O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Metal Gear Solid V: Impressões (+ MGS4 continua sendo o melhor MGS)

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Engraçado não curti tanto o 3, preferi o 2. Zerei ambos no VITA.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.218
Reações
27.336
Pontos
1.053
Metal Gear Solid V: Impressões

maxresdefault.jpg


Então, pessoal, seguindo a minha formulazinha de só jogar games quando eles chegam a um preço bem em conta, finalmente peguei pra jogar MGSV, paguei apenas 39,99 reais numa promoção da PSN.
Desde as primeiras apresentações fiquei meio pé atrás com esse MGS, principalmente devido a sua proposta "OpenWorld" que não é tão open world assim, e o game também sair para trocentas plataformas me preocupou ( PS3, PS4, X360, Xone, PC), principalmnete depois de jogar a obra prima que foi MGS4.


metal-gear-solid-4-20050915072839278.jpg

Ter MGS 1, 2, 3, 4 e 5 no mesmo console é foda hein, PS3 Owned! Espero que o emu de ps3 não demore a ficar decente, assim poderei jogar novamente.


A jogabilidade acho que foi bastante melhorada em relação aos games anteriores da série, nunca gostei muito dos controles de MGS, pra mim sempre ficaram atrás de Splinter Cell nesse quesito, MGS4 já deu uma ótima melhorada mas ainda precisava de ajustes, e foi amplamente melhorado no V. A proposta de mundo semi-aberto acho que ficou interessante, você tem várias side missions que são seu playground para brincar de espião, mas o jogo realmente te dá bastante liberade em como abordar cada missão, isso ficou muito bom. Não sou muito fan desses lances de trocentos menus e farm de itens, loot e etc, coisa que japonês adora, acho que MGSV foi meio demais nesse sentido, mas casa com a proposta do game.
Acho que essa liberade de "movimentação" e etc, veio em detrimento do enredo mais amarrado e cinematográfico de MGS4, que me deixou bem mais atenado e envolvido com a história.

Graficamente apesar de ser um game crossGen, ficou bem legal a 1080p/60fps, o jogo roda de forma muito fluída, da gosto.

Também os lances como o clima, iluminação, modificar o cenário (desligar um rádio, energia), barulhos, cheiros afetam a IA dos personagens é muito legal, as combinações de parceiros + customização do Snake + maneiras de abordar uma missão + diferenciais que upgrades da base possibilitam, criam uma gama quase infinita de variantes de como vc pode avançar e abordar as missões, tornando o game bem único por usuário.

MGSV continua com as bizarrices de Kojima, como "uma caixa de papelão ser a última matéria em tecnologia de camuflagem" hehe, e posters de mulheres espalhados, músicas da época e etc. Enfim, tem vários dos elementos que tornam MGS único.

Resumindo, o game perdeu em relação a MGS4 em termos de enredo que te deixa vidrado, mas ganhou em outros aspéctos, é um MGS diferente, mas estou gostando bastante.

Se MGS4 para mim é um game nota, sei lá, 9.5, diria que MGS5 fica entre um 9.1 ou 9.3, não vejo ele me marcando como MGS4 marcou, mas é um jogão.

9.2

ps. Não consigo imaginar MGS sem Kojima...
maxresdefault.jpg

[/spolier]
Você não terminou o jogo, né?!

Kkkkkkkk
Vou voltar aqui quando terminar e notar que falta alguma coisa. Até lá, curta a jogabilidade, pq élela e os 60fps-1080p são o melhor que o jogo tem.

MGS4 nunca que é o melhor da franquia.

O melhor está entre o 1, 2 e 3. E você esqueceu de falar que o PS3 tem o Peace Walker também. Quem não jogou o Peace Walker não entende nada do Phatom Pain. Falando em Peace Walker, espero que tenha gostado das fitas cassete e de gerenciar a mother base, pq esses elementos estão de volta com tudo no Phantom Pain.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.062
Pontos
353
Você não terminou o jogo, né?!

Kkkkkkkk
Vou voltar aqui quando terminar e notar que falta alguma coisa. Até lá, curta a jogabilidade, pq élela e os 60fps-1080p são o melhor que o jogo tem.

MGS4 nunca que é o melhor da franquia.

