O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


15 anos do melhor Final Fantasy | Especial: A história de Final Fantasy VIII

Gutoos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.300
Reações
18.654
Pontos
749
A história de Final Fantasy VIII
Conheça toda a jornada de Squall, Rinoa e Cia​

Alexandre Woloski
10 de Fevereiro de 2014

Essa semana, um dos RPGs mais queridos de todos os tempos completa 15 anos. Final Fantasy VIII sucede um dos melhores jogos de todos os tempos - mesmo com essa responsabilidade, aSquare conseguiu marcar época e manter o selo de qualidade que estampava desde os anos 1980. Na primeira parte do especial 15 anos de Final Fantasy VIII, dissecamos toda a história do jogo, desde a criação dos mundos, o surgimento das feiticeiras e o nascimento e as batalhas de Squall.

YWJlZjRkZjk1YTMzMWI1MWNkOWIyZTMxOTc4OTYwODE.jpeg

O começo do mundo...

Milhares de anos atrás a humanidade foi criada por uma divindade chamada Hyne. Com o intuito de passar seus poderes adiante, ela cria algumas feiticeiras e coloca parte de sua magia nelas, para que seu legado possa ser eternizado. No entanto, em cada momento da história, só era possível existir apenas uma feiticeira - assim que essa morresse, os poderes passariam automaticamente para a próxima.

As feiticeiras são consideradas representantes da deusa Hyde e por isso acabaram ganhando fama e muita influência para atuar nos bastidores da política. Além disso, elas usam o poder que têm para conquistar países a base da força, fazendo com que a humanidade tenha um grande temor de suas habilidades.



Laguna e Raine: o nascimento de Squall e a prisão de Adel

O humanos comuns e as feiticeiras, porém, coexistiram durante muitos anos, até o momento em que surge feiticeira Adel. Ela se apodera da nação de Esthar, onde instaura uma ditadura, declarando guerra a outra nação, Galbadia. A guerra se dá por um tempo e alcança proporções globais, envolvendo outras nações. Galbadia, por exemplo, anexa a região de Timber aos seus domínios.

No meio do combate, Adel descobre uma garota chamada Ellone possui o dom de enviar a consciência das pessoas para qualquer momento do passado ou futuro. A feiticeira manda seus soldados matar os pais da menina e a capturarem a garota. Um soldado chamado Laguna e seus companheiros Kiros e Ward entram em conflito com as tropas de Adel para evitar a captura de Ellone, mas não têm sucesso.

Após a batalha, Laguna está no meio de uma recuperação e conhece Raine, uma moça que mora na mesma cidade de Ellone, e acaba casando-se com ela. Enquanto Laguna, Kiros e Ward vão atrás da garota pela segunda vez, Raine dá a luz ao filho de Laguna. O garoto ganha o nome de Squall. Após uma longa jornada, o trio de soldados consegue salvar Ellone da feiticeira Adel. Neste meio tempo, sem uma causa aparente, esposa morre repentinamente e deixa Squall órfão.



Continuando a guerra, Laguna, Kiros e Ward ingressam em um grupo rebelde contra Adel e conseguem aprisionar a feiticeira em uma cápsula espacial isolada e monitorada pela estação de Esthar. Com Adel aprisionada, Laguna assume a presidência de Esthar e corta o contato da nação com o resto do mundo por julgar que a humanidade ainda não está preparada para os conhecimentos que eles adquiriram após todas as batalhas.

O surgimento de Edea e a criação dos SeeD's

Com a morte de Raine, as crianças Ellone e Squal não possuem lugar para ir e são enviados por Laguna para o orfanato de Edea e Cid Kramer. Lá, as duas crianças criam uma enorme afinidade. Quatro anos mais tarde, devido a um fenômeno temporal, uma feiticeira muito poderosa chamada Ultimecia surge e transfere seus poderes para Edea.

O plano de Ultimecia é dominar a consciência de Edea e capturar Ellone para assim utilizar os poderes temporais dela e unir todas as eras em uma só, existindo apenas um tempo onde Ultimecia dominaria tudo. Edea e Cid percebem o que estaria por vir e resolvem tomar precauções, eles criam escolas para treinar os alunos a se tornarem SeeD's: soldados altamente treinados a usar as mais variadas técnicas de combates e magias para combater as feiticeiras.

