O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


God of War (PS4) já ultrapassa a marca de 10 milhões de unidades vendidas. [+ Uncharted e TLoU]

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.268
Reações
46.806
Pontos
1.934
Persona 5 não é um game AAA, é um jogo AA, KH3 que é um JRPG AAA pois seu corte de venda minima pra dá lucro já fica na casa do milhão, jogos da ATLUS não são AAA, eles com 300mil ou 400mil unidades são suficientes ou seja o mercado domestico japonês é mais que o suficiente(por isso lançam primeiro por lá), ja dão bastante lucro a desenvolvedora, games AAA são jogos com orçamento e markerting muito alto

AAA não tem haver com qualidade de um jogo, só custo do valor do game, nada mais e nada menos, nesse caso P5 fosse nem entraria no parâmetro, até porque originalmente saiu em 2016 no japão rsrs
ao meu entender é nível de produção pq se for assim Fortnite e Apex legend seriam AAA...

segundo o wiki

https://pt.wikipedia.org/wiki/AAA_(indústria_de_jogos)

Na indústria dos jogos de vídeo, AAA (pronuncia-se "triple eɪ") ou Triplo-A(em português) [1] é uma classificação utilizada para jogos com os maiores orçamentos e níveis de promoção.[2][3][4][5] Um título considerado AAA, é esperado que seja de alta qualidade, ou que esteja entre os melhores do ano.[6][não na citação dada]

aí melhores do ano entenda como quiser. Q vendeu bem, q ganhou os mais prêmios, etc dentro dessa lógica de alto nível de promoção

Concordo q persona 5 talvez não entre pq não sei se teve budget "AAA" (só ganhou como O MELHOR rpg do ano lolz) mas a plataforma da sony não deixa de ter pelo menos 2. Chegando a 3 em sua ápice todo ano DE JOGO MINIMAMENTE BOM (a mic teve seus momentos mas não consistente)

viu, @Project Schizoid
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.268
Reações
46.806
Pontos
1.934
2019 só tem Days Gone anunciado. 2018 você só citou dois mesmo. Detroit vai pra pc agora, então, não sei se considera exclusivo ainda. E Shadow é remake. Por favor.

Uncharted Lost Legacy é DLC e Persona 5 é AA. E 2013, 14, 15 e 16? Eu não lembro da Sony mandando 3 AAA todo ano. Já que é pra considerar DLC e Persona, a Ms faz o mesmo. 2018: Sea of Thieves, Forza Horizon 4 e State of Decay. Nintendo a mesma coisa.

Os flops da Mic são maiores rs mas tudo bem... curta aí!

E outra. Avisei q shadow é remale, né amigão

Uncharted DLC? Até era no começo mas o jogo é maior que os primeiros três uncharteds. Tem uma das melhores histórias do jogo. É um bom spin off AAA então falou b*sta :) Abs
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.268
Reações
46.806
Pontos
1.934
@YuriLopesXtreme pois é. TRIPLE A é BUDGET mesmo. Se for à risca eu volto atrás e a sony teve apenas dois ano passado.

God of War e Spider Man. O q vale ressaltar é q a plataforma tem mais consistência em produção, boas críticas e boas vendas. Mas aí já não é mais papo sobre AAA
 


Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.501
Reações
23.123
Pontos
803
A definição de Triple A é meio evanescente mesmo, podendo se referir a big budget para produção, para marketing ou nível de polimento geral/investimento no que chamam "glossy treatment" no departamento "presentation" (visuais e áudio). Ou pode ser tudo isso junto, sem que se aceite somente um dos elementos em separado, ou seja, só é Triple A se tiver big budget pra tudo.

Persona 5 não é Triple A em nenhuma dessas medidas, não recebeu recursos nos níveis cabidos para marketing e produção, e, embora tenha um áudio estupendo, visualmente é um game pequeno. Todavia, e pra isso aqui não tem discussão, ele é um dos Game of the Generation irrevogáveis, sem direito a reclamações. P5 é Double A clássico, enfim.

Como essa definição tem mais nuance que a literatura do Bruxo de Cosme Velho, a contagem de Triple As duma determinada proprietária de franquias e games complica-se também.

