O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que aconteceu com a física dos jogos ?

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
A física do Zelda Breath of the Wild quando incorporada ao gameplay foi a que mais me impressionou nessa geração.

É realmente incrível.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.800
Reações
9.042
Pontos
753
A física do Zelda Breath of the Wild quando incorporada ao gameplay foi a que mais me impressionou nessa geração.

É realmente incrível.
Eu fico até triste de não ter sentido e visto nada demais na física desse jogo

Se você pudesse descrever detalhes do jogo que encontrou isso ,só para ter uma ideia e conseguir visualizar ,pq joguei umas 80 horas , e queria saber os momentos



Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Parece que é meio questão de foco das produtoras, antes davam foco na física e tals, hoje com 4K, HDR e afins, realmente o foco está na resolução, movimentação personagens, etc.
Acho.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Acho que é simples. Primeiro, esse tipo de física requer uma quantidade de processamento incrível, coisa que os consoles atuais não dispõe e, hoje, se você lançar um jogo com gráfico de ps2/ps3 com uma fisica foda, não vai vender tanto justamente pela critica em cima dos gráficos "feios". Criticar isso ai pra mim é igual criticar Battle Royale. A Galera pode criticar a vontade (eu mesmo não gosto tambem), mas não tem como negar que faz sucesso e é popular, ou seja, tem MUITO mais gente que curte do que gente que não curte. Somos a minoria. Não acho que tenha tanta gente ai fora ligando pra física realista.

Far Cry 5 foi o único que joguei até o fim. Pode ter uma física de m****? Pode. É divertido? Bastante. Seria mais divertido com uma física realista? Sinceramente, não sei.

Outro lado da historia é o da produtora. Produzir jogos AAA hoje em dia está cada vez mais caro. É surreal o quanto esses jogos custam. Se você der bobeira demais, o jogo acaba saindo mais caro do que o potencial de retorno (cof cof Kojima) e a satisfação dos acionistas vai lá embaixo e pronto, já é crise na empresa. Penso que na próxima geração teremos uma física melhor porem física foda mesmo vai ser só nos indies e jogos mais baratos.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
A melhor coisa dos Force Unleashed é brincar com a física. De resto o jogo é fraquinho, level design terrível.

E o que aconteceu? Call of Duty acontecey. Praticamente todos os games estavam investindo em físicas bacanas, até que MW4 foi lançado, CoD virou a maior farnquia com gráficos totalmente estáticos, e todo mundo resolveu abandonar essas físicas complexas ao mesmo tempo.

O último jogo grande que fez uso bacana foi o Zelda BoTW.
 


Lord_Vader

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.321
Reações
745
Pontos
1.229
Aconteceu AMD Jaguar na indústria de games.
Foi exatamente esse o problema, com uma CPU fraca, tiveram que jogar mais trabalho para a GPU e com isso sacrificaram a física, eu joguei o Batman no PC e no PS3 e era bem interessante ver a diferença na física (no PC usa o Physx da Nvidia). Basta ver que em jogos como o BF1943 era possível destruir tudo, se vc desse um ataque aéreo destruia as casas e ficava com menos locais para se esconder, no Crysis 1, vc atira na floresta e derruba todas as árvores.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Eu fico até triste de não ter sentido e visto nada demais na física desse jogo

Se você pudesse descrever detalhes do jogo que encontrou isso ,só para ter uma ideia e conseguir visualizar ,pq joguei umas 80 horas , e queria saber os momentos

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

vc jogou sob o efeito das poções? :ksafado

pq nao vi nada de fisica la rsrs

Só pode ser hate ou não jogaram o jogo.:facepalm
A todo momento é preciso usar a física do jogo para resolver os puzzles das shrines.







 
Ultima Edição:

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.692
Reações
25.693
Pontos
1.374
Fisica em jogos é algo mtu dificil e complexo de programar, então pra poupar tempo eles colocam apenas o necessário pro gameplay ou como foco do gameplay como em star wars force unleashed, que por sinal era um jogo mediocre mesmo pra época. Não adianta ter fisicas maravilhosas se o gameplay não complementa.

As empresas mal estão conseguindo mandar jogos completos pra gente com fisica básica, se for ter fisica completa vai levar mais tempo ainda pra fazerem certos jogos.

quem tava focando em fisica era a Nvidia com o Physx e hairworks, mas ninguem habilitava isso pq comia mtu poder de processamento da CPU e isso em pc potente, imagine em consoles que mal conseguem manter 30 FPS??? Ou seja, jogador de console querer fisica completa em jogos é que nem mendigo de rua querer almoçar no outback.
 
