xavista".

Se você quiser um debate, estou disposto a dispor um tempo, principalmente porque vi outros usuários interessados em toda essa mistificação que existe por aí.

Cara vc é chato, cansativo e se vitimiza pra construir sua opnião. De novo vc esta debatendo sobre algo que eu nem citei. Falando sobre certo e errado e federação. Bixo, fica com suas opniões ai que estou muito feliz com as minhas. Não é vc que vai dizer o que é e o que não é espiritismo. E repito, vc é muito chato.



Pessoas do seu tipo eu ja canseeeeeeeeeeeeei de ver em centros espiritas. Inclusive minha familia tem cagador de regra que nem vc. To acostumado ja. O q vc quer é aparecer



Bom, o que eu tinha que fazer nesse topico eu ja fiz que foi explicar para o autor do topico o que aconteceu com a irmã dele. Deixo este topico para que ateus chatos e o lider do espiritismo ai possam se debater. Eu tenho mais o que fazer. Se o autor do topico quiser falar mais sobre o fenomeno me procura por mp
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Cara, vc ta com um conceito pré formado e não esta interessado em debater o assunto do tópico. Eu não stou aqui para converter ninguem. Se um dia quiser conversar sobre o assunto...


É por posturas fantasiosas como a sua e da FEB que ele não se interessa em debater o assunto. Porque para ele, tanto quanto foi para mim antes de conhecer, isso sempre foi coisa de biruta. Cidade espiritual, ônibus espiritual, água fluidificada. Não dá para levar a sério maluquices como essas.

É justamente esse tipo de postura religiosa que prejudica o fomento a pesquisas científicas nesse âmbito. Simplesmente ninguém leva à sério alguém que fala em água fluidificada, ou aparições de 'ectoplasma'.

Se o Espiritismo fosse encarado hoje, pela maioria, como é : ciência de observação e filosofia, as coisas seriam diferentes e eu não teria vergonha de, ao me dizer Espírita, associarem isso com Chico Xavier.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Cara vc é chato, cansativo e se vitimiza pra construir sua opnião. De novo vc esta debatendo sobre algo que eu nem citei. Falando sobre certo e errado e federação. Bixo, fica com suas opniões ai que estou muito feliz com as minhas. Não é vc que vai dizer o que é e o que não é espiritismo. E repito, vc é muito chato.


Não sou eu quem digo, é o fundador da Doutrina, o próprio Alan Kardec. Basta você estudar, e com o estudo entenderá que ele determinou que nenhuma obra poderá carregar a característica de espírita sem antes passar pelo CUEE. Ou seja, Nosso Lar e companhia são romances e ficções científicas.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
É por posturas fantasiosas como a sua e da FEB que ele não se interessa em debater o assunto. Porque para ele, tanto quanto foi para mim antes de conhecer, isso sempre foi coisa de biruta. Cidade espiritual, ônibus espiritual, água fluidificada. Não para levar a sério maluquices como essas.

É justamente esse tipo de postura religiosa que prejudica o fomento a pesquisas científicas nesse âmbito. Simplesmente ninguém leva à sério alguém que fala em água fluidificada, ou aparições de 'ectoplasma'.

Se o Espiritismo fosse encarado hoje, pela maioria, como é : ciência de observação e filosofia, as coisas seriam diferentes e eu não teria vergonha de, ao me dizer Espírita, associarem isso com Chico Xavier.
Beleza champ, fica na paz ai.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Aliás, do ponto de vista Espírita, antes de tomar a narração do OP como um fenômeno verdadeiro, a avó dele deveria passar por exames psiquiátricos e neurológicos para confirmar que não se trata de uma doença. Analisados mais alguns pontos, só então se levaria em conta a POSSIBILIDADE de um fenômeno espiritual.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Cara, vc ta com um conceito pré formado e não esta interessado em debater o assunto do tópico. Eu não stou aqui para converter ninguem. Se um dia quiser conversar sobre o assunto...

Pelo contrário, li o tópico todo com muito interesse.

Assumo que para mim nada "sobrenatural" existe, mas nem por isso eu deixo de achar interessante os conceitos criados em torno do tema. Por isso gosto de ler sobre os estudos realizados em cima e sobre as experiências das pessoas.

