A Microsoft já adquiriu um estúdio Gigante a pouquíssimo tempo a Bathesda. Tanto que absolutamente ninguém nem mesmo a Sony, viu problemas nessa aquisição.
Porque não é um estúdio gigante de fato, ela não faz revenue de sequer U$ 600 milhões por ano, para você ter uma ideia, o Modern Warfare lançado recentemente rendeu bem quase o dobro disso em apenas 2 meses.
O fato é que, da Zenimax inteira, apenas a Bethesda faz games de peso e, quando dá certo, estamos falando de dois games por geração. Em termos de rentabilidade/lucro, provavelmente a compra da Bungie e Insomniac renda mais frutos para a Sony. Então não há equilíbrio aqui.
Agora, a Activision ė outra história, é uma empresa de mais de U$ 8 bilhões de revenue por ano. Apesar de que ela é gigante porque é multimídia, em console falamos apenas de CoD e mesmo assim é um produto que funciona por estar em todas as plataformas. Em suma, a aquisição não prejudica o mercado, mas é um golpe forte na liderança confortável da Sony, algo que nada do que a M$ tinha feito até então conseguiu.
Não seria melhor investir esses 70 ou 80 bilhões de dólares que foi feita na compra da Activision em seus próprios estúdios? Com essa quantidade de dinheiro e com as mentes certas, os jogos sairiam com uma qualidade excelente. Olha o que a Sony e a Nintendo são capazes de fazer em seus títulos sem possuir o caixa da M$ e com desenvolvedoras muito menores nos seus times. A não ser que o objetivo da M$ não seja isso e sim ter o controle completo e sufocar os rivais. Toda indústria sabe como a M$ joga tendo em vista sua historia suja com o Windows e programas de PC.
Não, tal trabalho demanda gerações para funcionar é a M$ não tem este tempo.
Basta ver, você falou da Sony, mas ela comprou a Naughty Dog, ela surgiu em 84, a Sony investiu em parcerias até comprar em 2001 e ela veio estourar quase uma década depois. É um processo longo e muito propenso a falhas (a ND esta ai, mas cadê a Evolution?).
Então comorarnum estúdio maduro é MUITO mais caro, mas entrega resultados bem mais rápido. A Sony também poderia ter criado um estúdio, mas acertou muito mais em adquirir a Insomniac que já nasce fazendo games como
Spider-man com know-how e engines próprias.