O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


I.A. [estamos fodidOS?]

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Tudo que você sabe também saiu de algum lugar.
Nem por isso você fica preocupado em direitos autorais só pra postar algo.
O seu post mesmo tem conteúdo de outros autores que falam a mesmíssima coisa.
Concordo, mas uma empresa pensa diferente. Ela agrega o que você e outras pessoas aprenderam em um produto ou serviço específicos que torna ela competitiva no mercado. E alguns setores tem uma visão bem preciosista da sua PI.

Acho que uma empresa nem estaria tão preocupada com os direitos autorais em si, mas de "ensinar um concorrente", funcionários entram e sai de uma empresa e isso é normal, mas aquilo que o ChatGPT sabe alcança todo o mundo ao mesmo tempo.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.813
Reações
93.105
Pontos
1.353
Concordo, mas uma empresa pensa diferente. Ela agrega o que você e outras pessoas aprenderam em um produto ou serviço específicos que torna ela competitiva no mercado. E alguns setores tem uma visão bem preciosista da sua PI.

Acho que uma empresa nem estaria tão preocupada com os direitos autorais em si, mas de "ensinar um concorrente", funcionários entram e sai de uma empresa e isso é normal, mas aquilo que o ChatGPT sabe alcança todo o mundo ao mesmo tempo.

Mas a OpenIA vende planos de "gpt treinado de forma pessoal".
E gigante maioria de tudo que é feito, é feito com base em algo que já existia, nem os homens das cavernas se salvam nessa, já que as artes deles foram baseadas em algo que já existia, a natureza.

Gigante maioria de todos os trabalhos são repetitivos, do Manolo que limpa a calçada a gigante maioria dos programadores, deve salvar um ou outro aí que "pensa fora da caixa", mas daí, mesmo se esse for alguém realmente foda, ele não vai perder emprego pra gpt. E o resto?


Domingo eu tava "atoa" estirado na minha cadeira, resolvi fazer o chatgpt fazer um "Plex" pra mim que não envolva conexão. Ele fez, inclusive melhor que o Plex de verdade, pro meu uso.
Gigantesca maioria do povo no mundo, levaria dias pra fazer aquilo.
Inclusive pedi pra ele resumir o código hoje o máximo possível pra ficar mais fácil. Larguei ele me respondendo.


Arte mesma coisa, supervalorizam a arte humana, mas todo mundo segue padrões. Até pra coisas objetivas, no meu trabalho, que envolve tecnologias, protótipos, etc. O negócio é tão copy-paste que esses dias eu fiquei até perdido porque mudaram o projeto de uma peça sempre parecida (que eu saiba, americanos, alemão, francês, coreanos e japoneses usam peças com a mesma função e mesmo layout, só mudando algumas características, na minha experiência). Pois dessa vez veio um pouco diferente.
Eu fiquei meio "mas ué.... Sempre teve nível de precisão de tanto em tal lugar". Aí fui na epopéia tentar descobrir se esqueceram de escrever no blueprint ou eu podia "seguir a norma JiS padrão". Parece que o cliente usou IA pra reorganizar os projetos novos, reduzindo custos, tirou umas tabelas que nem meu chefe sabia que existia (e o cara é mó bitolado em coisas técnicas do trabalho). Aí falaram que iam ver o que vira a sugestão da IA.
Mas daí, foi a IA que resolveu melhorar tal peça, humanos faziam quase do mesmo jeito a décadas.

Mesmo pra produzir blueprint, uma IA faria com facilidade o que um andar inteiro de engenheiros do meu trampo faz. A parte da criação fica pras pessoas que projetaram o negócio (e com ressalvas, já que tem IA projetando coisas).

Mesmo que ainda venha a precisar de humanos pra "montar o que a IA cospe", vai ser o tipo de trabalho que vai ter só pra quem é realmente inteligente, capaz de ainda fazer o que uma IA não faz.
 
