O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Como já disse antes, só gostaria que o Kega Fusion tivesse filtros tão bons quanto aos shaders do Genesis Plus/Retroarch para lidar com os dithers do Mega, esse Tiny Toons como tantos outros usa e abusa desse recurso... :kduvida

Tem um plugin feito pelo Hyllian, não é igual mas é legal também.
Download Dithering.rpi

69570 69571 69572 69573 69574 69575 69576 69577 69578


69580
 
Ultima Edição:

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
Tenho esse plugin aqui mas ele faz a imagem ficar muito serrilhada/pixelada, prefiro usar esse emulador no modo de vídeo normal/filtered/scanlines 25% que fica mais natural, o interessante é que esses filtros funcionam muito melhor com baixas resoluções/tv pequenas, tenho um monitor Samsung CRT 14" que esse dithering.rpi fica ótimo, mas na minha preferida que é uma plasma Panasonic 65" todos eles ficam uma m****.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Tem um plugin feito pelo Hyllian, não é igual mas é legal também.
Download Dithering.rpi

Visualizar anexo 69578


Imagens lindas e uma configuração muito interessante. Aproveitou ao máximo o emulador para uma experiência com cara de CRT.

Tenho um carinho por esse jogo, vendo as telas bateu vontade de jogar. Vai ser meu passatempo fim de semana.:kkong

Tenho esse plugin aqui mas ele faz a imagem ficar muito serrilhada/pixelada, prefiro usar esse emulador no modo de vídeo normal/filtered/scanlines 25% que fica mais natural, o interessante é que esses filtros funcionam muito melhor com baixas resoluções/tv pequenas, tenho um monitor Samsung CRT 14" que esse dithering.rpi fica ótimo, mas na minha preferida que é uma plasma Panasonic 65" todos eles ficam uma m****.
Acho esse plugin muito bom e teve um desempenho excelente muito rápido. @Papangu depois preferiu partir para outros projetos e shaders, não vi mais mexer com esse tipo de filtro. Queria até ver onde ele chegaria com um antidither com .rpi e principalmente como seria um shader antidither de várias passadas assinado por ele. Provavelmente seria meu antidither preferido, pois o cara é perfeccionista.

O problema do filtro dithering do fusion na verdade é um problema do emulador parado no tempo. Por exemplo, depois de filtro antidither, o retroarch permite continuar colocando mais filtros e ir melhorando a imagem. No fusion você usa um plugin e pára por aí, outras melhorias sõa só as configs do emulador.



Fico um pouco alternando de tempos em tempos, hora jogando os games com filtros como xbr, hora deixando a imagem com cara de CRT e o mais retro possível.
 


TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
Imagens lindas e uma configuração muito interessante. Aproveitou ao máximo o emulador para uma experiência com cara de CRT.

Tenho um carinho por esse jogo, vendo as telas bateu vontade de jogar. Vai ser meu passatempo fim de semana.:kkong

Acho esse plugin muito bom e teve um desempenho excelente muito rápido. @Papangu depois preferiu partir para outros projetos e shaders, não vi mais mexer com esse tipo de filtro. Queria até ver onde ele chegaria com um antidither com .rpi e principalmente como seria um shader antidither de várias passadas assinado por ele. Provavelmente seria meu antidither preferido, pois o cara é perfeccionista.

O problema do filtro dithering do fusion na verdade é um problema do emulador parado no tempo. Por exemplo, depois de filtro antidither, o retroarch permite continuar colocando mais filtros e ir melhorando a imagem. No fusion você usa um plugin e pára por aí, outras melhorias sõa só as configs do emulador.

Fico um pouco alternando de tempos em tempos, hora jogando os games com filtros como xbr, hora deixando a imagem com cara de CRT e o mais retro possível.

