O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
O navegador Microsoft Edge chegou na versão estável para Linux.

Debian/Ubuntu:
Código:
sudo apt install microsoft-edge-stable

Fedora:
Código:
sudo dnf install microsoft-edge-stable

OpenSUSE:
Código:
sudo zypper install microsoft-edge-stable
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Não sei se lembram, mas outro dia quando coloquei uma pequena análise do Fedora 35 beta.
Algo que me surpreende no Fedora é o quão rápida ele deixa o pc pronto para uso após o boot.
Até então quem fazia isso mais rápido era o Elementary, mas o Fedora 35 está bem mais rápido.
Logo após o boot eu abro o navegador (cheio de abas) e o spotify. A abertura de ambos é praticamente instantânea.

Também falei que tinha instalado a steam e estava surpreso com o desempenho.
Agora que estou com a versão final, instalei os meus jogos e pude analisar com calma.
O Fedora 35 é de longe a distro que melhor roda meus jogos no meu pc.
Até então uma determinada distro rodava um jogo melhor e o resto dos jogos com perda de desempenho ou nem rodava. Outra distro rodava bem outro jogo e o resto não. E assim ia nessa aleatoriedade entre distribuições e jogos.
No Fedora 35 todos os meus jogos testados estão rodando com o mesmo desempenho do Windows! Todos! Não tem flicker e nem micro stuttering.
E alguns estão com o ping consideravelmente menor do que se comparado ao windows e outras distribuições.
Esse Fedora 35 é a primeira distribuição que roda jogo pelo Lutris sem ficar aquela janela perdida do Wine em qualquer lugar da tela.

E a partir de agora quando me perguntarem qual a melhor distro para jogos, vou indicar o Fedora 35.
 
D

Deleted member 120622

Atualizei do Fedora 34 pro 35 pelo update do sistema mesmo e tudo ocorreu bem, show de bola. Tá rodando rápido DEMAIS, mesmo com o disco criptografado o sistema boota numa velocidade incrível, abre tudo instantaneamente, to gostando bastante. Espero que se mantenha estável assim por bastante tempo.

Tô usando o gnome praticamentre seco, tema padrão e só umas 2 extensões, vou deixar assim pra evitar problema e já tá mais que usável pro meu workflow
 


andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Bom dia gurizada do mal.

To pensando em trocar meu SO do win10 pra alguma distro de LINUX a algum tempo.. Eu nunca fiz a migração por conta dos jogos e tal.. mas agora com advento do Proton, stem deck e os carai não vejo mais pq me manter no ruindowns. Porém com tanta distro eu acabo ficando confuso.. todas as distro q uso no trabalho são mais voltadas a servidores e não desktops.. Enfim indo direto ao ponto.. gostaria de saber uma distro bacana pra uso pessoal mesmo sem mt extress e leve. E tb no caso da migração de win pra linux se vou sentir falta de alguma coisa do win10 nod dias de hoje?

Vlws.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Bom dia gurizada do mal.

To pensando em trocar meu SO do win10 pra alguma distro de LINUX a algum tempo.. Eu nunca fiz a migração por conta dos jogos e tal.. mas agora com advento do Proton, stem deck e os carai não vejo mais pq me manter no ruindowns. Porém com tanta distro eu acabo ficando confuso.. todas as distro q uso no trabalho são mais voltadas a servidores e não desktops.. Enfim indo direto ao ponto.. gostaria de saber uma distro bacana pra uso pessoal mesmo sem mt extress e leve. E tb no caso da migração de win pra linux se vou sentir falta de alguma coisa do win10 nod dias de hoje?

Vlws.

ZorinOS = Windows like
ElementaryOS = Mac like
Mint/Ubuntu/Pop = Linux like
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
ZorinOS = Windows like
ElementaryOS = Mac like
Mint/Ubuntu/Pop = Linux like

Pintou uma duvida aqui.. O unico hardware mais "estranho que tenho no PC" seria uma placa de Som offboard.. se me lembro era algo assim:
Placa de Som Asus Xonar SE, PCIe, Canal 5.1

Será que consigo driver pra isso no linux das massas?
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Pintou uma duvida aqui.. O unico hardware mais "estranho que tenho no PC" seria uma placa de Som offboard.. se me lembro era algo assim:
Placa de Som Asus Xonar SE, PCIe, Canal 5.1

Será que consigo driver pra isso no linux das massas?

