O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como os SSDs ultra rapidos da próxima geração de consoles podem influenciar nos gêneros dos games em desenvolvimento e a forma que jogamos.

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
É que tem algumas pessoas que instalam 10 jogos no console e ficam pingando entre eles. Tenho um primo mais novo que é assim, o guri não consegue focar em um ou dois jogos... ele joga um pouco de um jogo, dai vai pra outro 1 hora depois.. No outro dia ele joga outros, e esse primeiro que ele tinha jogado ele volta a jogar daqui a 10 dias, aleatoriamente, sem nem lembrar oq tava fazendo direito. (geralmente ele nem termina os jogos por conta disso).
Já existem as pessoas que parecem que querem ter a biblioteca inteira ali instalada, mesmo que tenha jogo que faz 3 anos que ele nem abre e nem vai mais abrir, é só pra ter ali mesmo, tipo coleção (tanto que tempos atrás surgiu pedido de gente pra Sony permitir fixar icones de jogos na tela da interface de usuário mesmo que o jogo não esteja lá instalado, só pra montar uma espécie de biblioteca iconográfica de tudo o que você tem/já jogou...

Enfim, eu hoje com 500 gb me viro bem. Na next gen acredito que será tranquilo com 1TB.
Eu acho que isso vai voltar a ser comum já que provavelmente esses consoles salvem os states em que vc largou o game. Então aperta btn PS escolhe Street Fighter, enjoa, clica em PS já muda pra Tekken 7, quer continuar o Fallout da vida, só clica e muda quase que instantaneamente. Se demorar aí 5 segundos entre troca de jogo ja estaremos melhor que na era dos cartuchos, pois não havia save state.

Por isso acho que vai mudar a forma de jogar. Hoje eu penso um pouco antes de iniciar um game porque sei é um lero lero até estar jogando, tome 1 ou 2 minutos aí esperando. Dependendo vc nem troca de jogo porque sabe que para voltar vai ter que esperar todo aquele Load novamente.

A galera vai voltar a consumir games como na era dos cartuchos, mais jogos por períodos mais curtos, isso pode fomentar a volta de gêneros que perderam espaço como luta e hack n slash entre outros mais arcades. Se brincar vai até impactar no aumento das vendas de jogos.

Parece uma besteira mas se vc ficar analisando as repercussões no comportamento do user, vai afetar bastante coisa.


Se for assim, imagino que vai ser sofrível voltar de um PS5 para um PS4.. Por isso me interessa bem mais a entrada desses super SSDs 2 e 4 Gbps que GPUs mega fodas... Já estaria satisfeito com 9.5 TFlops, a revolução não vai vir daí dessa vez.
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.487
Reações
23.091
Pontos
803
O pessoal do PC não entende que os jogos só começarão a ser desenvolvidos tendo um SSD como base quando eles estiverem nos Consoles, TODOS os jogos atuais foram desenvolvidos com base em HDDs de 100 MBp/s em mente. O máximo que eles ganham em SSD é a velocidade for free que vem disso, não tem nada otimizado ou pensado para fazer uso aí de SSDs de 2 GBp/s.

Ainda mais o PS5 onde os rumores apontam um SSD 2x mais rápido que isso, absurdo, o dev pode gastar 8GB de RAM na quadra em que ele está porque sabe que só precisa de 2 Segundos para carregar a próxima, isso torna a RAM virtualmente muito maior.


Isso, foi o que eu expliquei em meu post com exemplos inclusive.


O mesmo raciocínio vale para Teraflopagem, falando nisso.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
É que tem algumas pessoas que instalam 10 jogos no console e ficam pingando entre eles. Tenho um primo mais novo que é assim, o guri não consegue focar em um ou dois jogos... ele joga um pouco de um jogo, dai vai pra outro 1 hora depois.. No outro dia ele joga outros, e esse primeiro que ele tinha jogado ele volta a jogar daqui a 10 dias, aleatoriamente, sem nem lembrar oq tava fazendo direito. (geralmente ele nem termina os jogos por conta disso).
Já existem as pessoas que parecem que querem ter a biblioteca inteira ali instalada, mesmo que tenha jogo que faz 3 anos que ele nem abre e nem vai mais abrir, é só pra ter ali mesmo, tipo coleção (tanto que tempos atrás surgiu pedido de gente pra Sony permitir fixar icones de jogos na tela da interface de usuário mesmo que o jogo não esteja lá instalado, só pra montar uma espécie de biblioteca iconográfica de tudo o que você tem/já jogou...

