A otimização é a mesma, isso é mais a nível de desenvolvedor do que API. API é só uma ferramenta.
Não é bem vantagem pra Sony, ela correu atrás disso, eles não tinham uma API até o PS4, isso é fruto dos ocidentais, pois os japas tinham aquela tara imbecil de fazer tudo no metal que só faz perder tempo (fazia sentido quando os vgs eram mais simples).
Mas, para ter controle sobre sua plataforma, a Sony construiu suas APIs para facilitar o desenvolvimento de jogos no PS4. E essa API é uma cópia carbono do DX11, por isso é relativamente mais fácil portar um jogo de PS4 para o PC, como vimos em alguns casos do que no passado.
Sobre o fato de a Microsoft ainda não ter mostrado jogos com RT é simples e já foi bem explicado:
- A Sony soltou os kits de desenvolvimento muito mais cedo do que a Microsoft, vários devs já tinham falado disso e tinha até fotos do devkit. E a API da Sony para o
PS5, continua sendo o mesmo, provavelmente incorporando novas tecnologias como Vulkan e provavelmente, pegando as soluções que a Microsoft fez com a AMD e criando algo parecido para aproveitar melhor a arquitetura.
Esse post do Pormenon mostra isso:
- A Microsoft além de ter demorado mais, ainda modificou a API para unificar PC e Xbox (não fazia sentido elas serem separadas se eram quase iguais). Só em junho agora que o trem saiu, Covid impactou muito nesse aspecto, acho que o plano era conseguir ajeitar tudo mais cedo, lá para março, abril. Só vamos ver resultados mais pra 2021~2022, dependendo de como ficar a pandemia e as empresas se habituarem com o desenvolvimento em home office.