O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial GPUs Intel Arc

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.768
Reações
20.848
Pontos
1.344


Raja apareceu pra dizer que não tem essa porra não, mas ao meu ver é muita fumaça pra não ter algo queimando. Digo, pode até não ser caso de cancelamento - e eu acho que não faria sentido, como disse antes - mas que tem um monte de problema é óbvio.
Em tempo, ontem a Intel passou os drivers de GPU integrada do Skylake até o Ice Lake pra legacy. De Sky Lake a Coffee Lake eu nem falo nada, mas achei zoado com o Ice Lake porque é um produto que saiu há somente três anos. Os legacy, no caso, terão atualizações de segurança se for necessário.

Agora vão suportar ativamente só do Tiger Lake pra frente. Tiger Lake, como se sabe, é Xe.


Eles precisam contratar engenheiros da Nvidia pra trabalhar nesses drivers ai.:klolz E mesmo eles vão levar tempo pra acertar. Nvidia e AMD estão ai a quantos anos nesse mercado de GPU? A AMD mesmo nunca foi boa em DX11 e Opengl, e só agora estão querendo tirar o tempo perdido e corrigindo onde eles eram fracos. Imagina Intel, começando agora com placas dedicadas sem experiência nesse tipo de coisa?

Mas em jogos DX12 e Vulkan elas vão bem! Não sei a experiencia de frametime como é. Se é lisa ou com muitas variações. Mas vários veiculos ai detonaram essas placas. Eu vi o lock lendo algumas analises la de fora, e os caras destruíram essa A380. Pq porra estamos falando da Intel! Pelo tamanho vc espera q uma empresa entregue algo em um estagio melhor.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
Eles precisam contratar engenheiros da Nvidia pra trabalhar nesses drivers ai.:klolz E mesmo eles vão levar tempo pra acertar. Nvidia e AMD estão ai a quantos anos nesse mercado de GPU? A AMD mesmo nunca foi boa em DX11 e Opengl, e só agora estão querendo tirar o tempo perdido e corrigindo onde eles eram fracos. Imagina Intel, começando agora com placas dedicadas sem experiência nesse tipo de coisa?

Mas em jogos DX12 e Vulkan elas vão bem! Não sei a experiencia de frametime como é. Se é lisa ou com muitas variações. Mas vários veiculos ai detonaram essas placas. Eu vi o lock lendo algumas analises la de fora, e os caras destruíram essa A380. Pq porra estamos falando da Intel! Pelo tamanho vc espera q uma empresa entregue algo em um estagio melhor.

Outro dia eu vi um dev dizendo que a Nvidia tem tanto profile que juntou nesses vinte anos, mexendo tanto no pipeline pros jogos poderem rodar direito, que o que eles suportam quase não é mais DirectX.
A AMD não costuma meter profile e programa de um jeito mais generalista de acordo com as especificações de API - o que explica um monte de coisa, lol

A Intel - ou qualquer empresa que resolva entrar nesse mercado - não tem como recuperar esse tempo.

Os drivers realmente não são bons. Essa A380 - que é uma placa de entrada, sempre importante lembrar - não é uma placa RUIM, mas ela é inconsistente demais. Volta e meia ela tá atrás da RX 6400, volta e meia tá acima da RX 6500. Porra, se foder, que gangorra do caraio
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.391
Reações
51.585
Pontos
1.712
Pelo que estão dizendo, para a primeira geração ser competitiva, o investimento necessário seria maior do que simplesmente doar a placa para "cabeças" do mercado open-source e abrir o projeto.
A apresentação para o Tom's, Linus, Takahiro e Wale foram as últimas cartadas da equipe de desenvolvimento para animar o mercado e gerar alguma alavanca para continuarem o projeto - sendo feito inclusive sem a permissão de pessoas que não gostam de papéis sem seus carimbos.
Quando perguntado dos rumores, a equipe que agendou as apresentações disse que não tinha mais permissão para comentar nada.
Dizem que tem muitas reuniões sendo canceladas, e-mails não sendo mais respondidos e o clima está terrivelmente mórbido, mais do que nunca esteve.
[Tradução bem mediocre, mim perdoem]
Outro rumor, menos confiável, diz que o projeto além das limitações de software (driver, imagino), possui falhas no projeto físico, que foram questionadas por empresas ao tentarem fechar parcerias e por não terem uma correção viável, a placa não conta com parceiros conhecidas do grande público no seu lançamento.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.768
Reações
20.848
Pontos
1.344


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
Sem chance Intel! preço horrivel! Apesar q pode ser as lojas brasileiras subindo um pouco. Essa placa deveria custar 1000 pra ter alguma chance no mercado!

Bem, é melhor que a RX 6400, mas pior do que a RX 6500, mas tão querendo vender por preço de 6500. Não. 1k é o preço da 6400, entretanto.
Aí...Não tem lançamento amplo, é pré-venda, loja BR vive na sacanagem e se tá escrito "ITX" fica mais cara, então é provável que o preço caia.

Importante lembrar que o único motivo pra ela ser pior que a 6500 são os drivers - em alguns jogos inclusive ela passa a RX 6500. SE a Intel conseguisse resolver isso dando consistência - algo que eu pessoalmente já não tenho coragem de apostar - por 1000 reais seria A placa pra se comprar.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.768
Reações
20.848
Pontos
1.344
É o preço da 1650, onde essa Intel tem desempenho parecido. Mas é preço de lançamento, acho que vai pra baixo de 1000 rapidinho.

