O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Netflix e seu impacto na indústria de animes

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Como já falado, diferente de um bilibili da vida, não temos os dados da CR e Netflix, só lembrando que mesmo com 3mi usuários pagantes a CR tem 90mi de usuários ativos no mês (maioria não pagante), mas se olhar "impacto de público" (sim, basicamente coloquei impacto no MAL, Reddit e Twitter) o que a CR faz parece mais relevante, mas tem aquele detalhe, esse "impacto" é da CR ou do anime?

Outra questão que falamos aqui é o "esforço" da Netflix, anime é algo secundário para eles, diferente das séries e filmes originais. Óbvio que não tem como comparar Peaky Blinders, Stranger Things ou Lucifer com Baki e Great Pretender, mas dá para comparar isso com os animes que saem toda temporada, as séries da Netflix estão entre as principais séries lançadas no ano, filmes estão concorrendo ao Oscar, mas os animes dela não estão entre os principais da temporada (talvez Bearstars).

Mas o principal, qual o impacto da Netflix na indústria? Vi gente falando (youtubers) a uns 3-4 anos atrás que agora com a Netflix na jogada os animes terão uma nova fase, vai ser tudo diferente, mas os originais e parcerias da CR parecem (ou pareciam) muito mais relevantes e "game change" que qualquer coisa que a Netflix fez ou diz que vai fazer.

Você ainda deu dois exemplos que estariam entre os mais relevantes dentro da plataforma, no caso Baki e Great Pretender. Pense que a Netflix tem uns 60 animes mais obscuros que esses dois.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
O impacto da Netflix não é só ela,a sim dos streaming no geral, que sim mudaram a indústria dos animes, hoje o maior mercado de animes é fora do Japão. Com o declínio do DVD/Blu-ray o licenciamento de obras é a maior receita para animes de temporada atualmente. Um exemplo é devilman, o próprio diretor comentou que a Netflix foi a única que quis financiar seu projeto. Dito por muitos diretores, a Netflix dá muita liberdade prós criadores isso acaba se concretizando em obras como live Action de death note, a.i.co ou devilman, Carole e terça feira.... é uma faca de dois legumes.
Teve um impacto nos contratos com estúdios. Pagamentos já pré definidos( não depende de bilheteria de nada ) e orçamentos maiores, além do polêmico CGI muito usado original obras da plataforma, sem esquecer das supostas censuras pela funimation/CR em certos animes são alguns exemplos se é benéfico ou não é outra história. Tudo isso mudou a visão dos japoneses sobre o mercado e os obrigou a olhar pro público externo que já foi muito negligenciado.e não podia esquecer dos originais da crunchyroll e os animes que adaptam obras coreanas que seria inimaginável a anos atrás, então não dá pra colocar todo peso numa única empresa, é uma mudança geral.

Sim, mas desses que você citou o único que se converteu num sucesso foi Devilman Crybaby. Até Carole & Tuesday que é do Watanabe foi um grande fiasco comparando com o que poderia ter sido.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Kuroko no Basket estreia agora dia 15 na Netflix. Aparentemente eles conseguiram exclusividade pra streaming assim como em Evangelion.

Uma velharia ganhando relançamento. Vamos ver o que sai disso.
 

Defender_of_Earth XXIII

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.514
Reações
3.877
Pontos
739
Kuroko no Basket estreia agora dia 15 na Netflix. Aparentemente eles conseguiram exclusividade pra streaming assim como em Evangelion.

Uma velharia ganhando relançamento. Vamos ver o que sai disso.

Meio irrelevante, mas ele não está como "exclusivo Netflix". Deve ser outras dessas coisas que ela coloca na plataforma do nada, tipo Ergo Proxy, Black Lagoon, ou Sangatsu no Lion.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Meio irrelevante, mas ele não está como "exclusivo Netflix". Deve ser outras dessas coisas que ela coloca na plataforma do nada, tipo Ergo Proxy, Black Lagoon, ou Sangatsu no Lion.