Como eu já disse, o Genesis Plus do Retroarch seria o meu emulador ideal de Mega pois tem muito jogo que roda melhor nele do que qualquer outro sem contar a excelência de seus filtros, mas pra mim o maior problema desse emulador é justamente a sua total dependência do Retroarch, acho chato demais configurar isso...
Tem links de downloads do Retroarch aqui mas quero a minha própria configuração de filtros, resoluções, controles etc, e é um pé-no-saco ficar mexendo nele além de muitas vezes não obter o resultado que espero, com o Kega é tudo intuitivo, tudo muito fácil e é isso que esperaria do Retroarch...
Por fim falando pela zilhonésima vez, tudo que gostaria seria uma versão "stand-alone" do Genesis Plus GX que só herdasse do Retroarch a possibilidade de usar vários filtros/shaders mas com interface tão simples quanto aos outros emuladores (e que também tivesse suporte ao 32X), ou então que continuassem no desenvolvimento do Kega Fusion mas aquela anta do Steve Snake perdeu os códigos fontes desse emulador e ninguém interessa em hackeá-lo (mas todo dia surge uma b*sta de emulador de Mega que não serve pra nada e que sempre para no meio do caminho no seu desenvolvimento, por que não seguem o exemplo do SNes9x???)
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Como eu já disse, o Genesis Plus do Retroarch seria o meu emulador ideal de Mega pois tem muito jogo que roda melhor nele do que qualquer outro sem contar a excelência de seus filtros, mas pra mim o maior problema desse emulador é justamente a sua total dependência do Retroarch, acho chato demais configurar isso...
Tem links de downloads do Retroarch aqui mas quero a minha própria configuração de filtros, resoluções, controles etc, e é um pé-no-saco ficar mexendo nele além de muitas vezes não obter o resultado que espero, com o Kega é tudo intuitivo, tudo muito fácil e é isso que esperaria do Retroarch...
Por fim falando pela zilhonésima vez, tudo que gostaria seria uma versão "stand-alone" do Genesis Plus GX que só herdasse do Retroarch a possibilidade de usar vários filtros/shaders mas com interface tão simples quanto aos outros emuladores (e que também tivesse suporte ao 32X), ou então que continuassem no desenvolvimento do Kega Fusion mas aquela anta do Steve Snake perdeu os códigos fontes desse emulador e ninguém interessa em hackeá-lo (mas todo dia surge uma b*sta de emulador de Mega que não serve pra nada e que sempre para no meio do caminho no seu desenvolvimento, por que não seguem o exemplo do SNes9x???)
Pode querer o que quiser.

Fosse reclamar, diria que a configuração de controles do retroarch acho ruim e zoada. É uma parte que me desagrada.

Meu comentário foi especificamente sobre o dithering.rpi. Ele é eficiente na sua função, muito perto de um mdapt, que é o melhor antidither do retroarch pra mim.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
-Normal/Filtered/Sanlines 25%- versus -Ditheringv3/Filtered/Scanlines 25%- (Kega Fusion), Infelizmente as imagens postadas aqui não correspondem à realidade, a segunda imagem aparece pra mim muito mais "pixealizada" do que nessa foto, quem me dera se aparecesse desse jeito em meu emulador , estaria satisfeito demais...

2d1sm5y.jpg
2urb1nk.jpg
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
Ainda falando sobre essa questão de filtros e shaders, na verdade depende muito mais do monitor/Tv que você estiver usando do que qualquer outra coisa, ainda me lembro da minha época de PS2, quando eu usava uma Sony CRT da década de 90, qualquer imagem de qualquer jogo desse console era uma maravilha, mas quando migrei pras plasmas no final da década de 2000 já não era tão bonito assim (variava de jogo pra jogo, se fosse em LCD seria pior ainda), já no ramo de emuladores no PC a mesma coisa, meus antigos monitores CRT eram maravilhosos (tanto que tenho um de 14" até hoje), mas a medida que fui evoluindo de TV (e de tamanho), a tendência das imagens com filtro e tudo só foi piorando, a minha "evolução" no ramo de TVs:

Sony Wega 29" (década de 90) > Samsung Slimfit 29" > Sony XBR 800 34" modelo 3:4 (ô saudade desse trambolho, só troquei porque a FDP da Sony brasileira capou a entrada HDMI, podiam pelo menos compensar com um VGA) > Panasonic Plasma PV80 42" (boas lembranças, comprei por causa do HDMI e PS3 e XBox 360 ficavam maravilhosos nele, pena que o próximo modelo não ficavam tanto) > Panasonic Plasma VT20 (comprei por estar em promoção de "desova" e pela onda 3D, consoles da época não ficavam tão bom mas pra navegação, filmes e emuladores em HD no PC era excelente) > Por fim comprei uma Panasonic VT60 65" usada de 2014 ano passado em excelentes condições, a última melhor TV de plasma no mundo só perdendo pra ZT60 da própria empresa, novamente houve perda de qualidade nas fontes SD/HD mesmo com upscaling e filtros dos emuladore e mas ganhos consideráveis nas de full HD, comprei pelo tamanho e oportunidade, acostumei com tela grande (só pra ter uma ideia não tenho celular pois odeio tela minúscula e o formato diminuto do aparelho, se tenho necessidade de comunicação, f**a-se...)

