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Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


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Asha

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Postaram um novo vídeo em que aparece mais um pouco da jogabilidade e música do ZPF


Sensacional! A música e principalmente o spritework estão incríveis. Estou muito boba com o talento do artista em relação a escolha de cores pois o cenário e os inimigos possuem palhetas bem chamativas. :kluv

Esse é outro jogo que prova o quanto o Mega Drive se sai bem com sua quantidade de cores. Com talento, planejamento e dedicação, é possível fazer muitos games bonitos com o console.
 

TheCollector

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Uma conta que sigo no Twitter postou um trecho interessantíssimo de uma entrevista com Naoto Ohshima (criador do Sonic) e Yasushi Yamaguchi (criador do Tails) descrevendo como os CRTs influenciavam o design dos jogos de Mega Drive. Eles utilizavam a imagem borrada das TVs antigas para criar cores intermediárias!



Simples, a Hudson tinha nada mais nada menos que a toda poderosa NEC por de trás (um gigante em componentes eletrônicos do Japão até hoje e com vasta experiência em computadores pessoais), então teve tudo do bom e do melhor para produzir o seu PC Engine, já a Sega apesar de toda a sua tecnologia em arcades tinha recursos e experiência muito mais limitados pra produzir o seu Mega Drive dai a observação do Sr. Yamaguchi... (Mas que eles tinham que ter tentado ter 256 ou pelo menos 128 cores simultâneas eles tinham, afinal haviam muitos computadores 8-bits bem inferiores com essa capacidade na época...)
 

Asha

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(Mas que eles tinham que ter tentado ter 256 ou pelo menos 128 cores simultâneas eles tinham, afinal haviam muitos computadores 8-bits bem inferiores com essa capacidade na época...)
De repente, eles não tentaram para baratear o console. Essa história do Yamaguchi sobre os circuitos leva a crer que a Sega escolhia algumas opções mais baratas na esperança de diminuir gastos com componentes do Mega Drive.

Só o Motorola 68000 em si já era um componente bem caro e, se o que li por aí for verdade, ela só conseguiu usá-lo no videogame graças a um acordo com uma distribuidora para cortar o preço.
 

TheCollector

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De repente, eles não tentaram para baratear o console. Essa história do Yamaguchi sobre os circuitos leva a crer que a Sega escolhia algumas opções mais baratas na esperança de diminuir gastos com componentes do Mega Drive.

Só o Motorola 68000 em si já era um componente bem caro e, se o que li por aí for verdade, ela só conseguiu usá-lo no videogame graças a um acordo com uma distribuidora para cortar o preço.

Mas mesmo assim, 64 cores simultâneas de uma paleta de 512 é muito pouco mesmo para a época, faltou mesmo foi um pouco de visão ai... (Dentre todas outras coisas em que a Sega foi cega....)
 

Lucaass

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De repente, eles não tentaram para baratear o console. Essa história do Yamaguchi sobre os circuitos leva a crer que a Sega escolhia algumas opções mais baratas na esperança de diminuir gastos com componentes do Mega Drive.

Só o Motorola 68000 em si já era um componente bem caro e, se o que li por aí for verdade, ela só conseguiu usá-lo no videogame graças a um acordo com uma distribuidora para cortar o preço.
O jeito mais fácil de baratear o console, na minha visão, era retirando a compatibilidade com o Master System (que convenhamos, quase ninguém usava e só foi mais um gasto desnecessário). Sobraria dinheiro suficiente para melhorar muita coisa do hardware do próprio Mega Drive, como por exemplo, as próprias cores. Opções a Sega tinha, infelizmente não soube aproveitar da melhor forma.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
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O jeito mais fácil de baratear o console, na minha visão, era retirando a compatibilidade com o Master System (que convenhamos, quase ninguém usava e só foi mais um gasto desnecessário). Sobraria dinheiro suficiente para melhorar muita coisa do hardware do próprio Mega Drive, como por exemplo, as próprias cores. Opções a Sega tinha, infelizmente não soube aproveitar da melhor forma.
A paleta do GG já é maior que do próprio Mega e SMS
 


LoganV

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A paleta do GG já é maior que do próprio Mega e SMS
A diferença é que no Game Gear apenas 32 cores podem ser exibidas simultaneamente. Nos hacks de conversão de ROMS de GG pra SMS por exemplo, eles atribuem cores da paleta do Master Sytem aos tiles e sprites, já que a quantidade é a mesma.
 

TheCollector

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O jeito mais fácil de baratear o console, na minha visão, era retirando a compatibilidade com o Master System (que convenhamos, quase ninguém usava e só foi mais um gasto desnecessário). Sobraria dinheiro suficiente para melhorar muita coisa do hardware do próprio Mega Drive, como por exemplo, as próprias cores. Opções a Sega tinha, infelizmente não soube aproveitar da melhor forma.

