O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
É um sistema ERP da empresa....ele usa banco de dados em MySql....e toda vez que preciso fazer alguma pesquisa rodando pelo wine ele da pau.
Sabe se ele usa .Net?

Aqui usa SQL Server da Microsoft e também hardware de rádio Motorola, um app super específico e hoje funciona no Wine 100%

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Se vc não tem nada importante no Wine faz assim:

rm -rf ~/.wine

WINEPREFIX=~/.wine WINEARCH="win32" winecfg

winetricks dotnet48 vcrun2005 vcrun2008 vcrun2010 vcrun2017 allfonts

Depois é só instalar seu aplicativo e ver se resolve

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 


Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Se vc não tem nada importante no Wine faz assim:

rm -rf ~/.wine

WINEPREFIX=~/.wine WINEARCH="win32" winecfg

winetricks dotnet48 vcrun2005 vcrun2008 vcrun2010 vcrun2017 allfonts

Depois é só instalar seu aplicativo e ver se resolve

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk

Não funcionou....mesmo problemas de antes.......o esquema vai ser virtualizar mesmo.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
21.893
Pontos
1.109
Me expliquem essa treta do CentOS. Ele não era feito pela comunidade? A Red Hat tem poder pra acabar o bagulho?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Pessoal, dei uma instalada aqui no Ubuntu para separar as coisas do trabalho da parte pessoal do meu computador. Então tô deixando o Windows para uso pessoal e agora o LInux para profissional, mas tem algumas coisas que estão me incomodando muito e são elas:

- Renderização das páginas no Chrome, Opera e Firefox são mais lentas, tanto pela falta de smooth scrolling pelo teclado ou mouse, como parece que não acompanha direito o refresh do meu monitor em 144Hz (mesmo ativando essa taxa no Ubuntu). Tem como deixar a performance dos navegadores mais parecidas com a do Windows ou macOS?

- Há algum pack bom de codecs que vocês recomendam baixar?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Eu vi isso aqui no reddit esses dias, veja se alguma coisa resolve:



Já sobre os codecs, instale-os com esse comando:

sudo apt install ubuntu-restricted-extras


O Firefox tá rodando melhor que o Chrome que sempre tem um pequeno delay para renderizar as páginas quando eu movo rapidamente o scroll.

Deu uma pequena melhorada.
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.233
Reações
16.025
Pontos
503
Eu vi isso aqui no reddit esses dias, veja se alguma coisa resolve:



Já sobre os codecs, instale-os com esse comando:

sudo apt install ubuntu-restricted-extras


Eeste comando pode ser feito no mint? Não percebo problemas na navegação aqui no meu notebook
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Para o Chrome, parece que existe uma extensão que ajuda nisso:




Pode sim, isso é do Firefox, em tese funcionaria para qualquer distro.

Tem uma outra que é melhor porque lhe dá mais opções de personalização do scroll.

wKcz1zV.png
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
- Há algum pack bom de codecs que vocês recomendam baixar?

Acho que nenhum man, a maioria das aplicações multimídia do Linux vem com seus codecs integrados. Inclusive, bem capaz que os apps incluídos em qualquer DE que você tenha escolhido (por exemplo, no XFCE vem o Parole Media Player, baseado no GStreamer) já consiga rodar a grande maioria dos codecs
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.233
Reações
16.025
Pontos
503
Para o Chrome, parece que existe uma extensão que ajuda nisso:




Pode sim, isso é do Firefox, em tese funcionaria para qualquer distro.
thks, vou instalar na minha maquina então
Para o Chrome, parece que existe uma extensão que ajuda nisso:




Pode sim, isso é do Firefox, em tese funcionaria para qualquer distro.


167020

Só para posicionar vocês.
O Mint informa que os pacotes já foram instalados automaticamente e já não são necessários.

flw,
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Desculpe aos amantes do Linux, mas o mesmo é uma b*sta para renderizar páginas web independente do browser.

O Ubuntu nem tem um suporte nativo ao wheel scrolling speed, fora que todo e qualquer navegador parece que roda uma carroça, mesmo você tendo um master race.

O MacBook Pro que eu tinha de 2011 renderizava as páginas com a definição das fontes e dos textos melhores e com scroll extremamente suave, e numa leveza maior que o meu Ryzen 3800x com 8 núcleos físicos e 16 lógicos e 32 GB de RAM com uma VGA da nVidia da série RTX 2000. :kkk mesmo se você configurar o Ubuntu para rodar num refresh rate de 144Hz. Caras, parece que estou usando um computador Celeron com 4GB de RAM e VGA onboard. Se eu estiver num fórum ou reddit e no meio das linhas que se sucedem têm uma imagem, aí é que o bicho grita de dor igual a uma vaca indo ao matadouro, o negócio que já não é peformático parece que entra em modo slow motion tipo as lutas de Neo em Matrix.

