a vantagem que eu vi de RT até agora foi para reflexões, que aparentemente (talvez quem manja mais me corrija) não tem técnica alternativa que chegue perto (screen space reflections, cubemaps que eu conheço são cheia de problemas). Iluminação global ficou bonita no metro exodus mas tinha que se esforçar pra ver e matava o desempenho. O próprio digital foundry disse que em quesito iluminação global no caso do metro exodus a duvida era se outras técnicas de iluminação global iam ficar boas e ser menos pesadas... Se descobriram uma técnica boa que pese menos melhor pra todos. Tem um jogo chegando ai que usa várias técnicas de RT na UE4 (ghostrunner) eu testei aqui e enquanto dá uma melhorada gráfica se você buscar, especialmente nas reflexões, mas ai RIP framerate, minha placa de video nem dá boost no clock com RT desligado, mas quando liga o uso dispara pra 100% hehe. No teste da digital foundry até a 2080ti peidou com esses vários efeitos de RT ligados em 4K.
Mas de qualquer jeito tudo indica que os novos consoles aqui no brasil custaram um rim e uma cornea, sem contar o preço dos jogos em si, então eu to na torcida que minha 2070s segure 1440p esses jogos next-gen talvez brincando com a qualidade média pelo menos até 2022.