Nunca tive placa de som, driver proprietário bem difícil ter, e talvez vai requirir configuração manual da placa.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.985
Reações
12.352
Pontos
753
Pintou uma duvida aqui.. O unico hardware mais "estranho que tenho no PC" seria uma placa de Som offboard.. se me lembro era algo assim:
Placa de Som Asus Xonar SE, PCIe, Canal 5.1

Será que consigo driver pra isso no linux das massas?
Acredito que deva funcionar sem problemas:
Linux Compatible
"On Debian 10, natively supported without installing any supplementary drivers.
(only stereo sound tested) "

No Debian 10 tem suporte nativo e não precisa de drivers adicionais.

Se no Debian, que tem pacotes mais antigos funciona, deve funcionar sem problema em outras distribuições.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
Bom dia gurizada do mal.

To pensando em trocar meu SO do win10 pra alguma distro de LINUX a algum tempo.. Eu nunca fiz a migração por conta dos jogos e tal.. mas agora com advento do Proton, stem deck e os carai não vejo mais pq me manter no ruindowns. Porém com tanta distro eu acabo ficando confuso.. todas as distro q uso no trabalho são mais voltadas a servidores e não desktops.. Enfim indo direto ao ponto.. gostaria de saber uma distro bacana pra uso pessoal mesmo sem mt extress e leve. E tb no caso da migração de win pra linux se vou sentir falta de alguma coisa do win10 nod dias de hoje?

Vlws.
talvez sinta falta de algo do windows
pois no linux algumas coisas tu terá que reaprender por ser bem diferente
sobre a placa asus...só testando em um pen drive bootavel
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Bom dia gurizada do mal.

To pensando em trocar meu SO do win10 pra alguma distro de LINUX a algum tempo.. Eu nunca fiz a migração por conta dos jogos e tal.. mas agora com advento do Proton, stem deck e os carai não vejo mais pq me manter no ruindowns. Porém com tanta distro eu acabo ficando confuso.. todas as distro q uso no trabalho são mais voltadas a servidores e não desktops.. Enfim indo direto ao ponto.. gostaria de saber uma distro bacana pra uso pessoal mesmo sem mt extress e leve. E tb no caso da migração de win pra linux se vou sentir falta de alguma coisa do win10 nod dias de hoje?

Vlws.
Vou ter que começar a recomendar o Fedora 35 pq não tem jeito.
Está extremamente, leve, rápida e estável.
E para o meu hardware é a distro que está rodando melhor os meus jogos.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Atualizei do Fedora 34 pro 35 pelo update do sistema mesmo e tudo ocorreu bem, show de bola. Tá rodando rápido DEMAIS, mesmo com o disco criptografado o sistema boota numa velocidade incrível, abre tudo instantaneamente, to gostando bastante. Espero que se mantenha estável assim por bastante tempo.

Tô usando o gnome praticamentre seco, tema padrão e só umas 2 extensões, vou deixar assim pra evitar problema e já tá mais que usável pro meu workflow
O seu relato bate exatamente com o meu.
Esse Fedora 35 tá voando!
 
D

Deleted member 120622

O seu relato bate exatamente com o meu.
Esse Fedora 35 tá voando!
Tá lindo demais, tudo fluído, visual coerente, tudo parece bem otimizado e profissional, to amando. Espero só que continue estável. Melhor distro atual de longe até o momento, pelo menos aqui no meu hardware. Pra quem tem Ryzen primeira gen e placa mãe com chipset B350 recomendo fortemente!

Recomendo também o tema do Gnome pro Firefox, pra parecer ainda mais tudo integrado: https://github.com/rafaelmardojai/firefox-gnome-theme
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Bom dia gurizada.. Fiquei ontem até 1 da matina por causa do meu backup gigante, pra depois instalar o Zorin OS 16 core na minha maquina.

Não tive mt tempo ficar trabalhando nele.

Primeiras impressões positivas;

1- Facilidade de instalação... mais facil até q windowns.
2- Ambiente limpo e sem "fru fru".
3- Todo sistema pensando pra ser o mais facil possivel pro usuario, se o programa não tem na loja o SO permite executar arquivos pegos da net sem problemas, instalei o chrome assim.
4 - Visual bem moderno com carinha de win 11.
5- Baixo consumo de recursos da maquina.