Nos EUA, a Netflix conseguiu direitos de dublagem da série. Tá registrado na tabela do SAG-AFTRA.
Ele pode não estar com selo original, mas ele não veio nos mesmos moldes que Ergo Proxy e etc, que ela só comprou com Aniplex e outras distribuidoras que simplesmente jogam no catálogo e dane-se.
 
Ultima Edição:


Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
https://www.jbox.com.br/2021/01/14/...vo-trailer-traz-a-data-de-estreia-na-netflix/

Sem Saída / Tenku Shinpan / High-Rise Invasion estréia dia 25 de fevereiro na Netflix.

Ainda tentando entender porque investiram dinheiro nisso (no sentido de ser a adaptação de um mangá "antigo" e relativamente desconhecido, até onde sei).

Investiram dinheiro em porra de Cagaster of an Insect Cage em pleno 2019. Esse aí até que não é tão b*sta quanto o Cagaster. Pelo menos não vai ser CGI, mas concordo que é outro título que não tinha necessidade nem de existir.
 

ghfrc

Bam-bam-bam
Mensagens
7.144
Reações
10.392
Pontos
353
https://www.jbox.com.br/2021/01/14/...vo-trailer-traz-a-data-de-estreia-na-netflix/

Sem Saída / Tenku Shinpan / High-Rise Invasion estréia dia 25 de fevereiro na Netflix.

Ainda tentando entender porque investiram dinheiro nisso (no sentido de ser a adaptação de um mangá "antigo" e relativamente desconhecido, até onde sei).

Devem estar recebendo pra tentar ressussitar a marca, a netflix é só uma das partes. Pq se parar pra pensar o mangá está saindo pela Panini aqui também, um mangá antigo e relativamente desconhecido, e sendo publicado recentemente em outros países (duvido ser só aqui). Então quem sabe?

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Devem estar recebendo pra tentar ressussitar a marca, a netflix é só uma das partes. Pq se parar pra pensar o mangá está saindo pela Panini aqui também, um mangá antigo e relativamente desconhecido, e sendo publicado recentemente em outros países (duvido ser só aqui). Então quem sabe?

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk

Foda é que o marketing da Netflix é tão inexistente que eu me pergunto até que ponto isso alavanca as vendas do mangá.

Títulos que estão na Netflix que deveriam ser arrasa-quarteirões, são simplesmente escondidos no catálogo da empresa por causa do mal marketing dela.
 

Defender_of_Earth XXIII

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.514
Reações
3.877
Pontos
739
Se brincar, o anime tava planejado para 2019/20, mas só vão lançar agora por causa da pandemia. Isso explicaria o lançamento de um mangá desconhecido e sem a propaganda do anime aqui no Brasil.

Quanto o anime em si, deve ser uma aposta pra alavancar a marca mesmo, já que o mangá está na continuação. Mas aí cai no problema da falta de marketing da Netflix. Enfim, vamos ver se vai causar barulho ou se vai ser ignorado (se a dublagem for boa, vai ser bônus).
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Se brincar, o anime tava planejado para 2019/20, mas só vão lançar agora por causa da pandemia. Isso explicaria o lançamento de um mangá desconhecido e sem a propaganda do anime aqui no Brasil.

Quanto o anime em si, deve ser uma aposta pra alavancar a marca mesmo, já que o mangá está na continuação. Mas aí cai no problema da falta de marketing da Netflix. Enfim, vamos ver se vai causar barulho ou se vai ser ignorado (se a dublagem for boa, vai ser bônus).

