O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Blz, vamos por partes:

Pessoal, venho aqui com dúvidas sobre o Bitcoin e outras criptomoedas. O @RoLukeSky e o @Cristiano Sword já investem em Bitcoin. Li um link postado do site bitcoinheiros e compreendi um pouco.
O problema é que sou muito desconfiado ainda com essa opção. Se houver um bloqueio governamental sobre a rede (há poucas operadoras de internet no mundo, o que tornaria uma medida assim viável) a fim de bloquear as moedas digitais, já era. Ou se o próprio governo bancar um ataque hacker, bau bau investimentos...

Continuei lendo e pesquisando, até que encontrei alguns cartões de débito multimoedas. Algo com bandeiras consagradas VISA e ELO. Algo que dá para converter em produtos físicos (compras) o valor da criptomoeda. Dá pra sacar em dinheiro vivo, com taxa de 7 reais por saque e 3% de taxa de conversão das criptomoedas. Só não vi ainda se eles rendem alguma coisa ou só acompanham a cotação. Enfim, o que acham?

Eu estou ainda na fase de juntar minha reserva de emergência. 6 meses é a meta final. Por enquanto tenho só 1 mês e até o final do ano pretendo ter 2,5 meses... Infelizmente o ritmo é lento. Gostaria de começar com uns 200 reais em criptomoeda e chegar nuns 1000 até o final do ano, mas quero segurança em primeiro lugar.

Cartões que vi:

UZZO Pay
"Dá" 15 reais pra começar.

Alter - Compre, venda, armazene e gaste bitcoin e altcoins (soualter.com.br)
Bandeira VISA

Bem-vindo à Opey
Quero para poder resgatar imediatamente e com segurança se precisar... Do que adianta ficar com um app bonitinho, com um valor legal na conta se para "usar" é preciso cumprir diversas burocracias?

Opey é golpe, nem vai.
Uzzo pay é estrangeiro, esquece tbm. Vou falar melhor no final do comentario.

Primeiro vc tem que entender como funciona uma cirptomoeda, e em especial o bitcoin, eu tenho todo o capital em cirpto pq me especializei nisso, já tem 4 anos que invisto pesado.
Fazendo um RESUMO rápido da ópera e como as coisas funcionam no mundo das criptomoedas em geral:

Bitcoin é um moeda digital que só pode ser criada atraves do calculo de um algoritmo extremamente complexo, fazer esse calculo pra criação de uma criptomoeda é oq chamamos de mineração. No caso do bitcoin a cada 4 anos o proprio calculo escala em dificudade e a mineração fica mais dificil fazendo vc gastar o mesmo tempo pra minerar metade de BTC (sigla de bitcoin), esse evento se chama Halving, e aconteceu esse ano inclusive, a quantidade de btc que se pode ter na rede é finita, ou seja, diferente do real (ou dolar) que o banco central pode imprimir o quanto de dinheiro quiser, no btc isso nao acontece. A rede que o BTC roda se chama Blockchain, é uma rede descentralizada, onde vc pode ver pra onde foi o dinheiro e de onde vem nas carteiras. Quando vc transfere de uma carteira pra outra, algum minerador tem que "minerar" isso por isso vc paga axas, que são baixas. (Existem outras redes de taxas altas mas nao vou me ater aqui nisso aqui, por se tratar de um resumo).

Voce guarda o seus btc em uma wallet, ou carteira como dizemos tbm, na wallet tem as chaves de publica e privada. A cahve privada é tipo seu login e senha, só que esse são gerados a cada operação, e a chave publica basicamente funciona como seu endereço na rede Bitcoin.

Para podermos comprar ou vender btc, precisamos de uma exchange (corretora), que dependendo do tamanho vai negociar "pares" de btc e outras moedas, podendo ser ALTCOINS(moedas digitais alem do btc: ether, xrp, ltc, nano e etc), FIAT(moedas fiduciarias: real, dolar, euro e etc), STABLECOIN(moedas digitais pareadas em uma moeda fiduciaria, ou seja pra cada uma moeda digital existe um equivalente real ou dolar por exemplo: cbrl, tusd, busd e etc), existem outros detalhes mas essas aqui bastam pro nosso resumo.