Primeiras impressões negativas.

1- Como imaginei minha placa de som XOnar não foi reconhecida, ele até aplica um drive com nome de XONAR mas não sai som ( terei que ver se consigo fazer funcionar ), coloquei no audio onboard e funcionou porém a qualidade do audio é ruim, vou tentar desabilitar o audio onboard na BIOS e ver se o audio da XONAR funiona.
2 - Ainda estou um pouco confuso pq o SO tem a cara do win, então vc acaba procurando coisas do win nele e não tem alguma vezes.
3 - Achei ligeiramente mais lento pra inicializar e executar os programas em geral do q no Win10.


Enfim vou evoluir nos testes com games e uso geral ainda, e dai posto aqui. Vou me manter nessa distro por um tempo.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
Bom dia gurizada.. Fiquei ontem até 1 da matina por causa do meu backup gigante, pra depois instalar o Zorin OS 16 core na minha maquina.

Não tive mt tempo ficar trabalhando nele.

Primeiras impressões positivas;

1- Facilidade de instalação... mais facil até q windowns.
2- Ambiente limpo e sem "fru fru".
3- Todo sistema pensando pra ser o mais facil possivel pro usuario, se o programa não tem na loja o SO permite executar arquivos pegos da net sem problemas, instalei o chrome assim.
4 - Visual bem moderno com carinha de win 11.
5- Baixo consumo de recursos da maquina.


Primeiras impressões negativas.

1- Como imaginei minha placa de som XOnar não foi reconhecida, ele até aplica um drive com nome de XONAR mas não sai som ( terei que ver se consigo fazer funcionar ), coloquei no audio onboard e funcionou porém a qualidade do audio é ruim, vou tentar desabilitar o audio onboard na BIOS e ver se o audio da XONAR funiona.
2 - Ainda estou um pouco confuso pq o SO tem a cara do win, então vc acaba procurando coisas do win nele e não tem alguma vezes.
3 - Achei ligeiramente mais lento pra inicializar e executar os programas em geral do q no Win10.


Enfim vou evoluir nos testes com games e uso geral ainda, e dai posto aqui. Vou me manter nessa distro por um tempo.
áudio acho que tem que configurar nas opções
será que usa o pulse??
tu tinha que ter testado primeiro pelo pen drive bootavel em modo live
para apenas depois instalar
já atualizou o sistema?? apt update, upgrade e dist-upgrade
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.703
Reações
27.036
Pontos
1.053
Bom dia gurizada.. Fiquei ontem até 1 da matina por causa do meu backup gigante, pra depois instalar o Zorin OS 16 core na minha maquina.

Não tive mt tempo ficar trabalhando nele.

Primeiras impressões positivas;

1- Facilidade de instalação... mais facil até q windowns.
2- Ambiente limpo e sem "fru fru".
3- Todo sistema pensando pra ser o mais facil possivel pro usuario, se o programa não tem na loja o SO permite executar arquivos pegos da net sem problemas, instalei o chrome assim.
4 - Visual bem moderno com carinha de win 11.
5- Baixo consumo de recursos da maquina.


Primeiras impressões negativas.

1- Como imaginei minha placa de som XOnar não foi reconhecida, ele até aplica um drive com nome de XONAR mas não sai som ( terei que ver se consigo fazer funcionar ), coloquei no audio onboard e funcionou porém a qualidade do audio é ruim, vou tentar desabilitar o audio onboard na BIOS e ver se o audio da XONAR funiona.
2 - Ainda estou um pouco confuso pq o SO tem a cara do win, então vc acaba procurando coisas do win nele e não tem alguma vezes.
3 - Achei ligeiramente mais lento pra inicializar e executar os programas em geral do q no Win10.


