O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Parece que TLOU2 não foi aquele "bom negócio" que se imaginava...

Azeon

Lenda da internet
Reações
55.985
Pontos
1.504
Mas aí é opinião pessoal. Uncharted e LoU são o símbolo de transição de uma Sony que dependia largamente de parcerias para rechear sua biblioteca e apenas GT conseguia números expressivos de venda para uma empresa sinônimo de potencial técnico e onde vender 10 milhões de unidades é natural.

Some isso a serem os maiores representantes de uma produção cada vez mais cinematográfica e você tem a receita para o sucesso de crítica e vendas que não tem como negar.
Opinião pessoal não, virou um negócio bem ista e chato, ai de alguém que falasse mal de Uncharted na era PS3.

AUHAUHAUHAUAUHAUHAUHAUHAUHUAHUAHUA
Onde que é mentira ? O jogo é todo scriptado, parece Killzone do PS2 inclusive, onde você pisa em uma linha invisível e os inimigos surgem do nada, naquela parte do tanque ele fica te seguindo por uma linha invisível e na parte do Sniper quem atira é a janela, não tem sniper nenhum ali, tudo coisa de jogo de PS2, MGS4 por exemplo que saiu no início da geração do PS3 era muito superior no level design e AI.

neto13

Ser evoluído
Reações
101
Pontos
18
Opinião pessoal não, virou um negócio bem ista e chato, ai de alguém que falasse mal de Uncharted na era PS3.

Onde que é mentira ? O jogo é todo scriptado, parece Killzone do PS2 inclusive, onde você pisa em uma linha invisível e os inimigos surgem do nada, naquela parte do tanque ele fica te seguindo por uma linha invisível e na parte do Sniper quem atira é a janela, não tem sniper nenhum ali, tudo coisa de jogo de PS2, MGS4 por exemplo que saiu no início da geração do PS3 era muito superior no level design e AI.
Uhauhauuhauhauahuabha
Uhauhauhauhauauhauha

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
21.824
Pontos
1.684
Crítica também é opinião pessoal sabichão.

Ué, falei que está errado? Não que o Azeon sequer classifique desta forma, vide a resposta que ele deu, ainda assim vejo nada de mal na mensagem.

Também não gosto de LoU (gosto pessoal), mas mesmo não gostando não deixo de reconhecer os méritos, que, diga-se de passagem, foi um grande problema geral neste tópico.

Ultima Edição:

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
21.824
Pontos
1.684
Continua dependendo os first sao um extra totalmente dispensavel pra inmensa maioria dos usuarios de PS4 (o 5 a geracao ainda nao acabou pra ele vamos esperar uns anos pra afirmar).

Proporcionalmente não. Óbvio que third, até por ter mais volume, vai ser maior presença, mas o resultado do Series é amostra clara para onde vai um console que não cuida de sua biblioteca, ter todos os outros games third não fizeram diferebça.

Só que, neste caso específico, uso uma métrica simples. Você pega a lista dos mais vendidos pré e pós PS3 e verá que a presença das IPs da Sony são mais singificativas, de onde a Sony colocava apenas GT, hoje ela domina mais da metade da lista. É desta presença e impacto que me refiro, desta leva o carro chefe veio no trabalho da ND, mesmo que não sejam os mais vendidos hoje.

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.656
Pontos
1.453
Ué, falei que está errado? Não que o Azeon sequer classifique desta forma, vide a resposta que ele deu, ainda assim vejo nada de mal na mensagem.

Também não gosto de LoU (gosto pessoal), mas mesmo não gostando não deixo de reconhecer os méritos, que, diga-se de passagem, foi um grande problema geral neste tópico.
Não falou, só falou algo que é óbvio e que foge do ponto.
A gente está discutindo a opinião pessoal aqui, não críticas (da mídia """especializada""") e vendas.