Pra poder comprar BTC, vc cria uma conta em alguma exchange BR, sugiro criar em pelo menos umas 1 ou 2 gringa tbm pra poder negociar com mais opções, pq as BR são bem fracas pra trade e tem taxas bem altas.
Cada Exchange tem suas taxas, a mais em conta agora que escrevo é a FoxBit que ta com a taxa de saque de 1,39% + R$ 1,89, NENHUMA EXCHANGE BR FAZ TRANSFERENCIA NO SABADO,DOMINGO OU FERIADOS! e sim, transferem para bancos diversos, desde o bradesco, caixa a nubank e inter.
Para abrir uma uma conta nessas exchanges é como abrir conta em banco digital, mandar rg, selfie com doc, selfie, comp de end e etc. Costumam demorar uns 2 DIAS UTEIS no maximo se tiver tudo certo.
Agora vamos a pratica!
Depois de criar uma conta numa exchange BR, vc pode fazer depositos de BTC com real, seja via boleto, cartao debito, credito, ted e ate pix.
Assim que o pagamento for contabilizado, o dinheiro vai entrar na sua carteira na corretora, em toda exchange vc tem uma carteira vale dizer.
Pronto! Seu dinheiro esta em BTC! Agora o interessante é que vc pode ter uma cold wallet, ou seja uma carteira fria, que nada mais é que uma carteira nao ligada sempre na internet, tem varias, posso falar depois sobre elas se quiserem. Não é aconselhavel deixar quantias grandes de cripto em exchanges, pq já teve ataques de hackers em exchange, mas ai vc pode dizer: mas cristiano, vc nao disse que era seguro? sim, e é, o problema que quando vc deixa dinehiro na corretora, a corretora que fica em posse da sua chave primaria, e ai vc pode ficar exposto, mas quantias menores, eh bem menos chance disso acontecer. O bom eh deixar na exchange so o valor de "treidar".

Vc tbm pode transferir o dinheiro de exchange pra exchange a hora que quiser 24h por dia 7dias por semana, vale ressaltar que se vc tem um saldo em BTC e quer fazer um saque em reais pra sua conta no banco do brasil por exemplo, vc tem que primeiro vender seus btc pra real, ou fazer um trade de BTC\BRL pq na exchange vc tbm pode guardar dinheiro em real de boas.

Sobre o Cartão de debito citado ai e outras facilidades, tem varias, vc tem q ta sempre pesquisando como eh uma area nova, sempre tem empresas boas surgindo com boas propostas.
Pra cartão de debito vc pode usar a NOVADAX(que demora um pouco pra entregar cartão, uns 60 dias por ai, mas eh bandeira visa, passa normal), tem a wallet BITFy, que paga boleto, põe credito em ifood, paga spotyfy e tem cartão de debito virtual elo.
Tem o ALTER bank, que tbm tem o cartao de debito.
Sobre as taxas tem que ver, mas costumam ser baixas, as tarifas do Alter: (eu uso ele pq tem as menores no momento)

Saque na rede Banco 24h R$ 6,90/Por operação
Compras nacionais R$ 0,00/Por operação
Saques internacionaisIOF + R$ 17,00/Por operação
Compras internacionaisIOF + 3%/Por operação

Não comentei mas uso muito o pagamento de boleto via btc, custa 1%, eh muito barato, só não paga boleto de agua/luz/internet, mas o resto eh de boas, quando estou sem pressa, gero um boleto no nubank ou inter e pago com BTC, eh mais barato que sacar pra contar real.

Bem, é isso. Fiz um resumão, espero ter ajudado, duvidas ou coisas que puder ajudar estamos ai.

OBS.: Antes que alguem me pergunte: eu preferir criptomoedas a bolsa, pq tenho pouco capital, e no mundo das cripto vc pode ganhar muito com pouco, e é 24h/7dias por semana, oq me dá mais tempo pra operar uns swing trades da vida.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.279
Pontos
1.503
Agradeço @Cristiano Sword :kjoinha
O rendimento do bitcoin é a própria valorização dele ou há outros investimentos que utilizam essa moeda?
Considerando o algoritmo, significa que o valor da moeda vai pra estratosfera. Isso não seria um ponto negativo? É o próprio algoritmo que expande a moeda? Li que até 2140 serão 21 milhões de bitcoins em "circulação".

Pergunto isso porque já li sobre algumas bolhas especulativas e a moeda virtual ainda não me parece muito segura (como no caso das exchanges que você citou no post).

Vou formando minha reserva de emergência em renda fixa. Eventualmente abrirei uma carteira e vou começar a brincar com isso aí. :ksorriso
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454
Lindos, queria fazer 2 perguntas

O limite de R$20k da venda da bolsa é R$20k de lucro ou R$20k no total? E o imposto que paga é do lucro ou do total vendido?

e a segunda

essas casas de research tipo a Suno são "factuais"? porque estou tentando aprender a fazer o cálculo do Intrinsic value mas está fogo, estou fazendo a conta com a Petrobrás usando o Discounted Cash Flow e o valor está sempre dando negativo :/
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Quero para poder resgatar imediatamente e com segurança se precisar... Do que adianta ficar com um app bonitinho, com um valor legal na conta se para "usar" é preciso cumprir diversas burocracias?

