O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


I.A. [estamos fodidOS?]

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.143
Reações
16.755
Pontos
803
pra mim, antes do chatgpt o que a gnt tinha era equivalente a mainframe com programação em cartão perfurado, o chatgpt é equivalente ao primeiro PC com linha de comando e linguagem de programação básica. talvez o GPT-5 seja o "MAC com GUI" da IA (tipo estar em 1984 nessa tecnologia), onde as coisas começaram a se tornar um pouco mais uteis - mas ainda bem longe do que seria depois. Talvez daqui uns 2 ou 3 anos a gente tenha um momento "Windows 95" em que a coisa já é difundida e bem usada, mas pra usos bem limitados ainda (pc nessa época era basicamente pra usar word e abrir e-mail). Acho que até o fim da década a gente chega no "Windows XP", aquela coisa sem tanta complicação, que simplesmente funciona, já tem algumas novas funcionalidades integradas (foi o primeiro OS que se valeu de conexões banda-larga por exemplo - pq era o mais usado qnd a tecnologia se popularizou) e que é bastante util mas ainda assim é só um preview do que está por vir. (pq pra mim smartphone é a continuação dos PCs... foi miniaturização de tecnologia de CPUs e toda estrutura de hardware de PCs adaptada pra portatil que permitiu que acontecessem).
a gente vai ter ai pelo menos umas duas décadas de doideira pra curtir.
Será que teremos o Windows 8 das IAs.

Só pra decepcionar um pouco também kkk
 

Green Lantern

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.837
Reações
3.385
Pontos
819
por enquanto n tem acesso pra ninguem. eles ainda tão colocando as "proteções" em volta. fazendo red teaming e tal. e ctz que vai ter as mesmas travas que o dall-e: nada de putaria, nada de politica, nada minimamente ofensivo (nada com peido aquela praga cria!)
Por isso que falo em uns 2 anos ai pra realmente revolucionar. pq essa porra ai rodando na nuvem deles é capada pra c***lho, e caro. A hora que sair um opensource do mesmo nivel... meu amigo, ai ninguém segura.

É, pelo que imagino vai ter uma mensalidade alta, restrições. Se tiver liberdade acho que o impacto vai ser gigantesco.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.951
Reações
70.812
Pontos
1.279
E não faz nem 1 ano que a gente tinha videos bizonhos do Will comendo macarrao
A IA ta evoluindo 1 ano em 1 mes
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
depende do contexto. pra textos menores? provavelmente é parecido. O diferencial é se vc quiser que ele trabalhe com grandes volumes de texto.
Vamos supor que vc tem que fazer um trabalho pra faculdade sobre um livro enorme... o gemini 1.5 seria mto melhor, pq ia poder ler o livro todo de uma forma mto mais confiável do que o GPT-4 e ia poder produzir um texto sobre ele mto maior pro trabalho de faculdade.
Já pra coisas que demandam poucas palavras, isso ai n faz diferença.
O principal usecase dessa feature, pra mim, seria ter alguém pra ficar discutindo algum livro que eu curtisse mto e jogando teorias num bate e volta legal.

Em resumo: era um problema que impedia IA de trabalhar com grandes volumes de dados - e pra uma AGI, isso é essencial. Aparentemente, n é mais uma limitação agora.
Isso tirando o fato que além de funcionar, agora é mais eficiente. eles disseram isso pelo menos. pq outro problema que impedia contexto de milhões de tokens, é que a necessidade computacional aumentava exponencialmente. então pra mais duas palavras, precisava de 2 ao quadrado a mais de recursos. 4 palavras? 4 ao quadrado de recursos... então rapidinho ficava caro demais. e eles pelo jeito solucionaram isso. mas de forma proprietária... então essas novidades, por hora estão presas na plataforma deles. precisamos que isso vaze pro opensource logo. Imagina que delicia rodar umas porras dessas direto na propria GPU.
Imagino que isso vá ser muito útil na hora de ler/escrever código de programação.

Imagina se chega em um ponto em que você possa pedir pra IA portar um jogo de uma plataforma pra outra... imagino que é algo que possa acontecer no futuro...
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503


Tutorial: como matar a maioria da indústria de animação ocidental atual e ainda abrir caminho pro fim da industria das e-puctas.