O melhor está entre o 1, 2 e 3. E você esqueceu de falar que o PS3 tem o Peace Walker também. Quem não jogou o Peace Walker não entende nada do Phatom Pain. Falando em Peace Walker, espero que tenha gostado das fitas cassete e de gerenciar a mother base, pq esses elementos estão de volta com tudo no Phantom Pain.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
Peace Walker parece uma reciclagem sem fim das mesma ideias de sempre, a história é uma m**** e no geral é um jogo bem fraco.

Prefiro Metal Gear do GBC a PW fácil.
 

Salaminho

Bam-bam-bam
Mensagens
3.539
Reações
6.245
Pontos
339
MGS 4 foi o jogo que me fez decidir comprar o Ps3 na data de lançamento dele(do jogo), também foi o jogo que me fez arrepender um pouco da compra antecipada, não por ser um jogo ruim, mas por não corresponder a expectativa gigante que eu estava após o 3.

Considero o Snake Eater um dos melhores jogos que já tive o prazer de jogar na vida(junto com o 1), então foi bem difícil aceitar o que fizeram com a história no 4, acredito que qualquer fã da série que jogou em sequência o 3 e o 4 sentiu esse baque. Tirando a parte da historia, é um excelente jogo com uma jogabilidade perfeita pra época que foi lançado.

Entre o V e o 4, acredito que prefiro o V porque já não tinha tanto Hype com ele quanto tinha pelo 4.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.268
Reações
28.405
Pontos
1.649
Toda vez que vejo um tópico desse, mais tenho a convicção de que o povo ainda não entendeu MGS2, pra mim o melhor seguido colado do primeiro.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Você não terminou o jogo, né?!

Kkkkkkkk
Vou voltar aqui quando terminar e notar que falta alguma coisa. Até lá, curta a jogabilidade, pq élela e os 60fps-1080p são o melhor que o jogo tem.

MGS4 nunca que é o melhor da franquia.

O melhor está entre o 1, 2 e 3. E você esqueceu de falar que o PS3 tem o Peace Walker também. Quem não jogou o Peace Walker não entende nada do Phatom Pain. Falando em Peace Walker, espero que tenha gostado das fitas cassete e de gerenciar a mother base, pq esses elementos estão de volta com tudo no Phantom Pain.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
Peace Walker tentei jogar no PSP mas não consegui, jogabilidade 1 analógico intragável.
 


carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.218
Reações
27.336
Pontos
1.053
Peace Walker parece uma reciclagem sem fim das mesma ideias de sempre, a história é uma m**** e no geral é um jogo bem fraco.

Prefiro Metal Gear do GBC a PW fácil.
Cara, eu não disse hora nenhuma que eu gosto do PW. Só que ele faz parte da cronologia. Tanto é que eu faço um comentário pejorativo a respeito dos elementos dele presentes com força total no Phantom Pain.

Minha ordem:
MGS3 > MGS2> MGS1> *MGS Rising> MGS PW> MGSV> MGS IV

*Para quem não gosta do RISING (eu acho bem divertido e descompromissado), pode tirar ele da lista que a ordem não se altera.

Para o OP, os controles do MGS3 ficaram muito esquisitos no VITA. Usar a tela de touch, seja na frente ou a de trás atrapalha muito.

Minha dica é jogar no PS2 (ou emulador) ou no PS3 mesmo.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.218
Reações
27.336
Pontos
1.053
Peace Walker tentei jogar no PSP mas não consegui, jogabilidade 1 analógico intragável.
O PW pode ser jogado no PS3.

As tretas que ocorrem no Ground Zeroes e no Phatom Pain são todas interligadas ao PW.



Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.218
Reações
27.336
Pontos
1.053
Peace Walker tentei jogar no PSP mas não consegui, jogabilidade 1 analógico intragável.
O PW pode ser jogado no PS3.

As tretas que ocorrem no Ground Zeroes e no Phatom Pain são todas interligadas ao PW.

d86fc9b8d3c4a17fc4b5af59deef02cc.jpg


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.218
Reações
27.336
Pontos
1.053
Peace Walker tentei jogar no PSP mas não consegui, jogabilidade 1 analógico intragável.
Se você tem o VITA, basta mapear os comandos da será digital no segundo analógico e pronto, você vai poder jogar com dois analógicos. Muito melhor do que quem jogou na época do lançamento, meu caso, no PSP.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Eu tenho PW pro PSP, mas só joguei pra valer no PS3, muito melhor com os dois analógicos.
 

