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Tem cara aqui falando "Não respeitaram a direção de arte original" e faz isso desrespeitando a "nova direção de arte"... Ambas são legítimas na discussão da arte. Querem pagar ainda de conhecedores de direção de arte. Na moral. Eu que trabalho, em partes, com arte e só vejo "entendedor" aqui discutindo ela de maneira errada.
Como novo jogo, como re-leitura. Não existe problema em uma nova direção de arte, isso não significa uma ofensa ao jogo original. O original te agradou mais? Beleza, ele ainda existe e está lá pra ser jogado. Achou a nova releitura ruim, por n motivos? Aí isso é discutível, mas contenham-se no "sou o dono da verdade" porque isso não existe na arte, e quem acha legal por outros n motivos (inclusive os técnicos) também contam. Já que arte e técnica andam juntas, Joan Miró é altamente reconhecido justamente por suas técnicas de pintura, já fui em exposições dele com pessoas leigas que acharam todas suas obras "simples, parece que criança faz", até eu explicar várias das técnicas que ele usava em cada pintura, coisas que eram e até hoje são complicadas de fazer, aí a pessoa começou a valorizar mais.
Vocês tem que respeitar as opiniões contrárias e entender que arte é diferente de qualidade gráfica, essa sim tá muito acima no remake.
Mas muitos users não sabem diferenciar as coisas e bostejaram pelo tópico.
Só demonstra a quão infantil ou limitada é a visão de muitos por aqui.
Muita vergonha alheia.
Eu concordo com você que a arte pode ser influenciada por muitas variantes, como tempo, orçamento, tamanho da equipe, tecnologia, entre outros.Eu acho que são coisas indistinguíveis. Arte é produzida, então como qualquer outro elemento artificial ela é modulada pelos instrumentos usadas em sua construção.
Vou pegar um exemplo de um vídeo que vi a pouco tempo, os gregos em sua literatura antiga (como a Ilíada) não citam a cor "azul", ao contrário de várias outras cores, o que afeta diretamente a nossa capacidade de reconstruir a cena em nossa mente (o mar teria a cor de vinho escuro, por exemplo). Muitas explicações são sugeridas para isso (evolução da definição das cores nas línguas antigas, a relação de definição com capacidade de produzir pigmentos artificiais e por aí vai), mas o fato é que esta limitação muda nossa percepção sobre o que descrito na época.
Com games o paralelo é o mesmo, qualquer modelo artístico vai passar por um funil de programação que vai criar alterações, mais drásticas em hardwares limitados até chegar na UE 5 que pegou modelo direto de asset para filmes. Então a qualidade gráfica vai mudar a visão que o artista tinha originalmente, não tem como fugir disso. É uma limitação natural e inevitável de se fazer games.
Eu concordo com você que a arte pode ser influenciada por muitas variantes, como tempo, orçamento, tamanho da equipe, tecnologia, entre outros.
Mas você acha que se a From Software fizesse o Demon's Souls remake hoje ele ficaria como esse remake da Bluepoint? Eu acho que as duas produtoras tem visões artísticas diferentes e o resultado seria diferente mesmo usando a mesma tecnologia.
Mais uma vez, diferente não é necessariamente ruim.
Exato.Igual não ficaria, nem mesmo na From se usasse artistas diferentes. Mas a linha de pensamento é a mesma, a Bluepoint é muito pouco intervencionista em suas obras, isso pode até ser levado como uma crítica já que algumas melhorias e extras poderiam ter sido feitos.
O fato é que pego os games Soulsborne (Dark Souls e Bloodborne) e este Demons Souls e consigo ver que todos fazem parte de um mesmo "mundo", isso chamo de direção de arte, algo que vai além de artistas individuais e até de mídias (Mandalorian tem uma direção de arte semelhante de Clone Wars, por exemplo). Por este motivo não concordo com o argumento que houve descaracterização,.
Eu concordo com você que a arte pode ser influenciada por muitas variantes, como tempo, orçamento, tamanho da equipe, tecnologia, entre outros.
Mas você acha que se a From Software fizesse o Demon's Souls remake hoje ele ficaria como esse remake da Bluepoint? Eu acho que as duas produtoras tem visões artísticas diferentes e o resultado seria diferente mesmo usando a mesma tecnologia.
Mais uma vez, diferente não é necessariamente ruim.