Pra mim, de IPs da Sony no ano de 2018, já que o assunto surgiu, são Triple As sem dúvida nenhuma:

  • God of War
  • MLB: The Show 2018
  • Spiderman
  • Detroit: Become Human (aqui, embora o gênero seja de nicho, encerra-se nesse game tudo que faz dum Tripla A um Tripla A)
Tenho dúvidas se são Tripla As os seguintes games, podendo ou não ser considerado, a depender do cercadinho analítico:

  • Shadow of the Colossus (é remake, e é de um gênero arrojado, que sempre pediu um toque mais alternativo e artístico, mas esse remake é muito redondo)
  • Astro Bot: Rescue Mission (e aí? O que acham? Esse game tem um nível de produção geral semelhante a de um game principal da série Mario - quem jogou, sabe - e games da série principal do Bigodão são considerados Triple As. Mas foi relegado ao VR, o que dificulta sua classificação)
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.401
Reações
19.993
Pontos
1.434
O que é bom o jogador decide. E claro, decide o que é bom ou ruim jogando, não fazendo listinha na internet e vendo notinha.

Isso faz tanto sentido quanto dizer que o melhor time quem decide é o torcedor e não os resultados do campeonato.

Você tem quem diferenciar as coisas, uma coisa é dizer o que VOCÊ gosta, dizer para qual time você torce no exemplo acima, outra é analisar impacto em uma população de milhões de pessoas, onde, sozinho, nem estatística você é. Em uma análise assim você pega parâmetros:

Você analisa quantidade de games. No mercado atual, game AAA (uma medida de ORÇAMENTO e não vendas ou qualidade, um AAA não deixa de ser assim por flopar) não tem equipes menores de 400-500 pessoas, nem tempo de produção menor que 3-4 anos. Com isso é improvável, para não dizer impossível, que uma empresa consiga fazer mais de 2-3 títulos por ano, não sem recorrer a continuações ou outros atalhos. Quando você diz 2 games por ano não está falando de pouco, mas do que se espera neste nível de produção, é funcionar no limite.

Outro ponto é de impacto. Jogos não vendem mais de 10 milhões em uma única plataforma com frequência, isso é um fenômeno (basta dizer que o PS2 teve a maior base da história e apenas 5 games atingiram tal feito). Mais que isso, uma empresa não tem o costume de emplacar dois candidatos a melhor do ano, isso é como um ator ser indicado a dois prêmios Oscar em um único evento, é simplesmente fora de escala.

Tudo isso faz diferença, mesmo com numeros relativamente baixos, porque attach rate médio de geração gira em torno de 8-10 games, em um ambiente tão restrito e com escolhas tão específicas, ter 6-8 games de qualidade excepcional pode ganhar a geração. A história reflete isso, PS4 não é fenômeno novo, mas repetição de algo que acontece desde o Atari.
 
Ultima Edição:

Sapo_PSX

Bam-bam-bam
Mensagens
2.200
Reações
3.839
Pontos
453
Tenho dúvidas se são Tripla As os seguintes games, podendo ou não ser considerado, a depender do cercadinho analítico:

  • Shadow of the Colossus (é remake, e é de um gênero arrojado, que sempre pediu um toque mais alternativo e artístico, mas esse remake é muito redondo)

Eu tenho costume de chamar esse Shadow of the Colossus (juntamente com o Crash Trilogy e o Spyro) de Remake Baixa-Renda.
Pois são remake extremamente bem feitos, mas não possuem um investimento gigante, tipico dos AAA.

Não sei quanto aos custos de produção desses jogos, mas por mim, as desenvolvedoras podiam pegar todos os grandes masterpieces da geração PS1 e PS2 e criar "remastereds" desse mesmo nível.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.221
Pontos
1.003
Isso faz tanto sentido quanto dizer que o melhor time quem decide é o torcedor e não os resultados do campeonato.

