O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como os SSDs ultra rapidos da próxima geração de consoles podem influenciar nos gêneros dos games em desenvolvimento e a forma que jogamos.

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.429
Reações
34.523
Pontos
1.354
Ahh sim entendi, então no caso podemos dizer que serão duas melhoras no PS5, no caso o próprio armazenamento e um processamento mais eficiente pra leitura/escrita dos dados.

Fiz um teste aqui agora de um loading no COD WWII, apesar do loading ter sido extremamento rápido (coisa de 5s), pelo monitoramento vi que o uso do CPU saltou pra quase 100% de uso na hora da leitura, pra ser sincero nem reparava no uso do cpu em leituras/escritas nos jogos.

.
Estamos presos ao eterno gargalo.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.438
Reações
80.072
Pontos
2.059
É até chato ficar repetindo, mas serei chato mesmo. Na apresentação do maluco da Insomniac na GDC 19 fica bem claro que a todo o momento eles estão lidando com a limitação do HD. Eles precisam garantir que conseguirão fazer o streaming na velocidade mínima recomendada (algo de 60MB pra cima), e em nenhum momento ele cita a CPU como bottleneck. Mesmo se tivesse um ryzen no ps4, o streaming continuaria limitado da mesma forma pelo hd.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Ahh sim entendi, então no caso podemos dizer que serão duas melhoras no PS5, no caso o próprio armazenamento e um processamento mais eficiente pra leitura/escrita dos dados.

Fiz um teste aqui agora de um loading no COD WWII, apesar do loading ter sido extremamento rápido (coisa de 5s), pelo monitoramento vi que o uso do CPU saltou pra quase 100% de uso na hora da leitura, pra ser sincero nem reparava no uso do cpu em leituras/escritas nos jogos.

.

Tem jogo que mesmo sem SSD o CPU trabalha bastante nos loadings.

Uma correção ao que você disse. SSD só escreve e lê dados. Ele não processa. Não entendo tão profundamente de computação e hardware, mas o seu CPU tá montado numa motherboad que a conecta aos vários outros dispositivos. Como eu também disse em outra página, loading não é um processo simples de leitura e escrita, ele envolve um processamento e isto é feito pela CPU. Por isso esse uso tão intenso do CPU quando se usa SSDs. Mas tem casos que mesmo com HD convencional o uso do CPU também é intenso. Especialmente no caso de arquivos compactados que terão que ser descomprimidos.

Um exemplo é o Assetto Corsa. O loading inicial dele bota o processador para trabalhar bastante e mesmo com um SSD leva um tempo considerável.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Quem fala que SSD é luxo/desnecessário claramente nunca jogou GTA SA no PS2 e explodiu avião porque uma árvore carregou do nada na frente dele.

Tendo um HD veloz significa poder ir além da RAM, talvez não no nível dos consoles de cartucho (onde a ROM e a RAM tem mesma velocidade de acesso) mas ainda sim bem além do que a gente tem hoje nos consoles. Conseguindo tratar o HD como uma segunda RAM em termos práticos significa abrir os jogos para mais possibilidades, não em termos de processamento mas de armazenamento, ter loadings rápidos é efeito colateral.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
É até chato ficar repetindo, mas serei chato mesmo. Na apresentação do maluco da Insomniac na GDC 19 fica bem claro que a todo o momento eles estão lidando com a limitação do HD. Eles precisam garantir que conseguirão fazer o streaming na velocidade mínima recomendada (algo de 60MB pra cima), e em nenhum momento ele cita a CPU como bottleneck. Mesmo se tivesse um ryzen no ps4, o streaming continuaria limitado da mesma forma pelo hd.

