O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
o problema do btrfs na época é porque uns programas não tinham suporte até hoje continuo no ext 4 quando perdi meu hdd, consegui recuperar por ser um formato bem difundido
Mas eu usei a própria ferramenta de recuperação do BTRFS. Essas outras que tem (usei uma que serve tanto no Windows como no Linux) não recupera os arquivos com os seus nomes. Ela faz uma varredura em low-level e sai pegando os arquivos de todo jeito e jogando dentro de um diretório com nomes aleatórios.

Já o BTRFS recupera os arquivos do jeitinho que estavam salvos.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
[Criador do Lutris] Não está na mesma página

Os últimos 15 anos foram uma grande jornada… desde realmente entrar no Linux até aprender o panorama tecnológico, desenvolver habilidades, conseguir empregos… e também, é claro, criar o Lutris! Desde que mudei totalmente para o Linux em 2005, tenho tido uma dedicação cada vez maior à plataforma e ao conceito de código aberto que a cerca. Isso me levou a ingressar em várias comunidades, como LUGs, fóruns, salas de chat, conferências, encontros ... Embora nem sempre tenha concordado com as vozes nessas várias comunidades, ainda me sentia em casa, principalmente pela interação humana que criava. E embora eu possa discordar de algumas opiniões, ainda é agradável compartilhar uma refeição, bebidas e desfrutar de bons momentos. Não ter reunião física pode ter oferecido uma perspectiva diferente, mas a sensação de estar fora de contato com os outros já existia há muito tempo ...

A desconexão que sinto entre o que desejo entregar no que construo e o que os usuários pedem agora é grande demais para ser ignorada. De alguma forma, eu já sabia que seria o caso antes mesmo de começar o Lutris. Eu sabia que o que estava tentando alcançar não estava de acordo com a forma como os usuários Linux normalmente se comportam ...

Isso é muito simples; os usuários do Linux adoram mexer, o objetivo do Lutris é remover esses ajustes (ou fazer alguns ajustes pesados no upstream, para que não sejam necessários em um nível individual). Com isso em mente, é fácil ver como o Lutris foi rotulado como uma ferramenta para ajudar os novatos no Linux a instalar jogos e permitir que os usuários avançados façam suas tarefas habituais na CLI. O problema de mexer é que só pode levar você até certo ponto em termos de design de produto coeso. A coesão é um dos maiores problemas do Linux, já faz algum tempo. Quando uma comunidade de usuários se orgulha de que seu sistema é “sobre escolha” e todos têm uma opinião diferente sobre o que é construir um sistema operacional corretamente, é improvável que essa comunidade seja unida e siga na mesma direção.

Eu realmente entendo, mexer é divertido. Mas quando a maioria das pessoas começa a questionar a validade do trabalho das equipes que fornecem sistemas operacionais, é difícil ter uma plataforma para construir em cima. Linux, o kernel, é seu próprio tipo de animal. Sua estabilidade é exemplar e permite alimentar a maioria dos dispositivos eletrônicos do mundo. Mas sem o escrutínio profundo que Linus e Greg KH impõem aos patches que chegam, às vezes me pergunto que tipo de show de m**** o kernel se tornaria ... Dirigir um grande projeto de código aberto anda de mãos dadas com uma forte governança. Líderes de grandes projetos de código aberto se autodenominariam “ditadores benevolentes”, talvez indicando que o nível de autoridade da ditadura era necessário para manter o projeto na direção certa. Projetos como Debian, Ubuntu, Python e Blender se tornaram padrões da indústria e também tiveram ou tiveram uma liderança forte e rígida. Sem um nível muito alto de estabilidade, toda a Internet começaria a falhar aleatoriamente e todos nós estaríamos tendo um péssimo momento. O mundo do Linux para desktop, e especificamente o relacionado aos jogos, é uma selva em comparação com o espaço do servidor. É em algum lugar, ao pedir ajuda, você ouve centenas de gritos dissonantes simultaneamente e provavelmente acaba começando uma briga ...