Mas para algumas "evidências" como as fotos apresentadas neste tópico é difícil se calar e apenas deixar rolar.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Queria acreditar no espiritismo... N consigo.

Pena pra mim, pois o medo do "NADA PÓS-MORTE" me trava muito.

Eu acreditava 100% na história de Chico Xavier, mas depois de alguma pesquisa e de ler opiniões fortes contra ele, fiquei na dúvida pra depois deixar de acreditar... Vi algumas opiniões bem consistentes...

Enfim...

Opinião vazia e um pouco fora do contexto, só quis comentar aleatoriamente.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Pelo contrário, li o tópico todo com muito interesse.

Assumo que para mim nada "sobrenatural" existe, mas nem por isso eu deixo de achar interessante os conceitos criados em torno do tema. Por isso gosto de ler sobre os estudos realizados em cima e sobre as experiências das pessoas.

Mas para algumas "evidências" como as fotos apresentadas neste tópico é difícil se calar e apenas deixar rolar.
Nao adianta eu falar pra vc que eu ja vi... Qd digo que vc nao ta interessado em debater foi pela afirmação que fez que de sao gazes e algodão...


Tem que ser muito, mas muito arrogante pra achar que a unica realidade q existe é a dos olhos ou pior, a empirica.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Nao adianta eu falar pra vc que eu ja vi... Qd digo que vc nao ta interessado em debater foi pela afirmação que fez que de sao gazes e algodão...


Tem que ser muito, mas muito arrogante pra achar que a unica realidade q existe é a dos olhos ou pior, a empirica.


Mas por que alguém acreditaria por palavras?
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Queria acreditar no espiritismo... N consigo.

Pena pra mim, pois o medo do "NADA PÓS-MORTE" me trava muito.

Eu acreditava 100% na história de Chico Xavier, mas depois de alguma pesquisa e de ler opiniões fortes contra ele, fiquei na dúvida pra depois deixar de acreditar... Vi algumas opiniões bem consistentes...

Enfim...

Opinião vazia e um pouco fora do contexto, só quis comentar aleatoriamente.


Chico Xavier nunca foi Espírita. Além do mais, existem suspeitas fortes de charlatanismo em alguns casos, e outras comprovadas como nos casos das aparições "ectoplasmáticas" (não é um conceito espírita).

Para o Espiritismo, não existe motivo NENHUM para acreditar que as PSICOGRAFIAS do Chico Xavier são frutos dos espiritos e não dele mesmo.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Nao adianta eu falar pra vc que eu ja vi... Qd digo que vc nao ta interessado em debater foi pela afirmação que fez que de sao gazes e algodão...


Tem que ser muito, mas muito arrogante pra achar que a unica realidade q existe é a dos olhos ou pior, a empirica.

Não estou afirmando aqui categoricamente que "ectoplasma" não exista. Nem que a única realidade é a dos olhos.

Estou aberto a novas evidências.

Mas a partir do momento que você exibe uma evidência como sendo real você deve no mínimo estar preparado para críticas e justificar o porque minhas críticas estão erradas.
 

Aleatório

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
1.481
Pontos
224
Alguem pode me explicar por que as pessoas acreditam no que Kardec escreveu? Ele é apenas uma pessoa que escreveu algo dizendo que o conteúdo veio do além.

Não pergunto como provocação, apenas curiosidade de um leigo.
 

o espicialista

Bam-bam-bam
Mensagens
8.518
Reações
7.627
Pontos
399
Acho que. Quaisquer evidências seriam parcialmente naturais.

Também não acredito no sobrenatural, mas não vejo nada que se encaixe na definição.

Talvez o nada o seja

Enviado de meu GT-S5830C usando o Tapatalk 2
 

adamiva

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.152
Reações
2.502
Pontos
1.129
Alguem pode me explicar por que as pessoas acreditam no que Kardec escreveu? Ele é apenas uma pessoa que escreveu algo dizendo que o conteúdo veio do além.

Não pergunto como provocação, apenas curiosidade de um leigo.


Tecnicamente Kardec escreveu as obras básicas, através da consulta com uma espirítos (acho que denominado Da Verdade, algo assim). Porém ao invés de aceitar tudo de prontidão, ele questionou toda a informação recebida e refutou tudo em que não existia uma mínima prova de que aquilo era real, desde as manifestações até aparições.