Eu que trabalho com animação 3D já estou devidamente com o cool na mão :klol

Meu chefe (dono do estúdio de design pra quem trabalho) acredita que não deve afetar grandes clientes uma vez que eles pagam por inovação e originalidade, mas eu já penso um pouco diferente... nada garante que a IA não será capaz de gerar conceitos inimagináveis e muito mais revolucionários do que um pequeno time de criativos.
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.437
Reações
18.726
Pontos
503


Tutorial: como matar a maioria da indústria de animação ocidental atual e ainda abrir caminho pro fim da industria das e-puctas.



Assustador o rumo que isso tá tomando. As consequências disso vão ser graves e irreversíveis. Da era da informação diretamente em um abismo pra era da desinformação. Primeiro chegaram os aplicativos para acabar com o mercado de trabalho, imóveis, carros, etc e agora essas IA maluca. Tamo fodidos.


 


Green Lantern

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.837
Reações
3.385
Pontos
819
Eu que trabalho com animação 3D já estou devidamente com o cool na mão :klol

Meu chefe (dono do estúdio de design pra quem trabalho) acredita que não deve afetar grandes clientes uma vez que eles pagam por inovação e originalidade, mas eu já penso um pouco diferente... nada garante que a IA não será capaz de gerar conceitos inimagináveis e muito mais revolucionários do que um pequeno time de criativos.

Veja pelo lado bom, a AI vai salvar a indústria do entretenimento seja de mídia ou games.


Assustador o rumo que isso tá tomando. As consequências disso vão ser graves e irreversíveis. Da era da informação diretamente em um abismo pra era da desinformação. Primeiro chegaram os aplicativos para acabar com o mercado de trabalho, imóveis, carros, etc e agora essas IA maluca. Tamo fodidos.




Apesar de surreal imaginar que uma AI simulou a realidade, eu queria ver algo como o o Blade Runner, futurista.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
Veja pelo lado bom, a AI vai salvar a indústria do entretenimento seja de mídia ou games.
Não adianta democratizar a indústria se eu estiver desempregado, hahahaha

Mas sim, eu mesmo tenho ideias de projetos maiores (queria fazer um curta de terror, por exemplo) que adoraria fazer mas não tenho recursos e nem tempo pra tocar... com a IA seria possível...

Nesse sentido, a criação de conteúdo complexo e de alta qualidade se torna acessível ao criativo médio... por outro lado, com a parte técnica/visual não sendo mais uma limitação (que é boa parte do que torna o trabalho do artista valioso), a oferta suprirá a demanda de forma que pode ser bastante difícil conseguir se sustentar nesse meio.
 

Green Lantern

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.837
Reações
3.385
Pontos
819
Não adianta democratizar a indústria se eu estiver desempregado, hahahaha

Mas sim, eu mesmo tenho ideias de projetos maiores (queria fazer um curta de terror, por exemplo) que adoraria fazer mas não tenho recursos e nem tempo pra tocar... com a IA seria possível...

Nesse sentido, a criação de conteúdo complexo e de alta qualidade se torna acessível ao criativo médio... por outro lado, com a parte técnica/visual não sendo mais uma limitação (que é boa parte do que torna o trabalho do artista valioso), a oferta suprirá a demanda de forma que pode ser bastante difícil conseguir se sustentar nesse meio.

Observando a indústria as mentes criativas andam extinção pelo menos fazendo conteúdo. A ferramenta de AI abre portas para que mais pessoas consigam criar, no caso de criar vídeos vai ser necessário conhecer a ferramenta, juntar com ferramentas de audio e investir possívelmente pelas assinaturas caras pelo nivel de processamento exigido.
Mudando assunto agora vamos ver vídeos de ovnis convincentes.
 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.768
Reações
5.514
Pontos
1.219
Finalmente poderei recriar a franquia StarWars apagando os episódios 7 8 e 9, e refazendo tudo como deveria...uuuhhh la la

Na boa, essas IAs estão muito avançadas, pra chegar no nível do que estão postando. Por mais democrático que seja, na real o que foi democratizado? Quer dizer que vc não precisa aprender mais nada, evoluir seu pensamento e percepção criativa, entender conceitos visuais.... só vai ali e digita algo e a IA monta tudo e temos a saga dos mediocres motivados.

