S.T.A.L.K.E.R. - Shadow of Chernobyl
Eu sinto que com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil falar o apelo que esse jogo tem. Tudo bem que o seu lançamento não foi nada glamoroso. A X-Ray engine, apesar de proporcionar excelentes efeitos (mais sobre isso daqui pra frente), era problemática, em alguns PCs, o jogo apresentava constantes bugs, crashs, alguns deles ocasionavam problemas catastróficos in-game, como respaws de inimigos que resultavam em morte certa, perda de saves e por aí vai. Mas uma coisa é certa, até hoje, nunca inventaram um jogo igual ou próximo a esse. Explorar cada parte da zona é de uma sensação sem igual. A zona não gosta de você, diversas ameaças espreitam cada mapa desse jogo, com variações mutantes, inúmeras anomalias radioativas que distorcem o cenário, e um mundo repleto de bandidos e mercenários que podem te matar com um único tiro. Ou o jogador se adapta, ou desiste antes de atravessar o primeiro mapa do jogo. Os gráficos provam que esse jogo é definitivamente um produto do seu tempo, mais precisamente 2007, quase onze anos atrás, e os modelos 3D e animações dos personagens refletem bem a idade, mas o sistema climático e atmosférico desse jogo é sem igual, algo que eu só vi novamente na franquia Metro 2033, este que foi desenvolvido pelo mesmo time que criou a engine da franquia S.T.A.L.K.E.R.. Navegar pelo mundo é como fazer um tour urbano, tentando se adaptar a cada esquina, cobertura, ataque e refletir suas próprias decisões. "Será que eu devo navegar por este cenário mesmo sabendo que há inúmeros mutantes e zumbis por aqui?", "não será melhor eu voltar para o mapa anterior pra ver se consigo uma mira pro meu fuzil?". Esse alguns exemplos de impasses que esse jogo provoca na cabeça do jogador. S.T.A.L.K.E.R. é uma das franquias mais queridas por jogadores do mundo inteiro, e a quantidade de mods disponíveis apenas para o primeiro jogo comprova o fato. Se você nunca o jogou, tenha consciência de que você nunca experimentou uma viagem parecida, mas não espere por uma viagem calma, e sim repleta de turbulências. Agora, se você tentou joga-lo anos atrás e detestou, dê outra chance, ou tente jogar com mods, que deixam o inferno menos quente, e em alguns casos, até mais imersivo, existem vários, basta escolher. Além de ter matado a saudade, já estou mais do que preparado para o próximo game da franquia.
E foi mal o wall, mas quando se trata de S.T.A.L.K.E.R., não tem como evitar, e olha que esse meu post não faz justiça ao jogo. Simplesmente jogue-o.