O próprio livro dos Mediuns inicia com a metodologia dele utilizada que mesmo que antiga, é bem atual e aceita.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Alguem pode me explicar por que as pessoas acreditam no que Kardec escreveu? Ele é apenas uma pessoa que escreveu algo dizendo que o conteúdo veio do além.

Não pergunto como provocação, apenas curiosidade de um leigo.

[user]Amigo Bolha[/user] para você também já que citou o comentário do Dagis e deve estar interessado.

Quem foi Kardec:

"Educado na Escola de Pestalozzi, em Yverdun (Suiça), cedo se tornou um dos mais eminentes discípulos desse célebre professor e um dos zelosos propagandistas do seu sistema de educação, que tão grande influência exerceu sobre a reforma do ensino na França e na Alemanha."

" Foi membro de várias sociedades sábias, tendo sido premiado pela Academia Real de Arras, em 1831 pelo notável trabalho abordando o tema "Qual o sistema de estudos mais de harmonia com as necessidades da época?". Paralelamente, entre 1835 e 1840 deu cursos gratuitos de Física, Anatomia comparada, Química, Astronomia, entre outros. Inventou um método de ensinar a contar e um quadro mnemónico da História de França. Escreveu muitos livros didáticos, investigador sério e prudente, pensador, filósofo, pedagogo, percursor da moderna parapsicologia, tendo sido médico, segundo um dos autores que fez a sua biografia."


Quanto às obras:

Esta é uma narração dele próprio nas obras póstumas:

“Um dos primeiros resultados que colhi das minhas observações foi que os Espíritos, nada mais sendo do que as almas dos homens, não possuíam nem a plena sabedoria, nem a ciência integral; que o saber de que dispunham se”.
Circunscrevia ao grau, que haviam alcançado, de adiantamento, e que a opinião deles só tinha o valor de uma opinião pessoal. Reconhecida desde o princípio, esta verdade me preservou do grave escolho de crer na infalibilidade dos Espíritos e me impediu de formular teorias prematuras,
Tendo por base o que fora dito por um ou alguns deles.
O simples fato da comunicação com os Espíritos, dissessem eles o que dissessem, provava a existência do mundo invisível ambiente. Já era um ponto essencial, um imenso campo aberto às nossas explorações, a chave de inúmeros fenômenos até então inexplicados. O segundo ponto, não menos importante, era que aquela comunicação permitia se conhecessem os estados desse mundo, seus costumes, se assim nos podemos exprimir. Vi logo que cada Espírito, em virtude da sua posição pessoal e de seus conhecimentos, me desvendava uma face daquele mundo, do mesmo modo que se chega a conhecer o estado de um país, interrogando habitantes seus de todas as classes, não podendo um só, individualmente, informar-nos de tudo. Compete ao observador formar o conjunto, por meio dos documentos colhidos de diferentes lados, colecionados, coordenados e comparados.
Uns com outros. Conduzi-me, pois, com os Espíritos, como houvera feito com homens. Para mim, eles foram, do menor ao maior, meios de me informar e não reveladores predestinados.
Não me contentei, entretanto, com essa verificação; os Espíritos assim mo haviam recomendado. Tendo-me as circunstâncias posto em relação com outros médiuns, sempre que se apresentava ocasião eu a aproveitava para propor algumas das questões que me pareciam mais espinhosas.
Foi assim que mais de dez médiuns prestaram concurso a esse trabalho. Da comparação e da fusão de todas as respostas, coordenadas, classificadas e muitas vezes retocadas no silêncio da meditação, foi que elaborei a primeira edição de O Livro dos Espíritos, entregue à publicidade, em 18 de abril de 1857.
Pelos fins desse mesmo ano, as duas Srtas. Baudin se casaram; as reuniões cessaram e a família se dispersou.
Mas, então, já as minhas relações começavam a dilatar-se e os Espíritos me multiplicaram os meios de instrução, tendo em vista meus ulteriores trabalhos.” (Allan Kardec Obras póstumas.).


Ou seja :

Ele não escreveu, apenas compilou, e por isso é denominado codificador. Kardec não era médium. O trabalho não foi feito sozinho, ele teve assistência de outras pessoas e também dos próprios médiuns dos quais se utilizou.