Bom, se esses produtos oferecem de fato conversibilidade facilitada, talvez tenha sua utilidade. Eu prestaria bastante atenção as taxas, pois é nisso que a empresa fará seu dinheiro, e essas taxas são juros compostos agindo contra você.

Aparentemente o user @Cristiano Sword que manja muito mais do assunto não tem ressalvas então deve ser algo viável.

Pessoalmente eu gosto de ir pro lado mais puro e com menos intermediários possíveis.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.180
Pontos
1.434
Lindos, queria fazer 2 perguntas

O limite de R$20k da venda da bolsa é R$20k de lucro ou R$20k no total? E o imposto que paga é do lucro ou do total vendido?
Direto do FAQ lá no Bastter:

Imposto de Renda para Mercado de Ações (operações comuns)

As informações abaixo se referem somente para operações comuns (compra e venda de ações em dias distintos) realizadas no Mercado de Ações à vista, e isso NÃO inclui as operações realizadas na modalidade Daytrade (compra e venda no mesmo dia).

Fato Gerador do IR: lucro na alienação (venda) de ações, quando o volume vendido no mês (total em Reais) for maior que R$ 20 mil, para a venda de uma única ação ou de várias ações.

Base de Cálculo: Resultado positivo da subtração do custo de aquisição da ação do seu valor de alienação. No caso de venda de várias ações, deve ser apurado o resultado de cada venda separadamente. Após estes cálculos, deve ser feita soma algébrica de todos os resultados para apurar a base de cálculo do IR.

Compensação permitida - perdas em outras operações: as perdas incorridas na operações em outros mercados (cotas de ETFs, mercados a termo e ORUTUFs, opções ou no mercado de ações), realizadas no mesmo mês, ou em meses anteriores poderão ser deduzidas do resultado mensal apurado, reduzindo a base cálculo do IR.

Alíquota de IR: 15% sobre a base de cálculo apurada conforme descrito no parágrafo anterior.

Regime Tributação: tributação exclusiva ou seja: o IR é pago por ocasião do fato gerador e não há qualquer ajuste posterior.

Retenção e Recolhimento: apurado em períodos mensais e pago, pelo investidor, até o último dia útil do mês seguinte ao da realização da operação. Deve ser utilizado o código 6015 ao preencher o DARF. É muito importante o preenchimento correto do código. O código errado leva a Receita a não detectar o pagamento do imposto devido.

Responsabilidade pelo Recolhimento: do investidor.

Dedução permitida - IRRF: em vendas maiores que R$ 20 mil, o agente de custódia (corretora) retém um valor chamado Imposto de Renda retido na fonte (IRRF) com alíquota de 0,005%. Este valor não pode ser menor que R$ 1,00 caso em que ele apenas vem indicado na nota de corretagem e não foi retido. Quando é maior que R$ 1,00, a corretora retém o valor como um adiantamento do IR a ser pago e para sinalizar para a Receita que há IR a ser pago (dedo duro). Sendo um adiantamento, ao preencher o DARF e pagar o IR, ele pode ser deduzido do IR a pagar.

Exemplo prático: resultado da venda da ação A +R$ 2.000. Resultado da venda da ação B R$ 3.000. Tendo as vendas somado o total de R$ 21 mil, foi retido na fonte o valor de IRRF R$ 1,05. Existe um prejuízo anterior em venda de ações de -R$ 500 que será deduzido do resultado. Apurando a base de cáculo:

R$ 2 mil + R$ 3 mil - R$ 500 = R$ 4.500 esta é a base de cálculo do IR.

Apurando o IR: R$ 4.500 x 15% = R$ 675,00. Ao preencher o DARF, deduzimos o IRRF de R$ 1,05: R$ 675,00 - R$ 1,05 = R$ 673,95 é este valor que será pago, com o DARF, até o último dia útil do mês seguinte. Apesar desta tolerância, recomendamos que não espere todo este tempo pois é muito comum esquecer de pagar o imposto mas, recomendamos também que não pague no mesmo dia da apuração. Sempre ocorre um esquecimento ou um engano que pode ser revisto e corrigido ao pagar alguns dias depois.

Isenção: Ficam isentos do imposto os ganhos havidos em vendas mensais de ações, e somente de ações, iguais ou inferiores a R$ 20.000,00. Importante observar que os custos da operação não influenciam no limite de isenção, exemplo: venda de uma única ação por R$ 20.050,00. Na nota de corretagem são lançados custos de R$ 63,45 gerando um valor líquido de R$ 19.986,55 a ser creditado na conta do investidor dois dias úteis depois (D+2). Não se engane: a venda foi maior que R$ 20 mil e eventual lucro será tributado em 15%.