Acho mais fácil ser ignorado, tal como 90% dos animes originais da plataforma. Ainda mais que esse não aparenta ter nenhum atrativo específico.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.056
Reações
5.657
Pontos
1.164
Eu acho que falta a netflix sugerir mais, eu entro la e eles só segurem lixo, ou insistem naquilo que ja assisti, devia ter um local pra por oq eu qro que sugira. Mas ultimamente os contudos da neflix estao meio no lacre, então logo mais deixarei de pagar.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.820
Reações
2.766
Pontos
703
Ainda acho que dessa nova leva de animes da Netflix só Way of Househusband vai dar bom, mas não por causa da Netflix.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Ainda acho que dessa nova leva de animes da Netflix só Way of Househusband vai dar bom, mas não por causa da Netflix.

Tem também o Spriggan, que já teve um longa nos anos 90 de bastante sucesso até. Mas o resto eu não vejo muito futuro mesmo não.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.722
Pontos
1.814
Eu acredito que quem trabalha no netflix não consegue avaliar o que tem chances de sucesso ou não e também não consegue avaliar qual diferenças um anime popular de um impopular e sendo justo são questões que a própria TV mainstream Japonesa também tem dificuldades, eles só tem métricas melhores em função da experiência, mas mesmo assim tem uma pilha enorme de animes que qualquer um conseguiria ver que não teria potencial nenhum.

Provavelmente eles acreditam que basta um sucesso para compensar todos os fracassos, o que talvez seja verdade em termos financeiros, então estão atirando no escuro com na expectativa de eventualmente acertar em alguma coisa, é verdade que algumas series obscuras ou antigas, não necessariamente animes, que inclusive já estão alguns anos no netflix eventualmente viralizam por algum motivo e conseguem bons números.

Eu acho que a crunchyroll tem um olho melhor para o que tem chances de sucesso ou não, mas eles acabaram atirando no próprio pé tentando acelerar essas produções para o seu pico ao invés de deixar acontecer naturalmente.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Eu acredito que quem trabalha no netflix não consegue avaliar o que tem chances de sucesso ou não e também não consegue avaliar qual diferenças um anime popular de um impopular e sendo justo são questões que a própria TV mainstream Japonesa também tem dificuldades, eles só tem métricas melhores em função da experiência, mas mesmo assim tem uma pilha enorme de animes que qualquer um conseguiria ver que não teria potencial nenhum.

Provavelmente eles acreditam que basta um sucesso para compensar todos os fracassos, o que talvez seja verdade em termos financeiros, então estão atirando no escuro com na expectativa de eventualmente acertar em alguma coisa, é verdade que algumas series obscuras ou antigas, não necessariamente animes, que inclusive já estão alguns anos no netflix eventualmente viralizam por algum motivo e conseguem bons números.

Eu acho que a crunchyroll tem um olho melhor para o que tem chances de sucesso ou não, mas eles acabaram atirando no próprio pé tentando acelerar essas produções para o seu pico ao invés de deixar acontecer naturalmente.

Sobre o parágrafo negritado, da parte de seriados, eu acredito que isso seja plenamente possível, mas da parte de animes eu acho dificílimo. A maioria fica bem escondida na plataforma e no fim muitos acabam nem sabendo da existência.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Curiosamente, o Wendel Bezerra fez um vídeo citando 5 animes originais da Netflix, que foram dublados na Unidub, no estúdio dele:




Não são os únicos. Ele não citou, por exemplo, Gunjou no Magmel, que foi dublado lá. Não citou também as continuações do que havia sido dublado em Campinas, como Baki, High Score Girl e Forest of Piano.

Mas o pior nisso tudo, é ele ter citado o filme do Kabaneri. Não que o filme seja ruim ou que a dublagem tenha ficado ruim, mas pelo fato da Netflix ter somente o filme no catálogo, e não a série. Esse filme é sequência da série. Quem assiste sem ter visto a série fica perdido.

O pior é que, esse nem é o primeiro caso de franquia licenciada pela metade da Netflix. Teasing Master Takagi-san também passou por isso. Eles basicamente licenciaram e dublaram apenas a segunda temporada, pulando a primeira.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não foi a netflix que produziu o anime, eles só compraram os direitos.