São criadas três escolas: Balamb Garden, Galbadia Garden e Trabia Garden. As crianças do orfanato de Edea são distribuídas entre as três escolas, Squall, Seifer, Quistis e Zell vão para Balamb Garden, Irvine para Galbadia e Selphie para Trabia. Para proteger Ellone da feiticeira, Edea cria um grupo separado de SeeD's ao invés de mandá-la para alguma Garden e os nomeia de White SeeD's - eles são colocados dentro de um navio em alto mar, ficando assim longe do alcance da feiticeira Ultimecia.

Squall e Seifer, o duelo da cicatriz


Passados 13 anos, Ultimecia está com o controle total de Edea e começa a usá-la para procurar Ellone. O diretor de Balamb Garden é seu marido Cid que treinou muito bem seus alunos para combatê-la, embora no fundo ainda acredite que ela possa lutar contra Ultimecia sozinha. Porém, isso não acontece e Edea forma uma aliança com o presidente de Galbadia e começa os preparativos para anunciar a aliança entre os dois.

ffviii-squall.jpg

Edea resolve anunciar a união em uma transmissão via satélite, mas o único aparelho que existe não funciona e está localizado na cidade de Dollet, então ela manda seus soldados conquistarem o local e repararem o aparelho. Enquanto isso Ellone é transferida para Balamb Garden com o intuito de aumentar a segurança da garota, assim como Selphie também é transferida de Trabia para lá.

Em Balamb está sendo travada uma batalha acirrada de espadas entre dois homens, um deles vestindo uma roupa toda preta e de cabelos castanhos e o outro com um sobre tudo cinza e cabelos loiros. Eles são Squall e Seifer, ambos alunos de Balamb Garden e antigos órfãos do orfanato de Edea.

Os dois estão envolvidos em um duelo de Gunblades, espadas que também possuem a função de arma de fogo. Na verdade tudo não passa de um treinamento da escola, mas a luta acaba saindo do controle por conta da rivalidade entre os dois. Seifer fere Squall no rosto utilizando sua Gunblade, com ajuda de uma técnica proibida naquele combate, o que irrita Squal e o mesmo também fere Seifer no rosto, restando assim uma cicatriz em cada um.

Após Squall se recuperar do treinamento ele é acordado por uma mulher loira e alta, seu nome é Quistis. Ela é sua instrutora, considerada uma lenda dentro das Gardens, Quistis foi a única que conseguiu se tornar uma SeeD aos 15 anos de idade e posteriormente uma instrutora, antes mesmo de completar a maioridade.

ffviiisquall1.jpg

Naquele dia é o exame de Squall para ver se ele está apto a se tornar um SeeD, ele é enviado em uma missão para a cidade de Dollet para impedir que os soldados de Edea consigam tomar o local. O time de Squall é composto por Zell e Seifer, seu rival, que acaba sendo o líder do grupo. As ordens são de acabar com os soldados e aguardarem novas instruções, mas Seifer desobedece as ordens e avança para dentro da torre de comunicação. Selphie, a nova integrante de Balamb Garden é enviada como mensageira e acaba entrando no grupo também.

O grupo tenta impedir que os soldados ativem a torre de comunicação, mas falham. Squall, Zell e Selphie derrotam os soldados mas são coagidos por um robô aranha gigante, que faz eles baterem em retirada; na fuga, Quistis salva os membros de Balamb de serem pegos pelo robô.


Voltando para a Garden, os resultados dos testes são divulgados e somente Squall, Zell e Selphie passam no teste. Seifer, por sua insubordinação, é reprovado e acaba saindo frustrado do local. Para comemorar o feito é organizado um baile dentro da escola e todos os alunos são convidados.

A volta de Ellone

Durante isso uma garota chamada Rinoa surge em Balamb Garden. Sua missão é contratar os serviços da escola para que ajude os Forest Owls, a organização que luta contra o domínio de Galbadia. No fim das contas, Riona também vai ao baile e acaba se deparando com Squall, após alguma insistência os dois terminam dançando no salão. Após a dança, Quistis manda Squall encontrá-la em um local específico para eles conversarem.