A todo momento? Nenhum jogo ou qualquer software mais pesado nos dias de hoje seria possível se a todo instante estivéssemos lidando com limitações do HD. Não consigo sequer imaginar o que seria um DOOM ou um jogo de MSX se tudo tivesse que ser lido diretamente de uma fita magnética. Em verdade, não temos que lidar com limitação alguma em muitos casos, porque tudo o que está sendo gerado na tela num momento de jogatina não está lá no HD, está na memória RAM.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Quem fala que SSD é luxo/desnecessário claramente nunca jogou GTA SA no PS2 e explodiu avião porque uma árvore carregou do nada na frente dele.

Tendo um HD veloz significa poder ir além da RAM, talvez não no nível dos consoles de cartucho (onde a ROM e a RAM tem mesma velocidade de acesso) mas ainda sim bem além do que a gente tem hoje nos consoles. Conseguindo tratar o HD como uma segunda RAM em termos práticos significa abrir os jogos para mais possibilidades, não em termos de processamento mas de armazenamento, ter loadings rápidos é efeito colateral.

E ao mesmo tempo Dark Souls, já no Ps3, tem um mapa imenso e sem loadings ou travamentos semelhantes ao seu caso mencionado.

E o disco rígido melhorou do Ps2 para o Ps3? Ou você tá falando de uma situação vivida por um jogador que tá rodando o jogo direto pela mídia?
 


robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.703
Reações
6.186
Pontos
704
Ahh sim entendi, então no caso podemos dizer que serão duas melhoras no PS5, no caso o próprio armazenamento e um processamento mais eficiente pra leitura/escrita dos dados.

Fiz um teste aqui agora de um loading no COD WWII, apesar do loading ter sido extremamento rápido (coisa de 5s), pelo monitoramento vi que o uso do CPU saltou pra quase 100% de uso na hora da leitura, pra ser sincero nem reparava no uso do cpu em leituras/escritas nos jogos.

.
Eu tenho duvidas quanto a esse gargalo. Por exemplo, no RotTR, o loading é bem longo, mas o uso do meu processador e do meu SSD é ridículo(se passar de 40% é muito), e mesmo assim demora bastante, apesar de ser bem mais rápido quando comparado a um HDD. E outros jogos tbm, como Forza 4, Nioh, RDR 2 e etc. Não cheguei testar o WWII, mas fiquei curioso pra ver como meu R5 com 6/12 lidaria. Em todo caso, 5s de loading é um tempo pra lá de respeitável, o que justificaria um uso excessivo da CPU.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.438
Reações
80.072
Pontos
2.059
A todo momento? Nenhum jogo ou qualquer software mais pesado nos dias de hoje seria possível se a todo instante estivéssemos lidando com limitações do HD. Não consigo sequer imaginar o que seria um DOOM ou um jogo de MSX se tudo tivesse que ser lido diretamente de uma fita magnética. Em verdade, não temos que lidar com limitação alguma em muitos casos, porque tudo o que está sendo gerado na tela num momento de jogatina não está lá no HD, está na memória RAM.

Pegando o exemplo do spider-man, eles dividem o mundo em tiles. Quando vc está se movendo pelo mapa, somente 3 tiles tem o streaming sendo feito do HD pra RAM (os outros não são necessários pq o jogador não está olhando para eles).

Então cada tile ficou em 20MB, que seria lighting, models, texture e zone (o que inclui geometria, terreno, personagens, shaders, texturas, etc).

A cada 128 metros viajados (o que leva 0.8 segundos se não me engano) vc carrega 3 novos tiles (ou se o jogador se virar e mudar a trajetória, o que dá tempo para carregar os tiles de qualquer forma).

Esses 60MB (mais áudio e outras coisas) estão sendo carregados do HD pra RAM. O game não carrega absolutamente tudo na memória e deixa o HD lá parado. O game está constantemente fazendo o streaming do HD pra RAM. Antes de cada frame a CPU (1 núcleo dela) leva de 3ms a 5ms para fazer o streaming dos dados necessários, e então os outros processos tomam conta desse núcleo da CPU e vão sendo executados em milisegundos (até o próximo frame, onde a CPU fará mais streaming, e assim por diante).