A Netflix não produz diretamente anime nenhum. Eles não tem um estúdio de anime onde produzem. Eles compram direitos exclusivos pro exterior, e é isso que define se um anime é original deles ou não. Nanatsu é. A dublagem é encomendada por eles. Os direitos de streaming são exclusivos deles.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.722
Pontos
1.814
Sobre o parágrafo negritado, da parte de seriados, eu acredito que isso seja plenamente possível, mas da parte de animes eu acho dificílimo. A maioria fica bem escondida na plataforma e no fim muitos acabam nem sabendo da existência.

Sim.

O que eles querem e como de fato se organizam para tal são coisas diferentes, o fato é que o netflix por muito tempo esteve em um momento confortável e provavelmente existe bastante resistência em mexer no que funcionava.

A Netflix não produz diretamente anime nenhum. Eles não tem um estúdio de anime onde produzem. Eles compram direitos exclusivos pro exterior, e é isso que define se um anime é original deles ou não. Nanatsu é. A dublagem é encomendada por eles. Os direitos de streaming são exclusivos deles.

Eles investem dinheiro no projeto, compram a exclusividade para streaming e devem ganhar uma % em cima do lucro de merchandise e vendas de BD.
 

ghfrc

Bam-bam-bam
Mensagens
7.144
Reações
10.392
Pontos
353
Sendo assim, qualquer coisa então é ''original'' da netflix.
mas é isso mesmo, eles desvirtuam o significado das palavras e chamam de "Original Netflix" suas obras exclusivas. Então quando ouvir essas duas palavras juntas apenas pense em algo exclusivo do catálogo deles

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Sendo assim, qualquer coisa então é ''original'' da netflix.

Não. Coisas como One Piece, Naruto, Parasyte, One Punch Man, No Game No Life estão na Netflix, mas ela, por exemplo, não é a empresa responsável por produzir a dublagem das mesmas e nem terá tais séries por tempo indeterminado em seu catálogo e nem de forma exclusiva; Naruto por exemplo, tá em diversas outras plataformas também de streaming.

É diferente de Nanatsu.

mas é isso mesmo, eles desvirtuam o significado das palavras e chamam de "Original Netflix" suas obras exclusivas. Então quando ouvir essas duas palavras juntas apenas pense em algo exclusivo do catálogo deles

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk

Mas no fim é isso. Se tá lá de forma exclusiva e eles produziram dublagem do bolso deles, então é original deles.
 

ghfrc

Bam-bam-bam
Mensagens
7.144
Reações
10.392
Pontos
353
e nem terá tais séries por tempo indeterminado em seu catálogo e nem de forma exclusiva.

Netflix é bem complicada pois até seus "originais" podem sair dali e não renovarem. Acho que rolou com Sidonia e Ajin, literalmente os primeiros "originais" da plataforma

por isso odeio esse termo, mas eu n controlo a empresa e não posso fazer nada sobre isso. Hoje rola mt besteira de patentear nomes desnecessarios, como o fato de apenas a funimation ter o direito de usar a palavra "simuldub" mas aí já seria assunto pra outro tópico

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Netflix é bem complicada pois até seus "originais" podem sair dali e não renovarem. Acho que rolou com Sidonia e Ajin, literalmente os primeiros "originais" da plataforma

por isso odeio esse termo, mas eu n controlo a empresa e não posso fazer nada sobre isso. Hoje rola mt besteira de patentear nomes desnecessarios, como o fato de apenas a funimation ter o direito de usar a palavra "simuldub" mas aí já seria assunto pra outro tópico

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk

Ajin que eu saiba tá lá, não? E ele veio depois de Nanatsu, por exemplo. Já Sidonia eu sei que saiu porque a série teve um remaster em 4K no Japão.
 