Isso só foi uma observaçãozinha, valeu cambada...:kcool
 
Ultima Edição:

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.882
Reações
16.815
Pontos
503
Vendo essas imagens de Tinny Toon...
Jogo bonito, variado, cheio de animações (andando, correndo, rastejando, usando tirolesa, pegando impulso na parade...) tudo isso com a limitação que o cartucho tinha...

Ai me aparece "hoje" uns indies com o hardware disponível, armazenamento enorme, paleta de cores "completa" e me fazem um joguete quase sem sprites e animações e dizem que é "pixel art"...

Art com pixel é o que era feito nessa época, hohe vemos é preguiça...

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Com esse tema como fica, como não fica, deixar umas telas do Tiny Toon. Mas no Retroarch. Então após o tratamento antidither tem mais filtros e também possibilita um filtro CRT mais elaborado.


LVKphFV.png
84ojgqg.png
9S1S6ih.png
GPKSqTF.png
MfQb84i.png
UisJiIP.png
vTxXrUZ.png
SacbZNQ.png
Na mistura dos shaders, tem o gdapt, que é um pouco mais agressivo, mas o jogo pede. Tem trecho que Konami colocou animação no dither.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Vendo essas imagens de Tinny Toon...
Jogo bonito, variado, cheio de animações (andando, correndo, rastejando, usando tirolesa, pegando impulso na parade...) tudo isso com a limitação que o cartucho tinha...
Acho TinyToon do Mega um pouco mais repetitivo do que deveria e um tanto básico.

É um exemplo de como uma boa execução faz um bom jogo. É um título que faz o trivial e nada além disso. Plataforma 2D clássica e previsível com fase do gelo, do fogo, da fábrica... Não tem grandes ambições, não tem grandes destaques. É um feijão com arroz, mas um feijão com arroz muitíssimo bem feito.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.431
Reações
7.543
Pontos
453
Vendo essas imagens de Tinny Toon...
Jogo bonito, variado, cheio de animações (andando, correndo, rastejando, usando tirolesa, pegando impulso na parade...) tudo isso com a limitação que o cartucho tinha...

Ai me aparece "hoje" uns indies com o hardware disponível, armazenamento enorme, paleta de cores "completa" e me fazem um joguete quase sem sprites e animações e dizem que é "pixel art"...

Art com pixel é o que era feito nessa época, hohe vemos é preguiça...

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
Pessoalmente, acho que é injusto comparar os vários profissionais da indústria que fizeram games como esse com desenvolvedores indies, principalmente aqueles que ainda estão iniciando a sua carreira sozinhos e geralmente começam com algo mais simples.

Para nós que só consumimos o produto final, fazer tudo isso do Tiny Toons com a tecnologia de hoje parece fácil, mas, na verdade, além de ser difícil, toma bastante tempo útil. Se você não tiver condições de montar uma equipe para dividir todas as tarefas na produção do jogo e tentar correr atrás dos talentos que você ainda não tem, demora mais ainda...
 

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.882
Reações
16.815
Pontos
503
Pessoalmente, acho que é injusto comparar os vários profissionais da indústria que fizeram games como esse com desenvolvedores indies, principalmente aqueles que ainda estão iniciando a sua carreira sozinhos e geralmente começam com algo mais simples.

