O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial GPUs Intel Arc

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Os drivers de lançamento da Intel parece que estão meio
dfdef5284ce38cd0b62e90583393fe79.gif



380.jpg



Intel Arc A380 discrete GPU reviews: “it’s like living in the middle of a minefield”


Intel Arc A380 is crippled with software issues​

Intel Arc A380 reviews leave a stain on company’s reputation.


Intel Arc A380, Source: ComputerBase & Igor’sLAB



Western tech media is disappointed with how Intel introduced the Arc Alchemist GPUs. Not only the new discrete architecture was delayed, but also made exclusive to one country. This obviously did not stop them from acquiring samples on their own, however this obviously took more time. Some media outlets decided to buy A380 GPU together to save the cost of shipping from China. They also self-imposed an embargo on their reviews which has lifted today.

In addition to numerous Chinese reviews, this is the last couple of days have seen a review from Russian PRO Hi-Tech, Spanish Professional Review and three German outlets: Golem, Computer Base and Igor’sLAB. We have a round-up of many reviews here.


ComputerBase: “It’s like living in the middle of a minefield while playing drunk”:


Problems with Intel Arc A380, Source: ComputerBase



Intel ARC A380 “is by no means a total failure“, notes ComputerBase. However, the GPU does not pair well with AMD’s slowest RDNA GPU (RX 6400) and NVIDIA’s 3-year-old GTX 1650. But the performance is not the only issue, the driver itself is a “construction site“, says the reviewer. Gaming experience is crippled with graphics issues and would often require a restart.


Igor’sLAB: ARC A380 with ‘NOT APPROVED’ award​

Igor’sLAB reiterates ComputerBase’s claims that ARC A380 is simply not usable without ReBAR. The design of the GUNNIR card shows obvious cost-cutting and excessive power requirements. The card appears rushed and quickly assembled with thermal pads too thick and too much thermal paste overall. The graphics card was really this bad that Igor gave Arc A380 no approval, which is the second time ever that such ‘award’ was ever given to a tested product by the site.



No mining support yet​

But there is still some good news. Intel ARC A380 does not work with any mining software yet. Although crypt-craze is essentially over and mining profitability is questionable, with no support for mining software right now, Intel GPUs should be immune to any changes in this regard.



Intel Arc A380 graphics cards are not yet available for purchase outside of China. The company did not confirm when Arc Alchemist architecture will become available for DIY customers in other regions.

Source: ComputeBase, Igor’sLAB, Review Roundup

DX11 nem a AMD com tanta gente e tanta expertise consegue fazer funcionar adequadamente... É muito dependente do trabalho do driver... Como tão os testes em DX12?
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.347
Reações
63.458
Pontos
903
DX11 nem a AMD com tanta gente e tanta expertise consegue fazer funcionar adequadamente... É muito dependente do trabalho do driver... Como tão os testes em DX12?
Tirado do Computerbase:


DirectX 11 vs. DirectX 12 (e Vulkan) com diferenças maiores

A própria Intel admite que o driver DirectX 11 da Arc não funciona tão bem quanto seus equivalentes AMD e Nvidia, mesmo porque eles têm uma enorme vantagem no tempo. E isso mostra nos benchmarks. Existem jogos DirectX 11 em que o Arc A380 tem um bom desempenho - como Monster Hunter: World e Overwatch. Em todos os outros jogos em teste com DirectX 11 - Dota 2, Fortnite, God of War e The Witcher 3 - o Arc A380 tem um desempenho mais ou menos ruim.