Nah, já vi na terabyte a 1660 normal por esse preço. A 2060 por 1999. Essa placa não faz sentindo nenhum. Se não pode jogar nada em DX11. Se não pode jogar em sistemas antigos sem o Rezise bar ativado.

Preço de lançamento pega otário do c***lh0! O sistema deles é todo bugado, basta ver o vídeo do gamernexus. Eu não teria coragem de pagar nen 1k nessa placa pra ser sincero.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.768
Reações
20.848
Pontos
1.344

VSF Intel! Preço de lançamento meu ovo!! Desempenho superior em tudo fora a estabilidade em drivers
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
Nah, já vi na terabyte a 1660 normal por esse preço. A 2060 por 1999. Essa placa não faz sentindo nenhum. Se não pode jogar nada em DX11. Se não pode jogar em sistemas antigos sem o Rezise bar ativado.

Preço de lançamento pega otário do c***lho! O sistema deles é todo bugado, basta ver o vídeo do gamernexus. Eu não teria coragem de pagar nen 1k nessa placa pra ser sincero.

Poder pode, só não vai entregar tanta performance.
Eu já disse outro dia - e não que isso importe pro usuário médio - mas a Nvidia tá sentada em cima de duas décadas de hacks que eles gostam de chamar de "profiles".

De qualquer forma, por esse preço não compensaria nem se os drivers prestassem.
 
  • Curtir
Reações: PSO

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.768
Reações
20.848
Pontos
1.344
Poder pode, só não vai entregar tanta performance.
Eu já disse outro dia - e não que isso importe pro usuário médio - mas a Nvidia tá sentada em cima de duas décadas de hacks que eles gostam de chamar de "profiles".

De qualquer forma, por esse preço não compensaria nem se os drivers prestassem.

A luciano, se viu q sem a parada la o desempenho cai 80%. Porra! É melhor por na caixa logo: "Só compre se tiver intel 10 geração pra cima ou Ryzen Zen 2" Pqp!
Nvidia tem todo esse tempo de desenvolvimento, ok. AMD tb tem mas não chega na estabilidade da Nvidia. Como se mesmo falou, eles faziam profile de tudo.

Hj o cara compra uma placa Nvidia ele tem estabilidade e a certeza q vai rodar tudo na melhor forma possível. Ai vc ve a concorrente vendendo uma placa mais fraca e zoada nos drivers pelo mesmo preço de uma 1660 Super, que é bem melhor. Pqp! Me da nojo ver um negocio desses. Deve ser loja querendo vender caro em lançamento. Mas não deixa de ser revoltante!
 

BolsetaRosa

Veterano
Mensagens
493
Reações
699
Pontos
108
E o simio brasileiro mesmo depois de decadas de "mercado novo" ainda não entendeu que no brasil "preço de lançamento" quer dizer "valor especulado"

Impressionante como BR nao consegue olhar 6 meses atras pra lançamento de outros produtos e entender um negocio simples desse.

R$1599 = em alguns dias em promocao em R$1200 e em um Mes R$1000 as vezes cansa ter que lidar com essa raça.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.543
Reações
43.078
Pontos
1.453
uma dica
sempre que preciso compara desempenho de processadores ou placa de video, eu uso este site:


pode ser que alguém aqui ainda não conheça
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.238
Reações
10.831
Pontos
1.034
Essas Arc Alchemist já nasceram mortas, não faz o mínimo sentido uma placa dessas custar mais do que 1k hueis.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.768
Reações
20.848
Pontos
1.344


Fiz a mesma critica aqui e me desceram o kct!:facepalm

Placa lixo, preço lixo. Sério a Intel deveria ter vergonha na cara de lançar um produto em fase alpha por esse preço!
Se a kabum ta metendo ai 500 reias a mais por lançamento ai é outros quinhentos. Não justifica se é lançamento ou se ela é banhada a ouro
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403


Fiz a mesma critica aqui e me desceram o kct!:facepalm

Placa lixo, preço lixo. Sério a Intel deveria ter vergonha na cara de lançar um produto em fase alpha por esse preço!
Se a kabum ta metendo ai 500 reias a mais por lançamento ai é outros quinhentos. Não justifica se é lançamento ou se ela é banhada a ouro

Cara, a A380 custa 190 dólares pelo que li. Valor da 1650.

 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.917
Reações
13.965
Pontos
1.474


Fiz a mesma critica aqui e me desceram o kct!:facepalm

Placa lixo, preço lixo. Sério a Intel deveria ter vergonha na cara de lançar um produto em fase alpha por esse preço!
Se a kabum ta metendo ai 500 reias a mais por lançamento ai é outros quinhentos. Não justifica se é lançamento ou se ela é banhada a ouro


Eu não entendo como estão escalando tão mal performance por preço.

A 3070 acaba sendo a melhor relação entre performance e preço.

E não deveria ser assim. As menores placas é que deveriam ter uma melhor relação.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.768
Reações
20.848
Pontos
1.344
Eu não entendo como estão escalando tão mal performance por preço.

A 3070 acaba sendo a melhor relação entre performance e preço.

E não deveria ser assim. As menores placas é que deveriam ter uma melhor relação.

O mercado de placa de entrada está completamente um lixo!
É o mercado q menos evolui e oq mais pede em troca.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
Desempenho errático, como eu já disse. Vai de menos que uma RX 6400 até mais que uma RX 6500.
Isso só reforça o que eu já sabia: a arquitetura é boa, o chip não é ruim. O problema da Intel tá nos drivers.