Ultima Edição:

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Mesmo que ainda venha a precisar de humanos pra "montar o que a IA cospe", vai ser o tipo de trabalho que vai ter só pra quem é realmente inteligente, capaz de ainda fazer o que uma IA não faz.
E mesmo isso, com ctz tem prazo pra acabar. se n no gpt-5 ou 6, com ctz até o 7 essa porra já tá até dando duplo mortal carpado e tirando emprego de ginasta haha
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.813
Reações
93.105
Pontos
1.353
E mesmo isso, com ctz tem prazo pra acabar. se n no gpt-5 ou 6, com ctz até o 7 essa porra já tá até dando duplo mortal carpado e tirando emprego de ginasta haha

do 3.5 pro 4 o bagulho passou a entender mais que a maioria dos novatos do meu trabalho.
O "Plex artesanal" mesmo, descrevi o que eu queria, perguntei se dava.
e fui jogando as funções, e pedindo alterações em algumas outras.
Depois joguei um pedaço em html de um site com database, falei que eu queria puxar os dados dali, falei que queria arquivar metadados de tais maneiras (mais de uma), nessa eu mandei um pedaço de um código de outro software meu (que era uma parte bem basica, só pra serializar objetos, mais pelo jeito que eu queria que serializasse).
As vezes dava erro, eu só apertava pra copiar o erro no depurador e mandava, sem falar nada, só copiava no chat e dava enter.
Copiava o código corrigido.

E tinha coisa que eu nem sabia direito qual era o melhor caminho, eu descrevi e pedi sugestões e pra listar os prós e contras.

As vezes eu tinha alguma idéia, perguntava se virava, quando a idéia era meio b*sta, ele dizia o porque e sugeria outro caminho.



Ai eu vou trabalhar, o juvenil novato chega em mim com um papel e pergunta "qual o valor disso aqui?", eu olho pro papel e respondo "é só somar os valores inversos e subtrair pelo valor total" (coisa de ensino fundamental brasileiro). Ele "Ohhh!!!! tem razão".... Minutos depois, ele aparece denovo, tem a porra da frase, na porra da lingua dele falando "usar trava de Ø14x30mm / ferramenta L30+"(em JIS padrão L é comprimento em mm). Ele vem e me pergunta, "qual o comprimento total que é pra ficar". Eu fico olhando pra ele e pensando "put* m**** depois dizem que escola japonesa presta".
A pergunta nem fazia sentido :klol, se ele montar a budega do jeito que ta escrito, o comprimento total vai ser a soma dos 2....


No meio do dia, ele vem me perguntar "como não fazer uma cagada la", eu falo"sei la qual a margem da maquina la não, mas se fosse eu, eu levantava 0.03mm, fazia uma vez, mediria com um [seilacomofalaemptbr, é um treco de alta precisão pra medir altura], depois tiraria a diferença e repetiria tais passos "(indicando com o dedo....
Minutos depois, o manolo aparece pra confirmar uma conta de subtração combada com conta de adição.
Isso que o cara ta la faz mais de 1 ano. :klolz
O cara fez faculdade pra trabalhar com aquilo, eu só tenho curso técnico tudo feito nas coxas, parte deles eu não entendi porra nenhuma do que o professor tava falando (faz muito tempo).

Ai eu vou no chatgpt pra me ajudar a resolver uns bagulhos bem mais punks que coisa de ensino médio, e peço pra montar um módulo que entra algum valor e cospe outro valor, nem preciso falar as contas, só descrevo o que eu quero.
:klolz

Não tem como não achar que o GPT é melhor que estagiario humano.
 
Ultima Edição:

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.210
Reações
23.991
Pontos
803


 

operereca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.440
Reações
1.857
Pontos
664
Já tem COVER com músicas inéditas do OASIS alias escutei e sensacional
 


_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409

Google acaba de fundir o google brain e a deepmind. reestruturação pesada por lá pra acelerar o desenvolvimento. corrida tá frenética. esse CEO da deepmind acho que é dos caras mais inteligentes desse meio. boto fé que agora que n tem que dividir os recursos do google com outro setor que faz a mesma coisa, e tá com td sobre o controle dele, o negócio vai voar por lá.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.384
Reações
71.582
Pontos
1.763
Que tal daqui uns 2 ANOS vc chega em casa e queira ver um filme estrelado pela Marilyn Monroe e VOCÊ como protagonistas?

Um dos diretores dos Vingadores Guerra Infinita e Ultimato acha totalmente possível que em 2 anos seja possível:

 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.813
Reações
5.928
Pontos
353
Não é isso que acontece. Áreas regulamentas como essa não possuem concorrência, é um cartel fudido.

