Penalidades de motor na Bélgica: atualizações para Mercedes, Renault e Honda - AMuS
Três dos quatro fabricantes de motores trazem novos motores para a Spa-Francorchamps. Somente a Ferrari passa sem eles. Devido às mudanças no motor, alguns motoristas sofrerão penalidades pelas posições iniciais. Até sete pilotos podem ser afetados.
É um bom momento para uma atualização do motor. Em Spa-Francorchamps, o desempenho conta. Especialmente no primeiro e na último setor. Segundo a Mercedes, a participação da aceleração total é de 81%. Qualquer cavalo extra é bem-vindo.
Mas os fabricantes e equipes também precisam pesá-los. Quando faz sentido substituir o motor? Quando uma penalidade no grid de largada é aceitável? Cada piloto pode usar apenas três unidades de motor de combustão, turbocompressor e MGU-H para cada uma das 21 corridas. Por trás disso está a recuperação de energia no tubo de escape.
De acordo com os regulamentos, apenas duas unidades cada do segundo motor elétrico MGU-K, a bateria e a unidade de controle são permitidas. Aqueles que excederem as cotas serão penalizados no grid de largada. Mas na Bélgica é sabido que você pode ultrapassar bem. Antes de La Source. No final da reta Kemmel. Ou no ponto de ônibus chicane, por exemplo. É por isso que o castigo dói menos do que nas faixas sinuosas.
Um pouco mais de potência na Mercedes
Após as férias de verão, a Mercedes inicia a segunda etapa de expansão do ano para o seu V6 turbo. O primeiro foi introduzido na linha de energia do Canadá. Para Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, será o terceiro motor cada. É por isso que eles não precisam temer punição.
Os engenheiros estão falando sobre mais potência e maior confiabilidade. Mas a Mercedes já estava ótima lá de qualquer maneira. Somente no GP do Canadá houve um defeito no carro do cliente de Lance Stroll. O salto no desempenho deve ser moderado. A equipe diz: "Não espere uma revolução".
A atualização não será suficiente para igualar a Ferrari na qualificação (onde o motor está no desempenho máximo). Hamilton limita as expectativas. "Este estágio de expansão é mais sobre eficiência e confiabilidade. No papel, nem nos deve dar um décimo de segundo", revela o atual campeão e líder do campeonato mundial. Os engenheiros da Mercedes também podem ter prestado atenção ao fato de que o V6 turbo sofre menos com o calor extremo.
Ferrari adere ao plano do motor
Hamilton tem medo de dois fins de semana de corrida pesado chegando. "A Bélgica e Monza têm longas retas. A Ferrari nos empurra nessa temporada toda. A Red Bull agora também é muito rápida em retas. E eles têm um pacote aerodinâmico eficiente que também os torna bons nas curvas". Mas isso não significa que Hamilton esteja insatisfeito com seu Mercedes V6 e o desenvolvimento. "Eu dirigi o primeiro motor em Budapeste. E foi excelente. Somos líderes de mercado há anos. Nunca é fácil defender essa liderança. Em 2019, ele virou e a estrada é mais difícil para nós. Mas era previsível que isso pode acontecer em algum momento ".
A Ferrari segue teimosamente seu plano. A segunda atualização do motor depois da Espanha será concluída a tempo da corrida em casa em Monza. Com o motor atual, você deve estar bem preparado na Bélgica. "Não estamos preocupados com o motor da Mercedes", diz Sebastian Vettel. "Vamos ver o quão bom o novo motor deles é na qualificação".
A fábrica de motores da Mercedes trabalharam durante as férias de verão. Em contraste com o grupo de chassis em Brackley( que tiveram que fechar por duas semanas.) É isso que os regulamentos querem. A Mercedes também construiu novos motores para os clientes da Racing Point e Williams a tempo. Normalmente, várias motores precisam de duas semanas para isso.
Stappen velho, Albon novo
A Williams pode instalar os novos motores sem hesitar. George Russell e Robert Kubica ainda não esgotaram seu contingente da temporada. A situação é diferente na Racing Point. Um quarto agregado baniria Lance Stroll para o fundo da grade.
Alexander Albon já conhece seu destino. O alpinista da Red Bull recebe o motor Spec4 da Honda para cumprimentá-lo. É a terceira atualização da temporada depois do Azerbaijão e da França. Albon desliza para o final do campo. O tailandês concentrará seu treinamento na corrida. Ele não pode ganhar nada na qualificação. "Vamos nos concentrar na preparação para a corrida.
O novo motor da Honda deve crescer a uma taxa de dois dígitos. Mais do que os novos turbos V6 da Mercedes e Renault. Juntamente com um novo combustível Exxon, que deve chegar ao GP da Rússia, deve ter cerca de 25 HP a mais. Para Max Verstappen, a Red Bull esperará até Monza. Eles não querem estragar suas chances de ganhar na Bélgica, aplicando uma penalidade. A Red Bull espera o fator Verstappen em Spa.
Coelho experimental para Stappen
Daniil Kvyat faz parte da equipe irmã. O motor número cinco custará ao russo cinco lugares na grade. O novo companheiro de equipe Pierre Gasly, por outro lado, dirige o motor Spec-3 da Honda. "A decisão foi tomada antes de eu ser rebaixado para a Toro Rosso", diz o francês. Albon e Kvyat são cobaias, por assim dizer. Assim, a Honda pode comparar o antigo e o novo na mesma pista. E você pode descobrir possíveis problemas com a nova unidade de força antes de parafusá-la no carro. Para Monza, se o pior acontecer, o mapeamento do motor poderá ser aprimorado.
A Renault é o terceiro fabricante a atualizar. É a terceira atualização da temporada na 13ª corrida. Com o primeiro na Espanha, a confiabilidade era o foco e foi aumentada. Com o segundo para o jogo em casa na França, o poder do motor foi potencializado. Cerca de 10 hp foram lançados. "Não haverá muito com o novo motor", explica Cyril, chefe da Renault. Abiteboul. "Mas já é um avanço perceptível."
Renault ainda está considerando
Renault ainda está trabalhando em seu plano mestre. Nico Hülkenberg e Daniel Ricciardo provavelmente só irão acionar o novo motor na prática e depois mudarão de volta. Cada um deles custaria cinco posições na grade. O motivo oculto: Na equipe, Spa é considerado o circuito mais fácil de ultrapassar do que Monza.
Outros fatores também desempenham um papel. Com 7.004 quilômetros, o Spa é a pista mais longa do calendário. Não é fácil para as equipes fornecerem suco suficiente da bateria para os motores elétricos durante toda a volta. "O desempenho aumenta com o novo motor. Mas, em certos aspectos, é à custa da recuperação de energia. Temos que dar uma olhada de perto na prática e verificar", diz Abiteboul. E então a Renault precisa finalizar o plano de como superar as nove corridas restantes sem penalidades adicionais. Essa é outra razão pela qual você poderia poupar os novos motores para qualificação e corrida. Há um ponto de interrogação por trás da McLaren. A equipe de clientes da Renault ainda não decidiu se deve usar o novo motor no próximo fim de semana. Se decidirem fazê-lo, Lando Norris e Carlos Sainz serão punidos.