O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Sad News] Ricardo Boechat morre em queda de helicóptero em SP

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.187
Reações
16.651
Pontos
1.379
Concordo, mas tb hj se vc perde uma aeronave em voo com tripulação e passageiros civis é praticamente um fim pra empresa aérea.
A Tam com aqueles 2 acidentes de 96 não sei como não quebrou mas ficou super mal falada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não necessariamente....afinal tem o seguro, ele paga pra todos os envolvidos.
Tem empresa com muito mais historico de acidente e esta por ai, não posso falar firme e forte...porque a aviação esta fodida com a Pandemia.

Abraço a todos.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.265
Pontos
2.009
Coveirada de Leve!

--------------------------

Relatório da FAB conclui que falha de manutenção levou à queda de helicóptero que matou Boechat

Piloto também tomou atitudes erradas ao tentar pouso na Rodovia Anhanguera, em SP, diz o documento. Peças do helicóptero estavam desgastadas e apresentavam falhas. Acidente ocorreu em fevereiro de 2019.

Por Tahiane Stochero, G1 SP — São Paulo
29/10/2020 16h28 Atualizado há 4 minutos

Jornalista Ricardo Boechat e piloto Ronaldo Quattrucci morreram em queda de helicóptero em 11 de fevereiro de 2019 em São Paulo. Aeronave colidiu com caminhão  — Foto: Reprodução/Arquivo/TV Globo

Jornalista Ricardo Boechat e piloto Ronaldo Quattrucci morreram em queda de helicóptero em 11 de fevereiro de 2019 em São Paulo. Aeronave colidiu com caminhão — Foto: Reprodução/Arquivo/TV Globo

Uma série de falhas de manutenção levou à queda do helicóptero que transportava o jornalista Ricardo Boechat, de 66 anos, em fevereiro de 2019. É o que aponta um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, divulgado nesta quinta-feira (29).
No acidente, morreu também o piloto Ronaldo Quattrucci, de 56 anos. O profissional, segundo o Cenipa, tomou atitudes consideradas erradas durante a operação do helicóptero. De acordo com o relatório, ele não verificou se os instrumentos de bordo estavam funcionando perfeitamente e suas atitudes durante o voo também contribuíram para o acidente, segundo a FAB.
O helicóptero caiu na Rodovia Anhanguera, no Rodoanel, em São Paulo, e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via no dia 11 de fevereiro de 2019.
Veja fatores que contribuíram para o acidente, segundo o Cenipa:

  • Manutenção da aeronave
  • Atitude do piloto
  • Cultura organizacional da empresa do piloto (que era dono do helicóptero também)
  • Indisciplina de voo do piloto
  • Julgamento de pilotagem do comandante
  • Processo decisório na hora da tragédia
O documento aponta, em especial, falhas no compressor da aeronave, que não teve nenhuma atualização ou troca completa desde 1988. O compressor estava com peças vencidas no momento do acidente. O tubo de distribuição de óleo da aeronave também '"estava com o calendário de troca excedido várias vezes", segundo o Cenipa.

O piloto conseguiu a aprovação técnica pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 9 de agosto de 2017.



A investigação entendeu que "houve ineficiência, por parte do operador (o piloto), quanto da organização de manutenção, no acompanhamento e na execução dos processos de manutenção" do helicóptero.

Arte mostra local do acidente com helicóptero no qual morreram o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci — Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte/G1

Arte mostra local do acidente com helicóptero no qual morreram o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci — Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte/G1
Outros fatores que contribuíram para a queda foram o desgaste anormal de algumas peças — o que levou à sobrecarga da aeronave e ao rompimento do eixo de ligação do rotor da cauda no momento da queda —, e a indisciplina por parte do comandante, que, segundo a FAB, realizou um voo de táxi aéreo sem ter autorização operacional para isso.
Tanto o piloto quanto o helicóptero não estavam autorizados a fazer voos de táxi aéreo (quando há o pagamento pelo trajeto).
Relatório da Cenipa sobre acidente aéreo com o jornalista Ricardo Boechat aponta falha de manutenção — Foto: Reprodução

Relatório da Cenipa sobre acidente aéreo com o jornalista Ricardo Boechat aponta falha de manutenção — Foto: Reprodução