Muito do que dita qual será a qualidade geral de cada tile é a velocidade que eles conseguem, garantidamente, puxar esses dados do HD pra RAM. 20MB por tile (3 tiles por vez) e é isso.

E isso pq rola um monte de shenanigans pra fazer o negócio funcionar.


Enfim, eu realmente aconselho a assistir a palestra de alguém que realmente manja do assunto. Se mesmo após assistir vc ainda discordar do que está sendo dito, então me fale o pq, pois talvez eu é que esteja entendendo tudo errado. Afinal, assim como vc, eu também não sou nenhum profundo conhecedor de computação e hardware (e, especialmente, sobre criação de games).





Já tá marcado no tempo correto.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.805
Reações
5.614
Pontos
949
Pegando o exemplo do spider-man, eles dividem o mundo em tiles. Quando vc está se movendo pelo mapa, somente 3 tiles tem o streaming sendo feito do HD pra RAM (os outros não são necessários pq o jogador não está olhando para eles).

Então cada tile ficou em 20MB, que seria lighting, models, texture e zone (o que inclui geometria, terreno, personagens, shaders, texturas, etc).

A cada 128 metros viajados (o que leva 0.8 segundos se não me engano) vc carrega 3 novos tiles (ou se o jogador se virar e mudar a trajetória, o que dá tempo para carregar os tiles de qualquer forma).

Esses 60MB (mais áudio e outras coisas) estão sendo carregados do HD pra RAM. O game não carrega absolutamente tudo na memória e deixa o HD lá parado. O game está constantemente fazendo o streaming do HD pra RAM. Antes de cada frame a CPU (1 núcleo dela) leva de 3ms a 5ms para fazer o streaming dos dados necessários, e então os outros processos tomam conta desse núcleo da CPU e vão sendo executados em milisegundos (até o próximo frame, onde a CPU fará mais streaming, e assim por diante).

Muito do que dita qual será a qualidade geral de cada tile é a velocidade que eles conseguem, garantidamente, puxar esses dados do HD pra RAM. 20MB por tile (3 tiles por vez) e é isso.

E isso pq rola um monte de shenanigans pra fazer o negócio funcionar.


Enfim, eu realmente aconselho a assistir a palestra de alguém que realmente manja do assunto. Se mesmo após assistir vc ainda discordar do que está sendo dito, então me fale o pq, pois talvez eu é que esteja entendendo tudo errado. Afinal, assim como vc, eu também não sou nenhum profundo conhecedor de computação e hardware (e, especialmente, sobre criação de games).





Já tá marcado no tempo correto.


Esquece, eu já postei outro vídeo técnico, em português, de alguém que entende explicando todo o lance de SSD, inclusive o cara explica esse papinho todo de CPU, RAM, GPU, etc, etc dentro do processo. E ele se negou a ir ver. Preferiu ficar no achismo aqui.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Não discordo do caso Spiderman. Mas isso é um caso, não é o mesmo que todo momento. Spiderman é um jogo que envolve muitos deslocamentos. Mas como tudo isso aí se desenrolaria em games de esportes?
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
Tem jogo que mesmo sem SSD o CPU trabalha bastante nos loadings.

Uma correção ao que você disse. SSD só escreve e lê dados. Ele não processa. Não entendo tão profundamente de computação e hardware, mas o seu CPU tá montado numa motherboad que a conecta aos vários outros dispositivos. Como eu também disse em outra página, loading não é um processo simples de leitura e escrita, ele envolve um processamento e isto é feito pela CPU. Por isso esse uso tão intenso do CPU quando se usa SSDs. Mas tem casos que mesmo com HD convencional o uso do CPU também é intenso. Especialmente no caso de arquivos compactados que terão que ser descomprimidos.

Um exemplo é o Assetto Corsa. O loading inicial dele bota o processador para trabalhar bastante e mesmo com um SSD leva um tempo considerável.