(Nunca fiz, então não sei se está certo ou errado - até pq uns posts atrás disseram que era sobre 20k de movimentação mensal, não necessariamente de venda)
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.724
Reações
10.885
Pontos
1.479
Lindos, queria fazer 2 perguntas

O limite de R$20k da venda da bolsa é R$20k de lucro ou R$20k no total? E o imposto que paga é do lucro ou do total vendido?

e a segunda

essas casas de research tipo a Suno são "factuais"? porque estou tentando aprender a fazer o cálculo do Intrinsic value mas está fogo, estou fazendo a conta com a Petrobrás usando o Discounted Cash Flow e o valor está sempre dando negativo :/

R$ 20k de negociação. Se você negociar R$ 20k e tiver lucro de R$ 1, paga IR sobre o R$ 1.

Não entendi o que quis dizer por factual. Posta seu modelo de DCF aí, suas premissas, print do cálculo etc., pra eu ver porque tá dando negativo.
 


Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Lindos, queria fazer 2 perguntas

O limite de R$20k da venda da bolsa é R$20k de lucro ou R$20k no total? E o imposto que paga é do lucro ou do total vendido?

e a segunda

essas casas de research tipo a Suno são "factuais"? porque estou tentando aprender a fazer o cálculo do Intrinsic value mas está fogo, estou fazendo a conta com a Petrobrás usando o Discounted Cash Flow e o valor está sempre dando negativo :/

1. R$20k é o total em vendas que fez num mes. Se você vendeu acima disso e teve lucro, o imposto é calcuado sobre os lucros obtidos. Se vendeu abaixo de 20 mil, qualquer lucro é isento. Isso só vale para operações swing trade (day trade não tem isenção nenhuma, se vendeu 10 reais, tem que pagar imposto sobre o lucro).

2. como assim factuais e o que isso tem a ver com os indicadores da petrobras? não deu pra entender. Sobre a Petrobras, não espere uma análise fácil desse bicho ai não, principalmente em tempos pós-petrolão depois de rombos bilhonários, balanços não auditados muito qustionáveis e baixo preço do petróleo. É normal que tenha indicadores horripilantes.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
(Nunca fiz, então não sei se está certo ou errado - até pq uns posts atrás disseram que era sobre 20k de movimentação mensal, não necessariamente de venda)

Somente venda.

Que imposto teria para ser pago numa movimentação que não fosse venda?

E venda com lucro, é claro. Inclusive, prejuizo acumulado de meses anteriores pode ser usado para abater imposto do lucro futuro. Para carregar de um ano para outro basta declarar o prejuizo acumulado na declaração anual.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.893
Reações
11.981
Pontos
753
Sim, diversificar. Não colocar os ovos todos no mesmo cesto. Agradeço as indicações, vou ver todas elas. :kjoinha

O pouco que guardei está dividido embaixo do colchão, BB, Inter e Nubank. Pretendo ter uma merreca em bitcoin também. Futuramente em ouro e pedras preciosas. Vou "aportando" por mês uma mixaria, principalmente em renda fixa, até formar minha reserva de 6 meses. Depois disso sim começar a investir em renda variável.


Acontece que ainda estou gastando bastante para tentar aumentar minha renda. Essa é a prioridade. É melhor guardar 10% de um salário de 5k do que 10% de um salário de 2,5k, não é mesmo?

Outra coisa que ainda preciso me livrar é dos gastos "desnecessários". Gasto muito com hobbies. De novembro pra cá se foram mais de 1k só com mangás e quadrinhos. Seria melhor ter pego um Amazon Fire e socar de scan nele... mas agi por impulso e pra "ficar bonito na prateleira". Então, além de tudo, preciso de educação financeira. Extrapolei nesse final de ano. :ktriste2


Eu não sou muito fissurado em guardar, como já devem ter percebido, porque acho que a idade é um fator que pesa muito na vida. Se não desfrutar um pouco das coisas em determinada idade, o momento passa e já era. Quando velho a pessoa perde o pique de muita coisa. Não me entendam mal, também não sou inconsequente para achar que ficar velho cheios de experiências, mas com zero de reserva, seja algo sensato. Equilíbrio é o ideal.


O melhor investimento é em você pra aumentar o valor/renda do seu trabalho.

Não precisa focar em ser rico, mas ter algum patrimônio, renda passiva para a idade avançada e não contar só com o Real.