Só pra citar o caso mais recente, Spider-Man que saiu agora, na Intel Xe. Roda a 8FPS, seja no menu ou ingame, seja low ou no Very High, seja em 320p ou 1080p. A GPU vai pra 100% e simplesmente NÃO CONSEGUE entregar quadro. Aí os caras foram testando jogar driver pra trás, e chegaram num driver de um ano e meio atrás que entrega 80 quadros no menu, mas que ingame é inviável por problemas com alguns efeitos e texturas, então também não dá pra medir performance porque tem coisa que não renderiza, lol

Outro exemplo é que eu tô usando a antepenúltima atualização de drivers porque depois disso a Intel conseguiu meter problema no Vulkan e os emuladores simplesmente crasham se eu escolher a API.
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.238
Reações
10.831
Pontos
1.034
Desempenho errático, como eu já disse. Vai de menos que uma RX 6400 até mais que uma RX 6500.
Isso só reforça o que eu já sabia: a arquitetura é boa, o chip não é ruim. O problema da Intel tá nos drivers.

Só pra citar o caso mais recente, Spider-Man que saiu agora, na Intel Xe. Roda a 8FPS, seja no menu ou ingame, seja low ou no Very High, seja em 320p ou 1080p. A GPU vai pra 100% e simplesmente NÃO CONSEGUE entregar quadro. Aí os caras foram testando jogar driver pra trás, e chegaram num driver de um ano e meio atrás que entrega 80 quadros no menu, mas que ingame é inviável por problemas com alguns efeitos e texturas, então também não dá pra medir performance porque tem coisa que não renderiza, lol

Outro exemplo é que eu tô usando a antepenúltima atualização de drivers porque depois disso a Intel conseguiu meter problema no Vulkan e os emuladores simplesmente crasham se eu escolher a API.

É a mesma coisa que eu vejo, a arquitetura da placa parece muito boa, mas é aquilo, já li uma vez que o driver da Nvidia tem mais linhas de código do que o próprio Windows, ou seja, um driver de uma gpu que tem que ter compatibilidade com pelo menos 25 anos de jogos directx e open gl, é aparentemente mais difícil do que fazer um hardware do zero.

Outra coisa que li é que parece que a Intel vai dropar o directx 9, ao invés disso vai usar um esquema de emulação para acelerar a compatibilidade.


Tradução Google:

Intel descarta suporte a DirectX 9 em Xe, GPUs Arc, muda para emulação DirectX 12​

Por Aaron Klotz publicado 1 dia atrás
Um bom momento para mudar, sem experiência de GPU discreta DX9 para inicializar

Arc A380 Photon 6GB OC

(Crédito da imagem: Gunnir)


O suporte nativo de hardware DX9 foi oficialmente eliminado das soluções gráficas integradas Xe da Intel em CPUs de 12ª geração e GPUs discretas Arc Alchemist da série A. Para substituí-lo, todo o suporte ao DirectX 9 será transferido para o DirectX 12 na forma de emulação.


A emulação será executada em uma camada de conversão de código aberto conhecida como " D3D9On12 " da Microsoft. A conversão funciona enviando comandos gráficos 3D DirectX 9 para a camada D3D9On12 em vez do driver gráfico D3D9 diretamente. Assim que a camada D3D9On12 receber comandos da API D3D9, ela converterá todos os comandos em chamadas da API D3D12. Então, basicamente, o D3D9On12 atuará como um driver de GPU por conta própria, em vez do driver de GPU real da Intel.

A Microsoft diz que esse processo de emulação se tornou uma implementação relativamente eficiente do DirectX 9. Como resultado, o desempenho deve ser quase tão bom, se não tão bom, quanto o suporte de hardware DirectX 9 nativo.



Essa mudança do DX9 da Intel parece ser uma jogada muito boa como resultado. A Intel agora pode desviar recursos de desenvolvimento de drivers para otimizações do DirectX 11 - o que sabemos que é muito ruim no momento, e a Intel não sofrerá consequências de desempenho como resultado, com as otimizações do DX9 "terceirizadas" inteiramente para a Microsoft.

Segundo a Microsoft, com o desempenho do D3D9On12, será interessante ver se a Nvidia e a AMD seguem o mesmo caminho da Intel. Mas pode haver consequências para a tradução da API, incluindo maior uso da CPU (já que a tradução é acelerada por software) e possíveis efeitos colaterais com jogos mais antigos. A Nvidia e a AMD também têm quase 20 anos de experiência de driver com DirectX 9, o que pode resultar em perdas de desempenho com a camada de emulação DX12.


A Intel, pelo contrário, só tem experiência com DirectX 9 em seus gráficos integrados, o que não se traduz na experiência com seus gráficos discretos de desempenho muito superior. Portanto, faz muito sentido que a Intel esteja migrando imediatamente para a emulação à medida que se aproxima do lançamento do Arc em todo o mundo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
É a mesma coisa que eu vejo, a arquitetura da placa parece muito boa, mas é aquilo, já li uma vez que o driver da Nvidia tem mais linhas de código do que o próprio Windows, ou seja, um driver de uma gpu que tem que ter compatibilidade com pelo menos 25 anos de jogos directx e open gl, é aparentemente mais difícil do que fazer um hardware do zero.

Outra coisa que li é que parece que a Intel vai dropar o directx 9, ao invés disso vai usar um esquema de emulação para acelerar a compatibilidade.


Tradução Google:

Intel descarta suporte a DirectX 9 em Xe, GPUs Arc, muda para emulação DirectX 12​

Por Aaron Klotz publicado 1 dia atrás
Um bom momento para mudar, sem experiência de GPU discreta DX9 para inicializar

Arc A380 Photon 6GB OC

(Crédito da imagem: Gunnir)


O suporte nativo de hardware DX9 foi oficialmente eliminado das soluções gráficas integradas Xe da Intel em CPUs de 12ª geração e GPUs discretas Arc Alchemist da série A. Para substituí-lo, todo o suporte ao DirectX 9 será transferido para o DirectX 12 na forma de emulação.