Que o jogo é muito scriptado, isso é verdade.
Fica um tanto enjoativo ao rejogar.
Mas eu acho que o Uncharted 2 pelo menos sabe integrar isso bem dentro do gameplay.
O jogo tem um ritmo bom em que você vai alternando entre essas cenas scriptadas e o gunplay com os inimigos, junto com o espetáculo audiovisual, é algo que fica muito divertido.

No Uncharted 3 eu já acho que ficou mal dosado.
O ritmo do jogo ficou muito comprometido, grande parte da campanha é você apenas jogando cenas scriptadas, que ficam repetitivas demais e o gunplay que teve melhorias sequer foi bem explorado (tipo aquele lance de pular do alto para matar os inimigos, você só usa uma ou duas vezes).

E sim, realmente MGS4 era bem superior em termos de level design e IA, embora também tenha suas falhas.
Uma em particular é que o foco maior em gunplay trivializa algumas seções, onde acaba compensando mais passar atirando do que passar via stealth.
Outro problema ao meu ver foi que a M4 é completamente apelona...sendo que é a primeira arma.

Enfim, apenas meus 2 cents sobre esses jogos aí.

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
21.824
Pontos
1.684
Não falou, só falou algo que é óbvio e que foge do ponto.
A gente está discutindo a opinião pessoal aqui, não críticas (da mídia """especializada""") e vendas.

Ué, e falei diferente?

O que disse que, da mesma forma que ele não gosta, o jogo não conquista o conquistou sem um grande número de pessoas pensar diferente. Em um contexto onde não há elementos criticados, algo que veio na mensagem seguinte, fica na esfera da opinião pessoal e gosto não se discute.

gerimfilho

Bam-bam-bam
Reações
596
Pontos
293
O pro
oxe, maluco cuckman nao conseguiu achar uma fisioculturista apocalíptica e resolveu escalar uma guria padrao pro papel? Ora ora Cintaralhocuckman

Visualizar anexo 435682
O problema era achar uma fisiculturista que consiga atuar bem. A resposta oficial dizia que eles priorizaram o talento no lugar da aparência física.
Você discorda dessa lógica?

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.656
Pontos
1.453
Diria melhor,pq foi o único jogo plataforma a ganhar o goty.
GOTY define qual é o melhor jogo?
De forma incontestável?
Quer dizer que se não tivesse ganhado a premiação não seria melhor?
É isso que define a qualidade do jogo?

Esse tipo de opinião dá pena, numa boa.
Ué, e falei diferente?

O que disse que, da mesma forma que ele não gosta, o jogo não conquista o conquistou sem um grande número de pessoas pensar diferente. Em um contexto onde não há elementos criticados, algo que veio na mensagem seguinte, fica na esfera da opinião pessoal e gosto não se discute.
Ele apenas deu a opinião pessoal dele:
TLoU 1 é um jogo de PS2 com gráficos de PS3, limitado pra caramba, o que salva é o carisma dos personagens, mas criaram uma aura em tudo que a ND fez no PS3, Uncharted é chato pra caramba também, outro jogo de PS2.

Ele não está falando sobre conquista alguma de número de jogadores ou sei lá o que.
Detalhe, eu sequer concordo com o que ele está falando, até discordo forte, mas o que você falou tá fugindo do ponto.

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
21.824
Pontos
1.684

Isso tem a ver com a proposta, os primeiros jogos foram feitos de forma linear, com cenas mais épicas para trazer a ideia de filme.

Para aquele momento era suficiente porque era o início da era HD, havia um movimento e interesse em trazer cenas que antes eram de CGs para dentro do jogo, mesmo que scriptadas.

Só que as coisas foram evoluindo, mais jogos cinemáticos foram surgindo e isso mudou a própria forma de design do Uncharted. No Uncharted 4 eles já implementam cenários mais amplos, com múltiplos caminhos e formas de abordar cada sequência. Por mais que seja scriptado nas cenas de mais impacto, o jogo já tem level design mais aberto.