Olha o gráfico que postei na página anterior, nos últimos anos, o preço só foi para cima. Habitação, Alimentação, Educação e Medicina, foram ficando cada vez mais caros ao longo dos anos.

https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F975d2151-7def-45a4-8c52-878cf32d8c7b_1320x1424.png
o governo americano
1682453908245.png
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409

se for real é promissor. o foda é que o Musk já foi até processado por fazer propaganda enganosa no passado. Então sei lá se isso ai n é scriptado ou até um cara vestido de robô fazendo hahaha
agora, se for verdade é bem bacana. n acho que populariza pro cidadão médio até o fim da década, mas nesse ritmo acho que até 2030 já vai fazer parte do dia-a-dia ver robôs em empresas e tal até 2030.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
IA generativa não cria nada de verdade, são recombinadoras de conteúdo. Ainda é necessário uma quantidade absurda de dados (gerados por humanos) para treinar essas redes. Isso sem citar na parte adversarial de algumas dessas redes.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
IA generativa não cria nada de verdade, são recombinadoras de conteúdo. Ainda é necessário uma quantidade absurda de dados (gerados por humanos) para treinar essas redes. Isso sem citar na parte adversarial de algumas dessas redes.
"IA generativa não cria nada de verdade": pesquisa sobre o move 37 do alphago. ai vai atrás do paper do "Eureka" da Nvidia e olha como ele faz o mesmo com recompensas pra modelos em robótica, criando equações de recompensa totalmente impensadas, que funcionam mto melhores que qlqr uma feita por humanos. (é o paper da mãozinha robótica girando a caneta). E o Eureka usa o gpt-4 pra isso. se pra vc isso n é criar algo de verdade... bom, então eu tbm n crio nada de verdade, pq nem isso eu sei fazer.
"ainda é necessário uma quantidade absurda de dados gerados por humanos pra treinar essas redes": microsoft anunciou ontem o phi-2. Modelo de 2.7 bi parametros, treinado com 1.4 tri de tokens, que tem performance equiparável ao chatgpt 3.5, o chatgpt grátis. chocou todo mundo pela performance absurda com tão poucos parametros. pra comparação, o chatgpt é baseado no gpt-3, com 170bi parametros. e a questão de "os dados vão acabar" está sendo cada vez mais desbancada pq tudo que foi soltado de pesquisa esse ano, demonstrou que dados sintéticos (produzidos por IA) são melhores pra treinar IA que dados humanos, normais da internet. (o paper do LLM Orca é basicamente sobre isso).

Ou seja, vc só tá soltando senso comum de quem não acompanha o assunto. Essas limitações já estão em vias de ser superadas (dados) ou nem existem (criatividade) - não no nivel que vc coloca. o Demis Hassabis explica isso muito bem, que existem 3 niveis de criatividade: o primeiro é de generalização, vc pega várias imagens de gato e é capaz de criar uma imagem de um gato novo que n existe. esse nivel, as IAs atuais já fazem. o segundo nivel, é o de criar estratégias novas em realidades pré-pensadas. pensar num movimento de jogo novo que ninguem nunca pensou, numa forma de otimizar uma busca que ninguem pensou... essa é a grande força das IAs atuais que tão fazendo justamente isso (alphafold, gnome, o proprio eureka que mencionei acima). E tem o terceiro nivel de criatividade que seria de inventar algo completamente novo do zero. no caso do Go, por exemplo, seria não inventar uma jogada nova, mas inventar o próprio jogo de go. essa criatividade não está presente nos modelos atuais, mas é o que estão perseguindo atualmente pq poderia trazer inovações fantásticas (pensa se fisica, matemática e tal, puder ter teoremas e teorias novas propostas por IA num ritmo de 100 anos de papers produzidos em 6 meses! o avanço seria impensável!).

Enfim, quando se olha pra isso, pensar no que existe hoje é um erro, tem que se pensar no que tá no horizonte e no quanto já mudou em coisa de um ano... e só vai acelerar. quem acha que é gimmick e que a modinha logo passa vai quebrar a cara feio.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409


