O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Discussão sobre boicote: você compraria um produto de uma pessoa ou empresa com ideologia política contrária à sua?

Você consideraria comprar um produto de alguém com ideologia política contrária à sua?


  • Total voters
    114

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.894
Reações
35.224
Pontos
503
Vou iniciar o tópico lembrando de dois casos deste ano em que muitos propuseram boicote:

1) A Gillette, no início do ano, fez uma propaganda polêmica criticando a masculinidade de forma geral. O vídeo foi apoiado por progressistas, mas atraiu muitas críticas de conservadores.



2) A Blizzard recentemente baniu um jogador que se manifestou a favor dos protestos de Hong Kong. A atitude da empresa atraiu muitas críticas daqueles que criticam o governo chinês.

No meu caso, eu me considero conservador e acho a Blizzard uma empresa nojenta, mas consideraria comprar um jogo dela, do tanto que não haja militância política no jogo em si. Por exemplo, acho totalmente desnecessário ela fazer barulho para revelar a sexualidade de algum personagem de Overwatch, mas isso é irrelevante no caso de um jogo multiplayer online.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Pior que não compro nada das duas. Blizzard eu já passo desde aquela filhadaputagem com Starcraft Ghost.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.528
Reações
180.290
Pontos
1.003
Depende a empresa e depende o produto.

Por exemplo, eu tenho os 3 volume do "O Capital" em capa dura da Boitempo, uma editora que defende e publica apenas livros comunistas, mas são edições caprichadas, de ótima qualidade e tradução cuidadosa, não existe nenhuma outra igual no Brasil. Duvido que a editora Mises Brasil editaria os livros o Marx, assim como a Boitempo nunca editaria nada do Hayek.

Do outro lado, nunca mais comprei nada da Gillette deste a propaganda deles em que condenam a masculinidade como reflexo de violência e que a sociedade deve superar. Eu apenas quero uma lâmina, nada mais, não quero que a empresa diga o que eu devo ou não fazer na minha vida.

Eu busquei os livros do Marx, comprei, paguei, recebi, ninguém ficou me dando lição de moral, até porque não procurei e nem existe propaganda de livro clássico. Enquanto isso a Gillette queria me empurrar a ideia que ser homem é algo errado, que o comportamento masculino é algo perpetuado pela cultura e que isso deve acabar. É diferente, cada produto tem uma "essência" que permite ou não a manifestação de seus consumidores.
 

infante_warrior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.983
Reações
4.453
Pontos
314
Depende a empresa e depende o produto.

Por exemplo, eu tenho os 3 volume do "O Capital" em capa dura da Boitempo, uma editora que defende e publica apenas livros comunistas, mas são edições caprichadas, de ótima qualidade e tradução cuidadosa, não existe nenhuma outra igual no Brasil. Duvido que a editora Mises Brasil editaria os livros o Marx, assim como a Boitempo nunca editaria nada do Hayek.

Do outro lado, nunca mais comprei nada da Gillette deste a propaganda deles em que condenam a masculinidade como reflexo de violência e que a sociedade deve superar. Eu apenas quero uma lâmina, nada mais, não quero que a empresa diga o que eu devo ou não fazer na minha vida.

Eu busquei os livros do Marx, comprei, paguei, recebi, ninguém ficou me dando lição de moral, até porque não procurei e nem existe propaganda de livro clássico. Enquanto isso a Gillette queria me empurrar a ideia que ser homem é algo errado, que o comportamento masculino é algo perpetuado pela cultura e que isso deve acabar. É diferente, cada produto tem uma "essência" que permite ou não a manifestação de seus consumidores.
A melhor tradução de O Capital publicada aqui no Brasil, é de fato da Boitempo.
Qto ao assunto do tópico, geralmente não deixo de consumir nada apenas por divergência ideológica, principalmente qdo se trata de coisas artísticas. Separo bem a obra da pessoa do criador.
Mas não dá pra negar também que muitas vezes lamento que tal obra tenha vindo de determinado autor ou intérprete.
Em questão de produtos, essa lacrada da Gilete foi extremamente infeliz. Não digo que deixei de usar as suas lâminas por conta disso, mas se eu puder escolher outras opções tão boas qto, sem dúvidas, faço.
 


Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Depende. A ideologia pra mim só é de fato um critério de seleção quando ela chama mais a atenção do que o produto/serviço em si.

A partir do momento que eu preciso de uma Gillete e a única coisa que penso é no seu posicionamento político, acaba perdendo o sentido consumir esse produto.