Se fosse para analisar Uncharted 2 na visão de hoje até concordaria para você, mas na época acho que foi o suficiente e enxergo em Uncharted 4 uma boa evolução.

renbh

Lenda da internet
VIP
GOLD
Reações
21.824
Pontos
1.684
Ele não está falando sobre conquista alguma de número de jogadores ou sei lá o que.

Detalhe, eu sequer concordo com o que ele está falando, até discordo forte, mas o que você falou tá fugindo do ponto.

Mas minha resposta não foi para dizer que ele está errado, opinião e gosto não se discute, mas para falar que, opinião pessoal por opinião pessoal, tem muita gente que também pensa o contrário e isso é natural, nada é unanime.

neto13

Ser evoluído
Reações
101
Pontos
18
De forma incontestável?

Tá bem amigo?
Se não existe jogo plataforma que ganhou o goty ele é o melhor e ponto.
Da pena todas esses questionamentos....

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.746
Pontos
979
Lol... Tem jogo q ficou em 2o/3o em um ano q eh MUITO melhor q goty em outros anos.

Astrobot ou It takes two se fossem lançados em 2023 por ex não pegariam nem pódio. Em 2022 tb nao ficariam na frente de god of war e elden ring.

Tlou2 pegou um ano bem fácil pq o principal concorrente (cyberpunk) veio todo bugado. Ainda sim acho Hades merecia mais ganhar o goty, mas não dão pra indie.

Goty depende mto dos concorrentes.

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
8.538
Pontos
744
O pro

O problema era achar uma fisiculturista que consiga atuar bem. A resposta oficial dizia que eles priorizaram o talento no lugar da aparência física.
Você discorda dessa lógica?
Mas ai eles deveriam ter pensado assim tbm quanto ao jogo: qualidade de história e narrativa. Porque em quesito história, a qualidade é inversamente proporcional à qualidade técnica que, essa sim, foi incrível.

Ishow

Bam-bam-bam
Reações
6.380
Pontos
453
De forma incontestável?

Eu gosto que em 2016 ganhou o overwatch tirando o título do Unchato 4.
Dois jogos fraquinhos que roubaram o doom. Ambos mortinhos hoje em dia enquanto o doom segue pra se tornar uma das melhores trilogias de todos os tempos sendo jogos fiéis ao clássico

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.656
Pontos
1.453
Esse papo do Uncharted ter "inventado" cenas mais cinematográficas inseridas em gameplay também é balela.

Half Life 2 é muito superior nesse sentido e fez isso em 2004, três anos antes do primeiro Uncharted ter saído.
Sem precisar tirar o controle do jogador em nenhum momento, pois até nas "cutscenes" você ainda pode movimentar a câmera.

O que Uncharted fez foi pegar essa ideia + o sistema de cover do Gears of War e colocou em terceira pessoa.
A fórmula tendo o seu ápice no segundo jogo.
Só sei que o Mario 3D "menos gostado" ainda sim tem nota 92 no meta já que isso importa tanto pro paspalho ali, se for contar cada +90 o negócio fica feio pro robozinho.
Se é isso que o pessoal olha então realmente é verdade.

Infelizmente as pessoas ainda tem essa visão de que Metacritic define qualidade de um jogo, pior ainda é dar tanta atenção pra premiação de GOTY.
Mas minha resposta não foi para dizer que ele está errado, opinião e gosto não se discute, mas para falar que, opinião pessoal por opinião pessoal, tem muita gente que também pensa o contrário e isso é natural, nada é unanime.
Mas isso é óbvio né meu chapa. :facepalm:klol

Tá bem amigo?
Se não existe jogo plataforma que ganhou o goty ele é o melhor e ponto.
Da pena todas esses questionamentos....

Falando apenas por mim, acho que falar qual é o melhor jogo do ano apenas por conta de uma premiação...algo bem zuado.
Você deixa de levar em conta sua própria opinião para elevar a opinião pessoal de outras pessoas.
É zuado.

Até porque existem inúmeras premiações....não é só o "The Game Awards" que existe.