É ridículo como a renderização gráfica do linux apanha feio até para o Windows, se for comparar com um Mac (que incrivelmente é unix based tb) aí é que a coisa fica fica ainda mais feia.

Claro que o Windows tem as suas falhas que poderia dar um livro se forem listá-las por completo, mas putz, tamos aqui falando do básico.

É impressionante que o Ubuntu acerta em algumas coisas e erra drasticamente em outras.

Meu primeiro contato com o Linux foi numa distribuição Slackware que, mesmo sendo de graça, eu para ajudar no projeto comprei uma versão física dos caras isso lá em 1998. Naquela época Linux era extremamente hardcore de se mexer e fazia você aprender muitos conceitos de computação em geral caso fosse deixar uma distro decente. Depois passei vários longos anos num hiato absurdo e agora retornei por causa do trabalho.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.488
Reações
26.158
Pontos
1.053
Bom, experimenta usar o Pop-OS, pois ele vem mais customizado para Nvidia, que provavelmente é o causador da má experiência com renderização.

Pelo menos comigo, usando inúmeras distros, a renderização é tão boa quanto no Windows. Mas acho que isso varia de pc pra pc.
Eu particularmente sempre achei o Ubuntu meio estranho e incompleto.

Outras opções incluem ativar o Wayland, mas ele não funciona com Nvidia, teria que desativar o driver:


No Fedora, ele vem ativado por padrão (desde que não ative o driver Nvidia).

No geral, não deixe que o Ubuntu por si só lhe cause uma má impressão. Ele pode ser o mais famoso, mas não é necessariamente o melhor.

Mas é assim mesmo, as vezes é necessário que o usuário intervenha para ter uma boa experiência. Nem tem como comparar com Microsoft e Apple, eles vendem esses sistemas, tem que funcionar redondo, enquanto que o Linux depende de voluntários.

Na minha visão, distros boas são:

Pop OS
Linux Mint
Fedora

Se tiver uma dose de vontade e paciência, vai conferindo e vendo como eles reagem ao seu hardware e verificando os problemas mais comuns. Eu diria que no mundo Linux, 80% dos problemas é Nvidia e Realtek, por conta dos drivers fechados.

AMD e Intel são muito bons.

Minha próxima VGA será uma AMD.
Uso o Mint num notebook modesto (i3, 8gb ram e SSD) e não tenho problemas de renderização assim não.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Desculpe aos amantes do Linux, mas o mesmo é uma b*sta para renderizar páginas web independente do browser.

O Ubuntu nem tem um suporte nativo ao wheel scrolling speed, fora que todo e qualquer navegador parece que roda uma carroça, mesmo você tendo um master race.

O MacBook Pro que eu tinha de 2011 renderizava as páginas com a definição das fontes e dos textos melhores e com scroll extremamente suave, e numa leveza maior que o meu Ryzen 3800x com 8 núcleos físicos e 16 lógicos e 32 GB de RAM com uma VGA da nVidia da série RTX 2000. :kkk mesmo se você configurar o Ubuntu para rodar num refresh rate de 144Hz. Caras, parece que estou usando um computador Celeron com 4GB de RAM e VGA onboard. Se eu estiver num fórum ou reddit e no meio das linhas que se sucedem têm uma imagem, aí é que o bicho grita de dor igual a uma vaca indo ao matadouro, o negócio que já não é peformático parece que entra em modo slow motion tipo as lutas de Neo em Matrix.

É ridículo como a renderização gráfica do linux apanha feio até para o Windows, se for comparar com um Mac (que incrivelmente é unix based tb) aí é que a coisa fica fica ainda mais feia.

Claro que o Windows tem as suas falhas que poderia dar um livro se forem listá-las por completo, mas putz, tamos aqui falando do básico.

É impressionante que o Ubuntu acerta em algumas coisas e erra drasticamente em outras.

Meu primeiro contato com o Linux foi numa distribuição Slackware que, mesmo sendo de graça, eu para ajudar no projeto comprei uma versão física dos caras isso lá em 1998. Naquela época Linux era extremamente hardcore de se mexer e fazia você aprender muitos conceitos de computação em geral caso fosse deixar uma distro decente. Depois passei vários longos anos num hiato absurdo e agora retornei por causa do trabalho.

