O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.515
Reações
17.388
Pontos
503
Ah sim
Eu comprei essa tal esponja mágica e tipo, o negócio é perfeito pra tirar esses encardidos! Meu controle branco era encardido e n saía com nada, foi só passar que ficou novo, mouse pad.. E no Atari eu passei ela tb. Mesmo lavando ficava uns encardidos marrons, passei a tal da esponja e sumiu tudo.
E pra deixar ele preto brilhante eu passo bem por cima um WD40 e tiro o excesso com o pano.. Se quiser pode usar produto pra rejuvenescimento de painel de carro, com brilho seco e tal que fica muito bom tb.
4d876f15f7fe780b86ee78a9b29edde9.jpg
Obrigado pela resposta, vou tentar sim, tou querendo iniciar uma coleção pequenininha e isso vai ajudar muito. Valeuzão!
 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.864
Reações
1.099
Pontos
609
Recentemente retirei a transcodificação do meu Mega Drive japonês recém adquirido, retirando o capacitor, o jumper e ressoldando duas trilhas. Mas era algo simples ao meu ver. Sou bem leigo em eletrônica.

Agora estou na missão de retirar as famosas "jail bars" da imagem, aquelas listras na vertical que atrapalham muito a qualidade de vídeo do console(principalmente em tvs modernas.)

Já levantei o sexto pino do encoder de vídeo pra ver se resolvia(como alguns tutoriais da gringa deram a entender) e nada. Já li também que tem que retirar o capacitor C28 do console pra resolver de vez o problema, mas eu nem ao menos consegui localizar ele na placa...

Aliás, alguém aqui já conseguiu retirar as jail bars do Mega Drive e poderia me ajudar? :kold:kduvida
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Bom pessoal, estava preparando uma super restauração do meu outro Snes tava tinindo.

Mas de alguma forma inexplicável quando eu tirei ele da tomada e retirei a chavinha de ligadesliga, o console entrou em curto :facepalm

Pior que eu tinha feito todo o Recap, pintado e tudo.

Estou tentando re-consertar ele, estou fazendo testes mas foi muito frustrante. ele liga rapidamente e desarma @Odin Games algum palpite?

Acredito não ser o regulador de tensão pois eu coloquei um novo, e ele nem dá sinal. Meu medo é de eu ter comprado reguladores de tensão bichados (alguma chance disso acontecer?). Fiz testes, o fusível está bom, só me resta trocar um varistor, não dá tensão nele com o multímetro.

Frustrante :ksnif


Aliás, alguém aqui já conseguiu retirar as jail bars do Mega Drive e poderia me ajudar? :kold:kduvida

Nunca nem tentei isso nem percebi.

Isso vem de fábrica?
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Bom pessoal, estava preparando uma super restauração do meu outro Snes tava tinindo.

Mas de alguma forma inexplicável quando eu tirei ele da tomada e retirei a chavinha de ligadesliga, o console entrou em curto :facepalm

Pior que eu tinha feito todo o Recap, pintado e tudo.

Estou tentando re-consertar ele, estou fazendo testes mas foi muito frustrante. ele liga rapidamente e desarma @Odin Games algum palpite?

Acredito não ser o regulador de tensão pois eu coloquei um novo, e ele nem dá sinal. Meu medo é de eu ter comprado reguladores de tensão bichados (alguma chance disso acontecer?). Fiz testes, o fusível está bom, só me resta trocar um varistor, não dá tensão nele com o multímetro.

Frustrante :ksnif




Nunca nem tentei isso nem percebi.