Local em que caiu o helicóptero que levava o jornalista Ricardo Boechat, na Rodovia Anhanguera, em SP — Foto: Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Local em que caiu o helicóptero que levava o jornalista Ricardo Boechat, na Rodovia Anhanguera, em SP — Foto: Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Carreira

Filho de diplomata, Ricardo Eugênio Boechat nasceu em 13 de julho de 1952, em Buenos Aires, na Argentina.
O jornalista era apresentador do Jornal da Band, da rádio BandNews FM e colunista da revista "IstoÉ" quando morreu no acidente aéreo.
Ao longo de 49 anos de carreira, iniciada no começo da década de 1970, Boechat escreveu em jornais como "Diário de Notícias", "O Globo", "Jornal do Brasil", "O Estado de S. Paulo" e "O Dia".
De 1990 a 2001, Boechat fez parte da equipe do "Bom Dia Brasil", da TV Globo, com uma coluna diária marcada pelo seu humor ácido e pela sua irreverência. Na emissora, ele também esteve no "Jornal da Globo".
Foi ainda diretor de jornalismo da Band e teve passagem pelo SBT.
Boechat ganhou três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro.
Ricardo Boechat — Foto: Reprodução: TV Globo

Ricardo Boechat — Foto: Reprodução: TV Globo

Pra se manter um helicóptero nesse país lixo, duvido muito que se gaste menos de R$ 30k em um ano só em taxas, impostos e a pqp.
Pergunto: CADE A PORRA DAS "AUTORIDADES" DE FISCALIZAÇÃO? Pq essas NUNCA são penalizadas, vide o caso Kiss?

Por essas e por outras que não restam mais alternativas a não ser diminuir o estado.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Pra se manter um helicóptero nesse país lixo, duvido muito que se gaste menos de R$ 30k em um ano só em taxas, impostos e a pqp.
Pergunto: CADE A PORRA DAS "AUTORIDADES" DE FISCALIZAÇÃO? Pq essas NUNCA são penalizadas, vide o caso Kiss?

Por essas e por outras que não restam mais alternativas a não ser diminuir o estado.
O Rodrigo do Aero tem um vídeo falando exatamente quanto custa ter um heli no Brasil, custo a custo, mensalmente.
Você ficaria assustado.

 

JoliLeChat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.051
Reações
1.009
Pontos
889
Cara....trabalho como manutenção aeronautica, o que mais tem é isso ai.
Só por Deus mesmo, muitas, mas muitas aeronaves por ai.

Abraço a todos.

RELPREV.
Relato voluntário da sua empresa ou da empresa do lado.
RCSV do CENIPA (https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/prevencao/rcsv).
Serviço "Fale com a ANAC" (https://www.anac.gov.br/fale-com-a-anac), botão de denúncia.

Os canais estão esperando a sua colaboração para a segurança de voo.

A aviação NÃO é como qualquer outra indústria. Tem muito mais controles e barreiras contra ocorrências. E grande parte disso é construída com os reportes do pessoal que trabalha na aviação.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Uma das verdades na aviação e que casos de acidente em 99,9% é falha humana.

Mas na aviação comercial, por exemplo, estamos bem até demais. O último foi aquele da TAM que bateu no prédio ao pousar.

Para cair é preciso que dê muitas coisas erradas ao mesmo tempo. Fora isso é muito seguro.
Caiu bem ma rua dos puteiros...Fiquei na seca dois meses na época.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.187
Reações
16.651
Pontos
1.379
RELPREV.
Relato voluntário da sua empresa ou da empresa do lado.
RCSV do CENIPA (https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/prevencao/rcsv).
Serviço "Fale com a ANAC" (https://www.anac.gov.br/fale-com-a-anac), botão de denúncia.

Os canais estão esperando a sua colaboração para a segurança de voo.

A aviação NÃO é como qualquer outra indústria. Tem muito mais controles e barreiras contra ocorrências. E grande parte disso é construída com os reportes do pessoal que trabalha na aviação.

Cara....só tenho 20 anos nisso aqui, te falar....é igual todo lugar, existe uma visão boa de quem ve de fora, aqui no "chão de fabrica" as coisas são BEM DIFERENTES do que se venda lá fora.
Aviãção é assim, se eu fazer uma denuncia ou preencher qualquer relátório desses ai, estarei desempregado hoje e NUNCA mais vou conseguir voltar a trabalhar.

Já vi de tudo, eu comecei lavando aeronaves, mangueira e sabão de pedra, sou diretor de manutenão hoje, te falar....nada muda ou melhor com a ANAC só piora.

Anac....ANAC só atrapalha a aviação, tenho saudade do DAC, olha que ponto chegamos.

Abraço a todos.
 


charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Cara....só tenho 20 anos nisso aqui, te falar....é igual todo lugar, existe uma visão boa de quem ve de fora, aqui no "chão de fabrica" as coisas são BEM DIFERENTES do que se venda lá fora.
Aviãção é assim, se eu fazer uma denuncia ou preencher qualquer relátório desses ai, estarei desempregado hoje e NUNCA mais vou conseguir voltar a trabalhar.

Já vi de tudo, eu comecei lavando aeronaves, mangueira e sabão de pedra, sou diretor de manutenão hoje, te falar....nada muda ou melhor com a ANAC só piora.

Anac....ANAC só atrapalha a aviação, tenho saudade do DAC, olha que ponto chegamos.

Abraço a todos.
Lito e você?
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Pqp falta de manutenção matou o Boechat.... :( Que m****.

Um dos meus escritórios fica ao lado de um Heliporto. E pqp cada m**** que vejo dos pilotos. Alguns nem seguem regras nenhuma. Nem corta o motor, já desce tira as coisas e decola . E foda.
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.626
Reações
22.037
Pontos
1.494
Pqp falta de manutenção matou o Boechat.... :( Que m****.

Um dos meus escritórios fica ao lado de um Heliporto. E pqp cada m**** que vejo dos pilotos. Alguns nem seguem regras nenhuma. Nem corta o motor, já desce tira as coisas e decola . E foda.
Mais comum que vc imagina, infelizmente
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.297
Reações
69.536
Pontos
2.059
Tipo o q meu consagrado?

Tipo sobre as manutenções de aeronaves que fazem voos comerciais. Realmente não devemos confiar plenamente, de acordo com sua vivência na área?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.626
Reações
22.037
Pontos
1.494
Tipo sobre as manutenções de aeronaves que fazem voos comerciais. Realmente não devemos confiar plenamente, de acordo com sua vivência na área?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Cara, manutenção não é mt minha praia, tem usuários aqui que trabalham com isso e podem te explicar melhor, dar mais detalhes.

O que sei é que o treinamento de um mecânico que chega em uma empresa aérea não é fácil, é caro, extenso e dependendo da empresa ou da fabricante da aeronave são mais complicados ainda. Então o cara que passa por td isso, aprende, tira as carteiras/certificações necessárias, não vai ficar ali brincando sendo que há vidas em jogo.

Óbvio que, assim como qualquer emprego, vc terá empregados dedicados e empregados que não são tanto, mas é pra isso que servem os manuais, procedimentos e auditorias. Pra evitar que o cara faça "do jeito que ele quer".
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.297
Reações
69.536
Pontos
2.059
Cara, manutenção não é mt minha praia, tem usuários aqui que trabalham com isso e podem te explicar melhor, dar mais detalhes.

O que sei é que o treinamento de um mecânico que chega em uma empresa aérea não é fácil, é caro, extenso e dependendo da empresa ou da fabricante da aeronave são mais complicados ainda. Então o cara que passa por td isso, aprende, tira as carteiras/certificações necessárias, não vai ficar ali brincando sendo que há vidas em jogo.

Óbvio que, assim como qualquer emprego, vc terá empregados dedicados e empregados que não são tanto, mas é pra isso que servem os manuais, procedimentos e auditorias. Pra evitar que o cara faça "do jeito que ele quer".

Posso subir no avião mais tranquilo então?[emoji32]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.626
Reações
22.037
Pontos
1.494
Posso subir no avião mais tranquilo então?[emoji32]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Sem duvida.
C tem uma coisa q eu fico tranquilo nessa vida é quando estou no avião. Sinto mais seguro voando ou pilotando, do que aqui no chão, dirigindo no trânsito, por exemplo.

Aviação é coisa mt séria, desde os procedimentos em criar o avião do zero, até voar com ele depois de 40, 50 anos.

Vai tranquilo!
 
Topo Fundo