O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PRF Tranca homem em "câmara de gás" em viatura

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.199
Pontos
1.154
Na boa deve ser pq só covarde vira policial.
PUNCHATZ-Don-Ivan-AMERICAN-GALLERY.jpg
 

Master Misan

Bam-bam-bam
Mensagens
460
Reações
1.801
Pontos
218
Não é porque ele tem problema mental que isso o isente de ser alvo do uso da força caso tenha atitude agressiva.

O problema foi a falta de proporção. Para um país com tantos crimes terríveis quanto o Brasil, andar sem capacete não é lá grande coisa, ainda mais para merecer uma punição tão cruel. No Bostil, você como policial tem que analisar o contexto e escolher o que é prioridade (afinal, está lidando com a realidade, que é muito diferente das cabeças de vento dos legisladores e juristas). De qualquer forma, eles poderiam ter usado outras opções para acalmá-lo, até mesmo um porrete, taser etc.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
O problema foi a falta de proporção. Para um país com tantos crimes terríveis quanto o Brasil, andar sem capacete não é lá grande coisa, ainda mais para merecer uma punição tão cruel. No Bostil, você como policial tem que analisar o contexto e escolher o que é prioridade (afinal, está lidando com a realidade, que é muito diferente das cabeças de vento dos legisladores e juristas). De qualquer forma, eles poderiam ter usado outras opções para acalmá-lo, até mesmo um porrete, taser etc.

O problema é que não é só o "andar sem capacete", com certeza houve desobediência e resistência física por parte do abordado, ele não vai sair apanhando de graça por cometer uma infração de trânsito.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Se ele tava bom para dirigir, tava bom para ser preso.

Se ele se negou a cooperar, por mim: f**a-se.

Ele estava comendo m****? Rasgando dinheiro?

Se estava consciente o suficiente para não fazer este tipo de coisa, também estava para saber que ao resistir à ação da polícia tomaria chumbaço.
 


RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
O problema foi a falta de proporção. Para um país com tantos crimes terríveis quanto o Brasil, andar sem capacete não é lá grande coisa, ainda mais para merecer uma punição tão cruel. No Bostil, você como policial tem que analisar o contexto e escolher o que é prioridade (afinal, está lidando com a realidade, que é muito diferente das cabeças de vento dos legisladores e juristas). De qualquer forma, eles poderiam ter usado outras opções para acalmá-lo, até mesmo um porrete, taser etc.
A melhor parte do fórum é isso:

Pessoas analistas de segurança pública, críticos do trabalho da PM que não saem de casa sozinhos a noite por medo de serem violentados
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
o cara morreu asfixiado(além de que estava amarrado, as mãos e as pernas), velho. você não acha que esse uso da força foi desproporcional não?

Não vou entrar em análise deste caso, estou apenas considerando os que neste tópico acreditam que ele por ter problemas mentais tem algum direito especial de agredir sem sofrer as mesmas sanções e represálias de qualquer outro.
 

Master Misan

Bam-bam-bam
Mensagens
460
Reações
1.801
Pontos
218
O problema é que não é só o "andar sem capacete", com certeza houve desobediência e resistência física por parte do abordado, ele não vai sair apanhando de graça por cometer uma infração de trânsito.

Eu sei e mencionei isso (que não é fácil controlar um louco sem o uso de violência). Porém não era motivo para trancá-lo no porta-malas com gás lacrimogêneo por 2 minutos. Acabei de citar que havia outras opções viáveis no procedimento, mais efetivas e muito menos chamativas e cruéis. Não consigo ver como não tenha sido desnecessário.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Ele estava comendo m****? Rasgando dinheiro?

Se estava consciente o suficiente para não fazer este tipo de coisa, também estava para saber que ao resistir à ação da polícia tomaria chumbaço.
Minha visão é clara: se você resiste em uma abordagem, mesmo não tendo feito nada errado, abre a possibilidade disso acontecer.

PM tá certinha.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Eu sei e mencionei isso (que não é fácil controlar um louco sem o uso de violência). Porém não era motivo para trancá-lo no porta-malas com gás lacrimogêneo por 2 minutos. Acabei de citar que havia outras opções viáveis no procedimento, mais efetivas e muito menos chamativas e cruéis. Não consigo ver como não tenha sido desnecessário.

Situação complexa, que se desenrola rápido, com risco de vida aos policiais, que não conhecemos o desenrolar completo, condições e nem a versão dos mesmos. Parece-me arrogante da sua parte emitir um julgamento sobre a proporcionalidade da ação.

Lembrando que não existe arma não-letal, e sim armamentos menos letais, visto que todo o uso da força pode resultar em óbito.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.586
Reações
16.537
Pontos
553

blackjew

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.916
Reações
7.350
Pontos
1.229
Nesse tópico aprendi que enfermeiro de hospício é mais safo que PRF.