Quistis apresenta a Squall um lugar que só os estudantes conhecem no Centro de Treinamento, lá os dois encontram Ellone sendo atacada por um monstro; a dupla consegue salvar a moça. Curiosamente Squall não se lembra de Ellone, bem como nenhum dos órfãos se lembra um do outro. Isso se deve ao fato que o uso contínuo das Guardian Forces, onde eles invocam guardiões poderosos nas batalhas, apaga a memória aos poucos dos fatos passados.

Partindo para sua primeira missão, Squall, Zell e Selphie tem ordens de ajudar Riona a seqüestrar o presidente de Deling City para que ele não possa fazer o anúncio sobre o sucesso da antena de Dollet. No meio do caminho eles adormecem graças às habilidades de Ellone e são enviados para o passado nos corpos de Laguna, Kiros e Ward - dessa forma, eles tentam fazer com que o futuro de Laguna seja mudado para melhor.

ffviii-laguna.jpg

Após acordarem eles vão atrás do presidente, porém falham na missão pois o presidente já estava a salvo em Timber a muito tempo- quem estava no lugar dele era apenas um monstro disfarçado. Após a falha, Cid perde a paciência e revela seu plano de assassinar Edea em Deling City. Ele pretendia posicionar um atirador de elite de Galbadia Garden para acertar Edea durante a parada do festival que a homenageia.

Curiosamente o atirador de elite é Irvine, outro antigo órfão da instituição de Edea, que se junta ao grupo para concluir o objetivo. Quistis, Zell e Selphie ficaram com a missão de baixar a grade na hora que o carro de Edea passar para prendê-la ali. Após isso, Irvine deve disparar com seu rifle na testa de Edea, caso falhar, Squall é o encarregado de terminar o serviço em um combate corpo a corpo.

Edea sobe no palco e assassina o presidente da cidade na frente de todo o público e anuncia que a partir de agora ela lidera tudo por lá e está instaurado o reino de horror. O grupo de Quistis consegue prender Edea durante sua passagem e Irvine dispara certeiramente na cabeça da mulher, mas ela repele a bala com sua magia e Squall avança para a batalha.

Chegando para enfrentar a feiticeira ele se depara com Seifer que agora é braço direito de Edea. Depois de derrotar seu rival é a vez de acabar com Edea, mas aqui o buraco é mais em baixo, a feiticeira derrota Squall facilmente cravando uma adaga de gelo no peito dele, deixando-o inconsciente e levando todo o grupo como prisioneiros.

A luta contra Edea

Como o presidente de Deling está morto, Edea está controlando Galbadia e ordena um ataque de mísseis contra as Gardens de Balamb e Trabia. O grupo de Squall consegue fugir da prisão e se dividem para tentar evitar o ataque, Selphie se dirige a base de mísseis e Squall para Balamb com o intuito de alertá-los sobre o perigo. Infelizmente Selphie não consegue impedir que os mísseis sejam disparados, mas nem tudo está perdido, pois Squall descobre um dispositivo que faz Balamb Garden se locomover e acaba escapando dos mísseis.

Squall é nomeado então o líder da Garden de Balamb e recebe ordens de ir para a cidade de Balamb. Chegando lá eles encontram a cidade tomada por Galbadia. Ao invadir eles duelam com Rajin e Fujin, capangas de Seifer que comandaram a invasão, vencem e libertam a cidade.

ffviii-rinoa.jpg

Após uma conversa com Irvine, que não usava Guardian Forces no passado, os SeeD's começam a se lembrar de todo seu passado juntos no orfanato, sobre a ligação entre eles, sobre Ellone e também sobre Edea. Sendo assim eles decidem ir para o orfanato procurar respostas, o que eles não esperavam é que toda Galbadia também estava indo - então a guerra começa entre as duas Gardens.