Você tem quem diferenciar as coisas, uma coisa é dizer o que VOCÊ gosta, dizer para qual time você torce no exemplo acima, outra é analisar impacto em uma população de milhões de pessoas, onde, sozinho, nem estatística você é. Em uma análise assim você pega parâmetros:

Você analisa quantidade de games. No mercado atual, game AAA (uma medida de ORÇAMENTO e não vendas ou qualidade, um AAA não deixa de ser assim por flopar) não tem equipes menores de 400-500 pessoas, nem tempo de produção menor que 3-4 anos. Com isso é improvável, para não dizer impossível, que uma empresa consiga fazer mais de 2-3 títulos por ano, não sem recorrer a continuações ou outros atalhos. Quando você diz 2 games por ano não está falando de pouco, mas do que se espera neste nível de produção, é funcionar no limite.

Outro ponto é de impacto. Jogos não vendem mais de 10 milhões em uma única plataforma com frequência, isso é um fenômeno (basta dizer que o PS2 teve a maior base da história e apenas 5 games atingiram tal feito). Mais que isso, uma empresa não tem o costume de emplacar dois candidatos a melhor do ano, isso é como um ator ser indicado a dois prêmios Oscar em um único evento, é simplesmente fora de escala.

Tudo isso faz diferença, mesmo com numeros relativamente baixos, porque attach rate médio de geração gira em torno de 8-10 games, em um ambiente tão restrito e com escolhas tão específicas, ter 6-8 games de qualidade excepcional pode ganhar a geração. A história reflete isso, PS4 não é fenômeno novo, mas repetição de algo que acontece desde o Atari.
Errado. Na visão de consumidor, gosto é a única coisa que importa. Time não é um produto que você consome. Eles competem e a competição é objetiva. Se dois times se enfrentam no futebol e um dos dois vence, não há o que contestar. Ele venceu porque fez mais gols. Ou seja, é algo objetivo. Não existe um manual universal dizendo que quem ganha é o videogame que vende mais. Se for assim, posso aplicar essa lógica a games, e Fifa, minecraft dão um cacete em todos os jogos. Fortnite melhor jogo na geração por causa de impacto. Quem define que o melhor console é por causa de vendas? Tem um juiz apitando o fim da geração e entregando um prêmio?

Gosto por jogo é subjetivo, porque você consome o produto, como ocorre com filmes e música. Podemos analisar por alguns aspectos técnicos, mas, como consumidores, isso pouco importa se comparados a gosto. Isso porque não tem como dizer que jogo A é melhor que B, se não for por motivo de bugs ou de um dos dois estar realmente quebrado. É questão de gosto. Não adianta o cara vir aqui e falar que God of War é goty, vendeu 10 milhões, vários premiozinhos e eu achar uma b*sta. Como pode ocorrer com outras obras de teor subjetivo. É tipo RDR2: Muita gente aqui mesmo diz que todos os aspectos são incriveis, mas o jogo não diverte. E aí? Agora, se você quer abdicar de opinião própria e simplesmente obedecer a opinião dos jornalistinhas, problema seu. Não venha encher meu saco com isso. Caso contrário, já que tudo é tão objetivo assim, peço que me mostre um jogo do metacritic onde todas as notas sejam iguais. Onde TODOS deram a mesma nota, aí vou acreditar que jogo tem valor objetivo. Ou me mostre um "top melhores jogos da história", onde todas as pessoas do universo concordem com a lista, mostrando que a qualidade dos jogos é totalmente objetiva e imparcial. É até bom que a gente acaba com as discussões do forum e todo mundo passa a seguir isso aí, já que poucos aqui estão afim de jogar e decidir. Já que qualidade independe de gosto e é totalmente objetiva, por que cada critico dá notas diferentes para um mesmo jogo, filme ou música? No metacritic tem site dando nota 10 pra Forza Horizon 2 e tem site dando nota 2. E aí?

Fora que foi outro user que veio com papo da Sony lançar 3 AAA por ano. Vai lá discutir isso com ele. Ou me apresente esses 3 AAA por ano. Você fez todo um textão idolatrando a Sony e não me disse a única coisa que quero saber, que são os 3 AAA. Se é bom, ruim, pouco ou muito não importa. Ele disse 3 AAA, e eu queria saber quais são.

E peço que nunca mais opine sobre qualidade de jogos na sua vida, já que é tudo objetivo. Não pode dizer que jogo A é melhor que B. É proibido. Vamos usar algum site de analises para impôr a nós o que é melhor ou pior aqui na OS.
 