Policial precisa recorrer à camara de gás pra matar um louco porque tem perigo de quebrar a unha tentando imobilizar.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.199
Pontos
1.154
Uns anos atrás eu ouvi falar que estavam querendo trocar o nome de certos dispositivos "não letais" para "menos letais" devido a quantidade de mortes que eventualmente ocorriam.

Só não sei se foi pra frente isso aí.
Existem diversos eixos doutrinários, mas de forma geral usa-se o nome "menos que letal" ou "equipamento de baixa letalidade". Alguns lugares ainda usam o velho "não-letal". A discussão sobre a terminologia correta é grande, mas é de conhecimento comum que é impossível garantir que o uso de qualquer aparelho desses jamais será letal, então o termo "não letal" não é muito preciso.
 

Master Misan

Bam-bam-bam
Mensagens
460
Reações
1.801
Pontos
218
Situação complexa, que se desenrola rápido, com risco de vida aos policiais, que não conhecemos o desenrolar completo, condições e nem a versão dos mesmos. Parece-me arrogante da sua parte emitir um julgamento sobre a proporcionalidade da ação.

Lembrando que não existe arma não-letal, e sim armamentos menos letais, visto que todo o uso da força pode resultar em óbito.

Eu não disse em nenhum momento em armamento não-letal, e sim o contexto de uso apropriado. Não há arrogância nenhuma; os policiais não são deuses, o comportamento deles deve ser averiguado, inclusive por cidadãos. Quer dizer que, por exemplo, só professores podem criticar o comportamento de professores? Só juízes os de juízes? Ninguém sério acredita nisso. O sujeito se comportou mal, mas ele não oferecia risco mortal aos policiais, que já o tinham revistado (só estavam com dificuldades de colocá-lo no porta-malas).

Pelo visto, se enrolassem o cara em um espetinho em praça pública você não veria nada demais também, afinal ele não estava usando capacete e resistiu, não é? Ou se uma criança resistir a uma abordagem, ela deve ser espancada até a morte e não devemos julgar a ação policial, certo? Estou usando esses exageros para te mostrar que é uma questão de proporção, de bom senso. É evidente que os policiais poderiam ter usado outros meios além de criar uma câmara de gás na viatura, meios não tão brutais e chamativos contra um sujeito que só foi parado por estar sem capacete.


Edit: lembrando que os policiais foram avisados que o sujeito era esquizofrênico. Ele não era um marginal.
 
Ultima Edição:

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Eu não disse em nenhum momento em armamento não-letal, e sim o contexto de uso apropriado. Não há arrogância nenhuma; os policiais não são deuses, o comportamento deles deve ser averiguado, inclusive por cidadãos. Quer dizer que, por exemplo, só professores podem criticar o comportamento de professores? Só juízes os de juízes? Ninguém sério acredita nisso. O sujeito se comportou mal, mas ele não oferecia risco mortal aos policiais, que já o tinham revistado (só estavam com dificuldades de colocá-lo no porta-malas).

Pelo visto, se enrolassem o cara em um espetinho em praça pública você não veria nada demais também, afinal ele não estava usando capacete e resistiu, não é? Ou se uma criança resistir a uma abordagem, ela deve ser espancada até a morte e não devemos julgar a ação policial, certo? Estou usando esses exageros para te mostrar que é uma questão de proporção, de bom senso. É evidente que os policiais poderiam ter usado outros meios além de criar uma câmara de gás na viatura, meios não tão brutais e chamativos contra um sujeito que só foi parado por estar sem capacete.

Podem e devem ter suas atitudes questionadas, você tem o direito de achar o que quiser, mas na minha visão é arrogância questionar e formular uma sentença pessoal sobre uma questão controversa como essa, considerando somente uma matéria ou um vídeo.

Novamente você volta à questão do "um sujeito que só foi parado por estar sem capacete". É evidente que o uso da força não se deu pelo fato dele estar sem capacete, e sim pela desobediência e resistência física à abordagem.

Agora, querer comparar "criança resistir a uma abordagem, ela deve ser espancada até a morte" e "enrolassem o cara em um espetinho em praça pública" com um SUPOSTO uso excessivo ou indevido da força, através de um equipamento operacional policial, não tem sentido.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Edit: lembrando que os policiais foram avisados que o sujeito era esquizofrênico. Ele não era um marginal.


No momento da contenção não tem como os policiais saberem se ele é marginal, esquizofrênico (alguns são os dois) ou seja lá o que for, muito menos dar ouvido a pitacos e comentários dos curiosos e metidos em volta, afinal qualquer um da rua pode falar qualquer coisa para anuir um conhecido que está prestes a ter problemas com a polícia. Fato inclusive corriqueiro em comunidades onde todos os vagabundos são "estudantes" e "doentes mentais".