Para a elaboração das obras, utilizou-se do CUEE (Controle Universal dos Ensinamentos dos Espíritos). Esse foi um método utilizado com o objetivo de aferir e controlar os ensinamentos vindos dos espíritos. Primeiramente os obtidos com os dez médiuns iniciais e posteriormente com médiuns de outras localidades do mundo. Com os quais submetia questões e as comparava entre si, verificando a congruência ou divergência dos fatos entre uma e outra. Assim foi elaborando as obras.

Por exemplo, ele fazia 10 perguntas e enviava a 50 médiuns, estranhos uns aos outros, em várias partes do mundo. Quando as cartas chegavam com as respostas, ele as comparava umas com as outras, submetia-as ao controle da razão e de conhecimentos prévios, e só então as considerava.

Notem como foi um trabalho extremamente minucioso e sério. É bem diferente das obras de um homem só, como Chico Xavier.
 

BIGBOSA

Bam-bam-bam
Mensagens
4.529
Reações
622
Pontos
269
Caramba... to aprendendo muito neste tópico.

Valeu [user]Osmin[/user]

e não! não estou sendo sarcástico

Nunca imaginei que o Xavier era uma farsa
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Tecnicamente Kardec escreveu as obras básicas, através da consulta com uma espirítos (acho que denominado Da Verdade, algo assim). Porém ao invés de aceitar tudo de prontidão, ele questionou toda a informação recebida e refutou tudo em que não existia uma mínima prova de que aquilo era real, desde as manifestações até aparições.

O próprio livro dos Mediuns inicia com a metodologia dele utilizada que mesmo que antiga, é bem atual e aceita.


Foi muito mais complexo. Leia o meu post logo abaixo do seu para te elucidar melhor.

E a metodologia a que você se refere é o CUEE. Pouquíssimas pessoas sabem que existiu uma metodologia.
 

Lugano

Veterano
Mensagens
922
Reações
729
Pontos
139
Indo direto ao ponto:

1.O Espiritismo estuda o que exatamente?
2.Espíritos existem?
3.Fenômenos paranormais existem?
4.Morreu acaba tudo?
5.Existe reencarnação?
6.Há um propósito maior?

Apesar de cético (podem notar que acabo não sendo totalmente), estou falando muito sério. Tenho uma curiosidade imensa sobre o assunto, sinto a necessidade de me apegar em algo, dar um propósito adicional à tudo que faço. Porém, tudo sem explicação soa apenas um cheat code fake, de alguém que não suportou a caoticidade de tudo que há, o fim da consciência e a sensação de injustiça perante fatos tristes.

Obs.: Desculpem pela minha leiguice, já que não entendi muita coisa.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Indo direto ao ponto:

1.O Espiritismo estuda o que exatamente?
2.Espíritos existem?
3.Fenômenos paranormais existem?
4.Morreu acaba tudo?
5.Existe reencarnação?
6.Há um propósito maior?

Apesar de cético (podem notar que acabo não sendo totalmente), estou falando muito sério. Tenho uma curiosidade imensa sobre o assunto, sinto a necessidade de me apegar em algo, dar um propósito adicional à tudo que faço. Porém, tudo sem explicação soa apenas um cheat code fake, de alguém que não suportou a caoticidade de tudo que há, o fim da consciência e a sensação de injustiça perante fatos tristes.

Obs.: Desculpem pela minha leiguice, já que não entendi muita coisa.


Em primeiro lugar, gostaria de salientar sou um iniciante em vista de outros colegas, portante responderei de acordo com minhas limitações.
1. Estuda como se dão as relações com o mundo espiritual. Como são feitas as comunicações entre espíritos e homens. Fomenta a pesquisa científica para comprovar, utilizando-se o método científico, a existência do plano espiritual. Além disso possui uma parte filosófica, de consequências morais.
2. Esse é um axioma na Doutrina Espírita.
3. O Espiritismo não considera seus fenômenos como paranormais, mas sim como naturais.
4. O Espírito é imortal.
5. Existe.
6. Existe. O Espírito é criado simples e ignorante. Com o passar das encarnações ele possui evolução tanto moral quanto intelectual. A Terra não é o único planeta habitado no Universo. Esses locais habitados geralmente são divididos por grau de adiantamento. Por exemplo, existem espécies alienígenas (que são espíritos como nós, mas encarnados em corpos diferentes) mais evoluídas e menos evoluídos, no âmbito moral e intelectual.