Isso também pode ser visto na classificação. Se você olhar apenas para a classificação com os jogos DirectX 12, o Arc A380 está apenas 2% atrás do Radeon RX 6400. E em Rainbow Six Siege, como o único jogo Vulkan, é apenas 1%. No caso dos títulos DirectX 11, por outro lado, o déficit é de 8% em média. Os valores medidos do FPS percentual são de 5% (DX12) a 21% (DX11) e, portanto, são significativamente maiores que o FPS médio.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Tirado do Computerbase:


DirectX 11 vs. DirectX 12 (e Vulkan) com diferenças maiores

A própria Intel admite que o driver DirectX 11 da Arc não funciona tão bem quanto seus equivalentes AMD e Nvidia, mesmo porque eles têm uma enorme vantagem no tempo. E isso mostra nos benchmarks. Existem jogos DirectX 11 em que o Arc A380 tem um bom desempenho - como Monster Hunter: World e Overwatch. Em todos os outros jogos em teste com DirectX 11 - Dota 2, Fortnite, God of War e The Witcher 3 - o Arc A380 tem um desempenho mais ou menos ruim.

Isso também pode ser visto na classificação. Se você olhar apenas para a classificação com os jogos DirectX 12, o Arc A380 está apenas 2% atrás do Radeon RX 6400. E em Rainbow Six Siege, como o único jogo Vulkan, é apenas 1%. No caso dos títulos DirectX 11, por outro lado, o déficit é de 8% em média. Os valores medidos do FPS percentual são de 5% (DX12) a 21% (DX11) e, portanto, são significativamente maiores que o FPS médio.
Então é isso. E esse gap nunca será recuperado. Simplesmente não vale a pena. Vão eleger os jogos mais jogados e mais importantes pra trabalhar diretamente e só.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.682
Reações
20.683
Pontos
1.344
Então é isso. E esse gap nunca será recuperado. Simplesmente não vale a pena. Vão eleger os jogos mais jogados e mais importantes pra trabalhar diretamente e só.

É em quanto se pega uma Nvidia se pode jogar qualquer coisa em DX11 em desempenho máximo! Até hj o pubg não roda legal nas AMD. Imagina a desgraça q deve ser na Intel? Mas a AMD está trabalhando duro com esses drivers dx11 já se viu ganho em games em DX11 muito bons! Mas é claro, não em todos os games.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
Então é isso. E esse gap nunca será recuperado. Simplesmente não vale a pena. Vão eleger os jogos mais jogados e mais importantes pra trabalhar diretamente e só.

E a Intel sabe que o gap não vai ser recuperado, mas nem precisa.

Digo, nos jogos em DX12 e Vulkan, a A770 é melhor que a 3060, pelo que vem sendo mostrado. Em DX11, é melhor que a 3050 apenas. A diferença é que o preço vai ser de 3050, não de 3060.

Vale a pena? Depende do que você joga.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
É em quanto se pega uma Nvidia se pode jogar qualquer coisa em DX11 em desempenho máximo! Até hj o pubg não roda legal nas AMD. Imagina a desgraça q deve ser na Intel? Mas a AMD está trabalhando duro com esses drivers dx11 já se viu ganho em games em DX11 muito bons! Mas é claro, não em todos os games.
Sim, sim, carniça total com certez rs. Dx11 é necessario esse trabalho do fabricante de chip. Por isso tanto choro com AMD falhando. Intel vai ser no mesmo caminho, sendo que imagino que eles nem vão correr atrás de resolver. É meio que impossível. Só aqui e acolá e mirar o futuro com DX12 mesmo.
E a Intel sabe que o gap não vai ser recuperado, mas nem precisa.

Digo, nos jogos em DX12 e Vulkan, a A770 é melhor que a 3060, pelo que vem sendo mostrado. Em DX11, é melhor que a 3050 apenas. A diferença é que o preço vai ser de 3050, não de 3060.

Vale a pena? Depende do que você joga.
Exato. Mas eu acho que a Intel sabe que os games mais jogados, especialmente competitivos, ela vai precisar dar atenção e recuperar grande parte desse gap. Ou simplesmente olhar só pra frente e mirando uma entrada de longo prazo mesmo.
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
Sim, sim, carniça total com certez rs. Dx11 é necessario esse trabalho do fabricante de chip. Por isso tanto choro com AMD falhando. Intel vai ser no mesmo caminho, sendo que imagino que eles nem vão correr atrás de resolver. É meio que impossível. Só aqui e acolá e mirar o futuro com DX12 mesmo.