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.746
Pontos
979
Só sei que o Mario 3D "menos gostado" ainda sim tem nota 92 no meta já que isso importa tanto pro paspalho ali, se for contar cada +90 o negócio fica feio pro robozinho.
2017 astro tb não pegaria pódio... Certamente ficaria atras de botw, Horizon (acho q maioria dos sites de PS votaria nele) e mario odyssey.

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.656
Pontos
1.453
Dois jogos fraquinhos que roubaram o doom. Ambos mortinhos hoje em dia enquanto o doom segue pra se tornar uma das melhores trilogias de todos os tempos sendo jogos fiéis ao clássico
Pois é.
Eu sei lá qual foi o melhor de 2016...talvez o meu seja Inside...mas o ponto é que nem sempre "o melhor" ganha.
E nem sempre o seu melhor, será o melhor de outra pessoa.

Listas, premiações, no fim das contas levam em consideração os gostos pessoais.
São pessoas que definem quais jogos "ganharão" ou serão "os melhores".
Não quer dizer que sejam inválidos (embora eu não dê a mínima), mas não quer dizer que representam tudo.

Existem anos tipo 1998 onde é difícil definir um "ganhador".
Naquele mesmo ano saíram Zelda Ocarina of Time, Half Life, Thief The Dark Project, Star Craft.
São quatro jogos de estilos completamente diferentes e que foram muito influentes dentro da indústria.
Como escolher um ganhador universal dentro desse contexto?
É difícil demais.

Eu pessoalmente penso que o de 1998 foi Ocarina of Time.
Só que os outros jogos, se fossem os melhores na opinião de outra pessoa, para mim não seria absurdo nenhum.
Tem gente que não curte Action Adventure, aí não adianta eu teimar que "Ah mas o Ocarina é melhor", sendo que essa prefere jogos de estratégia igual Star Craft.

Enfim, acho que deu pra entender. hehe

neto13

Ser evoluído
Reações
101
Pontos
18
Hahahaha
Se for sério esse comentário, nem sei o que responder

Azeon

Lenda da internet
Reações
55.985
Pontos
1.504
Eu forcei de fato, é que é ranço da galera endeusando um jogo que te dava a resposta apertando "select" pra abrir o caderninho de anotações, jet ski explodindo ao encostar em um barril aleatório e Sniper atirando em pé como se não fosse nada.

Que o jogo é muito scriptado, isso é verdade.
Fica um tanto enjoativo ao rejogar.
Mas eu acho que o Uncharted 2 pelo menos sabe integrar isso bem dentro do gameplay.
O jogo tem um ritmo bom em que você vai alternando entre essas cenas scriptadas e o gunplay com os inimigos, junto com o espetáculo audiovisual, é algo que fica muito divertido.
Então, eu acho que eu me diveritiria mais se não tivessem colocado um hype descomunal, eu lembro do meu irmão empolgadão falando do jogo como se fosse a última bolacha do pacote.

E esses dias mesmos estávamos falando sobre e eu "cara, você tá reclamando disso, mas no Uncharted 2 tem uma parte onde o prédio está caindo e os mercenários estão mais preocupados em tentar matar o Drake do que se salvar" porque ele estava reclamando da "falta de realidade real" em alguns jogos, exaltando a "realidade" dos jogos da ND.

No Uncharted 3 eu já acho que ficou mal dosado.
O ritmo do jogo ficou muito comprometido, grande parte da campanha é você apenas jogando cenas scriptadas, que ficam repetitivas demais e o gunplay que teve melhorias sequer foi bem explorado (tipo aquele lance de pular do alto para matar os inimigos, você só usa uma ou duas vezes).
Eu estava rejogando a trilogia, devo jogar novamente mas só a partir do 2 ou imaginar o 1 como um jogo de PS1/PS2 mesmo.

E sim, realmente MGS4 era bem superior em termos de level design e IA, embora também tenha suas falhas.
Uma em particular é que o foco maior em gunplay trivializa algumas seções, onde acaba compensando mais passar atirando do que passar via stealth.
Outro problema ao meu ver foi que a M4 é completamente apelona...sendo que é a primeira arma.

