O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Bem Vindo ao Mundo Linux

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
33.979
Pontos
654
Cara, sempre quis saber como instalar piratinha no Linux mas não tenho conhecimento necessário pra configurar o wine/proton sozinho ):
Não cheguei a testar, mas o princípio é o mesmo do Windows.

O Wine cria uma pasta na Home com a estrutura de diretórios do Windows, com uma pasta C, arquivo de programas e pasta de documentos, bem como quaisquer outras que o app precisar.

Não sei como são os releases piratas, mas:

• Se for uma pasta inteira e o jogo só fica lá, vc pode mandar o executável abrir com o wine.
  • Se for instalador, também, aí o Wine vai jogar tudo nessa estrutura de diretórios.
A melhor opção é usar o Lutris, pois ele baixa o jogo completo e como ele vai pedir cd-key ou outra validação depois, aí é ir na pasta do Lutris, onde vai ter uma mesma estrutura do Windows como o Wine faz e fazer o swap do executável pelo crack.

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.212
Pontos
729
@TanebadoX @nando3d to com wasteland 3 bucaneiro aqui e vou fazer o teste no final de semana.

Agora aquele Pop Shell do Pop_OS é uma delicia demais, tu tá maluco, acho que não consigo voltar para outra distro sem aquilo tão bem configuradinho.

Trendkill

Die Hard
Reações
28.755
Pontos
1.009
Minha intel ax200 agora tá funcionando o wi-fi mas não o bluetooth.

Outra coisa que me incomodou é que ele substitui minha conexão de rede e eu não consigo usar a rede cabeada.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

TanebadoX

Saudosista
VIP
Reações
8.958
Pontos
484
Porra, se eu morasse nos EUA ou na europa com certeza teria um note desses com linux, tipo system76 tuxedo etc
Minha intel ax200 agora tá funcionando o wi-fi mas não o bluetooth.

Outra coisa que me incomodou é que ele substitui minha conexão de rede e eu não consigo usar a rede cabeada.

Que bizarro mano, tu tá usando qual distro? Já tive muito problema com broadcom mas sempre ouvi falar bem das intel pra linux

@TanebadoX @nando3d to com wasteland 3 bucaneiro aqui e vou fazer o teste no final de semana.

Agora aquele Pop Shell do Pop_OS é uma delicia demais, tu tá maluco, acho que não consigo voltar para outra distro sem aquilo tão bem configuradinho.
No aguardo das impressões. No mais PopOS pra mim foi a melhor distro de 2020 , muito foda

Trendkill

Die Hard
Reações
28.755
Pontos
1.009
Porra, se eu morasse nos EUA ou na europa com certeza teria um note desses com linux, tipo system76 tuxedo etc

Que bizarro mano, tu tá usando qual distro? Já tive muito problema com broadcom mas sempre ouvi falar bem das intel pra linux
Kde neon

Trendkill

Die Hard
Reações
28.755
Pontos
1.009
Já pensou em navegar por outras águas?

Fedora, OpenSuse, Manjaro, Arch...
Já usei opensuse e achei a performance sofrível no kde.

O manjado instalei virtualizado e achei feio e lento também. Não consegui deixar do jeito que vem o kde puro

Eyer05

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.970
Pontos
553
tentei o linux esse fds mas tava com problema no hardware e tava dando uns travamentos bizarros, do nada desligava teclado,mouse e monitor.

Mas agora com hardware corrigido, vou dar uma olhada mais a fundo no POP OS. Pro que ando jogando, a compatibilidade do linux é bem ok pelo que vi.

Uma questao, é de boa pra instalar essas traducoes de jogos?

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
33.979
Pontos
654
tentei o linux esse fds mas tava com problema no hardware e tava dando uns travamentos bizarros, do nada desligava teclado,mouse e monitor.

Mas agora com hardware corrigido, vou dar uma olhada mais a fundo no POP OS. Pro que ando jogando, a compatibilidade do linux é bem ok pelo que vi.

Uma questao, é de boa pra instalar essas traducoes de jogos?
Sim, como falei mais acima, o Wine cria uma estrutura de diretórios dentro do Linux igual ao do Windows. Então, tudo que é possível fazer no Windows é possível fazer no Linux.

A ideia do Wine é simples, pega arquivos linux e os fazem conversar com os arquivos de mesma função no linux. O que sempre emperra são arquivos de tecnologias menos comuns ou que são muito complicadas de lidar.

Por exemplo, tem jogo que peca um pouco em funcionar no Linux, porque usa por exemplo, WMV como vídeo de uma cutscene e esse codec já não é mais suportado nem pela Microsoft.