Enfim vou evoluir nos testes com games e uso geral ainda, e dai posto aqui. Vou me manter nessa distro por um tempo.
Vai contando mais aí pra gente durante o desenrolar da adaptação.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Comecei a usar o Boxes (app de virtualização).
Já tinha visto ele tantas vezes, em várias distribuições e nunca tinha dado atenção, pois usava o Virtualbox.
O Boxes é bem simples e direto e consegue extrair muito da máquina.
Estou rodando o Windows virtualizado e nem se compara com o desempenho sofrível do mesmo windows virtualizado pelo Virtualbox.
Até mesmo para acessar mídias externas como pendrive é extremamente fácil e sem gambiarras.
No virtualbox, colocar a resolução adequada era sempre um problema. No Boxes foi simples como deve ser.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Comecei a usar o Boxes (app de virtualização).
Já tinha visto ele tantas vezes, em várias distribuições e nunca tinha dado atenção, pois usava o Virtualbox.
O Boxes é bem simples e direto e consegue extrair muito da máquina.
Estou rodando o Windows virtualizado e nem se compara com o desempenho sofrível do mesmo windows virtualizado pelo Virtualbox.
Até mesmo para acessar mídias externas como pendrive é extremamente fácil e sem gambiarras.
No virtualbox, colocar a resolução adequada era sempre um problema. No Boxes foi simples como deve ser.

Boxes é um front pro qemu.
 

JulioCésar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
592
Pontos
563
Galera estou utilizando um tempo o linux, queria dizer até o momento.
Depois que instalei o Ubuntu, dizer que a experiencia está muito bem agradável, fiz um dual boot por causa de alguns 2 programas específicos apenas.
Acabo que em suma maioria estou usando sempre o linux e está me atendendo muito bem.
Bom do que vejo que poderia melhorar:
A loja do Ubuntu é muito bugada, não aparece nenhum programa se não pesquisar por ele
Gosto de usar o Opera, porem demora uns 15s para o primeiro inicio, acabei utilizando padrão o firefox mesmo por isso
O audio pelo HDMI está bugado, por exemplo se parar um video no youtube ainda roda 3s e o audio todo é distorcido, mas isso já ao olhar agora mesmo para dizer para vcs ,o Ubuntu baixo driver errado da placa de video.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
Galera estou utilizando um tempo o linux, queria dizer até o momento.
Depois que instalei o Ubuntu, dizer que a experiencia está muito bem agradável, fiz um dual boot por causa de alguns 2 programas específicos apenas.
Acabo que em suma maioria estou usando sempre o linux e está me atendendo muito bem.
Bom do que vejo que poderia melhorar:
A loja do Ubuntu é muito bugada, não aparece nenhum programa se não pesquisar por ele
Gosto de usar o Opera, porem demora uns 15s para o primeiro inicio, acabei utilizando padrão o firefox mesmo por isso
O audio pelo HDMI está bugado, por exemplo se parar um video no youtube ainda roda 3s e o audio todo é distorcido, mas isso já ao olhar agora mesmo para dizer para vcs ,o Ubuntu baixo driver errado da placa de video.
pra rodar os outros programas, tenta pelo wine
deve ser chato ficar reiniciando apenas pra usar 2 apps
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
existe alguma forma de deixar o menu iniciar do linux igual o do windows 10 (icones em miniatura?)

esse menu iniciar do windows 10 é a unica coisa que gosto neste sistema
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
será que alguem pode me ajudar?
eu estou tentando instalar o emulador ryujinx no linux mint
já instalei as dependencias deste guia:

mesmo assim ele não executa

PDNfZXJ.png
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
será que alguem pode me ajudar?
eu estou tentando instalar o emulador ryujinx no linux mint
já instalei as dependencias deste guia:

mesmo assim ele não executa

PDNfZXJ.png
Clica com botão direito do arquivo e acessa as propriedades. Normalmente em algum lugar tem a opção de dar permissão de execução, normalmente é isso. Tem alguns formatos de compactação tipo zip que perde as permissões.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
existe alguma forma de deixar o menu iniciar do linux igual o do windows 10 (icones em miniatura?)

esse menu iniciar do windows 10 é a unica coisa que gosto neste sistema
Não tenho certeza, mas eu acho que o Arcmenu (extensão para Gnome) deve ter essa opção de layout (ele tem vários layouts de menu em suas configurações).

Se for KDE, é bem possível que ele tenha algum widget para colocar como menu.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
Clica com botão direito do arquivo e acessa as propriedades. Normalmente em algum lugar tem a opção de dar permissão de execução, normalmente é isso. Tem alguns formatos de compactação tipo zip que perde as permissões.
Tentarei pesquisar sobre o wine e tentar instalar por ele, agradeço a dica!
Não tenho certeza, mas eu acho que o Arcmenu (extensão para Gnome) deve ter essa opção de layout (ele tem vários layouts de menu em suas configurações).