Só segue que é isso aí mesmo.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454
R$ 20k de negociação. Se você negociar R$ 20k e tiver lucro de R$ 1, paga IR sobre o R$ 1.

Não entendi o que quis dizer por factual. Posta seu modelo de DCF aí, suas premissas, print do cálculo etc., pra eu ver porque tá dando negativo.

Não tenho a conta exata que fiz, (joguei fora na frustração kkk) mas estou tentando fazer a conta com essa formula.
discounted_cash_flow.svg


refiz a conta e deu isso
162327

162328

aí o principal problema que tinha é que quando fazia a conta ficava dando R$4-R$7 reais, aí fiz ela + o valor de firma só para ver o resultado e deu R$57 (alto porém mais coerente com a realidade)

Nesse cálculo utilizei os valores de 2019 e 2020 e projetei um crescimento de 25% mas para teste do que uma previsão mais acertada.
e o desconto utilizei o título de 10 anos do tesouro que da ultima vez que olhei estava em 6.87%.


1. R$20k é o total em vendas que fez num mes. Se você vendeu acima disso e teve lucro, o imposto é calcuado sobre os lucros obtidos. Se vendeu abaixo de 20 mil, qualquer lucro é isento. Isso só vale para operações swing trade (day trade não tem isenção nenhuma, se vendeu 10 reais, tem que pagar imposto sobre o lucro).

2. como assim factuais e o que isso tem a ver com os indicadores da petrobras? não deu pra entender. Sobre a Petrobras, não espere uma análise fácil desse bicho ai não, principalmente em tempos pós-petrolão depois de rombos bilhonários, balanços não auditados muito qustionáveis e baixo preço do petróleo. É normal que tenha indicadores horripilantes.
Okay!
Factuais no sentido de se eles só fazem o cálculo e te passam o resultado, meu receio é de terem alguma interferência externa para recomendar um ativo ou etc.


Direto do FAQ lá no Bastter:

Imposto de Renda para Mercado de Ações (operações comuns)

As informações abaixo se referem somente para operações comuns (compra e venda de ações em dias distintos) realizadas no Mercado de Ações à vista, e isso NÃO inclui as operações realizadas na modalidade Daytrade (compra e venda no mesmo dia).

Fato Gerador do IR: lucro na alienação (venda) de ações, quando o volume vendido no mês (total em Reais) for maior que R$ 20 mil, para a venda de uma única ação ou de várias ações.

Base de Cálculo: Resultado positivo da subtração do custo de aquisição da ação do seu valor de alienação. No caso de venda de várias ações, deve ser apurado o resultado de cada venda separadamente. Após estes cálculos, deve ser feita soma algébrica de todos os resultados para apurar a base de cálculo do IR.

Compensação permitida - perdas em outras operações: as perdas incorridas na operações em outros mercados (cotas de ETFs, mercados a termo e ORUTUFs, opções ou no mercado de ações), realizadas no mesmo mês, ou em meses anteriores poderão ser deduzidas do resultado mensal apurado, reduzindo a base cálculo do IR.

Alíquota de IR: 15% sobre a base de cálculo apurada conforme descrito no parágrafo anterior.

Regime Tributação: tributação exclusiva ou seja: o IR é pago por ocasião do fato gerador e não há qualquer ajuste posterior.

Retenção e Recolhimento: apurado em períodos mensais e pago, pelo investidor, até o último dia útil do mês seguinte ao da realização da operação. Deve ser utilizado o código 6015 ao preencher o DARF. É muito importante o preenchimento correto do código. O código errado leva a Receita a não detectar o pagamento do imposto devido.

Responsabilidade pelo Recolhimento: do investidor.

Dedução permitida - IRRF: em vendas maiores que R$ 20 mil, o agente de custódia (corretora) retém um valor chamado Imposto de Renda retido na fonte (IRRF) com alíquota de 0,005%. Este valor não pode ser menor que R$ 1,00 caso em que ele apenas vem indicado na nota de corretagem e não foi retido. Quando é maior que R$ 1,00, a corretora retém o valor como um adiantamento do IR a ser pago e para sinalizar para a Receita que há IR a ser pago (dedo duro). Sendo um adiantamento, ao preencher o DARF e pagar o IR, ele pode ser deduzido do IR a pagar.

Exemplo prático: resultado da venda da ação A +R$ 2.000. Resultado da venda da ação B R$ 3.000. Tendo as vendas somado o total de R$ 21 mil, foi retido na fonte o valor de IRRF R$ 1,05. Existe um prejuízo anterior em venda de ações de -R$ 500 que será deduzido do resultado. Apurando a base de cáculo:

R$ 2 mil + R$ 3 mil - R$ 500 = R$ 4.500 esta é a base de cálculo do IR.

