O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


JESUS CRISTO EXISTIU? - Ótimo debate com Mario Sergio Cortella

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.548
Reações
26.698
Pontos
1.954
O personagem mais fascinante da história da humanidade. Quem foi e como viveu Jesus de Nazaré. O que a história e a arqueologia podem nos dizer sobre seu tempo. O Jesus Histórico foi tema do Canal Livre, que recebe o filósofo Mário Sergio Cortella em 2011.






Trata-se de um ótimo debate que deve ser assistido por cristãos ou não. Alias, em especial para os que costumeiramente criticam o cristianismo demonstrando desconhecimento e preconceito (obviamente não estou generalizando, apenas recomendando o vídeo ainda mais para os que realmente desconhecem a história do cristianismo).

Sei que é um vídeo longo (52 minutos) e poucos terão paciência para ver, mas todos que assistirem serão presenteados com duas dádivas: Conhecimento e um bom debate.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.896
Reações
230.240
Pontos
2.529
O DEUS DAS FORTALEZAS É A RIQUEZA, E ELE TEM COMPRADO A TODOS.
HOJE EDIR MACEDO RECEBERÁ DIVERSAS AUTORIDADES DO MUNDO EVANCELICO E OS RABINOS JUDEUS, TEM COMPRADO A TODOS, O SIMBOLO DA SUA IGREJA É DUAS SERPENTES FORMANDO UM CORACAO E DENTRO DElA A UMA PASSARO BRANCO QUE REPRESENTA O ESPIRITO SANTO, SATANAS PRENDEU O ESPIRITO SANTO ATRAVES DA COMPRA. EXATAMENTE COMO A SABEDORIA DE SALOMAO HAVIA, O SUBORNO CEGA OS OLHOS.
SATANAS VAI COMECAR SUA MATANCA EM BREVE, FUJAM PARA OS MONTES SE NECESSARIO PARA SEREM PROTEGIDOS, OU SE PROTEJAM COM MUITA ORACOES DENTRO DAS SUAS CASAS.
JESUS CRISTO E O SENHOR, A ELE SEJAM DADO TODA HONRA, TODA GLORIA, E TODO PODER.
CASO VISITEM O TEMPLO, DEEM UMA VOLTA AO REDOR E VERA QUE A UM TEMPLO EVANGELICO ESCONDIDO ATRAS, COM O NOME INRI.
JA SABEM O QUE É. A GRACA E A PAS DE CRISTO SOBRE VOCES TODOS.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Eu vou assistir.

Mas eu não acho que alguém sério diga que Jesus não existiu.
 

jukashow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.443
Reações
1.474
Pontos
984
Cortella é fantástico... passeia por todas as áreas esbanjando conhecimento... recomendo assistir qualquer coisa que ele fale
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Legal a entrevista, eu vi na época que passou na TV.

Cada um acredita ou desacredita no que quiser. Mas dizer que Jesus não existiu eu trato como exagero. Da mesma forma que dizer que Platão, Sócrates, Aristóteles, Genghis Khan e Cleópatra nunca existiram...
 


De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Jesus nasceu mesmo 25 de dezembro.

http://veritatis.com.br/doutrina/deus/970-jesus-nasceu-mesmo-num-dia-25-de-dezembro

E mesmo que a data seja de algum deus pagão, ou qualquer coisa do tipo, é algo irrelevante. A data foi cristanizada, não há ninguém voltado a tal deus, seja lá quem digam que ele seja.

No natal se comemora o nascimento de Christo.

https://www.dropbox.com/s/bj03mc1za0ihlwb/Henri Daniel Rops - A vida diária nos tempos de Jesus.pdf

Eu ainda não li esse livro, só um pouco do começo, mas aparenta ser muito bom. Pra quem interessar!
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Cortella é genial, eu mesmo já li alguns livros dele. Para mim está entre os 10 mais importantes pensadores brasileiros da atualidade.
 

Porco Seboso

Bam-bam-bam
Mensagens
7.906
Reações
10.951
Pontos
353
É irrelevante saber se ele existiu ou não, não vai mudar muita coisa na nossa vida atual. Mas pra quem gosta de teologia, misticismo e história, isso é um prato cheio.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Isso pra quem não tem fé.

Eu também já duvidei um tempo atrás, mas percebi que era bobagem minha.
Eu não duvidei de nada e quem disse que tenho não tenho fé?
E não é bobagem minha.
Basta ter cerebro, tempo e um pouco de boa vontade pra ler coisas sobre História apenas.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Eu não duvidei de nada e quem disse que tenho não tenho fé?

Você acredita em Jesus e nos milagres narrados na bíblia feitos por Ele?

Você não tem fé, não nisso especificamente. A não ser que diga que crê, não é o que me pareceu ao usar o termo mágica.

E não é bobagem minha.