Enfim, eu hoje com 500 gb me viro bem. Na next gen acredito que será tranquilo com 1TB.
no meu trabalho é assim
as crianças não tem paciência pra nada
não sabem o botão de pular ou escolher as armas e já pedem pra trocar de jogo
se fosse meu filho, eu daria um esporro
isso quando não tem criança pedindo pra por no youtube ou pega o celular pra ficar mexendo em rede social
pqp
criançada fútil demais
com excesso de informação e não se aprofunda em nada
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.268
Pontos
1.554
Tenho um m2 aqui e é a coisa mais linda de se ver, os loadings são mínimos e faz o HD parecer disquete, PORÉM, percebe-se que poderia ser melhor, meu m.2 por exemplo faz leitura sequencial de 3,5GB/s e escrita de 2,3GB/s, isso falando de leitura/escrita sequencial, só que nos loadings de jogos dificilmente chegam nessas taxas, isso pq creio ser por conta do sistema de arquivos que não é tão otimizado, sem contar os milhares de arquivos distintos que existem ali.

Então apesar de ser uma das melhores coisas já inventadas no PC, tem espaço sim pra melhoras, se nos consoles fizerem um sistema de arquivos otimizado, organizando tais arquivos pra leitura alcançar sempre a taxa sequencial máxima, com certeza teremos uma melhora significativa frente ao que conhecemos no PC, que como falei, já é ótimo.

Enfim.
.
 


Duralino

Supra-sumo
Mensagens
1.655
Reações
1.984
Pontos
178
Eu sei, mas tanto a Sony como MS marketeiam o SSD como o "fim dos loadings".
Ai depois viriam as desculpas de "não era bem assim" ou declarações de devs de que os "loadings não são tão rápidos como se esperavam".

Sabe o que eu acho? Eles vão colocar um SSD de 512GB e dar um f**a-se "se quiserem mais espaço comprem um HD SSD maior" para o pessoal.
Devem usar um ssd de 256gb de cache e um hd de 2tb de 5400rpm pra armazenamento. kkkk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Tenho um m2 aqui e é a coisa mais linda de se ver, os loadings são mínimos e faz o HD parecer disquete, PORÉM, percebe-se que poderia ser melhor, meu m.2 por exemplo faz leitura sequencial de 3,5GB/s e escrita de 2,3GB/s, isso falando de leitura/escrita sequencial, só que nos loadings de jogos dificilmente chegam nessas taxas, isso pq creio ser por conta do sistema de arquivos que não é tão otimizado, sem contar os milhares de arquivos distintos que existem ali.

Então apesar de ser uma das melhores coisas já inventadas no PC, tem espaço sim pra melhoras, se nos consoles fizerem um sistema de arquivos otimizado, organizando tais arquivos pra leitura alcançar sempre a taxa sequencial máxima, com certeza teremos uma melhora significativa frente ao que conhecemos no PC, que como falei, já é ótimo.

Enfim.
.

Porque como eu coloquei em um dos meus posts, os arquivos precisam ser processados. Sempre vai ter esse gargalo do processador. Isso é inescapável. As operações não se resumem a ler dados de um lado e escrever no outro lado. Ainda mais em jogos em situação de tempo real em que o nível de complexidade será muito maior, por exemplo, navegar rapidamente num mapa e o SSD auxiliar no processo de mandar os pacotes das novas áreas. O processador vai ser muito requisitado nesses processos ao mesmo tempo que também vai estar sendo usado para várias outras coisas.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.568
Pontos
1.439
Porque como eu coloquei em um dos meus posts, os arquivos precisam ser processados. Sempre vai ter esse gargalo do processador. Isso é inescapável. As operações não se resumem a ler dados de um lado e escrever no outro lado. Ainda mais em jogos em situação de tempo real em que o nível de complexidade será muito maior, por exemplo, navegar rapidamente num mapa e o SSD auxiliar no processo de mandar os pacotes das novas áreas. O processador vai ser muito requisitado nesses processos ao mesmo tempo que também vai estar sendo usado para várias outras coisas.
o importante é que com a revolução dos ssds nos consoles vamos trocar de quadras e voar em dinossauros alados segundo esse tópico
:coolface
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.067
Reações
25.890
Pontos
1.484
não faria mais sentido usarem cache com um ssd pequeno , tipo 120 GB?

aqui eu uso um optane que tem apenas 16 gb, para cache de um HD exclusivo de jogos de 4 tb, e já funciona muito bem.

Vídeo meu com edição completamente zuada, não entendo de fazer vídeo, mas já serve como referência:

 

NUIIO

Bam-bam-bam
Mensagens
373
Reações
561
Pontos
268
Que aula de hardware proporcionada!
Pelo usuário 3oitao!!
Apesar de eu discordar sobre o GC e Wii.