Para nós que só consumimos o produto final, fazer tudo isso do Tiny Toons com a tecnologia de hoje parece fácil, mas, na verdade, além de ser difícil, toma bastante tempo útil. Se você não tiver condições de montar uma equipe para dividir todas as tarefas na produção do jogo e tentar correr atrás dos talentos que você ainda não tem, demora mais ainda...
Eu discordo um pouco, primeiro que as ferramentas de hoje em dia são muito superiores, existem diversas engines pratimamente prontas e tals...
Mas o que me refiro principalmente nessa comparação é as faltas de animações e também aos modelos extremamente mau feitos, uma cacetada de "moleques" sem ambição de renda faziam um trabalho muito melhor nesse quesito no velho mugem.
E hoje uma pessoa querendo vender o produto faz uns modelos que mal da para entender o que é o personagens, animações que você percebe claramente que faltaram sprites.
É muito diferente um jogo feito nas coxas de um feito com pouco orçamento... Veja Dust a Elysian Tale, se me lembro bem foi 1 cara que fez (e outro para as musicas, mas não é sobre isso o ponto) e ficou belíssimo...
Resumindo, já vi trabalhos de ponto cruz feito por alunos em cursinho muito mais bonitos que muitos dos personagens que vemos emndiversos jogos hoje em dia e é pratimamente pixel art igual, mas maos difícil ainda.

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
 

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.882
Reações
16.815
Pontos
503
Acho TinyToon do Mega um pouco mais repetitivo do que deveria e um tanto básico.

É um exemplo de como uma boa execução faz um bom jogo. É um título que faz o trivial e nada além disso. Plataforma 2D clássica e previsível com fase do gelo, do fogo, da fábrica... Não tem grandes ambições, não tem grandes destaques. É um feijão com arroz, mas um feijão com arroz muitíssimo bem feito.
E acho o jogo quase perfeito, tirando que para pula em cima do inimigo no início é complicado pegar a manha, de resto não vejo erros...
Como já disse anteriomente, tem o melhor de Sonic e Mario no mesmo jogo feito de forma super competente.
Além disso toda essa fiversidade de cenários também faz parte de onde elogiei usarem o limite da capacidade do cartucho e ter tanta variedade visual, movimentação variada e bem feita dos personagens e tem muitos personagens animados no jogo.

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
E acho o jogo quase perfeito, tirando que para pula em cima do inimigo no início é complicado pegar a manha, de resto não vejo erros...
Como já disse anteriomente, tem o melhor de Sonic e Mario no mesmo jogo feito de forma super competente.
Além disso toda essa fiversidade de cenários também faz parte de onde elogiei usarem o limite da capacidade do cartucho e ter tanta variedade visual, movimentação variada e bem feita dos personagens e tem muitos personagens animados no jogo.

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
Pelo visto ambos gostamos muito deste game. Só vamos discordar sobre até onde vão seus méritos. Não acho que o jogo entrega tanto conteúdo e variedade assim.

Considero bom, de uma época em que Konami mandava muito bem. Mas bem longe de comparar com Mario e Sonic (que são AAA e caprichadíssimos em cada detalhe).
 

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.882
Reações
16.815
Pontos
503
Pelo visto ambos gostamos muito deste game. Só vamos discordar sobre até onde vão seus méritos. Não acho que o jogo entrega tanto conteúdo e variedade assim.

Considero bom, de uma época em que Konami mandava muito bem. Mas bem longe de comparar com Mario e Sonic (que são AAA e caprichadíssimos em cada detalhe).
Não, não... Temos uma confusão aqui...
Eu disse que o jogo usa elementos dos dois jogos perfeitamente, mas isso está longe de o fazer melhor que eles...
Acho que Mario e Sonic são muito melhores que ele, isso ser indiscutível.

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.431
Reações
7.543
Pontos
453
Eu discordo um pouco, primeiro que as ferramentas de hoje em dia são muito superiores, existem diversas engines pratimamente prontas e tals...
Mas o que me refiro principalmente nessa comparação é as faltas de animações e também aos modelos extremamente mau feitos, uma cacetada de "moleques" sem ambição de renda faziam um trabalho muito melhor nesse quesito no velho mugem.
E hoje uma pessoa querendo vender o produto faz uns modelos que mal da para entender o que é o personagens, animações que você percebe claramente que faltaram sprites.
É muito diferente um jogo feito nas coxas de um feito com pouco orçamento... Veja Dust a Elysian Tale, se me lembro bem foi 1 cara que fez (e outro para as musicas, mas não é sobre isso o ponto) e ficou belíssimo...
Resumindo, já vi trabalhos de ponto cruz feito por alunos em cursinho muito mais bonitos que muitos dos personagens que vemos emndiversos jogos hoje em dia e é pratimamente pixel art igual, mas maos difícil ainda.