Ultima Edição:

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
Só pode ser hate ou não jogaram o jogo.:facepalm
A todo momento é preciso usar a física do jogo para resolver os puzzles das shrines.








parabéns por ter sido o unico a responder, mas nem se de mais o trabalho
hatear nintendo é normal, agora minimizar a fisica como 'bobinha' sendo que TODA midia e gamers elogiam é sacanagem
 

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.337
Reações
5.333
Pontos
1.049
Essa física fuderosa do Force Unleashed, é nada mais nada menos que aquela delícia chamada Euphoria rolando, em conjunto provavelmente com Havok, os objetos setados para terem física na Euphoria tem a tendência de conservar a massa, entre outros truques, e por isso soa muito natural (logicamente com um put* de um trabalho de animação e programação bem feitos). Coisa que está integrada no fonte da RAGE (A Engine da Rockstar desde o Table Tennis), e por isso o GTA IV era um monstro nesse quesito. No V ainda mantiveram, pois está no fonte da engine, mas provavelmente reduziram a utilização por motivos de processamento mesmo
Sensacional, a titulo de curiosidade, ver as tech demos e ler um pouco sobre a Euphoria, é uma ferramenta bem massa que não teve a oportunidade de fazer seu nome direito com exceção de uns 2-3 jogos
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
Uma geração inteira de "jogos indigestos" por causa disso ou agora todo mundo acha far cry 2 ou GTA 4 divertidos?
Pois na época a reação foi bem diferente.
Cara GTA IV vendeu mais de 10 milhões de cópias e quebrou alguns recordes na sua época

"Grand Theft Auto IV broke industry sales records and became the fastest-selling entertainment product in history at the time, earning US $310 million in its first day and US $500 million in its first week."

Você pode ver nos comentários do vídeo abaixo que um grande público adora GTA 4

 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
parabéns por ter sido o unico a responder, mas nem se de mais o trabalho
hatear nintendo é normal, agora minimizar a fisica como 'bobinha' sendo que TODA midia e gamers elogiam é sacanagem

E o diferencial do Breath of the Wild é que usam e a abusam da física dentro do gameplay.
Vários puzzles das shrines são baseados na física do jogo.
Não é algo só para impressionar visualmente.
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Cara GTA IV vendeu mais de 10 milhões de cópias e quebrou vários recordes na sua época

"Grand Theft Auto IV broke industry sales records and became the fastest-selling entertainment product in history at the time, earning US $310 million in its first day and US $500 million in its first week."

Você pode ver nos comentários do vídeo abaixo que um grande público adora GTA 4
Só disse que todos reclamavam que o jogo era um porre tanto que o Let's Go Bowling virou motivo de chacota.
GTA V teve reação muito mais positiva.

Vivi pra ver esse "revisionismo" tosco.
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
Só disse que todos reclamavam que o jogo era um porre tanto que o Let's Go Bowling virou motivo de chacota.
GTA V teve reação muito mais positiva.

Vivi pra ver esse "revisionismo" tosco.
Bowling só pra quem não jogou o jogo, porque GTA IV tem até bilhar.

Muito BR dropou o jogo porque na época era acostumado com o GTA SA legendado e a Rockstar ainda não localizava para pt-br, daí não entendia nada do jogo e dropava.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.883
Reações
51.006
Pontos
1.003
Só disse que todos reclamavam que o jogo era um porre tanto que o Let's Go Bowling virou motivo de chacota.
GTA V teve reação muito mais positiva.

Vivi pra ver esse "revisionismo" tosco.
Revisionismo mesmo
Na época eu adorava muito GTA IV e todo mundo nessa porra ficava criticando o jogo, que era chato, monótono, as missões eram todas iguais, que o jogo era cinza demais e afins
Era insuportável falar de GTA IV em quase qualquer lugar porque aparecia essa reação
Aí do nada agora as pessoas querem dizer que nunca foi assim, que GTA IV sempre foi aclamadíssimo
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Só pode ser hate ou não jogaram o jogo.:facepalm
A todo momento é preciso usar a física do jogo para resolver os puzzles das shrines.








