É a mesma coisa que eu vejo, a arquitetura da placa parece muito boa, mas é aquilo, já li uma vez que o driver da Nvidia tem mais linhas de código do que o próprio Windows, ou seja, um driver de uma gpu que tem que ter compatibilidade com pelo menos 25 anos de jogos directx e open gl, é aparentemente mais difícil do que fazer um hardware do zero.
Outra coisa que li é que parece que a Intel vai dropar o directx 9, ao invés disso vai usar um esquema de emulação para acelerar a compatibilidade.
A good time to move, with no DX9 discrete GPU experience to boot
www.tomshardware.com
Tradução Google:
Intel descarta suporte a DirectX 9 em Xe, GPUs Arc, muda para emulação DirectX 12
Por
Aaron Klotz publicado 1 dia atrás
Um bom momento para mudar, sem experiência de GPU discreta DX9 para inicializar
(Crédito da imagem: Gunnir)
O suporte nativo de hardware DX9 foi
oficialmente eliminado das soluções gráficas integradas Xe da Intel em CPUs de 12ª geração e GPUs discretas
Arc Alchemist da série A. Para substituí-lo, todo o suporte ao DirectX 9 será transferido para o DirectX 12 na forma de emulação.
A emulação será executada em uma camada de conversão de código aberto conhecida como "
D3D9On12 " da Microsoft. A conversão funciona enviando comandos gráficos 3D DirectX 9 para a camada D3D9On12 em vez do driver gráfico D3D9 diretamente. Assim que a camada D3D9On12 receber comandos da API D3D9, ela converterá todos os comandos em chamadas da API D3D12. Então, basicamente, o D3D9On12 atuará como um driver de GPU por conta própria, em vez do driver de GPU real da Intel.
A Microsoft diz que esse processo de emulação se tornou uma implementação relativamente eficiente do DirectX 9. Como resultado, o desempenho deve ser quase tão bom, se não tão bom, quanto o suporte de hardware DirectX 9 nativo.
Essa mudança do DX9 da Intel parece ser uma jogada muito boa como resultado. A Intel agora pode desviar recursos de desenvolvimento de drivers para otimizações do DirectX 11 - o que sabemos que é
muito ruim no momento, e a Intel não sofrerá consequências de desempenho como resultado, com as otimizações do DX9 "terceirizadas" inteiramente para a Microsoft.
Segundo a Microsoft, com o desempenho do D3D9On12, será interessante ver se a Nvidia e a AMD seguem o mesmo caminho da Intel. Mas pode haver consequências para a tradução da API, incluindo maior uso da CPU (já que a tradução é acelerada por software) e possíveis efeitos colaterais com jogos mais antigos. A Nvidia e a AMD também têm quase 20 anos de experiência de driver com DirectX 9, o que pode resultar em perdas de desempenho com a camada de emulação DX12.
A Intel, pelo contrário, só tem experiência com DirectX 9 em seus gráficos integrados, o que não se traduz na experiência com seus gráficos discretos de desempenho muito superior. Portanto, faz muito sentido que a Intel esteja migrando imediatamente para a emulação à medida que se aproxima do lançamento do Arc em todo o mundo.