Eu era fã para c***lho do Rafinha Bastos. Acompanhava-o desde a página do Rafinha. Mas depois das várias bostas que ele escreveu, eu não consigo mais rir. Eu acabo só pensando nas bobagens que ele falou quando tentou ser sério. Ou seja, jamais gastaria um único centavo pra ir num show dele. Aliás, essa moda de humoristas que falam sério é uma das coisas mais imbecis que já vi na vida. É como alguém fantasiado de Mickey que tira a cabeça no meio do parque: perde o encanto.

O mesmo vale para Caetano Veloso, Gregorio Duvivier, Fabio Porchat, etc. São artistas cuja militância atualmente é maior do que suas obras. Eu não vou gastar meu dinheiro pra assistir militância petista.

Não acho que isso seja um boicote, ainda que essa ferramenta seja absolutamente válida. Pessoas com ideologias alinhadas têm mais tendência a compartilhar interesses e melhor entendimento delas mesmas.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
Sim, mas não de uma maneira ferrenha. Gillette é fácil boicotar, tem muita coisa melhor e mais barata. Jogos da EA eu nunca boicotei, mesmo não sendo fã de microtransações, porque tem muita coisa dela que eu gosto.

A única que boicoto realmente é a Gillette. Odeio essa tendência que anda cada vez mais forte de querer culpar o homem por todos os problemas do mundo, e fazer isso justamente em um comercial de produtos masculinos. Acho que eu seria a pessoa mais imbecil se usasse essa marca novamente.
 

JuiceOfFruta

Veterano
Mensagens
339
Reações
1.201
Pontos
143
Sim, senão o Estado vai me chamar de burro e vai querer regular o mercado e o que eu compro alegando que se ele não intervir vai ter venda de orgãos humanos já que o consumidor e burro e compra qualquer coisa independente de príncipios.Depois saquear meu sálario alegando que eu não juntaria dinheiro e morreria pobre e velho.
Depois obrigando meu filho a estudar na escola do Estado porque já que eu sou burro não ensinaria nada pro meu filho e o pai Estado teria que me salvar .
E assim vai até chegar no ponto que estamos hoje,por isso não compraria.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
Por ideologia não, mas se o cara for adepto de cometer crimes hediondos com toda certeza.
 

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Eu sou um deveras consumidor consciente.
Por exemplo no mercado de consoles.

Não compro consoles da Nintendo novos para não dar nenhum tipo de lucro direto pra mesma. Acabo sempre comprando um de segunda mão em ótimo estado ou em black friday quando ta muito barato (exemplo switch comprado ano passado). Alem disso nintendo pra mim é só pirata. Jogos multis compro no Steam ou na Live e dou retorno pra epresa de outra forma.

Ja a sony depois de toda sujeirada feita na geração passada não consigo nem pensar em comprar. Atitudes mesquinhas e mal caratismo com o cliente foram os pontos pra pegar asco da empresa. Tanto que hoje o unico console que tenho é um PSvita e mesmo assim só pra jogar emulador e jogos de psp.
Nao sei como as pessoas podem aceitar que a empresa remova funções que foram anunciadas para um aparelho. A retirada do linux de forma sorrateira, os meses mentindo sobre roubo de dados de clientes é algo que eu acho inaceitavel.

Se tratando de "lacração" eu simplesmente nem consumo. se tem lacração pode ter a nota mais alta que nao assisto.
 

Aoshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.151
Reações
11.091
Pontos
1.314
De uma forma geral eu tento boicotar sim.

Claro que se o produto estiver muito barato, ou não tiver nada igual no mercado o cara acaba passando por cima do boicote.

O exemplo dos humoristas para mim foi perfeito. Gostava do Gregório do Fábio porvhat e etc. Hoje não consigo ouvir o nome deles.

Outro humorista que eu gosto muito eh o Afonso Padilha. No último stand UP que eu fui dele eu vi ele falando umas coisas meio que defendendo o politicamente correto e outras coisas que já começou a me fazer torcer o nariz.

Outra que eu dificilmente compro eh na magazine Luiza desde que eu descobri que a tal da Luiza eh militante ferrenha do pt e do luladrao.

Faço a barba com máquina, mas com certeza não compraria nada da Gillette.

E por ai vai
 

Dedérius

Player & Gamer
VIP
GOLD
Mensagens
4.233
Reações
15.280
Pontos
1.204
Uma coisa é uma empresa ter ideologia politica, A outra é essa empresa vender produtos com qualidade

Se a segunda opção estiver valendo, o resto que se foda


Se eu me basear nessa parada nao vou comprar mais nada, alem de armas que é a unica coisa direitista que existe atualmente
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.792
Reações
9.841
Pontos
994
Eu não vou deixar de pegar um jogo/produto que gosto por causa de ideologia. Cada um tem o direito de pensar o que quiser.