Lord_Vader

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.321
Reações
745
Pontos
1.229
Eu gosto mais do MGS 3 (fechei no PS2, PS3 e no Vita), o 4 só fechei uma vez, tenho que jogar de novo e o 2 fechei no PS2 e no PS3, gosto dele também, mas ainda prefiro o 3.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.315
Reações
33.655
Pontos
1.399
Sempre traço um paralelo entre Metal Gear V e Final Fantasy XV. Parece que os diretores combinaram o que iriam fazer, onde iriam acertar e onde iriam falhar em ambos os games, de tão similar que ficou a tentativa de renovar as séries. Ambas viraram ame ou odeie também.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.830
Reações
6.018
Pontos
959
MGS1 >> MGS3 >> MGS4 >> MGS2 >> MGS5

Se falando de console de mesa .
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.836
Reações
16.534
Pontos
1.004
Sempre traço um paralelo entre Metal Gear V e Final Fantasy XV. Parece que os diretores combinaram o que iriam fazer, onde iriam acertar e onde iriam falhar em ambos os games, de tão similar que ficou a tentativa de renovar as séries. Ambas viraram ame ou odeie também.
Pelo menos a jogabilidade de Metal Gear sempre foi excelente. Já a de Final Fantasy tem gente que joga acelerando 10x só pra chegar nos filmezinhos
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.315
Reações
33.655
Pontos
1.399
Pelo menos a jogabilidade de Metal Gear sempre foi excelente. Já a de Final Fantasy tem gente que joga acelerando 10x só pra chegar nos filmezinhos

O modo acelerado é no FF XII, e esse além de 10 anos nas costas, ainda não tem nada a ver com o Metal Gear. Sem falar que tem muita missões no MGS V que dá vontade de acelerar também...
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Sempre traço um paralelo entre Metal Gear V e Final Fantasy XV. Parece que os diretores combinaram o que iriam fazer, onde iriam acertar e onde iriam falhar em ambos os games, de tão similar que ficou a tentativa de renovar as séries. Ambas viraram ame ou odeie também.
Olha, tenho que discordar. FFXV é um jogo pouquíssimo ousado, só foi arriscado porque a fórmula de FF tomou a rua sem saída que é o XIII. Acho que seria mais comparável ao RE VII.

MGS V é quase o oposto: a série estava na crista da onda e, mais uma vez, Kojima buscou o caminho do risco e da inovação. Aliás, como em todo MGS. Quer mais "ame ou odeie" que MGS 4?

Ah, sim. Outra coisa diferente: Kojima sempre esteve lá. Sakaguchi e Mikami já haviam abandonado suas séries há anos, quando RE VII e FF XV chegaram.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.738
Reações
22.516
Pontos
1.129
Peace Walker achei fraquinho, IA muito retardada e muita repetição no fim do jogo.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.315
Reações
33.655
Pontos
1.399
Olha, tenho que discordar. FFXV é um jogo pouquíssimo ousado, só foi arriscado porque a fórmula de FF tomou a rua sem saída que é o XIII. Acho que seria mais comparável ao RE VII.

MGS V é quase o oposto: a série estava na crista da onda e, mais uma vez, Kojima buscou o caminho do risco e da inovação. Aliás, como em todo MGS. Quer mais "ame ou odeie" que MGS 4?

Ah, sim. Outra coisa diferente: Kojima sempre esteve lá. Sakaguchi e Mikami já haviam abandonado suas séries há anos, quando RE VII e FF XV chegaram.

Discordo da parte que MGS tava na crista do onda, porque o MGS IV foi duramente criticado pela sua linearidade e enfoque massivo em histórias, o que forçou o caminho que o MGS V tomou. O paralelo que fiz entre os games é que em ambos o Open World de certa forma falhou, trouxe inovações, eram até divertidos de explorar, seriam o caminho para os futuros games, mas a implementação foi falha num geral, sem falar que prejudicou enormemente a história. E realmente uma pena que Metal Gear não vai ter uma nova chance para se aprimorar.
 
Ultima Edição:

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Idem aqui , mas terminei a versão de 360. MGS do 1 ao *V* são meu favoritos.... Curti o Rising tb, mesmo sendo outra vertente.