A comunidade poderia se manifestar depois do ambiente de abordagem estar controlado, o que o falecido não permitiu que ocorresse.

Louco é o policial que deixa um qualquer da rua interferir em sua abordagem.
 

Master Misan

Bam-bam-bam
Mensagens
460
Reações
1.801
Pontos
218
Podem e devem ter suas atitudes questionadas, você tem o direito de achar o que quiser, mas na minha visão é arrogância questionar e formular uma sentença pessoal sobre uma questão controversa como essa, considerando somente uma matéria ou um vídeo.

Novamente você volta à questão do "um sujeito que só foi parado por estar sem capacete". É evidente que o uso da força não se deu pelo fato dele estar sem capacete, e sim pela desobediência e resistência física à abordagem.

O contexto já está claro até onde nos interessa: você não vê policiais acuados contra um homem extremamente violento no vídeo. Eles não estão machucados ou desesperados.

De fato, o uso da força se deu pela resistência, mas no vídeo a vítima já está dentro do porta-malas, contida (com as pernas para fora, não colaborativo). A meu ver, é insano pensar que não havia melhor medida para colocar as pernas dele para dentro. Você escreve como se os policiais estivessem diante de uma ameaça iminente.

Eu acredito que os procedimentos policiais devem ter uso de força conforme a escalada (inclusive resistência) dos abordados. Porém, repito, ele já estava dentro do carro. Fechá-lo com gás lacrimogêneo por 2 minutos me parece cruel, chamativo e injustificável (ainda mais contra um cidadão comum que estava dirigindo sem capacete, um pai de família, não um estuprador, traficante etc.).

No momento da contenção não tem como os policiais saberem se ele é marginal, esquizofrênico (alguns são os dois) ou seja lá o que for, muito menos dar ouvido a pitacos e comentários dos curiosos e metidos em volta, afinal qualquer um da rua pode falar qualquer coisa para anuir um conhecido que está prestes a ter problemas com a polícia. Fato inclusive corriqueiro em comunidades onde todos os vagabundos são "estudantes" e "doentes mentais".

A comunidade poderia se manifestar depois do ambiente de abordagem estar controlado, o que o falecido não permitiu que ocorresse.

Louco é o policial que deixa um qualquer da rua interferir em sua abordagem.

Você presume a inocência, né? Ele não foi pego em flagrante por um grande crime. No Brasil é comum ver motoristas sem capacete, cinto de segurança etc.

Edit: lembrando que a infração dele só oferecia risco a ele mesmo.

Enfim, minha perspectiva já está dada. Pelo menos, espero ver esses policiais demitidos, armas tomadas e respondendo por homicídio culposo. A justiça cuidará do resto, nos conformes da lei (independentemente do quanto eu a ache inadequada, mas isso vai além do que estamos discutindo aqui).
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
O contexto já está claro até onde nos interessa: você não vê policiais acuados contra um homem extremamente violento no vídeo. Eles não estão machucados ou desesperados.

De fato, o uso da força se deu pela resistência, mas no vídeo a vítima já está dentro do porta-malas, contida (com as pernas para fora, não colaborativo). A meu ver, é insano pensar que não havia melhor medida para colocar as pernas dele para dentro. Você escreve como se os policiais estivessem diante de uma ameaça iminente.

Eu acredito que os procedimentos policiais devem ter uso de força conforme a escalada (inclusive resistência) dos abordados. Porém, repito, ele já estava dentro do carro. Fechá-lo com gás lacrimogêneo por 2 minutos me parece cruel, chamativo e injustificável (ainda mais contra um cidadão comum que estava dirigindo sem capacete, um pai de família, não um estuprador, traficante etc.).



Você presume a inocência, né? Ele não foi pego em flagrante por um grande crime. No Brasil é comum ver motoristas sem capacete, cinto de segurança etc.

Edit: lembrando que a infração dele só oferecia risco a ele mesmo.

Enfim, minha perspectiva já está dada. Pelo menos, espero ver esses policiais demitidos, armas tomadas e respondendo por homicídio culposo. A justiça cuidará do resto, nos conformes da lei (independentemente do quanto eu a ache inadequada, mas isso vai além do que estamos discutindo aqui).

Não concordo com ela e como falei, achei arrogante, mas também encerro a minha participação na discussão.
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.546
Pontos
1.094
Gente com problema mental pode ser muito perigosa. Pra quem acha que toda abordagem tem que ser tranquila, lembre-se desse caso



E sobre o caso do tópico, totalmente errado
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Nessa abordagem alemã aí, os caras podiam ter dado rasteira, coronhada, pescotapa, soco, dedo no cool, e no fim, algemar. Mas nada vai justificar o final, podem passar o pano que for, mas infelizmente foi um assassinado doloso, bom que repercutiu no mundo todo, se a mídia não esfriar o caso, esses caras tão lascado.
 