Ainda percorremos um longo caminho em relação aos jogos no Linux. Vulkan mudou tudo. E como a Valve moldou o mundo dos jogos no Linux, também mudou tudo. Excluindo os recursos multijogador que ainda representam um problema, podemos esperar que qualquer jogo recente seja executado no Linux sem maiores problemas. Mas outras coisas não mudam, essas coisas parecem estar menos em um nível técnico e mais vinculadas à tradição geral que cerca a comunidade Linux. Se sua meta é ter um sistema baseado em opções, então você optou por não dar a mim e a outros desenvolvedores uma base estável para construir. Esta tem sido a principal reclamação feita pelos estúdios de desenvolvedores de jogos quando eles estavam pelo menos considerando portar seus jogos para o Linux. Não apenas o Linux para desktop não tem uma base estável em um determinado momento, como também é muito volátil e o que está funcionando em um sistema hoje, não necessariamente funcionará amanhã em uma versão futura do sistema operacional. De certa forma, ele traça algumas semelhanças estranhas com o ecossistema Javascript, que também oferece muitas opções e é muito volátil ... E sejamos justos, por mais que alguns afirmem que o Linux é “amigável ao desenvolvedor”, na verdade não é. Se você é um desenvolvedor do GNOME, KDE, Systemd, PulseAudio ou algum outro projeto “impopular” em meio a multidões, é mais do que provável que você tenha recebido alguma m**** nos últimos anos. E se você tiver feito escolhas técnicas profanas, como usar Java ou Electron? Isso inevitavelmente atrairá os cowboys do Linux gritando “Ei! Você aí! Sim você. Não gostamos da sua espécie por aqui ...”. Isso iria tão longe quanto algumas pessoas conversando durante conferências do Linux intituladas coisas como “os programadores são maus” (e deixar bem claro durante a conversa que eles não estão totalmente brincando). Não, eu não diria que o Linux é amigável ao desenvolvedor, ou pelo menos sua comunidade não é. Ainda assim, eu não gostaria de fazer desenvolvimento em qualquer outra plataforma além do Linux. Na verdade, eu faço, no OSX, e é um PITA, os Macs são tão mal projetados ..., mas isso é outra história ...

Uma das coisas que você ouve com frequência no mundo Linux é como “você não precisa ser um desenvolvedor para contribuir com o código aberto, você também pode relatar bugs”. Acontece que ter pessoas relatando “bugs” enquanto não há ninguém para corrigi-los cria mais ruído do que ajuda o projeto. Especialmente quando os usuários começam a tratar o bug tracker como se fosse sua lista de desejos da Amazon. Isso acaba em uma situação semelhante à do Inferninho, onde seu projeto é separado por ganchos em todas as direções possíveis ... Porque eu me importo com o projeto e porque há uma lacuna cada vez maior entre onde eu quero conduzir o projeto e o feedback que recebo dele, optei por me distanciar de alguns aspectos até que uma solução melhor possa ser encontrada.

Eu tinha me dado o objetivo de manter a contagem de problemas baixa no rastreador de bug Lutris. Porque lidar com um número maior de tickets é apenas mais difícil quando os recursos de desenvolvimento são tão baixos e diluem a direção real do projeto em uma grande quantidade de tickets. Sendo seu próprio tipo especial de projeto, o bug tracker do cliente também se tornou um bug tracker para jogos que não funcionam no Linux, instaladores Lutris quebrados e um help desk para aqueles que têm dificuldade em instalar drivers gráficos ou wine. Simplesmente cancelando a assinatura do rastreador de bug Lutris, não sou notificado sobre novos problemas criados. Isso evita esse problema, mas ao passar pelo meu e-mail pela manhã, ainda surto porque algum problema me fez ir xingar muito. Gosto de ler meu e-mail sem ter que pirar ...