Se for KDE, é bem possível que ele tenha algum widget para colocar como menu.



Clica com o botão direito nessa pasta e vá em "abrir terminal aqui".

Digite ./Ryujinx


obrigado

consegui executar o ryujinx no linux

configurei o emulador, mas quando inicio o mario kart 8, ele crasha quando seleciono "1 player"

tentei varias coisas, tipo trocar o drive de video e outras configurações do ryujinx, mas nada resolveu

o motivo que me fez tentar fazer esse emulador funcionar no linux, é pq eu consigo rodar ele normalmente no windows, mas quando jogo online, depois de alguns minutos ele da disconect, então decidi tentar a versão linux, mas lá não consigo nem iniciar o jogo que já da erro, mesmo usando as opções do windows e mesmo hardware
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Vai contando mais aí pra gente durante o desenrolar da adaptação.

Continuando a epopéia de migrar do win10 pro Zorin OS16.

Pontos Positivos.

Consegui fazer funcionar o Diablo 2 remaster através do Lutris + Wine.
Conseguir fazer funcionar jogos com versões Nativas do linux sem problemas.
Consegui fazer funcionar games da Steam via Proton, porém tive que ficar testando versões do proton diferentes pois nenhuma fucionou com a ultima versão.
SO ainda se mantem estavél apesar de eu ter instalado um monte de coisas.
Jogos pelo pouco que joguei não apresentaram perda significativa de performance.

Pontos Negativos ou ainda não resolvido..

Ainda não consegui fazer funcionar minha placa de som Off board da xonar.. mesmo desligando o audio onboard.. e a diferença da qualidade de audio da placa onboard pra off board é gritante.
Não consegui instalar meu controle do XBOX One, achei que seria plug and play mas não é.. tem q instalar um driver especifico que roda como um serviço do ubuntu e mesmo assim não tá identificando meu controle, o controle não fica com a luz acessa só piscado. Significa q os drive não foi aceito.
Tudo no LINUX é mt mais complicado de resolver que no windowns, achei que pelo estavam falando a coisa tinha realmente evoluido.. de fato ficou mais amigavel em alguns aspectos porém windows ainda é mt mais noobfriendly em varios sentidos. No linux pelo to vendo tudo é possivel porém dá mt mais trabalho, pesquisa, etc..
Uma coisa que achei mtt negativa no caso especifico foi um site que uso com frequencia pra fazer pequenos trabalhos onlines em ingles pra ganhar uns trocados em dolar. Nada lá funciona pra linux.. como ele roda no chrome vou tentar executar ele via WINE e ver se consigo "simular um win" e continuar meus jobs.
Por alguma razão eu tenho um disoc de storage de 1 tera que mantenho meus backups, o linux reconheceu ele certinho porém não consigo manipular algumas pastas, nem criar ou excluir arquivos desse disco... não sei extamente pq mas imagino que seja algo relacionado a segurança de pasta. Porém ja verifiquei e parece q ta tudo certo na parte de segurança.
Mesmo conseguindo abrir o game de RTS chamado Iron harvest via proton versão antiga, ele apresenta um monte de bugs.. como não carregar os modelos e etc... Se for essa a experiencia com uso do proton no steam deck acredito que muitos vão instalar o win pra não ter que ficar se incomodando.
Eu tenho um controle da hori pra games de lutas que uso pra jogar street fighter... porém ele é de ps5 no win eu consegui fazer rodar de boas.. mas no linux to com medo, visto q nem o de xbox ainda consegui rodar.
So travou com alteração de hardware... mudou o plug de entrada de audio de offbboard pra onboard e o SO não conseguiu resolver e deu freeeze, tive que desligar e ligar novamente.

De uma modo geral to achando o SO bacana e ja da pra dizer que existe vida viavel caso o win sumisse da galaxia... porém linux ainda é bem complicado pra quase tudo especialmente pro publico casual.. e isso que peguei uma distro que é a carinha do WIN em varias coisas é praticamente identico.

Conforme for evoluindo em testes eu vou postando aqui..