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.212
Pontos
729

O manjado instalei virtualizado e achei feio e lento também. Não consegui deixar do jeito que vem o kde puro

Mas o manjaro nao é KDE? Se for é coisa de 30minutos tu deixa customizado do jeito puro como gosta.

Talvez outra distro não apresente esses erros.

Realmente é tentar e ver.

Uma dica para todos, Pulse effects é do c***lho demais.

Sent from my MI 9 using Tapatalk

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
33.979
Pontos
654

Difícil mensurar por virtualização, tem distro que não funciona bem com virtual box.

Já vi uns testes de benchmark por exemplo e o Suse sempre ganha, porque é um sistema usado por empresas e desenvolvedores, assim como o Fedora, tem uma grande empresa por trás.

E visual, dois cliques no tema global e você pode colocar o padrão, que é o Breeze.

Trendkill

Die Hard
Reações
28.755
Pontos
1.009
Difícil mensurar por virtualização, tem distro que não funciona bem com virtual box.

Já vi uns testes de benchmark por exemplo e o Suse sempre ganha, porque é um sistema usado por empresas e desenvolvedores, assim como o Fedora, tem uma grande empresa por trás.

E visual, dois cliques no tema global e você pode colocar o padrão, que é o Breeze.

Eu usei o Suse na máquina real, achei lento mesmo. O Manjaro eu testei virtualizado, tudo bem que virtualizado não é a mesma coisa.

O Arch eu desconsidero porque não to muito com vontade de fazer as coisas tão manualmente.

O que me deixa no Neon, além da preguiça, é que ele é fácil de manter sem usar snap, flatpack, appimage, etc. Nos repositórios tem tudo que eu preciso.

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.212
Pontos
729
Pessoal alguma recomendação de distro pra um Pc muito lixo? Tenho um notebook aqui com 2gb de ram pra deixar pra minha mãe acessar YouTube só, mas o Mint lxde ele já peidou quase, tem algo mais seco?

drm

Habitué da casa
Reações
429
Pontos
89
Pessoal alguma recomendação de distro pra um Pc muito lixo? Tenho um notebook aqui com 2gb de ram pra deixar pra minha mãe acessar YouTube só, mas o Mint lxde ele já peidou quase, tem algo mais seco?

Talvez consiga rodar o ChromeOS da CloudReady:

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
33.979
Pontos
654
Eu usei o Suse na máquina real, achei lento mesmo. O Manjaro eu testei virtualizado, tudo bem que virtualizado não é a mesma coisa.

O Arch eu desconsidero porque não to muito com vontade de fazer as coisas tão manualmente.

O que me deixa no Neon, além da preguiça, é que ele é fácil de manter sem usar snap, flatpack, appimage, etc. Nos repositórios tem tudo que eu preciso.
Foi o Leap ou o Tumbleweed? O Leap é tipo os LTS do Ubuntu, enquanto o Tumbleweed é rolling release.

Peppermint.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
33.979
Pontos
654
Foi o Leap.

O Leap é realmente uma versão congelada, ela é atualizada 1x por ano, então vc deve ter pego uma com um KDE antigão.

Como o KDE tem muitas mudanças, constantes atualizações, para ele eu acho melhor, tirando Neon, o Suse Tumbleweed e o Manjaro.

A ideia de falar para testar outra disto, fora do escopo Ubuntu, era só ver se era algum problema da base Ubuntu em relação aos problemas que você teve. O Ubuntu tem um problema de ser meio frankenstein nos pacotes, com versões diferentes de software misturadas, o que dá um rolo as vezes.

O Suse é uma distro de sysadmin né, então o gerenciador de pacotes dele é monstruoso. Nunca mexi nele profundamente, só usei um pouco na faculdade. Mas eu sempre achava interessante o tanto de coisa que dava pra fazer de forma gráfica nele.

Já o Manjaro tem o MHWD, Manjaro Hardware Detection, um software desenvolvido por eles para identificar o hardware e buscar os drivers sozinho.

Aproveitando, tem um canal bacana de mini reviews de distro, que se chama Egee:

Juicebox

Bam-bam-bam
Reações
8.321
Pontos
419
Galera, estou fazendo um curso de fullstack e recomendaram colocar o Linux. Alguma recomendação?
E algum tutorial legal de como fazer dual boot para leigos?

Trendkill

Die Hard
Reações
28.755
Pontos
1.009
O Leap é realmente uma versão congelada, ela é atualizada 1x por ano, então vc deve ter pego uma com um KDE antigão.

Como o KDE tem muitas mudanças, constantes atualizações, para ele eu acho melhor, tirando Neon, o Suse Tumbleweed e o Manjaro.