Apurando o IR: R$ 4.500 x 15% = R$ 675,00. Ao preencher o DARF, deduzimos o IRRF de R$ 1,05: R$ 675,00 - R$ 1,05 = R$ 673,95 é este valor que será pago, com o DARF, até o último dia útil do mês seguinte. Apesar desta tolerância, recomendamos que não espere todo este tempo pois é muito comum esquecer de pagar o imposto mas, recomendamos também que não pague no mesmo dia da apuração. Sempre ocorre um esquecimento ou um engano que pode ser revisto e corrigido ao pagar alguns dias depois.

Isenção: Ficam isentos do imposto os ganhos havidos em vendas mensais de ações, e somente de ações, iguais ou inferiores a R$ 20.000,00. Importante observar que os custos da operação não influenciam no limite de isenção, exemplo: venda de uma única ação por R$ 20.050,00. Na nota de corretagem são lançados custos de R$ 63,45 gerando um valor líquido de R$ 19.986,55 a ser creditado na conta do investidor dois dias úteis depois (D+2). Não se engane: a venda foi maior que R$ 20 mil e eventual lucro será tributado em 15%.

(Nunca fiz, então não sei se está certo ou errado - até pq uns posts atrás disseram que era sobre 20k de movimentação mensal, não necessariamente de venda)
thank you!
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.180
Pontos
1.434
Okay!
Factuais no sentido de se eles só fazem o cálculo e te passam o resultado, meu receio é de terem alguma interferência externa para recomendar um ativo ou etc.
Interferência externa SEMPRE vai ter.

Qualquer recomendação vai ser sempre o melhor pra quem recomenda, não pra quem recebe a recomendação.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Factuais no sentido de se eles só fazem o cálculo e te passam o resultado, meu receio é de terem alguma interferência externa para recomendar um ativo ou etc.

Isso seria crime, se tivessem alguma afiliação não declarada com alguma empresa que recomendam aos clientes. Esse tipo de empresa precisa seguir uma série de regras da CVM.

Agora, se elas seguem de fato é outra história. Mesmo agindo 100% dentro da lei, sempre haverá algum conflito de interesse, por menor que seja. Não são instituições de caridade. Por isso é importante você determinar qual destes lhe inspira mais confiança.

Tenha em mente que a CVM é conhecida por ser bem passiva e não fiscalizar fortemente o mercado, agindo somente em cima de denúncias, então normalmente a fama de quem age de má fé costuma chegar muito antes de qualquer atitude punitiva da CVM.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454
Interferência externa SEMPRE vai ter.

Qualquer recomendação vai ser sempre o melhor pra quem recomenda, não pra quem recebe a recomendação.
Isso seria crime, se tivessem alguma afiliação não declarada com alguma empresa que recomendam aos clientes. Esse tipo de empresa precisa seguir uma série de regras da CVM.

Agora, se elas seguem de fato é outra história. Mesmo agindo 100% dentro da lei, sempre haverá algum conflito de interesse, por menor que seja. Não são instituições de caridade. Por isso é importante você determinar qual destes lhe inspira mais confiança.

Tenha em mente que a CVM é conhecida por ser bem passiva e não fiscalizar fortemente o mercado, agindo somente em cima de denúncias, então normalmente a fama de quem age de má fé costuma chegar muito antes de qualquer atitude punitiva da CVM.
Sim, era exatamente por isso que queria saber se alguém que só faz a conta e passa o resultado rsrsrsrsrsrs, mas vou ter que penar então para aprender a fazer as contas sozinho rsrsrsrsrs
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Fiz esse post aqui...


... sobre a taxa para sacar o Bitcoin para sua Wallet.

Aparentemente, comprar e sacar na Binance sai bem mais em conta do que nas outras.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Agradeço @Cristiano Sword :kjoinha
O rendimento do bitcoin é a própria valorização dele ou há outros investimentos que utilizam essa moeda?
Considerando o algoritmo, significa que o valor da moeda vai pra estratosfera. Isso não seria um ponto negativo? É o próprio algoritmo que expande a moeda? Li que até 2140 serão 21 milhões de bitcoins em "circulação".

Pergunto isso porque já li sobre algumas bolhas especulativas e a moeda virtual ainda não me parece muito segura (como no caso das exchanges que você citou no post).