muito impressionante essa tecnologia da nvidia que mistura nerf com renderização normal e ray tracing. negócio fica absurdo de bonito! será que vai ter jogo nessa geração ainda fazendo uso disso? pq vai ser outro nivel o gráfico do negócio se tiver.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.143
Reações
16.755
Pontos
803
"IA generativa não cria nada de verdade": pesquisa sobre o move 37 do alphago. ai vai atrás do paper do "Eureka" da Nvidia e olha como ele faz o mesmo com recompensas pra modelos em robótica, criando equações de recompensa totalmente impensadas, que funcionam mto melhores que qlqr uma feita por humanos. (é o paper da mãozinha robótica girando a caneta). E o Eureka usa o gpt-4 pra isso. se pra vc isso n é criar algo de verdade... bom, então eu tbm n crio nada de verdade, pq nem isso eu sei fazer.
"ainda é necessário uma quantidade absurda de dados gerados por humanos pra treinar essas redes": microsoft anunciou ontem o phi-2. Modelo de 2.7 bi parametros, treinado com 1.4 tri de tokens, que tem performance equiparável ao chatgpt 3.5, o chatgpt grátis. chocou todo mundo pela performance absurda com tão poucos parametros. pra comparação, o chatgpt é baseado no gpt-3, com 170bi parametros. e a questão de "os dados vão acabar" está sendo cada vez mais desbancada pq tudo que foi soltado de pesquisa esse ano, demonstrou que dados sintéticos (produzidos por IA) são melhores pra treinar IA que dados humanos, normais da internet. (o paper do LLM Orca é basicamente sobre isso).

Ou seja, vc só tá soltando senso comum de quem não acompanha o assunto. Essas limitações já estão em vias de ser superadas (dados) ou nem existem (criatividade) - não no nivel que vc coloca. o Demis Hassabis explica isso muito bem, que existem 3 niveis de criatividade: o primeiro é de generalização, vc pega várias imagens de gato e é capaz de criar uma imagem de um gato novo que n existe. esse nivel, as IAs atuais já fazem. o segundo nivel, é o de criar estratégias novas em realidades pré-pensadas. pensar num movimento de jogo novo que ninguem nunca pensou, numa forma de otimizar uma busca que ninguem pensou... essa é a grande força das IAs atuais que tão fazendo justamente isso (alphafold, gnome, o proprio eureka que mencionei acima). E tem o terceiro nivel de criatividade que seria de inventar algo completamente novo do zero. no caso do Go, por exemplo, seria não inventar uma jogada nova, mas inventar o próprio jogo de go. essa criatividade não está presente nos modelos atuais, mas é o que estão perseguindo atualmente pq poderia trazer inovações fantásticas (pensa se fisica, matemática e tal, puder ter teoremas e teorias novas propostas por IA num ritmo de 100 anos de papers produzidos em 6 meses! o avanço seria impensável!).

Enfim, quando se olha pra isso, pensar no que existe hoje é um erro, tem que se pensar no que tá no horizonte e no quanto já mudou em coisa de um ano... e só vai acelerar. quem acha que é gimmick e que a modinha logo passa vai quebrar a cara feio.
Poderíamos dizer que os dados são o combustível e o acelerador, mas o motor é o método de treinamento?

Talvez seja essa compreensão que falte para quem enxerga essas supostas limitações. O método de treinamento está sendo constantemente refinado, e é ele que define a capacidade da IA. Os dados seriam a ferramenta para aproveitar toda essa capacidade.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
se for real é promissor. o foda é que o Musk já foi até processado por fazer propaganda enganosa no passado. Então sei lá se isso ai n é scriptado ou até um cara vestido de robô fazendo hahaha
agora, se for verdade é bem bacana. n acho que populariza pro cidadão médio até o fim da década, mas nesse ritmo acho que até 2030 já vai fazer parte do dia-a-dia ver robôs em empresas e tal até 2030.

2050

2030 tá aí e não vislumbro nem os veículos autônomos sendo aplicados em massa.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
"IA generativa não cria nada de verdade": pesquisa sobre o move 37 do alphago. ai vai atrás do paper do "Eureka" da Nvidia e olha como ele faz o mesmo com recompensas pra modelos em robótica, criando equações de recompensa totalmente impensadas, que funcionam mto melhores que qlqr uma feita por humanos. (é o paper da mãozinha robótica girando a caneta). E o Eureka usa o gpt-4 pra isso. se pra vc isso n é criar algo de verdade... bom, então eu tbm n crio nada de verdade, pq nem isso eu sei fazer.
"ainda é necessário uma quantidade absurda de dados gerados por humanos pra treinar essas redes": microsoft anunciou ontem o phi-2. Modelo de 2.7 bi parametros, treinado com 1.4 tri de tokens, que tem performance equiparável ao chatgpt 3.5, o chatgpt grátis. chocou todo mundo pela performance absurda com tão poucos parametros. pra comparação, o chatgpt é baseado no gpt-3, com 170bi parametros. e a questão de "os dados vão acabar" está sendo cada vez mais desbancada pq tudo que foi soltado de pesquisa esse ano, demonstrou que dados sintéticos (produzidos por IA) são melhores pra treinar IA que dados humanos, normais da internet. (o paper do LLM Orca é basicamente sobre isso).