Exato. Mas eu acho que a Intel sabe que os games mais jogados, especialmente competitivos, ela vai precisar dar atenção e recuperar grande parte desse gap. Ou simplesmente olhar só pra frente e mirando uma entrada de longo prazo mesmo.

A Intel me parece bastante realista nisso, até. Eles mesmos disseram que o plano deles é de longo prazo.
Naturalmente os jogos todos vão acabar indo pra DX12 e Vulkan em breve. As engines majoritárias já estão todas migrando.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
A Intel me parece bastante realista nisso, até. Eles mesmos disseram que o plano deles é de longo prazo.
Naturalmente os jogos todos vão acabar indo pra DX12 e Vulkan em breve. As engines majoritárias já estão todas migrando.
E nVidia que dá uma chorada mais pesada com DX12 e Vulkan. Acho que o problema de driver overhead com pcs desequilibrados ainda não resolveram. E nem sei se dá pra resolver, eu acho que isso depende quase que exclusivamente dos desenvolvedores dos jogos.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.364
Reações
51.546
Pontos
1.712
A Intel me parece bastante realista nisso, até. Eles mesmos disseram que o plano deles é de longo prazo.
Naturalmente os jogos todos vão acabar indo pra DX12 e Vulkan em breve. As engines majoritárias já estão todas migrando.
Tem que ver a questão da estabilidade.
A AMD em DX11 crasha. Além do desempenho medíocre, os crashes constantes da RX580 me deixavam maluco.
Se a Intel for ao menos estável com o desempenho ruim, eu vou arriscar.
Curioso já que o lançamento será na contração do mercado, com a gloriosa queda dos vermineradores.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
E nVidia que dá uma chorada mais pesada com DX12 e Vulkan. Acho que o problema de driver overhead com pcs desequilibrados ainda não resolveram. E nem sei se dá pra resolver, eu acho que isso depende quase que exclusivamente dos desenvolvedores dos jogos.

Acho que não dá, DX12 e Vulkan precisam dessa mão dos devs.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
Tem que ver a questão da estabilidade.
A AMD em DX11 crasha. Além do desempenho medíocre, os crashes constantes da RX580 me deixavam maluco.
Se a Intel for ao menos estável com o desempenho ruim, eu vou arriscar.
Curioso já que o lançamento será na contração do mercado, com a gloriosa queda dos vermineradores.

Eles ajustaram essa questão do DX11 recentemente nas RDNA. Li que também ajudou na Polaris, mas não me aprofundei na pesquisa.

Os drivers da Intel recentemente ou são estáveis ou simplesmente não funcionam. Chega a ser engraçado no dia-a-dia.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
A Intel me parece bastante realista nisso, até. Eles mesmos disseram que o plano deles é de longo prazo.
Naturalmente os jogos todos vão acabar indo pra DX12 e Vulkan em breve. As engines majoritárias já estão todas migrando.

Rapaz, fico pensando se essas ARC vão ser o melhor custo-benefício para jogar no Linux por conta do DXVK e como ela vai se sair no VKD3D :kpensa
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
Rapaz, fico pensando se essas ARC vão ser o melhor custo-benefício para jogar no Linux por conta do DXVK e como ela vai se sair no VKD3D :kpensa

Mas no Linux as GPUs integradas da Intel historicamente performam bem, então tem chance. Os engenheiros da Intel são bem ativos no Linux.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Mas no Linux as GPUs integradas da Intel historicamente performam bem, então tem chance. Os engenheiros da Intel são bem ativos no Linux.

Isso sim. Eu tô pensando nos jogos legados em DX11, onde ela vai sofrer no Windows por conta do design ser focado nas APIs mais modernas mas no Linux o DXVK converte pra Vulkan.

Se a Intel vai precificar as placas baseadas no "pior desempenho", potencialmente teremos placas baratas para os padrões das GPUs.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Eles ajustaram essa questão do DX11 recentemente nas RDNA. Li que também ajudou na Polaris, mas não me aprofundei na pesquisa.

Os drivers da Intel recentemente ou são estáveis ou simplesmente não funcionam. Chega a ser engraçado no dia-a-dia.