A Renderização no MacOS é top mesmo...é a melhor que tem.
Mas nas distribuições que utilizei Linux me pareceu superior ao do Windows...menos quando tem algum bug de driver, ai fica uma m**** mesmo.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Bom, experimenta usar o Pop-OS, pois ele vem mais customizado para Nvidia, que provavelmente é o causador da má experiência com renderização.

Pelo menos comigo, usando inúmeras distros, a renderização é tão boa quanto no Windows. Mas acho que isso varia de pc pra pc.
Eu particularmente sempre achei o Ubuntu meio estranho e incompleto.

Outras opções incluem ativar o Wayland, mas ele não funciona com Nvidia, teria que desativar o driver:


No Fedora, ele vem ativado por padrão (desde que não ative o driver Nvidia).

No geral, não deixe que o Ubuntu por si só lhe cause uma má impressão. Ele pode ser o mais famoso, mas não é necessariamente o melhor.

Mas é assim mesmo, as vezes é necessário que o usuário intervenha para ter uma boa experiência. Nem tem como comparar com Microsoft e Apple, eles vendem esses sistemas, tem que funcionar redondo, enquanto que o Linux depende de voluntários.

Na minha visão, distros boas são:

Pop OS
Linux Mint
Fedora

Se tiver uma dose de vontade e paciência, vai conferindo e vendo como eles reagem ao seu hardware e verificando os problemas mais comuns. Eu diria que no mundo Linux, 80% dos problemas é Nvidia e Realtek, por conta dos drivers fechados.

AMD e Intel são muito bons.

Minha próxima VGA será uma AMD.
Concordo 100%

Tenho um notebook com GPU Nvidia somente por falta de opção, porque já sabia que teria problemas com ela

Espero que meu próximo notebook consiga comprar com AMD, quem já usou Wayland sabe o quanto faz diferença, até mesmo comparado ao Windows

Apesar que a Nvidia já deu sinais que vai tentar dar suporte, pena que não abrindo o driver
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Tinha baixado o driver da Nvidia no site oficial, mas não foi. Então fui em Software & Update do Ubuntu na aba de Aditional Drivers, e baixei uma versão que tinha lá disponível do driver e deu uma melhorada já de uns 30%, tanto na renderização dos textos quanto na suavidade das páginas.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Tinha baixado o driver da Nvidia no site oficial, mas não foi. Então fui em Software & Update do Ubuntu na aba de Aditional Drivers, e baixei uma versão que tinha lá disponível do driver e deu uma melhorada já de uns 30%, tanto na renderização dos textos quanto na suavidade das páginas.
Resumindo: O problema não é do Linux mas sim da droga da NVIDIA...
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
nVidia é foda mesmo com esses paranauês de driver proprietário e optar por uma tecnologia de composição distinta dos demais que trava todo seu progresso no Wayland, mas em questão de early support ela dá um show na AMD. Todas as placas da nvidia são lançadas com um suporte razoável para linux por meio de seus drivers, AMD demora meses ter um pacote 'mesa' estável, e olha que digo isso sendo fã-boy da AMD kkk
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Outra coisa muito zuada no Linux é suporte a áudio via Bluetooth. Tentando usar headset Bluetooth percebi isso.

Basicamente todas as distros usam o pulseaudio como servidor de som. O pulseaudio em profile a2dp só suporta o codec mais básico SBC. Nada de apt X, AAC, ldac. Também só trabalha com bitrate padrão, sendo que os dispositivos hoje suportam taxa melhor. Pra usar microfone só suporta o profile hands free bem antigo, com taxa baixa também. O controle de volume do microfone não funciona também.

Um usuário chamado pali abriu um PR a mais de ano pros caras do pulseaudio com todas essas melhorias, deu uma treta monstra e no fim o cara foi banido e ele apagou tudo o que tinha feito.

Por sorte alguém tinha uma cópia do repositório dele, fiz o build do pulseaudio dele e já ficou bem melhor.

As vezes o open-source tem disso, são tantas opiniões, código de conduta e o caramba que uma melhoria demora demais. Enquanto isso quem usa Windows, Mac, Android já tem o suporte a tudo isso faz tempo.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.459
Pontos
2.009
Outra coisa muito zuada no Linux é suporte a áudio via Bluetooth. Tentando usar headset Bluetooth percebi isso.