Acho que uau, muita coisa vai mudar, mas a burrice e mediocridade vai atingir níveis que a gente já achava altos demais.
Não é sobre dinheiro e oportunidade, mas sim de cada pessoa aprender e se evoluir tb.
 

Zappatista

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.894
Reações
1.258
Pontos
914
Não adianta democratizar a indústria se eu estiver desempregado, hahahaha

Mas sim, eu mesmo tenho ideias de projetos maiores (queria fazer um curta de terror, por exemplo) que adoraria fazer mas não tenho recursos e nem tempo pra tocar... com a IA seria possível...

Nesse sentido, a criação de conteúdo complexo e de alta qualidade se torna acessível ao criativo médio... por outro lado, com a parte técnica/visual não sendo mais uma limitação (que é boa parte do que torna o trabalho do artista valioso), a oferta suprirá a demanda de forma que pode ser bastante difícil conseguir se sustentar nesse meio.

Tudo vai depender do equilíbrio entre o cara que dá a grana e o espectador querer pagar pra ver depois.

Vai depender de um cara que não sabe nada, mas tem muito dinheiro, e vai querer usar IA "porque sim", e não porque faz sentido integrar a tecnologia ao workflow.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Finalmente poderei recriar a franquia StarWars apagando os episódios 7 8 e 9, e refazendo tudo como deveria...uuuhhh la la

Na boa, essas IAs estão muito avançadas, pra chegar no nível do que estão postando. Por mais democrático que seja, na real o que foi democratizado? Quer dizer que vc não precisa aprender mais nada, evoluir seu pensamento e percepção criativa, entender conceitos visuais.... só vai ali e digita algo e a IA monta tudo e temos a saga dos mediocres motivados.

Acho que uau, muita coisa vai mudar, mas a burrice e mediocridade vai atingir níveis que a gente já achava altos demais.
Não é sobre dinheiro e oportunidade, mas sim de cada pessoa aprender e se evoluir tb.
eu já vejo diferente.
acho que do jeito que é hj, temos 2 tipos de burros: o que tem vontade de aprender e n tem os meios e o cara que n quer aprender msm, independente de ter oportunidade ou não. Com IA, o cara que quer e n tem como vai poder aprender. e o outro vai continuar sem aprender.
"Ahhh, mas o cara n vai mais precisar aprender nada pq a IA vai fazer td pra ele" ok, mas até ai... vc usa fórmula de báscara? quantas vezes na vida te foi util saber alguma coisa de geometria se vc n for engenheiro/arquiteto? e quantas vezes saber da porra da camada de valência de um atomo foi algo que vc usou na sua vida? eu posso dizer que pra mim isso td é e foi inutil. em algum momento eu aprendi... hj salvo poucas exceções esqueci. Mas o ponto é que se eu for conversar sobre alguma dessas coisas a sério com alguém, pesquiso e me informo pra tentar n falar besteira.
E isso ai n vai mudar: escola vai continuar existindo, IA pra ensinar vai ajudar pra porra... e os moleques vão aprender o básico mto melhor que hj em dia. Mais que isso, se ficarem curiosos com algo "nossa, pq o céu é azul?" ou "como esse relógio funciona?" e etc, vai ter uma IA pica das galáxias, com conhecimento e paciência mto superiores a qualquer humano pra ajudar eles a entenderem.
E o melhor de td... hj vc vai comprar algo por exemplo, mtas vezes quem tá te vendendo n sabe porra nenhuma do que tá vendendo, ou quer saber da comissão ou só tá lá pelo salário e quer mais que se foda se vc tá comprando a coisa certa ou n. Nesse futuro de IA, esse tipo de serviço vai ser feito por IA e será mto mais confiável. Ou seja: nós, seres pensantes, ficaremos cada vez menos reféns dos imbecis qnd precisarmos de algo fora da nossa área de expertise.
 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.768
Reações
5.514
Pontos
1.219
eu já vejo diferente.
acho que do jeito que é hj, temos 2 tipos de burros: o que tem vontade de aprender e n tem os meios e o cara que n quer aprender msm, independente de ter oportunidade ou não. Com IA, o cara que quer e n tem como vai poder aprender. e o outro vai continuar sem aprender.
"Ahhh, mas o cara n vai mais precisar aprender nada pq a IA vai fazer td pra ele" ok, mas até ai... vc usa fórmula de báscara? quantas vezes na vida te foi util saber alguma coisa de geometria se vc n for engenheiro/arquiteto? e quantas vezes saber da porra da camada de valência de um atomo foi algo que vc usou na sua vida? eu posso dizer que pra mim isso td é e foi inutil. em algum momento eu aprendi... hj salvo poucas exceções esqueci. Mas o ponto é que se eu for conversar sobre alguma dessas coisas a sério com alguém, pesquiso e me informo pra tentar n falar besteira.
E isso ai n vai mudar: escola vai continuar existindo, IA pra ensinar vai ajudar pra porra... e os moleques vão aprender o básico mto melhor que hj em dia. Mais que isso, se ficarem curiosos com algo "nossa, pq o céu é azul?" ou "como esse relógio funciona?" e etc, vai ter uma IA pica das galáxias, com conhecimento e paciência mto superiores a qualquer humano pra ajudar eles a entenderem.
E o melhor de td... hj vc vai comprar algo por exemplo, mtas vezes quem tá te vendendo n sabe porra nenhuma do que tá vendendo, ou quer saber da comissão ou só tá lá pelo salário e quer mais que se foda se vc tá comprando a coisa certa ou n. Nesse futuro de IA, esse tipo de serviço vai ser feito por IA e será mto mais confiável. Ou seja: nós, seres pensantes, ficaremos cada vez menos reféns dos imbecis qnd precisarmos de algo fora da nossa área de expertise.
Concordo com vc em partes, mas vc citou algo fora do meu contexto.
Cada conhecimento pertence a uma área específica e enriquece cada indivíduo que pretende seguir nela.