Isso vem de fábrica?
No pino 1 e 2 tem tensão tipo uns 12V e no pino 2 e 3 tem 5V?
Se no 3 não tem 5V, pode trocar
Sempre bom testar esses componentes, ainda mais se compra em loja física que o povo pega em componente ali o dia inteiro como se fosse uma quitanda..
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Obrigado pela resposta, vou tentar sim, tou querendo iniciar uma coleção pequenininha e isso vai ajudar muito. Valeuzão!
Eu até tentei tirar foto pra exemplificar, mas não ficou mto bom não.. Mas tá aí kk
Tirando o 3, o resto já tinha ficado de molho e dá pra ver algumas marcas mais feias ali
f6wEfpC.jpeg

Só de passar essa esponjinha, já saiu tudo. Duas ficaram muito boas e 2 só ficaram amareladas por causa do envelhecimento do plástico mesmo, acho.
Qz5gSmp.jpeg
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
No pino 1 e 2 tem tensão tipo uns 12V e no pino 2 e 3 tem 5V?
Se no 3 não tem 5V, pode trocar
Sempre bom testar esses componentes, ainda mais se compra em loja física que o povo pega em componente ali o dia inteiro como se fosse uma quitanda..

Em nenhum pino tem tensão.
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.467
Pontos
503
Estou tentando re-consertar ele, estou fazendo testes mas foi muito frustrante. ele liga rapidamente e desarma @Odin Games algum palpite?
Caramba, comigo nunca aconteceu isso, acredito que seja o que o @Yon falou, deve estar dando algum curto na entrada da fonte, ou deve ser algum problema no regulador de tensão... Tente comprar reguladores novos em lojas de componentes eletrônicos, eles tem a quilos por uns 2,50 cada :klol
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
E na fonte? Testa nos 2 pinos do conector
Visualizar anexo 135279

E que fusível vc pôs?


edit: Isso parece mais a fonte desarmando do que problema no console, se não tá entrando tensão no 7805.

A fonte fornece energia e alimenta alguns componentes como o transformador perto do RF, o fusível, etc... Não achei continuidade na chave Liga/Desliga mas é raro dar problema nessa chave, também o Varistor não consegui encontrar continuidade pois ele nem expõe a parte metálica.

Eu testei a fonte com outro Super Nes que tenho aqui e funcionou normal. E antes esse é console (o com defeito) funcionava normal - mas tem um detalhe nem tive tempo de jogar neles nem 5 minutos então pode ser isso também, pode ser a fonte desarmando. É uma fonte genérica de 12v e ela funciona perfeitamente como medido no multímetro ela fornece a voltagem.

Não sei o por quê desse curto, sendo que aconteceu SEM a fonte de energia estar conectada.

Vou fazer mais testes amanhã, esses 2 pinos da foto eu até reforcei com solda.

Respondendo sua dúvida, eu pus um fusível comum de 1,5v soldei ele direto (ele está bom dá continuidade).
 

jadersnes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.864
Reações
1.099
Pontos
609
Bom pessoal, estava preparando uma super restauração do meu outro Snes tava tinindo.

Mas de alguma forma inexplicável quando eu tirei ele da tomada e retirei a chavinha de ligadesliga, o console entrou em curto :facepalm

Pior que eu tinha feito todo o Recap, pintado e tudo.

Estou tentando re-consertar ele, estou fazendo testes mas foi muito frustrante. ele liga rapidamente e desarma @Odin Games algum palpite?

Acredito não ser o regulador de tensão pois eu coloquei um novo, e ele nem dá sinal. Meu medo é de eu ter comprado reguladores de tensão bichados (alguma chance disso acontecer?). Fiz testes, o fusível está bom, só me resta trocar um varistor, não dá tensão nele com o multímetro.

Frustrante :ksnif




Nunca nem tentei isso nem percebi.