Os SeeD's entram em Galbadia e se dirigem para enfrentar Edea e, após passarem por Seifer, finalmente era a hora de acabarem de vez com a feiticeira - tarefa que eles conseguem cumprir. Instantes antes de morrer Edea passa transfere seus poderes para Rinoa, transformando-a em uma feiticeira sob o comando de Ultimecia. Rinoa sendo controlada fala para Seifer que ele está no comando e dá orientações para que o guerreiro efetue a volta de Adel. Após isso Riona entra em um coma profundo.

Viagem ao espaço

Edea sobrevive à batalha e resolve voltar para o orfanato e encontrar Cid. Lá, ela conta que não tinha noção de nada do que fazia, pois estava completamente controlada pela Ultimecia. Squall vai atrás de Ellone para procurar um modo de salvar Rinoa. O grupo dos White SeeD's revela então que ela está em Esthar.

Ao chegar Squall se depara com um Dr. chamado Odine. Ele fala que Ellone está em uma estação espacial e que se ele quiser encontrá-la deverá viajar para o espaço. Squal leva Riona inconsciente e Irvine se encontra lá para averiguar o lacre da feiticeira Adel. Zell agora está no controle das coisas na terra e descobre que Galbadia tomou Lunatic Pandora e está preparando o Lunar Cry, que é quando os monstros contidos na Lua descem para a terra.

Ao encontrar Ellone, Squall é surpreendido por Rinoa que novamente é possuída por Ultimecia. Dessa vez, o pior acontece e ela libera todos os selos de Adel e também o Lunar Cry, fazendo com que os montros e Adel caiam na terra. Ultimecia deixa o corpo de Rinoa para que ela morra a deriva no espaço. Squall vai atrás da moça e não deixa que este seja o fim dela.

A deriva no espaço, o casal acaba encontrando a nave Ragnarock, a mesma eu foi utilizada para levar Adel para o espaço e conseguem voltar para a terra. Ao chegar em chão firme, Rinoa é levada por soldados de Esthar para o Sorceress Memorial, onde ela seria selada como Adel, devido ao fato de Rinoa ser uma candidata a feiticeira. Inconformado com essa situação, Squall não deixa isso acontecer e a salva pouco antes de ser selada.

ffviii-ultimecia.jpg

O sacrifício e o último confronto

Squall é chamado por Laguna para mostrar seu plano de acabar com Ultimecia de uma vez por todas. Dr. Odine revela que a única maneira de matar a feiticeira é viajando para o futuro e acabando com a mesma. Naquele momento, infelizmente, é impossível fazer isso. Contudo, Ultimecia precisa de Ellone e de uma feiticeira pra conseguir seu plano de comprimir o tempo, e existem apenas duas, Adel e Rinoa. Se ela possuir Adel seria um desastre total, então o plano é derrotar Adel para que Ultimecia possua Rinoa para que Ellone mande suas mentes ao passado e que ela comprima o tempo.

Com ela comprimindo o tempo, os SeeD's podem transitar livremente, podendo ir para o futuro e encontrar Ultimecia. Eles embarcam na Ragnarok e vão em direção de Lunatic Pandora para enfrentar Adel. Chegando lá se deparam com Seifer mais uma vez. O grupo derrota Seifer, Rajin e Fujin, mas mesmo assim Seifer captura Rinoa e entrega para Adel.

Squal vai confrontar Adel e consegue derrotar a feiticeira e salvar Rinoa, tornando assim possível iniciar o plano de Laguna e do Dr. Odine. Chegando ao futuro, Squall se depara com Ultimecia e depois de uma árdua batalha ele finalmente põe fim à feiticeira. Após a batalha, porém, Squall fica a deriva perdido no tempo.


Movido por seu amor a Rinoa e sua vontade de vê-la novamente, Squall finalmente consegue retornar ao presente e ficar junto de sua amada. No final é dada uma festa em Balamb Garden para celebrar a paz no mundo, onde Edea e Cid se tornam diretores da Garden e dão continuidade ao treinamento dos alunos. E assim termina a jornada de Squall e Rinoa, uma das mais queridas história de amor nos games.

http://omelete.uol.com.br/final-fantasy/games/historia-de-final-fantasy-viii/#.UvjdyRBdVT4
 

AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.738
Reações
11.371
Pontos
1.053
Pior FF. Nada me tira o nojo que eu sinto dessa porcaria ridícula de "o poder do amor entre dois jovens".
PQP, vai tomar no shift+8 Square. Aonde vocês estavam com a cabeça quando deixaram o Sakaguchi seguir com isso...:facepalm
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.610
Reações
60.139
Pontos
1.724
Ótimo tópico, vou ler em casa com tempo.