MiraiShōnen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.616
Reações
2.390
Pontos
453
Os 3 pescotapas que mataram o cara estavam putinhos revoltados pq os dois prf despreparados morreram pra um mendigo dias atras.
Então o certo é descontar suas frustrações no cidadão durante abordagens, segundo alguns users lambe botas, sim.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.629
Reações
38.937
Pontos
2.069
Assustado com o número de pessoas que idolatra o Estado e bate palma pra Estado espancando e matando cidadão só de pira...


E curioso os agentes não serem presos. Será que se um cidadão fizer aquilo com um agente da PRF, estaria solto de boa?

O Estado não é fraco, minha gente. Não se mete com ele não.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Assustado com o número de pessoas que idolatra o Estado e bate palma pra Estado espancando e matando cidadão só de pira...


E curioso os agentes não serem presos. Será que se um cidadão fizer aquilo com um agente da PRF, estaria solto de boa?

O Estado não é fraco, minha gente. Não se mete com ele não.

É método, os caras são ensinados a bater nas pessoas. A questão é que agora tem câmera em todo canto e podemos ver o que acontece desde sempre.

Uma hora a sociedade vai perder completamente o respeito pelos caras e aí eu quero ver o que acontece. Afinal temos que ficar assistindo passivamente assassinatos e agressões?

Pense se fosse sua esposa, filho ou irmão seu numa situação dessas? Ficaria parado olhando? Vai deixar matar pra depois ver se consegue algo na justiça?

"Ah mas os bandidos atiram pra matar, não tem direitos humanos..."

Ora, por isso se chamam bandidos, vamos querer que as forças policiais que deveriam proteger os cidadãos se comportem da mesma forma?

Complicado, as forças policiais precisam urgentemente ser renovadas. Tinha que começar retirando as maçãs podres, valorizando os caras, aumentando salários e cobrando trocentos cursos de ética, comportamentais. Além de passar num exame semestral de estado mental.

 
Ultima Edição:

klamyr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.793
Reações
7.233
Pontos
949
Complicado, as forças policiais precisam urgentemente ser renovadas. Tinha que começar retirando as maçãs podres, valorizando os caras, aumentando salários e cobrando trocentos cursos de ética, comportamentais. Além de passar num exame semestral de estado mental.
Hoje o que está podre não são as maçãs. é a árvore, pessoal é formado para agir dessa forma
 

tbahia2000

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.723
Reações
4.660
Pontos
963
"ain é um caso isolado... tadinho dos policiais injustiçados..."



Aposto que se auto intutula "Patriota, cristão e conservador... Gente de bem"...

Explicação do cara:
"Era brincadeirinha...."

Nossa que porra bizarra...

E a outro Mulher socando o peru dos caras e rindo.

Sinceramente, não sou do tipo de pessoa que acha errado quando a polícia derruba vagabundo, mas esses casos são pura crueldade.

Policial tem que ganhar bem, e ter acompanhamento psicológico obrigatório.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.375
Reações
15.831
Pontos
503
Assustado com o número de pessoas que idolatra o Estado e bate palma pra Estado espancando e matando cidadão só de pira...


E curioso os agentes não serem presos. Será que se um cidadão fizer aquilo com um agente da PRF, estaria solto de boa?

O Estado não é fraco, minha gente. Não se mete com ele não.
Qualquer pessoa que confia e idolatra entes que possuem poder para acabar com sua vida num piscar de olhos (polícia, judiciário, políticos) é um cuck.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Incrível como conseguem passar pano até numa situação absurda dessas

Se o vídeo mostrasse soldados Ucranianos fazendo isto com soldados russos o escândalo seria tanto que mudaria o curso da guerra

Mas no br é só mais um dia...
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Interessante ver nesse tópico gente custando a compreender que resistência à prisão só traz mais força pra equação e gente percebendo que violência policial às vezes é ruim (quando não mata bandido).

Abordagens policiais são sempre muito complexas e sempre envolvem mais fatores do que o que o leigo vê ou imagina.

Erros acontecem aos montes, como nesse caso me parece que ocorreu. Ao mesmo tempo, as pessoas não refletem sobre todas as variáveis envolvidas.

Eu já tive o privilégio de trabalhar tanto no controle externo da atividade policial quanto lado a lado de várias polícias, inclusive PRF.
Não foram experiências longas ou intensas como eu gostaria, mas me deram uma visão um pouco menos emocionada da coisa.

Tem que se punir quem erra, mas isso também por vezes quer dizer "punir" só a instituição que não fornece ferramentas ou treinamento adequado, principalmente com reciclagem e aprimoramento de técnicas.
 
Topo Fundo