De acordo com o pessoal dos consoles, O incrível "HD SSD" do PS5 e XSX. Irá revolucionar o mundo dos games, já que ele terá um co-processador auxiliando a APU, processar dados em alta velocidade numa velocidade quase igual do CPU do console! Problemas como no Spiderman falado anteriormente, deixará de existir uma vez SSD da nova geração, irá extinguir a memória virtual gerada no armazenamento. Quando você extrapola a quantidade de ram no sistema. Isso será uma revolução no mundo da computação!

Bobeiras a parte, no PC o SSD existe duas vantagens notáveis.

Tempo de carregamento, já que HDD não conseguiu acompanhar a evolução no quesito velocidade.

A outra seria estabilidade, com o sistema instalado no SSD e o jogo no HDD, o jogo roda de forma mais fluida, mesmo que só o sistema esteja no SSD. Já que qualquer mudança no sistema, ou processo em segundo plano que gera no sistema alguma leitura no SSD. Não atrapalha na transmissão de dados do HDD, já que toda sua banda estará no carregamento do jogo! E se caso o jogo ultrapassar a memória física total do sistema. A memória virtual do SSD, que é mais rápido.

A ideia que o digital foundry está querendo passar, e que vocês estão hypando outra diferente. É as vantagens da velocidade da memória virtual que a nova geração possuirá com SSD, que realmente será bastante superior a atual com HDD. Trará sim muitas vantagens, porém isso nunca será garantia de ganho de performance! E sim uma perda MENOR! Já que apartir do momento que o sistema ultrapassa a memória física do sistema, e passa para a virtual você já está perdendo desempenho!

No PC o aproveitamento melhor da memória virtual nos jogos não é interessante! porque no PC você pode você aumentar sua capacidade de memória física aumentando a capacidade de Ram ou VRam, além do custo que as devs teriam se fizessem isso. Já existem pessoas utilizando SSD ou HDD. Então seria a pergunta otimizar pra quem? E por que ?



Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.430
Reações
80.042
Pontos
2.059
Não se pode ignorar as otimizações que se consegue num sistema fechado e focado num hardware específico.

Com o ryzen tendo poder de sobra e muitas threads, veremos novos algoritmos que façam uso disso. Hoje temos algoritmos single thread para lidar com I/O.

Fora as mudanças que serão feitas no O.S. para otimizar esse processo e extrair o máximo do SSD (mesma coisa com os jogos).

Acho bem difícil que o Cerny fosse gastar uma grana com um ssd ultra rápido pra não aproveitar seu verdadeiro potencial por conta de bottleneck.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
várias coisas que foram ditas aqui:

  • voa em dinossauros
  • teleports em jogos open worlds
  • um jogo do the flash onde o personagem corre e o cenário não dá popin
Tudo pode ser feito, com a tecnologia atual, o teleport por exemplo, por nós é entendido como teleport a nivel de hardware é somente uma misera mudança de uma partição da ram para outra...o MAXIMO que pode ocorrer:

  • redução de loadings padrão, tempo de carregamento (isso será 99% do uso real)
  • o fim de algumas cutscenes (que são usadas para mascará loadings)
  • para alguns tipos de jogos cenários mais curtos sem os ''corredores da conversa'' (partes do games onde os chars andam atoa conversando, ma sque na verdade o jogo ta carregando) ideal para jogo que busca o realismo.
  • Para open world, mapas maiores.
  • talvez (não tenho certeza) seria possível fazer prédios com comodos e andares; então num gta o jogo permitiria entrar nas casa e sair sem carregamento. algo devera complexo para os dias de hoje.
o ponto chave é que, não faz muita diferença entrar nos comodos e sair deles em tempo real, pode ter um carregamento, no fim é algo muito superficial, que só apareceria num side by side.
 
Ultima Edição:

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.316
Reações
8.256
Pontos
453
  • talvez (não tenho certeza) seria possível fazer prédios com comodos e andares; então num gta o jogo permitiria entrar nas casa e sair sem carregamento. algo devera complexo para os dias de hoje.
o ponto chave é que, não faz muita diferença entrar nos comodos e sair deles em tempo real, pode ter um carregamento, no fim é algo muito superficial, que só apareceria num side by side.