Lutris se tornou muito grande. Ele agora está incluído nos repositórios Debian e Ubuntu, o que agora o torna disponível em todas as principais distribuições do Linux. O envio de recursos corrompidos não é mais uma opção nesse ponto, e o processo de controle de qualidade que acompanha cada versão tem refletido isso recentemente. A próxima versão do Lutris, a versão 0.5.9, é bastante ambiciosa, pois deve resolver alguns problemas que impediam a Lutris de jogar bem com o Steam ou outro serviço de jogo. Ele também deve se basear em vários conceitos introduzidos em 0.5.8. Desnecessário dizer que este é um dos lançamentos mais delicados que o projeto já terá, com algumas mudanças importantes nos aspectos de nível inferior do programa. Nunca fui bom trabalhando em um ambiente barulhento (a menos que seja um ruído auto infligido, como grindcore ou techno ...), o trabalho que terei de fazer requer concentração por mim mesmo ou ser capaz de discutir assuntos muito precisos com outras pessoas que estão na mesma página. Colocar as pessoas na mesma página provou ser o aspecto mais desafiador na condução de um projeto, muito acima de qualquer problema técnico.

Preocupar-me muito com alguma coisa, ao mesmo tempo em que não consegue transmitir a visão geral que tenho e ser submetido a essa sensação de estar sendo dividido em todas as direções, me deixa muito puto sempre que surge algo relacionado a Lutris. Essa não é realmente uma boa posição ao conduzir o projeto. Além disso, lidar com todo esse “ruído” consome muito tempo e eu gostaria de ter tempo suficiente para outras coisas na minha vida como aprender 3D, música ou plantar sementes aleatórias de frutas compradas em lojas, o que eu acho que é ilegal aqui. Não copie esse jalapeno!

Outra coisa que gosto de fazer é usar o maldito programa que escrevi. Acabei de construir uma configuração de jogo muito ruim e com o ScaLE sendo cancelado este ano, eu realmente não posso mostrar ... a menos que eu faça alguns vídeos no Youtube? Isso seria bom com o tempo ganho sem ter que lidar com coisas aleatórias de Lutris ... Provavelmente foi bobo da minha parte querer que a contagem de problemas fosse baixa a todo custo, mas como eu disse antes, tenho dificuldade em trabalhar em uma bagunça / ambiente barulhento ... Não consigo cozinhar em uma cozinha bagunçada, não consigo programar em uma mesa bagunçada. Dizer que não sou mais o gerente de projeto, que não preciso fazer a triagem de problemas, ajudou muito ultimamente. Se eu quiser manter uma função saudável como arquiteto e desenvolvedor, terei que abandonar esse aspecto do projeto.

O cargo de gerente de projeto da Lutris está aberto. Eu envolvo ser capaz de classificar os problemas do Github ao mesmo tempo em que conheço a direção geral que o projeto está tomando e sou capaz de diferenciar quais questões devem ser tratadas pela Lutris e quais não são de nossa responsabilidade. Também não estou colocando todas as minhas esperanças em ter essa função substituída em breve, porque os gerentes de projeto geralmente não se materializam do nada. Construí esse projeto na esperança de, eventualmente, obter ajuda de alguns desenvolvedores mais experientes. Os desenvolvedores seniores também não aparecem do nada. Não estou muito preocupado. Eu alimento para cães quase diariamente. Se alguma coisa estivesse insanamente quebrada, eu iria consertar. Mas com a própria Lutris se tornando mais estável, os problemas ficam cada vez mais estranhos,

A comunidade Linux de desktop é composta principalmente de pessoas que foram mordidas de todas as maneiras. Muitos foram mordidos por uma tela azul ou pelo Windows Update defeituoso. Muitos foram mordidos por atualizações quebradas. Software quebrado está ao nosso redor. Não importa se é de código aberto ou não, softwares quebrados mordem as pessoas e pessoas mordidas confiam menos em você. Já enviei meu quinhão de código quebrado e sei que isso levou alguns a acreditar que o Lutris é um PDV com defeito. Não importa o progresso do software, é difícil reconquistar a confiança dos usuários. Quer um exemplo melhor do que Lutris? Firefox. Você cria memes como o Firefox consome toda a sua RAM ou o Firefox é lento e esses memes aderem, mesmo que nem sejam relevantes hoje, na versão atual. E então o Chrome pega toda a fatia do mercado de navegadores e a Mozilla precisa demitir um monte de gente. Mesmo coisa com o ódio da Microsoft. Eu entendi, li os documentos de Halloween e odiava a Microsoft antes de comprar meu Amiga 500 ..., Mas se eu continuar olhando o que está acontecendo e por que odiava a Microsoft para começar ... aquelas ilusões de dominação mundial por Bill Gates e tal ... É muito claro que a Microsoft não está mais nessa posição e é muito claro que a Amazon está. Ainda assim, o consenso geral na comunidade Linux é a desconfiança de qualquer coisa da Microsoft, embora seja bastante indiferente em relação à AWS. A Amazon está tão inserida nesse padrão de “Embrace, Extend and Extinguish” que moldou a estrutura da Internet até mesmo para a Microsoft, que é forçada a seguir seu exemplo. Isso forçou a Microsoft a se tornar uma contribuidora significativa para o Linux.