Sent from mTalk
Jogar PW num console de mesa, com dois analógicos, torna muito evidente ele como embrião do V, né? Dá até pra considerar ele como o verdadeiro MGS 5. O Kojima pensou originalmente assim, mas o contrato da Sony com a Konami previa que os numerados só podiam sair no console de mesa.

Meus preferidos são esses que você menciona e o PW, todos os do Kojima. (Ele dirigiu também o Graphic Novel do PSP, fora da lista). Rising eu também curto, curtiria mais se fosse aquele projeto de 2010 (mais devagar, mais furtivo), preferia um jogo mais chato de espionagem a mais um hack'n'slash, mas fiquei muito feliz do conceito não morrer e ser divertido, no fim da história.
 

tiago__

Veterano
Mensagens
1.376
Reações
110
Pontos
119
Pra mim o mgs5 é o pior da franquia. Snake mudo, historia em áudio, jogo incompleto e etc. Achei ridículo e sem sal!
Na verdade eu nem lembro que esse jogo existe, sério... Decepção total!

MGS4 é jogo da minha vida. Acho que já terminei ele 6x! Aquele final no cemitério, aquele finallllllll, foda demais!
 

yakuzz4

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.030
Reações
1.384
Pontos
614
O mgs 4 foi épico pra mim. Oq mais gostei ! Lembro até hj da introdução rolando e eu babando com a trilha sonora.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.218
Reações
27.336
Pontos
1.053
Idem aqui , mas terminei a versão de 360. MGS do 1 ao *V* são meu favoritos.... Curti o Rising tb, mesmo sendo outra vertente.

Sent from mTalk
Pode crer! O Rising é bem legal!

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Discordo da parte que MGS tava na crista do onda, porque o MGS IV foi duramente criticado pela sua linearidade e enfoque massivo em histórias, o que forçou o caminho que o MGS V tomou.
"Duramente criticado" :kpensa
MGS 4 só tem nota altíssima, só tem review bom, 94 de metascore... em qualquer comunidade o jogo é mais elogiado que criticado... bem, vou te poupar da minha argumentação já que a realidade está aí e fala por si, mas vamos combinar que jogo "duramente criticado" é The Order 1886, né? MGS 4 pode não ser unanimidade, mas isso jogo nenhum é. Ainda bem.

O V tomou o caminho que o Kojima experimentou no PW, que por sua vez é a evolução do Portable Ops. Este sim criticado (com toda a razão). Veja então a ironia, PP é neto de um jogo medíocre da série. O Kojima não mudou porque o 4 foi um fracasso (até porque foi um sucesso), mas sim porque ele faz isso a cada jogo, muda.

O paralelo que fiz entre os games é que em ambos o Open World de certa forma falhou, trouxe inovações, eram até divertidos de explorar, seriam o caminho para os futuros games, mas a implementação foi falha num geral, sem falar que prejudicou enormemente a história. Uma pena que Metal Gear não vai ter uma nova chance para se aprimorar.
Isso aí é superficial, não faz justiça a diferenças essenciais:
- MGS V tem o gameplay soberbo que FF XV nem sonha em ter.
- É um jogo do Kojima original, pensado do zero, e não um reaproveitamento de projeto.
- Eu tenho várias críticas pro mundo do PP, mas dizer que é "mal implementado", pera né?! Eu acho que pode ser meio sem graça as vezes - eu queria mais ambientes internos - mas joguei 100 horas me deliciando com aqueles mapas: o planejamento das infiltrações, as rotas, as abordagens... simplesmente fo-da.
- A história já é uma coisa sem pé nem cabeça, "prejudicada" há muito tempo. Entre aspas, porque acho isso meio nada a ver: os buracos e retcons estão lá de propósito, pra deixar coisas em aberto claro, mas também porque são os rabisquinhos menores de um desenho muito maior que o Kojima fez pra série: os temas, as repetições, a condição do snake/bigboss/jogador... quando alguém reclama, por exemplo, de ser tirado da história por estar repetindo uma missão, eu me pergunto: "será que esse cara nunca jogou o mesmo jogo duas vezes na vida"?