Fórmula de Bháskara. geometria, etc etc tem seu caminho a ser usado e isso faz parte de um panteão bem útil no enriquecimento intelectual de quem usa. Meros mortais que não são dessas áreas não usarão. Assim como um médico não precisa saber o que é codec de vídeo XYZ, e por aí vai. Cada área tem seu leque.

E meu ponto são exatamente esses leques de conhecimento. No caso do vídeo, que é o assunto do post em questão, usar Sora, esbarra, assim como nas Ai´s generativas de imagem estática, na questão de: quem criou sabe alguma coisa real sobre aquilo ou usou a ferramenta pra isso sem conhecimento algum?

Democraticamente isso soa lindo, mas em que ponto a pessoa ganhou algum conhecimento nesse uso? Praticamente zero sobre as questões, em um filme por exemplo, como a temperatura de luz, enquadramento, fotografia, contraste, uso de cor, e por aí vai.

Percebe meu ponto? Quando falo em mediocridade motivada, é um simples usuário que até esse ponto, apenas apertou e digitou botões, mas não cresceu intelectualmente perante o que fez..

Ele pode a partir daí se interessar e aprender, pode. Mas a realidade é bem outra no geral. É um questionamento bem amplo perante o uso disso. Tem muitas coisas boas que são possíveis, é claro, como os pontos que vc citou sobre aprendizado, mercado, etc.

O duro é pensar se vai haver poder monetário no mundo pra manter essas roda girando.
 

Green Lantern

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.837
Reações
3.385
Pontos
819
Assustador o que a AI consegue fazer, o nível de consciência dela parece ter aumentado num nível absurdo. Aparentemente o deepfake vai ir para outro nível, o videofake gerado pela AI, agora as empresas vão ter que travar ou tentar travar o uso nocivo na internet.
Povo falando de fazer um Star Wars usando a ferramenta, acredito que vão capar para evitar problemas com as empresas detentoras dos direitos das franquias(quem sabe essas mesmas empresas comecem de forma oficial a usar a ferramenta, dependendo das cenas vão economizar milhões na produção).
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.010
Reações
6.731
Pontos
283
Estamos na fase das "ia burras" porque são relativamente bem novas e elas ja estão assustadoramente inteligentes, acredito que elas vão revolucionar muita coisa e vamos entrar numa nova era, talvez dê pra comparar com energia elétrica ou internet.