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
Pelo que estou lendo sobre o Dust, ele levou mais de três anos e meio para ser terminado e, enquanto autodidata, o desenvolvedor já havia trabalhado em um game (Jazz Jackrabbit 2) fazendo as artes conceituais e cenas, ou seja, possuía uma certa experiência no ramo. Nem todos os indies tiveram ou tem a mesma sorte e habilidade dele, porém, como mencionei, ainda estão correndo atrás do talento que não possuem, começando por algo simples, algo que sabem fazer.

Na minha opinião, também há uma diferença entre fazer animações para o Mugen e criar sprites, backgrounds, etc. para um game feito do zero + se preocupar com outras coisas. Ter engines melhores não significa que todos podem fazer um game e animações fluídas num passe de mágica. Tudo isso depende do tempo e aprendizado do criador.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.754
Pontos
1.299
Parece filmado de uma tela, está escuro e sem nitidez.

No geral, gostei.


Só o personagem principal que não me agradou, pequeno e magricela. Mas aí é coisa do projeto, não da arte.


O vídeo que postei tá ruim mesmo, mas é o único que encontrei com um pedaço suficientemente extenso do gameplay após o lançamento do jogo. Não é o melhor que temos por aí, mas é possível notar um certo capricho nas músicas e efeitos sonoros que estão muito limpos e casam bem com ação na tela, os gráficos tem toques legais como uma camada extra de parallax por cima dos habituais plano A e B, o que dá uma sensação de profundidade e dinamismo bem legal no cenário.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.431
Reações
7.543
Pontos
453
Lembram do game Tanzer que estava em desenvolvimento?

Já foi lançado e aparenta ter gameplay, gráficos e efeitos de boa qualidade.


Gostei do que vi, mas o jogo parece ficar repetitivo após algumas fases, além de ter poucas músicas...:kpensa

Se os desenvolvedores oferecerem a ROM do game para venda como os de Xeno Crisis vão fazer, dependendo do preço, compro.
 
Ultima Edição:

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
A barra do original usa só 4/5 tons de Cinza para tentar simular a mesma luminosidade do PC, só que matou os detalhes para isso, só comparar as 2 texturas. Então para tentar manter os detalhes e a luminosidade tive que mesclar vários tons diferentes. Mas o certo mesmo é refazer a hud novamente do zero.. Um dia eu faço isso
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Um contraste bem interessante. Economizaram vermelho, sabe-se lá o porquê. Apagado, parece impressora em modo rascunho. Só não entendi a tarja deixar de ser cinza.

31662-doom-sega-32x-screenshot-lighting-effects-aren-t-super-great.gif
332369-doom-dos-screenshot-going-upstairs-still-in-the-first-episode.png




Mas hoje eu tô de olho nesse compromisso:



Contagem regressiva...:ksafado
Mais um excelente vídeo de um hack primoroso.

Deixar aqui duas telinhas, só de aperitivo. No vídeo o pyron explica cada detalhe modificado.
dtgAewH.png
PPSO8Gs.png


Que detalhismo. Tem coisa que eu nem tinha percebido, como aquelas cores zoadas da janela. Agora que falou, não consigo entender como não vi antes. :klol
 
Ultima Edição:

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.641
Pontos
744
O vídeo que postei tá ruim mesmo, mas é o único que encontrei com um pedaço suficientemente extenso do gameplay após o lançamento do jogo. Não é o melhor que temos por aí, mas é possível notar um certo capricho nas músicas e efeitos sonoros que estão muito limpos e casam bem com ação na tela, os gráficos tem toques legais como uma camada extra de parallax por cima dos habituais plano A e B, o que dá uma sensação de profundidade e dinamismo bem legal no cenário.
Achei o personagem meio "solto" na tela e também achei o jogo simples e sem carisma.

Claro, é uma primeira impressão.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.431
Reações
7.543
Pontos
453
Um lembrete bacana:

A Sega Retro possuí várias scans de revistas antigas focadas não só no Mega Drive, mas também em outros consoles Sega como o Saturn e Dreamcast. Você pode baixar as que possuem o ícone "PDF" através dessa listagem:


A página possui até mesmo algumas publicações japonesas como a Mega Drive Fan e a Beep! Mega Drive!
 
Topo Fundo