Eu também acho que a compatibilidade trouxe prejuízo na parte gráfica do Mega mas principalmente porque começaram a trabalhar a partir do chip gráfico do Master, sei lá mas se tivessem começado do zero com outra arquitetura talvez conseguiriam resultados muito melhores, mas em compensação foi justamente por causa da compatibilidade que o áudio saiu melhor do que o planejado anteriormente pois tiveram que incluir os quatro canais PSG (E por causa disso nós tivemos aquelas maravilhas de trilhas sonoras de Streets of Rage 1 e 2 entre outros)...

A paleta do GG já é maior que do próprio Mega e SMS

Mas só mostra 32 cores simultâneas, no meu entender essa capacidade é mais importante do que o número total, 512 totais estava ótimo em 1988, 64 simultâneas é que é muito pouco mesmo para esse período, até 128 iria melhorar horrores os gráficos, por fim o Game Gear veio dois anos depois, isso prova que com alguns poucos meses a mais de desenvolvimento o Mega conseguiria características muito mais poderosas... (E isso é a mesma opinião de alguns usuários do fórum Sega 16 bits que li numa discussão sobre o desenvolvimento do console).
 
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Asha

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Olhando agora, a retrocompatibilidade com o Master System realmente parece ter sido algo feito atoa, mas, naquela época, acho que até dava entender os motivos da Sega. Eles queriam tornar o Mega Drive o mais atraente possível, principalmente em países onde o Master deu certo.

Sobre a Sega esperar mais um período para terminar o console...durante aquele tempo, não só ela como também a Nintendo se sentiram muito ameaçadas com a popularidade do PC-Engine no Japão, a ponto dela ter sido um dos principais eventos que desencadeou as criações do Mega Drive e o Super Famicom. Se a NEC não tivesse dado esse "susto" nas duas, creio que as coisas poderiam ter sido diferentes.
 

LoganV

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Olha eu sei que o PC-Engine leva uma boa vantagem no número de cores simultâneas, mas caramba tu olha isso e pensa, que não deixa nada a dever aos gráficos dos melhores shooters do console da NEC.


Incrível, e tem que usar dither pra fazer degradê mesmo, fica lindo demais no tubo, FPGA e emulador com filtros!
 

LoganV

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Mais um vídeo do ZPF, ainda WIP, mas com prévias das músicas.



Total de acordo. Muitas vezes prefiro até o TV Mode (CVBS) do Kega Fusion para conseguir esses degradês.

E saiba que pode conseguir esse degradê mantendo muito mais nitidez utilizando o plugin Dithering - Beta 3 do Hyllian no Kega Fusion, e no Retroaarch pode conseguir com diversos shaders diferentes, e também com o mais recente e mais leve o SGENPT-MIX que também foi feito pelo Hyllian @Papangu.

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LoganV

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Será que é um sinal que a Capcom vai investir no projeto fan game Mega Man: The Sequel Wars?

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Agent13

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Será que é um sinal que a Capcom vai investir no projeto fan game Mega Man: The Sequel Wars?

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Queria saber como eles corrigiram o slowdown.
 

Asha

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Queria saber como eles corrigiram o slowdown.
A versão inserida no Mega Drive Mini não possuía ajustes para alguns problemas, incluindo o slowdown? De repente, é essa que eles estão relançando.

Lembro que a emulação do mini estava nas mãos da M2, mas não sei informar se as modificações do game foram diretamente feitas por eles.
 

Agent13

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A versão inserida no Mega Drive Mini não possuía ajustes para alguns problemas, incluindo o slowdown? De repente, é essa que eles estão relançando.

Lembro que a emulação do mini estava nas mãos da M2, mas não sei informar se as modificações do game foram diretamente feitas por eles.
Vou conferir depois, não tenho certeza qual dump peguei.
 
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Agent13

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Pelo que me lembro nos meus testes é exatamente como a @Asha falou.
Testei a ROM certa (estava jogando o dump extraido da rom Japa do MD mini)Joguei no Cut Man e ainda há slowdown. Usei o core do Genesis GX e do Picodrive no Retroarch.
Lembrando que estou ligado com a opção de overclock do Genesis GX, então só estou testando.
Então a M2 mexeu no emulador do MD mini a ponto da ROM rodar sem o Slowdown.
 
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LoganV

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Testei a ROM certa (estava jogando o dump extraido da rom Japa do MD mini)Joguei no Cut Man e ainda há slowdown. Usei o core do Genesis GX e do Picodrive no Retroarch.
Lembrando que estou ligado com a opção de overclock do Genesis GX, então só estou testando.
Então a M2 mexeu no emulador do MD mini a ponto da ROM rodar sem o Slowdown.
Verdade, acabei de testar o dump do Mega Drive Mini no core BlastEM no Retroarch, e ainda tem slowdowns.

A M2 já colocou opções de overclock em emuladores, talvez seja isso mesmo que falou.
 

Cosmão

Lenda da internet
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Será que é um sinal que a Capcom vai investir no projeto fan game Mega Man: The Sequel Wars?

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Já saiu esse Sequel Wars?
Se não, vc sabe dizer a que pé está?
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
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O desenvolvimento desse game está a passo de tartaruga.

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