Não disse que SSD processa :kzonzo, só fiz observação que vai melhorar processamento do PS5, no caso o cpu da sua apu, já que vc mesmo disse que a leitura/escrita varia de cpu pra cpu, como no caso do SSD não fazer diferença no PS4 por conta do cpu fraco.

.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
Eu tenho duvidas quanto a esse gargalo. Por exemplo, no RotTR, o loading é bem longo, mas o uso do meu processador e do meu SSD é ridículo(se passar de 40% é muito), e mesmo assim demora bastante, apesar de ser bem mais rápido quando comparado a um HDD. E outros jogos tbm, como Forza 4, Nioh, RDR 2 e etc. Não cheguei testar o WWII, mas fiquei curioso pra ver como meu R5 com 6/12 lidaria. Em todo caso, 5s de loading é um tempo pra lá de respeitável, o que justificaria um uso excessivo da CPU.

O seu cpu já é mais moderno que o meu, então de fato não deve mesmo chegar em 100%. Costumo sempre registrar quando faço algum tipo de teste, mas n tinha postado aqui, olha aí o resultado. Repare que o loading começa nos 6s do vídeo, deixei o gerenciador de tarefas com opção de janela "sempre visível" pra ver o que acontece, veja também que a leitura dá um pico máximo de 356MB/s, é pouco mas temos que considerar vários fatores né, como tamanho dos arquivos que foram lidos, quantidade de arquivos, se o cpu limitou a velocidade e por aí vai, até pq vai que na hora da leitura quem sabe se não acontece algum tipo de descompactação antes de mandar a informação pra ram/vram!!!

Edit: Reparando aqui agora, mesmo quando o loading termina, o cpu continua em 100% de uso, vai entender. kkk

 
Ultima Edição:

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
Se a Sony apostou a "maioria" das fichas no SSD pode estar sendo visionária...que para eles acreditam que é a chave da sua próxima geração.

Já estão eliminando qualquer gargalo que atrapalhe o resto do sistema....ou pelo menos que eles trabalhem muito mais perto dos 100%...para capacidade de HW que escolheram.

Bom a Digital Foundry não esconde a empolgação com os SSDs e diz que o céu é o limite.. Sempre fomos muito apegados a CPU,GPU ,Ram,e até pouco tempo não sabiamos que o armazenamento era tão importante....mas ela cantou essa bola antes da revelação deles dizendo que era obrigatório para uma nova geração um novo sistema de armazenamento.

O problema é que até agora nada foi desenvolvido de raiz nos PCs para um sistema desses...agora vai ser standart no desenvolvimento e design dos jogos.
 
Ultima Edição:

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Impressão minha o tão pintando o SSD como o novo "poder da nuvem"?

Uma coisa é certa aqui.
Ou alguém tá muito certo, ou tá muito errado...
Ao invés de torcer por um dos lados ficarei em cima do muro, pq. este tópico será guardado e o lado vencedor com certeza jogará na cara e eu não quero pagar mico.

CURIOSIDADE: Na boa @XINTSUAI2, mas você tá muito parecido com XIN dá época dos rumores do PS3 devido aos vídeos de Killzone e Motorstorm.
Lembro até que uma vez você ampliou o farol de um dos carros do vídeo do Motorstorm, só pra mostrar que as bordas eram quadriculadas, tentando assim provar que os vídeos eram em realtime, tudo por amor a marca.

Você lembra disso @XINTSUAI2?


Por isso eu digo, calma, calma!

T+
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Impressão minha o tão pintando o SSD como o novo "poder da nuvem"?

Uma coisa é certa aqui.
Ou alguém tá muito certo, ou tá muito errado...
Ao invés de torcer por um dos lados ficarei em cima do muro, pq. este tópico será guardado e o lado vencedor com certeza jogará na cara e eu não quero pagar mico.