A emulação será executada em uma camada de conversão de código aberto conhecida como " D3D9On12 " da Microsoft. A conversão funciona enviando comandos gráficos 3D DirectX 9 para a camada D3D9On12 em vez do driver gráfico D3D9 diretamente. Assim que a camada D3D9On12 receber comandos da API D3D9, ela converterá todos os comandos em chamadas da API D3D12. Então, basicamente, o D3D9On12 atuará como um driver de GPU por conta própria, em vez do driver de GPU real da Intel.

A Microsoft diz que esse processo de emulação se tornou uma implementação relativamente eficiente do DirectX 9. Como resultado, o desempenho deve ser quase tão bom, se não tão bom, quanto o suporte de hardware DirectX 9 nativo.



Essa mudança do DX9 da Intel parece ser uma jogada muito boa como resultado. A Intel agora pode desviar recursos de desenvolvimento de drivers para otimizações do DirectX 11 - o que sabemos que é muito ruim no momento, e a Intel não sofrerá consequências de desempenho como resultado, com as otimizações do DX9 "terceirizadas" inteiramente para a Microsoft.

Segundo a Microsoft, com o desempenho do D3D9On12, será interessante ver se a Nvidia e a AMD seguem o mesmo caminho da Intel. Mas pode haver consequências para a tradução da API, incluindo maior uso da CPU (já que a tradução é acelerada por software) e possíveis efeitos colaterais com jogos mais antigos. A Nvidia e a AMD também têm quase 20 anos de experiência de driver com DirectX 9, o que pode resultar em perdas de desempenho com a camada de emulação DX12.


A Intel, pelo contrário, só tem experiência com DirectX 9 em seus gráficos integrados, o que não se traduz na experiência com seus gráficos discretos de desempenho muito superior. Portanto, faz muito sentido que a Intel esteja migrando imediatamente para a emulação à medida que se aproxima do lançamento do Arc em todo o mundo.

Sim, eu falo desses hacks da Nvidia há um tempão. A Intel - ou qualquer outra - não tem como correr atrás desses 25 anos de ajustes. Então, é jogar no "aceitável" respeitando especificação de API e seja o que Deus quiser. Se der m****, é botar a culpa na produtora, até porque se a produtora não respeitou as specs da API a culpa é dela mesmo.

Sobre a camada de compatibilidade do DX9 no 12, pós-DXVK eu nem acho que é um problema desde que seja suportada direito. Eu mesmo uso DXVK direto aqui e não raro performa melhor e consome menos. Eu só acho que era mais negócio a Intel levar o time dela de drivers Linux - que aliás é muito melhor do que o time Windows - pro desenvolvimento do DXVK logo e cortar caminho.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.383
Reações
63.664
Pontos
903

Intel Deep-Dives Into XeSS Technology: Arc A770 Performance Demo, 3DMark XeSS Feature Test, Over 20 Supported Titles Including COD: Modern Warfare II




Intel has given us a deep dive into its upcoming XeSS technology, which will be featured on its brand new Arc GPU lineup, launching next month.

Intel Talks XeSS: Arc A770 GPU Performance Demo With Over 2X Performance Improvement, 20+ Supported Titles Coming​

XeSS or Xe Super Sampling is a fundamental technology featured within the Arc GPU architecture that leverages from XMX engines featured within it. We have heard a lot about the technology over the past several months and you can even check out our exclusive interview with the Principle engineer of Intel's XeSS technology, Karthik Vaidyanathan, over here. We have given our readers a good rundown of how the technology works, but now it's time to finally see it in action. Intel's Ryan Shrout and Tom Peterson have once again come together to give us a taste of what's to come with Arc's XeSS feature suite.


Xe Super Sampling (XeSS) is Intel’s solution to get the best of both worlds and ultimately make better use of GPU resources. XeSS renders a game at a lower resolution then upscales the image using AI to a higher resolution with quality similar (or better) to a native render. This speedup occurs because games run faster rendered at lower resolutions as the GPU has fewer pixels to push. But low resolutions are a bummer, and we want the best of both worlds. So how does it all come together?
Graphics experts within Intel have been researching different approaches over the past few years and it became clear that infusing AI in the upscaling, or super sampling process, was the way to go to build a high performance, high quality solution. With XeSS, a trained model is applied to low-resolution frames and takes input from motion vectors and a frame history to send high resolution images to the display.
via Intel
xess-rendering-pipeline

xess-software-stack

As a starting demo, both Ryan and Tom used similar PC setups running an Arc A770 graphics card. Both PCs were running Shadow of The Tomb Raider at 1440p Max settings with ray tracing enabled and the only difference was that Tom's PC was running XeSS set to Balanced mode while Ryan's PC was running at Native resolution. With the "Balanced" XeSS preset, Tom's PC saw a boost to over 60-80 FPS, whereas Ryan's PC struggled to hit 60 FPS and was mostly running sub-50 FPS. That's a nice gain in performance but this is just the balance mode we got a glimpse of.