Claro, só em casos extremos eu pensaria em boicotar, por exemplo, se descobrisse que parte do lucro financiasse o crime organizado.
 

Euovelha

Veterano
Mensagens
417
Reações
449
Pontos
109
Pensar diferente não é problema. O que pega é o respeito, ou falta dele.

Por exemplo, aquela holding de marcas como H&M, Vans, The North Face, Timberland, etc. anunciou o boicote ao couro brasileiro por causa das queimadas na Amazônia. Achei razoável boicotar essas marcas, porque se tratou de uma decisão mal informada, com relação tênue com as queimadas, visando apenas a ganhar popularidade com a esquerda burra. Pena que ando tão pobre que ainda não tive a chance de exercê-lo. :klol
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.040
Reações
11.201
Pontos
1.204
Eu tento evitar ao máximo qualquer tipo de apoio a esquerdista. Desde comprar um produto até tocar uma música mais alto em um ambiente público. Tudo que envolva a promoção/apoio a esquerdista, tudo que pode beneficiá-lo de alguma forma, eu evito.
Não deixo de reconhecer a qualidade, e escuto Pink Floyd no meu fone, mas nunca, nunca apoio publicamente.

É claro que vai do que cada um pensa sobre a ideologia. Alguns podem não achar nada demais ser comunista, mas eu já penso que essas pessoas querem no final das contas o pior futuro possível pra mim e para todos, e apoiá-las, de qualquer forma, é apoiar que elas tenham condições de ascender socialmente e ter cada vez mais condições de contribuir para este fim.

Digamos que eu conheci uma banda legal que acabou de ser formada, mas eles são esquerdistas. Se eu colocar a música deles numa festa, outras X pessoas vão escutar, e assim vai até que talvez eles se tornem uma grande banda, indo a programas como o do Fátima Bernardes ou Luciano Huck, tenham influência em redes sociais, etc. O mesmo para produtos.

Essa ideia de que só importa se o produto é bom ou não, não faz sentido pra mim. Imagino que se houvesse alguém abertamente nazista, um pedófilo (ainda que não tenham feito nada), vendendo alguma coisa, 99,99% das pessoas não comprariam, e devia ser assim com esquerdista tbm.

-"Oi senhor, boa tarde, bem vindo à minha loja. Sou o fulano de tal. Eu adoro olhar meninas de 4, 5 anos tomando banho, um dia gostaria de transar com uma delas."
-"Opa, claro. Me vê aquele produto ali de 400 reais."
-"Perfeitamente."

Abs.
 

Kraftdog

Bam-bam-bam
Mensagens
297
Reações
1.147
Pontos
318
Evito ao máximo compra algo da ambev ou jbs.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454
desde que a empresa respeite os direitos das pessoas, sem problemas.

para mim pesa muito mais as atitudes das empresas do que sua ideologia em sí.
 

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Eu tento evitar ao máximo qualquer tipo de apoio a esquerdista. Desde comprar um produto até tocar uma música mais alto em um ambiente público. Tudo que envolva a promoção/apoio a esquerdista, tudo que pode beneficiá-lo de alguma forma, eu evito.
Não deixo de reconhecer a qualidade, e escuto Pink Floyd no meu fone, mas nunca, nunca apoio publicamente.

É claro que vai do que cada um pensa sobre a ideologia. Alguns podem não achar nada demais ser comunista, mas eu já penso que essas pessoas querem no final das contas o pior futuro possível pra mim e para todos, e apoiá-las, de qualquer forma, é apoiar que elas tenham condições de ascender socialmente e ter cada vez mais condições de contribuir para este fim.

Digamos que eu conheci uma banda legal que acabou de ser formada, mas eles são esquerdistas. Se eu colocar a música deles numa festa, outras X pessoas vão escutar, e assim vai até que talvez eles se tornem uma grande banda, indo a programas como o do Fátima Bernardes ou Luciano Huck, tenham influência em redes sociais, etc. O mesmo para produtos.

Essa ideia de que só importa se o produto é bom ou não, não faz sentido pra mim. Imagino que se houvesse alguém abertamente nazista, um pedófilo (ainda que não tenham feito nada), vendendo alguma coisa, 99,99% das pessoas não comprariam, e devia ser assim com esquerdista tbm.

-"Oi senhor, boa tarde, bem vindo à minha loja. Sou o fulano de tal. Eu adoro olhar meninas de 4, 5 anos tomando banho, um dia gostaria de transar com uma delas."
-"Opa, claro. Me vê aquele produto ali de 400 reais."
-"Perfeitamente."

Abs.
Pois é fico chocado com essa galera pão e circo. Aceitam ser estuprados desde que deem algumas balinhas como oferta...
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.040
Reações
11.201
Pontos
1.204
Pois é fico chocado com essa galera pão e circo. Aceitam ser estuprados desde que deem algumas balinhas como oferta...