CURIOSIDADE: Na boa @XINTSUAI2, mas você tá muito parecido com XIN dá época dos rumores do PS3 devido aos vídeos de Killzone e Motorstorm.
Lembro até que uma vez você ampliou o farol de um dos carros do vídeo do Motorstorm, só pra mostrar que as bordas eram quadriculadas, tentando assim provar que os vídeos eram em realtime, tudo por amor a marca.

Você lembra disso @XINTSUAI2?


Por isso eu digo, calma, calma!

T+

Mas era em realtime!!! ;)
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.810
Reações
13.840
Pontos
803
Se a Sony apostou a "maioria" das fichas no SSD pode estar sendo visionária...que para eles acreditam que é a chave da sua próxima geração.

Já estão eliminando qualquer gargalo que atrapalhe o resto do sistema....ou pelo menos que eles trabalhem muito mais perto dos 100%...para capacidade de HW que escolheram.

Bom a Digital Foundry não esconde a empolgação com os SSDs e diz que o céu é o limite.. Sempre fomos muito apegados a CPU,GPU ,Ram,e até pouco tempo não sabiamos que o armazenamento era tão importante....mas ela cantou essa bola antes da revelação deles dizendo que era obrigatório para uma nova geração um novo sistema de armazenamento.

O problema é que até agora nada foi desenvolvido de raiz nos PCs para um sistema desses...agora vai ser standart no desenvolvimento e design dos jogos.

satr citzen faz uso real do ssd, sem ele o gpu produz até menos frames, o que é bizarro, então posso dizer que o ssd desafoga a gpu em algum sentido. vide o video da DF Star citzen nextgen.

A DF está ''empolgada'' pois é assim que eles ganham dinheiro, envia uma sugestão para aquele patife fazer no DF retro... Não eles só fazem por exemplo...vai sair um novo metal gear (aí por coincidência eles decide fazer algo relacionado a MGS no DF retro e por aí vai) são marketeiros das empresas.

IMO a Sony ta apostando a ficha no ssd mais como ponto de venda mesmo, enquanto nós ficamos aqui fritando a cabeça pensando nas possibilidades, eles vão ganhando nome e aumentando suas chances de vendas.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.661
Pontos
1.689
Impressão minha o tão pintando o SSD como o novo "poder da nuvem"?
Sim.

Assim, SSD realmente faz uma diferença boa na velocidade. Montei um PC com um SSD e o boot do Windows é super rápido, fico pasmo.
Mas o negócio é que estão tratando como uma "panacéia" como se fosse resolver um monte de coisas.

Quero ver quando os novos videogames sairem e os "mas", "porém", "não foi isso que falamos", "você entendeu errado" que vai rolar.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.406
Reações
44.242
Pontos
1.339
Falo nada. Só quando sairem os aparelhos para a população que vou ver mesmo mas que o tópico do parece uma extensão GDDR5 com novo 'molho magico' :klolwtf
 
Ultima Edição:

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.318
Reações
8.256
Pontos
453
É claro que ainda estamos no campo dos rumores, mas parece que tem gente que anda com antolhos. E não acreditaram no Galileu...
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.429
Reações
34.523
Pontos
1.354
Como não enfrento loading longo no pc, o maior que vi foi de 26 segundos, mesmo assassin creed origin e odyssey, 15 segundos apenas.
Se mudar pra 1 ou 2 no futuro, não será um put* avanço.
E a retirada de tela carregando durante corredores, isso será tão banal que ninguém vai ligar pra essa melhoria depois de meia hora de jogo.
Quando é novo, fica aquela euforia sobre como não era possível no passado, mas depois que passar, vai ser tornar algo comum e nada "surpreendente".
Depois volta para programação normal: gráficos sony vs ms.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
SSD chegando só agora em Console, que coisa mais atrasada.
Quer dizer, ainda sequer chegou.

Tapatalk.

Vai ser engraçado quando chegar e desempenhar melhor que no PC porque Windows.

SSD SATA e M.2 na teoria são completamente diferentes, na prática (em jogos) é próximo de 0.

Aí se o OS do PS5/Xbox for programado para tirar melhor proveito disso o PC terá que correr atrás.