Adoro FF VIII! Já joguei 2 vezes e pretendo jogar novamente no PSVita.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.548
Reações
26.695
Pontos
1.954
Jogo lindo.
Tópico lindo.
História linda.

Melhor FF de todos os tempos.

Não terminei de ler tudo ainda, mas vou finalizar depois.
 


doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.548
Reações
26.695
Pontos
1.954
Pior FF. Nada me tira o nojo que eu sinto dessa porcaria ridícula de "o poder do amor entre dois jovens".
PQP, vai tomar no shift+8 Square. Aonde vocês estavam com a cabeça quando deixaram o Sakaguchi seguir com isso...:facepalm
1389255114240021_animate.gif




images

- Plebeu imundo! Você é indigno de pertencer a ordem de São Dumas! Suma desse tópico e não volte mais!.
-Assim determina Victor Von Doom.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
Grande Final Fantasy 8,foi o jogo da série que mais vezes terminei.Obra-prima da série.
 

Justhat

Bam-bam-bam
Mensagens
5.380
Reações
5.091
Pontos
353
Tirando os cinco primeiros (pela bagunça que foram os seus lançamentos) e o 11, esse tá entre os mais esquecidos/ignorados da franquia.
 

luizremorcorrea

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.882
Reações
2.931
Pontos
1.109
Melhor FF de todos os tempos...

Foi o RPG que me introduziu no meio do gênero, logo tenho um carinho muito especial pelo mesmo!!

Parabéns pelo tópico!!

E quem é hater do meu FFVIII foderosão não entende nada...
 

TURBOOTH

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.279
Reações
13.231
Pontos
629
Eu detesto esse FF, juro, depois de ter jogado FFVII e ser surpreendido por essa baitolagem sem limites eu comecei a desgostar da série, p mim o FFVIII marcou o início da decadência da série.
Só vi outro FF bom no PS2 com FFX

Obs.: gosto não de discute, se lamenta. Então o choro é livre, lamentem o meu gosto.
 

Mioni

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
9.884
Pontos
704
Só é legal mesmo por causa dos GF e apertar quadrado até quebrar o controle.
FFVI superior.
 

taviNhoStrife

Ser evoluído
Mensagens
75
Reações
32
Pontos
28
Depois de FF7, esse é melhor FF que joguei. Saudades dessa época, joguei esse jogo de ponta a cabeça e perdia horas no Triple Triad.
 

D.Fox

Veterano
Mensagens
767
Reações
972
Pontos
143
Eu gosto muito de FF8, mas na minha opinião não é o melhor da série.
Particularmente curti muito jogar o FF6, e a história deste é muito melhor do que FF8.

Mas a idéia do tópico é válida. Inclusive poderia haver em alguma pasta um tópico fixo com as histórias dos games, especialmente os mais antigos, para quem não teve a oportunidade ou não tem paciência para jogar.

Fikdik. :kjoinha
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.610
Reações
60.139
Pontos
1.724
Nunca me decido entre a melhor OST, se é o VII ou VIII. O Nobuo estava muito inspirado em ambas.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.250
Reações
28.363
Pontos
1.649
Tópico estupendo!!

Esse é sem dúvida o melhor FF de todos!! As Guardian Force são sensacionais! Principalmente o "Diablous", o sistema de Junction também é legal pra caramba!

Muitos que "Hateiam" esse jogo não terminaram nem o primeiro CD! Eu salvei esse jogo umas 4 vezes!

Tem tudo que o FF7 tem de bom e mais ainda!

Top 3 do PSX fácil! Só perde para Castlevania SOTN e MGS!
 