Intel shared that XeSS will have various presets available at launch which offer different quality levels and vary the input resolution. The modes include:

  • XeSS "Ultra Quality" = Best Image Quality
  • XeSS "Quality" = Good Quality With Better Performance
  • XeSS "Balanced" = Decent Visuals and Performance Levels
  • XeSS "Performance" = Best Performance
Currently, Intel is only sharing performance in XeSS "Balanced" and "Performance" modes. As expected, the performance mode delivers up to 2.11x performance gains with raytracing on & balanced mode offering up to a 75% performance boost. According to Tom, Performance mode uses the same AI network to render the image as the Balanced mode but uses a smaller resolution renderer. Following is the performance breakdown.

intel-xess-technology-arc-gpus-_9
intel-xess-technology-arc-gpus-_8



Intel XeSS "Balanced" Preset Gaming Performance:
xess-balanced-mode-02
xess-balanced-mode-01


Intel XeSS "Performance" Preset Gaming Performance:
xess-performance-mode-02
xess-performance-mode-01


Intel XeSS SDK To Be Made Open-Source For Developers


Intel has also promised that beyond their select early adopters, their XeSS SDK will be open to all developers and will be made so that it can be easily integrated within engines with a similar process to implementing TAA.



As a result of this open nature, Intel has teamed up with UL benchmarks, the creators of the ever-so-popular 3DMark benchmarking software to create a new tool known as the XeSS Feature Test which can be used by all GPUs (not just Arc) to see the benefits that XeSS has to offer and also allow users to compare the visual quality in a side-by-side comparison in the Frame Inspector mode. The feature test will let users select between the 4 XeSS presets with the following gains:
  • XeSS Performance = +2.5x Over Native
  • XeSS Balanced = + 2.1x Over Native
  • XeSS Quality = +1.8x Over Native
  • XeSS Ultra Quality = +1.5x Over Native


3DMark Intel XeSS Feature Test Performance Result on Arc A770 Graphics Card:

intel-xess-technology-arc-gpus-_-3dmark-xess-feature-tests
intel-xess-technology-arc-gpus-_-3dmark-xess-feature-test-performance


The feature test hasn't been announced by UL Benchmarks yet but Intel states that it is "Coming Soon". As for game support, Intel's XeSS will have over 20 supported titles, including Call of Duty: Modern Warfare II, in which the technology will be available at launch on October 28th.




Following is the full list of games that will either be patched or will have XeSS support added at launch or later on in the coming months:
Beyond select early adopters, our XeSS SDK will be open to developers and is easy to plug in to games with a similar process to implementing TAA. We’re also working with UL, publishers of the 3DMark benchmark tool as well to create an feature test, which can be tested on any — not just Intel Arc — GPUs which support HLSL Shader Model 6. We’re excited for gamers and developers around the world to experience XeSS which will be available by the time A700 series discrete GPUs are available.


In addition to these titles, Intel has also partnered up with Hashbane Interactive, the creators of Instinction, an Unreal Engine 5-powered game with dinosaurs that is set for release in 2025. The developers have already started integrated XeSS into the game & shown a demo in the following video presentation:




Intel has stated that they will share more details such as price, performance, and availability before the products go on sale so expect more information in the coming weeks. The launch of high-end Intel Arc discrete graphics cards is scheduled for next month.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.383
Reações
63.664
Pontos
903

GPU Intel Arc A380 testada em 50 jogos, “compatibilidade melhor do que o esperado para uma recém-chegada”


Intel Arc em teste prático em larga escala​

Arc A380 em 50 jogos e 50 horas de testes.

INTEL-A380-1200x291.jpg


A PC Games Hardware levou a única GPU de desktop Arc Alchemist da Intel para um teste em larga escala. Em vez de se concentrar na comparação de placa gráfica para placa gráfica, a GPU foi testada quanto à compatibilidade em 50 títulos lançados de 1999 a 2022.

A Intel tem alguns problemas sérios com os jogos que não usam APIs modernas: Vulkan ou DirectX 12. Enquanto a empresa trabalha dia e noite para corrigir o maior número possível de bugs e otimizar sua arquitetura para títulos mais antigos, a hora de lançar GPUs de desktop é Quase acabando.

Recentemente, a vice-presente e gerente geral do Visual Compute Group da Intel Lisa Pearce confirmou que a empresa trabalhará para otimizar o desempenho da GPU Arc para APIs DX9 e DX11, enquanto o DX11 deve funcionar tão bem quanto o DX12 no futuro. Esse processo levará tempo e os jogadores que escolherem as GPUs Arc devem confiar que a Intel resolverá esses problemas o mais rápido possível ou apenas procurar em outro lugar a arquitetura de GPU que funcione. A boa notícia é que os jogadores mais velhos geralmente não precisam de GPUs poderosas hoje em dia, então a escolha é bastante.

O driver mais recente da Intel lançado em 19 de agosto eliminou muitos problemas com a compatibilidade da GPU e para seu painel de controle, fortemente criticado pelos revisores. Ainda não é perfeito e a Intel agora está corrigindo problemas conhecidos, e há muitos arquivos .



Arc A380 em 50 jogos, Fonte: PC Games Hardware

Alguns jogos exigem um driver Intel específico para funcionar (mostrando erros na inicialização), mas como a Intel ramificou seus drivers Arc, esses requisitos estão simplesmente errados e os jogos funcionam independentemente. Claramente, a Intel tem muito trabalho a fazer diretamente com os desenvolvedores de jogos e isso levará muito tempo. Espero que com recursos suficientes, ajuda da comunidade e revisores técnicos, esses problemas sejam resolvidos em breve.

No próximo mês, é mais do que provável que a Intel lance seus gráficos Arc A7, a série de gama média superior que pode finalmente colocar a Intel nos gráficos de desempenho contra as GPUs mais populares da NVIDIA e AMD. Infelizmente para a Intel, ambas as empresas apresentarão em breve uma nova arquitetura, o que fortalecerá ainda mais sua posição.