Odiar o Windows com certeza foi divertido como meme por um tempo ..., mas por um longo tempo, entre 1997 e 2005, passei a maior parte do meu tempo no Windows e fazendo experiências com o Linux como um sistema operacional secundário. Quando decidi fazer a troca, fiquei motivado por todas as coisas ruins que leria sobre o futuro Windows Vista, mas a verdadeira razão pela qual mudei foi como o Linux finalmente me capacitou a controlar e dominar a tecnologia, o que acabou levando a construir minha carreira em torno isto. Eu inicialmente fiz 2 anos de escola de arquitetura antes de entrar em estudos de computação. Agora sou um arquiteto diferente, mas ainda quero construir coisas. Tal como acontece com um edifício físico, quanto maior se torna um projeto de software, mais robustas suas fundações precisam ser. Por um tempo, foi o ambiente perfeito: projeto pequeno, PyGTK era a tecnologia avançada impulsionada pela Canonical na época, você teria salas de aula online, a estrutura Quickly para você começar. Alguns anos depois, quase ninguém faz código Python + Gobject, Gtk 4 está aqui, mas ainda há anos de atingir o Debian estável para que eu possa começar a usá-lo, o cliente entrou em todas as principais distros do Linux e requer estabilidade. Para ter essa estabilidade, então eu devo ter essa estabilidade e manter a distância tem sido útil.

Já me distanciei do projeto antes, às vezes até demais. Mas não quero mais me distanciar do projeto, apenas de uma parte da tradição que abrange a comunidade Linux. Esta é uma situação muito complicada de se estar, já que não tenho intenção de sair. Ver muitos projetos com muitos problemas em aberto sem nem mesmo um comentário ajudou a entender que fazer suporte constante para um projeto nunca fez parte do “contrato” de código aberto. Quando você está trabalhando em um projeto de código aberto, “funciona na minha máquina” provavelmente é bom o suficiente com esses poucos recursos em desenvolvimento. Enquanto estou basicamente analisando os novos problemas do Github ou PRs, continuo aberto para falar sobre o futuro do projeto. Mas se você está aqui para falar sobre como o League of Legends tem problemas para executar em seu desktop Void Linux + i3, então direi apenas "é chato ser você".