MGS é puro prazer de jogar videogame, de ser enganado e desafiado pelo novo. FF é ainda aquele jogo que tenta desesperadamente te conquistar porque é a versão maior, mais colorida e bem modelada daquele mesmo truque de mágica de sempre.

edit: Faltou um finzinho.
Realmente, que pena que o Kojima não está mais lá e que a série vai provavelmente morrer em pachinko, mobile e online only. Eu ainda tenho a esperança da Konami deixar na mão de uma dev ocidental ou oriental que tope fazer uma continuação ou reboot single player. Mas teria que ser uma nova interpretação do universo, pra fugir da tentação de imitar o Kojima.
 

souzaregx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
813
Reações
521
Pontos
534
Jogar PW num console de mesa, com dois analógicos, torna muito evidente ele como embrião do V, né? Dá até pra considerar ele como o verdadeiro MGS 5. O Kojima pensou originalmente assim, mas o contrato da Sony com a Konami previa que os numerados só podiam sair no console de mesa.

Meus preferidos são esses que você menciona e o PW, todos os do Kojima. (Ele dirigiu também o Graphic Novel do PSP, fora da lista). Rising eu também curto, curtiria mais se fosse aquele projeto de 2010 (mais devagar, mais furtivo), preferia um jogo mais chato de espionagem a mais um hack'n'slash, mas fiquei muito feliz do conceito não morrer e ser divertido, no fim da história.
Ainda sonho com aquela versão de 2010, me parecia mesclar bem o sistema hack n slash com a furtividade costumeira de sempre. Sobre o PW de fato ele é o verdadeiro MGS 5, O Phanton Pain não tem numeração tanto q o V no título se refere ao Venon Snake...

Sent from mTalk
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.309
Reações
14.367
Pontos
1.053
MGS3 continua sendo o meu favorito da série.

Já MGS V tem uma das melhores jogabilidades da geração sem dúvidas..tenho mais de 150 horas nele..
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.550
Reações
26.702
Pontos
1.954
Interessante ver a briga de opiniões he he he

O fato é que nenhum MGS tem nota agregada menor que 88 no gamerankings. Não tem jogo ruim ou decepcionante nessa franquia. Tudo questão de ponto de vista.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Ainda sonho com aquela versão de 2010, me parecia mesclar bem o sistema hack n slash com a furtividade costumeira de sempre.
Então, cancelaram porque "não funcionava"... pode significar qualquer coisa, né? Eu também sonho, por isso até aceitaria um joguinho monótono ou curto naquela onda. Mas, já era.

Sobre o PW de fato ele é o verdadeiro MGS 5, O PH não tem numeração tanto q o V no título se refere ao Venon Snake...
Sent from mTalk
Então, o "V" é um troço tipicamente kojimeiro. Se refere ao 5 romano (tanto que a Konami apresentava ele como "Metal Gear Solid Five" no áudio) e a Venom e Vengeance. É como o "Solid" do primeiro MGS.
 

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
O PP é um excelente jogo, mas é um péssimo Metal Gear, muito da essência foi perdida e realmente duvido que o jogo tenha saído exatamente como o Kojima queria, apesar de não achar ele um jogo incompleto.

Pra mim MGS1 > MGS3 > MGS4 > MGS2 > MGSGZ >>>> MGSPP



Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.218
Reações
27.336
Pontos
1.053
Quem diz que o Phatom Pain não é incompleto não sentiu falta do fim do arco do Liquid?

Poxa, o garoto, o PsichoMantis e aqueles outros fazem o quê fazem e só acessando o YouTube para saber o que deveria rolar mas foi cortado por conta da KONAMI!

Acho muito "fail" isso!

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
D

Deleted member 120622

MSG 3 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> MSG 5 > MSG1 >>> MSG4 >> resto
 
Mensagens
27.298
Reações
4.727
Pontos
629
O quatro é ruinzinho mesmo. Tinha não sei quantos trocentos minutos de fala. Ninguém ouvia aqiela m**** de radinho, eu sentava o dedo no triângulo pra ir mais rápido. Kojima tinha umas alocações de recurso mto escrotas. Só de bla bla bla ocupou o blu ray todo. Foi naquele momento que eu vi que o Kojima estava se levando a sério demais, quis dar uma de Tarantino dos jogos e meio que falhou. Mas de forma geral eu gostei, só não zerei. Lembrando que esse jogo saiu sem sistema de trophy e lançaram um patch TRÊS anos depois. Tudo mo Ps3 era meio acoxambrado, alguns jogos respiravam por patches. Quem não lembra do Skyrim.
 
Topo Fundo