A Terra não é um planeta de espíritos mais evoluídos, inclusive, supondo-se uma escala, estaríamos em um nível bem baixo de grau de adiantamento. Espíritos mais evoluídos encarnaram na Terra, a título de exemplo podemos citar Jesus (nas obras espíritas não se afirma que Jesus HOMEM de fato existiu, não se comenta sobre esse fato), que é simplesmente um espírito mais evoluído encarnado em um corpo humano. Buddha também o mesmo caso, e mais alguns que surgiram.

Todo espírito, com a sucessão do tempo, se tornará um espírito evoluído. Por exemplo, daqui a uma escala de tempo muito grande, terei o mesmo grau de evolução que Jesus teve quando encarnou aqui. Passado mais tempo ainda, serei um espírito ainda mais evoluído.

As encarnações não ocorrem para sempre no mesmo planeta. Conforme o Espírito evolui esse local pode mudar. Jesus esteve aqui para servir como um modelo moral a ser perseguido por nós. Portanto, ele não é nenhuma divindade ou algo parecido.

Já em instâncias bem superiores de evolução, o Espírito goza de uma superioridade tal em que ele é plenamente feliz.

Quando o Espírito se torna puro ele possui contato mais direto com Deus. No entanto há de se salientar que um espírito jamais pode se tornar tão evoluído quanto o próprio Deus. Isso é o que nos informa o Livro dos Espíritos.

O que citei acima explica perfeitamente o porquê de alguns nascerem pobres, outros em berço de ouro. O porquê de alguns nascerem com doenças terríveis e outros com corpos perfeitos. Por que uma mulher casou com um marido que a espanque. Um espírito para evoluir deve passar por todo tipo de sofrimento, e mesmo de riqueza para saber como lidar com ela e não se tornar ofuscado pelo seu brilho. No entanto, deve-se salientar que grande parte dos sofrimentos terrenos são oriundas das escolhas feitas AQUI mesmo. Por exemplo, um indivíduo que se endividou porque quis comprar um carro do ano e não consegue mais pagar, sofrerá com a apreensão do seu carro. É importante fazer essa distinção.

Se hoje estou escrevendo aqui, pode ser que na próxima encarnação eu tenha escolhido nascer como uma criança deficiente física. Apenas a título de exemplo.

Se estiver mais alguma dúvida ou quiser que eu complete, é só dizer. Ficou mal-feito mas é para caber em poucas palavras. É óbvio que as coisas são muito mais abrangentes do que a forma que abordei.
 

adamiva

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.152
Reações
2.502
Pontos
1.129
Foi muito mais complexo. Leia o meu post logo abaixo do seu para te elucidar melhor.

E a metodologia a que você se refere é o CUEE. Pouquíssimas pessoas sabem que existiu uma metodologia.
Ah sim. Fui muito breve no meu comentário, mesmo pq estava no trabalho e a tempos que não estudo mais, acabo me esquecendo (ou mesmo desconhecendo) de vários conceitos.
 

Lugano

Veterano
Mensagens
922
Reações
729
Pontos
139
Em primeiro lugar, gostaria de salientar....
Valeu!

Maiores dúvidas surgirão, estou absorvendo por agora... O Google está aqui, tenho até alguns livros, mas não há nada melhor do que ouvir diretamente de outra pessoa.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Valeu!

Maiores dúvidas surgirão, estou absorvendo por agora... O Google está aqui, tenho até alguns livros, mas não há nada melhor do que ouvir diretamente de outra pessoa.


Não leia no Google, por favor. Não leia os livros que você tem, a menos que seja um desses : O Livro dos Espíritos, ESE, O Livro dos Médiuns.

Se quiser realmente começar, comece baixando a obra "O que é Espiritismo". Do Allan Kardec. É possível encontrá-lo pra baixar.