Ainda pretendo fazer teste com FPS em games e uso geral.
 
Ultima Edição:

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Nesse ponto realmente o Linux falha, vc acaba perdendo muito tempo com detalhes. Por um lado é bom para o aprendizado, mas dependendo, as vezes é só canseira mesmo. Se for para estudar, é melhor fazer algo mais focado e em uma máquina dedicada ou máquina virtual.



O controle do Xbox one vc testou com fio ou via bluetooth/adaptador proprietário? Via cabo acho que funciona normal, por bluetooth depende do adaptador e o oficial da Microsoft depende de um driver. Aqui tem o artigo da Arch Wiki, mas serve pra qualquer sistema:

Controlador sem fio Xbox / Controlador sem fio Xbox One

Conecte o Xbox Wireless Controller com um cabo USB

Isso é suportado pelo kernel e deve funcionar sem pacotes adicionais.

Conecte o controlador sem fio Xbox com Bluetooth

Atualize o firmware do controlador através do Windows 10


O firmware do Xbox Wireless Controller costumava causar loops de conexão / desconexão com Bluez. A melhor solução por enquanto é conectar (por meio de um cabo USB) o controlador a um computador Windows 10, baixar o aplicativo de acessórios xbox e atualizar o firmware do controlador.

Antiga solução alternativa

Nota:
Desabilitar ERTM não é necessário desde a versão 5.12 do kernel.

Pode ser necessário desativar o modo de retransmissão aprimorado (ERTM) para fazê-lo funcionar. Use:

# echo 1> / sys / module / bluetooth / parameters / disable_ertm

Ou adicione este arquivo à configuração do seu módulo:

/etc/modprobe.d/xbox_bt.conf
opções bluetooth disable_ertm = 1

xpadneo

Um driver relativamente novo que suporta o controlador Xbox One S e Xbox Series X | S via Bluetooth é chamado de xpadneo . Além desses dois modelos, ele também oferece suporte básico para o controlador Xbox Elite Series 2 Wireless. Em troca do suporte total a apenas dois controladores até agora, ele permite que um leia o nível correto da bateria, suporta vibração (mesmo aquele nos botões de gatilho LT/RT), corrige o mapeamento de botão (às vezes errado) e muito mais.

A instalação é feita usando DKMS: xpadneo-dkms-git AUR .

Nota: Emparelhar um novo controlador do Xbox One S pela primeira vez pode ser difícil, desde não emparelhar até entrar em um loop de conexão / desconexão.

Esses problemas são descritos aqui . A melhor maneira de emparelhar o controlador de forma confiável é primeiro emparelhá-lo no Windows 10. No entanto, isso precisa ser feito usando o mesmo adaptador Bluetooth. Uma solução é instalar uma cópia gratuita do Windows 10 Evaluation em uma máquina virtual (usando QEMU ou VirtualBox , cuidando dos requisitos de passagem do adaptador Bluetooth, por exemplo , como um dispositivo USB) usando Archlinux como seu host e emparelhar no Windows 10 primeiro, em seguida, faça o mesmo novamente em seu sistema Arch Linux. O emparelhamento será bem-sucedido e não haverá mais necessidade de uso do Windows 10.

Conecte o controlador sem fio do Xbox com o adaptador sem fio do Microsoft Xbox

xow


xow é um projeto que permite a conexão com um dongle sem fio. Atualmente está em estágios iniciais de desenvolvimento. Ele pode ser instalado via xow-git AUR




Essa parte eu não entendi, existe Chrome para Linux. O que esse site faz em específico? Nunca vi problemas de acesso por conta de SO em navegadores, a não ser sites de streaming como Netflix, Amazon, mas isso é por conta do DRM de vídeo.
Se existe algum bloqueio, vc pode usar uma extensão de User Agent.



Se o disco estiver em NTFS, vai ser meio ruim mesmo manipular, porque não existe ainda drivers plenamente compatíveis com Linux. Isso vai mudar agora com o kernel 5.15, que inclusive vai ser um novo kernel LTS. Adicionaram um driver 100% funcional no kernel.
Não sei como o Zorin funciona, mas veja se existe alguma ferramenta de atualização de kernel.