Ultima Edição:

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.221
Pontos
1.003
Os flops da Mic são maiores rs mas tudo bem... curta aí!

E outra. Avisei q shadow é remale, né amigão

Uncharted DLC? Até era no começo mas o jogo é maior que os primeiros três uncharteds. Tem uma das melhores histórias do jogo. É um bom spin off AAA então falou b*sta :) Abs
Cara, e quem tá falando de flop da Microsoft aqui? Olha o desespero.

"Tem uma das melhores historias do jogo". Opinião sua.
E existe dlc stand-alone, chapa. Nem sabe mais o que é isso?
Vai lá no twitter da Naughty Dog dizer que ela falou b*sta.

Ainda quero os 3 AAA da Sony de 2013 até 2019 que você falou aí.
 
Ultima Edição:

Labuha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.318
Reações
4.661
Pontos
944
esse conversinha de q jogador decide se jogo é bom ou ruim é balela. Existe jogo bom e ruim, o jogador decide se joga eles, e nao oq eles sao.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.221
Pontos
1.003
esse conversinha de q jogador decide se jogo é bom ou ruim é balela. Existe jogo bom e ruim, o jogador decide se joga eles, e nao oq eles sao.
Tá. Passa a tabela aí do melhor ao pior jogo do mundo. Aí é só seguir como verdade absoluta.

2018 teve goty pro GoW e metacritic maior pro RdR2. Sugiro iniciar por essa contradição aí. Ou os analistas gAmErS erraram, ou a galerinha do goty.
 
Ultima Edição:

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
19.417
Pontos
1.469
esse conversinha de q jogador decide se jogo é bom ou ruim é balela. Existe jogo bom e ruim, o jogador decide se joga eles, e nao oq eles sao.
Verdade.

O senso comum diz a qualidade do jogo à coletividade, o senso intimo é que da a qualidade ao jogador.

Adoro Mafia3, mas tenho juizo de não dizer que é grande jogo. É só um jogo que eu adoro.
 

Insatisfeito123

Veterano
Mensagens
723
Reações
878
Pontos
128
2019 só tem Days Gone anunciado. 2018 você só citou dois mesmo. Detroit vai pra pc agora, então, não sei se considera exclusivo ainda. E Shadow é remake. Por favor.

Uncharted Lost Legacy é DLC e Persona 5 é AA. E 2013, 14, 15 e 16? Eu não lembro da Sony mandando 3 AAA todo ano. Já que é pra considerar DLC e Persona, a Ms faz o mesmo. 2018: Sea of Thieves, Forza Horizon 4 e State of Decay. Nintendo a mesma coisa.

Nada contra a sua preferência pelo Xbox, mas, Persona 5 é um dos melhores Jrpgs de todos os tempos, Uncharted Lost Legacy apesar de ser uma DLC stand alone, é um jogo incrível que até supera algumas aventuras de Drake, e Shadow está fácil entre os melhores jogos da atual geração, mesmo sendo um "mero" remake. Se você gosta dos jogos da microsoft não sei por qual motivo se preocupa tanto com quem gosta dos jogos da Sony, vá jogar o seu xbox e seja feliz.
 

Insatisfeito123

Veterano
Mensagens
723
Reações
878
Pontos
128
Sinceramente, f**a-se vendas, f**a-se número de consoles vendidos, jogos etc.. O que importa para o consumidor é ele comprar algo que lhe apetece e nada mais. O jogo que mais me agradou nesta geração é o pouco falado Wolfeinstein 2, vendeu bem? Não sei. O que sei é que eu joguei e curti muito e valeu cada centavo dos R$90 reais que eu paguei no game. Em suma, no final das contas o que importa é jogarmos o que gostamos.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.221
Pontos
1.003
Nada contra a sua preferência pelo Xbox, mas, Persona 5 é um dos melhores Jrpgs de todos os tempos, Uncharted Lost Legacy apesar de ser uma DLC stand alone, é um jogo incrível que até supera algumas aventuras de Drake, e Shadow está fácil entre os melhores jogos da atual geração, mesmo sendo um "mero" remake. Se você gosta dos jogos da microsoft não sei por qual motivo se preocupa tanto com quem gosta dos jogos da Sony, vá jogar o seu xbox e seja feliz.
"Nada contra sua preferência pelo Xbox"

Vou até parar por aqui. Pode ter certeza que zerei mais exclusivos de Ps4 que boa parte dos sonystas aí enchendo o saco e impondo gosto de exclusivo. Eu jogo nos dois. E sim, zerei Persona 5 e zerei Lost Legacy e Shadow. Para de falar besteira.
 