Basicamente todas as distros usam o pulseaudio como servidor de som. O pulseaudio em profile a2dp só suporta o codec mais básico SBC. Nada de apt X, AAC, ldac. Também só trabalha com bitrate padrão, sendo que os dispositivos hoje suportam taxa melhor. Pra usar microfone só suporta o profile hands free bem antigo, com taxa baixa também. O controle de volume do microfone não funciona também.

Um usuário chamado pali abriu um PR a mais de ano pros caras do pulseaudio com todas essas melhorias, deu uma treta monstra e no fim o cara foi banido e ele apagou tudo o que tinha feito.

Por sorte alguém tinha uma cópia do repositório dele, fiz o build do pulseaudio dele e já ficou bem melhor.

As vezes o open-source tem disso, são tantas opiniões, código de conduta e o caramba que uma melhoria demora demais. Enquanto isso quem usa Windows, Mac, Android já tem o suporte a tudo isso faz tempo.

Eu não consigo usar nem a pau o meu headset bluetooth como microfone. Só funciona o ad2p mesmo pra escutar música. Tem alguma solução pra isso ?
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Meu headset bluetooth 4.0 funciona bem com meu bluez+pulseaudio. Só apertar o botão de sincronização eles já se conectam, como era no windows 10, e assim como era no Windows 10 usar o mic com o áudio fica uma porcaria, mas pelo que eu saiba é problema da limitação de banda do protocolo bluetooth. A questão do áudio no linux tem muita paixões envolvidas, tem gente que detesta o pulseaudio com argumentos razoáveis e isso faz que haja quem o defenda com unhas e dentes, mais por sentimento de contraposição ao ódio pelo pulseaudio do que pela qualidade técnica do pulseaudio mesmo, uma coisa esquisita, parecida com o que sofre o systemd, não ajuda os dois terem saído do mesmo cara. Por mais que eu tenha bastante paz com o pulseaudio, bem mais do que com o sndio que foi minha primeira tentativa, eu espero ansiosamente a coragem pra pular pro pipewire, ele tem muita qualidade técnica e apreço pela filosofia *nix, a qual eu também gosto muito. Quanto ao wayland x xorg o conflito é menos intenso, todos entendem que o xorg é um modelo superado, mas há uma quantidade expressiva dos usuários que seguram a onda dos mais revolucionários do time 'wayland ou nada'.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Já usei o W830BT no Linux também e funfou de boa.

Mas acho chato ter que ficar recarregar fone e a qualidade menor do áudio é perceptível para mim, mesmo no Windows. Por isso só uso com fio, o que nem chega a ser um problema, pois o meu teclado tem entrada de fone.
O que eu puder usar sem fio eu uso sem fio haha, detesto fios! Mas já não uso mais fone, desde uma cirurgia que fiz no ouvido estou usando caixinhas de som da microlab e não mudo mais, meus pais que aguentem eu ouvindo k-pop o dia todo haha
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Bati cabeça pra caramba pra fazer o meu controle de Xbox funcionar sem fio, por alguma razão o driver jogava ele pra dinput quando se conectava pelo bluetooth, mas já aprendi a colocar em xinput, mesmo achando a etapa adicional inconveniente demais
 

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Já usei o W800BT no Linux também e funfou de boa.

Mas acho chato ter que ficar recarregar fone e a qualidade menor do áudio é perceptível para mim, mesmo no Windows. Por isso só uso com fio, o que nem chega a ser um problema, pois o meu teclado tem entrada de fone.
Tambem tenho um desses e funfa de boa, sim, para o mínimo esperado, mas de fato o perfil para uso como headset é deplorável.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
É um fork da Dash to dock. Só customizaram ela para ela ficar com cantos arredondados e um pouco mais elevada.
Não é só um fork. Até pq os cantos arredondados e essa "elevação" são configuráveis.
O lance é que ela é bem mais customizável que a dash to dock.
E além disso ela funciona muito bem. Sem alguns bugs que a dack to dock tem.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.850
Reações
14.397
Pontos
1.013
Pessoal, nesse computador que estou falando depois de um tempo o Linux Mint trava. Estou achando que é o antivírus dele. Fui pesquisar e percebi que ele tinha dois antivírus instalado. Eu removi o avg com sucesso, porém quando eu vou nesse link:

E tento procurar na pasta o arquivo ./remove-sve-client eu não acho ele.

E olha que o Bitdefender criou um usuário com o nome bitdefender.
 
Topo Fundo