Se tiver rodando de um HD formatado em NTFS, isso pode ser a causa, teria que testar no sistema de arquivo nativo do Linux, porque esse problema de carregar modelo parece problema de streaming ao ler o dado do disco.

Mas tem que ver o restante das configurações do PC. O Proton depende muito do Vulkan e nas Nvidia, esse suporte é meio ruim das 1xxx pra trás. Com AMD o processo é mais suave, por isso o Steam Deck talvez tenha menos problemas, porque eles eliminaram vários problemas:

  • Usa hardware AMD, que tem drivers open source e funciona melhor. Todo mundo que vc vê falando que roda bem jogos no Linux, usa hardware AMD;
  • Usa um SO rolling release, ou seja, que sempre tem o software mais atualizado. Isso permite que coisas sejam resolvidas mais rapidamente;
  • Vão usar uma interface própria, o modo big picture, que ajuda bastante em vários detalhes chatos de desktop Linux. Até tem um modo desktop, mas é algo que a Valve espera que seja secundário no uso.
  • Falando nisso, até mesmo o software de composição da tela será diferente do padrão habitual das distribuições. Será mais voltado a baixa latência e vsync, ou seja, bem focado em jogos.


Linux é bacana mesmo, exceto o destkop, ainda está atrás dos outros sistemas como Windows e MAC.

Eu mesmo sendo alguém mais experiente, desisti de usar o desktop, eu só gosto mesmo da linha de comando e pra isso eu uso de outras formas como no WSL2 do Windows (que agora suporta até apps gráficos), em máquinas virtuais no VMware (tenho um Mint e um Arch aqui pra brincar) ou aqui no trabalho, onde eu acesso remotamente os servidores via SSH.

Agradeço as respostas.. Aqui no serviço tenho varias VMs com varias distros diferentes de LINUX eu uso tudo sempre via shell tb.. Mas tava curioso pra ver como estavam as versões desktops que tanto o povo fala que evoluiu mt e tal.. Mas não vi grande evolução não!!A menos que seu uso seja mtt simples como uma maquina pra escritorio ou algo assim.

Ps.1 o controle é wired mesmo.. nem é sem fio... deveria ser plugar e jogar mas pelo visto a luta vai ser longa.
Ps2. No caso do disco pode ser oque falou.. mas se for qual seria a solução..?? pq nao queria formatar esse disco ele é só um storage e tem muita coisa lá.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Estranho a questão do controle, veja se tem como atualizar para um kernel mais recente. No caso do disco, mesma coisa, ou migra pro 5.15 ou vai ter que formatar a unidade ou reservar alguma partição nele pra isso.

Lembrando que se vc tiver GPU Nvidia, talvez seja meio arriscado ir pro 5.15, pq a Nvidia é meio lerda em atualizar os drivers. Não sei se o 495 já é compatível.

Digita no terminal:

Bash:
sudo apt-add-repository -y ppa:cappelikan/ppa
sudo apt update
sudo apt install mainline

Esse aplicativo tem opção de instalar um kernel novo de forma gráfica.

mainline-ubuntu-kernel-installer.png

Tu acha que atualizando o kernel da maquina pode começar a reconhecer o controle? Vou ver qual a versão do meu.. eu acabei de instalar o SO em tese o kernel não teveria estar tão antigo.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Essa parte eu não entendi, existe Chrome para Linux. O que esse site faz em específico? Nunca vi problemas de acesso por conta de SO em navegadores, a não ser sites de streaming como Netflix, Amazon, mas isso é por conta do DRM de vídeo.
Se existe algum bloqueio, vc pode usar uma extensão de User Agent.

Então a aplicação roda no chrome normalmente porém quando acesso a plataforma ele diz que as tasks só são validas pra Mac e Windows pq os desenvolverdores querem que vc teste nessas plataformas. Quem criou o app não tem interesse em te pagar pra vc testar em LINUX só nos outros SO.

Mas ainda creio que deve ser possivel usar o chrome versão windows mesmo no Wine e devo conseguir fazer as tasks.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
É uma possibilidade, porque os drivers de controle vêem todos no kernel. Por padrão, parece que o ZorinOS 16 vem com o 5.11.



Tenta usar essa extensão, ela informa ao site que está rodando em outro navegador ou SO.


Vou testar hoje a noite e depois te reporto. Vlwss
 
Topo Fundo