A ideia de falar para testar outra disto, fora do escopo Ubuntu, era só ver se era algum problema da base Ubuntu em relação aos problemas que você teve. O Ubuntu tem um problema de ser meio frankenstein nos pacotes, com versões diferentes de software misturadas, o que dá um rolo as vezes.

O Suse é uma distro de sysadmin né, então o gerenciador de pacotes dele é monstruoso. Nunca mexi nele profundamente, só usei um pouco na faculdade. Mas eu sempre achava interessante o tanto de coisa que dava pra fazer de forma gráfica nele.

Já o Manjaro tem o MHWD, Manjaro Hardware Detection, um software desenvolvido por eles para identificar o hardware e buscar os drivers sozinho.

Aproveitando, tem um canal bacana de mini reviews de distro, que se chama Egee:

Rapaz, se eu te disser que tá tudo funcionando aqui :klolwtf

Eu vacilei na ligação da AX200. Não tinha ligado o cabo do bluetooth na entrada da placa mãe e o wi-fi estava no gerenciador de rede, mas como o ícone estava o da rede cabeada eu fiquei procurando a interface via linha de comando em vez de procurar no gerenciador.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
33.979
Pontos
654
Galera, estou fazendo um curso de fullstack e recomendaram colocar o Linux. Alguma recomendação?
E algum tutorial legal de como fazer dual boot para leigos?
Linux Mint. É visualmente parecido com o Windows, então a mudança é menos drástica.
Além disso, é mais redodinho, cheio de auxilios para quem está começando.

Quanto ao dual boot, normalmente o Mint pergunta se você quer instalar ele ao lado do Windows, e já cria tudo automaticamente.

Se quer um tutorial, pega um do Diolinux:

Eu vacilei na ligação da AX200. Não tinha ligado o cabo do bluetooth na entrada da placa mãe e o wi-fi estava no gerenciador de rede, mas como o ícone estava o da rede cabeada eu fiquei procurando a interface via linha de comando em vez de procurar no gerenciador.

Acontece nas melhores famílias :klol

Juicebox

Bam-bam-bam
Reações
8.321
Pontos
419
Linux Mint. É visualmente parecido com o Windows, então a mudança é menos drástica.

Quanto ao dual boot, normalmente o Mint pergunta se você quer instalar ele ao lado do Windows, e já cria tudo automaticamente.

Se quer um tutorial, pega um do Diolinux:

Acontece nas melhores famílias :klol
Muito obrigado. Vou instalar esse.
Uma dúvida. O meu windows ta instalado no SSD e agora só tem 55gb livres. Tem como instalar nele assim mesmo?

Ultima Edição:

TanebadoX

Saudosista
VIP
Reações
8.958
Pontos
484

Mano isso da um nervoso hauahauaua, é tipo ficar procurando o óculos mas ele ta o tempo todo na tua cara:klol. Ainda bem que deu certo no final

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Reações
3.235
Pontos
459
Rapaz, o Mint poderia ser o mais completo oposto possível do Windows, mas ainda assim era o que eu recomendaria pra alguém migrando do sistema da Microsoft. O Mint não é o melhor em absolutamente nada, mas é, pelo menos, bom em tudo. Diferente de vários sistemas que arrancam aplausos em alguns pontos, mas lamentos em outros. Elogio essa distribuição por ela ser sólida (de verdade), ter uma boa seleção de aplicativos, funcionar com muitas configurações de hardware e propor soluções simples e pragmáticas para as necessidades mais comuns dos usuários. É a distribuição pra quem não quer passar estresse e utilizar o seu computador de forma fácil e produtiva: ou seja, a maioria das pessoas.

Claro, existem os usuários que querem ter domínio completo nas mãos, então existem distribuições mais adequadas pra isso. No mínimo, o Debian, mas o ideal pra essa turma mesmo é algo como o Arch. Se nem isso bastar, sempre tem um Gentoo ou Slackware. Ou compilar o kernel e montar sua própria distro. São várias as opções, mas vão demandar alto conhecimento.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
33.979
Pontos
654
Instalei aqui e aparentemente ta rodando suave. Valeu.
Sabe como faço pra instalar os programas em outro HD? Deixar só o sistema no SSD?
Bom, não é algo lá muito simples, eu particularmente nunca fiz.
Lendo a respeito, o Linux tem uma estrutura de diretórios nos quais um programa reutiliza vários outros arquivos já existentes no sistema. Isso torna seu tamanho bem menor, mas o torna mais difícil de mudar de diretório.

Tem um tutorial aqui:

O único jeito que eu já vi de o programa ser mais "móvel", é se ele for encapsulado, como Snap, Flatpak ou AppImage, já que eles carregam consigo todos os arquivos.