Exato.
Concordo com você que, mesmo com algumas coisas diferentes artisticamente do original, nós ainda reconhecemos Demon's Souls remake como um Souls.
O rosto do Wander ficou esquisito e não tem as expressões que tem no ps2 quando um colossus vai nos atacar. Já foi mostrado em vários vídeos.O remake do shadow of the colossus ficou perfeito.. (Tirando a água, que no original era um pouco mais transparente em algumas partes).
De resto, ficou fiel até na localização das rcohas.. Gráficos bons, manteve a essência do jogo
Digo e repito
Tem cara aqui falando "Não respeitaram a direção de arte original" e faz isso desrespeitando a "nova direção de arte"... Ambas são legítimas na discussão da arte. Querem pagar ainda de conhecedores de direção de arte. Na moral. Eu que trabalho, em partes, com arte e só vejo "entendedor" aqui discutindo ela de maneira errada.
Como novo jogo, como re-leitura. Não existe problema em uma nova direção de arte, isso não significa uma ofensa ao jogo original. O original te agradou mais? Beleza, ele ainda existe e está lá pra ser jogado. Achou a nova releitura ruim, por n motivos? Aí isso é discutível, mas contenham-se no "sou o dono da verdade" porque isso não existe na arte, lembrando ainda que você pode não gostar de um estilo de arte e ela ainda sim ser considerada boa, e quem acha legal por outros n motivos (inclusive os técnicos) também contam. Já que arte e técnica andam juntas, Joan Miró é altamente reconhecido justamente por suas técnicas de pintura, já fui em exposições dele com pessoas leigas que acharam todas suas obras "simples, parece que criança faz", até eu explicar várias das técnicas que ele usava em cada pintura, coisas que eram e até hoje são complicadas de fazer, aí a pessoa começou a valorizar mais.
Então quem vem aqui e fala que não se pode usar a técnica também como um ponto a ser observado pq ela em si não é arte, também está sendo leviano.
Por fim. Esse tópico dificilmente vai ir pra frente e acho que já durou mais do que deveria durar, pois estão a 15 páginas patinando nele, o próprio título dele já é algo feito por quem na verdade não quer discutir arte, mas apenas impor sua percepção pessoal.
O fato é que pego os games Soulsborne (Dark Souls e Bloodborne) e este Demons Souls e consigo ver que todos fazem parte de um mesmo "mundo", isso chamo de direção de arte
bem.. nem os criadores originais fariam igual se refizessem o jogo hoje. O cara q tem mais direito de dizer o q é e não é o jogo, independente do q o jogador fanático pensaMinha critica é em relação a mudança na arte. Se o cara gostou ou desgostou nunca discuti. Eu acho que a mudança não só na arte, como também na trilha sonora ferem a experiência que a From Software criou a 11 anos atrás, não passa a mesma sensação e isso eu pude experimentar ao vivo jogando o game. Se esse jogo não fosse Demon's Souls, eu provavelmete teria adorado a direção artística. A questão pra mim é que ao mesmo tempo que a Bluepoint tomou libertades no desenvolvimento não mexeu onde deveria, que são algumas mecânicas cagadas e a IA dos inimigos e bosses que bugam.
Isso ai não é releitura de nada, é simplesmente uma recauchutada visual em um jogo velho e que poucos puderam jogar.
Um camarada subiu a análise do jogo hoje: https://vgbr.com/2020/12/01/demons-souls/
Inclusive fui quem apresentou o jogo para ele na época hahahahahaha
Existe uma definição objetiva e universal para arte? Mais ainda, existe um critério OBJETIVO para comparar trabalhos artísticos em contextos e propostas distintas?
Se o tópico fosse pra criticar uma religião o efeito seria o mesmo.
bem.. nem os criadores originais fariam igual se refizessem o jogo hoje. O cara q tem mais direito de dizer o q é e não é o jogo, independente do q o jogador fanático pensa
MTO da equipe original de FFVII voltou pra fazer o remake e ele é bem diferente..
mto da equipe q andou fazendo o clássico god of war deu um 180 pra fazer um jogo bem diferente no ps4. Quer dizer.. o próprio criador, dono da série ta ferindo o trampo... Aí tudo bem ne? Mas se vem de outra produtora aí não pode...