Isso vem de fábrica?
Vinha se fábrica sim, mano. Nos primeiros modelos japoneses isso é bem nítido. Depois, com as revisões, corrigiram o problema, mas pioraram muito o som, retirando o chip na Yamaha. Prefiro ficar com um som de boa qualidade e fazer uns mods pra melhorar a imagem...
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.288
Reações
50.513
Pontos
1.539
Eu até tentei tirar foto pra exemplificar, mas não ficou mto bom não.. Mas tá aí kk
Tirando o 3, o resto já tinha ficado de molho e dá pra ver algumas marcas mais feias ali
f6wEfpC.jpeg

Só de passar essa esponjinha, já saiu tudo. Duas ficaram muito boas e 2 só ficaram amareladas por causa do envelhecimento do plástico mesmo, acho.
Qz5gSmp.jpeg

Só um alerta sobre essa esponja, ela é altamente abrasiva, então não limpe sempre com ela, pode acabar danificando a peça.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Só um alerta sobre essa esponja, ela é altamente abrasiva, então não limpe sempre com ela, pode acabar danificando a peça.
Isso.. É só pra manutenção beem periódica mesmo. E não rola de passar em superfície muito lisa, tipo black piano, vai marcar um bucado
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.467
Pontos
503
Hoje consegui voltar meu Coleco Gemini americano para NTSC novamente, eu nem precisava fazer isso, mas eu tinha um chip com um programa de testes de Atari que o @cetics fez uma repro e gravou para mim que ficava com a imagem em preto e branco em todos os meus Atari e clones, que eram todos PAL-M, ai suspeitava que esse programa só ficava colorido em consoles NTSC, e como meu único console americano que tinha aqui era esse meu Gemini, resolvi desfazer a transcodificação dele de PAL-M para NTSC novamente:



Para fazer isso eu precisava trocar o cristal PAL-M que foi colocado nele por um NTSC e remover uma plaquinha soldada no console que faz parte da transcodificação, ela era soldada por 4 fios na placa, um fio acho que era um aterramento, outro ficava soldado em uma perninha de um CI, outro a um capacitor cerâmico, e outro em um jumper:



O processo foi simples, mas depois tive que trocar o cristal, e esse tive um pequeno problema apesar de ser uma tarefa mais fácil, o cristal oscilador que era para ser colocado nele é um 3.579.545 MHZ, e eu tinha um em formato de meia caneca aqui:



Só que quando fui remover o cristal antigo levei um susto, eu mal encostei o ferro de solda em um dos terminais, menos de 5 segundos, e quando tirei saiu a ilha do terminal junto, logo depois acabei quebrando o outro terminal que estava bem fraco, levei um susto na hora, pensei que tinha ferrado o console, mas vi que eles eram ligados a uns capacitores cerâmicos soldados logo a baixo, eu só tive o trabalho de entortar as perninhas do cristal e encostar elas em dois terminais desses capacitores, e depois soldar elas nele, fiz um jumper bem fácil...



O cristal acabou ficando meio torto porque puxei as perninhas dele para encostar nos terminais desses capacitores, mas no fim deu tudo certo:



A placa acabou ficando assim sem a transcodificação:



Antes ela estava assim:



A plaquinha da transcodificação que removi é essa, tem um CI nela que ainda não sei qual é...



No fim o programa de testar Atari 2600 acabou ficando colorido nesse console, ele só funciona corretamente em consoles NTSC mesmo, uma pena, pois eu queria usar ele para regular as cores dos meus Atari e de outros consoles que pegaria para consertar no futuro... Mas o console funcionou perfeitamente depois que fiz essa modificação nele, fazia tempo que queria algum Atari ou clone NTSC.
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Minha esposa encontrou o SNES Baby antigo dela. Ele tá bem amarelado, então vou desmontar o console e os controles pra fazer o esquema de retrobright com água oxigenada e Vanish

Depois vou ver se vale à pena comprar um Everdrive pra jogar nele

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Minha esposa encontrou o SNES Baby antigo dela. Ele tá bem amarelado, então vou desmontar o console e os controles pra fazer o esquema de retrobright com água oxigenada e Vanish

Depois vou ver se vale à pena comprar um Everdrive pra jogar nele

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk

Se animar faz o mod de svideo pra ele, é bem simples e resolve a limitação do RF
Tava conversando isso com o @Odin Games ontem..
O baby tem a melhor imagem e sem a linha vertical que todos snes fat tem.. Daí colocam só RF e matam essas vantagens todas
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.131
Reações
14.815
Pontos
503
Pessoal, quanto será que custa em média pra arrumar um PS1 fat queimado? O meu tava parado há um bom tempo, aí esqueci que ele era 120v e liguei no 220v. O resto da história cês já sabem.

Engraçado que eu joguei uns 20 minutos com ele ligado no 220 antes de queimar. Nem sabia que era possível isso. Até levei um susto quando começou a nuvem de fumaça. Fiquei sem entender e só depois lembrei que o console era 120v.

Tomara que compense mandar arrumar, porque ele tá bem bonitão. Não faço ideia de quanto deve custar um conserto desses.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.467
Pontos
503
Pessoal, quanto será que custa em média pra arrumar um PS1 fat queimado? O meu tava parado há um bom tempo, aí esqueci que ele era 120v e liguei no 220v. O resto da história cês já sabem.

Engraçado que eu joguei uns 20 minutos com ele ligado no 220 antes de queimar. Nem sabia que era possível isso. Até levei um susto quando começou a nuvem de fumaça. Fiquei sem entender e só depois lembrei que o console era 120v.

Tomara que compense mandar arrumar, porque ele tá bem bonitão. Não faço ideia de quanto deve custar um conserto desses.
Acredito que seja só trocar a fonte, menos mal que acho que as fontes internas de todos os modelos devem ser compatíveis, não deve ser difícil achar uma boa para vender.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.131
Reações
14.815
Pontos
503
Acredito que seja só trocar a fonte, menos mal que acho que as fontes internas de todos os modelos devem ser compatíveis, não deve ser difícil achar uma boa para vender.
É fácil de trocar? Manjo nada de manutenção. =/

No ML vi umas fontes, tá barato até, uns 50 mangos.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.467
Pontos
503
É fácil de trocar? Manjo nada de manutenção. =/

No ML vi umas fontes, tá barato até, uns 50 mangos.
É fácil, ela é só conectada por um plug, só abrir o console e tirar a fonte e por outra, só confirme com o vendedor se é compatível com seu modelo, pois não tenho certeza se as fontes dos Fats são todas compatíveis.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.131
Reações
14.815
Pontos
503
É fácil, ela é só conectada por um plug, só abrir o console e tirar a fonte e por outra, só confirme com o vendedor se é compatível com seu modelo, pois não tenho certeza se as fontes dos Fats são todas compatíveis.
Ah, que bom, porque não conheço ninguém aqui na minha cidade que faça conserto de consoles antigos.

Uma última pergunta: sabe se tem chances de ter estragado alguma outra coisa no processo? Não sei se é possível. É que o console ficou bem quente embaixo quando queimou e esfumaceou bastante (uma fumaça bem branquinha). Pensei que ele ia pegar fogo huahuahua
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.467
Pontos
503
Ah, que bom, porque não conheço ninguém aqui na minha cidade que faça conserto de consoles antigos.

Uma última pergunta: sabe se tem chances de ter estragado alguma outra coisa no processo? Não sei se é possível. É que o console ficou bem quente embaixo quando queimou e esfumaceou bastante (uma fumaça bem branquinha). Pensei que ele ia pegar fogo huahuahua
Pior que isso não sei, tomara que alguém aqui saiba sobre isso.

A uns 4 anos levei um susto parecido com meu Saturn preto modelo 2 da Tectoy, mas no caso dele foi um capacitor grande da fonte que estufou e saiu fumaça, eu tinha comprado um lote de jogos japonese e estava testando um jogo de luta nele, já que um amigo tinha chaveado ele por Reset e eu não tinha testado esse chaveamento também, mas eu estava jogando com ele em cima da minha cama e vi uma coisa estranha perto dele, eu estava jogando no escuro e consegui enxergar uma fumaça saindo dele, consegui levantar rápido e tirar o console da tomada, mas ele ainda estava funcionando quando desliguei ele, levei um put* susto, mas ai abri ele e vi que era aquele capacitor, a carcaça chegou a ficar molhada por dentro por causa do calor, mas eu só tirei a fonte e levei para esse mesmo amigo que era técnico, disse que era o capacitor e ele trocou para mim, tive sorte... Na época eu ainda nem mexia com eletrônica mas consegui identificar o problema e pedir ajuda para esse amigo :klol
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.131
Reações
14.815
Pontos
503
Pior que isso não sei, tomara que alguém aqui saiba sobre isso.

A uns 4 anos levei um susto parecido com meu Saturn preto modelo 2 da Tectoy, mas no caso dele foi um capacitor grande da fonte que estufou e saiu fumaça, eu tinha comprado um lote de jogos japonese e estava testando um jogo de luta nele, já que um amigo tinha chaveado ele por Reset e eu não tinha testado esse chaveamento também, mas eu estava jogando com ele em cima da minha cama e vi uma coisa estranha perto dele, eu estava jogando no escuro e consegui enxergar uma fumaça saindo dele, consegui levantar rápido e tirar o console da tomada, mas ele ainda estava funcionando quando desliguei ele, levei um put* susto, mas ai abri ele e vi que era aquele capacitor, a carcaça chegou a ficar molhada por dentro por causa do calor, mas eu só tirei a fonte e levei para esse mesmo amigo que era técnico, disse que era o capacitor e ele trocou para mim, tive sorte... Na época eu ainda nem mexia com eletrônica mas consegui identificar o problema e pedir ajuda para esse amigo :klol
Valeu pela ajuda!

O que achei muito estranho foi meu console só queimar depois de vários minutos ligado, acho que uns 20. Pensei que nem tinha como aguentar todo esse tempo ligado numa voltagem errada.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Alguém já conseguiu reviver um intellivision II?
O que eu tenho aqui só dá tela preta, antes ele estava apresentando alguns elementos da tela corrompidos, comprei essa placa assim. Eu também tenho outro que não liga, já coloquei a o circuito de retificação do liga nele e também ficou com tela preta.
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Se animar faz o mod de svideo pra ele, é bem simples e resolve a limitação do RF
Tava conversando isso com o @Odin Games ontem..
O baby tem a melhor imagem e sem a linha vertical que todos snes fat tem.. Daí colocam só RF e matam essas vantagens todas
Esse baby da minha esposa tem a saída AV do modelo americano atrás, não é a RF. Só que o cabo ao invés de ser AV na outra ponta é uma caixinha que pluga na entrada de antena da TV.

Infelizmente eu tentei ligar o SNES na TV e não deu imagem. Quando eu ligo o console só aparece um chiado cinza na tela e faz um som tipo uma serra elétrica.

Eu vou pedir um cabo AV no Mercado Livre pra ver se o problema é nessa caixinha que liga na TV. Mas preciso esperar a greve dos Correios acabar.

Se o cabo novo não resolver o problema tô pensando em enviar o console para a Gameteczone pelos correios pra ver se eles consertam.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.467
Pontos
503
Hoje fiz uma operação Wii Remote aqui em casa, semana passada um amigo me deixou com esses 6 Wii Remotes para tentar recuperar para ele, nenhum ligava, mas consegui recuperar os dois de cima dessa foto:



Os que consegui recuperar estavam com zinabre em um dos pólos das pilhas, só tirei eles, botei no vinagre e saiu tudo, nem precisei lixar, só tirei do vinagre e sequei, também consegui ligar o preto, mas ele está com outros defeitos, ele não funcionava o botão Home e testei ele no meu Wii e não foi reconhecido, já os outros dois originais brancos eu tirei o zinabre e não funcionaram, testei dois fusíveis que eles tem e estavam ok, mesmo assim não funcionaram, não sei que mais eles podem ter, já o último parece novo, estava até com a caixa e manuais dele, mas não descobri o que ele tem, como é genérico nem achei onde é os fusíveis dele.

Aproveitei que estava no embalo e dei uma mexida em 3 Remotes estragados meus que tinha aqui também, e consegui recuperar esse aqui:



Ele era meu Remote titular de jogatina até ano passado, mas um dia estava assistindo a um filme no meu Wii e tive que pausar o filme, e quando voltei o controle não ligou mais, achei que ele tinha queimado, mas nem quis olhar ele e deixei encostado aqui, mas hoje depois de mais de um ano resolvi abrir ele, e vi que o defeito era o mesmo que os outros dois que tinha recuperado, era só zinabre em um pólo de uma das pilhas mesmo... Tirei o zinabre dele e limpei o controle e voltou a funcionar normalmente. Já os outros dois um eu já sabia que o único defeito é que ele não funciona dois botões, o - e o Home, isso eu ainda não sei reparar, é só trocar os botões, mas eles são muito pequenos e ainda não tenho prática para fazer a troca, vou ter que treinar mais para tentar trocar um dia... Já o outro que tinha eu descobri que era pirata, e nem deu sinal de vida, então nem fiz questão de tentar arrumar ele.

Mas nem tudo são flores, eu tinha 3 Remotes bons meus aqui, fui dar uma olhada neles, pois dois deles eu não usava a mais e um ano, só um eu jogava de vez enquanto, mas um dos que eu tinha deixado parado não ligou mais, dei uma revisada nele e não tinha zinabre, estava limpo, provavelmente ele queimou alguma coisa, os fusíveis ao menos estavam ok... Agora fiquei com 3 Remotes funcionando igual, pois recuperei o que postei acima, mas queria ter 4 para ter os 4 players... :kduvida
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.262
Reações
41.480
Pontos
1.064
Passei a madrugada inteira só pra botar pra funcionar o GDEMU no Dreamcast. Não tava funcionando e dando luz vermelha, depois de tanto mexe mexe, descobri que o cabo extensor veio com defeito, foi uma demora pra ir testando e descobrir o que era. Infelizmente não teve como deixar a case no console, pense num susto. Ainda instalei o DreamPSU, uma fonte que substitui a original quando se faz mod, evitando mais consumo e calor.

OO4PqC1.jpg


cb2Cohu.jpg



XgBYCkm.jpg


gq1KfWP.jpg


iYOURQ3.jpg

EDIT:

Resolvi, era o adaptador de SD pra micro SD que estava dando uma imcompatibilidade, troquei por outro agora foi:

vfQvy0M.jpg


UAD1awQ.jpg


5PpS35O.jpg
 
Ultima Edição:

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.798
Pontos
353
Caraca, impressionado com as habilidades de vcs...
Até assinei o tópico para acompanhar, quem sabe eu aprenda alguma coisa.
Eu fazia coleção de Vídeo Games, tinha uns 5 Super Nintendo, desmontava tudo, mas só para limpeza mesmo.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Recentemente retirei a transcodificação do meu Mega Drive japonês recém adquirido, retirando o capacitor, o jumper e ressoldando duas trilhas. Mas era algo simples ao meu ver. Sou bem leigo em eletrônica.

Agora estou na missão de retirar as famosas "jail bars" da imagem, aquelas listras na vertical que atrapalham muito a qualidade de vídeo do console(principalmente em tvs modernas.)

Já levantei o sexto pino do encoder de vídeo pra ver se resolvia(como alguns tutoriais da gringa deram a entender) e nada. Já li também que tem que retirar o capacitor C28 do console pra resolver de vez o problema, mas eu nem ao menos consegui localizar ele na placa...

Aliás, alguém aqui já conseguiu retirar as jail bars do Mega Drive e poderia me ajudar? :kold:kduvida
nunca tentei retirar estas barras... mas veja bem a versão da placa onde aplicaram o mod que está tentando fazer... as vezes determinado componente tem marcação diferente dependendo da revisão da placa.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Bom pessoal, estava preparando uma super restauração do meu outro Snes tava tinindo.

Mas de alguma forma inexplicável quando eu tirei ele da tomada e retirei a chavinha de ligadesliga, o console entrou em curto :facepalm

Pior que eu tinha feito todo o Recap, pintado e tudo.

Estou tentando re-consertar ele, estou fazendo testes mas foi muito frustrante. ele liga rapidamente e desarma @Odin Games algum palpite?

Acredito não ser o regulador de tensão pois eu coloquei um novo, e ele nem dá sinal. Meu medo é de eu ter comprado reguladores de tensão bichados (alguma chance disso acontecer?). Fiz testes, o fusível está bom, só me resta trocar um varistor, não dá tensão nele com o multímetro.

Frustrante :ksnif




Nunca nem tentei isso nem percebi.

Isso vem de fábrica?
Outro teste, tente fechar curto nos contatos onde a chave era ligada na placa... as vezes é o rabicho e a chave que estão defeituosos...
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Hoje consegui voltar meu Coleco Gemini americano para NTSC novamente, eu nem precisava fazer isso, mas eu tinha um chip com um programa de testes de Atari que o @cetics fez uma repro e gravou para mim que ficava com a imagem em preto e branco em todos os meus Atari e clones, que eram todos PAL-M, ai suspeitava que esse programa só ficava colorido em consoles NTSC, e como meu único console americano que tinha aqui era esse meu Gemini, resolvi desfazer a transcodificação dele de PAL-M para NTSC novamente:



Para fazer isso eu precisava trocar o cristal PAL-M que foi colocado nele por um NTSC e remover uma plaquinha soldada no console que faz parte da transcodificação, ela era soldada por 4 fios na placa, um fio acho que era um aterramento, outro ficava soldado em uma perninha de um CI, outro a um capacitor cerâmico, e outro em um jumper:



O processo foi simples, mas depois tive que trocar o cristal, e esse tive um pequeno problema apesar de ser uma tarefa mais fácil, o cristal oscilador que era para ser colocado nele é um 3.579.545 MHZ, e eu tinha um em formato de meia caneca aqui:



Só que quando fui remover o cristal antigo levei um susto, eu mal encostei o ferro de solda em um dos terminais, menos de 5 segundos, e quando tirei saiu a ilha do terminal junto, logo depois acabei quebrando o outro terminal que estava bem fraco, levei um susto na hora, pensei que tinha ferrado o console, mas vi que eles eram ligados a uns capacitores cerâmicos soldados logo a baixo, eu só tive o trabalho de entortar as perninhas do cristal e encostar elas em dois terminais desses capacitores, e depois soldar elas nele, fiz um jumper bem fácil...



O cristal acabou ficando meio torto porque puxei as perninhas dele para encostar nos terminais desses capacitores, mas no fim deu tudo certo:



A placa acabou ficando assim sem a transcodificação:



Antes ela estava assim:



A plaquinha da transcodificação que removi é essa, tem um CI nela que ainda não sei qual é...



No fim o programa de testar Atari 2600 acabou ficando colorido nesse console, ele só funciona corretamente em consoles NTSC mesmo, uma pena, pois eu queria usar ele para regular as cores dos meus Atari e de outros consoles que pegaria para consertar no futuro... Mas o console funcionou perfeitamente depois que fiz essa modificação nele, fazia tempo que queria algum Atari ou clone NTSC.
no meu, o CI é o TC4013BP (duplo flip flop do tipo D) ou simplesmente 4013... o seu parece ser da série 74xx tá difícil de ver na foto o número, mas se utilizar a mesma função, daria para chutar algum dos semelhantes da lista: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_circuitos_integrados_da_série_7400
MAs o circuito da plaquinha do meu é um pouco diferente do seu.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
O meu tava parado há um bom tempo, aí esqueci que ele era 120v e liguei no 220v. O resto da história cês já sabem.
Se eu fosse vc... em abria, via o modelo da placa da fonte, e comprava só ela pra trocar em casa... conforme a eletrônica vc manda o console e volta funcionando, mas todo capenga, faltando parafusos ou com peças trocadas...
Mas antes verifique fusível, ou uma bobina grande que tem na placa da fonte, as vezes é só isso.
 
Topo Fundo