Bem, eu falei de mim ali, não de você.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Você acredita em Jesus e nos milagres narrados na bíblia feitos por Ele?

Você não tem fé, não nisso especificamente. A não ser que diga que crê, não é o que me pareceu ao usar o termo mágica.



Bem, eu falei de mim ali, não de você.
Não. Nada de Jesus. Provavelmente existiu, mas se acredito naquilo que está escrito lá? Não.

Não entendi o lance da fé ainda.
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
É irrelevante saber se ele existiu ou não, não vai mudar muita coisa na nossa vida atual. Mas pra quem gosta de teologia, misticismo e história, isso é um prato cheio.

Repito que cada um acredita ou desacredita no que quiser.

Mas Jesus pode trazer ensinamentos úteis e benéficos para a sociedade.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Vou aproveitar o tópico e recomendar para vocês o Poder do Mito que é uma entrevista (de mais de 4h) que Joseph Campbell forneceu para Bill Moyers. Vale muitíssimo a pena assistir, é de conteúdo riquíssimo já que Campbell era um profundo conhecedor de mitologia e religiões.

No Youtube você acha todas as partes da entrevista legendas em PT-BR.
 

Robercletzon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.826
Reações
1.405
Pontos
259
Jesus Cristo se foi carpiteiro não mexeu com madeiras igual ele fala, carpia terreno cortando matos.
Mas creio que era pastor de ovelhas como aparentemente josé era, se fala pouco sobre ele.

Jesus nunca cortou a barba, nem o cabelo, nem as unhas, e era bem escuro de pele, existe uma lei sobre isso: não apareis a ponta das barbas nem cortais os cabelos em redondo.

Criaram um jesus totalmente contrário a bíblia que até mexia com madeira, quando é um mandamento probido criar algo e colocar com formatos das coisas que existem na terra, acima da terra ou debaixo da terra.

Tanto que os homens de antigamente se sentavam no chão para comer, e dividiam os alimentos em iguasi, sem talheres nem nada, isso é comum em cidades pobres de antigamente, asssim como era sua cidade de nazaré, da região da galiléia também, povos humildes e simples.

Jesus sim


o cristo podemos ser todos

Perfeito.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Espero que esse tópico não vire um flamewar.

É irrelevante tentar convencer do sim ou do não para alguém que já criou as suas convicções, portanto, deixem os seus aforismos de lado e tentem contribuir com o tópico de forma mais proveitosa.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.319
Reações
3.208
Pontos
703
Não. Nada de Jesus. Provavelmente existiu, mas se acredito naquilo que está escrito lá? Não.

Não entendi o lance da fé ainda.
Fé que Ele é Deus.

Pior que eu tambem não estou entendento o que você não entende.

:klolz

Você acredita no cristianismo e em Jesus como salvador? Se sim, você tem fé no cristianismo, em Jesus Christo.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.548
Reações
26.698
Pontos
1.954
Jesus nasceu mesmo 25 de dezembro.

http://veritatis.com.br/doutrina/deus/970-jesus-nasceu-mesmo-num-dia-25-de-dezembro

E mesmo que a data seja de algum deus pagão, ou qualquer coisa do tipo, é algo irrelevante. A data foi cristanizada, não há ninguém voltado a tal deus, seja lá quem digam que ele seja.

No natal se comemora o nascimento de Christo.

https://www.dropbox.com/s/bj03mc1za0ihlwb/Henri Daniel Rops - A vida diária nos tempos de Jesus.pdf

Eu ainda não li esse livro, só um pouco do começo, mas aparenta ser muito bom. Pra quem interessar!

Até onde eu sei, a maioria dos historiadores diz que não foi no 25 de dezembro. Isso é bem comentado no vídeo.


Não. Nada de Jesus. Provavelmente existiu, mas se acredito naquilo que está escrito lá? Não.

Não entendi o lance da fé ainda.

Acho que você deveria assistir o vídeo. Não em relação ao assunto fé, mas para entender como se formou a idéia de Jesus como conhecemos hoje.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.548
Reações
26.698
Pontos
1.954
Espero que esse tópico não vire um flamewar.

É irrelevante tentar convencer do sim ou do não para alguém que já criou as suas convicções, portanto, deixem os seus aforismos de lado e tentem contribuir com o tópico de forma mais proveitosa.


Não vai virar. Nenhum dos meus tópicos jamais se transforma nisso. Trata-se apenas de um debate de pessoas com idéias diferentes.

A fé nem é assunto principal aqui, mas o conhecimento histórico e arqueológico sobre a figura mais importante da história humana.
 

Tarkonen

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
9.608
Pontos
293
cara fé n é só em jesus e em outros pseudos-salvadores
olhe um exemplo, o -Jag- tem fé nos reptilianos, assim como na ufologia no geral :kjoinha
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Fé que Ele é Deus.