Eu não acho tudo isso não, tem muito mais marketing em cima disso tudo.
Essas coisas todas já existiam há anos, só que eram focadas em universidades, pesquisa, etc.

Quando estava na faculdade, lá por 2012, havia uma iniciação científica na faculdade, onde uma IA fazia avaliação de imagens médicas e trazia resultados para os médicos, com base no que ele buscava no prompt.
Queria ter entrado nisso, mas exigia ir pra faculdade durante o dia e eu trabalhava nesse horário.

Cheguei a fazer uma matéria optativa de IA, onde desenvolvi um simulador de Ebola, onde eu simulava uma cidade e as pessoas se contaminavam ou não, saravam ou morriam.

Agora, penso que elas vão agilizar muita coisa do trabalho humano, perderemos menos tempo com bobagem. Em programação, por exemplo, você perde muito tempo escrevendo código repetitivo. O trabalho maior é o mental, é a resolução de problemas e isso a IA não vai substituir, porque depende demais da vontade humana e essa é imprevisível muitas vezes :klol.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Concordo com vc em partes, mas vc citou algo fora do meu contexto.
Cada conhecimento pertence a uma área específica e enriquece cada indivíduo que pretende seguir nela.

Fórmula de Bháskara. geometria, etc etc tem seu caminho a ser usado e isso faz parte de um panteão bem útil no enriquecimento intelectual de quem usa. Meros mortais que não são dessas áreas não usarão. Assim como um médico não precisa saber o que é codec de vídeo XYZ, e por aí vai. Cada área tem seu leque.

E meu ponto são exatamente esses leques de conhecimento. No caso do vídeo, que é o assunto do post em questão, usar Sora, esbarra, assim como nas Ai´s generativas de imagem estática, na questão de: quem criou sabe alguma coisa real sobre aquilo ou usou a ferramenta pra isso sem conhecimento algum?

Democraticamente isso soa lindo, mas em que ponto a pessoa ganhou algum conhecimento nesse uso? Praticamente zero sobre as questões, em um filme por exemplo, como a temperatura de luz, enquadramento, fotografia, contraste, uso de cor, e por aí vai.

Percebe meu ponto? Quando falo em mediocridade motivada, é um simples usuário que até esse ponto, apenas apertou e digitou botões, mas não cresceu intelectualmente perante o que fez..

Ele pode a partir daí se interessar e aprender, pode. Mas a realidade é bem outra no geral. É um questionamento bem amplo perante o uso disso. Tem muitas coisas boas que são possíveis, é claro, como os pontos que vc citou sobre aprendizado, mercado, etc.

