Terminei a versão Game Cube de Ty: The Tasmanian Tiger, um platformer 3D fortemente inspirado por Banjo-Kazooie e Sonic. Minha primeira e ultima experiência com a série foi há muitos anos atrás - provavelmente uma década ou mais - através de Ty 2 (que é mais parecido com Jak 2 e 3), mas resolvi dar uma nova chance a ela através do primeiro jogo, que muitos dizem ser o melhor.
Finalizar esse game foi uma experiência incrivelmente divertida, mas também incrivelmente frustrante graças ao tamanho gigantesco de cada mundo e o quão bem escondidos são os colecionáveis. Outro problema é a estrutura dos mundos: eles possuem muitos locais parecidos uns com os outros, então é muito fácil ficar perdido por eles enquanto você procura aquele colecionável que está faltando para zerar o nível. Houveram vezes onde precisei dar voltas em mundos inteiros por mais de 6-7 vezes para encontrar tudo.
Ao meu ver, Ty é um daqueles títulos que são
infinitamente melhores quando você coleta apenas o necessário para avançar. Enquanto curti muito o gameplay, simplesmente arranquei meus cabelos enquanto varria cada fase, sem qualquer auxílio realmente útil por parte do jogo para me ajudar. Finalizei o game com 97%, mas não tenho mais paciência para procurar o resto e abrir a fase bônus.
PS: Esse game possuí um dos bugs mais estranhos que já vi na vida: Uma vez ou outra, as texturas do Ty acidentalmente carregam na tela de Loading separadas em quadrados e o jogo trava. Isso aconteceu comigo duas vezes, mas não consigo postar a foto aqui graças ao tamanho da imagem. Já tentei cortar algumas partes dela para economizar uns megas, mas o fórum ainda não aceita.
Voltando para o meu Wario lindo e não-xeroso, também finalizei Wario Land: Super Mario Land 3. Sabe aquele game que você não joga há anos, porém lembra que é muito bom e acaba se divertindo horrores quando o revisita? Esse foi o meu caso com ele. Ele é 100000000 melhor do que eu lembrava!
Os jogos pré-Wario Land 2 (esse e Virtual Boy Wario Land) são bem parecidos com os games do Mario, mas ainda possuem várias diferenças que os separam deles:
- Os power-ups do Wario são totalmente diferentes dos do Mario;
- Enquanto ele pode pular nos inimigos como o Mario, o ataque principal dele na forma normal é um empurrão ("Shoulder Bash");
- Wario pode carregar e jogar seus inimigos de ângulos diferentes;
- O Level Design de ambos é bem diferente, valorizando mais exploração e colecionáveis ao invés de simplesmente ir do ponto A ao ponto B;
- Os visuais dos dois são menos "bonitinhos" e mais detalhados, contendo uma estética que não seria vista num jogo do encanador;
- Ao invés de simplesmente terminar o game, o jogador recebe um rank em forma de pequenos finais alternativos que levam em conta o número de moedas e tesouros coletados durante o gameplay;
O primeiro Wario Land possuí uma influencia bem forte de Super Mario Land 2 que, por sua vez, é influenciado por Super Mario World: Cada mapa possuí um certo número de saídas alternativas que são assinaladas por um circulo escuro no mapa. Diferente de SML e SMW, no entanto, algumas coisas que você fizer em um mapa podem influenciar uma fase localizada em outro, abrindo caminhos que não podiam ser acessados antes.
Por exemplo, se você fizer a "tampa" do Mt. Teapot cair quando bater em um bloco gigante em um dos níveis, a primeira fase da Rice Beach vai encher de água e você vai poder passar por algumas partes anteriormente impossíveis.
Sobre meu gameplay...como mencionei, gostei demaaaaaaais de revisitá-lo e o considero não só ele como a série Wario em geral grandemente superior aos games do Mario. Pessoalmente, só consigo apontar dois problemas: A música de alguns níveis é repetitiva demais e o Wario é lento feito uma lesma.
Mesmo com todos os tesouros, não consegui o necessário para ver o melhor final. Cheguei quase lá, mas faltaram algumas poucas centenas de moedas.