Deixar disponível os cômodos em tempo real que são apenas utilizados eventualmente na história é igual correr uma maratona com uma bola de chumbo de 60kg amarada aos pés.
 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.703
Reações
6.186
Pontos
704
Desse 8/16 aí, acreito que ao menos uns 2/4 seja dedicado ao multitarefa, afinal, fazer stream ou gravar o que se está jogando, não é algo tão superficial assim, ainda mais com clocks relativamente baixos, e fora o acréscimo de outras firulas do multitarefa que com certeza terão atenção.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Deixar disponível os cômodos em tempo real que são apenas utilizados eventualmente na história é igual correr uma maratona com uma bola de chumbo de 60kg amarada aos pés.

você entendeu minha analogia, é isso mesmo, então muita coisa que o pessoal cogita nem faz sentido se analisado de modo frio. por isso que o ssd é um marketing (e já estamos inseridos nesse marketing só de participar desse tópico) meche com o imaginário, então vão usar isso como bandeira de venda, ora se o SSD vender os primeiros 20M de unidades antes da ficha cair, será um bom negócio para sony.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Porque diabos as duas fabricantes investiriam em olgo caro como SSD se nao for trazer grande beneficio.

Nao entendo o choro, é obvio que vai ter um efeito positivo gigantesco.

Nada é mais evidente que as limitaçoes desses HDs podres que os consoles tem hj em dia.
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.316
Reações
8.256
Pontos
453
Porque diabos as duas fabricantes investiriam em olgo caro como SSD se nao for trazer grande beneficio.

Nao entendo o choro, é obvio que vai ter um efeito positivo gigantesco.

Nada é mais evidente que as limitaçoes desses HDs podres que os consoles tem hj em dia.

É pq pela lógica de alguns amigos foristas, quem joga video game não entende nada de PC e que Sony e Mic acreditam no mesmo. Quero ver hoje quem compra aquele papo de poder da nuvem.
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.611
Reações
14.414
Pontos
953
Quem joga videogame tá jogando em um brinquedo.

É só diversão casual. Qualquer setupzinho mais complexo vc já tem que imediatamente descartá-los da equação.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Porque diabos as duas fabricantes investiriam em olgo caro como SSD se nao for trazer grande beneficio.

Nao entendo o choro, é obvio que vai ter um efeito positivo gigantesco.

Nada é mais evidente que as limitaçoes desses HDs podres que os consoles tem hj em dia.

olha, diferença faz, só não vai revolucionar nada,
eu diria que se um terceiro fabricante existisse e ele apostasse em HDs e gastasse o resto num gpu, ele levaria o caneco da gen
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
olha, diferença faz, só não vai revolucionar nada,
eu diria que se um terceiro fabricante existisse e ele apostasse em HDs e gastasse o resto num gpu, ele levaria o caneco da gen
Se vc acredita nisso esta errado, simples assim. Esses HDs de notebook são uma tecnologia completamente ultrapassada, nível Jaguar ou pior.

Meu primeiro SSD eu comprei lá em 2010, estamos em 2020.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Pô alguém avise os engenheiros da Microsoft e Sony que ambos estão fazendo m**** pondo SSDs 2GBps+, segundo engenheiros da OS da pra fazer a mesma coisa com HDDs de 40 a 100 MBps. Inclusive avisem o pessoal do Horizon que tirou toda uma sessão do game por nada.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Se vc acredita nisso esta errado, simples assim. Esses HDs de notebook são uma tecnologia completamente ultrapassada, nível Jaguar ou pior.

Meu primeiro SSD eu comprei lá em 2010, estamos em 2020.

mas é assim que funciona o mundo dos games, ganha que consegue oferecer o melhor equilibrio entre tecnologia defasada e inovação. voltarei lá no Play 1; ele tinha (preste atenção) o pior loading da categoria ! mas tinha um 3D razoável e boas texturas, a mesma coisa pode acontecer. pois o exemplo histórico prova isso. para ser ainda mais radical ler a partir de hd ou ssd já palha, o correto é ler a partir da midia (há mas não dá...aí é problema dos engenheiros lá)
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.430
Reações
80.042
Pontos
2.059
o teleport por exemplo, por nós é entendido como teleport a nivel de hardware é somente uma misera mudança de uma partição da ram para outra

Rapaz, como que é isso aí?

Explica melhor

Eu percebi também
pc :kpuke

Ainda bem que vc editou, né :klol

Iria passar vergonha também, falando que PC não tem jogos :klolwtf
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Porque diabos as duas fabricantes investiriam em olgo caro como SSD se nao for trazer grande beneficio.

Nao entendo o choro, é obvio que vai ter um efeito positivo gigantesco.

Nada é mais evidente que as limitaçoes desses HDs podres que os consoles tem hj em dia.

Não ter loadings, ou ter loadings muito pequenos, já um grande benefício.

