No fim tudo depende de como o jogo foi desenvolvido.
Um jogo que for desenvolvido com o devkit pro
ps5 e depois portado para o scarllet, terá gráficos e performance pior no scarllet, mesmo que o scarllet seja superior ao
ps5 em termos de poder bruto.
Muito difícil as gananciosas empresas investirem para uma qualidade maior nos ports, alguns ports chegam a ser ridículos e não tem nada a ver com hardware.
A diferença na verdade vem no esmero da desenvolvedora com a versão da plataforma (em outras palavras, quanto ela está disposta a gastar nisso).
Por isso que PC é muito mais potente, mas seus gráficos não são proporcionalmente melhores que os de console por sua potência, pois uma grande fatia dos recursos de desenvolvimento são gastas com questões de compatibilidade... E mesmo assim temos problemas.
Todo PC gamer deve ter tido a experiëncia de baixar um versão específica do driver pra sua placa-de-video pra determinado jogo funcionar...
Acho que a decisão de qual será a "plataforma berço" do game, aliada com a política de qualidade são os fatores que determinam como será a performance, o resto influencia mas a gente sabe que cortar a grama é sempre mais fácil.