Ia comentar isso, nos ultimos meses joguei e ando jogando bastante coisa em DX11 e zero problemas aqui. Na verdade desde que peguei a 6800XT foi só alegria, tudo roda extremamente bem aqui (geralmente 1440p 155hz ou 4k 120hz, a maior parte no ultra, outros com pequenos tweaks)
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
Isso sim. Eu tô pensando nos jogos legados em DX11, onde ela vai sofrer no Windows por conta do design ser focado nas APIs mais modernas mas no Linux o DXVK converte pra Vulkan.

Se a Intel vai precificar as placas baseadas no "pior desempenho", potencialmente teremos placas baratas para os padrões das GPUs.

Eu tenho brincado bastante no DXVK justamente nesses jogos DX11 na minha Xe aqui, funciona legal na maior parte dos casos...fora que os clocks e o consumo são invariavelmente menores.

A Intel confirmou que vai precificar baseado no desempenho do "Tier 3", que é justamente como ela chama esses jogos de DX11 pra baixo. Por exemplo, se no Tier 3 a A770 performar como uma RTX 3050 performa, seria uma placa de 239 (que é o MSRP). A questão é que Tier 1 e 2 ela performa pelo menos no nível da 3060, que tem MSRP de 329.

Mas é aquela: falar até papagaio fala. Vamos ver se eles cumprem.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
A Intel tem uma mega parceria com o LTT aliás, desde renovar os PCs dos funcionários dele, até visita na fábrica e mostrar a produção dos processadores. Eu gosto bastante dos videos do canal, mas veria esses videos da intel que mencionam performance de algum produto com uma pitada de desconfiança até começar a sair os videos de outros canais.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Eu tenho brincado bastante no DXVK justamente nesses jogos DX11 na minha Xe aqui, funciona legal na maior parte dos casos...fora que os clocks e o consumo são invariavelmente menores.

A Intel confirmou que vai precificar baseado no desempenho do "Tier 3", que é justamente como ela chama esses jogos de DX11 pra baixo. Por exemplo, se no Tier 3 a A770 performar como uma RTX 3050 performa, seria uma placa de 239 (que é o MSRP). A questão é que Tier 1 e 2 ela performa pelo menos no nível da 3060, que tem MSRP de 329.

Mas é aquela: falar até papagaio fala. Vamos ver se eles cumprem.

Eu tô com um LG Gram 2021 aqui, aquele i7-1165G7 e Iris Xe.

Usando basicamente o Fedora 36 mas ainda não me desfiz do Win 11 no outro Nvme para fins de comparação mesmo. Dentro do mesmo profile de fans (Balanced, no caso, já que no Fedora ainda tô apanhando pra controlar os fans para colocar como no modo Performance do Windows), o Atelier Sophie 2, por exemplo, roda melhor que no Windows, com menos utilização da CPU e, consequentemente, esquentando menos.

Claro, o throttling acontece depois de um tempo em ambos ainda mas no Windows acontece bem mais rápido e ficando mais quente.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
Eu tô com um LG Gram 2021 aqui, aquele i7-1165G7 e Iris Xe.

Usando basicamente o Fedora 36 mas ainda não me desfiz do Win 11 no outro Nvme para fins de comparação mesmo. Dentro do mesmo profile de fans (Balanced, no caso, já que no Fedora ainda tô apanhando pra controlar os fans para colocar como no modo Performance do Windows), o Atelier Sophie 2, por exemplo, roda melhor que no Windows, com menos utilização da CPU e, consequentemente, esquentando menos.

Claro, o throttling acontece depois de um tempo em ambos ainda mas no Windows acontece bem mais rápido e ficando mais quente.

Qual TDP que tá usando? Aquele base de 25W PL1 e 28W PL2?

Tem uma ferramenta aqui pra Windows que pode te ajudar numas coisas. Vou te mandar o link.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Qual TDP que tá usando? Aquele base de 25W PL1 e 28W PL2?

Tem uma ferramenta aqui pra Windows que pode te ajudar numas coisas. Vou te mandar o link.