Source: PC Games Hardware
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.768
Reações
20.848
Pontos
1.344
A Intel só precisa resolver esses problemas de drivers. Pq no teste do adrena se ve q ela vai bem em DX12 e Vulkan.
O negocio é q como ela é nova nesse ramo, ela não pode chegar cobrando o preço q cobra suas rivais. Essa A380 como o Diego falou, deveria custar 800 no máximo!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
A Intel só precisa resolver esses problemas de drivers. Pq no teste do adrena se ve q ela vai bem em DX12 e Vulkan.
O negocio é q como ela é nova nesse ramo, ela não pode chegar cobrando o preço q cobra suas rivais. Essa A380 como o Diego falou, deveria custar 800 no máximo!

Mas é isso que ela custa lá fora - ela já baixou pra 140 dólares. Problema do HUE é o HUE.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.383
Reações
63.664
Pontos
903

Intel claims Arc A770 is on average 14% faster than GeForce RTX 3060 with raytracing at 1080p resolution


Intel claims Arc A770 is faster than RTX 3060 with raytracing at 1080p​

Intel is showing new benchmark results for its flagship Arc Alchemist GPU with raytracing.

No, this is not déjà vu. This is not the first time Intel is comparing its Arc A7 series to RTX 3060. However, in this case it is not A750 GPU being compared but the flagship A770 SKU instead. In fact, the new charts are not just a typical gaming test. This new sample of game tests is based on 1920×1080 gaming with ray tracing enabled.


Intel Arc A770 vs NVIDIA GeForce RTX 3060, Source: Intel

In this new set of games, the A770 is faster on average by 14%, but there are at least 4 games in this comparison showing better performance with NVIDIA’s mid-range GPU. NVIDIA’s GPU has 28 RT Cores, while Intel Arc A770 doesn’t actually have official specs yet, however it should be a full ACM-G10 GPU with 32 Xe-Cores and just as many ray tracing units.

AVERAGE (All Games)114%
GameRTX 3060 (FPS)ARC A770 (FPSA770/3060
Intel Arc A770 vs GeForce RTX 3060 at 1080p Gaming with Ray Tracing
Cyberpunk 20773035117%
Fortnite (April 2022)2336157%
Ghostwire Toyko (New Beta Driver)4547104%
F1 2022524790%
Watch Dogs Legion3947121%
Hitman 34354126%
Guardians of the Galaxy685784%
Control5262119%
Metro Exodus4965133%
Battlefield V816783%
Arcadegeddon5068136%
Dying Light 26077128%
Shadow of the Tomb Raider7881104%
Deathloop908999%
Resident Evil Village8294115%
F1 202192108117%
The DioField Chronicle112112100%

Furthermore, Intel is providing the first official benchmarks for Arc A-series GPU with XeSS enabled. This temporal upscaling technology has not been released in any game yet, and that’s despite Intel promising ‘early summer’ availability.


Today, however, Intel is sharing its XeSS comparison for Balanced and Performance modes presets. With Performance mode it can double the framerate in some cases (HItman 3/Ghostwire Tokyo) but overall the framerates varies from 49% to 113% over native resolution, while in balanced one should expect 26% to 77% higher FPS.



Intel Arc A770 with XeSS, Source: Intel


Intel Arc Alchemist architecture features a new type of core called Thread Sorting Unit, which is responsible for the implementation of Asynchronous Ray Tracing. Or, in other words, it helps to maximize the utilization of Xe-Cores by shorting traces in the graphics pipeline for better utilization and efficiency.

Today, Intel is also disclosing that Gotham Knights launching on October 21st will support ray tracing acceleration with Intel Arc GPUs. Hopefully, though, there will be high-end desktop Arc GPUs on sale by that time.



Intel Arc A770 ray tracing hardware, Source: Intel




Intel Arc A770 ray tracing hardware, Source: Intel



Source: Intel
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
Parece que essa vergonha que eles têm passado tem ajudado em alguma coisa. Digo, aquele pé na bunda que te empurra pra frente, lol
Os drivers deram uma melhorada nos últimos...dois updates. Consertaram problemas de compatibilidade - não todos, obviamente - acertaram a regressão do Vulkan e trouxeram pra última versão.

Tem coisa que é muito claramente falta de suporte das desenvolvedoras também. Principalmente nos jogos mais antigos será um problema, mas eles já sabem disso, então vida que segue.
É esperar que a MS faça um trabalho ok nesse DX9on12, o que pode acontecer dado o fato de que isso interessa pra MS também, pra eles poderem dropar o suporte de aplicações legadas no OS.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234
Acho que o MLID - não lembro o nome dele agora - não seria doido de criar um vídeo desses sem ter ouvido de fonte segura, ou pelo menos que ele considera segura, mas a Intel gastou 2 bilhões de US$ no desenvolvimento.
O Gelsinger é um cara bastante realista e se tiver que cortar ele corta mesmo, mas acho difícil - pelo menos na primeira rodada. Se o prejuízo se acumular pós-release, aí é uma possibilidade, realmente.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.297
Reações
3.796
Pontos
1.039
Acho que o MLID - não lembro o nome dele agora - não seria doido de criar um vídeo desses sem ter ouvido de fonte segura, ou pelo menos que ele considera segura, mas a Intel gastou 2 bilhões de US$ no desenvolvimento.
O Gelsinger é um cara bastante realista e se tiver que cortar ele corta mesmo, mas acho difícil - pelo menos na primeira rodada. Se o prejuízo se acumular pós-release, aí é uma possibilidade, realmente.