Pior que eu tambem não estou entendento o que você não entende.

:klolz

Você acredita no cristianismo e em Jesus como salvador? Se sim, você tem fé no cristianismo, em Jesus Christo.
Que ele é Deus não. Existiu? Provavelmente. O cristianismo existe e as pessoas que seguem o cristianismo creem nele como salvador.

Não sigo o cristianismo.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Como eu falei, seguem os links da entrevista, os vídeos estão na ordem cronológica. São mais de 6h de conteúdo, mas vale muito a pena.

Vale lembrar que Campbell foi um grande amigo de George Lucas, e George pediu conselhos a ele quando estava produzindo a sua saga.

01: O Poder do Mito - A Saga do Herói



02: O Poder do Mito - A Mensagem do Mito



03: O Poder do Mito - Os Primeiros Contadores de Histórias



04: O Poder do Mito - Sacrifício e Felicidade



05: O Poder do Mito - O Amor e a Deusa



06: O Poder do Mito - Máscara da Eternidade



07 (EXTRA): O Poder do Mito - George Lucas fala de Campbell para Bill Moyers.

 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.384
Reações
71.583
Pontos
1.763
Selo Cortella de qualidade.

Marcando pra REver, pois vi no Canal Livre quando passou.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Desculpe doom se postei aqui no seu tópico, achei oportuno, mas se for o caso, eu posso criar um tópico a parte.

No que falei sobre o flame eu estava me referindo ao Prophetta e o John, já que ambos estavam mais "animados" para uma discussão mais calorosa. :kcool
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.548
Reações
26.698
Pontos
1.954
Jesus Cristo se foi carpiteiro não mexeu com madeiras igual ele fala, carpia terreno cortando matos.
Mas creio que era pastor de ovelhas como aparentemente josé era, se fala pouco sobre ele.

Jesus nunca cortou a barba, nem o cabelo, nem as unhas, e era bem escuro de pele, existe uma lei sobre isso: não apareis a ponta das barbas nem cortais os cabelos em redondo.

Criaram um jesus totalmente contrário a bíblia que até mexia com madeira, quando é um mandamento probido criar algo e colocar com formatos das coisas que existem na terra, acima da terra ou debaixo da terra.

Tanto que os homens de antigamente se sentavam no chão para comer, e dividiam os alimentos em iguasi, sem talheres nem nada, isso é comum em cidades pobres de antigamente, asssim como era sua cidade de nazaré, da região da galiléia também, povos humildes e simples.


Perfeito.

Acho que a questão das unhas não existe, hein? Também não sei exatamente se os judeus não cortavam o cabelo ou raspavam a barba. Até onde eu sei, existiam situações de purificação onde eles deviam fazer isso.


Dessa questão da madeira eu não sabia. Achei esse link aqui:

http://www.megacurioso.com.br/religiao/40210-voce-sabia-que-jesus-cristo-nao-era-carpinteiro-.htm
Você sabia que Jesus Cristo não era carpinteiro?

219​
COMENTÁRIOS
45.420
Visualizações
Por Daiana Geremias
02 dez 2013 - 12h 27

Não interessa se você é católico ou faz parte de qualquer outra religião. Não importa se você acredita na existência de Jesus Cristo ou não. Independente de qualquer um desses fatores, uma coisa é verdade: todos nós conhecemos a história do “filho de Deus”, não é mesmo?
Agora responda rápido: qual era a profissão de Jesus? Ah, essa é fácil! Carpinteiro é a resposta certa, não é? Bem, de acordo com alguns novos estudos a respeito da tradução da palavra grega “tecton”, citada em Marcos, e escrita “tekton” em Mateus, os termos descreveriam um profissional de serviços gerais.
Esses estudos sugerem que não só Jesus trabalhava como o famoso “faz-tudo” como, ao que tudo indica, serviços envolvendo marcenaria nem faziam parte do seu cotidiano. Contudo, é preciso entender que ele não fazia apenas pequenos afazeres, mas também já foi citado em serviços que envolviam projetos e construções de pontes, templos de pedras e afins – trabalhos que talvez o rendessem, hoje, um futuro como arquiteto ou engenheiro.

FONTE(S)
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.548
Reações
26.698
Pontos
1.954
Desculpe doom se postei aqui no seu tópico, achei oportuno, mas se for o caso, eu posso criar um tópico a parte.

No que falei sobre o flame eu estava me referindo ao Prophetta e o John, já que ambos estavam mais "animados" para uma discussão mais calorosa. :kcool


Pode postar tranquilo. Eu só disse que nunca aconteceu de eu criar tópico sobre qualquer coisa e virar briga. Alguns podem até se exaltar desnecessariamente, mas o tópico continua com discussões saudáveis.
 
Topo Fundo