O duro é pensar se vai haver poder monetário no mundo pra manter essas roda girando.
eu entendo o que vc quer dizer, mas discordo da conclusão.
Sim, concordo com vc que vai ser possivel criar coisas mto boas sem conhecimento nenhum. Mas pensa comigo: o dia que qlqr zé conseguir criar um star wars por meia duzia de palavras num prompt, vc n acha que geral vai saturar dessas coisas rapidinho? um paralelo que traço é com gráficos de jogos: na época do PS1 se saisse um jogo com gráfico de ps5, geral ia babar, negócio seria endeusado como obra prima e etc. Mas hj em dia, como é comum, povo fica xingando a mãe do dev pq o personagem n pisca direito, ou pq a folha tá num tom de verde ligeiramente divergente da realidade.
Com essas IAs ai, o que elas produzem vai ser o minimo pra produções profissionais e pra chamar a atenção o cara vai ter que se destacar em outra coisa. Talvez um cara foque mto em aprender o aspecto de story telling pra fazer uma história mto diferente do que os modelos criam. Outro, talvez crie um estilo visual próprio só pra fugir do que as IAs criam...
O que quero dizer com isso é: sim mta gente vai criar sem saber nada sobre - mas quem realmente se interessar na área e quiser se destacar, ir além, vai continuar podendo. Claro, diminishing returns... a diferença entre algo com mto conhecimento técnico e algo com geração pura de IA n vai ser tão diferente como seria hoje. Mas ainda vai fazer diferença. E vai ter publico pra isso... afinal de contas hj em dia msm com fotografia, continuam comprando quadros, por exemplo. Mesmo com fábricas pra produzir várias coisas, ainda se valoriza produção artesanal em mtos aspectos.
A realidade é que se esse cenário utópico de geral n precisar trabalhar e ter sua sobrevivência assegurada de alguma forma (renda básica da cidadania?), as pessoas ainda assim vão procurar coisas com as quais ocupar seu tempo. E nem só de festa e fodelança vive a humanidade hahaha
 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.768
Reações
5.514
Pontos
1.219
eu entendo o que vc quer dizer, mas discordo da conclusão.
Sim, concordo com vc que vai ser possivel criar coisas mto boas sem conhecimento nenhum. Mas pensa comigo: o dia que qlqr zé conseguir criar um star wars por meia duzia de palavras num prompt, vc n acha que geral vai saturar dessas coisas rapidinho? um paralelo que traço é com gráficos de jogos: na época do PS1 se saisse um jogo com gráfico de ps5, geral ia babar, negócio seria endeusado como obra prima e etc. Mas hj em dia, como é comum, povo fica xingando a mãe do dev pq o personagem n pisca direito, ou pq a folha tá num tom de verde ligeiramente divergente da realidade.
Com essas IAs ai, o que elas produzem vai ser o minimo pra produções profissionais e pra chamar a atenção o cara vai ter que se destacar em outra coisa. Talvez um cara foque mto em aprender o aspecto de story telling pra fazer uma história mto diferente do que os modelos criam. Outro, talvez crie um estilo visual próprio só pra fugir do que as IAs criam...
O que quero dizer com isso é: sim mta gente vai criar sem saber nada sobre - mas quem realmente se interessar na área e quiser se destacar, ir além, vai continuar podendo. Claro, diminishing returns... a diferença entre algo com mto conhecimento técnico e algo com geração pura de IA n vai ser tão diferente como seria hoje. Mas ainda vai fazer diferença. E vai ter publico pra isso... afinal de contas hj em dia msm com fotografia, continuam comprando quadros, por exemplo. Mesmo com fábricas pra produzir várias coisas, ainda se valoriza produção artesanal em mtos aspectos.
A realidade é que se esse cenário utópico de geral n precisar trabalhar e ter sua sobrevivência assegurada de alguma forma (renda básica da cidadania?), as pessoas ainda assim vão procurar coisas com as quais ocupar seu tempo. E nem só de festa e fodelança vive a humanidade hahaha

kkkkkk olha, eu acho que nós dois temos pontos bem em sintonia e outros não, mas o bom é discutir opiniões diversas.
Só não acredito no ímpeto de milhares de pessoas loucas por aprender, não é o que se vê infelizmente.

Espero que venham materiais pra revolucionar o ensino, dispersar conhecimento.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
comprariam um robô da Apple?





espero que seja um humanóide e não um aspirador de pó de 5000 dólares

me gusta, se for um mordomo bom, eu com ctz iria querer um, seja da samsung, apple, motorola... bixo, até das organizações tabajara eu pegaria um desses hahaha
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.888
Reações
7.654
Pontos
453

Robô humanoide realiza tarefas domésticas por meio de inteligência artificial; veja vídeo​

17/04/2024

A startup israelense Mentee Robotics, apresentou detalhes de seu robô humanoide Menteebot. Criado em pouco mais de um ano, desde a fundação da companhia no final de 2022, o robô foi pensado para auxiliar humanos em situações domésticas e em fábricas. Sua configuração o permite reconhecer o espaço tridimensional, obstáculos e objetos, bem como interagir com eles a partir de solicitações por meio de voz.

Equipado com inteligência artificial generativa, o Menteebot usa grandes modelos de linguagem (LLM) para construir um mapa cognitivo do mundo, executar tarefas e navegar por ambientes complexos, segundo a companhia.

BB1lNKJz.img


Além de lidar com objetos pequenos, o robô de 1,75 m é capaz de carregar cargas de até 25 quilos, adaptando o ritmo de sua caminhada tal como humanos fariam em tais situações. Sua capacidade de operação contínua é de até 5 horas, exigindo então a recarga de sua bateria.