Ele falou que ouviu isso de uma 3 fontes, mas acho que até sair o anúncio oficial tudo pode mudar.

A questão é realmente se a Intel pode bancar o projeto com mais alguns bilhões U$ durante pelo menos amis uns 2 anos antes de realmente começar a ter algum retorno. É uma decisão difícil que o Gelsinger vai ter que tomar.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234

CEO brabão recebeu:​

Pat Gelsinger Becomes First Owner of an Intel Arc A770 Graphics Card

It appears that we're slowly getting closer and closer to the official launch of Intel's upcoming Arc A770 and Arc A750 graphics cards, as Intel's CEO, Pat Gelsinger, just became the proud owner of the first Arc A770 graphics card. According to a tweet by Pat, he "got a surprise delivery on a rainy Sunday evening from @RajaXG", the latter being Raja Koduri. Pat continued "We are now getting first batch of A770 cards ready for retail …excited!".

Intel has yet to reveal a firm launch date for the Arc A770 and Arc A750 graphics cards, but unless the company launches very soon, the boat might very well have sailed for its first generation of new graphics cards. Summer is already long gone (officially summer ends on the 23rd of September), although Intel has its Innovation event coming up on the 27th of this month and it's possible that the company will launch its higher-end Arc graphics cards then, alongside the it's 13th generation of Core desktop CPUs.

yFNBfAFubeRB8WEh.jpg
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.365
Reações
175.965
Pontos
2.234

Intel Arc A770 and A750 Graphics Cards Launching On October 12th, A770 MSRP Will Be $329​

Usman Pirzada

Sep 27, 2022, 12:23 PM EDT
8





Intel has finally announced the hard launch date of its long-due Arc graphics cards series, something we exclusively reported a while back. The Intel Arc A770 and A750 will be launching first and will be available on 12th October for everyone to (finally) buy. The box art of the A770 can be seen below:
during-the-intel-innovation-event-in-september-2022-intel-annou-3
intel-arc-a750-gpu-1


1 / 2

Intel Arc A770 GPU will have an MSRP of $329​

The Intel Arc A770 is the flagship GPU of Intel’s first ever discrete GPU lineup. It features 32 Xe cores (which translates to 4096 ALUs) and 32 ray tracing units along with 512 XMX engines. The GPU clock is 2.1 GHz out of the box with a total board power of 225W. It will be paired with 16GB of GDDR6 vRAM, which should be more than enough for modern games. The GPU core is fed with a 256 bit bus and can sustain up to 560 GB/s of bandwidth. It will also feature XeSS upscaling technology and utilize the PCIe 4.0 standard.
during-the-intel-innovation-event-in-september-2022-intel-annou-2
a-photo-shows-the-intel-arc-a750-limited-edition-graphics-card-w


1 / 2

Intel Launches Arc A770 And AA750 Limited Edition Graphics Cards​

GRAPHICS CARD VARIANTGPU DIESHADING UNITS (CORES)XMX UNITSGPU CLOCK (GRAPHICS)MEMORY CAPACITYMEMORY SPEEDMEMORY BUSBANDWIDTHTGP
Arc A770Arc ACM-G104096 (32 Xe-Cores)5122.10 GHz16 GB GDDR617.5 Gbps256-bit560 GB/s225W
Arc A750Arc ACM-G103584 (28 Xe-Cores)4482.05 GHz8 GB GDDR616 Gbps256-bit512 GB/s225W

The Intel Arc A750 is the second desktop graphics card being launched. It features 28 Xe cores (which translates to 3584 ALUs) and 28 ray tracing units along with 448 XMX engines. The GPU clock is 2.05 GHz out of the box with a total board power of 225W. It will be paired with 8GB of GDDR6 vRAM, which should be more than enough for modern games. The GPU core is fed with a 256 bit bus and can sustain up to 512 GB/s of bandwidth. It will also feature XeSS upscaling technology and utilize the PCIe 4.0 standard.

Intel-Arc-A770-gpu-1-copy-scaled.jpg


During the Intel Innovation event in September 2022, Intel announced October 12, 2022, availability of the Intel Arc A770 Limited Edition graphics card with 32 Xe cores and up to 16 gigabytes of memory. (Credit: Intel Corporation)

As far as the raster performance goes, the A770 will be able to beat out the RTX 3060 on launch and will have fine wine drivers. As AMD enthusiasts would know, what that means is that the hardware is capable of vastly more performance and as Intel gets a hang of things, they should expect the performance to significantly improve and approach or even beat the RTX 3070. In fact, Intel was able to achieve a 25% performance uplift in Ghostwire Tokyo just by optimizing the drivers which should show users just how much potential remains to be unlocked in software.

Intel-Raster-Gaming-Arc-A770.png

Intel XeSS upscaling technology offers 2x the raster performance in Arc GPUs from day one​

One of the miracles that Intel’s graphics team has managed to pull off is having a DLSS 2.0/3.0 competitor from day one. It will multiply the raster performance of the Arc GPU by up to 2x on supported titles. The complete summary is given below but we can see that it makes Ghostwire completely playable on both XeSS Balanced and Performance presets.

intel-xess
intel-xess-benchmarks-2
intel-rt-2
intel-rt-1
intel-rt


1 / 5
Similarly for ray tracing games, XeSS enables up to 113% performance uplift simply by enabling that option. This can be as low as 40% (shadow of the tomb raider) but is still an incredible achievement for the software team to have on day one.