Pior que nem sei qual setting ele tá :klolz

Mas, esse programa já vai ajudar bastante no controle de temperatura! Valeu ae o/
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Será que alguma dessas plaquetas vai vir no modelo ITX?

Aqui só cabe GPU de 170mm no máximo, vida dificil de quem escolheu ser masoquista no ITX
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.521
Pontos
1.354
Disseram que pra pegar nova tecnologia da amd vulgo 5800x3d, teria quer ter coragem né @Passo's ? E realmente deu ruim, varios bugs e só serão resolvidos em uma nova leva dos processadores.
Quem diz que vai pegar essas placas da intel não tem que ter coragem, o cara tem ter as bolas do tamanho do monte everest pra acreditar na primeira linha de gpus de uma empresa que só sabia fazer video integrado, experiencia perto de zero com gpus mais parrudas.
Pra mim é loucura, mas cada um sabe do seu bolso né?
E não estou falando isso por fanboiolismo, eu estou mandando a real mesmo.
Eu criticaria menos se pelo menos o preço da gpu equivalente a rtx 3070 fosse metade na intel.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.622
Reações
33.133
Pontos
1.048
Depois de tudo que eu li aqui, vou ficar onde eu sempre estive, nas VGAs da NVidia.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
Depois de tudo que eu li aqui, vou ficar onde eu sempre estive, nas VGAs da NVidia.

Pro médio prazo, é a melhor coisa que você faz.
Nvidia você instala e esquece. AMD têm problemas na maior parte das vezes contornáveis, mas os problemas estão lá e consertar enche o saco. Já na Intel, a maior parte dos problemas é incontornável mesmo e é isso.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.622
Reações
33.133
Pontos
1.048
Pro médio prazo, é a melhor coisa que você faz.
Nvidia você instala e esquece. AMD têm problemas na maior parte das vezes contornáveis, mas os problemas estão lá e consertar enche o saco. Já na Intel, a maior parte dos problemas é incontornável mesmo e é isso.
Sim, mas no meu caso principalmente porque eu jogo muita coisa velha. Se a GPU não dá suporte a DOSbox (uso uma versão antiga por conta de um frontend, por isso baseado em DX11), além de emuladores e várias outras coisas. Placas da NVIDIA até hoje rodam sem nenhum problema aquela penca de jogos da era do Windows 98 baseados em 3DFX sem fazer nenhum tipo de gambiarra. Basta mandar o Windows 10 executar em modo de compatibilidade e voilá, rodando melhor se estivesse com uma VGA Voodoo da época. Pra mim isso não tem preço.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
Sim, mas no meu caso principalmente porque eu jogo muita coisa velha. Se a GPU não dá suporte a DOSbox (uso uma versão antiga por conta de um frontend, por isso baseado em DX11), além de emuladores e várias outras coisas. Placas da NVIDIA até hoje rodam sem nenhum problema aquela penca de jogos da era do Windows 98 baseados em 3DFX sem fazer nenhum tipo de gambiarra. Basta mandar o Windows 10 executar em modo de compatibilidade e voilá, rodando melhor se estivesse com uma VGA Voodoo da época. Pra mim isso não tem preço.

Na verdade, na verdade, Nvidia tem uma caralhada de gambiarra. O que eles chamam de "profiles" são simplesmente conjuntos de quase-hacks jogo-a-jogo, frutos de duas décadas de desenvolvimento. A questão é que a gambiarra é dela, não sua.