No vídeo, revelado pela Mentee nesta quarta-feira, 17, vemos uma representação do ciclo lógico de funcionamento do robô em uma tarefa, do comando verbal até sua conclusão.



“Estamos à beira de uma convergência de visão computacional, compreensão de linguagem natural, simuladores fortes e detalhados e metodologias de transferência da simulação para o mundo real”, diz o co-fundador da companhia, o empresário e cientista da computação Amnon Shashua. “Na Mentee Robotics, vemos essa convergência como o ponto de partida para projetar o futuro robô bípede de uso geral que pode se mover em todos os lugares (como um humano) com capacidade para executar tarefas domésticas e aprender por meio de tarefas de imitação para as quais não foi treinado anteriormente.”

Shashua é também cofundador da Mobileye, empresa fundada em 1999 especializada no desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma para veículos, comprada pela Intel em 2017.

A Mentee espera lançar um protótipo pronto para a fabricação no início de 2025.

Fonte: estadão

Esse robô judeu é sinistro caminhando. Imaginem só quando o bicho estiver mais forte.

Daqui um tempinho já está carregando um saco de cimento em cada braço.:klol
 
Ultima Edição:

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.888
Reações
7.654
Pontos
453
Conselho fará consulta pública sobre regulamentação da IA no Brasil

18/04/2024

O CIAS (Conselho de Inteligência Artificial e Sociedade) vai lançar em maio uma consulta pública online para saber da população o que ela pensa sobre a regulação da inteligência artificial no Brasil.

robo-inteligencia-artificial-ser-humano-tocam-as-maos-1709762239629_v2_450x450.jpg.webp

Conselho quer formular um projeto de lei para regular a IA no Brasil

O que aconteceu

O CIAS foi criado por entidades do setor.
A Abranet (Associação Brasileira de Internet) e o ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade) se uniram a setores da sociedade para lançar o conselho, responsável por lançar um site para a consulta popular: https://www.oquequeremosdaia.com.br.

A primeira pergunta é: "O que o Brasil quer da Inteligência Artificial?". Interessados podem se inscrever no site para enviar suas contribuições. A consulta pública começará em maio, em data que ainda será escolhida. Será possível enviar texto opinativo ou anexar documentos e planilhas para expressar a posição do interessado.

Proposta será enviada ao Congresso Nacional. Com as respostas, o conselho pretende formular um projeto de lei sobre a regulação da inteligência artificial no país e enviá-lo aos parlamentares.

Outros países estão fazendo o mesmo. O fundador do ITS, Ronaldo Lemos, cita os Estados Unidos e Taiwan. "A Europa também seguiu esse caminho para a elaboração da sua lei", diz.

Em nosso país temos o exemplo do Marco Civil da Internet, que foi construído por meio de um processo amplo de participação e foi reconhecido mundialmente como exemplo.
Ronaldo Lemos, cientista-chefe do ITS

A consulta pública é aberta a todos:
de indivíduos, associações e empresas a órgãos governamentais e de pesquisa.

O Conselho também fará consultas presenciais. Algumas acontecerão nas próximas edições da Campus Party, um evento de tecnologia. Em 2024, elas ocorrem em São Paulo (julho), Goiás (agosto), Pernambuco (setembro), Amazônia (outubro) e Tocantins (novembro). Em março, a edição de Brasília reuniu 150 mil pessoas.

Haverá um fórum de debate nesses eventos. Os encontros contarão com a participação popular e de autoridades governamentais. O conselho vai gravar esses debates "para extrair os consensos e utilizá-los na proposta de lei", diz Lemos.

"Este é o momento em que a sociedade deve ser ouvida", diz Carol Conway, presidente da Abranet. "As possibilidades que a inteligência artificial traz vão mobilizar o Brasil e o mundo."

Não é possível estabelecer uma regulamentação que atinja objetivos e expectativas sobre os quais a sociedade não foi provocada a refletir e se manifestar.
Carol Conway, da Abranet

Fonte: uol
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.888
Reações
7.654
Pontos
453
Os caras conseguem fazer essa parada bizarra mas até agora não saiu nenhuma ferramenta IA de tradução simultânea a partir do áudio de vídeos.

Descobri uma ferramenta de IA que reconhece e consegue transformar os áudios das vozes nos vídeos em legendas. Não é simultâneo o processo e depende da potência da gpu para realizar a tarefa em pouco tempo.