JANDRADE

Supra-sumo
Mensagens
402
Reações
510
Pontos
178
Esses dias eu peguei uma propaganda da Netflix com a tersseira temporada de Nanatsu no Taizai nos anúncios do YouTube, é claro Nanatsu é o anime mais popular da plataforma, mais já mostra que eles tem algum interesse em fazer propaganda de seus animes.

No entanto o que se percebe é que eles quase sempre fazem propaganda apenas para o público casual da plataforma, que assiste apenas algum anime e outro de tabela, os otakus ficam no escanteio.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
  • HOME
  • 2021
  • FEVEREIRO
  • 16
  • NETFLIX FAZ PARCERIA PARA ABRIR CURSO DE ANIMAÇÃO PARA JOVENS NO JAPÃO
Imagem: Fachada da Netflix.

ANIME COTIDIANO
NETFLIX FAZ PARCERIA PARA ABRIR CURSO DE ANIMAÇÃO PARA JOVENS NO JAPÃO
A Netflix vai cobrir os custos do programa.
Por Jean Clemente / 16 de fevereiro de 2021 às 15:00
A Netflix anunciou a WIT Animator Academy, uma parceria com o estúdio WIT e Sasayury Video Training Center, para treinar jovens animadores. O serviço de streaming planeja cobrir o custo do programa durante anos, incluindo a taxa de admissão no curso de cerca de 600 mil ienes (cerca de 30 mil reais) e uma ajuda mensal de 150 mil ienes (R$7.600,00).
O primeiro curso começará já em abril e terá a duração de 6 meses. Apenas 10 alunos farão parte deste curso inicial, tendo como requisitos serem residentes no Japão, ter entre 18 e 25 anos e já serem formados no equivalente ao ensino médio, ou completarem a formação até março – o ano letivo japonês é diferente do nosso, tendo início em abril e só terminando em março do ano seguinte.

Os graduados terão a oportunidade de trabalhar em animês originais da Netflix feitas nos estúdios WIT ou Production I.G., mas apenas trabalhando com intervelações – animações feitas entre frames para dar a sensação de fluidez.
A parceria entre as empresas começou em 2018, com o intuito de melhorar o catálogo de animações japonesas no serviço de streaming.
 

Ducellus

Habitué da casa
Mensagens
36
Reações
158
Pontos
53
Production I.G. quer concentrar-se em animes que resultem no Ocidente
Por Helder Archer - 16 , Fevereiro , 2021
Production I.G.

Num artigo no Financial Times, George Wada, o vice-presidente sénior da Production I.G. falou sobre a estratégia do estúdio e a perspetiva da Sony para competir contra serviços como Netflix e Amazon Prime.
No artigo ele afirma:
Num ponto de inflexão crítico – onde mais da metade das receitas de anime são geradas fora do Japão – está prestes a ser ultrapassado. A frenética década de fusões e aquisições externas do Japão corporativo reconheceu que, num mercado doméstico em declínio, o crescimento deve vir do exterior: o anime agora está provisoriamente a fazer o mesmo.
Ele afirmou igualmente que a Production I.G. deve mudar o seu foco para conteúdo que vai “ressoar internacionalmente”:
É difícil operar um negócio exclusivamente no Japão. Em vez de um processo de duas etapas em que entregamos títulos que foram sucesso no Japão para o resto do mundo, devemos agora concentrarmo-nos num conteúdo que terá repercussão não apenas no Japão, mas internacionalmente.
Claro está que alguns fãs receiam que os estúdios de animação ao ficarem-se mais no Ocidenta façam com que o anime perca alguma da sua identidade.

Fonte: https://www.otakupt.com/anime/production-i-g-quer-concentrar-se-em-animes-que-resultem-no-ocidente/

Pelo jeito a Sony vai investir pesadamente no ocidente e esquecer do Japão.

Sinceramente, complicado opinar sobre isso, só vendo para saber. A indústria de animação japonesa anda passando por um período de crise e com falta de ideias, gerando apenas produto de massa, cheio de fanservice e isekais.