Os caras perdem tempo comparando jogos em vez de se divertir com os jogos que gostam.
Apesar disso, é engraçado. Eu joguei o Zelda em um WiiU (o qual nem tenho mais) e o Horizon obviamente no PS4 (que nem tenho mais também). Não consegui jogar mais que umas 10 horas de Zelda. Achei o jogo extremamente parado e sem historia. Resumidamente, achei chato pra caramba, enquanto o Wind Waker e o TPrincess ( esse principalmente) eu ja joguei varias vezes. O Horizon por outro lado me divertiu pra caramba nos combates do inicio ao fim.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.669
Pontos
1.319
Nem sou PCzista , mas qdo saiu Half Life 2 , eu senti um divisor de águas ali... pensei que dali pra frente os jogos iriam seguir essa evolução.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Os caras perdem tempo comparando jogos em vez de se divertir com os jogos que gostam.
Apesar disso, é engraçado. Eu joguei o Zelda em um WiiU (o qual nem tenho mais) e o Horizon obviamente no PS4 (que nem tenho mais também). Não consegui jogar mais que umas 10 horas de Zelda. Achei o jogo extremamente parado e sem historia. Resumidamente, achei chato pra caramba, enquanto o Wind Waker e o TPrincess ( esse principalmente) eu ja joguei varias vezes. O Horizon por outro lado me divertiu pra caramba nos combates do inicio ao fim.

Já eu achei o Zelda BotW o melhor jogo da geração e to achando Horizon um bom jogo apenas.
Considero o Twilight Princess o pior Zelda 3D, genérico ao extremo querendo copiar o OoT.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.501
Reações
23.124
Pontos
803
O mercado tomou esse rumo, meio que por obra do acaso mesmo. A questão do Jaguar explica somente em partes o caminho que o mercado tomou. Maior fidelidade visual em detrimento da física tornou-se o foco. Tem um video da Digital Foundry em que o John toca nesse assunto, é aquele do Fallout 5 vs 2.


Dessa geração, além do BOTW, destaco o Just Cause 3. Mas o jogo em que a física provavelmente é mais complexa em termos de CÁLCULO deve ser Gravity Rush 2, em que todo o core gameplay é baseado em física (100%). Pra quem não jogou, existem três formas da Kat, Jupiter (gravidade aumentada), Lunar (diminuída) e Normal, e, nas três, peso/leveza no voo, passos, golpes e interação com o cenário são simulados de forma bem satisfatória, dando uma sensação meio inédita. Contando que a Kat pode andar pelas paredes e teto, a destrutibilidade de alguns elementos do cenário, todos se movimentando de acordo com as ondas de gravidade que a personagem produz, determinam um playground bem divertido que deve dar um trato nas calculadoras. O hit detection é top notch, aceleração e atrito dão um feel perfeito em teu joystick, é bem impressionante efetuar pulos de baixa gravidade no modo Lunar por exemplo, com os pés da personagem adaptando ao cenário de grande verticalidade. Na água, o modo Jupiter dá o feel de peso adequado e no Lunar você anda sobre a tona, mudar os modos em carreata e ver a física se adaptando nas plantas dos pés da Kat é bem legal.


Confiram esses exemplos aqui, mas só sentindo na mão todo o “peso” da física pra saber do que estou falando.















Edit: tinha ficado faltando o video do modo Lunar. Percebam que aos 55 segundos uma mísera e fina antena desestabiliza o pulo de baixa gravidade, e a Kat rodopia de modo bem verossímil, e, mais à frente, ela se adapta num novo pulo. Sentir isso no joystick cê vê que é um cálculo bem bacana, te dá uma sensação bem verdadeira de se estar controlando remotamente um canguru na lua.

 
Ultima Edição:

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.864
Reações
18.325
Pontos
1.339
Eu tb sinto falta da física nos jogos atuais, não sei o que está acontecendo mas física eu gosto, lembro do gta 4, era dahora a física e o jeito que os bonecos reagiam.



Enviado de meu ASUS_X008DB usando o Tapatalk
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
O mercado tomou esse rumo, meio que por obra do acaso mesmo. A questão do Jaguar explica somente em partes o caminho que o mercado tomou. Maior fidelidade visual em detrimento da física tornou-se o foco. Tem um video da Digital Foundry em que o John toca nesse assunto, é aquele do Fallout 5 vs 2.


Dessa geração, além do BOTW, destaco o Just Cause 3. Mas o jogo em que a física provavelmente é mais complexa em termos de CÁLCULO deve ser Gravity Rush 2, em que todo o core gameplay é baseado em física (100%). Pra quem não jogou, existem três formas da Kat, Jupiter (gravidade aumentada), Lunar (diminuída) e Normal, e, nas três, peso/leveza no voo, passos, golpes e interação com o cenário são simulados de forma bem satisfatória, dando uma sensação meio inédita. Contando que a Kat pode andar pelas paredes e teto, a destrutibilidade de alguns elementos do cenário, todos se movimentando de acordo com as ondas de gravidade que a personagem produz, determinam um playground bem divertido que deve dar um trato nas calculadoras. O hit detection é top notch, aceleração e atrito dão um feel perfeito em teu joystick, é bem impressionante efetuar pulos de baixa gravidade no modo Lunar por exemplo, com os pés da personagem adaptando ao cenário de grande verticalidade. Na água, o modo Jupiter dá o feel de peso adequado e no Lunar você anda sobre a tona, mudar os modos em carreata e ver a física se adaptando nas plantas dos pés da Kat é bem legal.