Ou seja, vc só tá soltando senso comum de quem não acompanha o assunto. Essas limitações já estão em vias de ser superadas (dados) ou nem existem (criatividade) - não no nivel que vc coloca. o Demis Hassabis explica isso muito bem, que existem 3 niveis de criatividade: o primeiro é de generalização, vc pega várias imagens de gato e é capaz de criar uma imagem de um gato novo que n existe. esse nivel, as IAs atuais já fazem. o segundo nivel, é o de criar estratégias novas em realidades pré-pensadas. pensar num movimento de jogo novo que ninguem nunca pensou, numa forma de otimizar uma busca que ninguem pensou... essa é a grande força das IAs atuais que tão fazendo justamente isso (alphafold, gnome, o proprio eureka que mencionei acima). E tem o terceiro nivel de criatividade que seria de inventar algo completamente novo do zero. no caso do Go, por exemplo, seria não inventar uma jogada nova, mas inventar o próprio jogo de go. essa criatividade não está presente nos modelos atuais, mas é o que estão perseguindo atualmente pq poderia trazer inovações fantásticas (pensa se fisica, matemática e tal, puder ter teoremas e teorias novas propostas por IA num ritmo de 100 anos de papers produzidos em 6 meses! o avanço seria impensável!).

Enfim, quando se olha pra isso, pensar no que existe hoje é um erro, tem que se pensar no que tá no horizonte e no quanto já mudou em coisa de um ano... e só vai acelerar. quem acha que é gimmick e que a modinha logo passa vai quebrar a cara feio.

Tem algum link ou livro que possa indicar para alguém completamente por fora do assunto (eu)?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Poderíamos dizer que os dados são o combustível e o acelerador, mas o motor é o método de treinamento?

Talvez seja essa compreensão que falte para quem enxerga essas supostas limitações. O método de treinamento está sendo constantemente refinado, e é ele que define a capacidade da IA. Os dados seriam a ferramenta para aproveitar toda essa capacidade.
uma analogia que vi e gostei muito é pensar que os modelos de IA são como carros, e dados são como petróleo.
existiam carros antes do motor a combustão, mas eram podres, pouco uteis e tal. da mesma forma existia IA antes de big data. mas era aquela coisa tosca que mal ganhava no xadrez. o carro era uma tecnologia que aguardava uma forma de se tornar util com petroleo como combustivel, da mesma forma que os dados são o combustivel pra IA.
a forma como desenham a IA, é mais ou menos como o design do motor, vc pode ter carros que consomem mto pouco, mas com baixa aceleração e velocidade n mto alta, e que custam um preço relativamente baixo pra produzir. ou vc pode ter uma ferrari fudida que custa os olhos da cara, consome pra porra, voa na pista. O GPT-4 seria a ferrari. esses modelos opensource novos ai, tipo esse phi-2, seria um uninho humilde da galera haha. a questão é que, assim como os motores de carro em 1930 eram bemmmmm piores do que os de hoje (então o motor economico de 1930 era... sei lá, equivalente ao de um SUV hj em dia), o que hj a gnt considera ser econômico, daqui 5 ou 10 anos vai parecer o equivalente a um opala das IAs.

2050

2030 tá aí e não vislumbro nem os veículos autônomos sendo aplicados em massa.
veiculo autonomo é mto mais arriscado que meter um robô de repositor de estoque num supermercado. o carro tem que tomar decisão sozinho em milésimos de segundos e se errar pode matar uma galera. o repositor n arrisca vida de ninguem no que faz e se tiver duvida pode ir até um humano perguntar. acho que robôs chegam antes do que carros, pq podem ser aplicados em questões que são mto menos arriscadas.
Tem algum link ou livro que possa indicar para alguém completamente por fora do assunto (eu)?
cara, livro é mto dificil. se vc pegar um livro de 2021 que pra qlqr outro tema seria considerado super recente, em IA o negócio ia parecer jurássico já. eu acompanho por noticias e youtube, principalmente. vc manja de inglês? pq eu só vejo coisa da gringa, pq é sempre onde sai as coisas primeiro hahaha
se quiser em inglês msm fala que deixo aqui alguns links.
 

