Sim, foi algo genial, e a Nintendo soube aproveitar isso muito bem com o Nintendinho e o SNES, no SNES mesmo tinha desde chip que era meio inútil como o S-RTC que so acrescentava um clock em tempo real ate chip que o jogo não funcionava sem ele como o Star Fox que usava o Super FX.
Um motivo, a arquitetura do SNES era mais propícia pra receber chips, o do Mega Drive não.
No SNES, além dos conectores internos, os cartuchos eram maiores, normalmente se vc abrisse um jogo comum de SNES a plaquinha do jogo não ocupava nem metade do tamanho do cart, mas o espaço estava la, outra que na entrada de cartuchos do SNES existe entradas pra conectores extras como o Super FX que necessitava.
Enquanto no Mega Drive era o contrário, a arquitetura dele não ajudava muito, e os cartuchos eram pequenos com pouco espaço extra, eles tinham que aumentar o cartucho pra colocar um chip mais potente, isso adicionava um custo extra na fabricação do cartucho peculiar maior dele, por isso o Virtua Racing que usava o chip SVP era ate mais caro que os jogos de SNES que tbm usavam chips.
O jeito foi a a Sega apostar no Sega CD e 32X mesmo, fazendo o consumidor comprar outro hardware inteiro que tinha quase o mesmo preço de um Mega Drive, uma facada no bolso do consumidor.