Só de pensar que os jogos em 2020 serão parecidos com os da era do cartucho, já fico feliz.

Só que tem gente achando que isso é pouco e por isso tem algo a mais por trás dessa decisão.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.268
Pontos
1.554
Uma vez postaram a demora do loading no Monster Energy pro PS4, se não engano foi esse aqui...





Daí na curiosidade fui ver a diferença usando m.2 no PC, escolhi até o mesmo mapa pra não ter erro, o resultado é esse...






Se o bagulho dá uma diferença monstruosa assim, imagina então se conseguirem otimizar a coisa? Dá pra confiar sim em loadings mínimos!!!


.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
é meio complicado, mas em resumo as coisas que fazemos em uma jogo é uma interpretação dos nosso sentidos, mas para a maquina é uma sucessão de algorítimos.

em uma calculadora, apertamos o botão de ligar, apertamos 2 apertamos o botão de multiplicação e apertamos 3, depois apertamos igual, aí o resultado é mostrado.

Mas para a maquina , é entendido assim: ao ''aperta 2'' ( a matriz se contato se junta, nos circuitos flipflop é guardado o bit ao mesmo tempo displayiando o simbolo ''2'' no lcd) ao apertar o botão de ''vezes'', o bit é cascateado no circuito somador, e o display é preparado para apagar) assim que se aperta 3, ele caí na memoria temporal que esqueci o nome, o resultado 6 já foi conseguido e está no terceiro breguete de memoria) então ao apertar ''='' o display será apagado e o circuito da memoria de resultado será ativado e por fim desenhando na tela.

É análogo a isso, essa questão do teleport; para a maquina é uma mudança de um pool de memoria ou então é a ativação de um segundo modelo em um outro ponto do mapa; não é como a fisica real o boneco não cruzou distancia nenhuma; assim o jogador ao ativar o ''teleport'' não estará fazendo nada de mais para a maquina apenas dando instrução para apagar esse modelo e ativa um outro, então a nossa mente interpretará esse mudança de pagina, como uma mudança fascinante.
D2SgqsSX0AAKMO5
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Uma vez postaram a demora do loading no Monster Energy pro PS4, se não engano foi esse aqui...





Daí na curiosidade fui ver a diferença usando m.2 no PC, escolhi até o mesmo mapa pra não ter erro, o resultado é esse...






Se o bagulho dá uma diferença monstruosa assim, imagina então se conseguirem otimizar a coisa? Dá pra confiar sim em loadings mínimos!!!


.


Mas seu PC não tem um CPU de ps4.

O seu SSD no ps4 não vai dar esses mesmos resultados de tempo de loading.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.268
Pontos
1.554
Mas seu PC não tem um CPU de ps4.

O seu SSD no ps4 não vai dar esses mesmos resultados de tempo de loading.

Mas não é ssd, é um m2 que no caso não é nem possível ligar no PS4, o que eu quis dizer aí é que no caso do PS5 pode e deve ser mais eficiente que meu PC nessa comparação aí. Em todo caso o negócio é esperar, não pode botar hype infinito também, o bom é que ao menos vão melhorar e muito os loadings, PS4 tem muitos loadings chatos que pelo amor, alguns tem que ter bastante paciência.

.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Mas não é ssd, é um m2 que no caso não é nem possível ligar no PS4, o que eu quis dizer aí é que no caso do PS5 pode e deve ser mais eficiente que meu PC nessa comparação aí. Em todo caso o negócio é esperar, não pode botar hype infinito também, o bom é que ao menos vão melhorar e muito os loadings, PS4 tem muitos loadings chatos que pelo amor, alguns tem que ter bastante paciência.

.

Esses loadings chatos do ps4 são justamente por causa do baixo poder de processamento.

Como até coloquei exemplo no tópico, um overclocking no Switch produziu uma melhora de mais de 50% nos loadings.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.268
Pontos
1.554
Esses loadings chatos do ps4 são justamente por causa do baixo poder de processamento.

Como até coloquei exemplo no tópico, um overclocking no Switch produziu uma melhora de mais de 50% nos loadings.

Ahh sim entendi, então no caso podemos dizer que serão duas melhoras no PS5, no caso o próprio armazenamento e um processamento mais eficiente pra leitura/escrita dos dados.

Fiz um teste aqui agora de um loading no COD WWII, apesar do loading ter sido extremamento rápido (coisa de 5s), pelo monitoramento vi que o uso do CPU saltou pra quase 100% de uso na hora da leitura, pra ser sincero nem reparava no uso do cpu em leituras/escritas nos jogos.

.
 
Topo Fundo