Não que importe. Digo, pro usuário final o que importa é se roda ou não, e a Nvidia roda tranquilamente.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Disseram que pra pegar nova tecnologia da amd vulgo 5800x3d, teria quer ter coragem né @Passo's ? E realmente deu ruim, varios bugs e só serão resolvidos em uma nova leva dos processadores.
Quem diz que vai pegar essas placas da intel não tem que ter coragem, o cara tem ter as bolas do tamanho do monte everest pra acreditar na primeira linha de gpus de uma empresa que só sabia fazer video integrado, experiencia perto de zero com gpus mais parrudas.
Pra mim é loucura, mas cada um sabe do seu bolso né?
E não estou falando isso por fanboiolismo, eu estou mandando a real mesmo.
Eu criticaria menos se pelo menos o preço da gpu equivalente a rtx 3070 fosse metade na intel.
Mas, pelo que entendi, essas placas vão custar muito menos que as equivalentes em DX12. Não é isso? Olha, se eu ttivesse mal de grana, eu arriscaria de boa fosse mto vantajoso financeiramente.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.521
Pontos
1.354
Mas, pelo que entendi, essas placas vão custar muito menos que as equivalentes em DX12. Não é isso? Olha, se eu ttivesse mal de grana, eu arriscaria de boa fosse mto vantajoso financeiramente.
Tá mal de grana e ainda vai queimar o resto que vc tem?
Pra mim não faz muito sentido, mas ok.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
A Intel soltou um slides sobre essa A750. E em 5 jogos ela bateu a 3060 da Nvidia. Fiquei até surpreso! Mas dai pelo review do gamernexus, se a placa não tiver com rizese bar la ativado, q só tem nas placas mães da intel, o desempenho da placa parece q cai mais de 50%. Pra quem tem AMD tem q correr dessas placas da Intel!

Ó lá o que eu disse sobre Resizable Bar e Smart Access Memory (também conhecidos como A MESMA m**** só que com nomes diferentes):

Intel’s Arc Graphics Cards Run Perfectly Fine on AMD Ryzen PCs With Resizable-BAR Enabled Despite No Official Support​


 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.682
Reações
20.683
Pontos
1.344
Ó lá o que eu disse sobre Resizable Bar e Smart Access Memory (também conhecidos como A MESMA m**** só que com nomes diferentes):

Intel’s Arc Graphics Cards Run Perfectly Fine on AMD Ryzen PCs With Resizable-BAR Enabled Despite No Official Support​



Então realmente quem tem a 9 geração da Intel pra abaixo devem correr dessas placas!:klolz
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.347
Reações
63.458
Pontos
903

Intel Arc desktop GPU launch delay has been confirmed by leaked internal roadmaps


Intel Arc Alchemist desktop roadmaps have been leaked, the company has already missed their launch target​

Intel-ARC-Hero-1200x293.jpg


Over the past few weeks Intel has been busy with their Arc press tour. Intel’s Tom Petersen and Ryan Shrout have revealed and confirmed two desktop GPU models: A750 and A770, including their Limited Edition designs that should become available to customers at some point in the future. The only problem with this tour is lack of details: specifications, release date and the price, those things are clearly missing.

Last week Intel confirmed it received the first batch of Arc A750 LE cards for reviewers, those cards are now under internal testing and should ship to tech media soon. But even here, Intel did not specify when.

It looks like Moore’s Law is Dead’s video may explain why there are so few details on Arc GPUs. According to leaked internal roadmaps, Intel might be communicating conflicting information about ARC internally and externally, which is just fueling the confusion surrounding the launch of the Alchemist series.



1-month-old Intel Arc Roadmap, Source: Moore’s Law is Dead


Those slides were supposedly shown about a month ago by Intel graphics division to other Intel divisions. The roadmap clearly lists all known SKUs names, and it shows that AIC (custom board) launch was planned for early August. This month and especially this week should the time Intel and AICs ship cards to system integrators.

According to the AIC roadmap that cover one SKU specifically (A380), Intel still did not know the release date for any of the custom designs just one month ago. What this roadmap confirms is that at least five models were planned, but we already know about two (Gunnir and ASRock). The others should be ASUS, MSI and possibly Gigabyte.



Intel Arc Alchemist Desktop AIC Specs, Source: Moore’s Law is Dead


Another slide from the leaked roadmap shows that Intel had plans to launch Arc A770, A750, A580 and A380 to system integrators by the end of July. Neither OEMs who were supposed to manufacture those cards, nor system integrators have announced systems equipped with such GPUs. Thus far the only model that has been seen in prebuilt PCs is A380.