Veja esse vídeo e me diga se faz diferença na prática o M.2 ser 10x mais rápido que um SSD.
SSD vai até o que ? uns 600MB/S ? Já M.2 chega a 4GB/s né ?

Só agora que os consoles irão usar essa tecnologia nos jogos é que veremos o ganho real nos consoles.

Você pode não gostar dos consoles mas são eles que movem a indústira e a tecnologia nos jogos (ainda).
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.810
Reações
13.840
Pontos
803
Não discordo do caso Spiderman. Mas isso é um caso, não é o mesmo que todo momento. Spiderman é um jogo que envolve muitos deslocamentos. Mas como tudo isso aí se desenrolaria em games de esportes?

já é o suficiente, se em jogos como spiderman é necessário, então haverá uma multiplicação de jogos seguindo o mesmo conceito. é tipo o sega saturn rodar tomb raider e o povo insistir que ele não faz 3D, quando os jogos posteriores são meio que um copia e cola do conceito.

os demais jogos (esportes, luta, fps) na pior da hipotese segue tal como agora só ganhando diferença em loadings mesmo, na melhor hipotese se torna um ''homen aranha'' de temática diferente.

em todo caso ainda acho que se um combo hd grande sata 3 e uma gpu vence esse combo aí ssd e gpu não tão lá...só vai dar certo pois é a Sony que ta fazendo, historicamente o ps1 tinha os piores loadings e venceu seus pares por ter um melhor equilibrio de hardware e fazer o povo comprar a ideia do CD mesmo com loading, no fim é isso que importa. quem vende mais dita a tendencia.
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
já é o suficiente, se em jogos como spiderman é necessário, então haverá uma multiplicação de jogos seguindo o mesmo conceito. é tipo o sega saturn rodar tomb raider e o povo insistir que ele não faz 3D, quando os jogos posteriores são meio que um copia e cola do conceito.

os demais jogos (esportes, luta, fps) na pior da hipotese segue tal como agora só ganhando diferença em loadings mesmo, na melhor hipotese se torna um ''homen aranha'' de temática diferente.

em todo caso ainda acho que se um combo hd grande sata 3 e uma gpu vence esse combo aí ssd e gpu não tão lá...só vai dar certo pois é a Sony que ta fazendo, historicamente o ps1 tinha os piores loadings e venceu seus pares por ter um melhor equilibrio de hardware e fazer o povo comprar a ideia do CD mesmo com loading, no fim é isso que importa.

Mas nem os jogos de ps1, nem os jogos de n64 foram numa mesma direção, especialmente jogos third parties. Nem todo mundo queria fazer um Turok com mapas enormes no n64.

Porque fazer jogos não é simplesmente aproveitar tudo o que ta aí disponível de hardware. Até abordando esse lado, os jogos indies fazem pouquíssimo uso do hardware e muitos deles demonstraram avanços conceituais significativos.

Não é pensando em como fazer maior uso dessa ou daquela tecnologia que conceitos de gameplay nascem. O processo é muito mais na ordem inversa na maior parte das vezes. Por isso que o VR também não apresentou considerável avanço. Muita gente que entende pouco de game design achou que com ele iria nascer uma revolução. Mas não tem como vir do VR e sim de conceitos. É de um esforço de imaginação, de projeção de regras abstratas, depois disso sim, aí vê que hardware é necessário para isso.

Se não os jogos se tornam tech demos.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
Os caras continuam insistindo em só loadings mais rápido ?:facepalm

Falando bem leigo e simples! Um SSD mais rápido significa um streaming de texturas,detalhes,objetos,escala e tamanho de mapas, e draw distance maior....então sim...ele vai desenpenhar um papel visual também .E é aí que também está a maravilha da coisa ...
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Os caras continuam insistindo em só loadings mais rápido ?:facepalm

Falando bem leigo e simples! Um SSD mais rápido significa um streaming de texturas,detalhes,objetos,escala e tamanho de mapas, e draw distance maior....então sim...ele vai desenpenhar um papel visual também .E é aí que está o segredo da coisa ...
SSD não vai processar tudo isso aí. Draw distance não é limitado por memória, só pra dar um exemplo, mas por dificuldades de renderização, ou SSD vai renderizar agora também?
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Tem jogo que mesmo sem SSD o CPU trabalha bastante nos loadings.