Ultima Edição:

Juicebox

Bam-bam-bam
Reações
8.321
Pontos
419
Bom, não é algo lá muito simples, eu particularmente nunca fiz.
Lendo a respeito, o Linux tem uma estrutura de diretórios nos quais um programa reutiliza vários outros arquivos já existentes no sistema. Isso torna seu tamanho bem menor, mas o torna mais difícil de mudar de diretório.

Tem um tutorial aqui:

O único jeito que eu já vi de o programa ser mais "móvel", é se ele for encapsulado, como Snap, Flatpak ou AppImage, já que eles carregam consigo todos os apps.

Vou deixar como está mesmo então. Só instalei o Vivaldi e o Visual Studio Code mesmo. Vou usar só para o curso que estou fazendo.
Valeu demais pela ajuda.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
33.979
Pontos
654
Vou deixar como está mesmo então. Só instalei o Vivaldi e o Visual Studio Code mesmo. Vou usar só para o curso que estou fazendo.
Valeu demais pela ajuda.
Mesmo instalando um monte de arquivos, eu nunca consegui gastar mais de 30 GB do sistema. E isso inclui ferramentas de desenvolvimento e outros apps.

Os app são bem pequenos mesmo.

TanebadoX

Saudosista
VIP
Reações
8.958
Pontos
484
Rapaz, o Mint poderia ser o mais completo oposto possível do Windows, mas ainda assim era o que eu recomendaria pra alguém migrando do sistema da Microsoft. O Mint não é o melhor em absolutamente nada, mas é, pelo menos, bom em tudo. Diferente de vários sistemas que arrancam aplausos em alguns pontos, mas lamentos em outros. Elogio essa distribuição por ela ser sólida (de verdade), ter uma boa seleção de aplicativos, funcionar com muitas configurações de hardware e propor soluções simples e pragmáticas para as necessidades mais comuns dos usuários. É a distribuição pra quem não quer passar estresse e utilizar o seu computador de forma fácil e produtiva: ou seja, a maioria das pessoas.

Claro, existem os usuários que querem ter domínio completo nas mãos, então existem distribuições mais adequadas pra isso. No mínimo, o Debian, mas o ideal pra essa turma mesmo é algo como o Arch. Se nem isso bastar, sempre tem um Gentoo ou Slackware. Ou compilar o kernel e montar sua própria distro. São várias as opções, mas vão demandar alto conhecimento.
Concordo em gênero, número e grau. Mint não é o melhor, nem mais bonito e muito menos o mais rápido, mas é estável, consistente e, acima de tudo, funciona sem dor de cabeça. É uma distro que sempre tenho em uma partição no PC e note de trabalho. No meu note uso só ela praticamente, mas uma coisa que percebi foi que o cinnamon atual tá mais pesado do que o gnome nesse meu hardware mais antigo (i3 terceira gen). Usando dois monitores e com bastante coisa aberta (deixo bastante PDF e geralmente um documento do libre office aberto, junto com o navegador com algumas abas) o gnome no popOS da conta muito melhor que o cinnamon atual, não sei nem como. O XFCE, porém, roda perfeito, único foda que as vezes buga com multiplos monitores.

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.212
Pontos
729
Testei umas distros via VM ontem.

A que achei melhor foi a AntiX, vem com um ambiente gráfico simples e faz o essencial com apenas 150mb de boot de RAM.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
33.979
Pontos
654
Concordo em gênero, número e grau. Mint não é o melhor, nem mais bonito e muito menos o mais rápido, mas é estável, consistente e, acima de tudo, funciona sem dor de cabeça. É uma distro que sempre tenho em uma partição no PC e note de trabalho. No meu note uso só ela praticamente, mas uma coisa que percebi foi que o cinnamon atual tá mais pesado do que o gnome nesse meu hardware mais antigo (i3 terceira gen). Usando dois monitores e com bastante coisa aberta (deixo bastante PDF e geralmente um documento do libre office aberto, junto com o navegador com algumas abas) o gnome no popOS da conta muito melhor que o cinnamon atual, não sei nem como. O XFCE, porém, roda perfeito, único foda que as vezes buga com multiplos monitores.
Cinnamon é um fork do Gnome, então ele não recebeu todas as melhorias que o Gnome Shell recebeu nos últimos anos, principalmente quando a Canonical começou a usar. Tem um programador, acho que se chama Daniel, que foi o cara que trouxe os maiores ganhos de desempenho ao Gnome (lá pela 3.28).

Então o Cinnamon depende dos caras do Mint trabalharem em cima de um código mais antigo em relação ao atual do Gnome.