Intel Arc Alchemist Desktop Roadmap, Source: Moore’s Law is Dead


This slide also mentions ‘Desktop Launch: The Arc Experience” which was supposedly planned as a global launch event for the desktop Alchemist series. Thus far Intel did not confirm that any such event would take place.

Lastly, Intel’s latest roadmaps show confusing messaging about Intel Arc desktop ‘Story’ being revealed in September. The slide specifically says ‘not Launch” which may simply be a poorly worded roadmap info, or an actual confirmation of a delay to September.



Intel Arc Alchemist Desktop & Raptor Lake-S Roadmap, Source: Moore’s Law is Dead


MLID also revealed that there are rumors about a potential Alchemist refresh for laptops. He also noted that there are reportedly issues with Battlemage GPUs already. All that considered, that are clearly some serious issues at Intel graphics division which are fueled by poor public messaging and lack of communication with board partners.

Intel officially on Arc​

Intel’s CEO Pat Gelsinger said during a Q2 2022 earning that the company would indeed launch Arc A5 and A7 desktop cards in the third quarter, however no specific timing is mentioned. Arc GPUs are indeed already available through OEMs, but in this case he means mobile series only.

For AXG, while we will not hit our GPU unit target, we remain on track to deliver over $1 billion in revenue this year. In Q2, we started to ramp Intel Arc graphics for laptops and OEMs, including Samsung, Lenovo, Acer, HP and Asus. COVID-related supply chain issues and our own software-readiness challenges caused availability delays that we continue to work to overcome.
Intel Arc A5 and A7 desktop cards will start to ship in Q3. Our energy-efficient blockchain accelerator Blockscale achieved a major milestone in Q2 with revenue shipments to our lead customers, going from tape-in to shipping in less than a year. We expect to ship millions of units this year, not originally in our forecast.
Intel CEO, Pat Gelsinger, Q2 2022 Earnings Call

One should also note that the Accelerated Computing Systems and Graphics Group (AXG) had a bad quarter with over 507M operating loss. Poor messaging, delayed products and questionable business profitability are met with rumors that Intel might even be evaluating a cancellation of its discrete GPU business altogether, as revealed by Coreteks.


Intel AXG Group operating loss in Q2 2022, Source: Intel



Source: Moore’s Law is Dead, Wccftech, Coreteks

 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
Cancelamento acho difícil, já queimaram muito dinheiro. Mas que a gerência está putaça, está.
Os resultados financeiros da Intel pro trimestre foram horrorosos, shareholders estão cobrando o lançamento e o Pat tá puto da vida.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234
Intel's high-end Arc A770M Laptop GPU has been benchmarked within 3DMark Time Spy & appears to be as fast as NVIDIA's RTX 3070M.

Intel Arc A770M Laptop GPU Tested In 3DMark Time Spy Benchmark, Closes In On NVIDIA's RTX 3070 Mobility Chip​

We have already seen Intel's official performance numbers put the Arc A770M around 12% faster than the NVIDIA GeForce RTX 3060 Mobility GPU. The latest benchmarks shared by Rogame show us new figures within the 3DMark Time Spy benchmarks which we can compare with NVIDIA's high-end RTX series GPUs such as the 3070M.


Aí vai cancelar uma GPU com esse potencial? Por qual diabo de motivo?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.749
Pontos
2.234


Raja apareceu pra dizer que não tem essa porra não, mas ao meu ver é muita fumaça pra não ter algo queimando. Digo, pode até não ser caso de cancelamento - e eu acho que não faria sentido, como disse antes - mas que tem um monte de problema é óbvio.
Em tempo, ontem a Intel passou os drivers de GPU integrada do Skylake até o Ice Lake pra legacy. De Sky Lake a Coffee Lake eu nem falo nada, mas achei zoado com o Ice Lake porque é um produto que saiu há somente três anos. Os legacy, no caso, terão atualizações de segurança se for necessário.

Agora vão suportar ativamente só do Tiger Lake pra frente. Tiger Lake, como se sabe, é Xe.
 
Topo Fundo