Texto meio sem foco mas deu pra entender a mensagem. Lamentavelmente com a "popularização" do Linux no desktop e alguns esforços contundentes para torná-lo mais acessível temos uma infestação de usuários que desconhecem a natureza do software livre. FOSS sempre foi um esforço colaborativo, seja entre devs ao redor do mundo seja entre usuários. Entretanto, o que temos hoje realmente são bugtrackers que parecem wishlist's, como o autor diz, uma porrada de gente demandando novas funções que estão fora do escopo imaginado pelo lead dev, ou com problemas que não dizem respeito expressamente ao código em questão. Quando as coisas eram mais difíceis os usuários se preocupavam mais em pesquisar, perguntar, elaborar perguntas de qualidade (apontando características mínimas para identificar o ambiente que ele está usando etc), hoje não mais, o que mais vejo no r/linux é usuário perguntando: "Por que não consigo configurar minha impressora no meu slackware + dwm?", meu amigo, não se usa slackware sem saber configurar uma impressora, começa sei lá, pelo ubuntu! Mas as prioridades estão todas invertidas e todo mundo quer na mão o mais rápido possível, tempos difíceis!
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Texto meio sem foco mas deu pra entender a mensagem. Lamentavelmente com a "popularização" do Linux no desktop e alguns esforços contundentes para torná-lo mais acessível temos uma infestação de usuários que desconhecem a natureza do software livre. FOSS sempre foi um esforço colaborativo, seja entre devs ao redor do mundo seja entre usuários. Entretanto, o que temos hoje realmente são bugtrackers que parecem wishlist's, como o autor diz, uma porrada de gente demandando novas funções que estão fora do escopo imaginado pelo lead dev, ou com problemas que não dizem respeito expressamente ao código em questão. Quando as coisas eram mais difíceis os usuários se preocupavam mais em pesquisar, perguntar, elaborar perguntas de qualidade (apontando características mínimas para identificar o ambiente que ele está usando etc), hoje não mais, o que mais vejo no r/linux é usuário perguntando: "Por que não consigo configurar minha impressora no meu slackware + dwm?", meu amigo, não se usa slackware sem saber configurar uma impressora, começa sei lá, pelo ubuntu! Mas as prioridades estão todas invertidas e todo mundo quer na mão o mais rápido possível, tempos difíceis!
Mesmo quando as coisas eram difíceis era comum a resposta ser "RTFM ".

Aí problematizaram
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Tá em qual distro ?

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
To usando o Kubuntu.
Acho que vou migrar para esse Fedora 34 com Gnome 40.
Não aguento mais o KDE com essa Latte dock toda bugada aqui.

Na moral, saudade de usar o Ubuntu 18 viu? Ele simplesmente funcionava, e deu.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.685
Pontos
2.009
To usando o Kubuntu.
Acho que vou migrar para esse Fedora 34 com Gnome 40.
Não aguento mais o KDE com essa Latte dock toda bugada aqui.

Na moral, saudade de usar o Ubuntu 18 viu? Ele simplesmente funcionava, e deu.

Eu usei por um tempo o Kubuntu e depois voltei pro Neon.

Até tinha gostado do novo kde, o visual do menu inicial, etc. Mas o Steam não funcionou nem a pau.

Voltei pro Kubuntu e tudo está funcionando, com exceção do headset bluetooth no modo hsp (que nunca conseguir funcionar em qualquer distro).

Como eu não customizo tanto o KDE eu to de boa. Mudo só o tema, icones e aplico transparência.
 


Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Voltei pro Pop_OS como meu daily e máquina de trabalho.
Que coisa maravilhosa, fiquei tentado em ir pro Elementary, mas eu queria algo mais produtivo e rapido, ja tava ligado nos shortcuts do Pop Shell novo com os tiling + dash to dock é vida, melhor ecossistema pra trabalhar.

Quase fiquei no Fedora 34 com o novo Gnome, mas deixei baixo por ser beta.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.579
Reações
16.491
Pontos
553
Todas as minhas experiências com linux pra substituir o Windows foram ruins, do tipo ter que ler um tutorial no reddit pra copiar e colar um arquivo de uma pasta pra outra pq o sistema não permitia. Porém estou usando um sistema em Linux para minerar criptomoeda, o HiveOS, e a experiência é simplesmente perfeita.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Todas as minhas experiências com linux pra substituir o Windows foram ruins, do tipo ter que ler um tutorial no reddit pra copiar e colar um arquivo de uma pasta pra outra pq o sistema não permitia. Porém estou usando um sistema em Linux para minerar criptomoeda, o HiveOS, e a experiência é simplesmente perfeita.
Cara, um curso básico de operar Linux é muito mais fácil do que mineirar criptomoeda. Fico feliz que o sistema é bom, tenho interesse em testar ele daqui uns dias.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.889
Reações
14.502
Pontos
1.013
Só aos usuários de Ubuntu:
Outro dia um amigo meu foi reiniciar uma VPS(Virtual Private Server) com Ubuntu e parece que a SystemD travou.