JessTorvalds

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
2.103
Reações
4.606
Pontos
753
Falando de IA em 2000: Vai ser revolucionário, muita coisa vai mudar, o mundo será outro.

Vida em 2023 depois da IA: Pessoas usam IA pra criar montagens do Papa de tênis e óculos escuro e pagam o ChatGPT pra perguntar se ele corre ou só caminha quando vai a academia.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
uma analogia que vi e gostei muito é pensar que os modelos de IA são como carros, e dados são como petróleo.
existiam carros antes do motor a combustão, mas eram podres, pouco uteis e tal. da mesma forma existia IA antes de big data. mas era aquela coisa tosca que mal ganhava no xadrez. o carro era uma tecnologia que aguardava uma forma de se tornar util com petroleo como combustivel, da mesma forma que os dados são o combustivel pra IA.
a forma como desenham a IA, é mais ou menos como o design do motor, vc pode ter carros que consomem mto pouco, mas com baixa aceleração e velocidade n mto alta, e que custam um preço relativamente baixo pra produzir. ou vc pode ter uma ferrari fudida que custa os olhos da cara, consome pra porra, voa na pista. O GPT-4 seria a ferrari. esses modelos opensource novos ai, tipo esse phi-2, seria um uninho humilde da galera haha. a questão é que, assim como os motores de carro em 1930 eram bemmmmm piores do que os de hoje (então o motor economico de 1930 era... sei lá, equivalente ao de um SUV hj em dia), o que hj a gnt considera ser econômico, daqui 5 ou 10 anos vai parecer o equivalente a um opala das IAs.


veiculo autonomo é mto mais arriscado que meter um robô de repositor de estoque num supermercado. o carro tem que tomar decisão sozinho em milésimos de segundos e se errar pode matar uma galera. o repositor n arrisca vida de ninguem no que faz e se tiver duvida pode ir até um humano perguntar. acho que robôs chegam antes do que carros, pq podem ser aplicados em questões que são mto menos arriscadas.

cara, livro é mto dificil. se vc pegar um livro de 2021 que pra qlqr outro tema seria considerado super recente, em IA o negócio ia parecer jurássico já. eu acompanho por noticias e youtube, principalmente. vc manja de inglês? pq eu só vejo coisa da gringa, pq é sempre onde sai as coisas primeiro hahaha
se quiser em inglês msm fala que deixo aqui alguns links.

Eu quero... se puder eu agradeço :ksorriso


Falando de IA em 2000: Vai ser revolucionário, muita coisa vai mudar, o mundo será outro.

Vida em 2023 depois da IA: Pessoas usam IA pra criar montagens do Papa de tênis e óculos escuro e pagam o ChatGPT pra perguntar se ele corre ou só caminha quando vai a academia.

Mas já é um avanço e tanto... A coisa veio meio que de sopetão de um ano pra cá.
Tenho contato com professores e eles estão bem preocupados porque o papel deles vai mudar drasticamente. Aquele modelo antigo de ensino já era. Imagina alguém nascendo agora. Em vários mercados daqui já tem autoatendimento, imagina vindo máquinas mais avançadas, já era o trabalho de caixa. Repositor, como o colega acima falou.

Muita profissão só vai se segurar na base da canetada estatal. Advogado, contador, psicólogo, por exemplo.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Falando de IA em 2000: Vai ser revolucionário, muita coisa vai mudar, o mundo será outro.

Vida em 2023 depois da IA: Pessoas usam IA pra criar montagens do Papa de tênis e óculos escuro e pagam o ChatGPT pra perguntar se ele corre ou só caminha quando vai a academia.

"depois da IA" não né. tá só começando kkkk

mas é da hora pensar na ideia haha

"pensando em robos em 2023: nossa, vai ser louco, vou botar ele pra fazer vários projetos DIY pra mim, vai consertar o chuveiro, vai cozinhar, vai limpar a casa, se bobear até de terapeuta eu vou usar çapoha!

quando os robôs chegarem: isso, agora pula num pé só e faz ondinha com a mão cantando "é na boquinha da garrafa""


Eu quero... se puder eu agradeço :ksorriso




Mas já é um avanço e tanto... A coisa veio meio que de sopetão de um ano pra cá.
Tenho contato com professores e eles estão bem preocupados porque o papel deles vai mudar drasticamente. Aquele modelo antigo de ensino já era. Imagina alguém nascendo agora. Em vários mercados daqui já tem autoatendimento, imagina vindo máquinas mais avançadas, já era o trabalho de caixa. Repositor, como o colega acima falou.