Vou formando minha reserva de emergência em renda fixa. Eventualmente abrirei uma carteira e vou começar a brincar com isso aí. :ksorriso
O rendimento do bitcoin é a própria valorização dele ou há outros investimentos que utilizam essa moeda?
O rendimento do BTC é sua própria valorizacao, é como o dolar por exemplo. Há investimentos que usam BTC, tipo fundos de investimento e fundos de renda variavel. Voce tbm pode investir em mineradoras que te repassam um juros sobre o capital que alocou lá. Esse ultimo tipo de investimento chamamos de POOL

Considerando o algoritmo, significa que o valor da moeda vai pra estratosfera. Isso não seria um ponto negativo? É o próprio algoritmo que expande a moeda? Li que até 2140 serão 21 milhões de bitcoins em "circulação"
Como disse anteriormente o numero maximo de moedas BTC é finito e limitado, 21milhões é o máximo que pode existir no mercado, depois disso o mercado de mineração passaria a ser apenas a validação das moedas. Por ser limitado eh q o BTC valoriza e não inflaciona, pq embora esteja ainda muito num mercado especulativo, a moeda nao tem dono, e o proprio criador (que sumiu no mundo) tbm nao tem mais controle, ninguem pode imprimir mais BTC do que já foi pre definido no algortimo inicial.

Pergunto isso porque já li sobre algumas bolhas especulativas e a moeda virtual ainda não me parece muito segura (como no caso das exchanges que você citou no post).
Sempre tem bolha em tudo ne? E sempre tem risco em tudo tbm. EU guardava até 2014 meu dinheiro em casa numa caixa de whisky, e mesmo assim eu tinha risco de ser assaltado, da inflação e etc.
Sobre as exchanges, como disse o melhor é ter uma carteira fria externa, uam cold wallet, pois ai é bem menor o risco, pq ela fica offline. Tem carteiras especiais pra isso, no meu caso uso um celular velho(q se por acaso quebrar eu tenho as chaves de recuperação e consigo acessar em outro lugar).
Mas o fato é que não se deve deixar grandes quantias de btc (uns 100mil pra cima) em corretoras.

Vou formando minha reserva de emergência em renda fixa. Eventualmente abrirei uma carteira e vou começar a brincar com isso aí.
O melhor que vc faz! BTC é um mercado de renda variavel, eu deixo tudo em criptomoedas pq conheço bem e uso dolar digital tbm. Mas faz isso ai, abre uma conta numa exchange, cria uma carteira e vai todo mes colocando um pouquinho nela, ainda vale muito a pena colocar dinheiro em BTC no longo prazo. É colocar e largar lá por anos. Quem tem feito isso se armou, foi tbm oq me salvou depois de er perdido minha casa pro Doria/covas e ter sido demitido.



Rapaziada que investe em bitcoins, tá informando isso pra receita?
Sim precisa, mas ta muito aberto ainda isso, embora tenha uma lei dizendo q vc tem q declarar, não há como a receita federal fiscalizar isso, a única maneira que a RF pode olhar é pela sua conta corrente em banco normal/digital e em corretoras BR, em corretoras gringas é quase impossivel eles terem acesso.
Embora a Binance (maior corretora de cirpto do mundo) tenha colocado BRL (real) no seu portfolio, a binance disse que só passaria dados se o usuario fizesse trade em BRL
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.724
Reações
10.885
Pontos
1.479
Não tenho a conta exata que fiz, (joguei fora na frustração kkk) mas estou tentando fazer a conta com essa formula.
discounted_cash_flow.svg


refiz a conta e deu isso
Visualizar anexo 162327

Visualizar anexo 162328

aí o principal problema que tinha é que quando fazia a conta ficava dando R$4-R$7 reais, aí fiz ela + o valor de firma só para ver o resultado e deu R$57 (alto porém mais coerente com a realidade)

Nesse cálculo utilizei os valores de 2019 e 2020 e projetei um crescimento de 25% mas para teste do que uma previsão mais acertada.
e o desconto utilizei o título de 10 anos do tesouro que da ultima vez que olhei estava em 6.87%.

Bom, beleza, então não tá dando negativo. Só um disclaimer, não uso isso pra investir, mas uso em consultoria quando o cliente vai comprar uma empresa de capital fechado.

Dito isso, a equação que você referenciou parte do pressuposto que você conhece todos os fluxos de caixa futuros, até o fluxo N, como não é o seu caso, você precisa substituir os fluxos desconhecidos (fora do período explícito) pelo fluxo de caixa na perpetuidade. Ou seja, depois do ano 5, você tem que adicionar um fluxo que vai representar todos os benefícios que a empresa gerará no infinito (perpetuidade) e depois trazer isso a valor presente. Da forma que você fez, é como se a empresa fosse deixar de existir no ano 5, e se esse fosse o caso você deveria acrescentar um valor terminal da venda do negócio no ano 5. De qualquer forma tá faltando acrescentar valores aí. Não seguir esse passo subestimou o valor da empresa. Uma empresa não vale apenas o que ela vai gerar de caixa nos próximos 5 anos.