Intel Arc A770 XeSS + Ray Tracing Performance​

GAMING TITLEARC A770 RAY TRACING NATIVEARC A770 RAY TRACING (XESS BALANCED)ARC A770 RAY TRACING (XESS PERFORMANCE)NATIVE VS XESS BALANCEDNATIVE VS XESS PERFORMANCE
The Diofield Chroncile76101114+77%+113%
Arcadegeddon537489+59%+100%
Shadow of The Tomb Raider627987+27%+40%
Hitman 3345468+40%+68%
Ghostwire Tokyo305364+33%+50%
---Average in 5 Games+47.2%+74%

Antes tarde Duke Nukem.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.325
Pontos
1.704

Intel Arc A770 and A750 Graphics Cards Launching On October 12th, A770 MSRP Will Be $329​

Usman Pirzada

Sep 27, 2022, 12:23 PM EDT
8





Intel has finally announced the hard launch date of its long-due Arc graphics cards series, something we exclusively reported a while back. The Intel Arc A770 and A750 will be launching first and will be available on 12th October for everyone to (finally) buy. The box art of the A770 can be seen below:
during-the-intel-innovation-event-in-september-2022-intel-annou-3
intel-arc-a750-gpu-1


1 / 2

Intel Arc A770 GPU will have an MSRP of $329​

The Intel Arc A770 is the flagship GPU of Intel’s first ever discrete GPU lineup. It features 32 Xe cores (which translates to 4096 ALUs) and 32 ray tracing units along with 512 XMX engines. The GPU clock is 2.1 GHz out of the box with a total board power of 225W. It will be paired with 16GB of GDDR6 vRAM, which should be more than enough for modern games. The GPU core is fed with a 256 bit bus and can sustain up to 560 GB/s of bandwidth. It will also feature XeSS upscaling technology and utilize the PCIe 4.0 standard.
during-the-intel-innovation-event-in-september-2022-intel-annou-2
a-photo-shows-the-intel-arc-a750-limited-edition-graphics-card-w


1 / 2

Intel Launches Arc A770 And AA750 Limited Edition Graphics Cards​

GRAPHICS CARD VARIANTGPU DIESHADING UNITS (CORES)XMX UNITSGPU CLOCK (GRAPHICS)MEMORY CAPACITYMEMORY SPEEDMEMORY BUSBANDWIDTHTGP
Arc A770Arc ACM-G104096 (32 Xe-Cores)5122.10 GHz16 GB GDDR617.5 Gbps256-bit560 GB/s225W
Arc A750Arc ACM-G103584 (28 Xe-Cores)4482.05 GHz8 GB GDDR616 Gbps256-bit512 GB/s225W

The Intel Arc A750 is the second desktop graphics card being launched. It features 28 Xe cores (which translates to 3584 ALUs) and 28 ray tracing units along with 448 XMX engines. The GPU clock is 2.05 GHz out of the box with a total board power of 225W. It will be paired with 8GB of GDDR6 vRAM, which should be more than enough for modern games. The GPU core is fed with a 256 bit bus and can sustain up to 512 GB/s of bandwidth. It will also feature XeSS upscaling technology and utilize the PCIe 4.0 standard.

Intel-Arc-A770-gpu-1-copy-scaled.jpg


During the Intel Innovation event in September 2022, Intel announced October 12, 2022, availability of the Intel Arc A770 Limited Edition graphics card with 32 Xe cores and up to 16 gigabytes of memory. (Credit: Intel Corporation)

As far as the raster performance goes, the A770 will be able to beat out the RTX 3060 on launch and will have fine wine drivers. As AMD enthusiasts would know, what that means is that the hardware is capable of vastly more performance and as Intel gets a hang of things, they should expect the performance to significantly improve and approach or even beat the RTX 3070. In fact, Intel was able to achieve a 25% performance uplift in Ghostwire Tokyo just by optimizing the drivers which should show users just how much potential remains to be unlocked in software.

Intel-Raster-Gaming-Arc-A770.png

Intel XeSS upscaling technology offers 2x the raster performance in Arc GPUs from day one​

One of the miracles that Intel’s graphics team has managed to pull off is having a DLSS 2.0/3.0 competitor from day one. It will multiply the raster performance of the Arc GPU by up to 2x on supported titles. The complete summary is given below but we can see that it makes Ghostwire completely playable on both XeSS Balanced and Performance presets.

intel-xess
intel-xess-benchmarks-2
intel-rt-2
intel-rt-1
intel-rt


1 / 5
Similarly for ray tracing games, XeSS enables up to 113% performance uplift simply by enabling that option. This can be as low as 40% (shadow of the tomb raider) but is still an incredible achievement for the software team to have on day one.

Intel Arc A770 XeSS + Ray Tracing Performance​

GAMING TITLEARC A770 RAY TRACING NATIVEARC A770 RAY TRACING (XESS BALANCED)ARC A770 RAY TRACING (XESS PERFORMANCE)NATIVE VS XESS BALANCEDNATIVE VS XESS PERFORMANCE
The Diofield Chroncile76101114+77%+113%
Arcadegeddon537489+59%+100%
Shadow of The Tomb Raider627987+27%+40%
Hitman 3345468+40%+68%
Ghostwire Tokyo305364+33%+50%
---Average in 5 Games+47.2%+74%

Antes tarde Duke Nukem.
Bem mais barata que a rtx 3060 e com 16gb gddr6

Se arrumassem os drivers daria uma briga boa
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.305
Reações
172.612
Pontos
2.599
Parabéns para Intel que já foi de largada com o super sampling deles. Achei bacana já partirem disso.

Esse XeSS permite ser usado em qualquer placa como o FSR 2?
 
Topo Fundo