É interessante isto mas penso que em algum ponto vira uma visão fria e mecânica para inseri-la como critica ao capitalismo.
É como falar que o guri que pagou um sorvete para uma menina é escravo dela, o que na realidade está longe de ser. Ou, se caso ele ainda vive das custas do pai ou vive ali na bolha do pai mas com certa autonomia (trabalha na empresa do papis), o pai seria escravo de ambos.
Como falei, isto é bem avançado pra mim, posso estar com carência de alguma informação e por isto não entender toda corrente.
mas tanto o exemplo do guri pagando sorvete como sendo sustentado pelo pai não leva em conta os sujeitos históricos que são e o conteúdo de gênero e de classe. tipo, se é um guri pagando um sorvete pra uma mina, é um homem pagando (numa situação não claramente explicada). pode significar muitas coisas ou nada.
quando eu falo da mulher do proletário, a defino dentro de uma estrutura, é uma coisa bastante específica.
enfim, é complicado e eu tenho dificuldades pra levar até o fim. admitamos nossa ignorância por enquanto.
Uma coisa que acho curiosa é que o feminismo não é contrário do machismo, entretanto, se tu não for feminista tu é machista......
Sendo que muitas correntes feministas são preconceituosas.. Estranho isso ae
é meio complicado, mas é isso. é que colocar como equivalente tira o conteúdo de cada coisa. machismo é macroestrutural, feminismo é um movimento de empoderamento das mulheres. não são equivalentes mesmo.
e também é meio complicado falar que algumas são preconceituosas. dou dois exemplos pra explicar.
primeiro, alguma que se assuma misândrica. cara, como homem, misandria não me ameaça. nem um pouco. eu sou privilegiado, uma mulher não pode me oprimir por ser mulher. encaro misandria como uma defesa, pensar nisso como opressão é a mesma coisa que dizer que há racismo inverso. por uma questão estrutural, não há opressão vinda do oprimido.
acho que misandria não é caminho, mas não considero preconceito, opressão nem nada.
um exemplo prático: no tópico em que a mina foi estuprada por 5, muitos dos argumentos eram "foi inocente em ir pra casa de 5 meninos". mas uma mulher que tenha um medo tal de ficar perto de homens não seria chamada de misândrica. de fato, ela poderia ser e talvez não tivesse sido estuprada. a misandria dela poderia não ser caminho (porque o erro é o estupro, não ela se relacionar com homens), mas é bastante compreensível.
mas pode haver preconceito. por exemplo, feministas radicais (uma linha dentro do feminismo) não consideram mulheres trans mulheres. isso é transfobia. inclusive a maior treta dentro do feminismo no brasil hoje é por conta dessa questão.
isso, sim, dá pra chamar de preconceito.