Uma correção ao que você disse. SSD só escreve e lê dados. Ele não processa. Não entendo tão profundamente de computação e hardware, mas o seu CPU tá montado numa motherboad que a conecta aos vários outros dispositivos. Como eu também disse em outra página, loading não é um processo simples de leitura e escrita, ele envolve um processamento e isto é feito pela CPU. Por isso esse uso tão intenso do CPU quando se usa SSDs. Mas tem casos que mesmo com HD convencional o uso do CPU também é intenso. Especialmente no caso de arquivos compactados que terão que ser descomprimidos.

Um exemplo é o Assetto Corsa. O loading inicial dele bota o processador para trabalhar bastante e mesmo com um SSD leva um tempo considerável.
SSD processa dados, ele tem um controlador super sofisticado integrado
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
É um processamento que diz respeito somente as funções dele.
ele consegue compactar, descompactar, localizar itens na memória - é graças a ele que esses SSDs novos são tão rápidos... Ele vai entregar tudo "mastigadinho" e super rápido

eles chegam a ser 100x mais rápidos que HDDs em velocidade de transferencia e ordens de grandeza mais rápido para localizar pequenos dados espalhados pela memória...


Pessoal falando do swich.... demora pra carregar pq ele tem q descompactar aquela informação toda, e por isso fez tanta diferença - muito pq o processador é bem fraco... processador de celular. E ele tem uma memória sólida mas não é um ssd
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
SSD não vai processar tudo isso aí. Draw distance não é limitado por memória, só pra dar um exemplo, mas por dificuldades de renderização, ou SSD vai renderizar agora também?
Não mas ele vai carregar mais rápido, textura não come processamento mas precisa carregar, quanto mais rápido puder carregar melhores texturas poderemos ter ou parar aquela m**** da textura ficar carregando enquanto joga.

Tenho certeza que muita coisa hoje é limitada pela velocidade de transferência do HD, hoje seu limite de velocidade de transmissão é tipo 30mb/s com SSD será uns 600 e se for m.2 +de 1gb/s.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
ele consegue compactar, descompactar, localizar itens na memória - é graças a ele que esses SSDs novos são tão rápidos... Ele vai entregar tudo "mastigadinho" e super rápido

eles chegam a ser 100x mais rápidos que HDDs em velocidade de transferencia e ordens de grandeza mais rápido para localizar pequenos dados espalhados pela memória...


Pessoal falando do swich.... demora pra carregar pq ele tem q descompactar aquela informação toda, e por isso fez tanta diferença - muito pq o processador é bem fraco... processador de celular. E ele tem uma memória sólida mas não é um ssd
Ta, mas tudo o que você falou diz respeito à loading. O que isso ajuda de fato depois que os arquivos já estão lá na memória RAM? Tem gente aqui que acredita que se um hardware que tem um poder pra gerar gráficos num volume de dados de 16 GB, vai ter mais desempenho se acrescentar um outro pente de 16 GBs. Tipo, o processador num jogo de corrida já ta lá sofrendo pra renderizar 16 carros de gráfico de alto nível simultaneamente na tela. E isso ele consumiu uns 14,5 GB de memória. Mais acréscimo de memória aqui, seja SSD, ou RAM vai permitir 18, 20 carros simultâneos na tela sem perda de fps?