Você escreveu "1+6,87", se você calculou dessa forma vai dar erro também, porque a taxa é 0,0687. Outro ponto é que não faz sentido você descontar uma empresa por um custo de oportunidade do tesouro direto. Se quiser seguir essa metodologia da forma que ela é usada, você teria que estimar o WACC da empresa pelo CAPM, onde uma das variáveis é a taxa do tesouro direto, somada do risco específico daquele negócio em relação a carteira de mercado (beta), e depois considerar a estrutura de capital do negócio. Esse passo superestimou o valor da empresa porque você não descontou o risco. Pelo seu modelo, o risco dessa empresa é o mesmo do governo (tesouro direto), o que na prática não existe.

Tá faltando mais coisas aí também mas eu ia me extender demais. Mas enfim, começa olhando esses pontos que comentei se for usar isso pra investir, principalmente pelo livro do Damodaran (Damodaran on Valuation).
 
Ultima Edição:

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454
Bom, beleza, então não tá dando negativo. Só um disclaimer, não uso isso pra investir, mas uso em consultoria quando o cliente vai comprar uma empresa de capital fechado.

Dito isso, a equação que você referenciou parte do pressuposto que você conhece todos os fluxos de caixa futuros, até o fluxo N, como não é o seu caso, você precisa substituir os fluxos desconhecidos (fora do período explícito) pelo fluxo de caixa na perpetuidade. Ou seja, depois do ano 5, você tem que adicionar um fluxo que vai representar todos os benefícios que a empresa gerará no infinito (perpetuidade) e depois trazer isso a valor presente. Da forma que você fez, é como se a empresa fosse deixar de existir no ano 5, e se esse fosse o caso você deveria acrescentar um valor terminal da venda do negócio no ano 5. De qualquer forma tá faltando acrescentar valores aí. Não seguir esse passo subestimou o valor da empresa. Uma empresa não vale apenas o que ela vai gerar de caixa nos próximos 5 anos.

Você escreveu "1+6,87", se você calculou dessa forma vai dar erro também, porque a taxa é 0,0687. Outro ponto é que não faz sentido você descontar uma empresa por um custo de oportunidade do tesouro direto. Se quiser seguir essa metodologia da forma que ela é usada, você teria que estimar o WACC da empresa pelo CAPM, onde uma das variáveis é a taxa do tesouro direto, somada do risco específico daquele negócio em relação a carteira de mercado (beta), e depois considerar a estrutura de capital do negócio. Esse passo superestimou o valor da empresa porque você não descontou o risco. Pelo seu modelo, o risco dessa empresa é o mesmo do governo (tesouro direto), o que na prática não existe.

Tá faltando mais coisas aí também mas eu ia me extender demais. Mas enfim, começa olhando esses pontos que comentei se for usar isso pra investir, principalmente pelo livro do Damodaran (Damodaran on Valuation).
LINDO!
era exatamente isso que queria entender!

Muito obrigado mesmo!
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.100
Reações
5.856
Pontos
1.049
Se comprar ação hj há algum risco de dar aquele rolo na declaração de imposto de renda?

Enviado de meu LM-X210 usando o Tapatalk
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.432
Reações
18.706
Pontos
503
Teve aquele rolo com a JHSF esses tempos atrás, que já devia ter ligado o sinal de alerta para quem investe nela. Logo depois anunciaram recompra de ações e agora, hoje, tão anunciando emissão de novas ações lol devem tá sem caixa
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Update da minha carteira...

162486


Olhando pra composição da parte variável...

162477

Bitcoin tomou um grande espaço... houve uma grande valorização no período.

Caminhando na diversificação com 36 ativos....

162483
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Comprou em qual Exchange? Já sacou pra Wallet?

Comprei no coinext mesmo, por sua causa. Não saquei pra wallet nenhuma ainda, minha conta está em análise. Foi só um teste na verdade, 100 reais apenas pra testar, ver se o valor seria transferido, disponibilizado, etc.

Vou ver uma wallet agora, testar o saque e aí sim mando mais um troco pra começar a brincadeira.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.621
Reações
38.922
Pontos
2.069
Comprou em qual Exchange? Já sacou pra Wallet?

Já discutiram isso aqui uns bons dias, mas resume aqui pro pai...

Saca pra uma wallet pra não deixar na corretora, evitando algum risco inerente à corretora, é isso? As wallets cobram taxas?

De toda forma, se um dia eu comprar BTC, aviso vocês, pra dar tempo de venderem antes da queda.
 
Topo Fundo