Insatisfeito123

Veterano
Mensagens
723
Reações
878
Pontos
128
Bom ou ruim é subjetivo. Se a pessoa joga um game de notas baixas é pq pra ela tem qualidade.

Ninguém fica jogando o que não lhe agrada.
Sem dúvidas é subjetivo no que tange a temática, roteiro, estilo, enredo, personagens, etc.. Já na parte técnica dos games, algo ruim, é de fato ruim, não existe subjetividade nisso.
 

Insatisfeito123

Veterano
Mensagens
723
Reações
878
Pontos
128
"Nada contra sua preferência pelo Xbox"

Vou até parar por aqui. Pode ter certeza que zerei mais exclusivos de Ps4 que boa parte dos sonystas aí enchendo o saco e impondo gosto de exclusivo. Eu jogo nos dois. E sim, zerei Persona 5 e zerei Lost Legacy e Shadow. Para de falar besteira.

Eu tenho 52 platinas do PS4 e mais de 120 jogos comprados.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.221
Pontos
1.003
Eu tenho 52 platinas do PS4 e mais de 120 jogos comprados.
Parabéns pelas platinas. Minha conta do PS4 é de Novembro de 2016 e tenho mais de 130 jogos comprados, minha conta do Xbox é de Agosto de 2017 e tenho mais de 90 jogos. Zerei mais de 50 jogos esse ano. E daí?
 

Insatisfeito123

Veterano
Mensagens
723
Reações
878
Pontos
128
"Nada contra sua preferência pelo Xbox"

Vou até parar por aqui. Pode ter certeza que zerei mais exclusivos de Ps4 que boa parte dos sonystas aí enchendo o saco e impondo gosto de exclusivo. Eu jogo nos dois. E sim, zerei Persona 5 e zerei Lost Legacy e Shadow. Para de falar besteira.
E não sou sonysta, eu jogo o que eu gosto, já comprei consoles por causa de um mísero game.
 

Insatisfeito123

Veterano
Mensagens
723
Reações
878
Pontos
128
Comprados. E repito: E daí?

O que tem a ver com discussão?
Quem tocou no assunto quantidade de jogos foi você quando disse " Pode ter certeza que zerei mais exclusivos de Ps4 que boa parte dos sonystas aí enchendo o saco e impondo gosto de exclusivo". E gosto é subjetivo, cada um sabe o que gosta de jogar.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.401
Reações
19.993
Pontos
1.434
Errado. Na visão de consumidor, gosto é a única coisa que importa.

Com certeza, quando se fala de UM INDIVIDUO. Só que estamos falando de dezenas de milhões de indivíduos, neste ambiente você obviamente não sai perguntando o que cada pessoa gosta e faz um game para cada uma delas, você paga empresas para coletar dados e dados são OBJETIVOS. Em suma você tem quantidade de jogos vendidos, então pode analisar OBJETIVAMENTE o que a maioria gosta.

O caso aqui nem é mostrar que é objetivo ou não porque é algo inquestionável, é te mostrar que os numeros não são baixos como você diz, que dentro do que o mercado é este resultado não é apenas bom, é fora de qualquer escala que não tenha Nintendo no meio.

Time não é um produto que você consome. Eles competem e a competição é objetiva. Se dois times se enfrentam no futebol e um dos dois vence, não há o que contestar. Ele venceu porque fez mais gols. Ou seja, é algo objetivo. Não existe um manual universal dizendo que quem ganha é o videogame que vende mais.

Como não? Você paga ingresso, assina PFC, compra camisa, assiste propaganda na TV aberta, como é que isso não é consumir? Futebol é produto e todo produto está em uma competição.

