O mercado tomou esse rumo, meio que por obra do acaso mesmo. A questão do Jaguar explica somente em partes o caminho que o mercado tomou. Maior fidelidade visual em detrimento da física tornou-se o foco. Tem um video da Digital Foundry em que o John toca nesse assunto, é aquele do Fallout 5 vs 2.
Dessa geração, além do BOTW, destaco o Just Cause 3. Mas o jogo em que a física provavelmente é mais complexa em termos de CÁLCULO deve ser Gravity Rush 2, em que todo o core gameplay é baseado em física (100%). Pra quem não jogou, existem três formas da Kat, Jupiter (gravidade aumentada), Lunar (diminuída) e Normal, e, nas três, peso/leveza no voo, passos, golpes e interação com o cenário são simulados de forma bem satisfatória, dando uma sensação meio inédita. Contando que a Kat pode andar pelas paredes e teto, a destrutibilidade de alguns elementos do cenário, todos se movimentando de acordo com as ondas de gravidade que a personagem produz, determinam um playground bem divertido que deve dar um trato nas calculadoras. O hit detection é top notch, aceleração e atrito dão um feel perfeito em teu joystick, é bem impressionante efetuar pulos de baixa gravidade no modo Lunar por exemplo, com os pés da personagem adaptando ao cenário de grande verticalidade. Na água, o modo Jupiter dá o feel de peso adequado e no Lunar você anda sobre a tona, mudar os modos em carreata e ver a física se adaptando nas plantas dos pés da Kat é bem legal.
Confiram esses exemplos aqui, mas só sentindo na mão todo o “peso” da física pra saber do que estou falando.
Edit: tinha ficado faltando o video do modo Lunar. Percebam que aos 55 segundos uma mísera e fina antena desestabiliza o pulo de baixa gravidade, e a Kat rodopia de modo bem verossímil, e, mais à frente, ela se adapta num novo pulo. Sentir isso no joystick cê vê que é um cálculo bem bacana, te dá uma sensação bem verdadeira de se estar controlando remotamente um canguru na lua.