Então fiquem alertas se usa um distro systemd e baseado no Ubuntu.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.889
Reações
14.502
Pontos
1.013
Qt 5.15.3 LTS lançado com mais de 200 correções de bugs, mas apenas para clientes comerciais

O Qt 5.15.3 foi lançado hoje com quase 250 correções como o lançamento pontual mais recente para esta última série de suporte de longo prazo do Qt5. No entanto, conforme relatado anteriormente, os novos lançamentos de pontos Qt 5.15 LTS são restritos aos clientes comerciais da The Qt Company.

A Qt Company foi em frente e lançou o Qt 5.15.3 LTS hoje sob sua mudança, onde este e os lançamentos de pontos LTS futuros nesta série são limitados aos seus clientes comerciais, seja para binários ou forma de código-fonte. Embora tenha havido muita reação inicial da comunidade e ameaças de novos garfos “gratuitos”, a The Qt Company avançou com esta fase apenas comercial.

Em janeiro, a empresa do kit de ferramentas comunicou que o Qt 5.15 LTS estava passando para sua fase apenas comercial onde os titulares de licenças ativas teriam acesso ao repositório agora privado para futuras versões pontuais e essas versões. Os não licenciados e a comunidade de código aberto em geral são encorajados a mudar para os últimos lançamentos do Qt 6, mas para muitos o Qt6 ainda não é viável devido a módulos ainda não portados do Qt5 ou outros projetos que ainda não foram portados para o Qt6. As correções encontradas no Qt 5.15.3 LTS, por sua vez, serão incorporadas ao lançamento do Qt 6.1 com o objetivo de sair no próximo mês.


Mais detalhes sobre este lançamento pontual apenas comercial por meio do blog do Qt.

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Qt-5.15.3-LTS-Released
O pessoal do KDE vai continuar dando manutenção ao código do QT5 de forma livre enquanto terminam de portar o KDE para QT6 que continua com as atualizações liberadas normalmente para todos.


Bruno Gonçalves - www.biglinux.com.br,
O QT tem uma licença livre e uma proprietária, no caso as atualizações de longo prazo da QT5 irão ocorrer apenas na proprietária, mas nada impede que pessoas de fora peguem o último lançamento livre da QT5 e mantenham atualizações por fora, que é o que o pessoal do KDE optou por fazer

Já a QT6 continua com a versão livre normalmente

O melhor site que conheço para acompanhar sobre Linux é o Phoronix

Bruno Gonçalves - www.biglinux.com.br, [08.04.21 21:33]

O pessoal que mantem a QT vai continuar liberando normalmente novas versões, mas não vai manter o suporte de longo prazo na licença livre, mesmo na QT6, de toda forma o KDE ta sempre atualizando a versão QT, então para o KDE tem pouca diferença
 
Ultima Edição:

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Pop OS com as novidades do GNOME 40 estão uma deliciaaaaaaaaaaaaaa
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Gnome 40? Eles não vão atualizar ainda, porque usam a base ubuntu, que também não vai atualizar.
Mas já começaram a trabalhar em cima, estão soltando uns previews via um script no git deles.
Já meteram a dock nova do 40, mudaram os headers.

Tá muito brabo, tu é loco.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Isso aqui vai ser lindo:



Eu tava pensando em fazer um hackintosh High Sierra aqui no meu desktop, mas vou é desisitir e ficar nessa maravilha do Pop_OS.
Alguém ai tá usando a build preview dos doadores do Elementary 6?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Isso aqui vai ser lindo:



Eu tava pensando em fazer um hackintosh High Sierra aqui no meu desktop, mas vou é desisitir e ficar nessa maravilha do Pop_OS.
Alguém ai tá usando a build preview dos doadores do Elementary 6?
Você percebe que tem algo errado em um projeto quando tem quase 10 variantes do mesmo :klol

E preciso algum dia dar uma chance ao Elementary

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Você percebe que tem algo errado em um projeto quando tem quase 10 variantes do mesmo :klol

E preciso algum dia dar uma chance ao Elementary

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
Bá cara não te entendi, tu diz variantes do Ubuntu?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Acho que o principal motivo é que o GTK é muito difundido, totalmente livre e é muito fácil modificar alguma coisa no Gnome, já que ele usa C como motor, mas a parte gráfica é Javascript + CSS.