O SSD pode ajudar na entrada de um carro novo na tela na medida que outro saia. Mas mais do que isso, não vai ajudar.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Ta, mas tudo o que você falou diz respeito à loading. O que isso ajuda de fato depois que os arquivos já estão lá na memória RAM? Tem gente aqui que acredita que se um hardware que tem um poder pra gerar gráficos num volume de dados de 16 GB, vai ter mais desempenho se acrescentar um outro pente de 16 GBs. Tipo, o processador num jogo de corrida já ta lá sofrendo pra renderizar 16 carros de gráfico de alto nível simultaneamente na tela. E isso ele consumiu uns 14,5 GB de memória. Mais acréscimo de memória aqui, seja SSD, ou RAM vai permitir 18, 20 carros simultâneos na tela sem perda de fps?

O SSD pode ajudar na entrada de um carro novo na tela na medida que outro saia. Mas mais do que isso, não vai ajudar.
Olha, mesmo o que não é exibido já deve estar na memória, masmo um ssd não seria rápido suficiente para - quando tu virar a câmera carregar as texturas...

Pensando nisso, e que se usavam (usam) hdds, a memória já está cheia de coisas que nem estão aparecendo, simplesmente pq já precisam estar lá para serem exibidas em tempo. Tu mudando pra um ssd mandatório 100x mais rápido tu altera todo esse paradigma. Tu podes usar a memória de forma mais eficiente, não deixando tantas coisas pré carregadas, podendo carregar mais próximo do momento que vais usar.

Não vai ser da noite para o dia, mas nos futuros exclusivos vai ser possibilitada uma grande evolução em função disso.

Inclusive os últimos rumores apontam apenas 16gb de memória pros consoles... bem pouco, me parece.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Parece pouco. Principalmente quando se compara a transições de gerações anteriores. Mas você já olhou quantas vezes o ps3 era mis poderoso que o ps2? Quantas vezes era mais poderoso o ps2 em relação ao ps1? Agora veja quantas vezes esses novos consoles serão mais poderosos em relação aos atuais.

16 seria pouco se ali tivesse um i7 atual com uma Titan. Mas ta longe de ser esse o caso.

E se fosse esse o problema, não abririam mão de mais RAM pra botar um paliativo SSD no lugar. A função do SSD não é essa.

Eu penso que eles chegaram a conclusão que lançar um videogame em 2020 com loadings é algo inadmissível. E por isso estão introduzindo nos consoles. Vai ser útil em alguns casos, mas nada mindblowing ou game changer.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Parece pouco. Principalmente quando se compara a transições de gerações anteriores. Mas você já olhou quantas vezes o ps3 era mis poderoso que o ps2? Quantas vezes era mais poderoso o ps2 em relação ao ps1? Agora veja quantas vezes esses novos consoles serão mais poderosos em relação aos atuais.

16 seria pouco se ali tivesse um i7 atual com uma Titan. Mas ta longe de ser esse o caso.

E se fosse esse o problema, não abririam mão de mais RAM pra botar um paliativo SSD no lugar. A função do SSD não é essa.

Eu penso que eles chegaram a conclusão que lançar um videogame em 2020 com loadings é algo inadmissível. E por isso estão introduzindo nos consoles. Vai ser útil em alguns casos, mas nada mindblowing ou game changer.
O problema não é o hardware e sim o software atual.

Recomendo a leitura desse artigo, está em português.

O Desencanto do Software
não vou poder ler, mas vou me meter a falar... jogos mais antigos, mesmo com meu ssd m.2 pciex bem rápido demoram mais pra carregar que jogos mais novos... parece que não conseguem aproveitar tão bem... nao são feitos pra isso
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.810
Reações
13.840
Pontos
803
@Trezoitao38 a questão brother é que ''eles'' já decidiram pelo ssd, qualquer debate agora não deve ser se havia ou não alternativas melhores; e sim deixar a geração seguir seu fluxo. não adianta lutar contra o que já foi decidido, e nem tão pouco vai convencer os caras pois a maioria (pelo que observei) só operam com base rasa de informação, um exercício de imaginar algo alternativo é uma tarefa de gigante para alguns.
 
Topo Fundo