Galera, uma dica pra vocês: caso a energia em vossas residências dê algum problema, sempre chamem um eletricista antes de contatar a Cia. Elétrica.
Aqui em casa ocorreu o seguinte: amanheci segunda feira e percebi que somente alguns eletrodomésticos funcionavam (os 220v); deduzi que uma das fases havia caído; liguei pra CEMIG pra ver se tinha algum problema na rede, informaram que não, então mandaram os técnicos lá em casa; ao chegar, constataram o furto de um dos cabos de energia (por isso uma fase tinha caído).
O procedimento deles é desligar o relógio e exigem que o cabo seja trocado, não pode fazer emenda. Nisso, gastei um dia com imobiliária pra trocar os cabos, solicitei o religamento do padrão e aí começou meu pesadelo: deram 24h pra religarem, porém, ao passar as 24h eles não apareceram, e depois mudaram a versão: que constava no sistema como manutenção da rede, e daí eles tem até o dia 7 desse mês para religar, ou seja, estou desde segunda sem luz e correndo risco de ficar até a outra segunda!!!!!
Amanhã vou num advogado, além das perdas com a mineração (pífias devido ao meu baixo poder de fogo), os estragos foram enormes: comida jogada fora, clientes não atendidos (trabalho em casa), ficar no escuro, sem tudo que estamos acostumados no dia-a-dia.
Enfim, se eu tivesse contatado um eletricista direto, ele simplesmente teria emendado os cabos e a vida seguia normalmente. Fica meu relato de alerta, caso aconteça com alguém por aqui.