Já o KDE por exemplo, é um monstro em C++, muito mais impeditivo de sair modificando. Além disso, tem o fato de que muita gente não confia na QT Company, porque anos atrás, eles mudaram a licença do QT para algo proprietário (por isso inclusive o Gnome foi criado) e depois voltaram atrás. E ano passado, com o lance de que as versões LTS seriam comerciais, aí deixa os desenvolvedores receosos mesmo.
C é muito pior para programar que C ++ do QT

Se a visão do Gnome fosse tão boa assim não teria gerado esse monte de variantes

O Gnome 40 vai provocar mais isso, esse caso do Pop OS é só mais um e acredito que com Ubuntu vai ser a mesma coisa

A mudança da licença é algo de agora, segundo o pessoal do KDE não terá muito impacto

E sim concordo que a licença é um problema, mas com o Plasma não é necessário ficar inventando a roda toda hora

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Mas ter variantes é um ponto tão ruim assim?
Eu acho mais prejudicial do que benéfico

No Linux não temos padrão para quase nada fora do kernel

Se voce é uma empresa grande e quer mais mercado não vai gostar de ter que fazer de "qualquer forma" e ainda sem ter a garantia que vai funcionar em todos os ambientes

O Steam é um exemplo claro, teve que olhar um todo e fazer da sua própria forma por nao existir um padrão, com isso ele não se parece com nada, só entrou nessa mesmo porque ficou com medo da Microsoft fechar a instalação dos apps fora da loja

Linux tem um monte de coisa pra resolver, porque gastar mais tempo com coisas que deveriam estar prontas?

Não me entenda mau eu gosto do Linux e sua liberdade mas sem padrões vai ficar difícil ter tudo que gostamos de usar funcionando sem gambiarras
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Eu acho mais prejudicial do que benéfico

No Linux não temos padrão para quase nada fora do kernel

Se voce é uma empresa grande e quer mais mercado não vai gostar de ter que fazer de "qualquer forma" e ainda sem ter a garantia que vai funcionar em todos os ambientes

O Steam é um exemplo claro, teve que olhar um todo e fazer da sua própria forma por nao existir um padrão, com isso ele não se parece com nada, só entrou nessa mesmo porque ficou com medo da Microsoft fechar a instalação dos apps fora da loja

Linux tem um monte de coisa pra resolver, porque gastar mais tempo com coisas que deveriam estar prontas?

Não me entenda mau eu gosto do Linux e sua liberdade mas sem padrões vai ficar difícil ter tudo que gostamos de usar funcionando sem gambiarras

Mas essa é a grande balança liberdade/privacidade x conveniência. Existem distros consideradas "padrão" como o próprio Ubuntu, contudo, a grande força, e também grande fraqueza, do Linux é a sua liberdade. Acontece que opções convenientes nós temos, Windows, MacOS, agora liberdade mesmo só com o Linux.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Mas essa é a grande balança liberdade/privacidade x conveniência. Existem distros consideradas "padrão" como o próprio Ubuntu, contudo, a grande força, e também grande fraqueza, do Linux é a sua liberdade. Acontece que opções convenientes nós temos, Windows, MacOS, agora liberdade mesmo só com o Linux.

Concordo, mas eu gostaria de mais padrões dentro do mundo Linux, acho que da forma que é hoje acaba tendo muito potencial desperdiçado

Apesar de ser em C, o GTK aceita language bindings, isso é, associação com outros linguagens. Ele aceita C++, D, Go, Javascript, Perl, Python, Rust e Vala.

O Elementary OS e seus aplicativos são todos feitos em Vala.
Shortwave, o app de rádio é feito em Rust.
O Lollypop, player de música, é feito em Python.
O Foliate, leitor de ebook, é feito em Javascript.