Archanjo07

Bam-bam-bam
Mensagens
4.095
Reações
913
Pontos
234
Final Fantasy 8 tem a melhor arma dos RPGs e o protagonista mais Badass dos FF. Top 10 de rpgs com certeza, mas não bate de frente com o VI.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Tópico estupendo!!

Esse é sem dúvida o melhor FF de todos!! As Guardian Force são sensacionais! Principalmente o "Diablous", o sistema de Junction também é legal pra caramba!

Muitos que "Hateiam" esse jogo não terminaram nem o primeiro CD! Eu salvei esse jogo umas 4 vezes!

Tem tudo que o FF7 tem de bom e mais ainda!

Top 3 do PSX fácil! Só perde para Castlevania SOTN e MGS!

Eu zerei o jogo e mais de uma vez, mas foi por falta de opção mesmo.

Depois conheci outros FFs melhores...outros rpgs da square melhores, e outros rpgs muito melhores também.
E descobri que esse é um dos piores mesmo...

Mas belo post inicial...

Pena que o jogo é muito fraco, apesar de ter a maior parte das melhores Summons animadas na série...

Hoje em dia se o povo vai jogar mesmo nem zerar o primeiro CD de tão mau que o jogo envelheceu e tanta opção melhor...Se bem que no snes ja tinha opção melhor e no psx também e no pc também.

Breath III, Breath IV Star Ocean 2, Xenogears, Valkyrie Profile, Wild Arms 1, FF7, FF9, FF Tatics...Todos considero bem melhores que esse FF.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.250
Reações
28.363
Pontos
1.649
Eu zerei o jogo e mais de uma vez, mas foi por falta de opção mesmo.
Depois conheci outros FFs melhores...outros rpgs da square melhores, e outros rpgs muito melhores também.
E descobri que esse é um dos piores mesmo...
Mas belo post inicial...Pena que o jogo é muito fraco, apesar de ter a maior parte das melhores Summons animadas.


Ser bom ou ruim vai da ótica de quem vê.

Outros FF que joguei que dizem ser melhores do que esse eu joguei e pra mim não passam de Overrated puro.

Se você não gosta desse, não sou eu que vou fazer você gostar, ainda mais depois de 15 anos que saiu.

Só sei que pra mim, esse é o melhor. E pra mim vale o que eu acho, não o que se passa pela cabeça do outros.
 

bsony

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.422
Reações
11.944
Pontos
983
Lembrei que das 3 vezes que terminei esse jogo, a cada vez ele ia ficando mais emociante. Pqp que época boa em que a história/diálogos/batalha tinham mais importância que qualquer coisa.
 

ihh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.518
Reações
22.675
Pontos
564
Entrei só pelo título flame e pra dizer FF IX superior.

Nunca terminei FF VIII, foi o único depois do VII que não terminei. Um dia termino ele.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Lembro que na época, estava no final do cd 3, e o leitor do meu PS1 foi para o saco, e vendi o PS1.

Vou ver se re-jogo o 7, 8 e 9.

O único final fantasy que fechei foi o 7.
 

_Ryudo_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.591
Reações
1.365
Pontos
874
Foi o primeiro Final Fantasy que eu joguei do início ao fim.
Depois de ver a abertura épica - e escutar alguns excertos da trilha sonora - me obriguei a comprar e terminar esse jogo.
Tendo jogado os outros jogos da série, considero que o VIII está entre os melhores.
 

Cadelão

Bam-bam-bam
Mensagens
4.455
Reações
4.796
Pontos
344
Final Fantasy VIII foi um grande jogo. Pra mim, está pau a pau com o VII. Mas o que realmente marcou foi a trilha sonora! A do 7 já era maravilhosa, mas na do 8 eles se superaram. A música de batalha eu ouço até hoje, quase todo dia, e sempre me animo. Pra quem não conhece, fica aí essa maravilha:



Apesar dos dois acima citados serem muuuuuito bons, o meu preferido da era PS1 foi o IX. Era muito engraçado. Zidane fanfarrão master. E a maneira como eles utilizaram o lore foi magnífica. O sistema de profissões completamente integrado ao mundo, nossa... Muito bom.
 
Topo Fundo