Se a Sony resolver investir mais em obras voltadas para o ocidente, só espero que tenham um teor mais sério, seinen, com foco na realidade da vida e não em otakice, se não vai ser mais do mesmo. A única coisa que receio é a lacração do ocidente. Se vier a contaminar as futuras obras, não vai ser diferente do fanservice do Japão.

Sempre sonhei em ver animes com o tom de seriedade que há nas obras da HBO. Já imaginou um remake de Monster dirigido por Del Toro? Alguma obra original dirigido pelo Kojima? O próprio Kojima já comentou que gostaria de produzir um anime, talvez essa seja uma oportunidade para que isso aconteça.

Quem ganhará? Anime oriental com fanservice vs. Anime ocidental com lacração? Só o tempo dirá.
 
Ultima Edição:

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.945
Reações
11.722
Pontos
1.814
Production I.G viveu de Hakyu por anos, mas a franquia já perdeu o folêgo com as fujoshis, mas os tempos de Psycho Pass e Gargantia já passaram, acho que Maria The Virgin Witch foi o último anime realmente decente deles, de resto temos sequencias terríveis, adaptações terríveis, não me surpreende que tentem mudar de foco.

Mas não adianta, os animes mais populares no Japão, são os mais populares fora do mundo também, se eles acham que vão descobrir a formula do sucesso e vão fazer uma obra que vai ressoar internacionalmente... quero dizer, Bomberman Zero também foi um jogo criado para ressoar com as audiências internacionais...

Apesar de que isso é papo para os investidores da empresa, não faz muito tempo a China seria o ambiente que mudaria as fortunas das empresas Japonesas, exceto que a China aprendeu como fazer seus próprios animes e animações e basicamente tirou o espaço de crescimento dos Japoneses.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Sobre a Netflix em si, o canal de animes deles no Youtube cresceu. Tão com mais de 200 mil inscritos e postando vídeos multilingues agora:










Além de promocionais com seiyuus e coisas do tipo:
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.820
Reações
2.766
Pontos
703
Então esse canal é um Crunchyroll collection mesmo, pensei que seria algo mais diferente, problema é que a Netflix não tem "anime novo", eles estão postando recorte de Eva e SAO, deve ter 1 milhão desses no youtube. Apesar que tem uns diferentes, vídeos iguais esse ultimo, entrevistas e aqueles com youtuber de anime, seria legal eles postando bastidores, igual aquele que a CR fez com um dos animadores de OP, por exemplo.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.820
Reações
2.766
Pontos
703
Production I.G viveu de Hakyu por anos, mas a franquia já perdeu o folêgo com as fujoshis, mas os tempos de Psycho Pass e Gargantia já passaram, acho que Maria The Virgin Witch foi o último anime realmente decente deles, de resto temos sequencias terríveis, adaptações terríveis, não me surpreende que tentem mudar de foco.

Mas não adianta, os animes mais populares no Japão, são os mais populares fora do mundo também, se eles acham que vão descobrir a formula do sucesso e vão fazer uma obra que vai ressoar internacionalmente... quero dizer, Bomberman Zero também foi um jogo criado para ressoar com as audiências internacionais...

Apesar de que isso é papo para os investidores da empresa, não faz muito tempo a China seria o ambiente que mudaria as fortunas das empresas Japonesas, exceto que a China aprendeu como fazer seus próprios animes e animações e basicamente tirou o espaço de crescimento dos Japoneses.
Vamos fazer animes para agradar o ocidente.
Resultado - animes como Carole & Trusday, Great Pretender e a tentativa da CR com webtoons, fizeram tanto ou menos sucesso que Kanojo Okarishimasu, Uzaki-chan e o anime da menina do escudo (fez muito sucesso na China), nem precisa citar Jujutsu Kaisen e Kimetsu no Yaiba, isso que to falando de anime novo.
 
Topo Fundo