pode ter certeza que se a from que pega pra fazer remake, faz até mais diferente q a bluepoint. Pq querem, pq podem, pq tão cagando pra puritanismo infantil de fanático q parece não ter vida fora do mundo dos videogamezinhos
eu entendo bem disso pq quando faço rework das minhas artes, sempre acho q tem mtas melhorias a fazer pq mudei, evolui, implemento o q acho ser ideal pro contexto/momento atual. Então é idiotice achar q o cara tem q fazer tim tim por tim tim em nome de um suposto "respeito". Qualquer jogo, até mesmo Demon Souls, tinha coisa a ser melhorada artisticamente mas não o fizeram seja por limite de tempo, budget ou as duas coisas. Ou pq eram péssimos mesmo naquele tempo, imaturo, etc. Pode ter certeza q sofreu corte e lançou como pode o jogo e deu no q deu. Pode ter certeza q se tivessem mais tempo ou grana, teriam melhorado ou mudado certas coisas q nego q ta de fora leva a ferro e fogo como dogma puritana.
Se nem o desenvolvedor é bitolado assim, ta na hora do jogador tomar semancol tbm... se eu mesmo pudesse refazer meu cantinho gamer, um "remake" de projeto, faria mtas coisas diferentes
Convenhamos. Direção artística da From software era sofrível e demorou pra engatar e ficar refinado. Claro q tinham potencial mas dava pra ver q tava mal executado. Nem entrando em mérito da capacidade gráfica.
Hoje ela ta bem melhor. Ta mandando mto bem desde dar souls 2-3. Surpreendeu em Bloodborne e Sekiro é belissimo mesmo q graficamente medíocre
Em termos de cenários são distintos, mas existe uma semelhaça devida ao tema dos jogos. Eu gostei inclusive de alguns cenários, mesmo estando muito distantes da proposta original. Agora a modelagem dos monstros não se parecem em literalmente nada e a trilha sonora idem, meteram um tom épico que apareceu em Dark Souls 3, mas com sonoridade muito distante, e ainda mais quando estamos falando de Demon's Souls original.
Vi na NeoGaf ontem e rachei!
O que Metacritic tem a ver com o que está sendo discutido?É galera
O cara do tópico tem razão.. estragaram a arte
Pra ver como ele tem razão.. a arte foi tão estragada que a nota ficou muito baixa
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Claro que estragaram, não dá nem pra ler o nome do jogo aíÉ galera
O cara do tópico tem razão.. estragaram a arte
Pra ver como ele tem razão.. a arte foi tão estragada que a nota ficou muito baixa
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Não precisa nem pegar o Satsuki que virou Chinês, mas você olha até as roupas de alguns NPCs que resolveram mudar e não tem nada a ver com o personagem em si, isso não é bem evolução.Os modelos são diferentes? Sim, tem que ser, o que causava impacto a 11 anos atrás não tem o mesmo efeito hoje, é preciso evoluir, mas vejo mesmo objetivo e direcionamento que a From dá para a franquia. Então não vejo descracterização.
Deve ser só falta de argumento mesmo.O que Metacritic tem a ver com o que está sendo discutido?
Não precisa nem pegar o Satsuki que virou Chinês, mas você olha até as roupas de alguns NPCs que resolveram mudar e não tem nada a ver com o personagem em si, isso não é bem evolução.
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Outra coisa interessante, é que apesar do budget insano que eles tem por conta do dinheiro da Sony, é até engraçado o ver o quão feio são vários dos modelos dos personagens que eles fazem. O cenário e os modelos dos personagens parece que pertence a duas gerações diferentes.
Deve ser só falta de argumento mesmo.
Olha o título do tópico.Lógico que existe, em tudo existe ordem e mesmo no subjetivismo, criterização é uma necessidade. Se seguirmos sua linha de raciocínio limitada, não deveriam haver discussões sobre nada, já que tudo que existe pode entrar no campo do subjetivo, inclusive tecnicidades.
Arte boa ou ruim é subjetivo, agora mudança artística é factual. Arte transmite ideias e quando você modifica arte, corre o risco de mudar essa ideia, pra mim e muitos mudou. Se isso é bom ou ruim, são outros quinhentos.
Não precisa nem pegar o Satsuki que virou Chinês, mas você olha até as roupas de alguns NPCs que resolveram mudar e não tem nada a ver com o personagem em si, isso não é bem evolução.