Não dá cara...eu até entendo seguir uma "lógica de mercado", mas em alguns casos a gente precisa colocar moral e ética no meio. Conheço algumas pessoas que trabalham dia e noite pra subverter tudo que é bom na sociedade...imagina eu financiando um m**** desses, por meio da compra de seus produtos, serviços, arte...ta louco...
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
eu acho que o maior erro é comprar algo pelo que a marca "representa"...
eu gosto de algumas marcas pelo estilo de PRODUTO que ela vende/fabrica e não pelo que aquilo quer dizer...

ex: compro gilete porque acho o produto bom.. f**a-se se no comercial tem uma lacração...
 

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
eu acho que o maior erro é comprar algo pelo que a marca "representa"...
eu gosto de algumas marcas pelo estilo de PRODUTO que ela vende/fabrica e não pelo que aquilo quer dizer...

ex: compro gilete porque acho o produto bom.. f**a-se se no comercial tem uma lacração...
O nome disso é infantilidade o produto pode ser bom mas a atitudes são toxicas. Se não existe alternativa de qualidade da ate pra entender se é algo necessario.
Do contrario é falta de responsabilidade com os outros e um desrespeito a si mesmo ao sustentar uma empresa que trabalha CONTRA VC.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
O nome disso é infantilidade o produto pode ser bom mas a atitudes são toxicas. Se não existe alternativa de qualidade da ate pra entender se é algo necessario.
Do contrario é falta de responsabilidade com os outros e um desrespeito a si mesmo ao sustentar uma empresa que trabalha CONTRA VC.
contra mim? produto bom pelo preço que quero pagar?
sei la... essa sua conversa parece legal...

mas no mundo de trabalhar e pagar contas... parece-me ser um pouco diferente.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.769
Reações
40.747
Pontos
1.053
No caso de algo voltado pro entretenimento como filme, série ou jogos, muita esquerdagem e lacração pode ter um efeito direto na qualidade do produto, então eu busco evitar esse tipo de coisa.
Já quando se trata de um produto de consumo depende bastante. Como alguns já falaram aqui, substituir a Gillete por algo mais barato e de qualidade similar é muito fácil, então desde aquele comercial tosco eu passei a comprar qualquer outra marca que não seja Gillete. Como se não bastassem aquelas feministas de sovaco cabeludo chamando todos os homens de escrotos estupradores, agora vem a porra de uma marca de lâmina de barbear querer repetir essa mesma b*sta? Vão se foder.
 

Fracer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.362
Reações
2.858
Pontos
303
Meu único critério é a relação qualidade-preço, custo benefício ( o bom e barato ).

Boicote é pra turma que tem o bolso fundo
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Geralmente quando a empresa fica se enfiando nessas paradas é porque já esta desesperada.

A Blizzard mesmo, cago para os jogos dela a muito tempo, é bem obvio que se trata de uma empresa anti-ética e inescrupulosa muito antes desse negócio de Hong Kong.

alguém boicotando google aí? alguém boicotando apple?

hmmmm, tá bom então. posers

alguém boicotando nvidia ou realtek? boicotar gilette, biscoitinho e perfume é fácil
Boicoto Nvidia a anos (AMD aqui desde meados dos anos 2000), nunca curti a forma como eles fazem as coisas, empresa sem classe.

Google eu evito ao máximo mas ainda tenho que recorrer em muitos casos por causa de outras pessoas e porque se enfia em tudo.

Apple não posso boicotar porque nunca comprei e nem pretendo comprar nada deles.

Realtek nem sei o que rolou.

Blizzard eu não boicoto pois não conseguem mais fazer jogos que me interessem, lamber saco de governo Chinês é fim de carreira.

Gilette não compro mais nada, empresa hater.

Esse argumento seu ai é fraquíssimo de qualquer forma, só porque já esta entrando uma pica no seu bumbum tem que deixar entrar todas?
 
Ultima Edição:

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.040
Reações
11.201
Pontos
1.204
contra mim? produto bom pelo preço que quero pagar?
sei la... essa sua conversa parece legal...

mas no mundo de trabalhar e pagar contas... parece-me ser um pouco diferente.

Sim, contra você, contra todos. A questão é que o dinheiro que você usa para financiar esquerdistas será usado contra você quando eles fizerem suas propagandas, quando promoverem exposições, quando utilizarem sua influência e dinheiro (o que você usou pra pagá-los) na política, na mídia, enfim, eles têm diversas formas de lutar contra você.

Então se puder evitar e comprar um produto do concorrente, ou um similar, com certeza é melhor.
 
Topo Fundo