Existem apenas 6 obras espíritas:

OLE, ESE, OLM, OP, CI, O que é Espiritismo e as edições da Revista Espírita.
 

acesnof

Veterano
Mensagens
896
Reações
989
Pontos
133
Em primeiro lugar, gostaria de salientar sou um iniciante em vista de outros colegas, portante responderei de acordo com minhas limitações.
1. Estuda como se dá as relações com o mundo espiritual. Como são feitas as comunicações entre espíritos e homens. E fomenta a pesquisa científica para comprovar, utilizando-se o método científico, a existência do plano espiritual. Além disso possui uma parte filosófica, que possui consequências morais.
2. Esse é um axioma na Doutrina Espírita.
3. O Espiritismo não considera seus fenômenos como paranormais, mas sim como naturais.
4. O Espírito é imortal.
5. Existe.
6. Existe. O Espírito é criado simples e ignorante. Com o passar das encarnações ele possui evolução tanto moral quanto intelectual. A Terra não é o único planeta habitado no Universo. Esses locais habitados geralmente são divididos por grau de adiantamento. Por exemplo, existem espécies alienígenas (que são espíritos como nós, mas encarnados em corpos diferentes) mais evoluídas e menos evoluídos, no âmbito moral e intelectual.

A Terra não é um planeta de espíritos mais evoluídos, inclusive, supondo-se uma escala, estaríamos em um nível bem baixo de grau de adiantamento. Espíritos mais evoluídos encarnaram na Terra, a título de exemplo podemos citar Jesus (nas obras espíritas não se afirma que Jesus HOMEM de fato existiu, não se comenta sobre esse fato), que é simplesmente um espírito mais evoluído encarnado em um corpo humano. Buddha também o mesmo caso, e mais alguns que surgiram.

Todo espírito, com a sucessão do tempo, se tornará um espírito evoluído. Por exemplo, daqui a uma escala de tempo muito grande, terei o mesmo grau de evolução que Jesus teve quando encarnou aqui. Passado mais tempo ainda, serei um espírito ainda mais evoluído.

As encarnações não ocorrem para sempre no mesmo planeta. Conforme o Espírito evolui esse local pode mudar. Jesus esteve aqui para servir como um modelo moral a ser perseguido por nós. Portanto, ele não é nenhuma divindade ou algo parecido.

Já em instâncias bem superiores de evolução, o Espírito goza de uma superioridade tal em que ele é plenamente feliz.

Quando o Espírito se torna puro ele possui contato mais direto com Deus. No entanto há de se salientar que um espírito jamais pode se tornar tão evoluído quanto o próprio Deus. Isso é o que nos informa o Livro dos Espíritos.

O que citei acima explica perfeitamente o porquê de alguns nascerem pobres, outros em berço de ouro. O porquê de alguns nascerem com doenças terríveis e outros com corpos perfeitos. Por que uma mulher casou com um marido que a espanque. Um espírito para evoluir deve passar por todo tipo de sofrimento, e mesmo de riqueza para saber como lidar com ela e não se tornar ofuscado pelo seu brilho. No entanto, deve-se salientar que grande parte dos sofrimentos terrenos são oriundas das escolhas feitas AQUI mesmo. Por exemplo, um indivíduo que se endividou porque quis comprar um carro do ano e não consegue mais pagar, sofrerá com a apreensão do seu carro. É importante fazer essa distinção.

Se hoje estou escrevendo aqui, pode ser que na próxima encarnação eu tenha escolhido nascer como uma criança deficiente física. Apenas a título de exemplo.

Se estiver mais alguma dúvida ou quiser que eu complete, é só dizer. Ficou mal-feito mas é para caber em poucas palavras. É óbvio que as coisas são muito mais abrangentes do que a forma que abordei.

Fico pensando no tédio depois do espirito atingir tal superioridade... A vida dele vai ser como? Ser feliz para sempre?
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Fico pensando no tédio depois do espirito atingir tal superioridade... A vida dele vai ser como? Ser feliz para sempre?


Ele não fica estático, morgando o resto da existência. Ele continua trabalhando.
Além do mais, não dá para analisar esse tipo de coisa sob um ponto de vista humano. Seria como um cachorro olhar para nós ao computador e se perguntar que coisa chata estamos fazendo, por que não estamos brincando de bolinha ou perseguindo algum gato?
 
Topo Fundo