Eu sei que é possível usar outras com GTK, mas acaba não ficando tão elegante como o QT que é uma linguagem de origem Orientada a Objeto
Dizem que é por isso que o porte é mais simples e o desempenho é melhor
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Vocês acham que tem algum ganho criar um hackintosh só para trabalho? Seria só algo muito especifico para a dor de cabeça? Tava vendo esses opencore da vida.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Eu fiz hackintosh uma vez e funcionou bem

No meu caso tive problema com Wi-fi que ficou mais ou menos

O pior é o video, que nao ativou a aceleração e mesmo com ela não teria o video externo por causa do hdmi controlado pela placa Nvidia dedicada

Foi legal pra ver como o Gnome é parecido com ele kkkk

E a loja consegue ser pior que a do Windows 10 no começo de carrera, não tem nada de util, os melhores apps são pagos
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Daria pra fazer um hackintosh em kvm e passando a GPU integrada do processador pra aceleração do hardware.

Ou nativo usando a gpu da Intel em vez da minha gtx... Mas tô ponderando a dor de cabeça, uso 3 monitores e pro hackintosh seriam só dois usáveis, já dá uma broxada.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Eu tava usando o pop num optiplex 790 da empresa, bem velho, bem datado, i5 2400G...
Troquei pro meu desktop atual, um 10400 com uma GTX 970, put* m**** outro mundo, o SO tá mil vezes mais fluído, as animações, troca de tela, responsividade.
Pop é animal.

Tô muito no aguardo do Cosmic, ja saiu o beta mas não vou arriscar.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Eu tava usando o pop num optiplex 790 da empresa, bem velho, bem datado, i5 2400G...
Troquei pro meu desktop atual, um 10400 com uma GTX 970, put* m**** outro mundo, o SO tá mil vezes mais fluído, as animações, troca de tela, responsividade.
Pop é animal.

Tô muito no aguardo do Cosmic, ja saiu o beta mas não vou arriscar.

PopOS voava na minha máquina com Ryzen 1600X e uma R9 380, só não uso mais pq distros baseadas no Ubuntu, por alguma razão aleatória, dão MUITO pau com essa build. No meu notebook de 2013 com um i3 terceira gen e 8gb de RAM ele voa também, claro que em menor proporção mas funciona muito bem. Eu tô com ElementaryOS agora faz uns bons 6 meses e acabei acostumando. Distro muito polida, não tem cara de "gambiarra" como muita coisa no Linux as vezes aparenta ter. Ele é meio limitado em uns setores mas a estabilidade e o polimento da interface acabam compensando, nunca travou minha máquina, zero freezes e crashes de apps, volta da suspensão bem rápido, bateria tá show.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
PopOS voava na minha máquina com Ryzen 1600X e uma R9 380, só não uso mais pq distros baseadas no Ubuntu, por alguma razão aleatória, dão MUITO pau com essa build. No meu notebook de 2013 com um i3 terceira gen e 8gb de RAM ele voa também, claro que em menor proporção mas funciona muito bem. Eu tô com ElementaryOS agora faz uns bons 6 meses e acabei acostumando. Distro muito polida, não tem cara de "gambiarra" como muita coisa no Linux as vezes aparenta ter. Ele é meio limitado em uns setores mas a estabilidade e o polimento da interface acabam compensando, nunca travou minha máquina, zero freezes e crashes de apps, volta da suspensão bem rápido, bateria tá show.
Quando sair o eOS6 com certeza testarei essa beleza. Trabalhei quase 1 ano no Elementary até trocar pelo KDE por uns 6 meses e agora no Pop.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.685
Pontos
2.009
Alguém aqui usa o Quemu/virt manager e sabe como colocar o vídeo para ocupar todo o espaço do monitor ? O full screen zoa a resolução, e o modo normal a tela fica pequena.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Alguém aqui usa o Quemu/virt manager e sabe como colocar o vídeo para ocupar todo o espaço do monitor ? O full screen zoa a resolução, e o modo normal a tela fica pequena.
Muda para Wayland e altera a resolução pelo próprio sistema hospedado

Com X11 vc precisa mudar o sistema de video no virt

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 
Topo Fundo