Confiram esses exemplos aqui, mas só sentindo na mão todo o “peso” da física pra saber do que estou falando.














Comprei hoje o Gravity Rush 2.
Só esperar chegar.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Já eu achei o Zelda BotW o melhor jogo da geração e to achando Horizon um bom jogo apenas.
Considero o Twilight Princess o pior Zelda 3D, genérico ao extremo querendo copiar o OoT.
Te respeito 100%. Como falei em outro comentario meu, tem gosto pra tudo. Se vende bem é porque é bom de alguma forma. Só não caiu no meu gosto mesmo.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.501
Reações
23.124
Pontos
803
Comprei hoje o Gravity Rush 2.
Só esperar chegar.
O core dele é bastante competente, primoroso eu diria, mas como jogo ele é apenas ótimo. Lógico, não devemos compará-lo como jogo total com BOTW, que é a franquia máxima da Nintendo ao lado de Mario, enquanto Gravity Rush é pensado para um orçamento AA, a compor biblioteca para o PS4. Não deram a ele o recurso financeiro para que se equipare à BOTW (ou mesmo a GoW, Horizon, Uncharted, Ghost of Tsushima, inFANOUS, The Last of Us, Death Stranding e até Days Gone, em termos de investimento), mas não deixo de imaginar o que o time produziria com essa engine em mãos com um orçamento Triple A. Embora não esteja como jogo no nível de qualidade de BOTW, considero que em termos de cálculo físico do core gameplay ele é bem superior, até porque o jogo inteiro gira em torno disso, enquanto o novo Zelda prima, além nesse ínterim, em uma série de outros fronts, da imersão, à ambientação, ao combate, à estrutura geral.

Fora o core gameplay physics-based, cito como pontos fortes a arte e especialmente a trilha sonora, que está tranquilamente no Top 5 da geração. Sério, sonzeira do c***lho. Infelizmente, ele peca na estrutura de eventos e scenario play e principalmente em side quests. Se você for um gamer eclético e cabeça aberta, entretanto, a obra geral pode ser bem marcante pra ti.
 
Ultima Edição:

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
fisica não é "cinematografica" .. não faz trailers hypados .. então .. esquece, geralmente é só o basico e fim
é como dificuldade .. ao invés de fazer uma IA mais esperta, não, o caminho mais fácil é enfraquecer o player e aumentar o dano e resistencia dos inimigos .. ou coisas ainda mais cretinas como 1 hit kill
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Em jogos com arte realista a física é muito importante.
É só ver Just Cause 3 que chega ser ofensivo devido sua física escrota.

Agora em jogos de plataforma... Uma física "fantasiosa" é mais do que necessário... Por isso Mario é tão perfeito

T+
 

nonatoreal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.542
Reações
11.094
Pontos
753
acho que depende da proposta.. alguns jogos não faz a menor diferença
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.864
Reações
18.325
Pontos
1.339
Mas um jogo que vai ser dahora de física é esse Resident Evil 2 remake aí, eu vi um vídeo dos tiros como reage onde acerta e molhei a cueca.

Enviado de meu ASUS_X008DB usando o Tapatalk
 

AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
Na verdade o que mudou foi o custo dos jogos. Física boa é caro de fazer e não é algo que realmente é essencial para se fazer um excelente jogo (a menos que esteja falando de simuladores, que são um caso a parte). Então é muito melhor focar em polir o que realmente atrai a atenção das pessoas do que ficar perdendo recurso caro para fazer detalhes que agregam muito pouco. Mesmo porque não é como se o mundo real fosse lá muito divertido ou interessante.
 

-Ale-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.056
Reações
1.390
Pontos
854
Pessoalmente, acho que os tipos de gameplay que mais curto são os baseados em física e criatividade. Os jogos da Nintendo e em especial Zelda, são os melhores neste quesito atualmente. Além de enriquecer vastamente o gameplay, acho que uma física legal também ajuda e muito na imersão.

Os jogos de hoje são muito automatizados, mesmo coisas simples como pulos, que antes você precisava pegar impulso, medir a distância e tudo mais, agora você pula de qualquer forma e é "atraído" como um ímã para sempre pousar ou se segurar certinho na outra extremidade.

Física não precisa ser ultra realista, devemos lembrar que Angry Birds é um jogo baseado em física, mas não é algo realista. O legal de física é que você cria um gameplay mais solto, criativo e intuitivo, ao contrário de apenas ficar disparando ceninhas prontas.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo