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Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

Odin Games

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Bom, hoje fiz mais um conserto, que foi esse SNES aqui que estava com interferência na imagem e zumbido no som:



Ontem apareceu um camarada que entrou em contato comigo por indicação de uns parceiros de uma loja onde ajudo a consertar consoles para eles, e eles passaram meu contato para ele, ai ele entrou em contato comigo perguntando se eu arrumava SNES, e disse que sim dependendo do problema... Ai ele veio aqui em casa ontem de tarde e me trouxe esse aparelho, e seu problema era apenas capacitores esgotados, ontem mesmo adicionei um capacitor de 1000 uF nele, e o problema de interferência de imagem desapareceu, mas o zumbido continuava, deixei para trocar os capacitores do áudio hoje.

Ai hoje de manhã fui trocar os capacitores, eu não fiz um recap geral nele, pois tinha medo de arrancar algum PAD SMD dele e me complicar, pois ainda não consegui comprar minha estação de ar quente, e resolvi trocar apenas os capacitores que estavam ruins, que eram três capacitores SMD de 10 uF, dois perto da entrada do cabo AV, e um que fica perto do slot, os outros ainda estavam bons, e para evitar problemas, troquei só esses três mesmo, ai fiz a troca, removi os capacitores com extremo cuidado, testei uma nova técnica e deu certo, comecei a cortar os capacitores um por um, cortando com alicate de corte de cima para baixo, com muito cuidado para não forçar os PADs embaixo, e deu certo, não forcei as trilhas, e elas ficaram intactas... Então fiz a troca tranquilamente, adicionando os capacitores eletrolíticos novos, depois limpei a placa, testei e o zumbido sumiu, a placa ficou filé e sem nenhuma gambiarra, console com vida nova de novo :ksorriso

Eu não quis tirar foto da placa dele, mas era uma GPM-02 americana de 1993, que é o último modelo com slot removível, ela estava em bom estado, fico feliz que consegui arrumar esse SNES sem gambiarra, a maioria dos outros SNES que tinha pego antes estavam tão mexidos e detonados que eu sempre tinha que fazer alguma gambiarra...
 
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B - Mark

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Bom, hoje fiz mais um conserto, que foi esse SNES aqui que estava com interferência na imagem e zumbido no som:



Ontem apareceu um camarada que entrou em contato comigo por indicação de uns parceiros de uma loja onde ajudo a consertar consoles para eles, e eles passaram meu contato para ele, ai ele entrou em contato comigo perguntando se eu arrumava SNES, e disse que sim dependendo do problema... Ai ele veio aqui em casa ontem de tarde e me trouxe esse aparelho, e seu problema era apenas capacitores esgotados, ontem mesmo adicionei um capacitor de 1000 uF nele, e o problema de interferência de imagem desapareceu, mas o zumbido continuava, deixei para trocar os capacitores do áudio hoje.

Ai hoje de manhã fui trocar os capacitores, eu não fiz um recap geral nele, pois tinha medo de arrancar algum PAD SMD dele e me complicar, pois ainda não consegui comprar minha estação de ar quente, e resolvi trocar apenas os capacitores que estavam ruins, que eram três capacitores SMD de 10 uF, dois perto da entrada do cabo AV, e um que fica perto do slot, os outros ainda estavam bons, e para evitar problemas, troquei só esses três mesmo, ai fiz a troca, removi os capacitores com extremo cuidado, testei uma nova técnica e deu certo, comecei a cortar os capacitores um por um, cortando com alicate de corte de cima para baixo, com muito cuidado para não forçar os PADs embaixo, e deu certo, não forcei as trilhas, e elas ficaram intactas... Então fiz a troca tranquilamente, adicionando os capacitores eletrolíticos novos, depois limpei a placa, testei e o zumbido sumiu, a placa ficou filé e sem nenhuma gambiarra, console com vida nova de novo :ksorriso

Eu não quis tirar foto da placa dele, mas era uma GPM-02 americana de 1993, que é o último modelo com slot removível, ela estava em bom estado, fico feliz que consegui arrumar esse SNES sem gambiarra, a maioria dos outros SNES que tinha pego antes estavam tão mexidos e detonados que eu sempre tinha que fazer alguma gambiarra...

Primeira vez que vejo um SNES customizado aqui no fórum.

Ja vi alguns para vender no ML e em algumas lojas de games usados e de propriedade de alguns colecionadores.
 

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Bom, isso não foi bem um conserto, e pode parecer bobagem para alguns, mas consegui um ferro que segura o botão Eject original do SNES CPU-01, que é esse ferro aqui em forma de L :klol

Visualizar anexo 195881Visualizar anexo 195882

A história desse SNES é que ano passado ganhei ele e um amigo, mas precisava de reparos, que era só um recap, ele é o primeiro modelo do SNES, fabricado em 1991, então consegui fazer o recap total dele, troquei até os capacitores da placa de som offboard que ele tem, e ainda desfiz a transcodificação dele e passei para NTSC novamente, só que faltava nele alguns detalhes estéticos, ele está em muito bom estado, a carcaça está na cor original e está mais bonito que os outros SNES mais novos que tenho, só que ele não tinha mais um dos detalhes exclusivos que esse modelo tem, que é a trava de cartuchos, também não tinha mais o botão Eject original que só esse modelo tem, que a escrita dele é pintada, e não em relevo, também não tinha o selo de aviso perto do botão Power, e o detalhe menos importante que é esse ferrinho que coloquei nele hoje, ai resolvi deixar ele 100% original, consegui o selo de aviso, o botão Eject original e a travinha de cartucho com a ruela e o parafuso originais, peguei de carcaças sucatas que tinha aqui, e coloquei no console, mas faltava esse bendito ferrinho em forma de L, e semana passada consegui ele, ai hoje aproveitei e troquei o ferrinho comum que tinha nele antes e coloquei esse que era o que ele tinha quando foi fabricado.

Agora ele está 99% original, só não digo 100% porque troquei os capacitores dele por novos, o cristal dele apesar de ser idêntico ao original, é um novo e não um de época, esses detalhes estéticos podem parecer bobagem, mas curto observar eles, gosto de saber as diferenças das versões dos consoles, até detalhes estéticos como esse, e sei que tem alguns aqui que curtem também, por isso estou postando :klol
O GPM-01 também tem o texto escrito eject pintado em branco, o que é exclusivo desse modelo é trava de cartucho e o modulo de som. Eu tive um gpm-01 em 94 e tenho outro agora em casa que também é pintado. O eject passou a ser em alto relevo no gpm-02.
 

Odin Games

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Primeira vez que vejo um SNES customizado aqui no fórum.

Ja vi alguns para vender no ML e em algumas lojas de games usados e de propriedade de alguns colecionadores.
Eu nunca tinha tido contato com um também, esse foi o primeiro que vi pessoalmente, ele é uma skin colada por cima dele, não cheguei a perguntar ao dono, mas provavelmente deve ter sido ele que comprou e aplicou esta skin. Tem gente que curte elas, outros não, no meu caso sou indiferente, mas acho que elas ficariam legais em consoles com a aparência feia.
O GPM-01 também tem o texto escrito eject pintado em branco, o que é exclusivo desse modelo é trava de cartucho e o modulo de som. Eu tive um gpm-01 em 94 e tenho outro agora em casa que também é pintado. O eject passou a ser em alto relevo no gpm-02.
Não sabia desse detalhe, bom saber isso... E pior que peguei para arrumar um GPM-01 semana passada que ainda não consegui arrumar, era de uma cliente da loja dos meus amigos, e reparei ele tem o Eject pintado mesmo... Só que esse console estava em péssimo estado estético, com a carcaça cheia de quebrados em cima, e foi colada com Super Bonder, e a carcaça ainda estava com aquele problema que enfraqueceu com o tempo, e quebrava como casca de ovo... Como ela tinha pedido para trocar a carcaça, tive que quebrar ela para poder abrir o console, mas hoje coloquei uma carcaça nova nele :klol

Como esse console já tinha sido mexido antes, pensei que fosse um Frankenstein. Esse SNES está com a imagem quadriculada, coloquei meu cartucho de testes nele e só aparece uma tela quadriculada, quando aperto start para fazer o teste de controles ele só dá tela preta, acho que ele só aparece as primeiras telas quando liga e depois dá tela preta, nem som dá, não sei se é as VRAM ou SRAM.

Lembrei agora que esse GPM-01 também tem aquele ferrinho do Eject em forma de L, eu tinha visto ele nele também, eu tinha falado em outro post que ele era exclusivo do CPU-01, mas agora acho que ele também tem esse ferrinho. Já os GPM-02 já tem os normais retos mesmo.
 
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Eu nunca tinha tido contato com um também, esse foi o primeiro que vi pessoalmente, ele é uma skin colada por cima dele, não cheguei a perguntar ao dono, mas provavelmente deve ter sido ele que comprou e aplicou esta skin. Tem gente que curte elas, outros não, no meu caso sou indiferente, mas acho que elas ficariam legais em consoles com a aparência feia.

Não sabia desse detalhe, bom saber isso... E pior que peguei para arrumar um GPM-01 semana passada que ainda não consegui arrumar, era de uma cliente da loja dos meus amigos, e reparei ele tem o Eject pintado mesmo... Só que esse console estava em péssimo estado estético, com a carcaça cheia de quebrados em cima, e foi colada com Super Bonder, e a carcaça ainda estava com aquele problema que enfraqueceu com o tempo, e quebrava como casca de ovo... Como ela tinha pedido para trocar a carcaça, tive que quebrar ela para poder abrir o console, mas hoje coloquei uma carcaça nova nele :klol

Como esse console já tinha sido mexido antes, pensei que fosse um Frankenstein. Esse SNES está com a imagem quadriculada, coloquei meu cartucho de testes nele e só aparece uma tela quadriculada, quando aperto start para fazer o teste de controles ele só dá tela preta, acho que ele só aparece as primeiras telas quando liga e depois dá tela preta, nem som dá, não sei se é as VRAM ou SRAM.

Lembrei agora que esse GPM-01 também tem aquele ferrinho do Eject em forma de L, eu tinha visto ele nele também, eu tinha falado em outro post que ele era exclusivo do CPU-01, mas agora acho que ele também tem esse ferrinho. Já os GPM-02 já tem os normais retos mesmo.
Agora que você falou é verdade, nos meus GPM-01 e SHVC o ferro do eject em forma de bengala, já o meu 1chip é reto.
Onde você conseguiu o colante que fica abaixo do botão power? Comprou no ML?

Não sei se te ajuda, mas esse site tenta direcionar para qual componente está com problema


O meu gpm-01 por algum motivo queimou o fusível depois que troquei o cristal pal-m por um ntsc e fechei o console, quando testei com ele aberto funcionou normalmente, ai quando fechei não ligava. Como não tenho o fusível original sobrando coloquei um de vidro de 1A, o original é de 1,5A. Não sei se tem algum problema substituir por um de vidro, pois acho que tem diferença no tempo de atuação do fusível variando de acordo com tipo.
 

Odin Games

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Agora que você falou é verdade, nos meus GPM-01 e SHVC o ferro do eject em forma de bengala, já o meu 1chip é reto.
Onde você conseguiu o colante que fica abaixo do botão power? Comprou no ML?

Não sei se te ajuda, mas esse site tenta direcionar para qual componente está com problema


O meu gpm-01 por algum motivo queimou o fusível depois que troquei o cristal pal-m por um ntsc e fechei o console, quando testei com ele aberto funcionou normalmente, ai quando fechei não ligava. Como não tenho o fusível original sobrando coloquei um de vidro de 1A, o original é de 1,5A. Não sei se tem algum problema substituir por um de vidro, pois acho que tem diferença no tempo de atuação do fusível variando de acordo com tipo.
Eu retirei esse adesivo de uma outra carcaça amarelada em pior estado que tinha aqui, quando peguei aquele SNES ele tinha só a parte branca de baixo do adesivo, ai consegui remover só o adesivo transparente com as escritas dessa carcaça amarelada e consegui colar nele, por cima do adesivo branco que tinha restado do original dele.

Vou dar uma olhada nesse site, não conhecia ele. Nunca vi esse defeito que você falou, estranho isso :kwow
 


*ka

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Eu retirei esse adesivo de uma outra carcaça amarelada em pior estado que tinha aqui, quando peguei aquele SNES ele tinha só a parte branca de baixo do adesivo, ai consegui remover só o adesivo transparente com as escritas dessa carcaça amarelada e consegui colar nele, por cima do adesivo branco que tinha restado do original dele.

Vou dar uma olhada nesse site, não conhecia ele. Nunca vi esse defeito que você falou, estranho isso :kwow
Eu acho que talvez tenha ficado algum farelo de estanho que possa ter caído do sugador de solda. É a única explicação, mas coloquei o de vidro e está funcionando normalmente. No futuro vou ver se consigo um fusível original de alguma sucata ou original no ml.
Mais para frente vou ver se consigo um super famicom com a revisão shvc, nos famicom é mais fácil de achar essa revisão.
 

*ka

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Eu tenho um 1chp da gradiente, estava pensando em passar ele para ntsc, pois tenho 9 cristais sobrando, mas não sei se faço isso ou deixo ele original, já que originalmente ele é pal-m e não tem gambiarra, Mas no caso desse para virar é ntsc é só trocar o cristal e alterar o jumper atrás da placa.
 

Odin Games

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Eu acho que talvez tenha ficado algum farelo de estanho que possa ter caído do sugador de solda. É a única explicação, mas coloquei o de vidro e está funcionando normalmente. No futuro vou ver se consigo um fusível original de alguma sucata ou original no ml.
Mais para frente vou ver se consigo um super famicom com a revisão shvc, nos famicom é mais fácil de achar essa revisão.
Eu ainda desejo ter algum GPM funcional, só tenho em placas sucatas aqui, atualmente estou com cinco consoles funcionais, o CPU-01 e RGB-02 americanos, mais meu 1CHIP-02 e Baby nacionais, e um 1CHIP-03 americano Frankenstein que montei com sucatas, ele está com alguns problemas mais ainda funciona, só queria mais algum GPM e um Super Famicom também.

Desses consoles, dois eu recuperei quando eu comecei a mexer com eletrônica, e o RGB-02 eu comprei no estado uma vez e funcionava, só foi passado para NTSC depois disso.
Eu tenho um 1chp da gradiente, estava pensando em passar ele para ntsc, pois tenho 9 cristais sobrando, mas não sei se faço isso ou deixo ele original, já que originalmente ele é pal-m e não tem gambiarra, Mas no caso desse para virar é ntsc é só trocar o cristal e alterar o jumper atrás da placa.
Eu manteria ele original assim mesmo, se é PAL-M, melhor deixar PAL-M mesmo :klol
 
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Eu ainda desejo ter algum GPM funcional, só tenho em placas sucatas aqui, atualmente estou com cinco consoles funcionais, o CPU-01 e RGB-02 americanos, mais meu 1CHIP-02 e Baby nacionais, e um 1CHIP-03 americano Frankenstein que montei com sucatas, ele está com alguns problemas mais ainda funciona, só queria mais algum GPM e um Super Famicom também.

Desses consoles, dois eu recuperei quando eu comecei a mexer com eletrônica, e o RGB-02 eu comprei no estado uma vez e funcionava, só foi passado para NTSC depois disso.

Eu manteria ele original assim mesmo, se é PAL-M, melhor deixar PAL-M mesmo :klol
Aqui eu tenho 3 snes e nenhuma sucata.
Comprei em 2015 por 80 reais o SHVC-CPU-01 com problema na saída AV, era só os dois capacitores de 100uF com problema. A curiosidade desse meu shvc é que a ppu2 dele é rev3, acho que em 97 trocaram a ppu2 dele, pois embaixo dele tem um colante de assistência técnica de 1997, mas aparentemente as soldas da ppu2 dele são iguais as de fabrica. Já a CPU e PPU1 são rev1 mesmo. Eu só troquei esses dois capacitores os outros mantive os originais. Acho que como está funcionando desde 2015 não deve ter necessidade de troca-los.
O GPM-01 comprei por 50 reais em 2018 com a imagem distorcida e ruído no som, e está com o conector da fonte quebrado, mas funciona, mesmo com o plástico interno quebrado. Troquei os capacitores e ele voltou a funcionar normalmente, a imagem ficou normal e o ruído no som sumiu, Porem um dos capacitores no setor do áudio vazou e a ilha está meio solta da placa, e acabou soltando da placa, ai olhando os diagramas vi para onde a trilha ia e fiz o caminho com fio, ela ia para dois lugares diferentes, depois disso ele ficou perfeito. E agora em ntsc a imagem dele está linda. O GPM-01 e o SHVC são os modelos que mais gosto.
E tenho também um 1chip-02 da gradiente bem amarelado, comprei ele em 2006 por 65 reais com 2 controles originais, 1 fonte original da gradiente e um cabo rf original. Esse 1chip só deu defeito uma vez que foi no cristal do áudio, troquei o cristal e ficou novo. Nesse 1chip eu peguei o cristal do gpm-01 e coloquei nele, e no gpm-01 coloquei o cristal que mostrei aqui no fórum.
 

B - Mark

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Eu nunca tinha tido contato com um também, esse foi o primeiro que vi pessoalmente, ele é uma skin colada por cima dele, não cheguei a perguntar ao dono, mas provavelmente deve ter sido ele que comprou e aplicou esta skin. Tem gente que curte elas, outros não, no meu caso sou indiferente, mas acho que elas ficariam legais em consoles com a aparência feia.
Entendi. Pensava que tinha sido pintura.

Não sabia que tinha skins temáticas para SNES. Só vi para consoles mais recentes como PS4 e XBox One
 

mlooborte

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Coloquei um DreamPSU no meu dreamcast, pra substituir a fonte interna que tava dando uns problemas. Eu acho que o "garfo" que conecta a placa mãe com a fonte não tá muito bom não, deu um trabalho pra colocar o DreamPSU numa posição que não desse mal contato, no fim acabei achando uma posição e colei o cabo de energia na placa com fita isolante pra não ficar mexendo. Tá vivão agora.
 

Odin Games

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Coloquei um DreamPSU no meu dreamcast, pra substituir a fonte interna que tava dando uns problemas. Eu acho que o "garfo" que conecta a placa mãe com a fonte não tá muito bom não, deu um trabalho pra colocar o DreamPSU numa posição que não desse mal contato, no fim acabei achando uma posição e colei o cabo de energia na placa com fita isolante pra não ficar mexendo. Tá vivão agora.
Esse problema do encaixe da fonte do Dreamcast é bem comum, um dos primeiros reparos de consoles que fiz foi justamente esse problema, é só você remover a fonte, e entortar um pouco os contatos, coisa de milímetros mesmo, os pinos desse conector em direção aos contatos da fonte onde encosta eles, que o problema acaba de vez.
 

Odin Games

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A interferência na imagem se originava na carcaça.... :ksafado
Lembrei da história de um amigo de outro fórum que tinha um Sega CDX e que o console não funcionava direito se fechasse a carcaça dele, não lembro se o console não ligava ou se dava algum defeito nele quando ele parafusava a carcaça, ai o cara descobriu que colocando um pedaço de caixa de leite dessas tipo tetra pak o console funcionava normalmente, ai ele acabou fechando o console com um pedaço de caixa de leite em baixo da placa :klol
 

doraemondigimon

Lenda da internet
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Lembrei da história de um amigo de outro fórum que tinha um Sega CDX e que o console não funcionava direito se fechasse a carcaça dele, não lembro se o console não ligava ou se dava algum defeito nele quando ele parafusava a carcaça, ai o cara descobriu que colocando um pedaço de caixa de leite dessas tipo tetra pak o console funcionava normalmente, ai ele acabou fechando o console com um pedaço de caixa de leite em baixo da placa :klol
Já passei por uma coisa dessas com as 'latas' do mega drive: volta e meia, tinha modelos que eram necessários remover a lata pra sumir com as interferências que eram geradas!

Depois, descobrimos que a maioria delas empenavam por quedas do videogame no chão (coisas de crianças)
 

Odin Games

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Já passei por uma coisa dessas com as 'latas' do mega drive: volta e meia, tinha modelos que eram necessários remover a lata pra sumir com as interferências que eram geradas!

Depois, descobrimos que a maioria delas empenavam por quedas do videogame no chão (coisas de crianças)
Pois é, nesse caso certamente essas latas deviam dar interferência devida a oxidação, isso eu acredito que exista nos Master System também, principalmente o III...
 

mlooborte

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Esse problema do encaixe da fonte do Dreamcast é bem comum, um dos primeiros reparos de consoles que fiz foi justamente esse problema, é só você remover a fonte, e entortar um pouco os contatos, coisa de milímetros mesmo, os pinos desse conector em direção aos contatos da fonte onde encosta eles, que o problema acaba de vez.

Eu vi esse e um outro mod de colocar um pouco de solda nos conectores pra "engrossar" um pouco e ajudar no contato. Pior coisa que fiz, pq pra soltar a fonte ficou grosso demais e não queria sair. Eu acho que acabei piorando a situação um pouco, mas tá vivo.
 

Odin Games

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Eu vi esse e um outro mod de colocar um pouco de solda nos conectores pra "engrossar" um pouco e ajudar no contato. Pior coisa que fiz, pq pra soltar a fonte ficou grosso demais e não queria sair. Eu acho que acabei piorando a situação um pouco, mas tá vivo.
Tem gente que faz isso, mas não é indicado, pois se um dia o cara precisar abrir o console para fazer alguma manutenção ou limpeza, fica complicado desmontar... Mas o meu segundo Dreamcast, que peguei com o defeito de se reiniciar sozinho, eu só entortei um pouquinho e já faz 10 anos que ele não dá mais esse problema.
 

Odin Games

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Nesse domingo acabei resolvendo trocar o botão Power do meu Phantom System:



O processo é simples, mas tem que tomar cuidado quando for remover o botão velho, pois pode arrancar algum terminal, esses botões do Power e Reset tem 4 terminais, mas eles são bem pequenos. Eu troquei o botão original porque para ligar esse console tinha que apertar com bastante força, isso é um defeito comum nos Phantom System e acredito que muitos foram parar no lixo por causa disso, pois os botões oxidam com o tempo e as pessoas por pouco conhecimento poderiam achar que eles teriam queimado e eles acabaram sendo descartados, mas é um problema simples de resolver, é só trocar o botão defeituoso por um tact swicth simples, que acaba até melhorando o console. Existem tact switch de vários tamanhos diferentes, uns mais largos, outros mais altos, mas eu tinha disponível um pequeno e baixo, e acabou me servindo, só tive que cortar um pedaço do plástico do botão que encosta nele, mas a troca foi tranquila.

Esse console eu já tinha a uns 8 ou 9 anos, e deixei por vários anos esse botão original porque uma vez eu quebrei a entrada da fonte dele, e na época eu não sabia soldar, ai pedi ajuda para um amigo trocar essa entrada para mim, e ele acabou trocando, só que falei para ele também que o botão Power dele estava com problemas, e ele já até sabia o que era, e ele acabou removendo o botão e lixando a latinha dele que estava bem oxidada, só que esse botão funcionou bem somente por um ou dois anos, e logo depois apresentou o mesmo problema de novo, e como na época não sabia trocar e nem soldar, deixei ele assim até agora, quando finalmente resolvi trocar esse botão.

Eu troquei somente o Power, o Reset eu deixei o original ainda, pois ele sempre funcionou sem problemas, acho que o problema do Power era mais desgaste mesmo, deve ter sido muito usado antes de mim, ai resolvi deixar o botão Reset original, só irei trocar quando precisar algum dia.
 

Odin Games

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Hoje consegui arrumar o leitor do meu PS2 Slim reserva:



O problema desse console foi que fiquei uns dois anos sem usar ele, e esses dias fui testar dois Syphon Filter Dark Mirror originais que tinha comprado no Shopee e resolvi testar nesse console, só que quando liguei ele o leitor ficou emperrado, a lente não se movia direito, só ia até a metade do trilho e travava, dava um ruído no console mesmo com ele estando sem disco, o ruído era tipo um trrrrrr trrrrr trrrrrr, mas um amigo de outro fórum deu uma dica de eu lubrificar o trilho com WD-40, e hoje eu fiz isso e deu certo, eu só abri o console, apliquei WD-40 num algodão em vez de aplicar direto no trilho e na engrenagem do motorzinho do leitor que move a lente, pois aplicando direto poderia emporcalhar o console por dentro e pegar WD-40 na lente, o que não seria bom, e passei o algodão em todo o trilho onde corre a lente e na engrenagem que movimenta ela, ai montei o console, peguei um jogo em DVDR que não jogava a mais de 10 anos para testar, e o leitor rodou liso, sem engasgar nem nada :klol

Eu fiquei tranquilo enquanto a esse reparo, pois sabia que o defeito poderia ser algo fácil de resolver, pois mal uso esse console, ele só ficou parado por mais de dois anos, com certeza era só lubrificar o trilho e a engrenagem que move a lente do leitor, apesar de eu nunca ter tido feito isso antes.
 

Odin Games

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Hoje consegui consertar esse SNES aqui:



Ele apareceu semana passada na loja dos meus parceiros e é de cliente, o defeito dele era que ele ligava, mas só dava tela preta, mas o problema dele foi fácil de resolver e só troquei o cristal oscilador e ele voltou a funcionar perfeitamente. Mas eu estava meio cismado porque esse ano eu não tinha conseguido consertar nenhum console para eles, esse ano o movimento nos consertos foi bem fraco e só apareceu 5 consoles lá para mim arrumar, mais um de um cara que veio aqui em casa, e só consegui arrumar esse do cara que veio aqui, um SNES que postei aqui com uma skin do Donkey Kong Country, e e agora consegui consertar este último de hoje, mas os outros que não tinha conseguido arrumar eram pedreiras, então fiquei com receio de não conseguir arrumar este último, mas felizmente era um defeito muito simples.

Mas eu estava tão cismado que fui procurar por vídeos de SNES que davam tela preta, e vi alguns defeitos bem difíceis de consertar, uns deles eram defeito naquele CIC Chip, que é o chip de bloqueio do SNES, um dos consertos o cara tinha que trocar ele, o que é difícil, pois precisa de uma estação de ar quente porque esse chip é SMD, o outro tinha que fazer um jumper soldando num terminal dele muito pequeno, mas felizmente não precisou fazer nada disso. Agora já tenho a estação de ar quente caso precisasse trocar esse CI, mas ainda não comecei a usar ela, preciso treinar muito ainda com ela para começar a usa-la.

Um detalhe interessante é que esse SNES é um GPM-02 americano, e os capacitores dele estavam perfeitos, não precisaram ser trocados! Geralmente esses modelos por terem quase 30 anos os capacitores deles já estão desgastados, e precisam ser trocados, a imagem deles começam a dar interferências, ou senão o som dos jogos começam a dar um chiado, ou os dois problemas de uma vez, mas esse SNES ai está com o som e imagem perfeitos mesmo com os capacitores originais, o console estava com a carcaça muito suja, mas a placa estava limpinha e impecável, dava gosto de ver essa placa... Impressionante os capacitores estarem intactos, eu tenho uma teoria que os capacitores desses SNES podem durar mais se os consoles não ficarem muito tempo sem uso, se as pessoas usarem eles regularmente, e ligarem eles pelo menos uma vez a cada 3 ou 6 meses, acredito que os capacitores não morrem, mas se o cara ficar um ano, dois, ou mais anos, ai sim os capacitores morrem, mas é só uma teoria, não sei se isso realmente é assim.
 

mshonorato

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353
Hoje consegui consertar esse SNES aqui:



Ele apareceu semana passada na loja dos meus parceiros e é de cliente, o defeito dele era que ele ligava, mas só dava tela preta, mas o problema dele foi fácil de resolver e só troquei o cristal oscilador e ele voltou a funcionar perfeitamente. Mas eu estava meio cismado porque esse ano eu não tinha conseguido consertar nenhum console para eles, esse ano o movimento nos consertos foi bem fraco e só apareceu 5 consoles lá para mim arrumar, mais um de um cara que veio aqui em casa, e só consegui arrumar esse do cara que veio aqui, um SNES que postei aqui com uma skin do Donkey Kong Country, e e agora consegui consertar este último de hoje, mas os outros que não tinha conseguido arrumar eram pedreiras, então fiquei com receio de não conseguir arrumar este último, mas felizmente era um defeito muito simples.

Mas eu estava tão cismado que fui procurar por vídeos de SNES que davam tela preta, e vi alguns defeitos bem difíceis de consertar, uns deles eram defeito naquele CIC Chip, que é o chip de bloqueio do SNES, um dos consertos o cara tinha que trocar ele, o que é difícil, pois precisa de uma estação de ar quente porque esse chip é SMD, o outro tinha que fazer um jumper soldando num terminal dele muito pequeno, mas felizmente não precisou fazer nada disso. Agora já tenho a estação de ar quente caso precisasse trocar esse CI, mas ainda não comecei a usar ela, preciso treinar muito ainda com ela para começar a usa-la.

Um detalhe interessante é que esse SNES é um GPM-02 americano, e os capacitores dele estavam perfeitos, não precisaram ser trocados! Geralmente esses modelos por terem quase 30 anos os capacitores deles já estão desgastados, e precisam ser trocados, a imagem deles começam a dar interferências, ou senão o som dos jogos começam a dar um chiado, ou os dois problemas de uma vez, mas esse SNES ai está com o som e imagem perfeitos mesmo com os capacitores originais, o console estava com a carcaça muito suja, mas a placa estava limpinha e impecável, dava gosto de ver essa placa... Impressionante os capacitores estarem intactos, eu tenho uma teoria que os capacitores desses SNES podem durar mais se os consoles não ficarem muito tempo sem uso, se as pessoas usarem eles regularmente, e ligarem eles pelo menos uma vez a cada 3 ou 6 meses, acredito que os capacitores não morrem, mas se o cara ficar um ano, dois, ou mais anos, ai sim os capacitores morrem, mas é só uma teoria, não sei se isso realmente é assim.

Cara, parabéns!
Eu queria aprende a consertar games, acho legal.
Eu tinha uma estação de retrabalho AFR, estação de solda e uma fonte de bancada, mas vendi tudo há uns 3 anos.
Uma vez eu levei um SNES nesse estado na Santa Efigênia aqui em São Paulo, um cara disse que quem conserta SNES é bom, pois não é nada fácil, então tú é bom.
Abs!
 

Odin Games

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Cara, parabéns!
Eu queria aprende a consertar games, acho legal.
Eu tinha uma estação de retrabalho AFR, estação de solda e uma fonte de bancada, mas vendi tudo há uns 3 anos.
Uma vez eu levei um SNES nesse estado na Santa Efigênia aqui em São Paulo, um cara disse que quem conserta SNES é bom, pois não é nada fácil, então tú é bom.
Abs!
Alguns defeitos dele são bem fáceis de consertar, outros difíceis, como trocar aqueles capacitores e chips SMD, pois precisa dessa estação, os capacitores ainda dá para trocar removendo os velhos com alicate, mas a chance de arrancar um terminal junto é grande :klol

Felizmente esse foi bem fácil de arrumar, foi só trocar o cristal.
Qual é a melhor maneira de saber se um capacitor está ruim ?
Se for para verificar os capacitores de uma placa, a melhor maneira é testando com um Capacheck:



Já para testar capacitores novos que não foram colocados na placa ainda, esse aqui é uma boa escolha:



Esse testador de componentes LCR-T4 é baratinho, com menos de 50 reais o cara compra um no Aliexpress, já esse Capacheck é nacional e é meio caro, infelizmente ainda não comprei ele, mas a maneira mais fácil de testar é com ele.
 
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Recentemente um amigo trouxe em minha casa uma TV Semp 1022. previamente montada com o SNES dentro (feito por ele), e colocamos juntos os sensores de toque para ligar/desligar e dar reset, tudo através de sensor de toque. ficou bem legal.

assim como o Davi Ribeiro fez no vídeo dele:
 

HuezinXD

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Nesse domingo acabei resolvendo trocar o botão Power do meu Phantom System:



O processo é simples, mas tem que tomar cuidado quando for remover o botão velho, pois pode arrancar algum terminal, esses botões do Power e Reset tem 4 terminais, mas eles são bem pequenos. Eu troquei o botão original porque para ligar esse console tinha que apertar com bastante força, isso é um defeito comum nos Phantom System e acredito que muitos foram parar no lixo por causa disso, pois os botões oxidam com o tempo e as pessoas por pouco conhecimento poderiam achar que eles teriam queimado e eles acabaram sendo descartados, mas é um problema simples de resolver, é só trocar o botão defeituoso por um tact swicth simples, que acaba até melhorando o console. Existem tact switch de vários tamanhos diferentes, uns mais largos, outros mais altos, mas eu tinha disponível um pequeno e baixo, e acabou me servindo, só tive que cortar um pedaço do plástico do botão que encosta nele, mas a troca foi tranquila.

Esse console eu já tinha a uns 8 ou 9 anos, e deixei por vários anos esse botão original porque uma vez eu quebrei a entrada da fonte dele, e na época eu não sabia soldar, ai pedi ajuda para um amigo trocar essa entrada para mim, e ele acabou trocando, só que falei para ele também que o botão Power dele estava com problemas, e ele já até sabia o que era, e ele acabou removendo o botão e lixando a latinha dele que estava bem oxidada, só que esse botão funcionou bem somente por um ou dois anos, e logo depois apresentou o mesmo problema de novo, e como na época não sabia trocar e nem soldar, deixei ele assim até agora, quando finalmente resolvi trocar esse botão.

Eu troquei somente o Power, o Reset eu deixei o original ainda, pois ele sempre funcionou sem problemas, acho que o problema do Power era mais desgaste mesmo, deve ter sido muito usado antes de mim, ai resolvi deixar o botão Reset original, só irei trocar quando precisar algum dia.
Da pra mudar o Phantom para NTSC ? se sim, vale a pena ?
 

Odin Games

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Da pra mudar o Phantom para NTSC ? se sim, vale a pena ?
Acredito que sim, mas teria que fazer uma transcodificação que nunca vi, pois o console é nacional e foi projetado para ser PAL-M de fábrica.

Mas acho que nem vale a pena por ele ser PAL-M de fábrica, acho que não interfere na qualidade das cores, acredito que só valeria a pena se ele fosse NTSC de fábrica e tivesse sido transcodificado, ai sim valeria a pena, pois os consoles sempre ficam com a imagem melhor em seus sistemas originais de fábrica, não importando a região deles.
 

METALMANIAC

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...to com um problema que tá me deixando com cabelos cada vez mais brancos...rsrs
Seguinte, resolvi fuçar no meu controle de Sega Saturn "( Treco Toy) que simplesmente parou de funcionar faz um ano. Como tenho um analógico, deixei pra ver o controle problemático pra depois...
Primeiramente suspeitei do cabo... Fiz a medição do sinal GRD e +5V, pra ver se estava chegando tensão na placa ( PCB) do controle. Tá chegando os 5v.
Como essa pcb não tem laytout, tem um SMD que pela côr( marrom), suspeito ser um capacitor. logo não tenho como testar... Pode ser tb um resistor, mas realmente não consigo saber...
Tô começando a achar que o problema pode ser no integrado CI 315-5789A .... se for, aí vou desencanar... alguém tem alguma sugestão? As borrachas e contatos estão limpos, não vejo sinal de oxidação na placa... medi a continuidade dos terminais desse CI nas trilas e estão ok...
 

Alexcaetano

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...to com um problema que tá me deixando com cabelos cada vez mais brancos...rsrs
Seguinte, resolvi fuçar no meu controle de Sega Saturn "( Treco Toy) que simplesmente parou de funcionar faz um ano. Como tenho um analógico, deixei pra ver o controle problemático pra depois...
Primeiramente suspeitei do cabo... Fiz a medição do sinal GRD e +5V, pra ver se estava chegando tensão na placa ( PCB) do controle. Tá chegando os 5v.
Como essa pcb não tem laytout, tem um SMD que pela côr( marrom), suspeito ser um capacitor. logo não tenho como testar... Pode ser tb um resistor, mas realmente não consigo saber...
Tô começando a achar que o problema pode ser no integrado CI 315-5789A .... se for, aí vou desencanar... alguém tem alguma sugestão? As borrachas e contatos estão limpos, não vejo sinal de oxidação na placa... medi a continuidade dos terminais desse CI nas trilas e estão ok...
Já mediu a continuidade dos outros fios, do terminal que liga no aparelho até a pcb do controle?

Enviado de meu LG-M250 usando o Tapatalk
 

METALMANIAC

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Já mediu a continuidade dos outros fios, do terminal que liga no aparelho até a pcb do controle?

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Obrigado pela resposta!
Então... medi , mas eu queria desmontar ( sem danificar) o plugue do controle( o que encaixa no console), pois as minhas pontas de prova não são muito finas e os terminais do plugue são em "baixo relevo".... Eu soldei um pedaço de fio fino( tipo arame) nas pontas de prova, mas elas ficaram muito moles.... e acho que isso pode gerar um erro de leirura.... vc tem alguma dica pra desmontar o plugue sem danificar? O controle esta muito bem conservado esteticamente.
Sei que no Snes as duas metades do plugue tem " travinhas " . No Saturn tb me parece duas metades, mas não tenho ideia de como abrir sem danificar.
 

Alexcaetano

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Tenta usar um pedaço de fio para fazer contato, nunca vi este controle mas acredito que consiga.

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pois as minhas pontas de prova não são muito finas
O melhor a fazer (fiz no meu) é pegar algum conector antigo (tipo de placa de tv monitor antigo etc, onde entre a ponta do multímetro) e neste conector soldar um alfinete de qualidade (tem uns que parecem inox)... com isso tem um acessório que conecta na ponta do multímetro e o deixa com pontas de agulha.
é muito bom, pois forçando um pouco ela penetra nas soldas e faz boas medições, além de poder cravar também em verniz de trilhas e ficam resistentes também.
 
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