Muita profissão só vai se segurar na base da canetada estatal. Advogado, contador, psicólogo, por exemplo.
esse é o que eu mais uso. acho mto bom, direto ao ponto.

esse n é só de IA, mas cobre bastante tbm

ai é bom pra ver os rumores antes msm de saber se são reais. agora msm entrando pra pegar o link acabei de ver que podemos ver o gpt 4.5 em breve haha

esse cara manja bastante do assunto, mas cobre de forma mto extensiva as vezes. os videos de até 20 minutos dele eu gosto bastante.

esse ai faz uns videos semanais cobrindo as novidades, e fala pra leigos msm. gosto do estilo.

esse tbm manja demais e é ótimo em resumir assuntos em videos não muito grandes, dos 3 é o meu favorito.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
pqp, que ANIMAL

Deepmind criou uma IA que pela primeira vez na história é capaz de contribuir com conhecimento novo na área de matemática! revolucionário!
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
954
Reações
2.463
Pontos
273
Logo logo teremos um governo gerido pela IA, e uma tentativa de superação do cálculo econômico com este sistema, daí quero ver.
 

Mt Chuck

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
114
Pontos
43
Todo IA é burro pra c***lho, é incrível como nenhum consegue acertar com precisão questões simples de matemática de segunda série. :viraolho

O dia que pararem de errar contas básicas, aí vou acreditar que são fodões. :klolz
 

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.628
Reações
19.612
Pontos
1.094
Todo IA é burro pra c***lho, é incrível como nenhum consegue acertar com precisão questões simples de matemática de segunda série. :viraolho

O dia que pararem de errar contas básicas, aí vou acreditar que são fodões. :klolz

Exemplo?
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Todo IA é burro pra c***lho, é incrível como nenhum consegue acertar com precisão questões simples de matemática de segunda série. :viraolho

O dia que pararem de errar contas básicas, aí vou acreditar que são fodões. :klolz
essas ia não foram feitas para matematica
 

Mt Chuck

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
114
Pontos
43
Todos eles são incapazes de acertar perguntas primárias que qualquer site mequetrefe com uma calculadora do tipo acertaria.

Exemplo: pergunte pro trio BARD (Google), Bing e ChatGPT algo assim:

- Quantos dias de vida eu tenho, se nasci em 12 de Setembro de 1986 e hoje é 4 de Maio de 2007?

Se vc entrar aqui: https://www.timeanddate.com/date/durationresult.html?d1=12&m1=09&y1=1986&d2=04&m2=05&y2=2007

Vai ver que a resposta correta é 7539. Mas todos os "intelijegues" artificiais erram a conta. Pode perguntar qq coisa envolvendo matemática básica, que a anomalia é a mesma. E não tem complexidade ALGUMA tipo vc perguntar como se produz uma bomba atômica, bastaria haver uma calculadora interna pra que o ChatGPT acertasse, mas quando qualquer questão envolve matemática, eles ficam TILTADOS. :kcry

Outro cenário, eu estou montando um questionário de 38 perguntas, sendo que:

- São 38 para formar: 100 pontos;
- Nota abaixo de 60: reprovado
- 26 questões "normais"; peso maior em 12 consideradas "especiais": 4 - 5 - 11 - 12 - 17 - 18 - 22 - 24 - 25 - 27 - 29 - 30
- Peso de cada questão normal: 2
- Peso de cada questão especial: 4

- Logo, se acertar as 26 normais, mas errar as 12 especiais, vai tirar 52 pontos; já se acertar todas as 38, ganhará 100;

O único IA que acertou esse peso pras normais / especiais foi o BING, já o ChatGPT errou. E dentro das IAs, tem um negócio chamado de "alucinação":


Disso aí pouca gente lembra, mas é outro entrave pra se dizer que esses sistemas são confiáveis. A tal "alucinação" é literalmente tirar respostas do rabo... :kkk
 
Topo Fundo