A questão é que valor de moeda não é o único fator para preço e nem geração o único fator para custo de produção, haja em vista que FF VII custou mais para fazer que
Horizon Zero Dawn mesmo sem correção monetária.
Até o início da geração havia questionamento da viabilidade do modelo AAA não pelos custos em si, mas pela venda de usados e daí soluções como o passe online e o always on da M$. Só que daí veio a distribuição digital e cada produtora passou a ganhar U$ 20 a mais por unidade vendida (era como se este jogo custasse U$ 80 em versão física), controlaram a venda de usados e de quebra passaram a ganhar uma nota preta em DLCs e microtransactions.
O resultado foi vendas e lucros em patamares nunca antes vistos na indústria dos games. Então quando usaram isso como justificativa para paridade do digital sem aumento do preço dos games achei bem zoado, mas não absurdo, só que quando vieram com este papo para aumentar preço de games (crossgen ainda por cima) para U$ 70 virou piada.
Não vejo nenhum argumento que justifique game digital a U$ 70, com 80% de vendas digitais os caras vão conseguir pagar AAA com 2 milhões de unidades vendidas e vão embolsar todo o resto e isso em um mercado onde vender 4 milhões é moleza. Se isso passar e o consumidor aceitar os caras vão ganhar uma quantidade de dinheiro absurda, vão bater os recordes que já bateram nos ultimos anos e ainda vão pousar de salvadores da pátria, já que "salvaram a industria do fim certo". Nada melhor que uma boa retórica para fazer os outros pagarem o pato.