Empresas de game competem entre si pelo seu dinheiro e tempo, apenas uma delas vai ganhar, já que você não pode jogar dois games no mesmo instante. Empresas que ganham a geração são aquelas vendem mais naquele intervalo de tempo. Claro que derrota e vitória podem significar coisas diferentes, mas uma coisa é certa: perca gerações demais e a empresa seguirá o caminho de SEGA, Atari e outras. Independente de serem queridas, o mercado não aceita fracassos, assim como aconteceu com times como Portuguesa e São Caetano.

Fora que foi outro user que veio com papo da Sony lançar 3 AAA por ano. Vai lá discutir isso com ele. Ou me apresente esses 3 AAA por ano. Você fez todo um textão idolatrando a Sony e não me disse a única coisa que quero saber, que são os 3 AAA. Se é bom, ruim, pouco ou muito não importa. Ele disse 3 AAA, e eu queria saber quais são.

Não, vou responder para você que acha que 2 games AAA por ano é pouco.

Lançando dois games de porte por ano e com um início mais lento do console você tem, em média, 12 jogos em uma geração, considerando que cada game demanda 4 anos para ser feito, cada estúdio de GRANDE porte pode fazer dois games em uma geração. Então, para atender esta demanda, você precisa de pelo menos 6 grandes grupos para produzir games e isso é muita coisa. Por isso os estúdios não ficam lançados novas IPs de porte o tempo todo, muitas preferem recorrer a continuações para reduzir tempo de produção, por exemplo.

Da mesma forma, vender 10 milhões em uma plataforma é algo único. Para você ter uma ideia CoD nunca conseguiu fazer isso em uma plataforma Playstation, na verdade. a única empresa que tinha conseguido antes da Sony era a Rockstar com GTA. O que você está vendo não só o melhor rendimento da Sony na história, mas um dos melhores da história. A Sony simplesmente conseguiu emplacar 4 IPs diferentes neste nível, todas ganhando prêmios de GotY e duas no mesmo ano.

É muito bizarro ler justificativas malucas como base instalada e subjetividade para responder a numeros tão absurdos como estes.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.401
Reações
19.993
Pontos
1.434
Bom ou ruim é subjetivo. Se a pessoa joga um game de notas baixas é pq pra ela tem qualidade.

Ninguém fica jogando o que não lhe agrada.

Justamente, estamos falando de 10 milhões de pessoas que não jogam o que não agrada e isso serve como parâmetro para medir qualidade de um jogo, assim como números baixos definem um flop.

Gosto PESSOAL, por outro lado, é PESSOAL. É argumento cuja efefetividade termina quando você não está falando apenas da sua pessoa.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.221
Pontos
1.003
Com certeza, quando se fala de UM INDIVIDUO. Só que estamos falando de dezenas de milhões de indivíduos, neste ambiente você obviamente não sai perguntando o que cada pessoa gosta e faz um game para cada uma delas, você paga empresas para coletar dados e dados são OBJETIVOS. Em suma você tem quantidade de jogos vendidos, então pode analisar OBJETIVAMENTE o que a maioria gosta.

O caso aqui nem é mostrar que é objetivo ou não porque é algo inquestionável, é te mostrar que os numeros não são baixos como você diz, que dentro do que o mercado é este resultado não é apenas bom, é fora de qualquer escala que não tenha Nintendo no meio.



Como não? Você paga ingresso, assina PFC, compra camisa, assiste propaganda na TV aberta, como é que isso não é consumir? Futebol é produto e todo produto está em uma competição.

Empresas de game competem entre si pelo seu dinheiro e tempo, apenas uma delas vai ganhar, já que você não pode jogar dois games no mesmo instante. Empresas que ganham a geração são aquelas vendem mais naquele intervalo de tempo. Claro que derrota e vitória podem significar coisas diferentes, mas uma coisa é certa: perca gerações demais e a empresa seguirá o caminho de SEGA, Atari e outras. Independente de serem queridas, o mercado não aceita fracassos, assim como aconteceu com times como Portuguesa e São Caetano.



Não, vou responder para você que acha que 2 games AAA por ano é pouco.