Enfim, apenas meus 2 cents sobre esses jogos aí.

Não vi essas falhas aí que você citou não, espera acabar essa cut scene de 4 horas que eu vejo se encontro o que você falou aí. :coolface

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Reações
5.691
Pontos
1.319
Esse papo do Uncharted ter "inventado" cenas mais cinematográficas inseridas em gameplay também é balela.

Half Life 2 é muito superior nesse sentido e fez isso em 2004, três anos antes do primeiro Uncharted ter saído.
Sem precisar tirar o controle do jogador em nenhum momento, pois até nas "cutscenes" você ainda pode movimentar a câmera.

O que Uncharted fez foi pegar essa ideia + o sistema de cover do Gears of War e colocou em terceira pessoa.
A fórmula tendo o seu ápice no segundo jogo.

Se é isso que o pessoal olha então realmente é verdade.

Infelizmente as pessoas ainda tem essa visão de que Metacritic define qualidade de um jogo, pior ainda é dar tanta atenção pra premiação de GOTY.

Mas isso é óbvio né meu chapa. :facepalm:klol

Falando apenas por mim, acho que falar qual é o melhor jogo do ano apenas por conta de uma premiação...algo bem zuado.
Você deixa de levar em conta sua própria opinião para elevar a opinião pessoal de outras pessoas.
É zuado.

Até porque existem inúmeras premiações....não é só o "The Game Awards" que existe.

nao

na verdade ja tiha no hl1, mas e aquela coisa meio precaria, nao tem cutsnee, mas tem um dialogo sem acao nenhuma e dai v c controla a camera enquanto escuta ate pode se mexer, se for assim MGS1 la em 98 mesmo nao de hl1 tb fazia so que em terceira pessoa

ja algo ingame set piece, nao sei se u1 fez... talvez algum jogo do kojima, talvez gow mesmo....

enfim hl2 nao foi, e a mesma coisa do 1 , um pouco mais evoluido

hl e um jogo mais cadenciado nas suas cutscenes ..

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
77.656
Pontos
1.453
Lol... Tem jogo q ficou em 2o/3o em um ano q eh MUITO melhor q goty em outros anos.

Astrobot ou It takes two se fossem lançados em 2023 por ex não pegariam nem pódio. Em 2022 tb nao ficariam na frente de god of war e elden ring.

Tlou2 pegou um ano bem fácil pq o principal concorrente (cyberpunk) veio todo bugado. Ainda sim acho Hades merecia mais ganhar o goty, mas não dão pra indie.

Goty depende mto dos concorrentes.
E isso é apenas considerando Metacritic.

O meu GOTY de 2015 sequer tem média lá.:klol
nao

na verdade ja tiha no hl1, mas e aquela coisa meio precaria, nao tem cutsnee, mas tem um dialogo sem acao nenhuma e dai v c controla a camera enquanto escuta ate pode se mexer, se for assim MGS1 la em 98 mesmo nao de hl1 tb fazia so que em terceira pessoa

ja algo ingame set piece, nao sei se u1 fez... talvez algum jogo do kojima, talvez gow mesmo....

enfim hl2 nao foi, e a mesma coisa do 1 , um pouco mais evoluido

hl e um jogo mais cadenciado nas suas cutscenes ..
Você está muito equivocado.
O Half Life 2 tem vários momentos que integram gameplay com cinematografia.
Exemplo no início do jogo mesmo é você fugindo dos Combines.
O caminho é linear mas você tem controle total sob o Gordon Freeman, não é igual Uncharted onde a ação acontece em trilhos.

Quanto a Metal Gear Solid não tinha muitos setpieces não, era bem diferente.

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Reações
31.676
Pontos
903
TLOU inventou o uso de mochilas.
Resident Evil copiou na cara dura:
images

Se eu soubesse disso na época minha vida escolar teria sido mais fácil.

Topo Fundo