É uma série de coisas:
Desenvolvimento de jogos a cada geração que passa fica mais complicado; antes uma pessoa conseguia criar várias coisas, hoje é preciso de várias pessoas pra criar uma coisa. Engines mais definidas, físicas melhoradas, mais atributos (tipo Ray Tracing), mais linhas de código, mais tempo de desenvolvimento...
Existe uma "pressão" sobre jogos AAA muito esquisita. O desejo dos consumidores é grande, mas nem sempre o retorno pro distribuidor dá conta, e às vezes o distribuidor não ajuda e coloca uma estimativa absurda - vide Dead Space 3. Os custos estão em constante alta também, então as vendas precisam ser monstruosas pra suprir. Eventualmente teremos, sei lá, um ou dois jogos AAA por ano, e de resto será AA para baixo. A demanda simplesmente não conseguirá ser atendida, e isso não será exatamente um problema
Em tempos anteriores consoles novos significavam possibilidades muito perceptíveis para toda a indústria, já da geração anterior para a atual não vemos isso tudo, e não apenas em questão de gráficos. O lance dessa geração, e consequentemente das que ainda virão, é mais sobre performance, gameplay e acabamento mesmo. A nova geração apenas dá um tchan a mais, nada muito além, então a motivação de criar algo exclusivo pros novos consoles fica aquém do que já vimos em outras épocas
Por hora tá de boa, e não sou eu dizendo, é todo mundo.
Elden Ring usa engine com certas atualizações, mas não é feita para nova geração. Vendeu mais de 10 milhões sem esforço