Lançando dois games de porte por ano e considerando o início mais lento do console você tem, em média, 12 jogos em uma geração, considerando que cada game demanda 4 anos para ser feito, cada estúdio de GRANDE porte pode fazer dois games em uma geração. Então, para atender esta demanda, você precisa de pelo menos 6 grandes grupos para produzir games e isso é muita coisa. Por isso os estúdios não ficam lançados novas IPs de porte o tempo todo, muitas preferem recorrer a continuações para reduzir tempo de produção, por exemplo.

Da mesma forma, vender 10 milhões em uma plataforma é algo único. Para você ter uma ideia CoD nunca conseguiu fazer isso em uma plataforma Playstation, na verdade. a única empresa que tinha conseguido antes da Sony era a Rockstar com GTA. O que você está vendo não só o melhor rendimento da Sony na história, mas um dos melhores da história. A Sony simplesmente conseguiu emplacar 4 IPs diferentes neste nível, todas ganhando prêmios de GotY e duas no mesmo ano.

É muito bizarro ler justificativas malucas como base instalada e subjetividade para responder a numeros tão absurdos como estes.
Manda o resumo aí.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.321
Reações
19.900
Pontos
803
A definição de Triple A é meio evanescente mesmo, podendo se referir a big budget para produção, para marketing ou nível de polimento geral/investimento no que chamam "glossy treatment" no departamento "presentation" (visuais e áudio). Ou pode ser tudo isso junto, sem que se aceite somente um dos elementos em separado, ou seja, só é Triple A se tiver big budget pra tudo.

Persona 5 não é Triple A em nenhuma dessas medidas, não recebeu recursos nos níveis cabidos para marketing e produção, e, embora tenha um áudio estupendo, visualmente é um game pequeno. Todavia, e pra isso aqui não tem discussão, ele é um dos Game of the Generation irrevogáveis, sem direito a reclamações. P5 é Double A clássico, enfim.

Como essa definição tem mais nuance que a literatura do Bruxo de Cosme Velho, a contagem de Triple As duma determinada proprietária de franquias e games complica-se também.

Pra mim, de IPs da Sony no ano de 2018, já que o assunto surgiu, são Triple As sem dúvida nenhuma:

  • God of War
  • MLB: The Show 2018
  • Spiderman
  • Detroit: Become Human (aqui, embora o gênero seja de nicho, encerra-se nesse game tudo que faz dum Tripla A um Tripla A)
Tenho dúvidas se são Tripla As os seguintes games, podendo ou não ser considerado, a depender do cercadinho analítico:

  • Shadow of the Colossus (é remake, e é de um gênero arrojado, que sempre pediu um toque mais alternativo e artístico, mas esse remake é muito redondo)
  • Astro Bot: Rescue Mission (e aí? O que acham? Esse game tem um nível de produção geral semelhante a de um game principal da série Mario - quem jogou, sabe - e games da série principal do Bigodão são considerados Triple As. Mas foi relegado ao VR, o que dificulta sua classificação)
Parabéns pelos 2 primeiros parágrafos, perfeitamente bem colocados

Games da Nintendo que efetivamente seriam jogos AAA só tem 2 no Switch por enquanto , Zelda BOTW o jogo mais caro deles, e Smash Bros, por envolver tantas personagens, licenças,e ter um marketing enorme, no geral seus games são de categoria AA na maioria das vezes.

A série super mario são games AA, na sua produção porém a Nintendo investe pesadamente no marketing dos seus jogos , é algo muito grande mesmo, olhando a campanha do Odysseya, Astro Bot não lembro ter visto um marketing do mesmo nivel dos jogos da série do Mario principal , dezenas de comerciais etc. Essa seria a principal diferença deles, claro que não tenho certeza se Astro Bot teve o mesmo nivel de marketing dos jogos principais do mario, desconheço , se tiver então é sim AAA
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.401
Reações
19.993
Pontos
1.434
Manda o resumo aí.

Vai lá e lê cara, está grande porque está mastigadinho até com as contas prontas. Ali não tem como não entender, é o básico do básico. Acho que sem entender esta consideração fundamental é impossível discutir sobre sucesso, já que não se sabe nem o que estes numeros querem dizer.

E, convenhamos, galera do Xbox passa 10 minutos assistindo Chief, então ler isso é mole.
 
Topo Fundo