Infelizmente ainda não tive como testar porquê no momento só funciona em placas da Nvidia, precisa do CUDA.

Isso vai ser bem útil para auxiliar grupos de legendas e fansubbers para criar legendas em vídeos que possuem apenas o áudio original.

Esse campo da IA vem evoluindo rápido. Acredito que até o ano que vem deve ser criada alguma ferramenta IA voltada para tradução de vídeos filmes, séries......
 
Ultima Edição:

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.010
Reações
6.731
Pontos
283
Os caras conseguem fazer essa parada bizarra dessas mas até agora não saiu nenhuma ferramenta IA de tradução simultânea a partir do áudio de vídeos.

Descobri uma ferramenta de IA que reconhece e consegue transformar os áudios das vozes nos vídeos em legendas. Não é simultâneo o processo e depende da potência da gpu para realizar a tarefa em pouco tempo.

Infelizmente ainda não tive como testar porquê no momento só funciona em placas da Nvidia, precisa do CUDA.

Isso vai ser bem útil para auxiliar grupos de legendas e fansubbers para criar legendas em vídeos que possuem apenas o áudio original.

Esse campo da IA vem evoluindo rápido. Acredito que até o ano que vem deve ser criada alguma ferramenta IA voltada para tradução de vídeos filmes, séries......

Tem a do Youtube, mas existe um plano pago para usar:


Se não me engano, o Gemini, também do Google, prometeu fazer isso com mais riqueza de detalhes.

 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.768
Reações
5.514
Pontos
1.219
Os caras conseguem fazer essa parada bizarra mas até agora não saiu nenhuma ferramenta IA de tradução simultânea a partir do áudio de vídeos.

Descobri uma ferramenta de IA que reconhece e consegue transformar os áudios das vozes nos vídeos em legendas. Não é simultâneo o processo e depende da potência da gpu para realizar a tarefa em pouco tempo.

Infelizmente ainda não tive como testar porquê no momento só funciona em placas da Nvidia, precisa do CUDA.

Isso vai ser bem útil para auxiliar grupos de legendas e fansubbers para criar legendas em vídeos que possuem apenas o áudio original.

Esse campo da IA vem evoluindo rápido. Acredito que até o ano que vem deve ser criada alguma ferramenta IA voltada para tradução de vídeos filmes, séries......
Hmmmm tem sim.


Não testei ainda, mas li bons elogios. Funciona direto e você decide se quer ouvir o audio original ou em qual idioma/voz.
Como estou sem o Chrome, ainda não usei.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409

Como ninguem postou ainda...

primeira vez que eu fico verdadeiramente hypado com modelo open-source capaz de rodar num PC doméstico. isso ai é GPT-4 rodando em PC. a performance parece ser bem boa, o contexto no entanto é pequeno 8k tokens n dá pra td que gostaria. Mas tudo indica que é apenas o começo: a meta avisou que tá treinando modelos de contexto maior e multimodais tbm, com imagens. Fora isso, pensem que td que é modelo hj (tipo o mixtral lá, pica das galáxias até agora) era baseado em llama 2. Ou seja, muito provavelmente vai sair MTA coisa boa daqui pro fim do ano baseado em llama 3.
Eu de verdade imagino que até o fim do ano vou ter um LLM rodando no meu PC e realmente usarei ele. a partir do momento que der pra rodar um GPT-4 com 32k tokens de contexto e der pra fazer ele compreender bem o contexto e acessar arquivos... a coisa começa a ficar interessante pra mim. E se sair msm um llama 3 com um contexto de 32k e ele for incorporado no chat with rtx da nvidia, poder rodar algo assim vira tão simples quanto baixar e instalar um programa no PC. vai ser mto legal algo assim.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
olha a oportunidade de ganhar dinheiro batendo na porta.
alugar tempo da sua GPU para gerar imagem e ser pago por isso (só não sei quanto)

tem como fazer coisa parecida (mas vc empresta pra treinar IA, n pra gerar porn) com um projeto cripto bancado pela anthropic: só procurar io.net pra quem tá buscando coisas assim, pode valer a pena.
 
Topo Fundo